PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Trabalhos completos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 222

2024

1.   AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores acerca do raciocínio matemático. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. 6º SIPEMAT, v. 1, p. 1-12, 2024.
2.   FERREIRA, J. L. ; Dörr, R. C. ; AGUIAR, M. ; FERREIRA, M. C. N.. Oportunidades de aprendizagem profissional para professores de matemática: algumas experiências. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. 6º SIPEMAT, v. 1, p. 1-10, 2024.
3.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; KIAN, F. A. ; NASCIMENTO, M. M. S.. A linguagem probabilística empregada por estudantes do quinto ano do ensino fundamental: identificando fenômenos ou experimentos aleatórios. Em: IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEM, v. 9, p. 1-15, 2024.
4.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; MORAIS, A. M. O. ; ORTIZ, C. V.. A presença de conceitos estatísticos no projeto editorial (livro paradidático) ?Piquenique Estatístico?. Em: IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática ? SIPEM, v. 9, p. 1-15, 2024.
5.   RIBEIRO, A. J. Oportunidades de aprendizagem profissional: aproximações entre a formação de professores e o ensino-aprendizagem de álgebra na educação básica. Em: 6o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), 2024.

2023

1.   AGUIAR, M.; RIBEIRO, A. J.. O papel e as ações do formador de professores ao utilizar tarefas de aprendizagem profissional: uma experiência formativa envolvendo o raciocínio matemático. Em: XVI Conferência Interamericana de Educação Matemática - XVI CIAEM, v. 1, p. 309-318, 2023.
2.   ALTARUGIO, Maisa Helena. CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Em: VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 1-10, 2023.
3.   ALTARUGIO, Maisa Helena; STEIL, L. J. ; CRUZ, E. S.. CAMINHANDO PELO ENSINO DE CIÊNCIAS: FORMANDO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Em: VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 1-7, 2023.
4.   da Silva, W. M. ; ZANOTELLO, M. CONCEITOS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS PARA EDUCAÇÃO MÃO-NA-MASSA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Em: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, 2023.
5.   DIETRICH, A. M.; PRADO, Cecilia de Oliveira. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL: REFLEXÕES A PARTIR DE UM GIRO DECOLONIAL SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. Em: Encontro Nacional de Educação, v. 9, p. 1-12, 2023.
6.   ESPÍRITO SANTO, V. P. B. ; PUGLIESE, A.. Feira cultural de linguagens indígenas - interdisciplinaridade e conhecimentos tradicionais na escola. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2023, v. 1, p. 392-399, 2023.
7.   FERREIRA, M. C. N. ; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P.. Role and actions of a facilitator leading collective discussions in mathematics teacher education. Em: 13th CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, v. único, p. 4808-4815, 2023.
8.   FLORENTINO, C. P. A. ; LOCATELLI, S. W.. A Educação de Surdos e o Ensino de Química: um panorama nas atas do ENPEC (1997-2021). Em: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-12, 2023.
9.   FLORENTINO, C. P. A. ; SHIMADA, M. S. ; LOCATELLI, S. W.. Prior knowledge about science from drawings by a group of deaf students. Em: 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BALTICSTE2023), v. 1, p. 18-27, 2023.
10.   LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. A natureza da ciência em Espaços não formais: o método científico em uma exposição de um Museu de ciências. Em: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), p. 1-11, 2023.
11.   LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE PARADIDATICOS DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DE PROBABILIDADE. Em: XV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? XV EPEM, v. 15, p. 1-10, 2023.
12.   LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. AS PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE ALUNOS SOBRE PARADIDATICOS DE MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA A ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL DE PROBABILIDADE. Em: XV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? XV EPEM, v. 15, p. 1-10, 2023.
13.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARVALHO, D. M.. Abordagem baseada em equivalência e a metodologia de resolução de problemas estatísticos para o ensino fundamental. Em: Comité Interamericano de Educación Matemática, v. 2, p. 18-24, 2023.
14.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Percepção de professores sobre contar histórias ser um recurso de ensino e aprendizagem de habilidades probabilísticas. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación estadística: Educación Estadística para la formación de ciudadanía crítica, v. 3, p. 32-39, 2023.
15.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; LOZADA, A. O.. Um jogo pedagógico como ferramenta de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental: eventos aleatórios possíveis. Em: XVI CIAEM-IACME, v. 2, p. 656-662, 2023.
16.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; LOZADA, A. O.. A utilização da linguagem probabilística no processo ensino e aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Em: IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, v. 9, p. 2002-2013, 2023.
17.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; MORAIS, A. M. O.. A compreensão de termos e conceitos estatísticos contribuindo para o ensino de estatística: O que é censo e qual é a sua utilização?. Em: XVI CIAEM-IACME, v. 2, p. 18-24, 2023.
18.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P.. Utilizando abordagens estatísticas na formação inicial de professores: pesquisando sobre recursos tecnológicos utilizados em atividades didáticas durante a pandemia de Covid-19. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación estadística: Educación Estadística para la formación de ciudadanía crítica, v. 3, p. 40-48, 2023.
19.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SOUZA, C. A. ; SERVIDONI, M. C. P.. Expectativas de alunos participantes de programa de residência pedagógica referente às ações do núcleo interdisciplinar/matemática em tempos de pandemia. Em: XVI CIAEM-IACME, v. 2, p. 122-128, 2023.
20.   OLIVEIRA, J. A. C. ; GOMES, V. M. S.. O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA. Em: XV Encontro Paulista de Educação Matemática ? XV EPEM, v. 1, p. 1-9, 2023.
21.   PAVIOTI, L. A. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. AS PESQUISAS SOBRE O DESENHO INFANTIL EM AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS. Em: XIV ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 1, p. 1-11, 2023.
