1. | ALBRECHT, E.; CARMO, V. A. ; SILVA, M. P.. A UNIVERSIDADE DAS CRIANÇAS E OS DESAFIOS DA PANDEMIA:UMRECORTE. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. v. 1, p. 1-12, issn: 2237-5996, 2023. |
2. | ALVES, R. ; BENITEZ, P ; MELLO, E. M. ; PASIAN, M. S. ; FONSECA, G. F.. FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS AOS RELATOS. REVISTA DE ENSINO E CULTURA. v. 6, p. 190-210, issn: 2595-7643, 2023. |
3. | ALVIM, Marcia Helena. A História das Ciências e sua interface com a Educação científica através das Epistemologias do Sul. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. v. 16, p. 728-745, issn: 2176-3275, 2023. |
4. | ALVIM, Marcia Helena; CORDEIRO, S. A.. A história das Ciências e a interdisciplinaridade: uma relação possível no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 14, p. 1-19, issn: 2179-426X, 2023. |
5. | ARAUJO, I. ; SAVASSA, L. ; PUGLIESE, A.. Os museus de ciências como espaço de inclusão: ações educativas e formativas no Zoológico de São Paulo. ARETÉ (MANAUS). v. 21, p. e23035, issn: 1984-7505, 2023. |
6. | ARAUJO, LEONARDO AUGUSTO LUVISON ; SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI ; FRANZOLIN, FERNANDA. Brazilian teachers? views and experiences regarding teaching biodiversity in an evolutionary and phylogenetic approach. EVOLUTION (NEW YORK. INTERNET). v. 16, p. 1-20, issn: 1936-6434, 2023. |
7. | BALDAN DA SILVA, DANIELA INÊS ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. Aprendizagem relatada por três professoras e o ensino de álgebra nos anos iniciais. PNA : REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. v. 17, p. 323-346, issn: 1887-3987, 2023. |
8. | BARBIÉRI, CELSO ; KOFFLER, SHEINA ; LEOCADIO, JAILSON NUNES ; ALBERTINI, BRUNO ; FRANCOY, TIAGO MAURÍCIO ; Saraiva, Antonio Mauro ; Ghilardi-Lopes, Natalia P.. Evaluation of a Bee-Focused Citizen Science Training Process: Influence of Participants? Profiles on Learning. Sustainability. v. 15, p. 13545, issn: 2071-1050, 2023. |
9. | BATISTA FLOSE JARDIM, VANIA ; JACQUES RIBEIRO, ALESSANDRO ; AGUIAR, MARCIA. O uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional para o ensino da estrutura algébrica de Grupos na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-21, issn: 2359-2842, 2023. |
10. | BIZERRA, ALESSANDRA ; OLIVEIRA, BIANCA HIPÓLITO DE ; KAUANO, RAFAEL VITAME ; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de ; GROTZ MOREIRA DE VASCONCELLOS, IARA ; KEI SATO, MARCELO ; CERQUEIRA DAS NEVES, ANA LUIZA ; ANSALDI, CAROLINA. Conservação da biodiversidade em placas de zool'ogicos e aqu'arios. Journal of Science Communication - América Latina. v. 6, p. 1-24, issn: 2611-9986, 2023. |
11. | BIZZO, NELIO MARCO VINCENZO; GARCIA, PAULO SÉRGIO. Reforma do ensino médio e formação de professores. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v. 16, p. 513-531, issn: 2763-8898, 2023. |
12. | BULBOV, P. G. ; DIETRICH, A. M.. Curso de extensão universitária ?Africanidades: Por uma educação antirracista?. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-11, issn: 2177-4404, 2023. |
13. | CAIRE, ELAINE ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. Aspectos da Filosofia de Lakatos para a Matemática: reconstrução racional da história da curva normal. Revista de Educação Matemática. v. 20, p. e023083, issn: 2526-9062, 2023. |
14. | CAPPELLE, VANESSA ; FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, DANUSA. Spatiotemporal relationships in science lessons: Building learning opportunities over time. SCIENCE EDUCATION. v. 107, p. 1, issn: 0036-8326, 2023. |
