PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 81

2025

1.   Beatriz Dias de Sousa Camacho. DESVENDANDO A GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO COM OS TRÊS MUNDOS DE DAVID TALL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
2.   Clodoaldo França de Souza. ARTICULAÇÃO DOS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE FOTOSSÍNTESE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2025.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
3.   Cláudia Aparecida Cesar Rezende. PONTO DE NÃO RETORNO E A CIÊNCIA COMO CULTURA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA O ENSINO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
4.   Elenir Lindaura da Silva. Intervenção Baseada em Neurociência Social na Promoção da Aprendizagem de Matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
5.   Gabriela de Oliveira. Museus de Ciências e o Instagram: um panorama brasileiro. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
6.   Grace Luciana Pereira. Processos formativos gamificados para professores no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
7.   INGRYD STEPHANY DE OLIVEIRA. Mulheres e Educação: uma análise histórica do papel socialmente imposto sobre as mulheres e seu reflexo na produção do conhecimento matemático e da educação matemática minoritáriamente feminina.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemát) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
8.   Michelle de la Cruz Lui. Antecedentes e consequentes: Uma análise das aulas práticas na disciplina de Ciências de professores da Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
9.   Paulo Henrique Souza Nakamura. Vídeos digitais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025.
Orientador: Vinícius Pazuch.
10.   Sofia Bonuccelli Heringer Lisboa. A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais de Campinas: itinerários formativos e trajetórias escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2025.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
11.   Tathiana Alves de Campos. Tarefas matemáticas na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025.
Orientador: Vinícius Pazuch.

2024

1.   Alícia Silva. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
2.   AMANDA RODRIGUES MOTA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
3.   ANA PAULA APARECIDA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO SEXUAL COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL DAS INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
4.   Bruna Alem Santinho. O Novo Ensino Médio na modalidade EJA no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
5.   Carmen de Campos Garcia. A probabilidade contribuindo para o ensino de Genética mendeliana por meio da produção de vídeos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
6.   Catarina de Teracine Belli. A literatura no ensino de ciências: articulações entre o contexto social e a cultura.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
7.   Cintia Raquel de Andrade. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I DURANTE O JOGO ?NUNCA 10? EM OPERAÇÕES DO CAMPO ADITIVO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
8.   Claudinei Jacobucci Junior. Modelagem Matemática e Ensino Investigativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
9.   Cícero Antonio dos Santos. A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ? o ensino da Matemática: estratégias inovadoras e impacto na prática pedagógica.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcia Aguiar.
10.   Davi da Rosa Ramos. A ascensão do autoritarismo e o papel das ciências e da propaganda nos livros didáticos durante o Estado Novo 1937-1945.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
11.   Elaine Lindolfo. O uso dos jogos africanos de matemática na formação de professores dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
12.   Elza Cândido de Farias. Uma análise de imagens em livros didáticos de ciências da natureza: um olhar pelo prisma do dispositivo da racialidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
13.   Helena Brzozowski Otto. Alfabetização Científica em Astronomia: Os Conceitos Astronômicos encontrados nos Saberes Populares e na Experiência do Homem do Campo. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Evonir Albrecht.
14.   Igor Espindola de Almeida. Natureza da ciência em prosa: prática em literatura no ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
15.   Isabela Marin Fatori. Adequação de linguagem no ensino de ciências em espaços não formais de educação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
16.   José Eurípedes Bezerra Brito. Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcelo Zanotello.
17.   João Pedro Nunes de Souza. Programa de Extensão ?Escola Preparatória da UFABC? como meio de engajamento e formação para a carreira docente. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
18.   João Pedro Ocanha Krizek. Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823). Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
19.   MARCOS VINÍCIUS PIRES DA SILVEIRA. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NUM PROCESSO FORMATIVO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Marcia Aguiar.
20.   Mariana da Costa Peres. Menina Ciência - Ciência Menina:investigando os impactos do projeto nas aspirações acadêmicas e profissionais das meninas participantes. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
21.   Marina Longhi de França. Ensino. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Evonir Albrecht.
22.   Michele Machado. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
23.   Otavio Augusto Euclides Pereira. Projeto em definição (orientando ingressante). Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Fernanda Franzolin.
24.   Paula Regina Bruschetta Nagy. Formação continuada e geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
25.   Renato Batista Roman. Uma leitura de mundo da questão socioambiental a partir da letra de rap. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.
26.   Rosemeire Dutra dos Santos. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências no contexto da educação prisional. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
27.   Vinicius dos Santos Ignácio. O uso de rubrica de avaliação como instrumento processual nas aulas de álgebra no ensino médio: um estudo de caso,. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
28.   Yuri de Oliveira Monteiro Nobre. O potencial de jogos mobile com a temática de paleontologia para promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

