1. | Carla Sarmento Santos. Uma proposta de aulas de ciências pautada por elementos da complexidade e da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
2. | Débora Erbert. Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo do professor para ensino de frações. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
3. | Fábio Henrique Vicente. Contribuições do Software Stellarium para os Anos finais do Ensino Fundamental: uma análise a partir do Currículo da Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
4. | Gustavo Bellini Monteiro. "O ensino do ciclo de vida das angiospermas na educação básica sob a perspectiva da ciência cidadã. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
5. | Janaína Dutra Gonzalez. "Ciência cidadã cocriada: avaliação de aprendizagens a partir de uma experiência escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
6. | José Adriano Silva de Oliveira. Componentes curriculares semipresenciais em cursos de graduação: um estudo de caso na UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
7. | Joyce Fico Ramalhães de Souza. A extensão universitária no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
8. | Julia de Campos Silva. A concepção da educação politécnica em M. M. Pistrak: contribuições teórico-práticas para a educação científica brasileira. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Rafael Cava Mori. |
9. | Jussara Almeida Bezerra. Avaliação de aprendizagens por meio de sequênncia de ensino-aprendizagem com ciência cidadã sobre desperdício de alimentos no espaço escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
10. | Lilian Moreira dos Santos. A manifestação de habilidades argumentativas em uma sequência didática inspirada no ensino por investigaçãoo por investigação em química: uma contribuição ao meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
11. | Lucas Fontes Savassa. Espaços formativos na escola: desafios e possibilidades das aulas de trabalho pedagógico. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
12. | Marcella Seika Shimada. O uso de mapas conceituais para investigar a relação dos três níveis representacionais no ensino de eletroquímica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
13. | MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO RAMOS. A SURDOCEGUEIRA E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
14. | Maria Angélica Novaes Pereira. O ensino por investigação e a metacognição no processo de aprendizagem de ciências dos alunos da Educação Infantil e anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
15. | Maria Raiane da Silva. Um modelo teórico para a elaboração e a análise de tarefas de geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Vinícius Pazuch. |
16. | Paulo Dante de Toledo Serrain. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL VIVENCIADAS POR PROFESSORES AOPLANEJAR, DESENVOLVER E REFLETIR SOBRE SUAS AULAS EM UM PROCESSO FORMATIVO ACERCADO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Marcia Aguiar. |
17. | Robson Modesto Fernandes. Análise do processo histórico do uso da Língua Inglesa como instrumento usado na universalização da ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
18. | Sandra Cristina Trevisan. Os espaços de educação não formal e divulgação científica em um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
19. | Sandra Souza. LUDICIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO TEÓRICO-CURRICULAR. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
20. | Vanessa Puerta Veruli. Ciência cidadã e abelhas nativas em Unidades de Conservação: educação ambiental e participação. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
21. | Yuri Vieira Romano. Em busca de conexões entre a teoria dos números acadêmica e escolar na licenciatura em matemática: um estudo documental com foco nos conceitos de divisibilidade e primalidade de números inteiros. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
1. | Adriana Bigido Rocha. Ensino de ciências por investigação na Educação infantil: a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
2. | Amanda Fortunato. O Ensino de Ciências e o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: aproximações e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023. Orientador: Leonardo André Testoni. |
3. | Arthur Luiz Ferreira. A divulgação científica em tempos de movimentos anticiência: reflexões para novos desafios democráticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023. Orientador: Graciella Watanabe. |
4. | Fabiola Rodrigues Oliveira do Nascimento. 'Noções de chimica geral', de João Martins Teixeira: contribuições históricas ao ensino de química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Rafael Cava Mori. |
5. | FERNANDA ANA DA SILVA. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: SIGNIFICAÇÕES DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
6. | Gabriel do Prado Cuzziol. Educação para o risco: elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023. Orientador: Giselle Watanabe. |
7. | Gabriel Henrique Costa Bento. UMA ANÁLISE DA PRESENÇA SIGNIFICATIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