22.   PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. The natural sciences curriculum of public network of São Paulo: conceptions of teachers who teach natural sciences in the early years of primary school. Em: 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BALTICSTE2023), v. 1, p. 182-189, 2023.
23.   PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. Pesquisas na formação inicial e continuada de professores: o conhecimento pedagógico do conteúdo nos anais do EPPEQ. Em: XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. 1, p. 1-8, 2023.
24.   Ramos, K. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Qualidades do diálogo identificadas em uma prática de modelagem matemática. Em: XII CNMEM ? Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, p. 1-14, 2023.
25.   Rezende, A. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. O desenvolvimento da escrita científica no contexto escolar: ama análise exploratória da percepção docente. Em: XXV Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 1, p. 1, 2023.
26.   SHIMADA, M. S. ; LOCATELLI, S. W.. Students' perception of an inquiry-based metavisual activity about concepts of chemical kinetics. Em: 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BALTICSTE2023), v. 1, p. 223-232, 2023.
27.   SILVA, M. R. ; PAZUCH, V.. Uma tarefa de geometria dinâmica como ferramenta pedagógica para a formação de professore. Em: XV Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1-11, 2023.
28.   SODERI, T. G. S. ; PUGLIESE, A.. Impercepção botânica de graduandos de uma universidade paulista. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2023, v. 4, p. 826-831, 2023.
29.   SODERI, T. G. S. ; VENDRASCO, N. C. ; PUGLIESE, A.. Mediação em museus: estudo sobre o perfil de educadores e modelos de visitas em jardins botânicos paulistas. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2023, v. 4, p. 564-573, 2023.
30.   SOUZA, C. F. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. O ensino da química na modalidade remota: videoaulas como materiais potencialmente significativos. Em: XII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química (XII EPPEQ, v. 1, p. 1-10, 2023.
31.   TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Linardi, P. ; Gouw, A. ; Martorano, S.. A Articulação Física-Matemática em um contexto extensionista: um estudo de caso sobre percepções de futuros professores de ciências e física. Em: VI Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 1-1, 2023.
32.   TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Mecena, E. ; Antunes, A. ; Placco, V.. Percepções de Licenciandos em Ciências sobre Finalidades Educativas Escolares: a problemática da indisciplina. Em: VI Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 1-1, 2023.
33.   TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Tahan, S. ; Abreu, T.. 'FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma visão exploratória das percepções docentes'. Em: XVI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, v. 1, p. 1-12, 2023.

2022

1.   AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P. ; MATA-PEREIRA, J.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores: papel e ações do formador e uso de tarefas de aprendizagem profissional acerca dos processos de raciocínio matemático. Em: Encontro de Investigação em Educação Matemática: Desenvolvimento Curricular - EIEM, v. 1, p. 275-288, 2022.
2.   ALMEIDA, E. A. E. ; FRANZOLIN, Fernanda. Biodiversidade em livros didáticos: o que diz a literatura?. Em: VI Simposio PEHCM UFABC, v. 1, p. 1-6, 2022.
3.   Almeida, R.R. de ; RODRIGUES, M.I.R.. PROBLEM BASED LEARNING NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ALFABETIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
4.   ALVAIDE, N. F. ; PUGLIESE, A.. Parque Natural Municipal do Estoril: caracterização do espaço e seu potencial de alfabetização científica em pesquisa acadêmica. Em: IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022.
5.   ALVARES, E. B. D. ; NEVES, F. D. ; FRANZOLIN, Fernanda. Contribuições do ensino por investigação para o ensino de biologia nos anos finais do fundamental. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 1, p. 1-6, 2022.
6.   BARBOSA, E.M. ; LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. Adição de números naturais no livro Praticando Matemática. Em: IX CIBEM, v. 1, p. 1610-1620, 2022.
7.   BIZZO, Nelio Marco Vicenzo ; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de ; FRANZOLIN, Fernanda. The ROSES project in Brazil: partial results and possibilities for a new application on a large scale. Em: XX IOSTE International Symposium 2022, v. 1, p. 1-4, 2022.
8.   BUENO, K. C. ; FRANZOLIN, Fernanda. Planejando o ciclo investigativo para um trabalho usando o laboratório remoto. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 1, p. 1-6, 2022.
9.   CALEGARI, A. S. ; SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, Fernanda. O ensino sobre a biodiversidade pelo olhar do professor: um estudo piloto. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 1, p. 1-6, 2022.
10.   Campos, A. S. R. de ; FRANCHI, R. H. O. L.. Educação Matemática: os desafios na educação financeira de jovens e adultos. Em: VI Simposio PEHCM UFABC, 2022.
11.   CARDOSO, V. C.; Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L.. Modelagem matemática como proposta interdisciplinar para a Educação Básica: uma ação de extensão no contexto da pandemia de COVID-19. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.
12.   CARMO, V. A. ; PUGLIESE, A.. Universidade das Crianças - importância de ações extensionistas na trans(formação) da cultura científica. Em: IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022.
13.   CARVALHO, M. E. R. ; HUNGARO, A. R. O. ; ALVAIDE, N. F. ; RUANO, J. M. L. R. ; PUGLIESE, A.. Projeto Roteiro Educador do Parque Estoril e reflexões sobre comunicação da ciência. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2022, v. 1, p. 199-207, 2022.
14.   CESAR, L. N. D. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENTES NO CADERNO DA CIDADE: SABERES E APRENDIZAGENS. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, v. 5, p. 284-294, 2022.
15.   CESAR, L. N. D. ; MIRANDA, MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS. RELATO DE EXPERIÊNCIA: O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes e Colóquio FORPIBID RP, v. 5, p. 295-303, 2022.
