1. | ALBERGHETTI, R. C. ; Gomes, V.M.S. Competências matemáticas no ensino de matrizes: um projeto interdisciplinar integrando o simulador TinkerCad e a aprendizagem baseada em problemas. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 21, p. 1-20, issn: 2237-0315, 2024.  |
2. | Albrecht, Evonir; GALASSO, BRUNO. EXPLORANDO POSSIBILIDADES NO STELLARIUM PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA. v. 6, p. 277-301, issn: 2358-2472, 2024.  |
3. | ALVES DA SILVA, VALDIR ; PAZUCH, VINÍCIUS. Oportunidades de Aprendizagem Profissional no Contexto da Formação de Professores de Matemática da Educação Básica. Educação Matemática em Revista. v. 29, p. 1-17, issn: 2317-904X, 2024.  |
4. | Alves, G. ; Martorano, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; Gouw, A. ; Linardi, P.. As representações sociais dos estudantes da escola básica brasileira sobre biodiversidade marinha. INDAGATIO DIDACTICA. v. 16, p. 1147-1162, issn: 1647-3582, 2024.  |
5. | ALVIM, Marcia Helena; FERNANDES, R. M.. Monolinguismo e colonialidade do saber: reflexões sobre a utilização do inglês na universalização da ciência. REVISTA INTERTERRITÓRIOS. v. 10, p. 1-22, issn: 2525-7668, 2024.  |
6. | ANDRADE, ADRIANA DE ; ZANOTELLO, MARCELO. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A AUTOMATIZAÇÃO DA COLETA DE DADOS EM APOIO AO ENSINO DE FÍSICA NO LABORATÓRIO DIDÁTICO. ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM REVISTA. v. 14, p. 116-132, issn: 2237-4450, 2024.  |
7. | ARSIOLI MOURA, BRENO; SILVA, INDIANARA LIMA ; ANDRADE, RÔMULO DE PAULA. Revista Brasileira de História da Ciência: 40 anos de contribuição à pesquisa em História da Ciência e da Tecnologia. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA. v. 17, p. 750-763, issn: 2176-3275, 2024.  |
8. | BENTO, G. H. C. ; ALVIM, Marcia Helena. História das ciências africana e afro-brasileira: uma perspectiva decolonial no ensino de química pautado na lei 11.645/2008. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 10, p. 364-378, issn: 2447-6099, 2024.  |
9. | BENTO, G. H. C. ; ALVIM, Marcia Helena. ANÁLISE DA ABORDAGEM HISTÓRICA NORTECENTRADA EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD - 2018. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR. v. 10, p. 738-755, issn: 2447-0783, 2024.  |
10. | BEZERRA, L. H. S. ; MOURA, B.A.. Ciência, fé, conjectura e verdade para Galileu Galilei: um estudo crítico e contextualizado de fontes primárias. REVISTA CIÊNCIAS & IDÉIAS. v. 15, p. e24152654, issn: 2176-1477, 2024.  |
11. | BIZOTTO, F. M. ; SILVA, J. R. S.. Percepção sobre A educação de jovens e adultos durante o programa do residência pedagógica. RIEJA - Revista internacional de Educação de Jovens e Adultos. v. 07, p. 295-313, issn: 2595-6329, 2024. |
12. | BORGES, L. G. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICNCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Amazônia (UFPA). v. 20, p. 49-66, issn: 2317-5125, 2024.  |
13. | Braga, L. ; Ghilardi-Lopes, N.P.. Borboletas do Parque do Museu de Biologia Professor Mello Leitão e a Ciência Cidadã: riqueza de espécies e bioindicação do tipo de habitat. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. v. 01, p. 96-116, issn: 0103-9121, 2024. |
14. | BUENO, K. C. ; FRANZOLIN, FERNANDA. O livro didático de ciências da natureza segundo professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Mais Educação. v. 7, p. 181-203, issn: 2595-9611, 2024. |
15. | CARVALHO, F. R. ; WATANABE, G.. Os níveis de formulação: proposta de aulas complexificada sobre as emergênciasclimática. INTERFACES DA EDUCAÇÃO. v. 15, p. 393-413, issn: 2177-7691, 2024. |
16. | CARVALHO, M. E. R. ; HUNGARO, A. R. O. ; RUANO, J. M. L. R. ; ALVAIDE, N. F. ; PUGLIESE, A.. Educação científica e atividades pedagógicas em um parque natural na perspectiva dos modelos de comunicação pública da ciência. Revista Eletrônica PesquisABC. v. 37, p. 1, issn: 2675-1461, 2024. |
