1. | BARBOSA, J. K. ; ALBRECHT, E.. O Conhecimento base para o ensino nos materiais de formação do PNAIC. Em: Marcia Alvim; Sônia Brzozowski.. (Org.). A educação e a contemporaneidade: formação de professores e discussões curriculares. 1ed. 2024.p. 27-52. |
2. | CUMAGAI, A. A. ; ALBRECHT, E.. O ensino de Astronomia na Educação Infantil. . Em: Marcia Alvim; Sônia Brzozowski.. (Org.). Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André. 2024.p. 41-59. |
3. | FABRICIO, E. N. ; COSTA, F. M. O. ; WATANABE, G.. Alguns aspectos da complexidade para propor aulas de História sobre a relação da comunidade indígena com o ambiente. Em: Alvim, M.H.; Brzozowski, S.. (Org.). Escola: um espaço a ser democratizado. 1ed.São Paulo: Santo André (SP). : UFABC / UAB,. 2024.v. 1, p. 254-275. |
4. | Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani; Clauzet, Mariana ; BARRADAS, JULIANA IMENIS ; Vinha, Valéria. Economic and Cultural Aspects of Ecosystem Services in Rocky Shores. Em: COUTINHO, R.; CHRISTOFOLETTI, R.A.. (Org.). Brazilian Marine Biodiversity. 1ed. : Springer International Publishing. 2024.p. 77-88. |
5. | GONCALVES, M. M. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Articulações entre a geometria e a álgebra na educação básica: explorando o conceito de simetria em tarefas exploratórias. Em: Henrique Rizek Elias; Maria Lucia Panossian. (Org.). nsino e aprendizagem de álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas. 1aed.São Paulo. : LF Editorial. 2024.p. 221-244. |
6. | MOURA, B.A. Traduzindo os ?fits? de Isaac Newton: um conceito, várias versões. Em: Cibelle Celestino Silva; Maria Elice B. Prestes; Thais C.M. Forato. (Org.). Três décadas de História da Ciência: Percursos e Diálogos Plurais. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2024.v. 1, p. 83-111. |
7. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARROS NETO, Daniel de Freitas. Inserção da Educação Estatística nos currículos das licenciaturas em matemática em instituições públicas no brasil a partir de inferências causais. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 141-154. |
8. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARDOSO, K.M.. O conto histórico contribuindo para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 93-108. |
9. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARVALHO, D. M.. Instrução baseada em equivalência contribuindo para o ensino de conceitos estatísticos nos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 49-62. |
10. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. O jogo pedagógico digital ?Probabilidade em Ação? como ferramenta para o ensino de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 79-92. |
11. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N. ; LOZADA, A. O. ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Kian, Fátima Aparecida ; SAITO, Sabrina ; CARVALHO, D. M. ; SILVA, L. S. ; MORAIS, A. M. O. ; PAES, M. P. R. P. ; DOS SANTOS, Priscila Germano. Grupo de estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM: Espaços de Ensino e Aprendizagem. Em: Giordano, Cassio Cristiano; Kistemann Junior, Marco Aurélio. (Org.). Panorama da produção acadêmica dos grupos de pesquisa em Educação Estatística vinculados ao GT212-SBEM. 1ed.São Paulo. : Akademy. 2024.v. 1, p. 127-143. |
12. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano. A utilização de recursos tecnológicos como contribuição à educação estatística na formação de professores. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 171-186. |
13. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Identificando e avaliando a linguagem probabilística de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 123-140. |
14. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; JAMAL, A. C. M. ; GARCIA, C. C. ; CANDIDO, B. C.. Caminhos para a elaboração do livro paradidático ?As aventuras do tio Ailton e sua turma no mundo da Estatística? para os anos iniciais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 215-230. |
15. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. O trilhar de elaboração do livro paradidático ?Será que tenho chance?? Direcionado ao ensino de probabilidade para os anos finais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 109-122. |
16. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; MORAIS, A. M. O.. Avaliação de livros paradidáticos publicados no mercado editorial brasileiro direcionados ao ensino de estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 35-48. |
17. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SAITO, Sabrina. Um livro paradidático para o ensino de análise combinatória: formação inicial de professores de matemática. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 155-170. |
18. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra. Potencialidades pedagógicas da história da estatística para o ensino de conceitos estatísticos no ensino fundamental e médio. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 63-78. |
19. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; SOUZA, C. A.. Abordagens estatísticas na formação inicial de professores na residência pedagógica. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 203-214. |
20. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. CAMINHOS PARA A ELABORAÇÃO DO LIVRO PARADIDÁTICO ?AS AVENTURAS DO TIO AILTON E SUA TURMA NO MUNDO DA ESTATÍSTICA? PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). ESPAÇOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA, PROBABILIDADE E ANÁLISE COMBINATÓRIA O desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 21-34. |
21. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SILVA, L. S.. Uma escala de atitudes em relação a mensuração do letramento financeiro e estatístico - EMELFE para alunos do ensino médio. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. (Org.). Espaço de ensino e de aprendizagem em estatística, probabilidade e análise combinatória: o desenvolvimento de práticas pedagógicas para o cotidiano. 1ed.São Paulo. : Nihon. 2024.v. 1, p. 187-202. |
22. | PIRIN, L. ; ALBRECHT, E.. A educação CTS e a abordagem no Currículo Paulista nos anos finais do Ensino Fundamental ? breve análise. Em: Marcia Alvim; Sônia Brzozowski.. (Org.). A educação CTS e a abordagem no Currículo Paulista nos anos finais do Ensino Fundamental ? breve análise. 1ed.Santo André. 2024.p. 202-231. |
23. | RIBEIRO, A. J.; SILVA, D. I. B. ; DONA, E. G.. Tarefas desafiadoras e o ensino exploratório como meios para desenvolver o pensamento algébrico nos anos iniciais. Em: Henrique Rizek Elias; Maria Lucia Panossian. (Org.). Ensino e aprendizagem de álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas. 1aed.São Paulo. : LF Editorial. 2024.p. 57-80. |
24. | Santos, M.M.J. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. O lugar enquanto base de ação para propagar a Educação Ambiental. Em: COSTA, W.B.; OLIVEIRA, M.F.; BOHRER, M.; MONTEIRO, R.M.. (Org.). Diálogos em rede: saberes e práticas de Geografia no ensino básico, técnico e tecnológico. 1ed.Curitiba. : CRV. 2024.p. 213-229. |
25. | Skolaude, Sheila Moura ; PUGLIESE, ADRIANA ; Capecchi, Maria Candida Varone de Morais. A ¿dodiscência¿ necessária na formação de professores da EJA: importantes contribuições de Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire. Em: Luciana Maraia. (Org.). Narrativas Docentes ressignificando caminhos na EJA. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2024.p. 135-145. |
26. | SOUZA, E. G. ; CARVALHO,F. R. ; WATANABE, G.. A formação crítica de uma consciência sócio-histórica-ambiental para a compreensão da atual crise hídrica. Em: Márcia Helena Alvim; Sônia Brzozowski. (Org.). Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André/ SP. : UFABC/ UAB - KMA Soluções Gráficas. 2024.v. 1, p. 60-87. |