15. | CAPPELLE, VANESSA ; FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, DANUSA. Use of Drawings and Connections Between Epistemic Practices in Grade 1 Science Lessons. SCIENCE & EDUCATION. v. online, p. 1, issn: 1573-1901, 2023. |
16. | CARNEIRO, R. ; MOURA, B.A.. Ainhum, a doença dos escravizados: um estudo sobre os relatos de Silva Lima (1826-1907). Revista História em Reflexão - Revista Eletrônica. v. 17, p. 126-144, issn: 1981-2434, 2023. |
17. | CASSIAVILLANI, T. P. ; ALBRECHT, M.P.S.. Educação sexual: uma análise sobre legislação e documentos oficiais brasileiros em diferentes contextos políticos. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 39, p. 1-23, issn: 1982-6621, 2023. |
18. | CERQUEIRA, B. R. S.; Leite, E. D. ; SOUZA, J. F. R. ; MACIEL, S. P. S.. Formação em divulgação científica: uma análise das possibilidades de um curso de extensão. Ensino e Tecnologia em Revista. v. 7, p. 240-255, issn: 2594-3901, 2023. |
19. | CIRILO, I. G. ; SILVA, J. R. S.. Acessibilidade no Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. ARETÉ (MANAUS). v. 21, p. 1-17, issn: 1984-7505, 2023. |
20. | COTTA, D. O. ; MUNFORD, DANUSA ; FRANÇA, E. S.. O DESENHO ANIMADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROMOVENDO DISCUSSÕES ENTRE CRIANÇAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Experiências em Ensino de Ciências. v. 18, p. 194-217, issn: 1982-2431, 2023. |
21. | COTTA, DEBORAH ; MUNFORD, DANUSA ; FRANÇA, ELAINE SOARES. CIENTISTAS NA SALA DE AULA: INTERAÇÕES COM BONECOS E DISCUSSÕES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO ENTRE CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE). v. 25, p. 1-22, issn: 1983-2117, 2023. |
22. | CÁSSIO, F. Falsos consensos e a luta pela revogação da reforma do ensino médio. Formação em Movimento. v. 5, p. 138-160, issn: 2675-181X, 2023. |
23. | CÁSSIO, F.; TRAVITZKI, R. ; JACOMINI, M. A.. Vagas Ociosas: contradições à ampliação do acesso às universidades federais no Brasil. EDUCAÇÃO E REALIDADE. v. 48, p. e124353, issn: 0100-3143, 2023. |
24. | DA SILVA, FRANCIELE ; PAZUCH, VINÍCIUS. Conhecimentos geométricos mobilizados na prática do professor: Knowledge Quartet como ferramenta de análise. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-RELIME. v. 26, p. 47-80, issn: 1665-2436, 2023. |
25. | DE PAULA, ENIO FREIRE ; PAZUCH, VINÍCIUS ; MAZZI, LUCAS CARATO. Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática. Revista de Educação Matemática. v. 20, p. e023090-01, issn: 2526-9062, 2023. |
26. | DIETRICH, A. M.; GIUFFRIDA, P. B. ; BULBOV, P. G. ; SANTOS, N. V. C. ; NICOLETE, J. N.. Estudos de Gênero. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-4, issn: 2177-4404, 2023. |
27. | DIETRICH, A. M.; GIUFFRIDA, P. B. ; BULBOV, P. G. ; SILVA, E. D. ; SANTOS, N. V. C.. Literatura e manifestações de resistência no Brasil hoje. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-5, issn: 2177-4404, 2023. |
28. | DO NASCIMENTO, LETICIA PEREIRA ; MELLO, ELISABETE MARCON. A inclusão de alunos surdos e o ensino de matemática: aprendizagem matemática dos alunos surdos em tempos de pandemia. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA. v. 21, p. 16403-16409, issn: 1696-8352, 2023. |
29. | DONA, E. G. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimentos e Crenças de uma Formadora de Professores: Análise de sua Prática Letiva ao Ensinar Álgebra na Licenciatura em Pedagogia. Educação Matemática Pesquisa. v. 25, p. 249-282, issn: 1983-3156, 2023. |