2023

1.   Amanda Moreira Magalhães. A construção de espaços de agência por formadores de ciências em um contexto de reforma curricular.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Danusa Munford.
2.   Catiéle Kurz. Produção de Vídeos Autorais Como Possibilidade para Construção de Conhecimento Matemático e Desenvolvimento da Autonomia de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
3.   Davidson Gogora de Paulo. Modelagem e impressão 3D de células como ferramenta para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2023.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
4.   Eduardo Murakami da Silva. Formações Continuadas em Educação Ambiental e Espaços Educativos não tradicionais sob a óptica docente: possibilidades para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica?. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
5.   Jeniffer Alessandra Supplizi. 10 ANOS DA LEI N°12.711: ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Leonardo José Steil.
6.   Jessica Bueno da Silva. Desenvolvimento de noções de análise combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
7.   Juliana Renovato Vizza. A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
8.   LEON BARETA LOBO. A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO ENVOLVENDO CIÊNCIA E ARTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
9.   Letícia Mendonça Soares Badanai. OS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
10.   MÁRCIA RODRIGUES SANTOS. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS - ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO 7º ANO.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Marcia Aguiar.
11.   Otávio Sanches dos Santos. Gênero e percepções no ensino de física: uma análise das barreiras e atitudes no ensino médio?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
12.   ROBERDAN PEDROSA DA SILVA. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
13.   Rosângela Rodrigues Garbin. POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO JOGOS PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
14.   Thiago Ribeiro Bastos. A Interdisciplinariedade no Ensino Entre a Arte e a Matemática: Como a Geometria Influencia na Arte Concreta No Ensino dos Alunos Cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
15.   Valéria Cristina da Silva. Reflexões sobre o papel da educação midiática no ensino de ciências: reconhecendo a importância da igualdade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
16.   Vanessa Elena Bomfim. Diversidade Cultural na Escola: Relevância da herança sociocultural no processo de aprendizagem da matemátic. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
17.   Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo. Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e o currículo do ensino fundamental da rede pública de Peruíbe- SP. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
18.   ÂNGELA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. Como as atividades exploratórias podem contribuir para ajudar o professor a resgatar o interesse dos alunos para utilizar o raciocínio matemático em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aguiar.

2022

1.   Caio Matheus Manzi Teixeira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
2.   Caique Iamonico dos Santos. Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
3.   Camila Santos da Silva. Etnomatemática: uma trajetória do oprimido à autonomia. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
4.   Daiana Damasceno Costa. Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
5.   Daniela de Cássia Duarte. A perspectiva do professor que ensina matemática sobre o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Robson Macedo Novais.
6.   Débora de Cássia Gomes Cruz. LIGA DE INICIAÇÃO DE MULHERES NA CIÊNCIA ? LIMC: Mulheres fazendo ciência e mudando histórias.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
7.   Felipe Munerato. Territórios desiguais e o ensino das ciências: uma análise sobre a desigualdade no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
8.   Gislene Moysés Rodrigues. EMC nos anos finais do EF. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
9.   Ihsa Paulla Rosa Ferreira. Gênero e o Ensino de Matemática: Um olhar para a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
10.   Josevaldo de Almeida Lago. Processos formativos e trigonometria: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
11.   KAUE NOGUEIRA DE CARVALHO MARIANO. Da didática-artista ou sobre a experiência que emancipa e (de)forma conhecimentos científicos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
12.   Luis Gabriel Rocha Aurélio. Evolução das concepções de licenciandos sobre a experimentação no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Robson Macedo Novais.
13.   Rodrigo Reis de Oliveira. A Influência da Formação Inicial e das Experiências Educacionais na Intencionalidade Pedagógica: Construção de uma Ferramenta para a Obtenção de Dados e Análise a Partir do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Leonardo José Steil.
14.   VALÉRIA CRISTINA GAIA DE OLIVEIRA. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA: PERSPECTIVAS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
15.   Vinícius André Junqueira. As Histórias de Vida de Professores em Formação nos Cursinhos Populares para uma Educação Libertadora. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Leonardo José Steil.

2021

1.   Amanda Sarmento Mirasierras. Educação em Saúde na formação de professores: concepções e vivências de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
2.   Fernanda de Almeida Souza. Os modismos educacionais no ensino de ciências: variações do estatuto do saber pedagógico nos anos 2000-2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
3.   Paola Leal Nosella. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP, DE 2018 A 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
4.   Sarah Moutinho Engelmann. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando possibilidades profissionais da edição 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.

2020

1.   Débora Arakaki. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICABILIDADE E ANÁLISE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
2.   Erika Romanholo Silva Lemos. Concepções e desempenho de estudantes do ensino fundamental, sobre a biodiversidade em município com alto índice de desenvolvimento humano municipal.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Fernanda Franzolin.
3.   Francisco Ribas Rodrigues. Conflitos em sala de aula: coompreensão da dimensão emocional e uma proposta de intervenção. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
4.   Marcelo Guerra. Alfabetização científica e Alfabetização cartográfica: articulações no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
5.   Marcos Henrique Assunção Ramos. O ensino de matemática para surdos-cegos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.


Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29