17. | CARVALHO, MARIANA SALES DE ARAÚJO ; TESTONI, LEONARDO. UM EXAME DAS MATRIZES CURRICULARES DE PEDAGOGIA EM RELAÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS. REVISTA MULTITEXTO. v. 12, p. 168-176, issn: 2316-4484, 2024.  |
18. | CERQUEIRA, B. R. S.; ALMEIDA, I. E. ; GOVEA, R. V. B. A. ; ROMAN, C. ; MACEDO, I. S.. Literatura e ciências: criação de uma revista de divulgação científica. Revista Educación en Biología. v. 7, p. 211-213, issn: 2344-9225, 2024. |
19. | CERQUEIRA, B. R. S.; MACIEL, S. P. S. ; NOBRE, Y. O. M.. Avaliação de um jogo educativo no contexto de um museu de ciências. Revista Educación en Biología. v. 7, p. 202-204, issn: 2344-9225, 2024. |
20. | CORDEIRO, DANILO P. ; ZOCCA, CÁSSIO ; Ghilardi-Lopes, Natalia P.. New records of the flower fly Lejops barbiellinii (Ceresa, 1934) (Diptera, Syrphidae) in the Atlantic Forest: integrating collection and citizen science data. Entomological Communications. v. 6, p. ec06039, issn: 2675-1305, 2024.  |
21. | CORREA, H. V. C. ; SHIMADA, M. S. ; LOCATELLI, S. W. ; TESTONI, L. A. ; JAMES, A.. Trends and priorities in inquiry-based science teaching: a study comparing the most cited articles from Brazil and South Africa. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 11, p. 1-8, issn: 2007-9842, 2024. |
22. | CÁSSIO, F.; BRUINI, E. C. ; JACOMINI, M. A.. Participação da 'sociedade civil' nas políticas educacionais de São Paulo. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA). v. 29, p. e29023, issn: 0104-3293, 2024.  |
23. | DIETRICH, A. M. Edição Especial - Dossie Educação Cidadã. CONTEMPORARTES: REVISTA SEMANAL DE DIFUSÃO CULTURAL. v. 1, p. 1, issn: 2177-4404, 2024. |
24. | DIETRICH, A. M.; PRADO, Cecilia de Oliveira. RELIGIOUS INTOLERANCE IN BRAZIL REFLECTIONS FROM A DECOLONIAL TURN ON THE RELATIONSHIP BETWEEN SCIENCE AND RELIGION. FOCO (FACULDADE NOVO MILÊNIO). v. 17, p. 1-16, issn: 1981-223X, 2024. |
25. | DIETRICH, A. M.; PRADO, Cecilia de Oliveira. Universidade, ciência e religião: sob a ótica decolonial de Boaventura de Souza Santos.. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO. v. 19, p. 00, issn: 1982-5587, 2024. |
26. | DONA, E. G. ; RIBEIRO, A. J.. Aprendizagem profissional de uma formadora de professores na orquestração de discussões coletivas para o ensino de álgebra na licenciatura em pedagogia. PNA : REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. v. 18, p. 285-312, issn: 1887-3987, 2024.  |
27. | DONA, E. G. ; RIBEIRO, A. J.. Como Futuros Professores Reconhecem Oportunidades de Aprendizagem Profissional para Ensinar Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Uma Experiência Envolvendo o Pensamento Algébrico. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 38, p. 1-21, issn: 1980-4415, 2024.  |
28. | Dorte, B. ; Paz, G. ; Martorano, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. Amazônia (UFPA). v. 20, p. 222-234, issn: 2317-5125, 2024.  |
29. | DUTRA GONZALEZ, JANAINA ; Pirani Ghilardi-Lopes, Natalia. CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E CIENTISTA EMERGENTES DE UM PROCESSO DE CIÊNCIA CIDADÃ COCRIADA EM ESCOLAConceptions about science and scientists emergent from a cocreated citizen science process at school. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE). v. 29, p. 191-214, issn: 1518-8795, 2024.  |
30. | FARIAS SECCO, GABRIELA ; REIS SOARES, JOÃO PAULO ; Santos da Silva, João Rodrigo. Atividades com potencial lúdico-pedagógico no ensino de botânica na visão de professores de Ciências e Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 15, p. 1-22, issn: 2179-426X, 2024.  |
31. | FERNANDES, B. G. ; SA, M. O. B. ; STEIL, L. J.. A evolução dos simulados do ENEM na Escola Preparatória da UFABC: reflexões e impactos na prática pedagógica. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. 1-18, issn: 1983-0882, 2024.  |