30. | DONÁ, E. G. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimentos e Crenças de uma Formadora de Professores. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (IMPRESSO). v. 25, p. 249-282, issn: 1516-5388, 2023. |
31. | DÖRR, RAQUEL CARNEIRO ; NEVES, REGINA DA SILVA PINA ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-27, issn: 2359-2842, 2023. |
32. | FERNANDES, José António ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. Conhecimento de Futuros Professores em Probabilidades: relacionar acontecimentos disjuntos e complementares. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. v. 7, p. 1-21, issn: 2594-4673, 2023. |
33. | FERREIRA, LAYNE VITÓRIA ; CARVALHO, RODRIGO JANONI ; Albrecht, Evonir. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APLICADAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NA ÁREA DE GESTÃO: O CONHECIMENTO PRÉVIO COMO ALIADO NO PROCESSO DE ENSINO. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO). v. 16, p. e1268-18, issn: 1981-223X, 2023. |
34. | FERREIRA, M. C. N. ; PONTE, J. P. ; RIBEIRO, A. J.. Oportunidades de aprendizagem profissional de professores dos anos iniciais no ensino de álgebra: um estudo sobre as práticas de um formador. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 25, p. 1-32, issn: 2178-7727, 2023. |
35. | FERREIRA, MIRIAM CRIEZ NOBREGA ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES ; PONTE, JOÃO PEDRO DA. Práticas e Ações do Formador de Professores que Ensinam Matemática na Orquestração de Discussões Coletivas. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 37, p. 666-687, issn: 1980-4415, 2023. |
36. | FLORENTINO, C. P. A. ; VIZZA, J. R. ; LOCATELLI, S. W.. A metavisualização na representação da evaporação da água com um grupo de estudantes surdos. Educação Química en punto de vista. v. 7, p. 1-18, issn: 2527-0915, 2023. |
37. | FRANCA, E. S. ; MUNFORD, Danusa ; NEVES, V. F. A.. CIÊNCIA E IMAGINAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. v. 28, p. 1-26, issn: 1809-449X, 2023. |
38. | FRANCO, LUIZ GUSTAVO ; MUNFORD, DANUSA. GÊNERO NAS AULAS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM CONCEITUAL. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 39, p. 1-23, issn: 1982-6621, 2023. |
39. | GARCIA, PAULO SERGIO ; MONTEIRO, Paulo Henrique Nico ; Bizzo, Nelio. OS CONHECIMENTOS DOS JOVENS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL (2009/2018) COM BASE NO DESEMPENHO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação Pública. v. 32, p. 863-887, issn: 2238-2097, 2023. |
40. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Motokane, M.T. ; BARRADAS, JULIANA IMENIS ; Xavier, L.Y. ; Menck, E.V.S. ; Gomes, A.C. ; TURRA, ALEXANDER. Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE). v. 26, p. 1-22, issn: 1809-4422, 2023. |
41. | Ghilardi-Lopes, Natalia P.; MOTOKANE, MARCELO ; BARRADAS, JULIANA IMENIS ; XAVIER, LUCIANA YOKOYAMA ; MENCK, ELISA VAN SLUYS ; FRANCO, ANA CLARA GOMES ; TURRA, ALEXANDER. Ocean as an interdisciplinary theme in Brazilian basic education. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE). v. 26, p. 1-22, issn: 1809-4422, 2023. |
42. | GIUFFRIDA, P. B. ; DIETRICH, A. M.. NOTA DE PESAR. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-2, issn: 2177-4404, 2023. |
43. | GIUFFRIDA, P. B. ; DIETRICH, A. M.. Manifesto do Grupo Africanidades/EDH: O Genocídio do povo Yanomami. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-2, issn: 2177-4404, 2023. |
44. | GIUFFRIDA, P. B. ; DIETRICH, A. M.. Manifesto do Grupo EDH/Africanidades acerca do falecimento de Elizabeth Tenreiro. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1-2, issn: 2177-4404, 2023. |
