1. | Kelly Caroline Soares Pereira. Plantio e alfabetização científica no Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
2. | Klery Rossi. O Eu, o Outro e o Nós e a formação da identidade da criança na Educação Infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
3. | Márcia Maria Souza Alves. Letramento científico e a formação para a cidadania: possibilidades pedagógicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
4. | Suellen Cristina Braga. O uso das histórias em quadrinhos e da cultura de massa no Ensino de História. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
5. | Talita Damiane Leal Bento. Sequência didática sobre educação sexual nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
1. | Aline Franciele Lauriano. FORMAÇÃO CONTINUADA SUA IMPORTÂNCIA E OS MOTIVOS QUE FAZEM O EDUCADOR DO ENSINO PÚBLICO DESISTIR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023. Orientador: Evonir Albrecht. |
2. | Vilenis Alves dos Santos. CONTEXTUALIZANDO OS CONTEÚDOS NA ÁREA DE HUMANAS NA PRÁTICA DA INCLUSÃO NA ESCOLA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2023. Orientador: Evonir Albrecht. |
1. | Abner Silva Xavier. Audiodescrição como recurso no ensino de astronomia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
2. | Adriano Correa Toledo Costa. O ensino colaborativo: desafio entre o processo de ensino aprendizagem da sala regular em conjunto com a sala de recurso multifuncional na perspectiva da Educação em Direitos Humanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
3. | Adriano Correa Toledo Costa. O ENSINO COLABORATIVO: DESAFIO ENTRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA SALA REGULAR EM CONJUNTO COM A SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
4. | Aline Cristina Santos Barbosa. Justiça restaurativa e Direitos Humanos no Brasil: Diálogos sobre potências e resistências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
5. | ALINE CRIÇULA BOCKI. O ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
6. | Aline da Costa Silva. Formulário de atitudes sustentáveis (FAS): Narrativa sobre o desenvolvimento e aplicação de um instrumento didático para o ensino de educação ambiental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
7. | Ana Carolina Corrêa Salvio. Educação em Direitos Humanos e o currículo dos cursos de Pedagogia: Proposta de intervenção extensionista em Barbacena (MG). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
8. | Ana Carolina Corrêa Salvio. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EXTENSIONISTA EM BARBACENA (MG). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
9. | Ana Cláudia Gavioli Yamamoto. A sexualidade: sensações e descobertas - o cuidado com o corpo em transformação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
10. | Arthur Henrique de Oliveira. Um estudo das representações sociais sobre ciência e cientista de um grupo de graduandos do último semestre de Licenciatura em Pedagogia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
11. | Ayeda Santos Ricardo. Educação Antirracista: O Ensino da Cultura Afro e Indígenas nos anos iniciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
12. | Carlos Alberto Otranto Gontijo. A Astronomia no mundo dos indígenas Tukanos do Alto Rio Negro. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
13. | Daiane Aparecida Azolini. Narrativa sobre discussões acerca do conteúdo do aborto nas aulas de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
14. | DANIELLY LEONEL DE OLIVEIRA. MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, CONSULADO GERAL DA SUICA NO RIO DE JANEIRO. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
15. | David Carlo Almeida Barbato. Diretrizes para Uso de TDICs no Ensino de Astronomia na Educação Básica Inspirado na Educação Profissional e Tecnológica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
16. | Denise Bernardes. BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
17. | DIJIANE REGINA DE PAULA. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E O ENSINO DE MATEMÁTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
18. | Eduardo Murakami da Silva. Eventos científicos estudantis como estratégia de ensino de Ciências Naturais em escola da rede municipal da cidade de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
19. | Eliana Rosa de Oliveira Santos. O feminismo negro surdo na educação inclusiva. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
20. | Emerson Moreira de Lima. A importância dos Direitos Humanos na formação para o trabalho: Introdução educacional dos Direitos Humanos através do jogo pedagógico ?Diário de Amanhã?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
21. | Emilio Rodrigues Pereira Junior. Educação ambiental em Direitos Humanos: Comunidade e paisagem em transformação nas margens do Córrego dos Freitas (Jardim Ângela, SP). (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
22. | Fábio Viana Piquet. O uso de analogias no ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
23. | Gabriel Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão. O fenômeno da desbrailização na literatura científica brasileira. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e Inclusiva) - Fundação Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
24. | Grasielle Castro Coelho. Estratégias pedagógicas para o ensino de Botânica. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
25. | Guilherme Guimarães de Oliveira. A importância do ensino de Zoologia nas aulas de Biologia: concepções dos discentes sobre insetos e polinização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
26. | Ivan Kleber Linhares dos Santos. A educação mediada por tecnologia: relatos e experiências no ensino paulista. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
27. | Jozeildo Kleberson Barbosa. O Conhecimento Base para o Ensino nos materiais de formação do Pnaic. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