27. | STACONI, J. P. ; PUGLIESE, A.. O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista e seu potencial como polo formador de professores. Em: Márcia Helena Alvim; Sônia Brzozowski. (Org.). A educação e a contemporaneidade: formação de professores e discussões curriculares. 1ed.Santo André. : UFABC / UAB. 2024.p. 8-26. |
28. | TURDO, V. S. ; PUGLIESE, A.. Sequência didática e ensino de Química: o (a) estudante mediador(a) no processo de ensino-aprendizagem. Em: Márcia Helena Alvim; Sônia Brzozowski. (Org.). Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André. : UFABC / UAB. 2024.p. 255-282. |
29. | UJVARI, K. A. B. ; COSTA, F. M. O. ; WATANABE, G.. Por uma Educação Ambiental Crítica: proposta de aulas sobre o uso e o descarte dos celulares. Em: Márcia Helena Alvim; Sônia Brzozowski. (Org.). Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André/ SP. : UFABC/ UAB - KMA Soluções Gráficas. 2024.v. 1, p. 231-254. |
30. | VACCAS, T. ; PUGLIESE, A.. Concepções sobre animais peçonhentos em museus: os espaços de educação não formal na construção do conhecimento. Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André. Em: . : UFABC / UAB. 2024.p. 164-184. |
31. | Vendrasco, Natália Cândido ; PUGLIESE, ADRIANA. Science Learning in Non-formal Settings. Em: Marzabal, A., Merino, C. (Rethinking Science Education in Latin-America). (Org.). Contemporary Trends and Issues in Science Education. 1ed. : Springer Nature Switzerland. 2024.v. 59, p. 329-348. |
32. | VISSICARO, S. P. ; ALBRECHT, E.. Discutindo a inserção da Etnoastronomia nos anos iniciais. Em: Marcia Alvim; Sônia Brzozowski.. (Org.). Ensino de ciências: problematizações e possibilidades. 1ed.Santo André. 2024.p. 09-40. |
33. | Watanabe, Graciella. O projeto Universidade e Escola sem Muros e o ensino de ciências no contexto da desigualdade educacional. Em: Versuti, Andrea Cristina; Oliveira, Paula Gomes de; Alves, Vitória Moura. (Org.). Universidade e escola sem muros. 1ed.Campinas. : Pontes. 2024.v. 1, p. 90-105. |
1. | Almeida, R.R. de ; RODRIGUES, M.I.R.. Trabalho colaborativo e prática reflexiva no uso da PBL: mobilizando saberes docentes. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). Estrategias metodológicas e investigación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2023.v. 1, p. 177-181. |
2. | Bizzo, Nelio; Vivot, Lucas Marino. Origin¿s Chapter VII. Darwin and the Instinct: Why Study Collective Behaviors Performed Without Knowledge of Their Purposes?. Em: Maria Elice Brzezinski Prestes. (Org.). History, Philosophy and Theory of the Life Sciences. 1ed.Londres. : Springer International Publishing. 2023.v. 1, p. 291-305. |
3. | CAPECHI, M. C. V. M. ; GOMES, V. M. S.. Ações propositivas de experiências na formação de professores. Em: Maria Candida Varone de Morais Capecchi; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Editora Todas as Musas. 2023.v. 1, p. 21-33. |
4. | CASTRO, G. ; PUGLIESE, A.. Ensinando velocidade escalar média com auxílio do jogo ?Gran turismo 6?: um relato de experiência. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.v. 1, p. 222-232. |
5. | CASTRO, I. A. A. ; SILVA, J. R. S.. ESPAÇOS VERDES NA ESCOLA E O ENSINO DE BOTÂNICA: UMA OBSERVAÇÃO DE DIDÁTICAS AO ALCANCE DOS PROFESSORES. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.p. 253-262. |
6. | CHRISOSTOMO, B. A. ; MORI, R. C.. Estudo de caso: férias mer-curiosas. Em: QUEIROZ, S. L.; SOTÉRIO, C.. (Org.). Estudos de caso: abordagem para o ensino de química. 1ed.São Carlos. : Diagrama Editorial. 2023.p. 16-27. |
7. | CÁSSIO, F. Gestão para resultados na escola pública. Em: CORTI, Ana Paula; CÁSSIO, Fernando; STOCO, Sergio. (Org.). Escola pública: práticas e pesquisas em educação. 1ed.Santo André. : Editora UFABC. 2023.p. 81-91. |
8. | DAMASCENO, F. A. ; ARAUJO, L. X. ; MORI, R. C.. Estudo de caso: o bebê azul. Em: QUEIROZ, S. L.; SOTÉRIO, C.. (Org.). Estudos de caso: abordagem para o ensino de química. 1ed.São Carlos. : Diagrama Editorial. 2023.p. 88-101. |
9. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Alexandre, G. F. ; Madalena, C. ; Veruli, V.P.. A ciência cidadã desvendando a biodiversidade de abelhas nativas sem ferrão nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Em: Silva, R.L.F.; Freire, B.V.; Silva, A.N.; Gattás, C.L.M.E.; Thomaz, C.; Bacci, D.C.; Pereira, G.A.; Silva, G.M.; Gomes, H.B.; Ghilardi-Lopes, N.P.; Silva, N.F.; Matsuo, P.M.; Veruli, V.P.. (Org.). Educação ambiental em Unidades de conservação: fundamentos e práticas.. 1ed.São Paulo. : Diagrama Editorial. 2023.p. 67-75. |
10. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Barradas, J. I.. Cultura Oceânica: importância e relação com o ensino. Em: Flavia Moraes Lins De Barros. (Org.). Geografia marinha e cultura oceânica: Contribuições da Geografia ao ensino sobre Oceano e áreas costeiras nas escolas. 1ed.Rio de Janeiro. : Paco Editorial. 2023.p. 37-46. |
11. | GOMES, A. B. ; Lemos, J. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. JOGO DE TRIVIA COMO PRÁTICA DE ENSINO E APROXIMAÇÃO DE ALUNOS DO 9o DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO COM AS CIÊNCIAS NATURAIS E A MATEMÁTICA. Em: Leonardo Testoni; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas Docentes Compartilhadas. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2023.v. 1, p. 152-158. |
12. | GOMES, V. M. S. ; Capecchi, M. C. V. M.. GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COM ARTE: AÇÕES PAUTADAS NA SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE. Em: Cleber Bianchessi. (Org.). Reflexões sobre educação e ensino: saberes e práticas em diferentes cenários [recurso. 1ed.Curitiba. : Editora Bagai. 2023.v. 1, p. 43-52. |
13. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A. ; MIRANDA, M. A. G. C.. Proposta pedagógica sobre teorias evolutivas em aulas de ciências no Ensino Fundamental. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.v. 1, p. 408-417. |
14. | LEITE, E. D. ; PUGLIESE, A.. História e Natureza da Ciência em espaços não formais: possibilidades acerca da descoberta da estrutura molecular do DNA. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.v. 1, p. 93-102. |
15. | LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. SALA DE AULA INVERTIDA - ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: Leonardo Testoni; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas Docentes Compartilhadas. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2023.v. 1, p. 215-219. |
16. | MACHADO, G. O. ; ROMANO, R. L. ; MORI, R. C.. Estudo de caso: chama o Gilmar!. Em: QUEIROZ, S. L.; SOTÉRIO, C.. (Org.). Estudos de caso: abordagem para o ensino de química. 1ed.São Carlos. : Diagrama Editorial. 2023.p. 114-125. |
17. | MACIEL, S. P. S. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Educação para conservação: como zoológicos e aquários atuam no Instagram?. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.v. 1, p. 84-92. |
18. | MATOS, N. B. ; DURAN, N. C. ; SILVA, J. R. S.. A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR E DO EXERCÍCIO DA AUTONOMIA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.p. 155-166. |
19. | MELLO, E. M. The differences between the definitions of trapezoid in mathematics textbooks in Brazil. CONNECTING EXPERTISE MULTIDISCIPLINARY DEVELOPMENT FOR THE FUTURE. 1ed.São Paulo. Em: . : SEVEN EDITORA. 2023.v. 1, p. 108. |
20. | MESQUITA, J. S. N. ; ALBRECHT, M. P. S.. O espaço escolar e a curiosidade infantil sobre o corpo: caminhos e desafios para a prática docente em uma Educação CTS. Em: Maria Delourdes Maciel. (Org.). Anais do VIII Seminário Iberoamericano CTS e XII Seminário Ibérico CTS: Interações CTS: impactos sobre o ambiente, a saúde e a educação, 22 a 24 de novembro de 2022.. 1ed.São Paulo. : Cruzeiro do Sul. 2023.v. 1, p. 409-426. |
21. | MORAIS, A. M. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; PAVIOTI, L. A. S. ; ALTARUGIO, M. H. ; SANTOS, B. A. ; BROCKINGTON, G.. Formação de professores: narrativas e reflexões sobre identidade, saberes da docência e professor-pesquisador. Em: Maria Cândida Varone de Morais Capecchi; Vivili Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências investigativas na formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Todas as MUsas. 2023.v. 1, p. 77-96. |