8. | Guilherme de Lollo Denardi. O início é diferente: propostas de atividades sobre ondas eletromagnéticas para os anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Graciella Watanabe. |
9. | Jessica Jorge. Interesses e conhecimentos sobre biodiversidade no Estado de São Paulo: o que alunas e alunos têm a nos dizer?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023. Orientador: Fernanda Franzolin. |
10. | Karina Aguiar de Freitas Souza. As TDIC e o Ensino de Matemática: Um Mapeamento Sistemático sobre sua relação com a Educação Matemática Crítica e a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Básico nos últimos Dez Anos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Evonir Albrecht. |
11. | Lais da Silveira Medeiros. As práticas no ensino de botânica: entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
12. | Leandro Miranda. Sequência didática inclusiva: modelos atômicos no ensino médio.. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Graciella Watanabe. |
13. | Luana Alves Soares. O Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
14. | Renato Apolo Prado. A Matemática que surpreende e desafia - aprendendo com a EMC.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Evonir Albrecht. |
15. | Ronny Maciel de Mattos. A Inserção da Extensão nos Cursos de Graduação das Universidades Federais Brasileiras: Avanços e desafios. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Evonir Albrecht. |
16. | Thais Andrea Furigo Novaes. Relações público-privadas na (e a partir da) educação do estado de São Paulo: contribuições metodológicas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
17. | Thiene Pelosi Cassiavillani. Legislação, produção científica e práticas escolares sobre educação sexual no brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC, . 2023. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
1. | ALEXANDRE LEITE DA SILVA. COMPETÊNCIAS E APTIDÕES PESSOAIS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO NA MODALIDADE REMOTA: UM ESTUDO DE CASO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
2. | Ana Luiza Ribeiro da Silva. Histórias em Quadrinhos em livros didáticos de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Leonardo André Testoni. |
3. | Caroline Miranda Pereira Lima. O conceito de função e a formação de professores: revisão da literatura especializada. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
4. | Daniel Ruy Pereira. UM PROFESSOR, UM PORTFÓLIO E UM QUADRO TEÓRICO: Uma oportunidade de reflexão durante a formação inicial. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
5. | Diego Medeiros de Aguiar. PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
6. | Gesrael Silva de Lima. Análise dos conteúdos sobre algas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
7. | Isabela Nogueira Basílio dos Santos. ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
8. | Juliana Aliano Bloch Fakri. Sustentabilidade sob a perspectiva da complexidade: avaliação de concepções e da incorporação do conceito em protocolos de ciência cidadã. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
9. | Júlia Alice Vila Furgeri. Nem tudo é concreto: levantamento etnobotânico da matriz agrícola em hortas comunitárias do ABC paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
10. | Katia Regina Varela Roa. HISTÓRIA SILENCIADA - UM CONJUNTO DE SABERES INDÍGENAS- NUMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
11. | Leandro Felix de Oliveira. Os momentos pedagógicos de aprendizagem no ensino de Ciências no contexto da Educação Profissional. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
12. | Leticia Pereira do Nascimento. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM)) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
13. | Maria Madalena do Adro Ataíde Ferreira. O desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 10.o ano no estudo da função quadrática. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2022. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
14. | Márcio Bortoletto Fessel. A Mecânica dos fluídos e o corpo humano ? uma proposta de ensino por meio das Ilhas interdisciplinares de racionalidade. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington. |
15. | Natalia Lami Zanettini. Experimentação no ensino de ciências: critérios do Programa Nacional do Livro Didático - ensino fundamental (1996-2019). Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Rafael Cava Mori. |
16. | Natalia Nascimben Delmondi. Aspectos teóricos e metodológicos sobre transformações geométricas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
17. | Natália da Silva Galvão. A dualidade técnica-intelecto na história da educação: enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Rafael Cava Mori. |
18. | Ninive Pinto Caetano da Silva. Africanizando o ensino de ciências: uma análise étnico-racial nos livros didáticos e a proposição do uso da cosmogonia africana para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington. |
19. | Renan Marques. A Percepção da biodiversidade e conservação pelo olhar de estudantes da educação básica.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