28. | João Paulo Maurício. Desenvolvimento local e inovação tecnológica: uma análise econométrica de seus condicionantes sobre as 10 principais cidades do Sul de Minas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
29. | João Paulo Staconi. O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista e seu potencial como polo formador de professores. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
30. | Juliana Cássia de Souza Caliari. BORAÇÃO E PERCEPÇÃO DA METODOLOGIA DE PEQUENAS PROBLEMÁTICAS APLICADAS AO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE LOGÍSTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
31. | Kessi Almeida Silva. Nanociência de baixo custo: práticas no ensino de ciências por investigação e o pensamento computacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
32. | Leandro Alves dos Santos. Narrativa sobre a formação de professores que ensinam ciências e a construção de sequências de ensino investigativo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
33. | Lizandra Pirin. A EDUCAÇÃO CTS E A ABORDAGEM NO CURRÍCULO PAULISTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? BREVE ANÁLISE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
34. | Luan dos Santos Silva. A vivência da sexualidade e gênero na educação infantil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
35. | Luiz Carlos Rodrigues de Jesus. A educação global e o ensino de práticas sustentáveis nas disciplinas de Geografia e Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
36. | Marcia Vivancos Mendonça da Silva. Narrativas sobre a elaboração de uma sequência de ensino investigativa relacionada as transformações químicas na cozinha e o ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
37. | Maria Aparecida Damião de Sousa. O olhar docente na atualidade referente à orientação sexual e diversidade de gênero. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
38. | Maria Aparecida Moreira Prado. Ler, refletir e discutir: Leitura e literatura como potencializadoras para Educação em Direitos Humanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
39. | Maria Aparecida Moreira Prado. LER, REFLETIR E DISCUTIR: LEITURA E LITERATURA COMO POTENCIALIZADORAS PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
40. | Mariana Roque Pereira. Educar para o amanhã: Práticas sócio-educativas em Direitos Humanos para crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
41. | Mariana Roque Pereira. EDUCAR PARA O AMANHÃ: PRÁTICAS SÓCIO-EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
42. | Michele Cristina Gonçalves Lima. Como uma saída de campo pode proporcionar a construção de conhecimento investigativo para o estudante. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
43. | PATRICIA SANTOS DA SILVA. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS: REVISÃO DE LITERATURA NA MODALIDADE REVISÃO SISTEMÁTICA DE 2012 À 2022. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
44. | Reginaldo Pereira de Oliveira. DETERMINANTES DA EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA - ANÁLISE ATRAVÉS DE INDICADORES DO CENSO ESCOLAR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
45. | Renata Vasconcelos Alves Silveira. As Lendas, salvando o planeta: RPG na atividade de Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
46. | Renato Ferreira Lemos da Silva. Narrativa sobre o ensino de ciências e a utilização de atividade investigativa para o ensino da avifauna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
47. | Roberta Teixeira de Souza. Identidade de Gênero e diversidade sexual na escola. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
48. | Rosana Medeiros Rosa. Ação do docente frente ao aluno com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
49. | Rosana Medeiros Rosa. A AÇÃO DO DOCENTE FRENTE AO ALUNO COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ? TDAH. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
50. | Roselaine Maria do Nascimento Souza. Narrativas de práticas investigativas de morfofisiologia vegetal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciência é 10) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
51. | Saulo Pereira do Prado. Projeto horta para o ensino fundamental: narrativas sobre atividades investigativas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências Anos finais do Ensino Fundamental - Ciência é Dez) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
52. | SILVANA APARECIDA ZANELLA VIEIRA. ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
53. | SIMONE PAES GONÇALVES NOGUEIRA. DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
54. | Suseli de Paula Vissicaro. INSERÇÃO DA ETNOASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: O JOGO DAS CONSTELAÇÕES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
55. | Tamara Vieira. Formação de professores de Física: como o uso do laboratório de Física pode despertar o interesse do aluno pela disciplina. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
56. | Tatiana Barros Lemos. A luta pela educação movimenta a sociedade: A perspectiva da Educação em Direitos Humanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
57. | Tatiana Barros Lemos. A LUTA PELA EDUCAÇÃO MOVIMENTA A SOCIEDADE: A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
58. | Tauane Vaccas. Concepções sobre animais peçonhentos em museus: os espaços de educação não formal na construção do conhecimento. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
59. | Tercilia Maria de Souza Lima Dantas. Datas comemorativas ou significativas: O que comemorar com a comunidade escolar?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
60. | Tercilia Maria de Souza Lima Dantas. DATAS COMEMORATIVAS OU SIGNIFICATIVAS: O QUE COMEMORAR COM A COMUNIDADE ESCOLAR?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
61. | THAIS MAGALHÃES DUARTE. ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS E DOS JOGOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS PARA ALUNOS COM DISCALCULIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