16.   COSTA, D. D. ; FRANZOLIN, Fernanda. A Base Nacional Comum Curricular e o componente de ciências da natureza e suas tecnologias para o ensino médio no contexto da sociedade de risco. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 1, p. 1-6, 2022.
17.   DONÁ, EDUARDO GOEDERT ; JARDIM, VANIA BATISTA FLOSE ; AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques. Papel e ações do formador de professores ao refletir sobre o uso de tarefas formativas na Licenciatura em Matemática. Em: Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, 2022.
18.   ENGELMANN, S. M. ; RODRIGUES, M.I.R.. REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM: UMA CONSTRUÇÃO SOCIOCULTURAL. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
19.   Fantinati, M. R. ; PUGLIESE, A.. Elaboração de aulas práticas online por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes - 2022, v. 5, p. 1609-1615, 2022.
20.   FERREIRA, M. C. N. ; RIBEIRO, A. J. ; PONTE, J. P.. Towards an approach to teachers? professional development: Creating learning opportunities for teachers who teach mathematics. Em: Twelfth Congress of European Research in Mathematics Education (CERME12), p. 4700-4707, 2022.
21.   FLORENTINO, C. P. A. ; LOCATELLI, S. W.. A metavisualização na compreensão de conceitos científicos com um grupo de estudantes surdos a partir do ensino por investigação. Em: IV SIMPÓSIO DO PEHCM, v. 4, p. 1-5, 2022.
22.   GUTIÉRREZ-ARAUJO, RAFAEL ENRIQUE ; PAZUCH, V.. Análise de tarefas investigativas de geometria dinâmica por professores em formação continuada: o caso de um saber profissional em movimento. Em: CIBEM - Congresso Ibero-americano de Educação Matemática, v. 1, p. 1-15, 2022.
23.   HIRSCH, A. G. S. ; MIRANDA, M. A. G. de C.. VULNERABILIDADES ÀS IST/AIDS: ANÁLISE DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EJA. Em: VIII Seminário Corpo, 2022.
24.   JARDIM, V. B. F. ; AGUIAR, M.. Uso de uma tarefa de aprendizagem profissional sobre anéis de integridadepara aproximação entre a álgebra escolar e a acadêmica. Em: IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática - IX CIBEM, v. 1, p. 702-703, 2022.
25.   JUNQUEIRA, V. A. ; STEIL, L. J. ; CRUZ, E. S.. Cursinho popular articula na pandemia - educação científica em aulas de redações mediadas pelas tecnologias. Em: A Voz dos Professores de C&T, 2022.
26.   LIBÓRIO, R.G.C. ; BARBOSA, E.M. ; CARDOSO, V. C.. A Hermenêutica de Profundidade nas pesquisas em História da educação matemática: uma análise a partir dos anais do ENAPHEM. Em: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 1, p. 1, 2022.
27.   LUPIA, M. O. ; Capecchi, M. C. V. M.. O sujeito professor em formação: um estudo sobre a identidade docente na educação superior. Em: Congresso Nacional de Formação de Professores., v. 4, p. 124-135, 2022.
28.   MARTINS, G. C. ; GALVAO, V. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. O ENSINO REMOTO E A DOMESTICAÇÃO DE TICS EM AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. Em: III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores, v. 3, 2022.
29.   Martorano, S. ; Gouw, A. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Barboza, R.. Aprendizaje basado en problemas: un análisis de la metodología en la disciplina de prácticas supervisadas en el curso de ciencias de pregrado en tiempos de pandemia. Em: V Jornadas Internacionales: Problemáticas en torno a la Enseñanza en la Educación Superior. Diálogo abierto entre la Didáctica General y las Didácticas Específicas, 2022.
30.   MENEZES, V. M. ; SESSA, P. S.. Investigando a Lua: As Práticas Epistêmicas em aulas sobre as Fases da Lua. Em: VI SNEA - VI Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, p. 1-9, 2022.
31.   MIRANDA, M. A. G. de C. MOSTRA DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UM EVENTO ON-LINE PARA A VIVÊNCIA CIENTÍFICA. Em: II Congresso Internacional Movimentos Docentes, v. 1, p. 1-7, 2022.
32.   NOSELLA, P. L. ; PUGLIESE, A. ; SESSA, P. S.. Currículo como produto historicamente produzido: uma breve análise histórica da educação no Brasil. Em: IV Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, 2022.
33.   NOVAES, A. ; LOCATELLI, S. W.. Ensino por investigação e a metacognição no processo de aprendizado de ciências dos alunos da educação infantil. Em: IV SIMPÓSIO DO PEHCM, v. 4, p. 1-4, 2022.
34.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de Probabilidade: abordando o conceito de Espaço Amostral. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 14, p. 1-10, 2022.
35.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; CARVALHO, D. M.. A criação de um jogo digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, v. 9, p. 3193-3204, 2022.
36.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; CARVALHO, D. M.. A criação de um jogo digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, v. 9, p. 1-12, 2022.
37.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; SOUZA, N. G. S. ; LOZADA, A. O.. The creation and validation of a digital pedagogical game for the teaching of probability in the early years of elementary school. Em: 11th International Conference on Teaching Statistics, v. 11, p. 1-6, 2022.
38.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; CARVALHO, D. M. ; SAITO, Sabrina. The use of technological resources in teacher education as a contribution to the teaching of statistics and probability in Brazil. Em: 11th International Conference on Teaching Statistics, v. 11, p. 1-6, 2022.
39.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; CARDOSO, K. M. ; MORAIS, L. M. O.. Contributions of a historical game presented through a story as a support to the teaching of probability in elementary school in Brazil. Em: 11th International Conference on Teaching Statistics, v. 11, p. 1-6, 2022.
