1. | Beatriz Dias de Sousa Camacho. DESVENDANDO A GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO COM OS TRÊS MUNDOS DE DAVID TALL. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
2. | Clodoaldo França de Souza. ARTICULAÇÃO DOS DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM ATIVIDADE INVESTIGATIVA SOBRE FOTOSSÍNTESE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2025. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
3. | Cláudia Aparecida Cesar Rezende. PONTO DE NÃO RETORNO E A CIÊNCIA COMO CULTURA: REFLEXÕES NECESSÁRIAS PARA O ENSINO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
4. | Elenir Lindaura da Silva. Intervenção Baseada em Neurociência Social na Promoção da Aprendizagem de Matemática. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
5. | Gabriela de Oliveira. Museus de Ciências e o Instagram: um panorama brasileiro. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
6. | Grace Luciana Pereira. Processos formativos gamificados para professores no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
7. | INGRYD STEPHANY DE OLIVEIRA. Mulheres e Educação: uma análise histórica do papel socialmente imposto sobre as mulheres e seu reflexo na produção do conhecimento matemático e da educação matemática minoritáriamente feminina.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemát) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
8. | Michelle de la Cruz Lui. Antecedentes e consequentes: Uma análise das aulas práticas na disciplina de Ciências de professores da Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
9. | Paulo Henrique Souza Nakamura. Vídeos digitais e formação de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025. Orientador: Vinícius Pazuch. |
10. | Sofia Bonuccelli Heringer Lisboa. A implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais de Campinas: itinerários formativos e trajetórias escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2025. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
11. | Tathiana Alves de Campos. Tarefas matemáticas na formação inicial de professores. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025. Orientador: Vinícius Pazuch. |
1. | Alícia Silva. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
2. | AMANDA RODRIGUES MOTA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
3. | ANA PAULA APARECIDA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO SEXUAL COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL DAS INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
4. | Bruna Alem Santinho. O Novo Ensino Médio na modalidade EJA no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
5. | Carmen de Campos Garcia. A probabilidade contribuindo para o ensino de Genética mendeliana por meio da produção de vídeos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
6. | Catarina de Teracine Belli. A literatura no ensino de ciências: articulações entre o contexto social e a cultura.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
7. | Cintia Raquel de Andrade. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I DURANTE O JOGO ?NUNCA 10? EM OPERAÇÕES DO CAMPO ADITIVO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
8. | Claudinei Jacobucci Junior. Modelagem Matemática e Ensino Investigativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
9. | Cícero Antonio dos Santos. A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ? o ensino da Matemática: estratégias inovadoras e impacto na prática pedagógica.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcia Aguiar. |
10. | Davi da Rosa Ramos. A ascensão do autoritarismo e o papel das ciências e da propaganda nos livros didáticos durante o Estado Novo 1937-1945.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
11. | Elaine Lindolfo. O uso dos jogos africanos de matemática na formação de professores dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
12. | Elza Cândido de Farias. Uma análise de imagens em livros didáticos de ciências da natureza: um olhar pelo prisma do dispositivo da racialidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
13. | Helena Brzozowski Otto. Alfabetização Científica em Astronomia: Os Conceitos Astronômicos encontrados nos Saberes Populares e na Experiência do Homem do Campo. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
14. | Igor Espindola de Almeida. Natureza da ciência em prosa: prática em literatura no ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
15. | Isabela Marin Fatori. Adequação de linguagem no ensino de ciências em espaços não formais de educação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
16. | José Eurípedes Bezerra Brito. Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcelo Zanotello. |
17. | João Pedro Nunes de Souza. Programa de Extensão ?Escola Preparatória da UFABC? como meio de engajamento e formação para a carreira docente. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
18. | João Pedro Ocanha Krizek. Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823). Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
19. | MARCOS VINÍCIUS PIRES DA SILVEIRA. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NUM PROCESSO FORMATIVO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Marcia Aguiar. |
20. | Mariana da Costa Peres. Menina Ciência - Ciência Menina:investigando os impactos do projeto nas aspirações acadêmicas e profissionais das meninas participantes. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
21. | Marina Longhi de França. Ensino. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Evonir Albrecht. |
22. | Michele Machado. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
23. | Otavio Augusto Euclides Pereira. Projeto em definição (orientando ingressante). Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Fernanda Franzolin. |
24. | Paula Regina Bruschetta Nagy. Formação continuada e geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Vinícius Pazuch. |
25. | Renato Batista Roman. Uma leitura de mundo da questão socioambiental a partir da letra de rap. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
26. | Rosemeire Dutra dos Santos. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências no contexto da educação prisional. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
27. | Vinicius dos Santos Ignácio. O uso de rubrica de avaliação como instrumento processual nas aulas de álgebra no ensino médio: um estudo de caso,. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
28. | Yuri de Oliveira Monteiro Nobre. O potencial de jogos mobile com a temática de paleontologia para promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
1. | Amanda Moreira Magalhães. A construção de espaços de agência por formadores de ciências em um contexto de reforma curricular.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023. Supervisor: Danusa Munford. |
