1. | AGUIAR, D. M. ; ALBRECHT, E.. Perfil dos professores de matemática e ciências da natureza na região do Grande ABC do ensino fundamental ? anos finais e ensino médio. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 73-77, 2020. |
2. | AGUIAR, D. M. ; ALBRECHT, E.. PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. Em: XXIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, p. 1-9, 2020. |
3. | ALBERGHETTI, R. C. ; GOMES, V. M. S.. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS DO ENSINO MÉDIO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 609-618, 2020. |
4. | ALTARUGIO, Maisa Helena; MARTIN, M. A. F.. O Psicodrama Pedagógico revelando o papel social e psicodramático do professor. Em: 22º Congresso Brasileiro de Psicodrama, v. único, p. 1-15, 2020. |
5. | ALTARUGIO, Maisa Helena; SOUZA NETO, S.. A ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PELO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NOVATO: DESAFIOS, QUALIDADES E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Em: IV Congresso Nacional de Formação de Professores, v. 1, p. 1-12, 2020. |
6. | ARAUJO, F. A. B. ; CARVALHO, G. S. ; SANTOS, V. M. ; NOVAIS, R. M.. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) no ensino de Química: uma análise dos artigos publicados na revista química nova na escola. Em: Encontro de Debates em Ensino de Química, v. 1, p. 1001-1007, 2020. |
7. | BARBOSA, N. D. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O enfoque clássico de probabilidade na determinação da probabilidade de umevento nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de um jogo pedagógico. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 298-304, 2020. |
8. | BENUCCI, V. B. ; NOVAIS, R. M.. Levantamento da ocorrência de recursos didáticos nos artigos publicados na revista química nova na escola. Em: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), v. 1, p. 1-12, 2020. |
9. | CAPPELLE, VANESSA ; MUNFORD, Danusa. 'O bicho-pau é assim': Introduzindo crianças à observação com propósitos científicos. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
10. | CARVALHO, E. M. ; ZANOTELLO, M.. Interdisciplinaridade e vivência discente no ensino superior. Em: VII Congresso Nacional de Educação - CONEDU, v. 1, p. 1-6, 2020. |
11. | CARVALHO, G. S. ; NOVAIS, R. M.. Análise de periódicos da área de Ensino de Química indicados no Qualis-Periódicos da CAPES. Em: VII CONEDU - Edição Online, v. 1, p. 1-11, 2020. |
12. | CARVALHO,F. R. ; WATANABE, G.. Os Temas Socioambientais E Os Conceitos Científicos Escolares Que A Escola Deveria Tratar Segundo Graduandos E Professores Da Escola Básica. Em: XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - remoto, p. 1586-1593, 2020. |
13. | COSTA, Jaqueline de Oliveira ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Abordagens da variabilidade estatística em teses e dissertações realizadas no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 170-176, 2020. |
14. | DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Nem tudo é concreto: a etnobotânica nas hortas comunitárias do ABC Paulista. Em: XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, v. 15, p. 1-6, 2020. |
15. | DIETRICH, A. M.; FURGERI, J. A. V.. Projeto de Extensão em Africanidades: agrobiodiversidade e memória biocultural da culinária griot e votiva afro-brasileira. Em: XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, v. 15, p. 1-5, 2020. |
16. | DOS SANTOS, Priscila Germano ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Propostas e análises de atividades didáticas para a sala de aula utilizando recursostecnológicos na educação estatística nos trabalhos do ENEM. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 311-317, 2020. |
17. | EFFEN, F. M. ; AGUIAR, M.. UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANCORADO EM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1467-1475, 2020. |
18. | FRANCHI, R. H. O. L.; LECRER, O. P. V. G. ; Santos, A. A. ; NAKAMURA, P. H. S.. Explorando volumes de sólidos geométricos com recursos de tecnologias digitais em um curso de formação continuada de professores. Em: XIV EPEM Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 772-781, 2020. |
19. | GARCIAS, R. ; MUNFORD, Danusa ; TELES, A. P. S. S.. Construindo argumentos e contra-argumentos: Um estudo das interações discursivas durante um debate sociocientífico de estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
20. | GOMES, V. M. S.; MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P.. TESTES DE HIPÓTESES EM ESTATÍSTICA: DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA À UM FAZER PEDAGÓGICO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1940-1949, 2020. |
21. | GUEDES, K. S. ; MUNFORD, Danusa. A apropriação de visões de ensino de ciências por investigação e alfabetização científica por professores dos anos iniciais em um curso de formação de professores(es) como parte da implementação de uma proposta curricular. Em: XX ENDIPE, v. 2, p. 2441-2448, 2020. |