22. | MORI, R. C. Primo Levi: entre a química e as letras, o homem. Em: Roberto Dalmo V. L. de Oliveira; Camila Silveira da Silva. (Org.). Química e arte para um ensino humanizado. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 71-86. |
23. | MOURA, B.A. A guarita e a faísca: explorando a história do "experimento capital" de Benjamin Franklin. Em: Ivã Gurgel. (Org.). Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2023.v. 1, p. 81-106. |
24. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Potencialidades da contação de histórias ou narrativas digitais como instrumento educacional para o ensino de probabilidade. Impactos Tecnológicos na Sociedade Brasileira III. 1ed.Embu das Artes. Em: . : Alexa Cultural. 2023.v. 3, p. 13-28. |
25. | Pereira, D.R ; RODRIGUES, M.I.R.. Taxonomia de Bloom Revisada: refletindo sobre sua incorporação na prática pedagógica. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros. (Org.). Estrategias metodológicas e investigación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2023.v. 1, p. 353-362. |
26. | PEREIRA, M. A. N. ; LOCATELLI, S. W.. Ciências na Educação Infantil: uma aula investigativa com mistura de cores. Em: Leonardo Testoni; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas docentes compartilhadas. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2023.v. 1, p. 226-231. |
27. | Silva, A.L. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Em: Leonardo Testoni; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas Docentes Compartilhadas. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2023.v. 1, p. 45-48. |
28. | SILVA, V. C. ; JUNQUEIRA, V. A. ; STEIL, L. J. ; CRUZ, E. S.. Caminhos, decisões, possibilidade e escolhas: formação de professores no contexto da Universidade Federal do ABC. Em: Maria Cândida Varone de Morais Capecchi; Vivilí Maria Silva Gomes. (Org.). Tendências Investigativas da formação de professores: percepções e expressões de um grupo de estudantes-professores-pesquisadores. 1ed.São Paulo. : Editora Todas as Musas. 2023.p. 38-54. |
29. | SOUZA, J. F. R. ; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. A extensão universitária em um campus rural de uma universidade federal. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Adriana Pugliese; Diego Marques da Silva Medeiros; Victor Hugo de Oliveira Henrique. (Org.). E a vida continua: vazios e esperanças no Ensino de Ciências e de Biologia - Coletânea de trabalhos do V Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da SBEnBio. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2023.v. 1, p. 42-50. |
30. | Veloso, T. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Araújo, C.. ENSINO DO EVOLUCIONISMO EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ENVOLVENDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Em: Leonardo Testoni; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas Docentes Compartilhadas. 1ed.Santo André. : V&V Editora. 2023.v. 1, p. 118-121. |
31. | Wyles, K. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. 21. Citizen science as a pro-environmental behaviour and a catalyst for further behaviour change. Em: Birgitta Gatersleben e Niamh Murtagh. (Org.). Handbook on Pro-Environmental Behaviour Change. 1ed.Cheltenham. : Edward Elgar Publishing. 2023.p. 320-334. |
32. | Wyles, K. ; Praet, E. ; Schofield, J. ; Thiel, M. ; Turra, A. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Kawabe, L.A.. Chapter 14, Case Study 14.3 - Engaging society with marine litter in Latin America. Em: Fleming, L.E. et al.. (Org.). Oceans and Human Health: Opportunities and Impacts. 2ed. : Elsevier. 2023.p. 427-454. |
1. | ALTARUGIO, Maisa Helena. Aprendizagens docentes na pandemia: do ensino remoto ao ensino presencial. Em: Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : EDUFABC. 2022.v. 1, p. 70-77. |
2. | ALTARUGIO, Maisa Helena. Licões da pandemia: práticas docentes reveladas pelo sociodrama pedagógico. Em: Rosa Lidia Pontes. (Org.). Psicodrama e pandemia: olhares, reflexões e ações. 1ed.São Paulo. : Amazon. 2022.v. 1, p. 7-23. |
3. | ALTARUGIO, Maisa Helena. A angústia do encontro. Em: Rosa Lidia Pontes. (Org.). Psicodrama e pandemia: olhares, reflexões e ações. 1ed.São Paulo. : Amazon. 2022.v. 1, p. 53-56. |
4. | BARBOSA, O. C. ; Capecchi, M. C. V. M. ; SOUZA NETO, J. C.. As práticas e as concepções de cidade educadora na construção do sujeito ético. Em: Fábio Santos de Andrade; Silvana Viana Andrade; Gisely Storch do Nascimento Santos; Maria Aparecida Costa Oliveira. (Org.). Invisíveis: pessoas em situação de rua no Brasil ? significantes e significados.. 1ed.São Carlos. : Pedro & João Editores. 2022.v. 1, p. 209-231. |
5. | BARRETO, CANDIDA ; BRUNERI, GUILHERME ; BROCKINGTON, G. ; AYAZ, HASAN ; SATO, JOAO R.. A New Statistical Approach for fNIRS Hyperscanning to Predict Brain Activity of Preschoolers? Using Teacher?s. Em: Arévalo, A; Lepski, G; Abusamra, V.. (Org.). How to Improve Neuroscience Education for the Public and for a Multi-Professional Audience in Different Parts of the Globe. 1ed.Lausanne. : Frontiers Media SA. 2022.v. 1, p. 34-43. |
6. | Bizzo, Nelio; ARAUJO, L. A. L.. Theories of the Earth in the XVIII century and the recent of creationism. Em: José Alfredo Uribe Salas; Rosaura Ruiz; Miguel Ángel Puig-Samper; Maria Teresa Cortés Zavata. (Org.). Jurhenani darwinista: reflexiones sobre el darwinismo en Morelia. 1ed.Morelia. : Silla Vacia Editorial. 2022.v. 1, p. 151-182. |
7. | Bizzo, Nelio; NASCIMENTO, M. B. ; NOGUEIRA, I. ; SANTOS, C. P. ; ARNAUD JUNIOR, F. S.. PROJETO ?CIÊNCIA NA ESCOLA DO FUTURO? NA PERSPECTIVA DOCENTE. Em: Erica do Espirito Santo Hermel; Jéssica Hensing Nilles; Judite Scherer Wenzel; Roque Ismael da Costa Güllich. (Org.). Ciências na escola [recurso eletrônico] : referências, pesquisas e práticas de formação de professores e ensino de ciências. 1ed.Santo Ângelo. : Metrics. 2022.v. 4, p. 275-282. |
8. | BROCKINGTON, G.; MOREIRA, A. P. ; VERESOV, N.. Neuroscience and Vygotsky: Putting Together Contemporary Evidence and Cultural-Historical Psychology. Neuroscience and Vygotsky: Putting Together Contemporary Evidence and Cultural-Historical Psychology. 1ed.Switzerland. Em: . : Nature-Springer. 2022.v. 1, p. 11-23. |
9. | Carvell, C. ; Chiazzese, J. ; Zattara, E.E. ; Fonturbel, F. E. ; Rivera, G.M. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Soares, F.M.. Monitoramento da visitação de flores com Contagem Cronometrada de Visitantes Florais (FIT Count). Em: Ghilardi-Lopes, N.P.; Zattara, E.E.. (Org.). Ciência cidadã e polinizadores da América do Sul. 1ed.São Carlos. : Cubo Multimídia. 2022.p. 115-119. |
10. | Carvell, C. ; Chiazzese, J. ; Zattara, E.E. ; Fonturbel, F. E. ; Rivera, G.M. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Soares, F.M.. Monitoreo de visitas florales mediante el Conteo Cronometrado de Visitantes Florales (FIT Count). Em: Ghilardi-Lopes, N.P.; Zattara, E.E.. (Org.). Ciencia ciudadana y polinizadores de América del Sur. 1ed.São Carlos. : Cubo Multimídia. 2022.p. 115-119. |
11. | CÁSSIO, F.; BRUINI, E. C.. A rede pública de ensino como campo de experimentação: políticas educacionais no estado de São Paulo, 2015-2018. Em: JACOMINI, M. A.; STOCO, S.. (Org.). Política e Gestão da Educação na Rede Estadual Paulista, 1995-2018. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2022.p. 253-313. |
12. | Ghilardi-Lopes, N.P. Ciência feita em parceria: conceito de ciência cidadã aposta em dimensão participativa do aprendizado, na sociedade e nas escolas. Em: British Council Brasil. (Org.). STEM Education Hub: educação científica nas escolas: conexões entre Brasil e Reino Unido. 1ed.São Paulo. : British Council Brasil. 2022.p. 8-15. |
