PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Iniciação científica


Número total de itens: 129

2024

1.   Maria Clara Cardoso Fernandes. A invisibilização das mulheres indígenas e suas pluralidades. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
2.   Rafael Vilas Boas dos Anjos. Contação de histórias no Ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Evonir Albrecht.
3.   Rebeca Maria Dantas. A importância das feiras de ciências como estratégia motivadora para estudantes da Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
4.   Tatiane Aparecida Bandinha. Análise de precisão e acurácia de foto-identificações de organismos de costão rochoso realizadas por cientistas cidadãos voluntários. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.

2023

1.   Brenno Fernandes Dorte. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
2.   Bruna Campelo Dias Rodrigues Andrienco. A educação científica na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: a relação entre museus de ciências e as questões sociocientíficas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
3.   Gabriela Farias Secco. A ludicidade no planejamento da prática docente: uma proposta de análise de planos de aula sobre o ensino de botânica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
4.   Higor Vinícius Camargo Corrêa. Tendências e prioridades no ensino de ciências por investigação: Um estudo comparando os artigos mais citados do Brasil e da África do Sul. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
5.   Isac Antônio Azevedo Castro. Feiras de Ciências: análise de caso em duas escolas públicas de ensino médio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
6.   João Pedro Casella Andrade. Concepção de professores em foco: como a BNCC impactou na escola e no trabalho docente no ensino de ciências?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
7.   Lívia de Sousa Silva. Ensino por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
8.   Marcele Ermínia dos Reis Carvalho. Educação científica e atividades pedagógicas em um parque natural na perspectiva dos modelos de comunicação pública da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
9.   Natasha Paris da Silva Pinheiro. Arvores filogenéticas em livros didáticos do Ensino Médio: características, desafios e possibilidades. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
10.   Nicolas Bernardo Matos. Perspectivas Discursivas nas Pesquisas em Ensino de Ciências. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Zanotello.
11.   Paulo Henrique de Sousa. O processo de epistemicídio no ambiente escolar da periferia: estudo de caso de sujeitos periféricos na Fazenda da Juta.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
12.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Elaboração de tarefas sobre isometrias em um grupo colaborativo. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2023.
Orientador: Vinícius Pazuch.
13.   Pedro Soriano de Queiroz. Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso em uma escola inovadora.. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcelo Zanotello.
14.   Sofia Marcela Morro Pozo. ?Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

2022

1.   Adriano Gabriel Pereira Maria. A divulgação científica em mídias audiovisuais: a abordagem de conceitos de evolução biológica em filmes de animação. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
2.   Adriano Veloso da Silva. Em busca da objetividade nas ciências físicas: uma análise de ?Materialismo e empiriocriticismo?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Rafael Cava Mori.
3.   Alan Marco Ferreira Zandelli. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
4.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. Um panorama das publicações sobre divulgação científica no contexto brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
5.   Beatriz Fugagnolli Giacon. Emoções em uma exposição científica internacional: análise das visitas de famílias ao Túnel da Ciência do Instituto Max Planck em São Paulo. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
6.   Camila Ferreira de Souza. O ensino da química na modalidade remota: construção e aplicação de materiais potencialmente significativos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
7.   Cesar Henrique Bezerra BaCsta de Sousa. Os materiais de divulgação e as percepções sociais dos estudantes universitários: estudo compara7vo entre as universidades UFABC e Hasselt.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
8.   Davi Couto de Souza. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
9.   Gabriel Cunha Martins. Ensino de Ciências e Matemática por Investigação na perspectiva do Universo Cinematográfico da Marvel. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
10.   Gabriel Rodrigues da Silva. ?Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
11.   Giovanna Melo Rosseto. Projeto escolar GIRAMUNDO na perspectiva da alfabetização científica e comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
12.   Graziela Lohara Ramos Correa. As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
13.   Ingride Santos Reis. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
14.   Isac Antônio Azevedo Castro. Os espaços Verdes na escola e o ensino de Botânica: uma observação de didáticas ao alcance dos professores.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
15.   João Pedro A. Bueno. O LUGAR DOS MANUSCRITOS MATEMÁTICOS DE KARL MARX NA HISTÓRIA DO CÁLCULO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
16.   Laura Arães Silveira. A atuação das mulheres do movimento de moradia na campanha Despejo Zero durante a pandemia de Covid-19. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
17.   Laura Conceição Barbosa Batista. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região da grande São Paulo sobre Biodiversidade.. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da UNIFESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
18.   Luis Henryque Santos Bezerra. A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E FÉ NO PENSAMENTO DE GALILEO GALILEI: UM ESTUDO CRÍTICO DA CARTA A BENEDETTO CASTELLI (1613) E DE SUAS. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
19.   Marcele Ermínia dos Reis Carvalho. Projeto Roteiro Educador e as possibilidades de comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
20.   Marcella de Freitas Justino. Projeto ?A Flor da Pele? e o contato com o mundo natural: perspectiva pedagógica e de comunicação da ciência. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
21.   Marcos de Lima Carvalho. Estudo dos materiais lúdicos para o ensino de química: uma revisão: bibliográfica dos trabalhos publicados no JALEQUIM. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
22.   Mariana da Costa Peres. Menina Ciência ? Ciência Menina: investigando a motivação e potencialidades das mulheres cientistas palestrantes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
23.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Tarefas matemáticas com tecnologias digitais. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
24.   Raquel de Assis. A participação de fatores socioeconômicos na concepção da figura do cientista de meninas do EF II.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
25.   Taísa Veloso Barreto Bezerra. A utilização de histórias em quadrinhos na educação científica: uma proposta envolvendo a história e a natureza das ciências. (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Leonardo André Testoni.
26.   Tiffany Guimarães Müller. Conservação e Educação Ambiental: diferentes ações educativas em Jardins Botânicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.

