1. | Maria Clara Cardoso Fernandes. A invisibilização das mulheres indígenas e suas pluralidades. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
2. | Rafael Vilas Boas dos Anjos. Contação de histórias no Ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
3. | Rebeca Maria Dantas. A importância das feiras de ciências como estratégia motivadora para estudantes da Educação Básica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
4. | Tatiane Aparecida Bandinha. Análise de precisão e acurácia de foto-identificações de organismos de costão rochoso realizadas por cientistas cidadãos voluntários. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
1. | Brenno Fernandes Dorte. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
2. | Bruna Campelo Dias Rodrigues Andrienco. A educação científica na perspectiva da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: a relação entre museus de ciências e as questões sociocientíficas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
3. | Gabriela Farias Secco. A ludicidade no planejamento da prática docente: uma proposta de análise de planos de aula sobre o ensino de botânica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
4. | Higor Vinícius Camargo Corrêa. Tendências e prioridades no ensino de ciências por investigação: Um estudo comparando os artigos mais citados do Brasil e da África do Sul. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
5. | Isac Antônio Azevedo Castro. Feiras de Ciências: análise de caso em duas escolas públicas de ensino médio. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
6. | João Pedro Casella Andrade. Concepção de professores em foco: como a BNCC impactou na escola e no trabalho docente no ensino de ciências?. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
7. | Lívia de Sousa Silva. Ensino por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
8. | Marcele Ermínia dos Reis Carvalho. Educação científica e atividades pedagógicas em um parque natural na perspectiva dos modelos de comunicação pública da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
9. | Natasha Paris da Silva Pinheiro. Arvores filogenéticas em livros didáticos do Ensino Médio: características, desafios e possibilidades. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2023. Orientador: Fernanda Franzolin. |
10. | Nicolas Bernardo Matos. Perspectivas Discursivas nas Pesquisas em Ensino de Ciências. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Marcelo Zanotello. |
11. | Paulo Henrique de Sousa. O processo de epistemicídio no ambiente escolar da periferia: estudo de caso de sujeitos periféricos na Fazenda da Juta.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
12. | Paulo Henrique Souza Nakamura. Elaboração de tarefas sobre isometrias em um grupo colaborativo. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Programa de Iniciação Científica - UFABC. 2023. Orientador: Vinícius Pazuch. |
13. | Pedro Soriano de Queiroz. Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso em uma escola inovadora.. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Marcelo Zanotello. |
14. | Sofia Marcela Morro Pozo. ?Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2023. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
1. | Adriano Gabriel Pereira Maria. A divulgação científica em mídias audiovisuais: a abordagem de conceitos de evolução biológica em filmes de animação. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
2. | Adriano Veloso da Silva. Em busca da objetividade nas ciências físicas: uma análise de ?Materialismo e empiriocriticismo?. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Rafael Cava Mori. |
3. | Alan Marco Ferreira Zandelli. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
4. | Ana Regina de Oliveira Hungaro. Um panorama das publicações sobre divulgação científica no contexto brasileiro. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
5. | Beatriz Fugagnolli Giacon. Emoções em uma exposição científica internacional: análise das visitas de famílias ao Túnel da Ciência do Instituto Max Planck em São Paulo. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
6. | Camila Ferreira de Souza. O ensino da química na modalidade remota: construção e aplicação de materiais potencialmente significativos. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
7. | Cesar Henrique Bezerra BaCsta de Sousa. Os materiais de divulgação e as percepções sociais dos estudantes universitários: estudo compara7vo entre as universidades UFABC e Hasselt.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Graciella Watanabe. |
8. | Davi Couto de Souza. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
9. | Gabriel Cunha Martins. Ensino de Ciências e Matemática por Investigação na perspectiva do Universo Cinematográfico da Marvel. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
10. | Gabriel Rodrigues da Silva. ?Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
11. | Giovanna Melo Rosseto. Projeto escolar GIRAMUNDO na perspectiva da alfabetização científica e comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
12. | Graziela Lohara Ramos Correa. As visitas de famílias no Parque Zoológico Municipal de Bauru-SP: análise das conversas e estratégias expositivas. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
13. | Ingride Santos Reis. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
14. | Isac Antônio Azevedo Castro. Os espaços Verdes na escola e o ensino de Botânica: uma observação de didáticas ao alcance dos professores.. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