13. | Ghilardi-Lopes, N.P. Science as a partnership: a concept focused on the participatory aspect of learning in society and schools. Em: British Council Brasil. (Org.). STEM Education Hub Science Education in Schools: connections between Brazil and the United Kingdom. 2ed.São Paulo. : British Council Brasil. 2022.p. 8-15. |
14. | GOMEZ-HOYOS, D. A. ; REYNOLDS-CUELLAR, P. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; CASTRILLON, T. A. ; COSTA, I. A. ; TORRES, D. ; BARBOZA, J. P.. Marco conceptual. Em: Gómez-Hoyos, D.A. y C. Botero Cabrera. (Org.). Guía de recomendaciones para promover procesos de investigación participativa con investigadores convencionales. 1ed.Bogotá. : Fundación Karisma. 2022.p. 1-11. |
15. | GUOLO, P. S. ; PUGLIESE, A.. Tecnologias em ambiente virtual no contexto do ensino por investigação e da aprendizagem colaborativa. Em: Marcelo dos Santos; José Pascoal Mantovani. (Org.). Educação e gestão: reflexões e desafios. 1ed.São Bernardo do Campo. : Editora Metodista. 2022.p. 109-119. |
16. | LIMA, M. C. G. ; SILVA, J. R. S.. COMO UMA SAÍDA DE CAMPO PODE PROPORCIONAR A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ESTUDANTE. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). O curso Ciência é 10! Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Ambiente. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 133-142. |
17. | Locatelli, C.V. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. O ensino de magnetismo: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais do ensino fundamental. Em: Leonardo Testoni; Maria Nizete de Azevedo; Simone Pannocchia Tahan. (Org.). Práticas Docentes e Formação de Professores - possibilidades, ressignificações e encontros. 1ed.São Paulo. : V&V. 2022.v. 1, p. 36-44. |
18. | LUPIA, M. O. ; Capecchi, M. C. V. M.. IDENTIDADE DOCENTE: O PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR. Em: Alexandre Shigunov Neto; André Coelho da Silva; Ivan Fortunato. (Org.). Coletânea do Congresso Paulista de Ensino de Ciências: discutindo EC em países Iberoamericanos.. 1ed.Itapetininga. : Edições Hipótese. 2022.v. 1, p. 263-272. |
19. | MASSI, L. ; BERNARDO, F. A. ; MORI, R. C.. A realidade objetiva como referência para a concepção de uma ciência materialista histórica e dialética: entrevista com Rafael Cava Mori. Em: TEIXEIRA, L. A.; MASSI, L.. (Org.). O papel do conhecimento científico na formação da concepção de mundo dos estudantes: desafios da pesquisa em Ensino de Ciências e de Sociologia no Brasil. 1ed.Marília. : Lutas Anticapital. 2022.v. 1, p. 198-213. |
20. | MORI, R. C. Experimentação no ensino de ciências, perspectivas para uma abordagem crítico-dialética. Em: Jorge Sobral da Silva Maia; Luciana Maria Lunardi Campos; Luciana Massi. (Org.). Pedagogia histórico-crítica, educação em ciências e educação ambiental crítica. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física/Cultura Acadêmica. 2022.v. 1, p. 19-51. |
21. | MUNFORD, Danusa; COTTA, D. O. ; FRANCA, E. S.. ?É tudo pra ontem?: reflexões sobre o tempo e a pesquisa acadêmica sobre ensino de Ciências e Biologia. Em: Gustavo Lopes Ferreira; Sandro Prado Santos; Guilherme Trópia; Ana Flávia Vigário; Cláudia Avellar Freitas. (Org.). Trajetórias em festa: nos 15 anos da Regional IV da SBEnBIO. 1ed.Uberlândia. : Culturatrix. 2022.v. 1, p. 161-194. |
22. | NEVES, F. D. ; PUGLIESE, A.. Utilização do jogo ?Sobreviva, se puder!? como estratégia didática no ensino de Ciências. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht;Daniel Scodeler Raimundo;Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). Narrativas sobre o ensino de Ciências: Eixos Ambiente, Tecnologia, Universo e Vida. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 3, p. 253-266. |
23. | OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de ; CAETANO, L. G.. Indicações de aspectos favoráveis e desfavoráveis pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior; Luciana Aparecida Palharini; Maísa Helena Altarugio; Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia. 1ed.Santo André. : UFABC. 2022.v. 1, p. 298-308. |
24. | OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de ; SOUZA, C. A. ; LINS, G. B. ; FIRMINO, K. L.. O significado dado à Covid-19 por alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em 2021. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 172-182. |
25. | OLIVEIRA JÚNIOR, A. P. de ; SOUZA, C. A. ; MAGALHAES, L. H. S. ; CERGOL, G. C.. As percepções de alunos da E. E. Reverendo Omar Daibert em relação aos tempos de pandemia da Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 183-194. |
26. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; BATISTA, W. D. ; NAKAU, R. A. ; MOURA, L. A. C.. A construção da identidade profissional pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 274-283. |
27. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; LINS, G. B. ; FIRMINO, K. L.. A construção da identidade profissional pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 325-332. |
28. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; MAGALHAES, L. H. S. ; CERGOL, G. C.. Perspectivas dos alunos do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Bernardo do Campo. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 284-297. |
29. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; MARIANO, K. N. C. ; SASSAKI, L. S. S.. Expectativas dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referente às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 233-248. |
30. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; PESSOA, T. A. G. ; LIMA, A. C.. Indicações de aspectos favoráveis e desfavoráveis pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC referentes às ações do núcleo Interdisciplinar/Matemática em uma escola de São Caetano do Sul. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 249-258. |
31. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SERVIDONI, M. C. P. ; MOURA, L. A. C. ; SOUZA, J. L.. Avaliação dos alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart das aulas em ensino remoto (online) em tempos de pandemia em 2020 e 2021. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 221-232. |
32. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SOUZA, C. A. ; CAETANO, L. G. ; MARTINS, D. A.. Os recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em suas atividades didáticas no período da pandemia de Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 210-220. |
33. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SOUZA, C. A. ; DUARTE, A. M. ; ITO, J. Y. ; BASTOS, N. O.. As percepções de alunos da E.E. Reverendo Omar Daibert em relação ao oferecimento de aulas remotas e processos pedagógicos em tempos de pandemia da Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 195-209. |
34. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SOUZA, J. L. ; MELO, V. L. S.. A avaliação das atividades desenvolvidas no núcleo Interdisciplinar/Matemática em 2020/2021 pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC em uma escola de São Caetano do Sul. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 259-273. |
35. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; SOUZA, J. L. ; MELO, V. L. S.. A avaliação das atividades desenvolvidas no núcleo Interdisciplinar/Matemática em 2020/2021 pelos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFABC em uma escola de São Bernardo do Campo. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 309-324. |
36. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Metaverso e a formação do professor para educação a distância contemporânea. Em: Fátima Aparecida Kian; Victor Augusto Tateoki. (Org.). Metverso: uma análise sobre o ambiente virtual. 1ed.São Paulo. : Alexa Cultural e Nihon. 2022.v. 1, p. 11-18. |
37. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; BATISTA, W. D. ; NAKAU, R. A.. O significado dado à Covid-19 por alunos da Escola Estadual Professor Alfredo Burkart em 2021. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 160-171. |
38. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; LIMA, A. C. ; MELO, V. L. S.. Os recursos tecnológicos utilizados por professores e alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em suas atividades didáticas no período da pandemia de Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 149-159. |
39. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; MARIANO, K. N. C. ; SASSAKI, L. S. S.. As percepções de alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em relação aos tempos de pandemia da Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 124-137. |
40. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SERVIDONI, M. C. P. ; PESSOA, T. A. G.. As percepções de alunos da E.E. Professor Alfredo Burkart em relação ao oferecimento de aulas remotas e processos pedagógicos em tempos de pandemia da Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Luciana Aparecida Palharini, Maísa Helena Altarugio, Marco Antonio Bueno Filho. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 138-148. |
41. | SAKUMOTO, K. K. B. ; MELO, I. V. S. ; BARBOSA, R. S. ; MELLO, C. B. S. ; MUNFORD, Danusa. Construindo o ensino de ciências em uma perspectiva investigativa por meio da colaboração entre universidade e escolas em período de pandemia de COVID-19. Em: Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Diego Marques da Silva Medeiros; Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza; Maíra Batistoni e Silva; Rena de Paula Orofino; Vitor Abrahão Cabral Bexiga. (Org.). Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2022.v. 1, p. 198-218. |
42. | SANTOS, L. A. ; ALBRECHT, M.P.S.. Construção de sequências de ensino investigativo na formação de professores de ciências. Em: MIrian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler Raimundo, Kátia Franklin Albertin Torres. (Org.). O CURSO CIÊNCIA É 10! NARRATIVAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA: eixo ambiente Volume 2. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 239-248. |
43. | SANTOS, L. M. ; SESSA, P. S.. Publicidade e Consciência Ambiental: a prática docente em debate. Publicidade e Consciência Ambiental: a prática docente em debate. 1ed. Em: . : CRV. 2022.v. 2, p. 261-272. |
44. | Santos, M.M.J. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Macena, R.S. ; Bomfim, L.H.S. ; Santos, M.E.C. ; Jesus, J.A.B. ; Santana, A.C.C. ; Jesus, M.O.. Práticas de educação ambiental a partir de trilhas interpretativas. Em: Márcia Maria de Jesus Santos; Katinei Santos Costa; Elis Regina Silva dos Santos Oliveira; Sandra Andréa Souza Rodrigues. (Org.). Práticas educativas no século XXI: desafios e inovações no processo de ensino-aprendizagem. 1ed.Chapadinha, MA. : Editora Alfa Ciência. 2022.p. 09-25. |
45. | SCALABRIN, A. M. ; MUSSATO, S. ; PAZUCH, V.. Ensino de Geometria Espacial por meio do software GeoGebra: análise de uma intervenção em sala de aula sob as lentes do Modelo de Van Hiele. Em: Loreni Aparecida Ferreira Baldini; Mariana Moran. (Org.). Geometria: Prática e aprendizagens. 1ed.São Paulo - SP. : Livraria da Física. 2022.v. 1, p. 215-234. |
46. | SILVA, A. C. ; SILVA, J. R. S.. FORMULÁRIO DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS (FAS): narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental na escola. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). O curso Ciência é 10! Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Ambiente. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 119-132. |
47. | SILVA, A. L. ; ALTARUGIO, MAISA HELENA. O PAPEL DO SUPERVISOR NA ESCOLA CAMPO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS. Em: Juliana Rink; Alessandra A. Viveiro; Alexandre Shigunov Neto; Marcelo Esteves de Andrade. (Org.). PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 1ed.Itapetininga. : Hipótese. 2022.v. 1, p. 237-247. |
48. | SILVA, K. A. ; ALBRECHT, M.P.S.. Nanociência de baixo custo: ensino de ciências por investigação e o pensamento computacional. Em: MIrian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler Raimundo, Kátia Franklin Albertin Torres. (Org.). NARRATIVAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: Eixos Ambiente, Tecnologia, Universo e Vida Coleção O Curso Ciência é 10! Volume 3. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 3, p. 103-114. |
49. | SILVA, R. F. L. ; ALBRECHT, M.P.S.. Ensino de ciências e a utilização de atividade Investigativa para o estudo da avifauna. Em: MIrian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler Raimundo, Kátia Franklin Albertin Torres. (Org.). O CURSO CIÊNCIA É 10! NARRATIVAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA: eixo ambiente Volume 2. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 249-260. |
50. | SILVA, R. S. ; MOURA, B.A.. O cinema como fonte histórica da ciência: uma análise da ficção científica nacional a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. Em: Rochele de Quadros Loguercio; Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma escola de formação: VIII Escola de Formação de pesquisadores em Educação em Ciências. 1ed.Rio de Janeiro. : ABRAPEC. 2022.v. 1, p. 244-250. |
51. | SILVEIRA, R. V. A. ; ALBRECHT, M.P.S.. O PLANETA: RPG na atividade de ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. Em: MIrian Pacheco Silva Albrecht, Daniel Scodeler Raimundo, Kátia Franklin Albertin Torres. (Org.). O CURSO CIÊNCIA É 10! NARRATIVAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA: eixo ambiente Volume 2. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 2, p. 221-238. |
52. | Soares, J. P. R. ; Boccuzzi, c. ; UEDA, F. E. ; OLIVEIRA, I. S. ; MEDEIROS, L. S. ; ANDRIENCO, M. F. W. ; SILVA, J. R. S.. BOTÂNICA DIALÓGICA: um processo de formação de professores dialógico, à distância e online. Em: Bruno Rafael Santos de Cerqueira; Diego Marques da Silva Medeiros; Leila Cristina Aoyama; Barbosa Souza; Maíra Batistoni e Silva; Rena de Paula Orofino; Vitor Abrahão Cabral Bexiga. (Org.). Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo. : Pimenta Cultural. 2022.v. 1, p. 156-171. |
53. | Soares, J. P. R. ; SILVA, J. R. S.. Mobilização e construção de saberes docentes no ensino de botânica: um processo de formação continuada. Em: Rochele de Quadros Loguercio, Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma escola em formação. 1ed.Rio de Janeiro. : ABRAPEC. 2022.p. 161-169. |
54. | SOUSA, V. C. ; SILVA, J. R. S.. O ENSINO DA EVOLUÇÃO E O ENSINO INVESTIGATIVO: uso de jogos e simulações. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Vida. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 4, p. 205-216. |
55. | XIMENES, S. B. ; CÁSSIO, F. ; CARNEIRO, S. R. G. ; PELLANDA, A. ; BRAZ, M.. A discriminação no ensino não-presencial na crise da Covid-19: conceituação e relato de intervenção. Em: ROSSINI, Gabriel Almeida Antunes. (Org.). Covid-19: economia, sociedade, política e território. 1ed.Santo André/SP. : Editora UFABC. 2022.p. 311-339. |
56. | YAMAMOTO, A. C. G. ; SILVA, J. R. S.. A SEXUALIDADE: sensações e descobertas ? o cuidado com o corpo em transformação. Em: Mirian Pacheco Silva Albrecht; Daniel Scodeler Raimundo; Katia Franklin Albertin Torres. (Org.). Narrativas sobre o Ensino de Ciências: Eixo Vida. 1ed.Curitiba. : CRV. 2022.v. 4, p. 189-204. |
1. | ALMEIDA, E. A. E. ; FRANZOLIN, Fernanda. AMPLIANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A BIODIVERSIDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO, A PARTIR DAS SERPENTES E ARANHAS. Em: Rochele de Quadros Loguercio; Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma Escola de Formação: VIII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação Ciências (VIII EFPEC). 1ed.Rio de Janeiro. : Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-ABRAPEC. 2021.v. Único, p. 123-128. |
2. | ALMEIDA, E. A. E. ; FRANZOLIN, Fernanda. Recomendações para o Ensino de Biodiversidade. Em: Jaqueline Rabelo de Lima, Mario Cezar Amorim de Oliveira, Nilson de Souza Cardoso. (Org.). ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 312ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2021.v. Único, p. 1-302. |