32. | FERREIRA, M. C. N. ; SILVA, V. A. ; GONCALVES, M. M. ; RIBEIRO, A. J.. Tarefas de Aprendizagem Profissional na formação de professores de Matemática. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-RELIME. v. 26, p. 176-200, issn: 1665-2436, 2024.  |
33. | FRANCHI, R. H. O. L.; Ramos, K.. Relações entre a Modelagem Matemática e a perspectiva do Diálogo em contextos educacionais. Revista de Educação Matemática (REMat). v. 22, p. 1-27, issn: 2526-9062, 2024. |
34. | FREITAS, K. A. ; ALBRECHT, E.. As TDIC e o Ensino de Matemática: um mapeamento sistemático sobre sua relação com a EMC e a ECTS no Ensino Básico nos últimos dez anos. https://doi.org/10.30612/tangram.v7i1.17574. v. 7, p. 22-41, issn: 2595-0967, 2024.  |
35. | GARBIN, R. R. ; KURZ, C. S. ; FRANCHI, R. H. O. L.. A história das Ciências e da Matemática como recurso no ensino de medida de tempo no Ensino Fundamental. INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. v. 26, p. 1-18, issn: 1984-5499, 2024. |
36. | Ghilardi-Lopes, N.P.; González, J.D. ; Monteiro, G.B. ; Bezerra, J.A. ; Rodrigues, D.R. ; Joucoski, E. ; MENDES, MICHELLE ; BRUM, D. L. ; Reis, R.A.. Ciência cidadã para a promoção da educação científica em escolas: um relato de múltiplos casos. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. v. 01, p. 14-24, issn: 0103-9121, 2024. |
37. | Ghilardi-Lopes, N.P.; Zocca, C. ; BARRETO-LIMA, ANDRÉ ; Alexandrino, E.R. ; FRANÇA, JULIANA ; Guimarães, A. ; Lacerda, J.V.A. ; Braga, L. ; BAPTISTA, M. N. M. ; Castro, P.F.D.. Desafios e potencialidades da ciência cidadã para o estudo da biodiversidade: resultados do Programa de Ciência Cidadã do Instituto Nacional da Mata Atlântica de 2019 a 2023. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. v. 01, p. 155-171, issn: 0103-9121, 2024. |
38. | GOMES, M. O. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA ; CUNHA, R. L. O. R.. A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO ENSINO SUPERIOR:. INTERMEIO (UFMS). v. 30, p. 167-189, issn: 2674-9947, 2024.  |
39. | GOMES, R. P. ; LOCATELLI, S. W.. O ENSINO DE QUÍMICA NA INCLUSÃO DE SURDOS: A CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 40, p. e47573-16, issn: 1982-6621, 2024.  |
40. | GOMES, RUBENS PESSOA ; LOCATELLI, Solange Wagner. CHEMISTRY TEACHING AND DEAF INCLUSION: THE CONCEPTION OF COLLECTIVELY CONSTRUCTED LEARNING. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE). v. 40, p. e47573-16, issn: 1982-6621, 2024.  |
41. | Gomes, Vivili Maria Silva ; FRANCHI, R. H. O. L. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA ; PINTO, B. H. B.. O QUE PENSAM PROFESSORES EM FORMA/ÇÃO CONTINUADA ACERCA DE POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A SALA DE AULA?. ETR ENSINO E TECNOLOGIA EM REVISTA. v. 8, p. 277-294-294, issn: 2594-3901, 2024.  |
42. | GONCALVES, M. M. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Princípios de orientação para investigar a própria prática: um modelo para professores da Educação Básica. Educação Matemática Pesquisa. v. 26, p. 128-159, issn: 1983-3156, 2024.  |
43. | GONÇALVEZ, MARCEL MESSIAS ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Pesquisar a própria prática: aprendizagem docente explorando a simetria para articular álgebra e geometria. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 18, p. e6312132, issn: 1982-7199, 2024.  |
44. | GUMIERO, B. S. ; PAZUCH, V.. Tecnologias digitais e o ensino de triângulos: uma revisão sistemática da literatura. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP. v. 105, p. 1-22, issn: 2176-6681, 2024.  |
45. | GUMIERO, BÁRBARA SILVA ; PAZUCH, VINÍCIUS. Digital technologies and mathematics teaching: An analysis of teacher professional knowledge. Pedagogical Research. v. 9, p. em0200-17, issn: 2468-4929, 2024.  |
46. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. Os modelos de comunicação pública da ciência em feiras de ciências virtuais: uma análise das edições online da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO). v. 3, p. 1-19, issn: 1984-6290, 2024.  |
47. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A.. Enfoques e abordagens de artigos sobre divulgação científica publicados em periódicos brasileiros. EDUCAÇÃO E PESQUISA. v. 50, p. e275685, issn: 1678-4634, 2024.  |
48. | HUNGARO, A. R. O. ; PUGLIESE, A. ; OLIVEIRA, R. A.. Os cursinhos populares oferecidos pelas universidades públicas de São Paulo: aproximações com a educação popular. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 30, p. 1-19, issn: 2237-0315, 2024. |
49. | JÚNIOR, Ailton Paulo de ; FONTANA, E. A. ; SILVA, Luciene dos Santos ; PAES, M. P. R. P.. O Sistema de Avaliação da Educação Básica ? SAEB para o ensino de estatística no nono ano do ensino fundamental e a resolução de problemas segundo o documento norte-americano GAISE e a BNCC. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 9, p. 431-453, issn: 2525-5444, 2024.  |
50. | KIAN, F. A. ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de. INTERPRETAÇÃO DO CONCEITO DE INCERTEZA NA LINGUAGEM PROBABILISTICA EMPREGADA POR ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PAIDÉI@ (SANTOS). v. 16, p. 1-20, issn: 1982-6109, 2024.  |
51. | Koffler, S. ; QUEIROZ-SOUZA, CAREN ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Viana, B. ; FRANÇA, JULIANA ; Saraiva, Antonio Mauro. Princípios e diretrizes para o desenvolvimento de projetos de ciência cidadã. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. v. 01, p. 38-45, issn: 0103-9121, 2024. |
52. | KURZ, C. S. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Integrando recursos semióticos na produção de vídeos matemáticos: análise de um vídeo produzido por alunos dos anos finais do ensino fundamental. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 12, p. 1-22, issn: 2357-724X, 2024.  |
53. | LACERDA, JOÃO VICTOR ANDRADE ; SANTANA, DIEGO J. ; GUIMARÃES, CARLA ; ZANONI DOS SANTOS, ALICE ; ARAUJO, ALAN P. ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani ; MÂNGIA, SARAH. Combining citizen science, phylogenetics, and bioacoustics to inform taxonomy and conservation of the Near Threatened (Anura, Odontophrynidae). PeerJ. v. 12, p. e17990, issn: 2167-8359, 2024.  |
54. | LANDINHO, F. M. ; ALVIM, Marcia Helena ; Franzolin, Fernanda. Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias. Revista Insignare Scientia. v. 7, p. 636-653, issn: 2595-4520, 2024.  |
55. | LIBÓRIO, R.G.C. ; CARDOSO, VIRGÍNIA CARDIA. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 10, p. 1-16, issn: 2447-6447, 2024. |
56. | LIMA, ANDRÉ P. ; Silva, João Rodrigo S. ; SIQUEIRA, GABRIELA B. ; BERG, CÁSSIO VAN DEN. Morphometric analyses as a tool for the delimitation of a species complex of rupicolous Cattleya orchids from the Brazilian campos rupestres of Minas Gerais and Bahia. Phytotaxa. v. 672, p. 64-78, issn: 1179-3155, 2024.  |
57. | LIMA, CAROLINE MIRANDA PEREIRA ; PAZUCH, VINÍCIUS. Direcionamentos Teóricos e Metodológicos sobre o Conceito de Função na Formação Continuada: uma revisão sistemática de literatura. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 38, p. 1-21, issn: 1980-4415, 2024.  |
58. | LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. PLATAFORMAS DIGITAIS E O PLANEJAMENTO EM CIÊNCIAS: SABERES MOBILIZADOS POR PROFESSORES UNIDOCENTES. REVISTA REAMEC. v. 12, p. e24065-32, issn: 2318-6674, 2024.  |
59. | LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS ACERCA DO USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA EXPLORATÓRIA DE ANÁLISE. REVISTA MULTITEXTO. v. 12, p. 59-73, issn: 2316-4484, 2024.  |
60. | LOCATELLI, S. W.; OLIVEIRA, L. S. ; SOARES JUNIOR, R. S. ; SATO, J. R.. Perspectives of the Eye-Tracking Application to Understand Access to Representational Levels in Chemistry. Journal of Science Education and Technology. v. 33, p. 1-12, issn: 1059-0145, 2024.  |
61. | LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 876-879, issn: 2323-0126, 2024. |
62. | MACHADO, V. M. ; PUGLIESE, A. ; XAVIER, M.. Editorial - Dossiê: Formação de Professores para a Educação Científica. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF). v. 9, p. 1, issn: 2447-8288, 2024. |
63. | MARTINS, G. C. ; MELLO, E. M. ; SANTOS, A. A.. Teaching science through inquiry from the perspective of the Marvel cinematic universe. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. v. 17, p. 01-16-16, issn: 1988-7833, 2024.  |
64. | MATOS, N. B. ; LOCATELLI, S. W.. Aproximaçãoes entre metacognição e emoção nos processos de ensino-aprendizagem. PRATICA - Multimedia Research Journal on Pedagogical Innovation and e-Learning Practices. v. 7, p. 27-33, issn: 2184-1837, 2024. |
65. | MELLO, ELISABETE MARCON; SANCHES, FRANCIS LAINE GALLI. A relevância da experiência prática na formação inicial do professor. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA. v. 22, p. e5952, issn: 1696-8352, 2024.  |
66. | MIRASIERRAS, A. S. ; SESSA, P. S.. Diálogos com Paulo Freire na educação em saúde: aproximações entre o referencial teórico e as falas de professores de ciências e biologia. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF). v. 9, p. 1-16, issn: 2447-8288, 2024. |
67. | MORGADO, H. C. A. ; COSTA, M. A. V. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Jogo didático como ferramenta de aprendizagem interativa. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino (REPPE). v. 8, p. 441-454, issn: 2526-9542, 2024. |
68. | Muneratto, Felipe ; WATANABE, GRACIELLA. Professores de Física da cidade de São Paulo: um olhar relacional para a desigualdade educacional. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE). v. 46, p. e20240222, issn: 1806-9126, 2024.  |
69. | MUNHOZ, NATALIA NASCIMBEN DELMONDI ; PAZUCH, V.. Conhecimento profissional docente para o ensino de Geometria evidenciado em uma síntese da literatura. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS). v. 18, p. 1-25, issn: 1982-7199, 2024.  |
70. | NARDEZ, Marcio Henrique ; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; SESSA, Patrícia da Silva. Alfabetização Científica na Formação de Professores de Ciências: conceitos e suas implicações para a transformação social. PAIDÉI@ (SANTOS). v. 16, p. 270-286, issn: 1982-6109, 2024.  |
71. | NOMURA, JOELMA IAMAC ; MELLO, ELISABETE MARCON. Cenários para Investigação construídos à luz da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): estímulos ao pensamento crítico, criativo e estratégico do aluno. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. e9160, issn: 1983-0882, 2024.  |
72. | NOVAES, A. ; LOCATELLI, S. W.. Ensino de ciências e metacognição na Educação Infantil: uma revisão da literatura no acervo da CAPES e ERIC. REVISTA OLHARES E TRILHAS. v. 26, p. 1-19, issn: 1983-3857, 2024.  |
73. | NOVAIS, R. M.; SILVA-JUNIOR, A. A. ; AZEVEDO, G. C.. Influência da afetividade nas práticas pedagógicas: uma análise do filme ?Escritores da Liberdade?. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. e3993, issn: 1983-0882, 2024. |
74. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; BARBOSA, N. D.. Tasks addressing sure or certain random events in a pedagogical game in elementary school. CONTRAPONTOS (ONLINE). v. 24, p. 179-193, issn: 1984-7114, 2024.  |
75. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; CARVALHO, D. M. ; SOUZA, N. G. S. ; BARBOSA, N. D. ; AFONSO, PRISCILA BENITEZ ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; SILVA, Luciene dos Santos. Equivalence-based instruction and the teaching of statistics: a systematic literature review. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. 1-32, issn: 1983-0882, 2024.  |
76. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. A experiência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental contribuindo para a avaliação da aplicabilidade do protótipo de um jogo pedagógico digital para o ensino de probabilidade. CONTEXTO & EDUCAÇÃO. v. 39, p. e13869, issn: 2179-1309, 2024.  |
77. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. Validando o jogo pedagógico de tabuleiro Probabilidade em Ação direcionado a alunos de 6 a 10 anos. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 38, p. 1-22, issn: 1980-4415, 2024.  |
78. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. THE DIGITAL GAME ¿PROBABILITY IN ACTION¿: MOTIVATION, USER EXPERIENCE AND LEARNING. REVISTA REAMEC. v. 12, p. 1-29, issn: 2318-6674, 2024.  |
79. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DATORI BARBOSA, N.. PROBABILITY IN ACTION: A DIGITAL GAME FOR TEACHING PROBABILITY IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION. REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA. v. 18, p. 1-11, issn: 2176-0144, 2024.  |
80. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; DOS SANTOS, Priscila Germano ; Silva Santos, Luzia Roseli da ; CARVALHO, D. M.. The inclusion of technological resources in teacher training concerning statistics education in scientific events organized by the Brazilian Society of Mathematical Education - SBEM. STATISTICS EDUCATION RESEARCH JOURNAL. v. 23, p. 1-26, issn: 1570-1824, 2024.  |
81. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. Contribuições da Teoria Antropológica do Didático na apresentação de tarefas abordando eventos aleatórios dependentes do livro paradidático ?Será que tenho chance?? para o nono ano do ensino fundamental. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 14, p. 1-19, issn: 2238-0345, 2024.  |
82. | OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de ; LOZADA, A. O.. LINGUAGEM PROBABILÍSTICA: O SIGNIFICADO DO VOCÁBULO ?INCERTEZA? POR ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. REVEMAT. v. 19, p. 1-20, issn: 1981-1322, 2024.  |
83. | OLIVEIRA, J. A. C. ; Gomes, V.M.S. FORMAÇÃO DE PROFESSORESPOLIVALENTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM PANORAMA POR MEIO DE UMA REVISÃO DA LITERATURA COM FOCO NA ETNOMATEMÁTICA. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 17, p. 1-20, issn: 2176-5634, 2024.  |
84. | OLIVEIRA, JOSÉ ADRIANO SILVA DE ; CERQUEIRA, Bruno Rafael Santos de. Estado do Conhecimento: o Semipresencial no Ensino Superior. EAD EM FOCO. v. 14, p. e2286-1, issn: 2177-8310, 2024.  |
85. | PELLEGRINI, G. ; ARAUJO, L. A. L. ; MARCO, Vincenzo Bizzo Nelio. Adolescenti e accettazione delle teorie evoluzionistiche, quando la religione non è il fattore determinante. WELFARE E ERGONOMIA. v. 2, p. 189-204, issn: 2421-3691, 2024.  |
86. | Pereira, P. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. História das Ciências em Livros Didáticos para os Anos Iniciais: uma proposta de análise em uma perspectiva CTS no contexto brasileiro. INDAGATIO DIDACTICA. v. 16, p. 185-201, issn: 1647-3582, 2024.  |
87. | PRADO, CECÍLIA DE OLIVEIRA ; DIETRICH, ANA MARIA. Racismo religioso no Brasil a partir da abordagem decolonial. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. e3397, issn: 1983-0882, 2024.  |
88. | Ramos, K. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Investigação sobre o uso de máscaras na pandemia e contribuições para a formação do estudante nos anos iniciais do ensino fundamental. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. 1-27, issn: 1983-0882, 2024. |
89. | Ramos, K. ; FRANCHI, R. H. O. L.. Dialogues evidenced in Modelling practice in the Early Years of Elementary School. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 14, p. 1-18, issn: 2238-0345, 2024. |
90. | RIBAS, G. G. ; PUGLIESE, A.. Por que quis me tornar professor e o que aconteceu depois? Motivações, desafios e sucessos na trajetória dos egressos da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do ABC. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF). v. 9, p. 1, issn: 2447-8288, 2024. |
91. | RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, SANTO ANDRÉ ; Aguiar, Marcia ; Trevisan, André Luis ; ELIAS, HENRIQUE RIZEK. Exploring learning opportunities for primary teachers: the case of knowledge for teaching early algebra. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa -- Relime. v. 26, p. 327-356, issn: 2007-6819, 2024.  |
92. | RODRIGUES MOTA, AMANDA ; LIMA, JAILSON ; HELENA ALTARUGIO, MAISA. Reflexões docentes sobre uma prática lúdica e criativa em sala de aula. Química Nova na Escola (online). v. 46, p. 435-445, issn: 2175-2699, 2024.  |
93. | SANTANA, M. R. M. ; GOMES, V. M. S.. Tecnologias Digitais: a Formação Continuada na Reorganização do Pensamento de Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS. v. 25, p. 88-93, issn: 2447-8733, 2024.  |
94. | SANTOS, AMARILDO APARECIDO ; MELLO, ELISABETE MARCON. Scientific studies carried out by 3rd year high school students to learn content not assimilated during the COVID-19 pandemic. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION). v. 24, p. 63-74, issn: 0010-5236, 2024.  |
95. | SANTOS, C. S. ; WATANABE, G.. Elementos da complexidade em uma proposta de aula de ciências para uma Educação CTS. INDAGATIO DIDACTICA. v. 16, p. 95/3-111, issn: 1647-3582, 2024.  |
96. | SANTOS, L. R. ; MARIA, C. J. ; LOCATELLI, S. W.. A literatura infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO. v. 31, p. e15742-17, issn: 2238-0302, 2024.  |
97. | SANTOS, L.R. ; CRUZ, D. C. G. ; RODRIGUES, M.I.R.. Menina Ciência ? Ciência Menina: Perspectivas docentes sobre mulheres na Ciência. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE). v. 30, p. 1-18, issn: 1981-0431, 2024. |
98. | SANTOS, ZENILDO ; CAMPOS COSTA, LÚCIO. O ensino da Matemática no Ginásio Municipal Américo Souto, Aiquara/BA (1970-1980): enfoque nos livros didáticos. Revista de Educação Matemática. v. 23, p. 1-26, issn: 2526-9062, 2024.  |
99. | SBRANA, MARIA DE FATIMA COSTA ; Albrecht, Evonir. Os diferentes pressupostos que definem a Matemática como Ciência no decorrer da História. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. e12050-35, issn: 1983-0882, 2024.  |
100. | SCALFI, GRAZIELE ; MASSARANI, LUISA ; SANTOS DE CERQUEIRA, BRUNO RAFAEL ; SILVEIRA, YAN ; BIZERRA, ALESSANDRA. INTERAÇÃO, CONVERSAS E CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO: UM ESTUDO SOBRE FAMÍLIAS EM VISITA À EXPOSIÇÃO ITINERANTE -TÚNEL DA CIÊNCIA MAX PLANCK 3.0-. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE). v. 29, p. 17-31, issn: 1518-8795, 2024.  |
101. | SILVA, A. V. ; SILVA, J. C. ; SIBO, L. A. ; GALVAO, N. S. ; MORI, R. C.. 'Materialismo e empiriocriticismo' e a objetividade (no ensino) das ciências. Marx e o Marxismo. v. 12, p. 113-129, issn: 2318-9657, 2024.  |
102. | SILVA, A. V. ; SILVA, J. C. ; SOOMA, K. A. ; SIBO, L. A. ; OLIVIERA, M. S. ; OLIVEIRA, M. T. ; GALVAO, N. S. ; MORI, R. C.. Curso de Formação Popular: acúmulos em cinco anos de experiências. CONECTADAS - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFABC. v. 8, p. 123-132, issn: 2764-0345, 2024. |
103. | SILVA, J. M. P. ; ALBRECHT, E. ; NEVES, R. DA S. P.. A trajetória acadêmico-profissional de um formador de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa. v. 26, p. 114-150, issn: 1983-3156, 2024.  |
104. | SILVA, M. R. ; PAZUCH, V.. Tecnologias digitais no ensino de Geometria: uma revisão sistemática da literatura. Educação Matemática Pesquisa. v. 26, p. 31-55, issn: 1983-3156, 2024.  |
105. | SKOLAUDE, S. M. ; LAMAS, A. P. N. ; Capecchi, M. C. V. M.. A importância da pesquisa participante para a divulgação e a comunicação científica direcionada aos estudantes-sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 30/2024, p. 1-20, issn: 2237-0315, 2024. |