40.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; LOZADA, A. O.. Tendência da pesquisa brasileira sobre a utilização da linguagem probabilística nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 4, p. 1-6, 2022.
41.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; MORAIS, L. M. O.. Formación Docente A Partir De Un Cuento Histórico Para La Enseñanza De La Probabilidad En La Escuela Primaria. Em: VII Encuentro sobre Didáctica de la Estadística, v. 7, p. 175-185, 2022.
42.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da. A identificação por alunos do quinto ano do ensino fundamental, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que se configuram como impossíveis. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 14, p. 1-10, 2022.
43.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da. El Lenguaje Probabilístico De Estudiantes De Quinto Grado De Primaria: Identificación De Fenómenos O Experimentos Aleatorios. Em: VII Encuentro sobre Didáctica de la Estadística, v. 7, 2022.
44.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; LOZADA, A. O.. A utilização da linguagem probabilística no processo ensino e aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Em: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, v. 9, p. 1-12, 2022.
45.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; SOUZA, C. A. ; DOS SANTOS, Priscila Germano. A formação inicial de professores e o ensino de estatística: identificando recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos em suas atividades didáticas no período da pandemia da Covid-19. Em: IX Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, v. 9, p. 678-689, 2022.
46.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; SOUZA, C. A. ; DOS SANTOS, Priscila Germano. A formação inicial de professores e o ensino de estatística: identificando recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos em suas atividades didáticas no período da pandemia da Covid-19. Em: IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM, v. 9, p. 1-12, 2022.
47.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; CARVALHO, D. M.. Como alunos do quinto ano do ensino fundamental concebem ser o significado da palavra estatística?. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, v. 4, p. 1-6, 2022.
48.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Kian, Fátima Aparecida. Avaliando o conhecimento de alunos do quinto ano do ensino fundamental sobre tabelas estatísticas. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 14, p. 1-10, 2022.
49.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Kian, Fátima Aparecida. Evaluación Del Conocimiento De Estudiantes De Quinto Año De Primaria Sobre Tablas Estadísticas. Em: VII Encuentro sobre Didáctica de la Estadística, v. 7, p. 109-120, 2022.
50.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. S.. Evaluación de las actitudes de profesores de primaria hacia la enseñanza de la probabilidad. Em: VII Encuentro sobre Didáctica de la Estadística, v. 7, p. 68-79, 2022.
51.   OLIVEIRA, J. A. C. ; GOMES, V. M. S.. Ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma perspectiva Etnomatemática. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
52.   Pereira, D.R ; RODRIGUES, M.I.R.. O USO DO QUIZ NA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA: AVALIAÇÃO FORMATIVA EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores, p. 1-11, 2022.
53.   Ramos, K. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Investigando sobre o uso de máscaras na pandemia: o que foi possível aprender e ensinar?. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
54.   RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A matemática no cotidiano de um surdocego à luz da etnomatemática. Em: IV Simposio PEHCM UFABC, 2022.
55.   SANTANA, C. M. B. ; CALEGARI, A. S. ; SOARES, J. P. R. ; ALMEIDA, E. A. E. ; CARLOS, A. R. ; LEMOS, E. R. S. ; JORGE, J. ; CARVALHO, GRAÇA SIMÕES DE ; FRANZOLIN, Fernanda. Nature of Science on Biodiversity: Brazilian Students? Interest and Textbooks. Em: XX IOSTE International Symposium 2022, v. 1, p. 1-5, 2022.
56.   SANTANA, C. M. B. ; CARVALHO, G. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Desafios e possibilidades do ensino de biodiversidade através do pensamento filogenético. Em: VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, v. 1, p. 142-149, 2022.
57.   SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, Fernanda. A extensão universitária para a formação de professores: considerando as necessidades formativas sobre o ensino de biodiversidade e do pensamento evolutivo. Em: XXIX Jornadas De Jóvenes Investigadores, v. Único, p. 677-692, 2022.
58.   SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. Tecnologias digitais no ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões sobre uma ação de formação continuada. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
59.   SANTOS, L. M. ; LOCATELLI, S. W.. A argumentação científica em uma sequência didática baseada no ensino por investigação em química: uma contribuição ao meio ambiente. Em: IV SIMPÓSIO DO PEHCM, v. 4, p. 1-5, 2022.
60.   SANTOS, L.R. ; RODRIGUES, M.I.R.. MULHERES NA CIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, 2022.
61.   SERRAIN, P. D. T. ; COSTA, G. L. ; AGUIAR, M.. A UTILIZAÇÃO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, v. 1, p. 1-8, 2022.
62.   SILVA, A. J. P. ; GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. A construção de uma pesquisa para o ensino de matemática em bases decoloniais: resultados de uma análise bibliométrica. Em: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022.
63.   SILVA, R. S. ; MOURA, B.A.. Resistência e acomodação no filme Abrigo Nuclear (PIRES, 1982): história das ciências no cinema. Em: IV Simpósio PEHCM UFABC, v. 4, p. 1-7, 2022.
64.   SOUZA, T. I. R. ; NOVAIS, R. M.. Competências Socioemocionais inseridas no ensino de ciências: possibilidades e perspectivas. Em: VIII Congresso Nacional de Educação, p. 1-10, 2022.
65.   TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Martorano, S. ; Gouw, A. ; Linardi, P.. Prácticas experienciales a distancia en la formación de futuros profesores de física: un estudio de caso sobre las prácticas supervisadas. Em: V Jornadas Internacionales: Problemáticas en torno a la Enseñanza en la Educación Superior. Diálogo abierto entre la Didáctica General y las Didácticas Específicas, 2022.