3. | ALTARUGIO, Maisa Helena. A dimensão afetiva da aprendizagem no contexto do psicodrama pedagógico. Em: Robson Macedo Novais. (Org.). Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2021.v. 1, p. 151-162. |
4. | ARAUJO, L. A. L. ; ALITTO, R. ; BIZZO, N. M. V.. Ênfases na Educação para a Biodiversidade: um estudo com professores do ensino básico. Em: LIMA, J.R., OLIVEIRA, M.C.A., & CARDOSO, N. de S.. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2021.v. 1, p. 2001. |
5. | BIZZO, N. M. V.; GOUW, A. M. S. ; SOUZA, C. B. M. C.. CIÊNCIA NA VIDA E NA ESCOLA. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 31-56. |
6. | BIZZO, N. M. V.; MARQUES, R.. AS CRIANÇAS E OS SERES VIVOS. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 57-67. |
7. | BIZZO, N. M. V.; SANTOS-GOUW, A. M. ; TAVARES, J. R. F.. O ENSINO DE CIÊNCIAS NO SÉCULO XXI. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 19-30. |
8. | Bizzo, Nelio. NOVAS EVIDÊNCIAS PARA A TEORIA DA RECONCEPTUALIZAÇÃO SOCIAL DA CIÊNCIA NA PANDEMIA: BIODIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS EM FOCO. Em: Sandro do Prado Santos; Vania Sardinha dos Santos Diniz. (Org.). Redes de conversações ? tecendo re-existências educativas com as Ciências Biológicas. 1ed.Uberlândia. : Culturatrix. 2021.v. 1, p. 13-16. |
9. | Bizzo, Nelio. AS CINCO CONDIÇÕES DO ENSINO POR ?INVESTIGAÇÃO ABERTA?. In: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. Em: . : Appris. 2021.v. 1, p. 143-156. |
10. | Bizzo, Nelio. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UTOPIA SEM HISTÓRIA?. In: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. Em: . : Appris. 2021.v. 1, p. 177-184. |
11. | Bizzo, Nelio. INOVAÇÕES NO ENSINO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS NO BRASIL: DAS BANCAS DE JORNAL À INTERNET. In: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. Em: . : Appris. 2021.v. 1, p. 157-177. |
12. | Bizzo, Nelio; ANTUNES-SOUZA, T. ; BARBERATTO, C. B.. AS CRIANÇAS E OS MATERIAIS, PROPRIEDADES E PROCESSOS DA NATUREZA. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 67-82. |
13. | Bizzo, Nelio; ARAUJO, L. A. L. ; ALITTO, R.. CONSTRUTIVISMO E RENOVAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 115-130. |
14. | Bizzo, Nelio; BIZZO, L. E. M. ; RAMOS, P. H. S.. Evolução Biológica: crença religiosa ou patrimônio científico-cultural da humanidade?. Em: Maria Celi Chaves Vasconcelos. (Org.). Educação Domiciliar no Brasil mo(vi)mento em debate. 1ed.Curitiba. : CRV. 2021.v. 1, p. 353-381. |
15. | Bizzo, Nelio; FRANZOLIN, F. ; GARCIA, P.S.. O ensino da ciência no Brasil em uma revista de alto impacto: história de uma aventura possível. Em: Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior e Marcelo Pimentel de Oliveira. (Org.). Debates em Ensino de Ciências; anais das palestras do III SIPEC.. 1ed.Maringá. : Gráfica e Editora Massoni. 2021.v. 1, p. 33-48. |
16. | Bizzo, Nelio; MARTORANO, S. A. A. ; ALVES, G. V. B. C. L.. REPENSANDO O CONTEXTO CULTURAL E A RELEVÂNCIA CURRICULAR. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 83-96. |
17. | Bizzo, Nelio; MAXIMO, S. ; ANTUNES-SOUZA, T.. A NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 131-142. |
18. | Bizzo, Nelio; NOGUEIRA, I.. ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOÇÃO DE EQUIDADE DE GÊNERO E COMBATE AO RACISMO. Em: BIZZO, Nelio; GOUW, Ana M. S.. (Org.). Fundamentos teóricos do ensino de ciências de base experimental. 1ed.Curitiba. : Appris. 2021.v. 1, p. 97-114. |
19. | BRITO, A. J. ; CARDOSO, V. C. ; LOPES, A. J.. LIBERDADE PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ENTREVISTA COM ANTONIO JOSÉ LOPES BIGODE. Em: GUTIERRE, L.S.; OLIVEIRA, A. G.. (Org.). MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL - VOLUME 2. 1ed.BRASÍLIA. : SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2021.v. 2, p. 20-65. |
20. | BROCKINGTON, G.; MOREIRA, A. P. G.. Neurociência das emoções e o ensino de ciências. Em: Robson Macedo Novais. (Org.). Aspectos afetivos e emocionais da prática educativa: pressupostos e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. 1ed.Curitiba. : CRV Editora. 2021.v. 1, p. 77-98. |
21. | CALEGARI, A. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. BIODIVERSIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Em: Rochele de Quadros Loguercio; Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma Escola de Formação: VIII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação Ciências (VIII EFPEC). 1ed.Rio de Janeiro. : Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-ABRAPEC. 2021.v. Único, p. 49-56. |
22. | CALEGARI, ANDREIA DOS SANTOS ; SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI ; SOARES, JOÃO PAULO REIS ; FRANZOLIN, Fernanda. Biodiversidade em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental: um estudo piloto. Em: Jaqueline Rabelo de Lima, Mario Cezar Amorim de Oliveira, Nilson de Souza Cardoso. (Org.). ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2021.v. Único, p. 450-460. |
23. | COTTA, D. O. ; MUNFORD, Danusa ; FRANCA, E. S.. O que faz um cientista? Uma proposta de Ensino de Ciências por Investigação e Literatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental . Em: Franco, Luiz Gustavo. (Org.). Ciência em contexto: propostas para construir espaços-tempos de ciência na escola. 1ed.São Paulo. : Editora Na Raiz. 2021.p. 367-386. |
24. | COURA, F. C. F. ; OLIVEIRA, A. T. C. C. ; CRISTOVÃO, E. M. ; ANDRADE, F. ; MARCO, F. F. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Panorama das Licenciaturas em Matemática em Universidades Federais e Estaduais na Região Sudeste: adequação à Resolução CNE/CP No. 02/2015. Em: ZAIDAN, S.;FERREIRA, A. C.; DE PAULA, E. F.; SANTANA, F. C. M.; COURA, F. C. F.; PEREIRA, P. F.;STORMOWSKI, V.. (Org.). A Licenciatura em Matemática no Brasil em 2019: Análises dos projetos dos cursos que se adequaram à Resolução CNE/CP 02/2015. 1ed.Brasília. : SBEM BRASIL. 2021.v. 1, p. 176-260. |
25. | FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; CAPPELLE, VANESSA ; MEIRELLES, S. M. ; Souto, K.C.N. ; MUNFORD, DANUSA. Quando as crianças investigam: Uma experiência com uma turma do 3o ano do Ensino Fundamental. Em: Franco, Luiz Gustavo. (Org.). Ensinando Biologia por investigação: Propostas para inovar a ciência na escola. 1ed.São Paulo. : Editora Na Raiz. 2021.p. 42-65. |
26. | LOZADA, A. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ESTATISTÍCA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS. Em: Willian Douglas Guilherme; Diogo Luiz Lima Augusto; Roger Goulart Mello. (Org.). EDUCAÇÃO EM FOCO: HISTÓRIA, POLÍTICA E CULTURA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2ed.Rio de Janeiro. : Editora e-Publicar. 2021.v. 2, p. 390-408. |
27. | MELLO, E. M. ENSINO DE GEOMETRIA PARA UMA ALUNA CEGA. Em: ADRIANA REGINA VETTORAZZI SCHMITT; JACINTA LÚCIA RIZZI MARCOM. (Org.). Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 4. 1ed.Ponta grossa. : Atena. 2021.v. 4, p. 156-163. |
28. | MORAES, A. F. ; MUSSATO, S. ; PAZUCH, V.. Resolução de problemas com o software GeoGebra: possibilidades para o ensino de proporcionalidade e função linear nos anos finais do Ensino Fundamental. Em: Adnelson Jati Batista; Filipe Novôa Vaz; Solange Almeida Santos. (Org.). Aplicações e reflexões da resolução de problemas par o ensino e aprendizagem de matemática. 1ed.Boa Vista - RR. : EDUCITEC. 2021.v. 1, p. 194-216. |
29. | MORI, R. C. Um quimiscritor entre (as)simetrias. Em: MACIERA, A. C.; MASSI, L.. (Org.). Caleidoscópio Primo Levi - ensaios sobre um poliédrico quimiscritor. 1ed.Campinas. : Unicamp. 2021.p. 167-192. |
30. | PAULO REIS SOARES, JOÃO ; RODRIGO SANTOS DA SILVA, JOÃO. IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES PAULISTAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM RELAÇÃO A SEUS OBJETIVOS PROFISSIONAIS. Em: Jaqueline Rabelo de Lima; Mario Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Solza Cardoso. (Org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Fortaleza. : Editora Realize. 2021.v. 1, p. 2454-2464. |