2. | Catiéle Kurz. Produção de Vídeos Autorais Como Possibilidade para Construção de Conhecimento Matemático e Desenvolvimento da Autonomia de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
3. | Davidson Gogora de Paulo. Modelagem e impressão 3D de células como ferramenta para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2023. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
4. | Eduardo Murakami da Silva. Formações Continuadas em Educação Ambiental e Espaços Educativos não tradicionais sob a óptica docente: possibilidades para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica?. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
5. | Jeniffer Alessandra Supplizi. 10 ANOS DA LEI N°12.711: ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Leonardo José Steil. |
6. | Jessica Bueno da Silva. Desenvolvimento de noções de análise combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
7. | Juliana Renovato Vizza. A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
8. | LEON BARETA LOBO. A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO ENVOLVENDO CIÊNCIA E ARTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
9. | Letícia Mendonça Soares Badanai. OS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
10. | MÁRCIA RODRIGUES SANTOS. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS - ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO 7º ANO.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023. Supervisor: Marcia Aguiar. |
11. | Otávio Sanches dos Santos. Gênero e percepções no ensino de física: uma análise das barreiras e atitudes no ensino médio?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
12. | ROBERDAN PEDROSA DA SILVA. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
13. | Rosângela Rodrigues Garbin. POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO JOGOS PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
14. | Thiago Ribeiro Bastos. A Interdisciplinariedade no Ensino Entre a Arte e a Matemática: Como a Geometria Influencia na Arte Concreta No Ensino dos Alunos Cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
15. | Valéria Cristina da Silva. Reflexões sobre o papel da educação midiática no ensino de ciências: reconhecendo a importância da igualdade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
16. | Vanessa Elena Bomfim. Diversidade Cultural na Escola: Relevância da herança sociocultural no processo de aprendizagem da matemátic. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
17. | Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo. Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e o currículo do ensino fundamental da rede pública de Peruíbe- SP. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
18. | ÂNGELA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. Como as atividades exploratórias podem contribuir para ajudar o professor a resgatar o interesse dos alunos para utilizar o raciocínio matemático em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Marcia Aguiar. |
1. | Caio Matheus Manzi Teixeira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
2. | Caique Iamonico dos Santos. Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
3. | Camila Santos da Silva. Etnomatemática: uma trajetória do oprimido à autonomia. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
4. | Daiana Damasceno Costa. Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Fernanda Franzolin. |
5. | Daniela de Cássia Duarte. A perspectiva do professor que ensina matemática sobre o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Robson Macedo Novais. |
6. | Débora de Cássia Gomes Cruz. LIGA DE INICIAÇÃO DE MULHERES NA CIÊNCIA ? LIMC: Mulheres fazendo ciência e mudando histórias.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
7. | Felipe Munerato. Territórios desiguais e o ensino das ciências: uma análise sobre a desigualdade no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Graciella Watanabe. |
8. | Gislene Moysés Rodrigues. EMC nos anos finais do EF. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
9. | Ihsa Paulla Rosa Ferreira. Gênero e o Ensino de Matemática: Um olhar para a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
10. | Josevaldo de Almeida Lago. Processos formativos e trigonometria: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
11. | KAUE NOGUEIRA DE CARVALHO MARIANO. Da didática-artista ou sobre a experiência que emancipa e (de)forma conhecimentos científicos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
12. | Luis Gabriel Rocha Aurélio. Evolução das concepções de licenciandos sobre a experimentação no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Robson Macedo Novais. |
13. | Rodrigo Reis de Oliveira. A Influência da Formação Inicial e das Experiências Educacionais na Intencionalidade Pedagógica: Construção de uma Ferramenta para a Obtenção de Dados e Análise a Partir do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Leonardo José Steil. |
14. | VALÉRIA CRISTINA GAIA DE OLIVEIRA. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA: PERSPECTIVAS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
15. | Vinícius André Junqueira. As Histórias de Vida de Professores em Formação nos Cursinhos Populares para uma Educação Libertadora. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Leonardo José Steil. |
1. | Amanda Sarmento Mirasierras. Educação em Saúde na formação de professores: concepções e vivências de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
2. | Fernanda de Almeida Souza. Os modismos educacionais no ensino de ciências: variações do estatuto do saber pedagógico nos anos 2000-2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
3. | Paola Leal Nosella. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP, DE 2018 A 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
4. | Sarah Moutinho Engelmann. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando possibilidades profissionais da edição 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
1. | Débora Arakaki. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICABILIDADE E ANÁLISE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
2. | Erika Romanholo Silva Lemos. Concepções e desempenho de estudantes do ensino fundamental, sobre a biodiversidade em município com alto índice de desenvolvimento humano municipal.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: Fernanda Franzolin. |
3. | Francisco Ribas Rodrigues. Conflitos em sala de aula: coompreensão da dimensão emocional e uma proposta de intervenção. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington. |
4. | Marcelo Guerra. Alfabetização científica e Alfabetização cartográfica: articulações no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
5. | Marcos Henrique Assunção Ramos. O ensino de matemática para surdos-cegos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29