2021

1.   ALBRECHT, M.P.S. Questões sociocientíficas e a formação de professores de Ciências e Biologia. Em: XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, v. UNICO, p. 397-399, 2021.
2.   ALBUQUERQUE, R.H. ; CARDOSO, V. C. ; CAIRE, E.. POLIEDROS DE PLATÃO NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Em: VI ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, v. 1, p. 79-86, 2021.
3.   ALMEIDA, E. A. E. ; PAPALARDO, S. P. T. ; SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, FERNANDA. Como as adolescentes se sentem ao interagirem em atividades investigativas: estudo piloto. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. Único, p. 1-7, 2021.
4.   Almeida, R.A.F ; PICANCIO, D. M. S. ; FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, Danusa. Transformações na participação de estudantes em ciências ao longo da escolarização: uma análise de interações em sala de aula. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2021.
5.   ARAUJO, I. ; ASSUNÇÃO, K. ; RIBAS, G. G. ; PUGLIESE, A.. Percepções prévias sobre temas controversos de participantes de um minicurso sobre Ensino de Biologia. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021.
6.   BARBOSA, E.M. ; CARDOSO, V. C.. ANÁLISE DE LIVROS DE MATEMÁTICA UTILIZADOS NA ACADEMIA REAL MILITAR DO RJ PELA VIA DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE. Em: VI ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, v. 1, p. 49-57, 2021.
7.   BATISTA, L. S. ; KUMADA, K. M. O. ; GOMES, V. M. S. ; BENITEZ, P.. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. Em: IX Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), 2021.
8.   Bezerra, J.A. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Do desperdício à sustentabilidade: desafios e possibilidades da educação alimentar por meio da ciência cidadã. Em: Agenda 2030 em São Bernardo do Campo: as ações dos servidores municipais, p. 1-8, 2021.
9.   CAIRE, E. ; CARDOSO, V. C.. DESMISTIFICANDO A CURVA NORMAL: UM RECORTE HISTÓRICO. Em: VI ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, v. 1, p. 37-48, 2021.
10.   CAPPELLE, V.A. ; MUNFORD, Danusa. Memórias coletivas e suas consequências para as oportunidades de aprender ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2021.
11.   CORDEIRO, R. S. ; SOUSA, E. S. ; PUGLIESE, A. ; SOUSA, E. S.. O que alunos da terceira série do Ensino Médio pensam sobre imagens referentes à Evolução Humana?. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021.
12.   COTTA, D. O. ; FRANÇA, E. S. ; MUNFORD, Danusa. 'Por que o papai noel come biscoitos?': Negociações sobre características de uma questão científica no contexto de atividades com um desenho animado no 3º ano do ensino fundamental. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2021.
13.   da Silva, W. M. ; ZANOTELLO, M. PRÁTICAS DE ENSINO MÃO-NA-MASSA NAS AULAS DE FÍSICA: UM ESTUDO REVISIONAL SOBRE AS ATIVIDADES MAKER DO SNEF 2019. Em: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, v. 1, 2021.
14.   DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; JOSKO, JOAO MARCELO BOROVINA ; STEIL, LEONARDO JOSE ; FEDERAL, SANDRA CRISTINA TREVISAN. Experiments in selection processes of students for a crammer. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 290, 2021.
15.   DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; JUNIOR, IRINEU ANTUNES ; STEIL, LEONARDO JOSE ; TEODORO, LEANDRO. Interactive ENEM: exams with statistics and free access. Em: 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), p. 350, 2021.
16.   DELMONDI, NATALIA NASCIMBEN ; PAZUCH, V.. Elaboração de Tarefas a Partir da Prática Docente: Uma Proposta Para o Ensino das Transformações Geométricas. Em: XIV Encontro Gaúcho de Educação Matemática, v. 1, p. 1-12, 2021.
17.   el Ottra, J.H.L. ; Gomes, M.K. ; Nogueira, A. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Pirani, J.R. ; BERCHEZ, F. A. S.. Passeio Virtual ?Plantas e a água?. Em: XV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, p. 2113-2122, 2021.
18.   FARIAS, E. C. ; XAVIER, ALLAN MOREIRA. CAMINHOS E DESCAMINHOS DE UNE CORPE ABJETO: UM PERCURSO ENTRE A MÁQUINA DE ROSTIDADE E LINHAS DE FUGA. Em: V Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021.
19.   FERNANDES, B. G. ; LOCATELLI, S. W.. O repensar do ensino de Química por meio da metacognição. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), p. 1-9, 2021.
20.   GOULART, V. ; PUGLIESE, A.. CTS em uma perspectiva freireana: um relato de experiência sobre o patrimônio fossilífero brasileiro em sala de aula. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes, v. VI, p. 1167-1174, 2021.
21.   HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. Modelos de comunicação pública da ciência em projetos de feiras científicas: uma proposta pedagógica. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes, v. 1, p. 425-431, 2021.
22.   HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. Divulgação Científica em publicações de 2014-2019 em um periódico Qualis A nas áreas de Educação e Ensino. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021.
23.   LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. HISTÓRIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VERTENTES DA PRODUÇÃO ACADÊMICA. Em: VI ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, v. 1, p. 87-95, 2021.
24.   MATEUS, L. M. ; LEAL, S. H. ; Leal, S.. O Bom Professor do ensino superior a partir da percepção de seus alunos: um estudo de caso na UFABC. Em: XI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p. 781-784, 2021.
25.   MATTOS, R. M. ; ALBRECHT, E.. A INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFABC: AVANÇOS E POSSIBILIDADES,. Em: 9o CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão, 2021.
26.   MELLO, T. C. S. ; LEAL, S. H. ; Leal, S.. O papel do conhecimento da compreensão dos alunos no PCK de professores de química em um curso pré-vestibular. Em: XI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p. 813-816, 2021.
