1. | Eduardo Goedert Doná. Conhecimentos e crenças de uma formadora de professores sobre a Matemática ao abordar a Álgebra na Licenciatura em Pedagogia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
2. | Fabrício Masaharu Oiwa da Costa. Espaços para discutir aspectos da criticidade e da complexidade nos Modelos Metodológicos Pessoais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
3. | Giovanni Scataglia Botelho Paz. O ensino de ciências por investigação de professores unidocentes: concepções e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
4. | Janaina Mendes Pereira da Silva. "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO COLABORATIVO E MEDIADO POR USO DE TAREFA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL (TAP). Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
5. | Larissa de Araújo Kawabe. Ciência cidadã para o monitoramento e a aprendizagem participativos sobre a biodiversidade em costões rochosos. Tese (Doutorado em Evolução e Diversidade) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
6. | Maria de Fátima Costa Sbrana. A Matemática é Ciência? Uma abordagem do pensamento crítico e do pensamento complexo na formação de professores.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
7. | Sonia Brzozowski. Entre ervas e mezinhas: perspectivas para o ensino através de uma História das Ciências decolonial?. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
8. | Vania Batista Flose Jardim. Aprendizagem profissional e o conhecimento matemático para o ensino: uma experiência com futuros professores envolvendo a estrutura algébrica de grupos. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar. |
9. | WALLACE ANCELMO DOS SANTOS. Opiniões, interesses, atitudes e conhecimentos de jovens estudantes de escolas urbanas e rurais de uma localidade da Amazônia Central. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação - Universidade de São PAulo, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. 2024. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
1. | Daniela Inês Baldan da Silva. De um processo de formação continuada à prática letiva: os caminhos da aprendizagem profissional do professor acerca do pensamento algébrico nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar. |
2. | Marcel Messias Gonçalves. O conceito de simetria para articular álgebra e geometria: o desenvolvimento profissional de um professor da educação básica em uma investigação da própria prática. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientadores: Alessandro Jacques Ribeiro, Marcia Aguiar. |
3. | Miriam Criez Nobrega Ferreira. Pensamento algébrico nos anos inicias: desvelando as aprendizagens profissionais de professores. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . 2023. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
4. | Nilceia Datori Barbosa. Probabilidade em ação com um jogo pedagógico e as Relações com os processos de ensino e de aprendizagem nos anos Iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
5. | Renan Siqueira da Silva. O cinema como fonte da história da ciência: uma análise da ficção-científica brasileira durante a Ditadura Militar (1964-1985). Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2023. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
6. | Zenildo Santos. A Cultura Escolar e o Ensino de Matemática do Ginásio Municipal Américo Souto, Aiquara-BA (1970-1980). Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2023. Orientador: Lúcio Campos Costa. |
1. | Natália Galvão Simão de Souza. A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2022. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
1. | Claudio Wagner Locatelli. A Utilização de Plataformas Digitais no Ensino de Ciências: saberes docentes em movimento nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Leonardo André Testoni. |
2. | Diogo Barcellar Souza. Cidadania nas pesquisas em ensino de ciências: diálogo entre pesquisadores. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2021. Supervisor: Graciella Watanabe. |
1. | RAFAELA CORDEIRO GAMA. Sexualidade e Gênero em meio escolar: um estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Brasil e no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . 2020. Supervisor: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
2. | Thiago Augusto Pestana da Costa. Pretagogiras: práticas e saberes ressignificados para uma educação antirracista. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 2020. Orientador: Marcelo Zanotello. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22