PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 115

2024

1.   Carla Sarmento Santos. Uma proposta de aulas de ciências pautada por elementos da complexidade e da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.
2.   Débora Erbert. Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo do professor para ensino de frações. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
3.   Fábio Henrique Vicente. Contribuições do Software Stellarium para os Anos finais do Ensino Fundamental: uma análise a partir do Currículo da Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Evonir Albrecht.
4.   Gustavo Bellini Monteiro. "O ensino do ciclo de vida das angiospermas na educação básica sob a perspectiva da ciência cidadã. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
5.   Janaína Dutra Gonzalez. "Ciência cidadã cocriada: avaliação de aprendizagens a partir de uma experiência escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
6.   José Adriano Silva de Oliveira. Componentes curriculares semipresenciais em cursos de graduação: um estudo de caso na UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
7.   Joyce Fico Ramalhães de Souza. A extensão universitária no campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
8.   Julia de Campos Silva. A concepção da educação politécnica em M. M. Pistrak: contribuições teórico-práticas para a educação científica brasileira. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. 2024.
Orientador: Rafael Cava Mori.
9.   Jussara Almeida Bezerra. Avaliação de aprendizagens por meio de sequênncia de ensino-aprendizagem com ciência cidadã sobre desperdício de alimentos no espaço escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
10.   Lilian Moreira dos Santos. A manifestação de habilidades argumentativas em uma sequência didática inspirada no ensino por investigaçãoo por investigação em química: uma contribuição ao meio ambiente. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
11.   Lucas Fontes Savassa. Espaços formativos na escola: desafios e possibilidades das aulas de trabalho pedagógico. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
12.   Marcella Seika Shimada. O uso de mapas conceituais para investigar a relação dos três níveis representacionais no ensino de eletroquímica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
13.   MARCOS HENRIQUE ASSUNÇÃO RAMOS. A SURDOCEGUEIRA E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
14.   Maria Angélica Novaes Pereira. O ensino por investigação e a metacognição no processo de aprendizagem de ciências dos alunos da Educação Infantil e anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
15.   Maria Raiane da Silva. Um modelo teórico para a elaboração e a análise de tarefas de geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
16.   Paulo Dante de Toledo Serrain. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL VIVENCIADAS POR PROFESSORES AOPLANEJAR, DESENVOLVER E REFLETIR SOBRE SUAS AULAS EM UM PROCESSO FORMATIVO ACERCADO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Marcia Aguiar.
17.   Robson Modesto Fernandes. Análise do processo histórico do uso da Língua Inglesa como instrumento usado na universalização da ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
18.   Sandra Cristina Trevisan. Os espaços de educação não formal e divulgação científica em um curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
19.   Sandra Souza. LUDICIDADE E ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO TEÓRICO-CURRICULAR. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
20.   Vanessa Puerta Veruli. Ciência cidadã e abelhas nativas em Unidades de Conservação: educação ambiental e participação. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
21.   Yuri Vieira Romano. Em busca de conexões entre a teoria dos números acadêmica e escolar na licenciatura em matemática: um estudo documental com foco nos conceitos de divisibilidade e primalidade de números inteiros. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.