27.   MESQUITA, J. S. N. ; ALBRECHT, M.P.S.. Educação Sexual da Criança: Caminhos e desafios para a prática docente. Em: XI Congreso Internacional sobre Investigación en la Didáctica de las Ciencias, v. UNICO, p. 161-164, 2021.
28.   MILENA, L. M. ; MUNFORD, Danusa ; Fernandes, P.C.. O construto de práticas epistêmicas em estudos brasileiros: Um olhar para o ensino de ciências por investigação. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2021.
29.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; Kian, Fátima Aparecida. LENGUAJE PROBABILISTA DE ESTUDIANTES DE LOS AÑOS INICIALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: NOCIONES DE AZAR. Em: XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, v. 8, p. 314-317, 2021.
30.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; LOZADA, A. O.. Estabelecendo concepções sobre o significado da palavra Probabilidade por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 84-90, 2021.
31.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SALERNO, Sandra. ENFOQUES HISTÓRICOS DE LAS ESTADÍSTICAS FORTALECIENDO SU ENSEÑANZA A ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL EN BRASIL: ¿QUÉ SON LAS ESTADÍSTICAS?. Em: XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, v. 8, p. 320-322, 2021.
32.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; Silva Santos, Luzia Roseli da. EL INTERÉS DE LOS ALUMNOS POR LA PREPARACIÓN DE UN LIBRO PARADIDÁTICO PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL. Em: XI Simposio de Matemática y Educación Matemática, v. 8, p. 304-307, 2021.
33.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; ALSINA, A. ; SOUZA, N. G. S.. A Estatística e a Probabilidade em projeto editorial para o primeiro ano do Ensino Fundamental no Brasil. Em: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 8, p. 2374-2389, 2021.
34.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D.. Um jogo pedagógico digital para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 78-83, 2021.
35.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; FERNANDES, José António ; SALERNO, Sandra. Avaliando o Conhecimento de Propriedades da Mediana e Média de Alunos do Ensino Médio no Brasil. Em: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 8, p. 2421-2436, 2021.
36.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Linguagem probabilística no final dos anos iniciais do ensino fundamental: noções de incerteza. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 103-108, 2021.
37.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra. Potencialidades pedagógicas da história da estatística para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental: abordando o significado da palavra Estatística. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 91-96, 2021.
38.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. Estabelecendo concepções sobre o significado da palavra Estatística e o conhecimento sobre gráficos e tabelas. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 97-102, 2021.
39.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SOUZA, N. G. S.. Abordagem baseada em equivalência e a metodologia de resolução de problemas estatísticos segundo o documento GAISE. Em: III Jornadas Latinoamericanas de investigación en Educación Estadística, v. 3, p. 125-131, 2021.
40.   OLIVEIRA, C. A. ; SESSA, P.. Alfabetização Científica em pauta: a Formação de Professores dos Anos Iniciais e a BNCC. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC EM REDES, 2021.
41.   PAZ, G. S. B. ; ROCHA, A. B. ; LOCATELLI, S. W.. As dificuldades de professores pedagogos no eixo da matéria, energia e suas transformações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: V Congresso Nacional de Formação de Professores e XV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, v. 1, p. 1-9, 2021.
42.   RODRIGUES, M. T. ; CARDOSO, V. C. ; CAIRE, E.. TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. Em: VI ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, v. 1, p. 66-78, 2021.
43.   Ruano, J.M.L.R. ; LEAL, S. H. ; Leal, S.. Conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em Química: Contribuições para o desenvolvimento profissional durante o estágio supervisionado. Em: XI Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias, p. 785-788, 2021.
44.   SAKUMOTO, K. K. B. ; MUNFORD, Danusa. A argumentação em ciências ao longo do tempo em uma turma dos anos iniciais: Continuidades, avanços e retrocessos; na apropriação de práticas. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, p. 1-7, 2021.
45.   Silva Santos, Luzia Roseli da ; DOS SANTOS, Priscila Germano ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. APRESENTAÇÃO DE TAREFA DE ESTATÍSTICA PARA A COMPOSIÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO CONSIDERANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NO BRASIL E O DOCUMENTO NORTEAMERICANO GAISE. Em: Encontro internacional ?A Voz dos Professores de C&T? (VPCT 2020), v. 5, p. 845-850, 2021.
46.   SILVA, A. L. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. FATORES QUE PROMOVEM EXPERIÊNCIAS SATISFATÓRIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2021.
47.   SILVA, A. L. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Em: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XIII ENPEC, v. 1, p. 1-7, 2021.
48.   SILVA, A. V. ; PUGLIESE, A.. Sequência didática sobre misturas homogêneas e heterogêneas em aulas de Ciências no ensino remoto. Em: Congresso Internacional Movimentos Docentes, v. 1, p. 552-558, 2021.
49.   SILVA, C. V. R. ; XAVIER, ALLAN MOREIRA. QUEERIZAR A EDUCAÇÃO COM CORPOS E CULTURAS ORIGINÁRIAS - POSSIBLIDADES DE DESCOLONIZAÇÃO DA PEDAGOGIA. Em: V Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 2021.
50.   SPINELLI JR., R. ; CÁSSIO, F.. A influência das políticas curriculares estaduais na consulta pública à BNCC de Ciências da Natureza. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2021.
51.   VENDRASCO, N. C. ; PUGLIESE, A. ; MARZABAL, A.. Papéis do mediador em diferentes modelos de visitas guiadas a espaços de educação não formal no contexto do ensino de ciências. Em: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2021.
52.   ZAJAC, D. R. ; STEIL, L. J.. Formação de Professores de Química em um Curso Preparatório Popular: uma análise preliminar. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2021.

