PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Tese de doutorado


Número total de itens: 81

2025

1.   Aline Maxiline Pereira Oliveira. Análise histórica do epistemicídio de conhecimentos afrodiaspóricos e sua implementação no currículo de formação dos professores de Química. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
2.   CACILDA ANGÉLICA JOSÉ ALVES. PERCEPÇÕES E COMPREENSÕES SOBRE AUTOFORMAÇÃO DO PROFESSOR SUPERVISOR NO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
3.   Danilo Rodrigues Zajac. A implementação dos itinerários formativos nas redes de ensino e o regime de fast policy. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2025.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
4.   Eduardo Henrique Gomes. Estratégias de Formação Docente: Integrando Inteligência Artificial Generativa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
5.   Joyce Fico Ramalhães de Souza. Os modelos de extensão universitária nas universidades públicas do estado de São Paulo. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
6.   MÜLLER RODRIGO DE MOURA SANTANA. PLATAFORMIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
7.   Roberto Carlos de Jesus Mendes. Teias do Conhecimento: Integração (Aproximações) de Saberes Ancestrais de Agricultores Tradicionais da Chapada Diamantina e Saberes Científicos escolares no Ensino de Ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2025.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
8.   Robson Modesto Fernandes. O multilinguismo na perspectiva sul-sul global como proposta para a internacionalização universitária. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2025.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
9.   Thayane Maria Deodato Cavalcante. O orçamento público como ferramenta de análise das políticas educacionais em Pernambuco. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2025.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.

2024

1.   Abner Silva Xavier. Extensão e acessibilidade: um estudo sobre a inclusão e participação de grupos marginalizados na sociedade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
2.   Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
3.   Aly Cassimo Mohamade Jamal. O Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
4.   Antonio Jovem de Jesus Filho. Gerencialismo e performatividade na rede estadual paulista: implicações na constituição da subjetividade do coordenador pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
5.   Bruno Maurício Batista de Albuquerque. A ?quantificação? da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
6.   Bárbara de Freitas Beserra. A desigualdade e o letramento científico em visitas a exposição CERN Brasil. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
7.   Caio Vinicius de Castro Gerbelli. O laboratório da destruição: a Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo na 'ponte para o futuro' (2014-2023). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
8.   CRISTINA DE MOURA RAMOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, TRANSFORMADORAS E EDIFICANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
9.   Fernando Eduardo de Souza. O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Acerca da Linguagem Algébrica nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024.
Supervisor: Marcia Aguiar.
10.   Franciele da Silva. Formação continuada com professores que ensinam matemática com tecnologias digitais na escola. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
11.   Gisele Pampanini Dias. Matemática fora dos livros: da prática à teoria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
12.   Karina Assunção de Barros José. (Título provisório) Educação Científica na perspectiva inclusiva: como os museus de ciências fazem a transposição didática das questões socioecientíficas para o público com deficiência?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
13.   Marcella Seika Shimada. O processo de manifestação e desenvolvimento de habilidades metavisuais no ensino de química. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
14.   MARCOS EVANDRO GALINI. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NA EDUCAÇAO DO SÉCULO XXI. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
15.   Maria do Carmo Pereira Servidoni. Elaboração e análise das potencialidades de livro paradidático para o ensino de estatística: os caminhos a serem percorridos de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
16.   Monique Albuquerque Ferreira. As sociabilidades dos adolescentes em contextos do tratamento oncológico: o papel das aulas de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
17.   Mércia Otaviana Barbosa de Sá. GÊNERO, RAÇA E PÓS-GRADUAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
18.   Patricia Aparecida David. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA INCLUSIVA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
19.   Renata da Conceição Aquino da Silva. A dimensão sociotécnica da desdemocratização do Brasil (2004-2020): um estudo da perseguição a educadores(as) nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
20.   Ronaldo Spinelli Junior. A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas representações do currículo e na prática de professores/as de Ciências do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática(33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
21.   Silvia Lumena Lifke de Sá. Olhares docentes da perspectiva da complexidade sobre propostas de atividades ambientais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.

2023

1.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
2.   Daniel Ruy Pereira. Professores e seus portfólios e quadros teóricos: Experiências narrativas na formação de professores.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
3.   Danilo Cardoso da Silva. Mudanças na atuação da filantropia educacional no brasil: o caso da Fundação Roberto Marinho. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
4.   Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
5.   Fábio Gomes Lagoeiro. A Multidimensionalidade dos saberes docentes: uma investigação sobre a experiência dos professores de matemática de um Instituto Federal.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
6.   GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
7.   Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
8.   PAOLA MILUSSKA SANDOVAL CERRON. JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA LINGUAGEM RECEPTIVA EM CRIANÇAS COM TEA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
9.   Pedro Sérgio Pereira. História das Ciências Africanas: aproximações e possibilidades nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo André Testoni.
10.   Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
11.   Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
12.   Thiago Santos Guimarães. A BNCC e o currículo de Ciências. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

2022

1.   Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Zanotello.
2.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
3.   Ana Meire de Oliveira Morais. Caminhos da elaboração e análise das potencialidade de um livro paradidático para o ensino fundamental com foco nas competências estatísticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
4.   Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
5.   Isabela Nogueira Basílio dos Santos. OPINIÕES, INTERESSES E ATITUDES DE ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
6.   Jair Costa. Opiniões e Interesses de Estudantes da Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
7.   Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
9.   Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
10.   Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Fernanda Franzolin, Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
11.   Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
12.   Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
13.   Mariana Sales. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: desenvolvimento de Conhecimento Pedagógico de Conteúdo de Formadores de Formadores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Leonardo André Testoni.
14.   Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Narrativas de professores que ensinam matemática com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
15.   Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
16.   Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.

2021

1.   Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
2.   CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
3.   Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
4.   Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
5.   ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
6.   Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
7.   JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Lindeia Alves Saraiva Pavioti. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
9.   Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
10.   Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
11.   Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Natural Municipal do Estoril e seu processo de musealização: possibilidades de educação científica e estudos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
12.   Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem de professores em geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
13.   Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
14.   Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
15.   Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
16.   SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Adriana Pugliese Netto Lamas, Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
17.   Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Vozes da ciência: discursos de divulgação científica no projeto Universidade das Crianças da Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
18.   Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

2020

1.   Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal.
2.   Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
3.   Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
4.   Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
5.   Wagner Moreira da Silva. Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão-Na-Massa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marcelo Zanotello.


Data de processamento: 12/04/2025 21:58:29