2021

1.   AKECIO VASCONCELOS PALHANO. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
2.   Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
3.   Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
4.   Ana Beatriz Araújo do Carmo. Análise da divulgação de informações a respeito da entrega voluntária de animais silvestres. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
5.   ANA CARLA RODRIGUES MENDES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
6.   Ana Clara Rusteika Lopes. A inflûencia sociocultural para mulheres na Ciência. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Major Arcy, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
7.   Anna Beatriz Neira Leite. Mapeamento das informações divulgadas por influenciadores digitais a respeito dos zoológicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
8.   Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Análise da divulgação neurocientífica para professores em canais do Youtube. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
9.   Beatriz Herrera Poltronieri. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
10.   Bernardo Magno Matta. Casos de ensino na formação interdisciplinar de professores. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
11.   Bruno Henrique Batista Pinto. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio: práticas interdisciplinares em sala de aula. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
12.   César Henrique Souza. Estudo sobre o conceito de campo em autoras pós-bourdieusianas para análise da autonomia do campo educacional.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Graciella Watanabe.
13.   Danylo Sousa Oliveira. Proposta de aulas remotas para uma educação financeira pautada nos riscos, na criticidade e aspectos da complexidade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
14.   Eduardo Machado Nery dos Santos. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
15.   Filipe da Silva Santos. Desenvolvimento de um jogo mobile com flutter envolvendo atividade investigativa para o ensino-aprendizagem de equilíbrio químico no Ensino Médio. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
16.   FLEURICIANY DE AZEVEDO OLIVEIRA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
17.   Isabela Coimbra Hitomi. Indicadores de transparência pública na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
18.   IZABEL DE SOUSA SILVA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
19.   Jamile Nadyer Lisboa. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
20.   Jenifer Learth da Costa. Ensino do tema sistema nervoso através de metodologias ativas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
21.   Laura Arães Silveira. Quer que desenhe? Facilitações gráficas de divulgação científica sobre a Pandemia do Coronavírus. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
22.   Luis Felipe Faquini Costa. Construir-se e contar-se: Cartografias de um corpo dissidente na universidade.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
23.   Luis Henryque Bezerra. Desconstruindo o negacionismo: uma análise do caso Deborah Lipstadt e David Irving.. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
24.   MAIRTON RODRIGUES DA SILVA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
25.   MARIA APARECIDA DOS SANTOS MELO. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
26.   MARIA CLARA MARQUES RODRIGUES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
27.   MARIA EDUARDA TEIXEIRA ROSA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
28.   Matheus Torioni Rodrigues. Trigonometria no Ensino Médio: Uma proposta de contextualização na História da Matemática. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
29.   Milena Fernanda Pauluci Silva. A relação entre uma aluna cega e o estudo da geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
30.   Murilo Suzuki Bueno. Estudando Geometria Espacial com o uso do GeoGebra. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
31.   Nicolas Bernardo Matos. A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino-aprendizagem: uma análise bibliográfica do período 2010-2020. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcelo Zanotello.
32.   Nádia Karolina Ferreira De Melo Pinheiro. Concepções sobre mulheres na Ciência: Um estudo exploratório. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Mário Leandro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
33.   Rafaella Guedes Scateli. Sabina e suas contribuições para a alfabetização científica atreladas à história da ciência: um olhar a partir do módulo expositivo de Leonardo da Vinci (Pibic Ensino Médio - Iniciação Científica Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
34.   Ramon do Amaral Paschoal. Influência da capital cultural na participação de alunos ingressantes na iniciação científica da Fundação Universidade Federal do ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Graciella Watanabe.
35.   Raquel de Assis. A representatividade feminina como um fator de influência na humanização da figura do cientista. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
36.   RAYNARA SOARES RODRIGUES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
37.   Robin Figueiredo de Moraes. Panorama das ações educativas sobre espécies de tubarão em aquários e zoológicos brasileiros. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
38.   Stephani Lopes Pereira. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando a concepção de ciência e a imagem de cientista das participantes.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
39.   Tainá Maturano Zabaneh. Utilizando a programação para desenvolvimento do pensamento algébrico. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
40.   Tatiana Maturano Zabaneh. Construindo e estudando os triângulos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
41.   Vitoria Lopes de Sousa. Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
42.   WENMYLLY KETTELEN P. DAS CHAGAS. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