22. | GUTIERREZ, R. E. ; PAZUCH, V.. Construções geométricas com o software GeoGebra: uma experiência de formação continuada de professores. Em: XIV EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 14, p. 782-790, 2020. |
23. | JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A. ; Prado, E.A. ; TESTONI, L. A. ; Lavorato, I.T. ; GOMES, A. B.. Modelagem Matemática e Funções: percepções discentes em um contexto de pandemia. Em: XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, v. 1, p. 1, 2020. |
24. | Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Mapeamento da utilização da linguagem probabilística como suporte ao ensino deprobabilidade no ensino fundamental no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 131-137, 2020. |
25. | Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Marques, Cláudio Marcelo Alves ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. ESTADO DA ARTE SOBRE PESQUISA CONEXA A MATERIAIS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO E APRENDIZAGEM. Em: I Encontro Nacional Movimentos Docentes -ENMD, v. 1, p. 181-187, 2020. |
26. | KOWALSKI, K.M. ; CARDOSO, V. C.. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Em: XIV EPEM, v. único, p. 0-0, 2020. |
27. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. A natureza da ciência na exposição de um museu de ciências. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 91-96, 2020. |
28. | LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS ACADÊMICAS. Em: XIV EPEM, v. único, p. 0-0, 2020. |
29. | LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, V. C.. História na Educação Matemática e Formação de Professores: tendências em pesquisas acadêmicas. Em: 5 Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, v. único, p. 0-0, 2020. |
30. | LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de. MOBILE LEARNING NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. Em: I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, v. 1, p. 1-6, 2020. |
31. | LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Uma breve análise sobre o ensino de probabilidade nos anos finais do ensinofundamental no novo currículo paulista. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 55-61, 2020. |
32. | MATTOS, R. M. ; ALBRECHT, E.. A inserção da extensão nos cursos de graduação: avanços e possibilidades. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 358-363, 2020. |
33. | MELLO, E. M. ENSINO DE GEOMETRIA PARA UMA ALUNA CEGA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, p. 905-912, 2020. |
34. | MENEZES, L. S. L. ; ALBRECHT, E.. Planetário e escolas promovendo o ensino e a aprendizagem de astronomia. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 216-221, 2020. |
35. | MIYAJI, S. O. ; PUGLIESE, A.. Base Nacional Comum Curricular: relação com a educação não formal para ampliação da cultura e alfabetização científica. Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 378-384, 2020. |
36. | MUNFORD, Danusa; MELO, I. V. S.. Ension: Desafios e possibilidades no desenvolvimento de um protótipo de ferramenta de ensino de ciências com uma abordagem investigativa para plataformas online. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
37. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D.. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM JOGO PEDAGÓGICO PARA OS ANOS INICIAIS: EXPERIMENTOS OU FENÔMENOS ALEATÓRIOS E DETERMINÍSTICOS PARA REFORÇAR A NOÇÃO DE ACASO. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1773-1784, 2020. |
38. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; COSTA, Jaqueline de Oliveira. PESQUISAS SOBRE A VARIABILIDADE ESTATÍSTICA E AS MEDIDAS DE DISPERSÃO NO BRASIL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1846-1856, 2020. |
39. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1833-1844, 2020. |
40. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. O LETRAMENTO PROBABILÍSTICO NO BRASIL DE 2010 A 2019. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1917-1929, 2020. |
41. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para o nono ano do ensino fundamental. Em: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA (X CIEM), v. 10, p. 1-10, 2020. |
42. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA O NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: X Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas, v. 10, p. 617-629, 2020. |
43. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. ELABORAÇÃO DE PROBLEMA PARA LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 14, p. 1821-1832, 2020. |
44. | PAVIOTI, L. A. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Explorando a interface do lúdico com o ensino de ciências através das músicas do grupo Palavra Cantada. Em: VII CONEDU - Congresso Nacional de Educção, v. único, 2020. |
45. | PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. Manifestação de incidentes metacognitivos de estudantes da educação infantil durante uma aula investigativa. Em: 2º EnECI ? Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
46. | PINTO, B. H. B. ; GOMES, V. M. S.. O PIBID NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE PUBLICAÇÕES NA ÁREA. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1148-1159, 2020. |
47. | PRADO, R. A. ; ALBRECHT, E.. A matemática que surpreende e desafia - aprendendo com HQs. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 345-350, 2020. |
48. | PRADO, R. A. ; ALBRECHT, E.. A MATEMÁTICA QUE SURPREENDE E DESAFIA - APRENDENDO COM HQS. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, p. 314-321, 2020. |
49. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático. Em: II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA - II ENEMI, 2020. |
50. | RAMOS, M. H. A. ; GOMES, V. M. S. ; MELLO, E. M.. A Surdocegueira sob o ponto de vista da etnomatemática. Em: III Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 254-258, 2020. |
51. | Ribeiro,A.J. Mathematics teachers and teacher educators learning in a collaborative setting. Em: ICMI Study 25: Teachers of mathematics working and learning in collaborative groups, v. ünico, p. 532-539, 2020. |
52. | SAITO, Sabrina ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de análise combinatória paralicenciandos em matemática. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 370-377, 2020. |
53. | SAKUMOTO, K. K. B. ; SANTOS, V. M. ; MUNFORD, Danusa ; PALHARINI, L.. Planejamento como caminho para construir o diálogo entre a experiência de ensino do professor e um currículo inovador antes e durante o isolamento social decorrente da pandemia de covid-19. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
54. | SALERNO, Sandra ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. A Utilização da História da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica em dissertações no Brasil. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 385-391, 2020. |
55. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. A AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: XIV ENCONTRO PAULISTADE EDUCAÇÃOMATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 572-583, 2020. |
56. | SANTOS, E. M. N. ; GOMES, V. M. S.. ETNOMATEMÁTICA, ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E METACOGNIÇÃO E OS PROCESSOS COMUNICATIVOS NO ATO DE APRENDER. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1965-1976, 2020. |
57. | SAVASSA, L. F. ; PUGLIESE, A.. Espaços formativos na escola: desafios e possibilidades das aulas de trabalho pedagógico coletivo (ATPC). Em: III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 228-233, 2020. |
58. | SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E.. A projeção da matemática como ciência a partir do pressuposto da natureza da ciência na concepção de professores que ensinam matemática. Em: III Simpósio da Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 03, p. 265-270, 2020. |
59. | SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1317-1327, 2020. |
60. | SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1196-1203, 2020. |
61. | Silva, R.L.F. ; Silva, N.F. ; Silva, G.M. ; Matsuo, P.M. ; Barros, H. ; Bacci, D.C. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Silva, A.N. ; Veruli, V.P. ; Pereira, G.A. ; Freire, B.V.. Educação ambiental em áreas protegidas no Estado de São Paulo - Brasil. Em: Congresso Internacional Educação, p. 179-192, 2020. |
62. | SILVA, T. A. ; NOVAIS, R. M.. Quiptabela 4.01: um software educacional para o ensino de tabela periódica nas aulas de Química. Em: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, p. 1067-1074, 2020. |
63. | Souto, K.C.N. ; MUNFORD, Danusa. Memórias das aulas nos primeiros anos do ensino fundamental: Constituindo o que é aprender ciências por meio de práticas investigativas. Em: II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação, v. 1, p. 1-6, 2020. |
64. | SOUZA, N. G. S. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O ensino de estatística no primeiro ano do ensino fundamental a partir da?equivalência de estímulos?. Em: III Simpósio da Pós Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, v. 3, p. 285-291, 2020. |
65. | SPETIC, L. B. ; SILVA JUNIOR, A. A. ; NOVAIS, R. M.. Divertida mente: um filme para discutir a influência das emoções no desenvolvimento psicológico e cognitivo. Em: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), v. 1, p. 1-10, 2020. |
66. | TESTONI, L. A.; Lavorato, I.T. ; LIRA, M. A. ; JACOBUCCI, C. ; GOMES, A. B.. PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE O ENSINO REMOTO DE ENERGIA MECÂNICA. Em: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, v. 1, p. 1, 2020. |
67. | ZAJAC, D. R. ; CÁSSIO, F.. O ensino de Química e a influência da pedagogia das competências e dos direitos de aprendizagem na Base Nacional Comum Curricular. Em: 20º Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020. |