2023

1.   Adriana Bigido Rocha. Ensino de ciências por investigação na Educação infantil: a evolução na compreensão, nas habilidades metacognitivas envolvidas e a mobilização de saberes na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
2.   Amanda Fortunato. O Ensino de Ciências e o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: aproximações e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2023.
Orientador: Leonardo André Testoni.
3.   Arthur Luiz Ferreira. A divulgação científica em tempos de movimentos anticiência: reflexões para novos desafios democráticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Graciella Watanabe.
4.   Fabiola Rodrigues Oliveira do Nascimento. 'Noções de chimica geral', de João Martins Teixeira: contribuições históricas ao ensino de química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
5.   FERNANDA ANA DA SILVA. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: SIGNIFICAÇÕES DAS VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES DE FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ABC PAULISTA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
6.   Gabriel do Prado Cuzziol. Educação para o risco: elementos para propor aulas de ciências sob a perspectiva da complexidade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 2023.
Orientador: Giselle Watanabe.
7.   Gabriel Henrique Costa Bento. UMA ANÁLISE DA PRESENÇA SIGNIFICATIVA DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
8.   Guilherme de Lollo Denardi. O início é diferente: propostas de atividades sobre ondas eletromagnéticas para os anos finais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Graciella Watanabe.
9.   Jessica Jorge. Interesses e conhecimentos sobre biodiversidade no Estado de São Paulo: o que alunas e alunos têm a nos dizer?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
10.   Karina Aguiar de Freitas Souza. As TDIC e o Ensino de Matemática: Um Mapeamento Sistemático sobre sua relação com a Educação Matemática Crítica e a Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino Básico nos últimos Dez Anos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
11.   Lais da Silveira Medeiros. As práticas no ensino de botânica: entre a formação inicial e as escolhas metodológicas dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
12.   Leandro Miranda. Sequência didática inclusiva: modelos atômicos no ensino médio.. Dissertação (Mestrado em Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Graciella Watanabe.
13.   Luana Alves Soares. O Método de Melhoria de Resultados na rede estadual de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
14.   Renato Apolo Prado. A Matemática que surpreende e desafia - aprendendo com a EMC.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
15.   Ronny Maciel de Mattos. A Inserção da Extensão nos Cursos de Graduação das Universidades Federais Brasileiras: Avanços e desafios. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Evonir Albrecht.
16.   Thais Andrea Furigo Novaes. Relações público-privadas na (e a partir da) educação do estado de São Paulo: contribuições metodológicas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
17.   Thiene Pelosi Cassiavillani. Legislação, produção científica e práticas escolares sobre educação sexual no brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC, . 2023.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

2022

1.   ALEXANDRE LEITE DA SILVA. COMPETÊNCIAS E APTIDÕES PESSOAIS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO NA MODALIDADE REMOTA: UM ESTUDO DE CASO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
2.   Ana Luiza Ribeiro da Silva. Histórias em Quadrinhos em livros didáticos de matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Leonardo André Testoni.
3.   Caroline Miranda Pereira Lima. O conceito de função e a formação de professores: revisão da literatura especializada. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
4.   Daniel Ruy Pereira. UM PROFESSOR, UM PORTFÓLIO E UM QUADRO TEÓRICO: Uma oportunidade de reflexão durante a formação inicial. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
5.   Diego Medeiros de Aguiar. PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
6.   Gesrael Silva de Lima. Análise dos conteúdos sobre algas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciaturas em Ciências Biológicas de Instituições Públicas Brasileiras. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
7.   Isabela Nogueira Basílio dos Santos. ENSINO DE CIÊNCIAS DE BASE EXPERIMENTAL NA PANDEMIA: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
8.   Juliana Aliano Bloch Fakri. Sustentabilidade sob a perspectiva da complexidade: avaliação de concepções e da incorporação do conceito em protocolos de ciência cidadã. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
9.   Júlia Alice Vila Furgeri. Nem tudo é concreto: levantamento etnobotânico da matriz agrícola em hortas comunitárias do ABC paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
10.   Katia Regina Varela Roa. HISTÓRIA SILENCIADA - UM CONJUNTO DE SABERES INDÍGENAS- NUMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
11.   Leandro Felix de Oliveira. Os momentos pedagógicos de aprendizagem no ensino de Ciências no contexto da Educação Profissional. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
12.   Leticia Pereira do Nascimento. A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (PEHCM)) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
13.   Maria Madalena do Adro Ataíde Ferreira. O desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 10.o ano no estudo da função quadrática. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2022.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
14.   Márcio Bortoletto Fessel. A Mecânica dos fluídos e o corpo humano ? uma proposta de ensino por meio das Ilhas interdisciplinares de racionalidade. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
15.   Natalia Lami Zanettini. Experimentação no ensino de ciências: critérios do Programa Nacional do Livro Didático - ensino fundamental (1996-2019). Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Rafael Cava Mori.
16.   Natalia Nascimben Delmondi. Aspectos teóricos e metodológicos sobre transformações geométricas. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
17.   Natália da Silva Galvão. A dualidade técnica-intelecto na história da educação: enfoque nas modificações do ensino científico subordinado à divisão do trabalho. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Rafael Cava Mori.
18.   Ninive Pinto Caetano da Silva. Africanizando o ensino de ciências: uma análise étnico-racial nos livros didáticos e a proposição do uso da cosmogonia africana para uma educação antirracista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
19.   Renan Marques. A Percepção da biodiversidade e conservação pelo olhar de estudantes da educação básica.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
20.   Rita Isabel da Silva Nunes. A aprendizagem de funções quadráticas em alunos do 10º ano de escolaridade: uma experiência de ensino utilizando o Geogebra. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2022.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
21.   Rodolfo Henrique de Souza. O que influencia a escolha pelos cursos de ciências naturais? Um estudo analítico dos estudantes da licenciatura em física na UFABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
22.   Rodolfo Moreno Guidil Roda. Revisitando Gil-Pérez e Colaboradores (2001): uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Supervisor: Leonardo André Testoni.
23.   Ronaldo Spinelli Junior. ensões entre políticas curriculares: a recepção à Base Nacional Comum Curricular por professores e professoras de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
24.   Sabrina Sobral Marchetto Leite. A Natureza da Ciência na Educação Científica: reflexões sobre as concepções dos professores de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2022.
Supervisor: Leonardo André Testoni.
25.   Sandra Okabayashi Miyaji. Uma articulação entre o currículo escolar formal e a exposição do Museu do Amanhã na perspectiva da biodiversidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
26.   Silvana Pavão Teixeira Papalardo. Desafios e possibilidades para as meninas adolescentes se envolverem com as Ciências da Natureza. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022.
Orientadores: Fernanda Franzolin, Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