2020

1.   AGUIAR, D. M. ; ALBRECHT, E.. Perfil dos professores de matemática e ciências da natureza na região do Grande ABC do ensino fundamental ? anos finais e ensino médio. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 73-77, 2020.
2.   AGUIAR, D. M. ; ALBRECHT, E.. PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. Em: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, p. 1-9, 2020.
3.   ALBERGHETTI, R. C. ; GOMES, V. M. S.. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO ENSINO MÉDIO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 609-618, 2020.
4.   ALTARUGIO, Maisa Helena; MARTIN, M. A. F.. O Psicodrama Pedagógico revelando o papel social e psicodramático do professor. Em: 22º Congresso Brasileiro de Psicodrama, v. único, p. 1-15, 2020.
5.   ALTARUGIO, Maisa Helena; SOUZA NETO, S.. A ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NOVATO: DESAFIOS, QUALIDADES E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 1-12, 2020.
6.   ARAUJO, F. A. B. ; CARVALHO, G. S. ; SANTOS, V. M. ; NOVAIS, R. M.. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no ensino de Química: uma análise dos artigos publicados na revista química nova na escola. Em: Encontro de Debates em Ensino de Química, v. 1, p. 1001-1007, 2020.
7.   BARBOSA, N. D. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O enfoque clássico de probabilidade na determinação da probabilidade de umevento nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de um jogo pedagógico. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 298-304, 2020.
8.   BENUCCI, V. B. ; NOVAIS, R. M.. Levantamento da ocorrência de recursos didáticos nos artigos publicados na revista química nova na escola. Em: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), v. 1, p. 1-12, 2020.
9.   CAPPELLE, VANESSA ; MUNFORD, Danusa. 'O bicho-pau é assim': Introduzindo crianças à observação com propósitos científicos. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
10.   CARVALHO, E. M. ; ZANOTELLO, M.. Interdisciplinaridade e vivência discente no ensino superior. Em: VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, v. 1, p. 1-6, 2020.
11.   CARVALHO, G. S. ; NOVAIS, R. M.. Análise de periódicos da área de Ensino de Química indicados no Qualis-Periódicos da CAPES. Em: VII CONEDU - Edição Online, v. 1, p. 1-11, 2020.
12.   CARVALHO,F. R. ; WATANABE, G.. Os Temas Socioambientais E Os Conceitos Científicos Escolares Que A Escola Deveria Tratar Segundo Graduandos E Professores Da Escola Básica. Em: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - remoto, p. 1586-1593, 2020.
13.   COSTA, Jaqueline de Oliveira ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Abordagens da variabilidade estatística em teses e dissertações realizadas no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 170-176, 2020.
14.   DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Nem tudo é concreto: a etnobotânica nas hortas comunitárias do ABC Paulista. Em: XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, v. 15, p. 1-6, 2020.
15.   DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Projeto de Extensão em Africanidades: agrobiodiversidade e memória biocultural da culinária griot e votiva afro-brasileira. Em: XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, v. 15, p. 1-5, 2020.
16.   DOS SANTOS, Priscila Germano ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Propostas e análises de atividades didáticas para a sala de aula utilizando recursostecnológicos na educação estatística nos trabalhos do ENEM. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 311-317, 2020.
17.   EFFEN, F. M. ; AGUIAR, M.. UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1467-1475, 2020.
18.   FRANCHI, R. H. O. L.; LECRER, O. P. V. G. ; Santos, A. A. ; NAKAMURA, P. H. S.. Explorando volumes de sólidos geométricos com recursos de tecnologias digitais em um curso de formação continuada de professores. Em: XIV EPEM Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 772-781, 2020.
19.   GARCIAS, R. ; MUNFORD, Danusa ; TELES, A. P. S. S.. Construindo argumentos e contra-argumentos: Um estudo das interações discursivas durante um debate sociocientífico de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
20.   GOMES, V. M. S.; MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P.. TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1940-1949, 2020.
21.   GUEDES, K. S. ; MUNFORD, Danusa. A apropriação de visões de ensino de ciências por investigação e alfabetização científica por professores dos anos iniciais em um curso de formação de professores(es) como parte da implementação de uma proposta curricular. Em: XX ENDIPE, v. 2, p. 2441-2448, 2020.
22.   GUTIERREZ, R. E. ; PAZUCH, V.. Construções geométricas com o software GeoGebra: uma experiência de formação continuada de professores. Em: XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 14, p. 782-790, 2020.
23.   JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A. ; Prado, E.A. ; TESTONI, L. A. ; Lavorato, I.T. ; GOMES, A. B.. Modelagem Matemática e Funções: percepções discentes em um contexto de pandemia. Em: XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1, 2020.
24.   Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Mapeamento da utilização da linguagem probabilística como suporte ao ensino deprobabilidade no ensino fundamental no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 131-137, 2020.
25.   Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Marques, Cláudio Marcelo Alves ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. ESTADO DA ARTE SOBRE PESQUISA CONEXA A MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO E APRENDIZAGEM. Em: I Encontro Nacional Movimentos Docentes -ENMD, v. 1, p. 181-187, 2020.
26.   KOWALSKI, K.M. ; CARDOSO, V. C.. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Em: XIV EPEM, v. único, p. 0-0, 2020.
27.   LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. A natureza da ciência na exposição de um museu de ciências. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 91-96, 2020.
28.   LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS ACADÊMICAS. Em: XIV EPEM, v. único, p. 0-0, 2020.
29.   LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas. Em: 5 Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, v. único, p. 0-0, 2020.
30.   LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. MOBILE LEARNING NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. Em: I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 1-6, 2020.
31.   LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Uma breve análise sobre o ensino de probabilidade nos anos finais do ensinofundamental no novo currículo paulista. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 55-61, 2020.