15. | João Pedro A. Bueno. O LUGAR DOS MANUSCRITOS MATEMÁTICOS DE KARL MARX NA HISTÓRIA DO CÁLCULO. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2022. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
16. | Laura Arães Silveira. A atuação das mulheres do movimento de moradia na campanha Despejo Zero durante a pandemia de Covid-19. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
17. | Laura Conceição Barbosa Batista. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos da região da grande São Paulo sobre Biodiversidade.. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, QuÃmicas e Farmacêuticas da UNIFESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
18. | Luis Henryque Santos Bezerra. A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E FÉ NO PENSAMENTO DE GALILEO GALILEI: UM ESTUDO CRÍTICO DA CARTA A BENEDETTO CASTELLI (1613) E DE SUAS. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
19. | Marcele Ermínia dos Reis Carvalho. Projeto Roteiro Educador e as possibilidades de comunicação da ciência (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
20. | Marcella de Freitas Justino. Projeto ?A Flor da Pele? e o contato com o mundo natural: perspectiva pedagógica e de comunicação da ciência. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
21. | Marcos de Lima Carvalho. Estudo dos materiais lúdicos para o ensino de química: uma revisão: bibliográfica dos trabalhos publicados no JALEQUIM. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
22. | Mariana da Costa Peres. Menina Ciência ? Ciência Menina: investigando a motivação e potencialidades das mulheres cientistas palestrantes. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
23. | Paulo Henrique Souza Nakamura. Tarefas matemáticas com tecnologias digitais. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
24. | Raquel de Assis. A participação de fatores socioeconômicos na concepção da figura do cientista de meninas do EF II.. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
25. | Taísa Veloso Barreto Bezerra. A utilização de histórias em quadrinhos na educação científica: uma proposta envolvendo a história e a natureza das ciências. (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022. Orientador: Leonardo André Testoni. |
26. | Tiffany Guimarães Müller. Conservação e Educação Ambiental: diferentes ações educativas em Jardins Botânicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
1. | AKECIO VASCONCELOS PALHANO. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
2. | Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC EM. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
3. | Amanda Segantin Surita. Programa de Iniciação Científica Ensino Médio - PIBIC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
4. | Ana Beatriz Araújo do Carmo. Análise da divulgação de informações a respeito da entrega voluntária de animais silvestres. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
5. | ANA CARLA RODRIGUES MENDES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
6. | Ana Clara Rusteika Lopes. A inflûencia sociocultural para mulheres na Ciência. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Major Arcy, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
7. | Anna Beatriz Neira Leite. Mapeamento das informações divulgadas por influenciadores digitais a respeito dos zoológicos. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
8. | Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Análise da divulgação neurocientífica para professores em canais do Youtube. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
9. | Beatriz Herrera Poltronieri. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade?. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
10. | Bernardo Magno Matta. Casos de ensino na formação interdisciplinar de professores. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
11. | Bruno Henrique Batista Pinto. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio: práticas interdisciplinares em sala de aula. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
12. | César Henrique Souza. Estudo sobre o conceito de campo em autoras pós-bourdieusianas para análise da autonomia do campo educacional.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Graciella Watanabe. |
13. | Danylo Sousa Oliveira. Proposta de aulas remotas para uma educação financeira pautada nos riscos, na criticidade e aspectos da complexidade. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
14. | Eduardo Machado Nery dos Santos. Contribuições da etnomatemática e das atividades investigativas para a ação pedagógica: O diálogo em sala de aula e os processos metacognitivos em prol da ensinagem da matemática.. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
15. | Filipe da Silva Santos. Desenvolvimento de um jogo mobile com flutter envolvendo atividade investigativa para o ensino-aprendizagem de equilíbrio químico no Ensino Médio. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
16. | FLEURICIANY DE AZEVEDO OLIVEIRA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
17. | Isabela Coimbra Hitomi. Indicadores de transparência pública na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
18. | IZABEL DE SOUSA SILVA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
19. | Jamile Nadyer Lisboa. Possibilidades e desafios nas articulações entre os conhecimentos gerados pelo programa BIOTA/FAPESP e os interesses de alunos do estado de São Paulo sobre Biodiversidade. Iniciação Científica - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
20. | Jenifer Learth da Costa. Ensino do tema sistema nervoso através de metodologias ativas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. (Graduando em Bacharelado em Ciência & Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