2021

1.   Adriana Cristina Gallis. A contribuição da viagem filosófica portuguesa do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira para o conhecimento das colônias americanas no século XVIII: possibilidades para a educação científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
2.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DAS CORES COM A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS DE ENSINO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
3.   Ana Julia Pinto da Silva. Experimentações Decoloniais no Ensino de Matemática: Buscando caminhos por meio da pesquisa-ação. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientadores: Vivili Maria Silva Gomes, Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
4.   Anita Iracema Simão. Educação Básica em Direitos Humanos e possibilidades das Redes Virtuais de Aprendizagem Linha de Pesquisa: Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
5.   Camila Valerio Ramos da Silva. CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRODUÇÃO DE CORPOS GENERIFICADOS: OLHARES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS E CRIANÇAS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
6.   Caroline de Faveri. Diversidade Paleontológica Cidadã Geoparques Brasileiros: Conceito de Paleontologia Cidadã na Implantação do Geoparque Corumbataí, SP. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, . 2021.
Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
7.   Cristina Aparecida de Oliveira. Alfabetização Científica e Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Investigando aproximações. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
8.   Diego Nunes Navarro. Um estudo de caso sobre a distribuição de capital científico e implicações perante ações institucionais em ensino de ciências na Universidade Federal do ABC. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021.
Orientador: Graciella Watanabe.
9.   Dione Marta de Mesquita Costa. As hortas urbanas comunitárias da cidade de São Bernardo do Campo: Impactos sobre a Educação Ambiental local. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
10.   Eduardo Dantas Leite. Transposição museográfica na exposição do Museu do Amanhã e visões sobre Natureza da Ciência. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
11.   João Mendes Romano. MODELO DE PLANEAMENTO PEDAGÓGICO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO TRABALHO DOCENTE: O Que Fazem os Nossos Professores na Sala de Aulas da Escola do Magistério do Dundo?. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade Lueji A'Nkonde, . 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
12.   Jéssica Amanda Lourenço dos Santos. Contribuição ao estudo da abordagem histórica da saúde em livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD/2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rafael Cava Mori.
13.   Karen Ramos. O diálogo em práticas de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
14.   LINDÉIA ALVES SARAIVA PAVIOTI. ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIAS PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
15.   Marcelo Machado Nogueira. Licenciados em Biologia ensinando Física no Ensino Fundamental: Saberes Docentes em Movimento. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2021.
Orientador: Leonardo André Testoni.
16.   Mônica Cristina de Oliveira. Uma proposta complexa de itinerário formativo sobre o tema energia. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Giselle Watanabe.
17.   Rubens Pessoa Gomes. O ensino da química no contexto da educação inclusiva: rompendo as barreiras que inviabilizam a aprendizagem por alunos surdos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
18.   Sergio Luiz Maximo. Psicodrama Pedagógico: as possibilidades de uma metodologia ativa na formação de professores da área de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