32.   MATTOS, R. M. ; ALBRECHT, E.. A inserção da extensão nos cursos de graduação: avanços e possibilidades. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 358-363, 2020.
33.   MELLO, E. M. ENSINO DE GEOMETRIA PARA UMA ALUNA CEGA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, p. 905-912, 2020.
34.   MENEZES, L. S. L. ; ALBRECHT, E.. Planetário e escolas promovendo o ensino e a aprendizagem de astronomia. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 216-221, 2020.
35.   MIYAJI, S. O. ; PUGLIESE, A.. Base Nacional Comum Curricular: relação com a educação não formal para ampliação da cultura e alfabetização científica. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 378-384, 2020.
36.   MUNFORD, Danusa; MELO, I. V. S.. Ension: Desafios e possibilidades no desenvolvimento de um protótipo de ferramenta de ensino de ciências com uma abordagem investigativa para plataformas online. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
37.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D.. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM JOGO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS: EXPERIMENTOS OU FENÔMENOS ALEATÓRIOS E DETERMINÍSTICOS PARA REFORÇAR A NOÇÃO DE ACASO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1773-1784, 2020.
38.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; COSTA, Jaqueline de Oliveira. PESQUISAS SOBRE A VARIABILIDADE ESTATÍSTICA E AS MEDIDAS DE DISPERSÃO NO BRASIL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1846-1856, 2020.
39.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1833-1844, 2020.
40.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NO BRASIL DE 2010 A 2019. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1917-1929, 2020.
41.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para o nono ano do ensino fundamental. Em: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA (X CIEM), v. 10, p. 1-10, 2020.
42.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: X Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas, v. 10, p. 617-629, 2020.
43.   OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. ELABORAÇÃO DE PROBLEMA PARA LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1821-1832, 2020.
44.   PAVIOTI, L. A. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Explorando a interface do lúdico com o ensino de ciências através das músicas do grupo Palavra Cantada. Em: VII CONEDU - Congresso Nacional de Educção, v. único, 2020.
45.   PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. Manifestação de incidentes metacognitivos de estudantes da educação infantil durante uma aula investigativa. Em: 2º EnECI ? Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
46.   PINTO, B. H. B. ; GOMES, V. M. S.. O PIBID NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES NA ÁREA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1148-1159, 2020.
47.   PRADO, R. A. ; ALBRECHT, E.. A matemática que surpreende e desafia - aprendendo com HQs. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 345-350, 2020.
48.   PRADO, R. A. ; ALBRECHT, E.. A MATEMÁTICA QUE SURPREENDE E DESAFIA - APRENDENDO COM HQS. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, p. 314-321, 2020.
49.   RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. Em: II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA - II ENEMI, 2020.
50.   RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A Surdocegueira sob o ponto de vista da etnomatemática. Em: III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 254-258, 2020.
51.   Ribeiro,A.J. Mathematics teachers and teacher educators learning in a collaborative setting. Em: ICMI Study 25: Teachers of mathematics working and learning in collaborative groups, v. ünico, p. 532-539, 2020.
52.   SAITO, Sabrina ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de análise combinatória paralicenciandos em matemática. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 370-377, 2020.
53.   SAKUMOTO, K. K. B. ; SANTOS, V. M. ; MUNFORD, Danusa ; PALHARINI, L.. Planejamento como caminho para construir o diálogo entre a experiência de ensino do professor e um currículo inovador antes e durante o isolamento social decorrente da pandemia de covid-19. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
54.   SALERNO, Sandra ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. A Utilização da História da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica em dissertações no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 385-391, 2020.
55.   SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTADE EDUCAÇÃOMATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 572-583, 2020.
56.   SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S.. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1965-1976, 2020.
57.   SAVASSA, L. F. ; PUGLIESE, A.. Espaços formativos na escola: desafios e possibilidades das aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC). Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 228-233, 2020.
58.   SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E.. A projeção da matemática como ciência a partir do pressuposto da natureza da ciência na concepção de professores que ensinam matemática. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 265-270, 2020.
59.   SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1317-1327, 2020.
60.   SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1196-1203, 2020.
61.   Silva, R.L.F. ; Silva, N.F. ; Silva, G.M. ; Matsuo, P.M. ; Barros, H. ; Bacci, D.C. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Silva, A.N. ; Veruli, V.P. ; Pereira, G.A. ; Freire, B.V.. Educação ambiental em áreas protegidas no Estado de São Paulo - Brasil. Em: Congresso Internacional Educação, p. 179-192, 2020.
62.   SILVA, T. A. ; NOVAIS, R. M.. Quiptabela 4.01: um software educacional para o ensino de tabela periódica nas aulas de Química. Em: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, p. 1067-1074, 2020.
63.   Souto, K.C.N. ; MUNFORD, Danusa. Memórias das aulas nos primeiros anos do ensino fundamental: Constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020.
64.   SOUZA, N. G. S. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O ensino de estatística no primeiro ano do ensino fundamental a partir da?equivalência de estímulos?. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 285-291, 2020.
65.   SPETIC, L. B. ; SILVA JUNIOR, A. A. ; NOVAIS, R. M.. Divertida mente: um filme para discutir a influência das emoções no desenvolvimento psicológico e cognitivo. Em: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), v. 1, p. 1-10, 2020.
66.   TESTONI, L. A.; Lavorato, I.T. ; LIRA, M. A. ; JACOBUCCI, C. ; GOMES, A. B.. PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE O ENSINO REMOTO DE ENERGIA MECÂNICA. Em: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 1, p. 1, 2020.
67.   ZAJAC, D. R. ; CÁSSIO, F.. O ensino de Química e a influência da pedagogia das competências e dos direitos de aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22