2020

1.   Adriano Veloso da Silva. A Mecânica na Antiguidade: um estudo introdutório de seu contexto de produção e transmissão com a perspectiva de subsidiar propostas para o Ensino de Física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Lúcio Campos Costa.
2.   Amanda Braga. Estudo da relação entre ciência e governos totalitários em Merton e Bourdieu: impactos no ensino de ciências. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
3.   Ana Laura Masson. Alfabetização científica, CTSA e museus de ciências (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
4.   Antonio Pedro Kapitanovas Ferreira. Ciência na Esc. do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
5.   Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Neurociência e Educação: um estudo sobre as características da divulgação neurocientífica para professores. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
6.   Beatriz de Oliveira Borges. Ciência na Escola do Futuro ? IC-. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
7.   Bruno Guerreiro Dalcin. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
8.   Bruno Henrique Batista Pinto. O PIBID no contexto da Educação Matemática: um estudo a partir de publicações na área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
9.   Carla Sarmento Santos. Complexificando o tema Bioenergética II: a construção de hortas para tratar do conhecimento científico escolar. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020.
Orientador: Giselle Watanabe.
10.   Daniel Henrique Barranco de Farias. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
11.   Diana de Paula Saleti. Políticas emergenciais de proteção à infância e à adolescência durante a pandemia da Covid-19: visões dos sujeitos escolares. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
12.   Erikson Richard Lima Kindler. A Cultura Científica da Região do ABC: desenvolvimento de uma plataforma digital. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
13.   Felipe Muneratto Fabiano. A construção do gosto científico e a formação do aluno da escola básica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
14.   Gabriel Cunha Martins. o papel das ferramentas digitais na promoção da Aprendizagem Significativa. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
15.   Gabriel Di Polli Machado Queiroz. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
16.   Geovanna Mirian Raimundo. Ocupação do espaço universitário: uma análise dos modos de subjetivação dos estudantes da Escola Preparatória nos campi da UFABC.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
17.   Giovana Rubio de Ávila. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
18.   Janayna Losano. O coronavirus e a educação por meio de questões sociocientíficas no Ensino Médio. (Graduando em Aluna do Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
19.   Jean Costa. Um estudo crítico dos primeiros escritos de Thomas Young (1773-1829) sobre óptica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
20.   João Paulo Reis Soares. Divulgação e alfabetização científica em uma perspectiva de ensino por investigação em Botânica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernanda Franzolin.
21.   Julia Onishi. "No coração ficou lembrança de um mozão. Mas logo já virou rebuceteio": sapatonices em The L Word e The L Word Generation Q. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
22.   Juliana Silva Souza-Luz. Avaliação de cientistas cidadãos participantes de projeto de monitoramento de costões rochosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
23.   Karen Hitomi Masuno. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
24.   Karina Miyuki Anzawa. O ENSINO À DISTÂNCIA - EAD E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
25.   Leandro Soliani. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
26.   Luis Felipe Faquini Costa. Modos de endereçamento de gênero em jogos online: Cartografias do masculino no jogo Overwatch. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
27.   Marcelo Pelka Jr. Matriz heterossexual e Sociedade farmacopornopolítica: Análise do currículo do curso de graduação em Biotecnologia da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
28.   Maria Eduarda de Lima Martins. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
29.   MARINA CHACON RODRIGUES. CONSEQUÊNCIAS DAS AULAS REPETITIVAS AO DOCENTE: INFLUÊNCIAS TECNICISTAS E SÍNDROME DE BURNOUT. (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Leonardo André Testoni.
30.   Matheus Aronque e Silva. A mídia social Telegram como veículo de divulgação científica no período de pandemia. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
31.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Transformações geométricas: análise de livros didáticos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
32.   Ramon do Amaral Paschoal. Teoria de campos para compreensão das desigualdades sociais e os impactos no ensino de ciências nas escolas públicas.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
33.   Rebecca Haruka Inazumi. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DA TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT) E DAS TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NA VALIDAÇÃO DE TESTES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTÍSTICA DA UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
34.   Regina Carneiro Silva. A moléstia dos escravos: estudo historiográfico sobre o ?ainhum? no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
35.   Renata Rodrigues Alves. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: análise de barreiras identificadas na sala de aula. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
36.   Sabrina Paulino de Souza Maciel. Aquários e Zoológicos nas redes sociais: Um análise das instituições brasileiras. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
37.   Sandro Mariano Silva Filho. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL PARA HABITUAÇÃO DE ALUNOS DO 4° E 5° ANO COM TEMAS RECORRENTES NAS PROVAS DE NÍVEL 2 DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
38.   Sofia Acácia Santos Keller. Educação em museus na perspectiva da alfabetização científica: um olhar a partir do cenário expositivo (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
39.   Sofia Endo Capuchim. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
40.   Vanessa Martins de Oliveira. Influência das cores na compreensão dos níveis representacionais em química. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
41.   Vivian Tadima Cazeta. Levantamento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) brasileiros relativos aos princípios da Cultura Oceânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
42.   Willian Santos de Melo. Estudo do cálculo de medida de área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
43.   Yasmim Gonçalves Padeti. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22