PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Tese de doutorado


Número total de itens: 78

2024

1.   Abner Silva Xavier. Extensão e acessibilidade: um estudo sobre a inclusão e participação de grupos marginalizados na sociedade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
2.   Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
3.   Aly Cassimo Mohamade Jamal. O Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
4.   Antonio Jovem de Jesus Filho. Gerencialismo e performatividade na rede estadual paulista: implicações na constituição da subjetividade do coordenador pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
5.   Bruno Maurício Batista de Albuquerque. A ?quantificação? da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
6.   Bárbara de Freitas Beserra. Desigualdades científico-tecnológicas intre e entre países no PISA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
7.   Caio Vinicius de Castro Gerbelli. O laboratório da destruição: a Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo na 'ponte para o futuro' (2014-2023). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
8.   CRISTINA DE MOURA RAMOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, TRANSFORMADORAS E EDIFICANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
9.   Fernando Eduardo de Souza. O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Acerca da Linguagem Algébrica nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024.
Supervisor: Marcia Aguiar.
10.   Franciele da Silva. Formação continuada com professores que ensinam matemática com tecnologias digitais na escola. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
11.   Gisele Pampanini Dias. Matemática fora dos livros: da prática à teoria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
12.   Karina Assunção de Barros José. (Título provisório) Educação Científica na perspectiva inclusiva: como os museus de ciências fazem a transposição didática das questões socioecientíficas para o público com deficiência?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
13.   Maria do Carmo Pereira Servidoni. Elaboração e análise das potencialidades de livro paradidático para o ensino de estatística: os caminhos a serem percorridos de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
14.   Mauricio de Souza Machado. Impactos da formação colaborativa de professores de Matemática na orientação de pesquisas interdisciplinares. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
15.   Monique Albuquerque Ferreira. As sociabilidades dos adolescente em contextos do tratamento oncológico: o papel das aulas de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
16.   Mércia Otaviana Barbosa de Sá. GÊNERO, RAÇA E PÓS-GRADUAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
17.   Patricia Aparecida David. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA INCLUSIVA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
18.   Renata da Conceição Aquino da Silva. A dimensão sociotécnica da desdemocratização do Brasil (2004-2020): um estudo da perseguição a educadores(as) nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
19.   Ronaldo Spinelli Junior. A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas representações do currículo e na prática de professores/as de Ciências do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática(33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
20.   Silvia Lumena Lifke de Sá. Olhares docentes da perspectiva da complexidade sobre propostas de atividades ambientais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.

2023

1.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
2.   Daniel Ruy Pereira. Professores e seus portfólios e quadros teóricos: Experiências narrativas na formação de professores.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
3.   Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
4.   Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
5.   Fábio Gomes Lagoeiro. A Multidimensionalidade dos saberes docentes: uma investigação sobre a experiência dos professores de matemática de um Instituto Federal.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
6.   GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
7.   Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
8.   PAOLA MILUSSKA SANDOVAL CERRON. JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA LINGUAGEM RECEPTIVA EM CRIANÇAS COM TEA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
9.   Pedro Sérgio Pereira. História das Ciências Africanas: aproximações e possibilidades nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo André Testoni.
10.   Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
11.   Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
12.   Thiago Santos Guimarães. A BNCC e o currículo de Ciências. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.

2022

1.   Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Zanotello.
2.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
3.   Ana Meire de Oliveira Morais. Caminhos da elaboração e análise das potencialidade de um livro paradidático para o ensino fundamental com foco nas competências estatísticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
4.   Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
5.   Isabela Nogueira Basílio dos Santos. OPINIÕES, INTERESSES E ATITUDES DE ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
6.   Jair Costa. Opiniões e Interesses de Estudantes da Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
7.   Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
9.   Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
10.   Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Fernanda Franzolin, Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
11.   Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
12.   Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
13.   Mariana Sales. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: materiais didáticos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Leonardo André Testoni.
14.   Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Narrativas de professores que ensinam matemática com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
15.   Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
16.   Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.

2021

1.   Antonio Salvador Coelho. O JOGO E AS CULTURAS NA CIRCULARIDADE DO APRENDER ENSINAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
2.   Bárbara Silva Gumiero. Conhecimento do professor com tecnologias digitais em geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
3.   Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
4.   CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
5.   Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
6.   Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
7.   ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
8.   Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
9.   JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
10.   Lindeia Alves Saraiva Pavioti. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
11.   Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
12.   Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
13.   Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Natural Municipal do Estoril e seu processo de musealização: possibilidades de educação científica e estudos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
14.   Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem de professores em geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
15.   Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
16.   Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
17.   Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
18.   SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Adriana Pugliese Netto Lamas, Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
19.   Valdir Alves da Silva. Práticas de Ensino de Alta Alavancagem e desigualdades matemáticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
20.   Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Diálogos de divulgação científica entre professores, cientistas e crianças: um olhar para o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
21.   Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

2020

1.   Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
2.   Deborah Cotta. Como Crianças dos Anos Inicias do Ensino Fundamental Relacionam Conteúdos de Produtos Midiáticos com Conhecimentos das Aulas de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
3.   Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal.
4.   Josilda dos Santos Nascimento Mesquita. Manifestações da sexualidade na infância: Desafios e possibilidades para a prática docente. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
5.   Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
6.   Luciana Martiliano Milena. O Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza por meio da Língua Inglesa no Contexto da Educação Superior: Um Estudo dobre Práticas Epistêmicas em uma Disciplina Experimental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
7.   Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
8.   Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
9.   Wagner Moreira da Silva. Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão-Na-Massa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marcelo Zanotello.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22