31. | PAZUCH, V.; FONSECA, R. F.. GD 01: Reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em matemática. Em: Rogério Marques Ribeiro, Douglas da Silva Tinti, Armando Traldi Jr.. (Org.). VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática [livro eletrônico]: discussões e encaminhamentos. 1ed.São Paulo - SP. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo. 2021.v. 1, p. 20-34. |
32. | PUGLIESE, A.; CASSIAVILLANI, T. P. ; CARMO, V. A.. Introdução. Em: Adriana Pugliese; Thieni Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 1ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 11-15. |
33. | REGINA DE OLIVEIRA HUNGARO, ANA ; PUGLIESE, ADRIANA. A TEMÁTICA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM UM PERIÓDICO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed. Em: . : Editora Realize. 2021.p. 2971-2981. |
34. | Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA ; Trevisan, André Luis ; Elias, Henrique Rizek. How Teachers Deal with Students¿ Mathematical Reasoning When Promoting Whole-Class Discussion During the Teaching of Algebra. Em: Alina Galvão Spinillo; Síntria Labres Lautert; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. (Org.). Mathematical Reasoning of Children and Adults. 1aed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.p. 239-264. |
35. | RODRIGUES, M.I.R.; ENGELMANN, S. M. ; GUILGER, F. ; ROQUE, D. R. R. ; VALINHO, M. ; OLYMPIO, R.. Projeto Guatá: cientistas pelo olhar de crianças em escolas de Diadema. Em: Pedro Membiela, María Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). Perspectivas y Prácticas Docentes en la Enseñanza de las Ciencias. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2021.v. 1, p. 507-516. |
36. | SAKUMOTO, K. K. B. ; MUNFORD, Danusa. Formas de articular ponto de vista e evidências na argumentação de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Em: Jaqueline Rabelo de Lima; Mario Cezar Amorim de Oliveira; Nilson de Souza Cardoso. (Org.). Itinerários de Resistência: Pluralidade e Laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2021.v. 1, p. 2703-2713. |
37. | SANTANA, C. M. B. ; FRANZOLIN, Fernanda. Evolução, Religião e Crença: concepções de alunos do ensino médio. Em: Jaqueline Rabelo de Lima, Mario Cezar Amorim de Oliveira, Nilson de Souza Cardoso. (Org.). ENEBIO: itinerários de resistência - pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed.Campina Grande. : Realize Editora. 2021.v. Único, p. 405-414. |
38. | SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI ; FRANZOLIN, Fernanda. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO DE BIODIVERSIDADE ATRAVÉS DO PENSAMENTO FILOGENÉTICO. Em: Rochele de Quadros Loguercio; Alcina Maria Testa Braz da Silva. (Org.). Narrativas de uma Escola de Formação: VIII Escola de Formação de Pesquisadores em Educação Ciências (VIII EFPEC). 1ed.Rio de Janeiro. : Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências-ABRAPEC. 2021.v. Único, p. 57-64. |
39. | SCHIMIDT GUOLO, PAULA ; PUGLIESE, ADRIANA. STORYTELLING E PROCRSSOS DE ESPECIAÇÃO: HISTÓRIAS ANIMADAS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed. Em: . : Editora Realize. 2021.p. 219-229. |
40. | SESSA, P. S. ; SILVA, JOÃO RODRIGO SANTOS DA ; PUGLIESE, A.. Alfabetização Científica na (e para) a formação de jovens (professores). Em: Adriana Pugliese; Thiene Pelosi Cassiavillani; Vanessa Carmo. (Org.). Divulgação científica em blogs: uma conversa com ciência. 22ed.Santo André. : EdUFABC. 2021.p. 89-95. |
41. | SILVA, F. A. ; BARBOSA, O. C. ; Capecchi, M. C. V. M.. Escola aberta ou escola fechada? A função social da escola em questão durante a pandemia da COVID-19. Em: GEREMIAS, A. A.; SOUSA NETO, J. C.; BARROS, G. R N.. (Org.). Questões e práticas educacionais em tempos de pandemia.. 1ed.São Paulo. : BT Acadêmica. 2021.v. unico, p. 27-48. |
42. | SILVA, J. L. ; SESSA, P. S.. Prática docente no contexto da Educação ambiental:os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável em foco. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. IIIed.Diadema. Em: . : vveditora. 2021.v. III, p. 995-1006. |
43. | SILVA, T. A. ; NOVAIS, R. M.. A temática "Afetividade" na revista "Enseñanza de las Ciencias": uma análise bibliográfica de 1998 a 2018. Em: Robson Macedo Novais. (Org.). ASPECTOS AFETIVOS E EMOCIONAIS DA PRÁTICA EDUCATIVA: pressupostos e perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem. 1ed.Curitiba. : Editora CRV. 2021.v. 1, p. 163-174. |
44. | SOARES CORDEIRO, ROGÉRIO ; PUGLIESE, ADRIANA ; SOUSA BRITO PEREIRA, MARTHA ; SILVA DE SOUSA, ELSON ; FERREIRA SOUSA, MAGNO. QUAL O PERFIL DAS QUESTÕES DE BOTÂNICA NO ENEM?. Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. 1ed. Em: . : Editora Realize. 2021.p. 3999-4008. |
45. | TEIXEIRA, A. S. M. ; MUSSATO, S. ; PAZUCH, V.. Resolução de problemas de geometria espacial com tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em: Adnelson Jati Batista; Filipe Novôa Vaz; Solange Almeida Santos. (Org.). Aplicações e reflexões da resolução de problemas par o ensino e aprendizagem de matemática. 1ed.Boa Vista - RR. : EDUCITEC. 2021.v. 1, p. 15-42. |
46. | TREVISAN, A. L. ; FERREIRA, M. C. N. ; AGUIAR, M.. O Pensamento Funcional nas disposições curriculares e possibilidades para o ensino. Em: Marcelo Navarro da Silva; Simone Bueno. (Org.). Estudos sobre currículos na Educação Matemática. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2021.v. 1, p. 91-114. |
1. | ALVIM, Marcia Helena; BRZOZOWSKI, S.. CONHECIMENTOS INDÍGENAS SOBRE OS PODERES CURATIVOS DE ALGUMAS PLANTAS. Em: Oliveira, Zaqueu Vieira; Alvim, Márcia Helena.. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1ed.Santo André. : UFABC. 2020.v. 1, p. 175-190. |
2. | Azevedo, Érika de Sousa ; Albrecht, Evonir. ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE TRABALHOS DOS ENPEC¿S DE 2009 ATÉ 2017. As Metas Preconizadas para a Educação e a Pesquisa Integrada às Práticas Atuais 4. 1ed.Ponta Grossa - PR. Em: . : Atena Editora. 2020.p. 86-93. |
3. | BIZZO, N. M. V. The history of Science and Science education: tools for practice and research in schools. Em: EL HANI, C., PIETROCOLA, M., MORTIMER, E and OTERO, R.. (Org.). Science Education Research in Latin America. 1ed.Leiden. : Brill. 2020.v. 1, p. 426-456. |
4. | Bizzo, Nelio. An Eye-Witness Account of Freire?s Return Back to Brazil After the Exile: Personal Reflections on Fighting Oppression. Em: James D. Kirylo. (Org.). Reinventing Pedagogy of the Oppressed. 1ed.London. : Bloomsbury Academic. 2020.v. 1, p. 211-221. |
5. | CARDOSO, V. C. A Licenciatura em Matemática na UFABC: discutindo a interdisciplinaridade na formação inicial do professor que ensina matemática. Em: Armando Traldi Jr; Douglas da Silva Tinti; Rogério Marques Ribeiro. (Org.). Formação de Professores que ensinam matemática: processos, desafios e articulações com a escola básica. 1ed.São Paulo. : Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo. 2020.v. único, p. 68-82. |
6. | CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, Marcia Helena. A HISTÓRIA DA EUGENIA NO BRASIL PARA DISCUSSÃO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO. Em: Oliveira, Zaqueu Vieira; Alvim, Márcia Helena. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2020.v. 1, p. 149-174. |
7. | CARVALHO, G. S. ; NOVAIS, R. M.. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo: um referencial para pesquisa sobre os conhecimentos necessários para a docência no ensino de Ciências. Em: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2020.v. 1, p. 48-58. |
8. | CÁSSIO, F. Elogio à universidade pública [Prefácio]. Em: João Carlos Salles. (Org.). Universidade pública e democracia. 1ed.São Paulo. : Boitempo. 2020.p. 9-14. |
9. | DIETRICH, A. M.; HASHIZUME, C. M. ; FRANCISCATO, I.. EDH Narrativas e Linguagens. Em: DIETRICH, A. M., HASHIZUME, C.; FRANCISCATO, I.. (Org.). Educação em Direitos Humanos: narrativas biográficas. 1aed.Santo André. : ÚFABC. 2020.v. 1, p. 1-11. |