2020

1.   Anie Masquete Paruta. Letramento Matemático: dos documentos curriculares aos saberes e práticas de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
2.   ANNA MARIA DE MOURA CAVALCANTI. DIFERENTES MOMENTOS DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CRÍTICO REFLEXIVO: A ESTÉTICA E A ÉTICA EM TEMPOS DE REAFIRMAR O SER. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Supervisor: Vivili Maria Silva Gomes.
3.   Bruno Gumieri Fernandes. O ESTUDO METACOGNITIVO DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS NA COMPREENSÃO DAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
4.   Bruno Kestutis de Alvarenga Sipavicius. O estado da arte da cultura micóloga: Entre a cegueira fúngica e a fungifilia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
5.   Bruno Maurício Batista de Albuquerque. Entre a física clássica e a física moderna: atividades para alunos do ensino médio.. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Graciella Watanabe.
6.   Bárbara Silva Gumiero. Knowledge Quartet: uma síntese da literatura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
7.   Charlie Drews Tomaz dos Santos. Concepções de professores de Ciências sobre identidades de gênero: transenviadescendo a educação em sexualidade. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Daniel Freitas Barros Neto. ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL A PARTIR DE INFERÊNCIAS CAUSAIS. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
9.   Danilo Rodrigues Zajac. A pedagogia das competências na lógica da aprendizagem: BNCC e a nova morfologia do trabalho. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
10.   Diana Ribas Rodrigues. Astrobiologia e ciência cidadã: possibilidades para a alfabetização científica de alunos do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
11.   Franciele da Silva. Elaboração de tarefas de geometria. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
12.   Gabriela Gotlieb Ribas. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo olhar do egresso: trajetória e desdobramento da formação docente. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
13.   Gisele Martins Ferreira. Trans entre nós: Uma análise da vivência de uma comunidade escolar de ensino médio. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
14.   Ingrid de Araújo Savassa. Os museus de ciências como espaço de inclusão: ações educativas e formativas no Zoológico de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
15.   Jadis Henrique Picirilli da Silva. Estratégia metacognitiva do autoquestionamento aplicada durante uma sequência didática a respeito do conceito de quantidade de substância (mol).. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
16.   Karina Assunção de Barros José. Questões sociocientíficas no ensino superior: possibilidades para a formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC, . 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
17.   Karoline Marcolino Cardoso. O JOGO HISTÓRICO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
18.   Leonardo Araújo Silva. O conceito de função e a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
19.   Müller Rodrigo de Moura Santana. AVALIAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
20.   Natália Galvão Simão de Souza. ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
21.   Ohanna Peres Varela Garcia Lecrer. Tarefas de geometria espacial com o software GeoGebra. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
22.   Patrícia Martins de Arruda. O Processo Avaliativo em Ciências no Ensino Fundamental I, em uma escola de Guarulhos: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Leonardo André Testoni.
23.   Paulo Henrique Aparecido. A IMPLANTAÇÃO DO ?CURRÍCULO DA CIDADE? NA VISÃO DO DOCENTE: DIFICULDADES E IMPRESSÕES INICIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . 2020.
Orientador: Leonardo André Testoni.
24.   Paulo Victor de Sousa Costa. Conceitos de professoras da Educação Básica sobre orientação sexual e identidade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
25.   Priscila Germano dos Santos. MAPEAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? ENEM de 1987 a 2019. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
26.   Rafael E Gutiérrez A. Saberes docentes e tarefas de geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020.
Orientador: Vinícius Pazuch.
27.   Renata Cristina Alberghetti. CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ALINHADAS À BNCC NA ÁREA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
28.   Rubens Silveira Garcias. Argumentação e a Construção de Contra-Argumentos em um Debate Sobre Uma Questão Sociocientífica Em Uma Sala de Aula dos Anos Finais do Ensino Fundamental,. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . 2020.
Orientador: Danusa Munford.
29.   Sandra Félix Santos. A linguagem multimodal como ferramenta de inclusão na Educação Ambiental. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
30.   Silvia Lumena Lifke de Sá. Alfabetização Científica e as visões de Ensino e Aprendizagem de Ciências da Natureza de Pedagogas(os) Fomadas(os) em Diferentes Instituições de Ensino. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientadores: Danusa Munford, Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
31.   Thiago Augusto Pestana da Costa. ENTRE O AÇÚCAR E A CIÊNCIA: A NOVA HISTÓRIA EM DIÁLOGO COM A AMÉRICA PORTUGUESA SETECENTISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
32.   Vitor Martins Menezes. Investigando a Lua: As Práticas Epistêmicas em uma Sequência Didática para o Ensino de Astronomia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
33.   Vivian Cordeiro Parra. Livros didáticos de química: uma análise à luz do perfil conceitual para o conceito de ligação química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020.
Orientador: Rafael Cava Mori.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22