45. | GUTIÉRREZ-ARAUJO, RAFAEL ENRIQUE ; PAZUCH, V.. Enseñanza exploratoria de la geometría con software de geometría dinámica y el aprendizaje del profesorado de matemáticas: Una revisión sistemática. Uniciencia. v. 37, p. 1-22, issn: 2215-3470, 2023. |
46. | HALAMOVÁ, JÚLIA ; KANOVSKÝ, MARTIN ; BROCKINGTON, GUILHERME ; STRNÁDELOVÁ, BRONISLAVA. Automated facial expression analysis of participants self-criticising via the two-chair technique: exploring facial behavioral markers of self-criticism. Frontiers in Psychology. v. 14, p. 1, issn: 1664-1078, 2023. |
47. | JARDIM, V. B. F. ; Aguiar, Marcia ; Ribeiro,A.J.. Tarefas de aprendizagem profissional e o conhecimento matemático envolvendo a estrutura algébrica de Grupos: uma experiência na licenciatura em Matemática. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 13, p. 1-21, issn: 2238-0345, 2023. |
48. | JARDIM, VANIA BATISTA FLOSE ; AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 13, p. 1-21, issn: 2238-0345, 2023. |
49. | LACERDA, JOÃO VICTOR A. ; KOFFLER, SHEINA ; GONZALEZ, JANAINA DUTRA ; MONTEIRO, GUSTAVO BELLINI ; KAWABE, LARISSA DE ARAÚJO ; MENDES, MICHELLE ; BRAVO, PEDRO ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani. Many possibilities for students as citizen scientists: a supplement to Forti (2023). Biodiversity (Nepean). v. 24, p. 1-5, issn: 2160-0651, 2023. |
50. | LEITE, TATIANA S. ; PINHEIRO, IGOR E. ; BERCHEZ, Flávio ; BERTONCINI, ÁTHILA A. ; CIMA, OSWALDO M. DEL ; DEMETRESCU, IRENE E. ; FRANCINI-FILHO, RONALDO B. ; KIKUCHI, RUY K.P ; MACHADO, ARTHUR A. ; MAIA-NOGUEIRA, RODRIGO ; MARTINS, FLAVIO L. ; MENDES, LIANA F. ; RAMBELLI, GILSON ; SAMPAIO, CLAUDIO L.S. ; SEGAL, BARBARA ; AGUIAR, ALINE A. ; AULER, AUGUSTO S. ; BARROCO-NETO, JOSÉ ; BONALDO, ROBERTA M. ; Ghilardi, N. P. ; et.al. Scientific diving in Brazil: history, present and perspectives. Ocean And Coastal Research. v. 71, p. e23045, issn: 2675-2824, 2023. |
51. | LIMA, CAROLINE MIRANDA PEREIRA ; PAZUCH, VINÍCIUS. Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE). v. 19, p. e11393-24, issn: 2178-2679, 2023. |
52. | LIMA, CAROLINE MIRANDA PEREIRA ; PAZUCH, VINÍCIUS. Formação inicial e continuada. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. v. 18, p. e023166-20, issn: 1982-5587, 2023. |
53. | LIMA, E. C. C. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. A Competência Profissional de Professores em Formação Continuada: uma experiência do Programa Ciência na Escola. Educação química. v. 1, p. 1-19, issn: 2527-0915, 2023. |
54. | LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. Revisitando a utilização de plataformas digitais no Ensino de Ciências: uma proposta de revisão bibliográfica. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 3658-3683, issn: 1989-4155, 2023. |
55. | LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; James, A.. Across the ocean: contributions of inquiry-based learning in Brazilian and South Africans teachers' perceptions. INTERMEIO (UFMS). v. 29, p. 11-30, issn: 1413-0963, 2023. |
56. | LOPES, L. A. ; Capecchi, M. C. V. M. ; BRAGA, A. C. A.. Mapas narrativos sobre espaços significativos identificados no CEU Butantã. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE). v. 64, p. 1-19, issn: 1983-9278, 2023. |
57. | MARTHO, F. ; FRANZOLIN, Fernanda. Análises preliminares do uso do material didático: ?É mato, planta ou comida??. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 11, p. 1-10, issn: 2357-724X, 2023. |
58. | MARTINS, G. C. ; GALVAO, V. S. ; ALTARUGIO, Maisa Helena. Explorando o uso de memes como recurso significativo em aulas do Programa Ciência na Escola. Amazônia (UFPA). v. 19, p. 34-48, issn: 2317-5125, 2023. |