10. | DIETRICH, A. M.; JUAREZ, G.. Educação em Direitos Humanos - Narrativas Negras: O canto das Iaras, Dandaras e Iansãns. Em: Ana Maria Dietrich. (Org.). O canto das Iaras, Dandaras e Iansãs: Batuclagem diversas. 2ed.Santo André. : Editora UFABC. 2020.v. 1, p. 17-21. |
11. | DIETRICH, A. M.; PEDERSEN, S. A.. Apresentação. Em: Ana Maria Dietrich; Simone Pedersen. (Org.). Batuclagem Diversas: A lenda da Iara e outros contos. 1ed.Santo André. : Editora UFABC. 2020.v. 1, p. 13-17. |
12. | GOMES, R. P. ; LOCATELLI, Solange Wagner. Percepções sobre a dificuldade no aprendizado de química acerca de alunos surdos. Em: Wender Faleiro; Geize Kelle Ribeiro; Lázara Cristina da Silva. (Org.). Ciências da natureza na diversidade dos contextos educacionais. 1ed.Goiânia. : Kelps. 2020.v. 6, p. 203-218. |
13. | GUOLO, P. S. ; ALVAIDE, N. F. ; PUGLIESE, A.. Modelos de startups na Educação Básica: desenvolvimento de aplicativos para atender a Agenda 2030. Em: José Pascoal Mantovani; Sérgio Marcus Nogueira Tavares; Tassiane Boreli Pinato. (Org.). Educação para sustentabilidade: articulações multidisciplinares. 1ed.São Paulo. : Umesp. 2020.v. 1, p. 124-135. |
14. | JUNQUEIRA, R. D. ; CÁSSIO, F. ; PELLANDA, A.. Políticas educacionais de gênero e sexualidade no Brasil 2020: enquadramentos e enfrentamentos. Em: Regina Facchini; Isadora Lins França. (Org.). Direitos em disputa: LGBTI+, poder e diferença no Brasil contemporâneo. 1ed.Campinas. : Editora da Unicamp. 2020.p. 189-216. |
15. | Kian, Fátima Aparecida ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D.. Um caminho para o desenvolvimento da linguagem probabilística nos primeiros anos do ensino fundamental. Em: Campos, Celso Ribeiro; Perin, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté. : Akademy. 2020.v. 1, p. 21-27. |
16. | MARANDINO, M. ; PUGLIESE, A. ; MONACO, L. M. ; MILAN, B. ; SCALFI, G.. Apresentação. Em: Martha Marandino; Adriana Pugliese; Luciana M. Monaco; Barbara Milan; Graziele Scalfi. (Org.). Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. 1ed.São Paulo. : FEUSP. 2020.p. 5-12. |
17. | MUNFORD, Danusa; FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; TELES, A. P. S. S.. A ARGUMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS: potencialidades e desafios nas aulas de Ciências. Em: Wender Faleiro; Camila Rocha Cardoso. (Org.). Processos educativos em Ciências da Natureza na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1ed.Goiânia. : Editora Kelps. 2020.p. 101-122. |
18. | NOVAIS, R. M. Narrativas reflexivas na formação inicial de professores de Química. Em: Américo Junior Nunes da Silva. (Org.). Educação: atualidade e capacidade de transformação do conhecimento gerado 2. 1ed.Ponta Grossa, PR. : Atena. 2020.v. 2, p. 58-67. |
19. | NOVAIS, R. M. Experimentação na Educação Química. Em: Robson Macedo Novais, Wallace Alves Cabral (Orgs.). (Org.). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: reflexões teóricas e práticas. 1ed.Curitiba-PR. : EDITORA CRV. 2020.v. 1, p. 17-20. |
20. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O ensino à distância - EaD e o processo de ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. Em: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Covid-19: Aspectos multidisciplinares Educação. 1ed.Manaus. : Edua. 2020.v. 1, p. 73-90. |
21. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Atitudes em relação à probabilidade de estudantes de cursos interdisciplinares no ensino superior no Brasil e seu desempenho no ensino superior no Brasil e seu desempenho acadêmico. Em: Campos, Celso Ribeiro; Perin, Andréa Pavan. (Org.). Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté. : Akademy. 2020.v. 1, p. 14-20. |
22. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Relações entre linguagem, alfabetização e letramento probabilístico. Em: Ailton Paulo de Oliveira Junior e Fátima Aparecida Kian. (Org.). Por dentro da escola. 1ed.Manaus. : Edua. 2020.v. 1, p. 15-30. |
23. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Kian, Fátima Aparecida. Ensino de Probabilidade para o Ensino Fundamental por meio da origem da ideia de acaso e aleatório e o letramento probabilístico. Em: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Leituras sobre educação: a voz do professor. 32ed.Manaus. : Edua. 2020.v. 1, p. 1-17. |
24. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. Potencialidades da utilização de livros paradidáticos no ensino de estatística para o ensino fundamental. Em: Ailton Paulo de Oliveira Junior; Fátima Aparecida Kian. (Org.). Leituras sobre educação: a voz do Professor. 1ed.Manaus. : Edua. 2020.v. 1, p. 85-97. |
25. | OLIVEIRA, Z. V. ; ALVIM, Marcia Helena. HANS STADEN E SUAS VIAGENS AO BRASIL: INTERDISCIPLINARIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. Em: Oliveira, Zaqueu Vieira; Alvim, Marcia Helena.. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2020.v. 1, p. 19-34. |
26. | PUGLIESE, A.; MARANDINO, M. ; OLIVEIRA, I. S. ; RIBAS, G. G. ; ARAUJO, I.. Propostas educativas para a formação de professores. Em: Martha Marandino; Adriana Pugliese; Luciana M. Monaco; Barbara Milan; Graziele Scalfi. (Org.). Práticas educativas e formação de públicos de museus: relações entre ciência, sociedade e temas controversos. 1ed.São Paulo. : FEUSP. 2020.p. 41-57. |
27. | RIBEIRO, SIDARTA ; Fernandes, Valter ; Bezerra Mota, Natalia ; BROCKINGTON, GUILHERME ; Pompeia, Sabine ; Ekuni, Roberta ; Pegado, Felipe ; Torres, Ana Raquel ; Coquerel, Patrick ; Naschold, Angela ; Deslandes, Andrea ; COPELLI, MAURO ; Weissheimer, Janaina. Ideas for a school of the future. Neurotechnology: Methods, advances and applications. 1ed. Em: . : Institution of Engineering and Technology. 2020.p. 247-279. |
28. | ROCHA, C. M. S. ; ALVIM, Marcia Helena. A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA COMO TEMA DE REFLEXÃO CRÍTICA EM AULAS DE FÍSICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. Em: Oliveira, Zaqueu Vieira; Alvim, Márcia Helena.. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1ed.Santo André. : UFABC. 2020.v. 1, p. 207-224. |
29. | RODRIGUES, M.I.R.; ROQUE, D. R. R. ; NEGRAO, C. S.. .Miiddle School Girls in a Scientific Context and Their Conception About Scientists: What Can Be Learned?. Em: Olivia Levrini $ Giulia Tasquier. (Org.). The Beauty and Pleasure of Understanding: Engaging with Contemporary Challenges Through Science Education. 1ed.Bolonha/Itália. : ALMA MATER STUDIORUM. 2020.p. 1270-1276. |
30. | SANTOS, A. M. F. ; ALVIM, Marcia Helena. ABORDAGEM HISTÓRICA ALIADA A RECURSOS DIVERSIFICADOS DE ENSINO NO ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DAS CORES. Em: Oliveira, Zaqueu Vieira; Alvim, Márcia Helena.. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2020.v. 1, p. 225-248. |
31. | SANTOS, Z. ; COSTA, Lúcio Campos. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA ALUNOS DE 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Em: Zaqueu Vieira Oliveira; Márcia Helena Alvim. (Org.). PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA: ABORDAGENS HISTÓRICAS. 1ed.Santo André. : Universidade Federal do ABC. 2020.v. 1, p. 113-124. |
32. | Silva Santos, Luzia Roseli da ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. Preparação de livro paradidático para o ensino de estatística no ensino fundamental considerando a Base Nacional Comum Curricular no Brasil. Investigações hispano-brasileiras em educação estatística. 1ed.Taubaté. Em: . : Akademy. 2020.v. 1, p. 158-163. |
33. | XAVIER, ALLAN MOREIRA. Uma pedagogia de odores e fracassos: Cartografia de uma via transviadosapatônica para educação. Em: VERSUTI, Fabiana Maris, MULLE,Rafael Lima Dalle; PERALTA, Deise Aparecida; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa (Orgs.). (Org.). Perspectivas de atuação no caos - Textos e Contextos. 1ed.Porto Alegre. : Editora Fi. 2020.v. 1, p. 21-46. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22