20. | Rita Isabel da Silva Nunes. A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade: uma experiência de ensino utilizando o Geogebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2022. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
21. | Rodolfo Henrique de Souza. O que influencia a escolha pelos cursos de ciências naturais? Um estudo analítico dos estudantes da licenciatura em física na UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Graciella Watanabe. |
22. | Rodolfo Moreno Guidil Roda. Revisitando Gil-Pérez e Colaboradores (2001): uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022. Supervisor: Leonardo André Testoni. |
23. | Ronaldo Spinelli Junior. ensões entre políticas curriculares: a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
24. | Sabrina Sobral Marchetto Leite. A Natureza da Ciência na Educação Científica: reflexões sobre as concepções dos professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022. Supervisor: Leonardo André Testoni. |
25. | Sandra Okabayashi Miyaji. Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
26. | Silvana Pavão Teixeira Papalardo. Desafios e possibilidades para as meninas adolescentes se envolverem com as Ciências da Natureza. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientadores: Fernanda Franzolin, Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
1. | Adriana Cristina Gallis. A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas no século XVIII: possibilidades para a educação científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
2. | Alessandra Marques Ferreira dos Santos. ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DAS CORES COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS DE ENSINO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
3. | Ana Julia Pinto da Silva. Experimentações Decoloniais no Ensino de Matemática: Buscando caminhos por meio da pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
4. | Anita Iracema Simão. Educação Básica em Direitos Humanos e possibilidades das Redes Virtuais de Aprendizagem Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
5. | Camila Valerio Ramos da Silva. CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRODUÇÃO DE CORPOS GENERIFICADOS: OLHARES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
6. | Caroline de Faveri. Diversidade Paleontológica Cidadã Geoparques Brasileiros: Conceito de Paleontologia Cidadã na Implantação do Geoparque Corumbataí, SP. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2021. Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
7. | Cristina Aparecida de Oliveira. Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando aproximações. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
8. | Diego Nunes Navarro. Um estudo de caso sobre a distribuição de capital científico e implicações perante ações institucionais em ensino de ciências na Universidade Federal do ABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Orientador: Graciella Watanabe. |
9. | Dione Marta de Mesquita Costa. As hortas urbanas comunitárias da cidade de São Bernardo do Campo: Impactos sobre a Educação Ambiental local. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
10. | Eduardo Dantas Leite. Transposição museográfica na exposição do Museu do Amanhã e visões sobre Natureza da Ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
11. | João Mendes Romano. MODELO DE PLANEAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE: O Que Fazem os Nossos Professores na Sala de Aulas da Escola do Magistério do Dundo?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Lueji A'Nkonde, . 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
12. | Jéssica Amanda Lourenço dos Santos. Contribuição ao estudo da abordagem histórica da saúde em livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD/2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Rafael Cava Mori. |
13. | Karen Ramos. O diálogo em práticas de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
14. | LINDÉIA ALVES SARAIVA PAVIOTI. ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
15. | Marcelo Machado Nogueira. Licenciados em Biologia ensinando Física no Ensino Fundamental: Saberes Docentes em Movimento. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021. Orientador: Leonardo André Testoni. |
16. | Mônica Cristina de Oliveira. Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Giselle Watanabe. |
17. | Rubens Pessoa Gomes. O ensino da química no contexto da educação inclusiva: rompendo as barreiras que inviabilizam a aprendizagem por alunos surdos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
18. | Sergio Luiz Maximo. Psicodrama Pedagógico: as possibilidades de uma metodologia ativa na formação de professores da área de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
1. | Anie Masquete Paruta. Letramento Matemático: dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
2. | ANNA MARIA DE MOURA CAVALCANTI. DIFERENTES MOMENTOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO: A ESTÉTICA E A ÉTICA EM TEMPOS DE REAFIRMAR O SER. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Supervisor: Vivili Maria Silva Gomes. |