21. | Laura Arães Silveira. Quer que desenhe? Facilitações gráficas de divulgação científica sobre a Pandemia do Coronavírus. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
22. | Luis Felipe Faquini Costa. Construir-se e contar-se: Cartografias de um corpo dissidente na universidade.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
23. | Luis Henryque Bezerra. Desconstruindo o negacionismo: uma análise do caso Deborah Lipstadt e David Irving.. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
24. | MAIRTON RODRIGUES DA SILVA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
25. | MARIA APARECIDA DOS SANTOS MELO. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
26. | MARIA CLARA MARQUES RODRIGUES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
27. | MARIA EDUARDA TEIXEIRA ROSA. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
28. | Matheus Torioni Rodrigues. Trigonometria no Ensino Médio: Uma proposta de contextualização na História da Matemática. (Graduando em Bacharelado em Ciências e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Universiade Federal do ABC. 2021. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
29. | Milena Fernanda Pauluci Silva. A relação entre uma aluna cega e o estudo da geometria. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
30. | Murilo Suzuki Bueno. Estudando Geometria Espacial com o uso do GeoGebra. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
31. | Nicolas Bernardo Matos. A Teoria das Inteligências Múltiplas no processo de ensino-aprendizagem: uma análise bibliográfica do período 2010-2020. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Marcelo Zanotello. |
32. | Nádia Karolina Ferreira De Melo Pinheiro. Concepções sobre mulheres na Ciência: Um estudo exploratório. (Graduando em Ensino Médio) - Escola Estadual Professor Mário Leandro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
33. | Rafaella Guedes Scateli. Sabina e suas contribuições para a alfabetização científica atreladas à história da ciência: um olhar a partir do módulo expositivo de Leonardo da Vinci (Pibic Ensino Médio - Iniciação Científica Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
34. | Ramon do Amaral Paschoal. Influência da capital cultural na participação de alunos ingressantes na iniciação científica da Fundação Universidade Federal do ABC. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Graciella Watanabe. |
35. | Raquel de Assis. A representatividade feminina como um fator de influência na humanização da figura do cientista. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
36. | RAYNARA SOARES RODRIGUES. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
37. | Robin Figueiredo de Moraes. Panorama das ações educativas sobre espécies de tubarão em aquários e zoológicos brasileiros. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
38. | Stephani Lopes Pereira. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando a concepção de ciência e a imagem de cientista das participantes.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
39. | Tainá Maturano Zabaneh. Utilizando a programação para desenvolvimento do pensamento algébrico. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
40. | Tatiana Maturano Zabaneh. Construindo e estudando os triângulos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
41. | Vitoria Lopes de Sousa. Conectando Geometria e Arte na ação pedagógica em prol da ensinagem matemática. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
42. | WENMYLLY KETTELEN P. DAS CHAGAS. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
1. | Adriano Veloso da Silva. A Mecânica na Antiguidade: um estudo introdutório de seu contexto de produção e transmissão com a perspectiva de subsidiar propostas para o Ensino de Física. (Graduando em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Lúcio Campos Costa. |
2. | Amanda Braga. Estudo da relação entre ciência e governos totalitários em Merton e Bourdieu: impactos no ensino de ciências. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Graciella Watanabe. |
3. | Ana Laura Masson. Alfabetização científica, CTSA e museus de ciências (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
4. | Antonio Pedro Kapitanovas Ferreira. Ciência na Esc. do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
5. | Beatrix Vitória Venturini de Melo Almeida. Neurociência e Educação: um estudo sobre as características da divulgação neurocientífica para professores. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
6. | Beatriz de Oliveira Borges. Ciência na Escola do Futuro ? IC-. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
7. | Bruno Guerreiro Dalcin. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
8. | Bruno Henrique Batista Pinto. O PIBID no contexto da Educação Matemática: um estudo a partir de publicações na área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
9. | Carla Sarmento Santos. Complexificando o tema Bioenergética II: a construção de hortas para tratar do conhecimento científico escolar. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, UFABC. 2020. Orientador: Giselle Watanabe. |
10. | Daniel Henrique Barranco de Farias. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
11. | Diana de Paula Saleti. Políticas emergenciais de proteção à infância e à adolescência durante a pandemia da Covid-19: visões dos sujeitos escolares. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
12. | Erikson Richard Lima Kindler. A Cultura Científica da Região do ABC: desenvolvimento de uma plataforma digital. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