106. | SOARES, FILIPI MIRANDA ; FERREIRA PIRES, LUÍS ; GARCIA, MARIA CAROLINA ; BOUZEMBRAK, YAMINE ; CORADIN, LIDIO ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani ; SILVA, RUBENS RANGEL ; DE CARVALHO, ALINE MARTINS ; MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS ; KOFFLER, SHEINA ; MONTEDO, UIARA BANDINELI ; DRUCKER, DEBORA PIGNATARI ; SANTIAGO, RAQUEL ; GAVAI, ANAND ; DE CARVALHO, MARIA CLARA PERES ; LIMA, ANA CAROLINA DA SILVA ; GABRIEL, HILLARY DANDARA ELIAS ; DE FRANÇA, STEPHANIE GABRIELE MENDONÇA ; DE ALMEIDA, KAROLINE REIS ; DOS SANTOS, BÁRBARA JUNQUEIRA ; et.al. Leveraging citizen science for monitoring urban forageable plants. GigaScience. v. 13, p. 1-3, issn: 2047-217X, 2024.  |
107. | SOARES, FILIPI MIRANDA ; FERREIRA PIRES, LUÍS ; GARCIA, MARIA CAROLINA ; CORADIN, LIDIO ; Ghilardi-Lopes, Natalia Pirani ; SILVA, RUBENS RANGEL ; DE CARVALHO, ALINE MARTINS ; GAVAI, ANAND ; BOUZEMBRAK, YAMINE ; MACULAN, BENILDES COURA MOREIRA DOS SANTOS ; KOFFLER, SHEINA ; MONTEDO, UIARA BANDINELI ; DRUCKER, DEBORA PIGNATARI ; SANTIAGO, RAQUEL ; DE CARVALHO, MARIA CLARA PERES ; LIMA, ANA CAROLINA DA SILVA ; GABRIEL, HILLARY DANDARA ELIAS ; DE FRANÇA, STEPHANIE GABRIELE MENDONÇA ; DE ALMEIDA, KAROLINE REIS ; DOS SANTOS, BÁRBARA JUNQUEIRA ; et.al. Citizen science data on urban forageable plants: a case study in Brazil. Gigabyte. v. 2024, p. 1-16, issn: 2709-4715, 2024.  |
108. | SODERI, T. G. S. ; ASSUNÇÃO, K. ; PUGLIESE, A.. Educação CTSA em espaços não formais: o potencial do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. INDAGATIO DIDACTICA. v. 16, p. 1391-1411, issn: 1647-3582, 2024.  |
109. | SOUZA, J. F. R. ; CERQUEIRA, B. R. S.. Ciência, Tecnologia e Sociedade na Extensão Universitária: análise dos projetos extensionistas no campus Lagoa do Sino da UFSCar. INDAGATIO DIDACTICA. v. 16, p. 531-547, issn: 1647-3582, 2024.  |
110. | SOUZA, JOÃO PEDRO NUNES DE ; STEIL, LEONARDO JOSÉ. Construção de uma unidade curricular interdisciplinar: experiência da Escola Preparatória da UFABC. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE). v. 21, p. e8024, issn: 1983-0882, 2024.  |
111. | SPINELLI JR., R. ; CÁSSIO, F.. Políticas curriculares e resistência à mudança: professores/as de Química na consulta pública da BNCC. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP. v. 105, p. e6032, issn: 2176-6681, 2024.  |
112. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA. Finalidades educativas escolares e conhecimento pedagógico de conteúdo científico: um estudo exploratório nos anos iniciais. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 884-888, issn: 2323-0126, 2024. |
113. | TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Gouw, A. ; Martorano, S. ; Linardi, P.. Ser professor de Ciências/Física: expectativas e reflexões sobre o conhecimento profissional docente. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 1, p. 884-888, issn: 2323-0126, 2024. |
114. | Viana, B. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Koffler, S. ; Loula, A. ; Saraiva, Antonio Mauro. Editorial. Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. v. 01, p. XI-XIII, issn: 0103-9121, 2024. |
115. | Voelzke, Marcos Rincon ; Albrecht, Evonir. La enseñanza de la Astronomía en Bachillerato como Itinerario Formativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 15, p. 1-19, issn: 2179-426X, 2024.  |
116. | WATANABE, GRACIELLA. Desigualdade social, divulgação científica e ensino de física: caminhos para reflexãoSocial Inequality, Scientific Communication, and Physics Education: paths for ReflectionDesigualdad Social, Divulgación Científica y Enseñanza de la Física: caminos para la Reflexión. Revista Ensino em Debate. v. 3, p. e2024015, issn: 2965-6753, 2024.  |
117. | Zocca, C. ; Ghilardi-Lopes, N.P. ; Ferreira, R. B.. Bromeliad-Dwelling Frogs Revealed by Citizen Scientists. DIVERSITY. v. 16, p. 363, issn: 1424-2818, 2024.  |