59. | MATOS, NICOLAS BERNARDO ; ZANOTELLO, MARCELO. A Teoria das Inteligências Múltiplas e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica: uma análise bibliográfica do período 2010-2020. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA. v. 34, p. 1-26, issn: 1981-8106, 2023. |
60. | MATTOS, R. M. ; ALBRECHT, E.. A curricularização da extensão nos cursos de ingresso da UFABC. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 29, p. 1-17, issn: 1981-0431, 2023. |
61. | MAURO FILHO, SEBASTIÃO ; Albrecht, Evonir. TELESCÓPIO NEWTONIANO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO E A SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ASTRONÔMICOS. CONTEMPORÂNEA - REVISTA DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA. v. 3, p. 2724-2755, issn: 2447-0961, 2023. |
62. | MELLO, ELISABETE MARCON. Dificuldades com a linguagem matemática em aulas de álgebra no ensino superior. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 20, p. 2564-2571, issn: 1983-0882, 2023. |
63. | MESQUITA, JOSILDA DOS SANTOS NASCIMENTO ; ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva. O espaço escolar e a curiosidade infantil sobre o corpo: caminhos e desafios para a prática docente em uma educação CTSThe school space and children's curiosity about the body: paths and challenges for teaching practice in a CTS educationEl espacio escolar y la curiosidad de los niños por el cuerpo: caminos y desafíos para la práctica docente en una educación CTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 14, p. 1-20, issn: 2179-426X, 2023. |
64. | MILENA, L. M. ; MUNFORD, DANUSA ; Fernandes, P.C.. O CONSTRUTO DE PRÁTICAS EPISTÊMICAS EM PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE). v. 28, p. 227-259, issn: 1518-8795, 2023. |
65. | MOURA, B.A. A luz, seus fenômenos e os instrumentos: um estudo iconográfico da óptica (1665-1797). CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 40, p. 610-669, issn: 2175-7941, 2023. |
66. | Moura, Breno Arsioli. Picturing Benjamin Franklin?s Kite Experiment in the Nineteenth Century. Science & Education. v. 33, p. 1117-1143, issn: 0926-7220, 2023. |
67. | MOURA, T. L. D. ; BENITEZ, P. ; GOMES, V. M. S. ; ELIAS, N. C. ; PICHARILLO, A. D. M.. Trajetória educacional de estudantes com autismo e deficiência intelectual: avaliação de leitura, escrita, matemática e comportamento verbal. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-16, issn: 1980-850X, 2023. |
68. | NASCIMBEN DELMONDI MUNHÓZ, NATALIA ; PAZUCH, VINÍCIUS. Conhecimento profissional do professor ao ensinar transformações geométricas. Educação Matemática Pesquisa. v. 25, p. 122-144, issn: 1983-3156, 2023. |
69. | NASCIMENTO, F. R. O. ; ROSADO, J. P. ; MORI, R. C.. 'A chimica entre nós', de João Martins Teixeira: breve análise e transcrição de um texto pioneiro sobre a história (do ensino) da química no Brasil. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA. v. 15, p. 1043-1055, issn: 1984-6835, 2023. |
70. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; DATORI BARBOSA, N.. Probabilidade em ação: apresentando um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade nos anos iniciais. Revista de Educación Estadística. v. 2, p. 1-25, issn: 2810-6164, 2023. |
71. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; KIAN, F. A. ; SANTOS, L. R. S.. Ambiguidade lexical em probabilidade: conhecimento de alunos do ensino fundamental sobre acaso, aleatório e incerteza. Areté, Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela. v. 9, p. 99-126, issn: 2443-4566, 2023. |
72. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo ; LOZADA, A. O.. Research on the use and creation of paradidactic books for teaching probability in the final years of Elementary School in BrazilResearch on the use and creation of paradidactic books for teaching probability in the final years of elementary school in BrazilInvestigación sobre el uso y la creación de libros de texto para la enseñanza de la probabilidad en los últimos años de la Enseñanza Fundamental en Brasil. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 14, p. 1-25, issn: 2179-426X, 2023. |
73. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Avaliando a usabilidade de um jogo digital para o ensino de probabilidade por professores dos anos iniciais do ensino fundamental. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-20, issn: 2359-2842, 2023. |
74. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Tasks about impossible random events: a pedagogical game as a teaching tool for the early years of elementary school. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 25, p. 183-208, issn: 2178-7727, 2023. |
75. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Investigación sobre el uso de juegos manipulativos y digitales del 1° al 5° grado de la Enseñanza Fundamental para la enseñanza de la Probabilidad en Brasil. ESTUDIOS PEDAGÓGICOS (ONLINE). v. 49, p. 413-436, issn: 0718-0705, 2023. |
76. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Professores dos anos iniciais do ensino fundamental avaliando a usabilidade de um jogo de tabuleiro para o ensino de probabilidade. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 18, p. 1-21, issn: 2237-0315, 2023. |
77. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SALERNO, Sandra ; MORAIS, A. M. O.. A Compreensão de Termos Estatísticos: O Que É Censo e Qual É a Sua Utilização?. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS. v. 28, p. 1-19, issn: 2318-0870, 2023. |
78. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da. A UTILIZAÇÃO E CRIAÇÃO DE PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. CADERNOS DE PESQUISA. p. 55-80, issn: 2178-2229, 2023. |
79. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; Kian, Fátima Aparecida. Evaluating Lexical Ambiguities About Brazilian Students in The Fifth Year of Elementary School Towards Statistical Graphs and Tables. PARADIGMA (MARACAY). p. 151-174, issn: 2665-0126, 2023. |
80. | PAPALARDO, S. P. T. ; BUENO FILHO, M. A. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; FRANZOLIN, Fernanda. Possibilidades para a equidade de gênero por meio do Ensino de Ciências por investigação. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE). v. 29, p. 1-14, issn: 1980-850X, 2023. |
81. | PAZ, G. S. B. ; LOCATELLI, S. W.. REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E DA METACOGNIÇÃO. VIVÊNCIAS (URI. ERECHIM). v. 19, p. 209-225, issn: 1809-1636, 2023. |
82. | PEREIRA DO NASCIMENTO, LETICIA ; MARCON MELLO, ELISABETE. Educação Matemática para surdos: novos caminhos para literatura. REVEMAT. v. 18, p. 1-19, issn: 1981-1322, 2023. |
83. | PRIOLI, K. C. M. ; ALBRECHT, M. P. S.. O uso de tecnologia na coordenação de tutores em um curso de formação continuada para professores de ciências. INDAGATIO DIDACTICA. v. 15, p. 415-426, issn: 1647-3582, 2023. |
84. | QUEIROZ-SOUZA, CAREN ; VIANA, BLANDINA ; Ghilardi-Lopes, Natalia ; KAWABE, LARISSA ; ALEXANDRINO, EDUARDO ; FRANÇA, JULIANA ; KOFFLER, SHEINA ; Saraiva, Antonio Mauro ; LOULA, ANGELO. Opportunities and Barriers for Citizen Science Growth in Brazil: Reflections from the First Workshop of the Brazilian Citizen Science Network. Citizen Science: Theory and Practice. v. 8, p. 13, issn: 2057-4991, 2023. |