13. | Felipe Muneratto Fabiano. A construção do gosto científico e a formação do aluno da escola básica. (Graduando em Física) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Graciella Watanabe. |
14. | Gabriel Cunha Martins. o papel das ferramentas digitais na promoção da Aprendizagem Significativa. (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
15. | Gabriel Di Polli Machado Queiroz. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
16. | Geovanna Mirian Raimundo. Ocupação do espaço universitário: uma análise dos modos de subjetivação dos estudantes da Escola Preparatória nos campi da UFABC.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
17. | Giovana Rubio de Ávila. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
18. | Janayna Losano. O coronavirus e a educação por meio de questões sociocientíficas no Ensino Médio. (Graduando em Aluna do Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
19. | Jean Costa. Um estudo crítico dos primeiros escritos de Thomas Young (1773-1829) sobre óptica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2020. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
20. | João Paulo Reis Soares. Divulgação e alfabetização científica em uma perspectiva de ensino por investigação em Botânica. (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Fernanda Franzolin. |
21. | Julia Onishi. "No coração ficou lembrança de um mozão. Mas logo já virou rebuceteio": sapatonices em The L Word e The L Word Generation Q. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
22. | Juliana Silva Souza-Luz. Avaliação de cientistas cidadãos participantes de projeto de monitoramento de costões rochosos. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
23. | Karen Hitomi Masuno. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
24. | Karina Miyuki Anzawa. O ENSINO À DISTÂNCIA - EAD E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO. (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
25. | Leandro Soliani. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
26. | Luis Felipe Faquini Costa. Modos de endereçamento de gênero em jogos online: Cartografias do masculino no jogo Overwatch. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
27. | Marcelo Pelka Jr. Matriz heterossexual e Sociedade farmacopornopolítica: Análise do currículo do curso de graduação em Biotecnologia da UFABC. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
28. | Maria Eduarda de Lima Martins. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
29. | MARINA CHACON RODRIGUES. CONSEQUÊNCIAS DAS AULAS REPETITIVAS AO DOCENTE: INFLUÊNCIAS TECNICISTAS E SÍNDROME DE BURNOUT. (Graduando em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020. Orientador: Leonardo André Testoni. |
30. | Matheus Aronque e Silva. A mídia social Telegram como veículo de divulgação científica no período de pandemia. (Graduando em Licenciatura em Ciências da Natureza e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
31. | Paulo Henrique Souza Nakamura. Transformações geométricas: análise de livros didáticos. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
32. | Ramon do Amaral Paschoal. Teoria de campos para compreensão das desigualdades sociais e os impactos no ensino de ciências nas escolas públicas.. (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Graciella Watanabe. |
33. | Rebecca Haruka Inazumi. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DA TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT) E DAS TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NA VALIDAÇÃO DE TESTES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTÍSTICA DA UFABC. (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
34. | Regina Carneiro Silva. A moléstia dos escravos: estudo historiográfico sobre o ?ainhum? no Brasil. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
35. | Renata Rodrigues Alves. Formação inicial de professores na perspectiva inclusiva: análise de barreiras identificadas na sala de aula. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
36. | Sabrina Paulino de Souza Maciel. Aquários e Zoológicos nas redes sociais: Um análise das instituições brasileiras. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
37. | Sandro Mariano Silva Filho. DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL PARA HABITUAÇÃO DE ALUNOS DO 4° E 5° ANO COM TEMAS RECORRENTES NAS PROVAS DE NÍVEL 2 DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA.. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
38. | Sofia Acácia Santos Keller. Educação em museus na perspectiva da alfabetização científica: um olhar a partir do cenário expositivo (Pibic Ensino Médio - IC Júnior). Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
39. | Sofia Endo Capuchim. Ciência na Escola do Futuro ? IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
40. | Vanessa Martins de Oliveira. Influência das cores na compreensão dos níveis representacionais em química. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2020. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
41. | Vivian Tadima Cazeta. Levantamento de Recursos Educacionais Abertos (REAs) brasileiros relativos aos princípios da Cultura Oceânica. (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
42. | Willian Santos de Melo. Estudo do cálculo de medida de área. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
43. | Yasmim Gonçalves Padeti. Ciência na Escola do Futuro - IC-Jr. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2020. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22