62. | Thiago Josino Carrilho De Arruda Macedo. Pensão alimentícia e participação paterna nos cuidados e assistência aos filhos: Uma análise sobre prisão civil na casa de assistência ao albergado e egresso de São Luís - CAAE/SLZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
63. | Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo. PENSÃO ALIMENTÍCIA E PARTICIPAÇÃO PATERNA NOS CUIDADOS E ASSISTÊNCIA AOS FILHOS: UMA ANÁLISE SOBRE PRISÃO CIVIL NA CASA DE ASSISTÊNCIA AO ALBERGADO E EGRESSO DE SÃO LUÍS - CAAE/SLZ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação em Direitos Humanos) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
64. | Thuanny Reis Neves. Fatores fundamentais que motivam os Bacharéis em Engenharia a se tornarem Docentes no Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
65. | Thuanny Reis Neves. FATORES FUNDAMENTAIS QUE MOTIVAM OS BACHARÉIS EM ENGENHARIA A SE TORNAREM DOCENTES NO BRASIL. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
66. | VANDERSON CRISTIANO DE SOUSA. PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE BIOLOGIA- ENSINO MÉDIO E NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ? Especialização em Educação Especial e) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, João Rodrigo Santos da Silva. |
67. | Vanessa dos Santos Turdo. Sequência Didática e Ensino de Química: o estudante mediador no processo de ensino aprendizagem. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
1. | Aline Lamaneres de Moraes. Projeto escolar com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre efeitos das drogas no organismo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
2. | Carlos Tozeli. Educação ambiental, o lixo e a reciclagem na escola: prática docente para a escola viva e vida sustentável. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
3. | Clarissa Razante Garcia. Ambiente extraescolar e suas contribuições na aprendizagem do tema evolução biológica no Ensino de Ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
4. | Eduardo Gomes de Souza. As contribuições da formação de uma consciência histórica para a compreensão da crise hídrica. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
5. | Ezidia Maria Jesus De Souza. Algumas simulações interativas para discutir questões socioambientais. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
6. | Fernanda Picolotte Santana. Sexualidade humana e o espaço escolar como um ambiente de aprendizagem e reflexão. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
7. | Flávia de Melo Araújo. Proposta de um percurso formativo a partir dos pressupostos freireanos: um olhar sobre a diversidade. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
8. | Flávia Regina da Silva Cardoso. Perspectivas para contribuir com a alfabetização das(os) estudantes do ensino fundamental 1. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
9. | Franciele Dutra das Neves. Utilização do jogo ?Sobreviva, se puder!? Como estratégia didática no ensino de ciências. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
10. | Jefferson Lima da Silva. Uma proposta de atividade investigativa sobre os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
11. | Kátia Alves Bernardino Ujvari. Por uma educação ambiental crítica: proposta de aulas sobre o uso e o descarte dos celulares. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
12. | Leticia Matos dos Santos. Publicidade e Consciência Ambiental: a prática docente em debate. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
13. | Lilian Erika Ferreira. Prática docente, transformações químicas e Educação Ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
14. | Marco Aurélio Duarte. Educação Ambiental: Limites e possibilidades das práticas docentes nos anos finais do Ensino Fundamental. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
15. | Patrícia de Oliveira Cardoso. As produções em Educação Ambiental na área de ensino e educação sob uma perspectiva mais crítica. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
16. | Raquel Tassi Cavalheiro Duarte. A pegada ecológica nos anos finais do Ensino Fundamental: Prática pedagógica e conscientização. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
17. | Silvia Cristina Lopes de Souza Correia. Desenvolvimento Sustentável e prática docente: possibilidades do cotidiano em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação Latu Sensu - Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
18. | Willians Mendes Silva. Espaços para inserção de discussões de cunho mais social nas aulas de História. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
19. | Éber Nunes. Alguns aspectos da complexidade para propor aulas de História sobre a relação da comunidade indígena com o ambiente. (Aperfeiçoamento/Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociedade) - Universidade Federal do ABC. 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
1. | Jorge Vleberton Bessa De Andrade. PLANEJAMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SMART GRIDS NA PERSPECTIVA CTS APLICADA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
2. | Karina Aguiar De Freitas Souza. O PROEJA SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CTS E DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
3. | Layne Vitória Ferreira. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APLICADAS NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NA ÁREA DE GESTÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
4. | Renan Servat Sander. DESENVOVLIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DA FÍSICA NO BRASIL DO BRASIL PRÉ-COLONIAL AO SÉCULO XX. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
5. | Sebastião Mauro Filho. CONSTRUÇÃO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO E A DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS ASTRONÔMICOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-EPT - Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22