3. | Bruno Gumieri Fernandes. O ESTUDO METACOGNITIVO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS NA COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
4. | Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius. O estado da arte da cultura micóloga: Entre a cegueira fúngica e a fungifilia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
5. | Bruno Maurício Batista de Albuquerque. Entre a física clássica e a física moderna: atividades para alunos do ensino médio.. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Graciella Watanabe. |
6. | Bárbara Silva Gumiero. Knowledge Quartet: uma síntese da literatura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
7. | Charlie Drews Tomaz dos Santos. Concepções de professores de Ciências sobre identidades de gênero: transenviadescendo a educação em sexualidade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
8. | Daniel Freitas Barros Neto. ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL A PARTIR DE INFERÊNCIAS CAUSAIS. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
9. | Danilo Rodrigues Zajac. A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem: BNCC e a nova morfologia do trabalho. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
10. | Diana Ribas Rodrigues. Astrobiologia e ciência cidadã: possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
11. | Franciele da Silva. Elaboração de tarefas de geometria. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
12. | Gabriela Gotlieb Ribas. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
13. | Gisele Martins Ferreira. Trans entre nós: Uma análise da vivência de uma comunidade escolar de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
14. | Ingrid de Araújo Savassa. Os museus de ciências como espaço de inclusão: ações educativas e formativas no Zoológico de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
15. | Jadis Henrique Picirilli da Silva. Estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol).. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
16. | Karina Assunção de Barros José. Questões sociocientíficas no ensino superior: possibilidades para a formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC, . 2020. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
17. | Karoline Marcolino Cardoso. O JOGO HISTÓRICO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
18. | Leonardo Araújo Silva. O conceito de função e a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
19. | Müller Rodrigo de Moura Santana. AVALIAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
20. | Natália Galvão Simão de Souza. ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
21. | Ohanna Peres Varela Garcia Lecrer. Tarefas de geometria espacial com o software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
22. | Patrícia Martins de Arruda. O Processo Avaliativo em Ciências no Ensino Fundamental I, em uma escola de Guarulhos: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020. Orientador: Leonardo André Testoni. |
23. | Paulo Henrique Aparecido. A IMPLANTAÇÃO DO ?CURRÍCULO DA CIDADE? NA VISÃO DO DOCENTE: DIFICULDADES E IMPRESSÕES INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020. Orientador: Leonardo André Testoni. |
24. | Paulo Victor de Sousa Costa. Conceitos de professoras da Educação Básica sobre orientação sexual e identidade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
25. | Priscila Germano dos Santos. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? ENEM de 1987 a 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
26. | Rafael E Gutiérrez A. Saberes docentes e tarefas de geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Vinícius Pazuch. |
27. | Renata Cristina Alberghetti. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ALINHADAS À BNCC NA ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
28. | Rubens Silveira Garcias. Argumentação e a Construção de Contra-Argumentos em um Debate Sobre Uma Questão Sociocientífica Em Uma Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental,. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2020. Orientador: Danusa Munford. |
29. | Sandra Félix Santos. A linguagem multimodal como ferramenta de inclusão na Educação Ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
30. | Silvia Lumena Lifke de Sá. Alfabetização Científica e as visões de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza de Pedagogas(os) Fomadas(os) em Diferentes Instituições de Ensino. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientadores: Danusa Munford, Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
31. | Thiago Augusto Pestana da Costa. ENTRE O AÇÚCAR E A CIÊNCIA: A NOVA HISTÓRIA EM DIÁLOGO COM A AMÉRICA PORTUGUESA SETECENTISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
32. | Vitor Martins Menezes. Investigando a Lua: As Práticas Epistêmicas em uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
33. | Vivian Cordeiro Parra. Livros didáticos de química: uma análise à luz do perfil conceitual para o conceito de ligação química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Orientador: Rafael Cava Mori. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22