85. | RAMOS, MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; MELLO, ELISABETE MARCON. O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar etnomatemático. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 4159-4168, issn: 1989-4155, 2023. |
86. | REGIS, CARLOS ALBERTO ; MELLO, ELISABETE MARCON. O ensino de geometria espacial utilizando o software GeoGebra: uma revisão da literatura. PEER REVIEW. v. 5, p. 189-202, issn: 1541-1389, 2023. |
87. | ROCHA, A. B. ; LOCATELLI, S. W.. Mobilização de saberes e da metacognição por professores da Educação Infantil no Ensino de Ciências. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO. v. 30, p. 1-23, issn: 2238-0302, 2023. |
88. | ROCHA, ADRIANA BIGIDO ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REVISTA REAMEC. v. 11, p. e23023-23, issn: 2318-6674, 2023. |
89. | RODRIGUES, M.I.R.; TORQUATO, C. A. O. ; AURELIO, L. G. R. ; BUENO, M. ; MADUREIRA, P. F. ; JUNQUEIRA, V. A.. Narrando o acontecimento escolar: o uso do diário de bordo na pesquisa em educação. Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades. v. 1, p. 1, issn: 1932-3231, 2023. |
90. | SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI ; CALEGARI, ANDREIA DOS SANTOS ; SOARES, JOÃO PAULO REIS ; ALMEIDA, ESTER APARECIDA ELY DE ; JORGE, JÉSSICA ; DE CARVALHO, GRAÇA SIMÕES ; FRANZOLIN, FERNANDA. Evolução e biodiversidade: livros didáticos e interesses e concepções dos estudantes. AMAZÔNIA (UFPA. 2004). v. 19, p. 270-288, issn: 1980-5128, 2023. |
91. | SANTANA, CAROLINA MARIA BOCCUZZI ; DOS SANTOS CALEGARI, ANDREIA ; CARVALHO, GRAÇA S. ; SOARES, JOÃO PAULO REIS ; DE ALMEIDA, ESTER APARECIDA ELY ; JORGE, JÉSSICA ; FRANZOLIN, FERNANDA. Local biodiversity: students? interests and perceptions, and teaching materials. INTERNATIONAL JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. Online, p. 1-20, issn: 0950-0693, 2023. |
92. | SANTOS, E. R. O. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. O feminismo negro surdo na educação inclusiva. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade. v. 2, p. 1-27, issn: 2764-4537, 2023. |
93. | SHIMADA, M. S. ; LOCATELLI, S. W.. A evocação do pensamento metavisual em uma atividade sobre o efeito da temperatura na rapidez de uma reação. INDAGATIO DIDACTICA. v. 15, p. 131-150, issn: 1647-3582, 2023. |
94. | SILVA, ANA JULIA PINTO DA ; GOMES, VIVILÍ MARIA SILVA ; CAPECCHI, MARIA CANDIDA VARONE DE MORAIS. Perspectivas da Decolonialidade e Descolonização no Ensino de Matemática: uma Revisão Sistemática da Literatura. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-25, issn: 2359-2842, 2023. |
95. | SILVA, C. V. R. ; Xavier, Allan M.. ENSINO DE CIÊNCIAS E COSMOVISÕES ORIGINÁRIAS: UMA TRAVESSIA ENTRE AS ROTAS CURRICULARES OFICIAIS E A PRODUÇÃO DE CAMINHOS OUTROS. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 13, p. 180-200, issn: 2179-8427, 2023. |
96. | SILVA, DANIELA INES BALDAN DA ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE). v. 43, p. 77-97, issn: 2176-4603, 2023. |
97. | SILVA, J. H. P. ; LOCATELLI, S. W.. Students' Perceptions About a Metacognitive Activity Involving the Concept of the Amount of Substance. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS. v. 18, p. 291-300, issn: 2346-4712, 2023. |
98. | SILVA, J. M. P. ; ALBRECHT, E. ; NEVES, R. DA S. P.. A Construção de uma Tarefa Matemática sobre Sistemas Lineares: Trabalho Colaborativo no Contexto da Formação de um Formador de Professores. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-34, issn: 2359-2842, 2023. |
99. | SILVA, M. P. ; RAIMUNDO, D. S. ; NEVES, R. DA S. P. ; ALBRECHT, E.. A GESTÃO DO CURSO 'CIÊNCIAÉ10' E OS PROCESSOS DE EVASÃOERETENÇÃODECURSISTAS. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. v. 1, p. 01-09, issn: 2237-5996, 2023. |
100. | SILVA, R. S. ; MOURA, B.A.. Resistência e acomodação científica no cinema brasileiro durante a Ditadura Militar (1964-1985): o caso dos filmes Brasil Ano 2000 (1969) e Abrigo Nuclear (1981). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. v. 16, p. 493-520, issn: 2176-3275, 2023. |
101. | SOARES, FILIPI ; KOFFLER, SHEINA ; Ghilardi-Lopes, Natalia ; CARVELL, CLAIRE ; CHIAZZESE, JAMES ; DRUCKER, DEBORA ; SALIM, JOSÉ AUGUSTO ; ALBERTINI, BRUNO ; NUNES-SILVA, PATRICIA ; SARAIVA, ANTONIO. Flower-Insect Timed Counts (FIT Count): protocol adaptation and preliminary results in Brazil. Biodiversity Information Science and Standards. v. 7, p. e111545, issn: 2535-0897, 2023. |
102. | TEODOR, STEFANI DINIZ ESTEVES DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, FERNANDA FLÁVIA DE ; FONSECA, FERNANDO LUIZ AFFONSO ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; AZZALIS, LIGIA AJAIME. A UTILIZAÇÃO DO CLUBE DE CIÊNCIAS FORENSES NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DE CASO. HUMANIDADES & TECNOLOGIA EM REVISTA (FINOM). v. 42, p. 1-18, issn: 1809-1628, 2023. |
103. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; Martorano, S. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A.. O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. Chemical Education in Point of View. v. 7, p. 1-14, issn: 2527-0915, 2023. |
104. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; Locatelli, C.V.. Finalidades Educativas Escolares: percepções de licenciandos em ciências sobre a escola na atualidade. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 10, p. 1-10, issn: 2007-9842, 2023. |
105. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA. A construção de saberes profissionais. REVISTA DE FILOSOFIA Y CÎENCIAS - PROMETEICA. v. 28, p. 36-52, issn: 1852-9488, 2023. |
106. | Trevisan, André Luis ; SILVA, DANIELA INÊS BALDAN DA ; SILVA, JANAÍNA MENDES PEREIRA DA ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. Oportunizando Aprendizagens Profissionais a Professores: interações discursivas em um processo formativo. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 37, p. 688-708, issn: 1980-4415, 2023. |
107. | VALERO, R. ; MORI, R. C. ; MASSI, L.. A QUÍMICA NA LITERATURA DE PRIMO LEVI: ASPECTOS FILOSÓFICOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO, MATÉRIA E OFÍCIO QUÍMICO. QUIMICA NOVA. p. 298-306, issn: 0100-4042, 2023. |
108. | VARELA, K. R. R. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA ; OLIVEIRA, Z. V.. A história das ciências e a ecologia dos saberes: diálogos para a construção de uma educação intercultural. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 18, p. 1-16, issn: 2237-0315, 2023. |
109. | ZAJAC, D. R. ; CÁSSIO, F.. A aprendificação da pedagogia das competências na BNCC. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. v. 44, p. e270962, issn: 1678-4626, 2023. |
110. | ZOCCA, CÁSSIO ; BARRETO-LIMA, ANDRÉ ; DALEPRANE, DULCE ; Ghilardi-Lopes, Natalia. Citizen science expanding knowledge: a new record of the lizard Heterodactylus imbricatus (Squamata, Gymnophthalmidae) in south-eastern Brazil. BIODIVERSITY DATA JOURNAL. v. 11, p. e107929, issn: 1314-2828, 2023. |