1. | Abner Silva Xavier. Extensão e acessibilidade: um estudo sobre a inclusão e participação de grupos marginalizados na sociedade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
2. | Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
3. | Aly Cassimo Mohamade Jamal. O Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
4. | Antonio Jovem de Jesus Filho. Gerencialismo e performatividade na rede estadual paulista: implicações na constituição da subjetividade do coordenador pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
5. | Bruno Maurício Batista de Albuquerque. A ?quantificação? da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
6. | Bárbara de Freitas Beserra. Desigualdades científico-tecnológicas intre e entre países no PISA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
7. | Caio Vinicius de Castro Gerbelli. O laboratório da destruição: a Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo na 'ponte para o futuro' (2014-2023). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
8. | CRISTINA DE MOURA RAMOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, TRANSFORMADORAS E EDIFICANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
9. | Fernando Eduardo de Souza. O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Acerca da Linguagem Algébrica nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024. Supervisor: Marcia Aguiar. |
10. | Franciele da Silva. Formação continuada com professores que ensinam matemática com tecnologias digitais na escola. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Vinícius Pazuch. |
11. | Gisele Pampanini Dias. Matemática fora dos livros: da prática à teoria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
12. | Karina Assunção de Barros José. (Título provisório) Educação Científica na perspectiva inclusiva: como os museus de ciências fazem a transposição didática das questões socioecientíficas para o público com deficiência?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
13. | Maria do Carmo Pereira Servidoni. Elaboração e análise das potencialidades de livro paradidático para o ensino de estatística: os caminhos a serem percorridos de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
14. | Mauricio de Souza Machado. Impactos da formação colaborativa de professores de Matemática na orientação de pesquisas interdisciplinares. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
15. | Monique Albuquerque Ferreira. As sociabilidades dos adolescente em contextos do tratamento oncológico: o papel das aulas de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
16. | Mércia Otaviana Barbosa de Sá. GÊNERO, RAÇA E PÓS-GRADUAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
17. | Patricia Aparecida David. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA INCLUSIVA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
18. | Renata da Conceição Aquino da Silva. A dimensão sociotécnica da desdemocratização do Brasil (2004-2020): um estudo da perseguição a educadores(as) nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
19. | Ronaldo Spinelli Junior. A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas representações do currículo e na prática de professores/as de Ciências do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática(33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
20. | Silvia Lumena Lifke de Sá. Olhares docentes da perspectiva da complexidade sobre propostas de atividades ambientais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
1. | Ana Regina de Oliveira Hungaro. A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
2. | Daniel Ruy Pereira. Professores e seus portfólios e quadros teóricos: Experiências narrativas na formação de professores.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
3. | Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
4. | Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
5. | Fábio Gomes Lagoeiro. A Multidimensionalidade dos saberes docentes: uma investigação sobre a experiência dos professores de matemática de um Instituto Federal.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
6. | GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
7. | Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Rafael Cava Mori. |
8. | PAOLA MILUSSKA SANDOVAL CERRON. JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA LINGUAGEM RECEPTIVA EM CRIANÇAS COM TEA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
9. | Pedro Sérgio Pereira. História das Ciências Africanas: aproximações e possibilidades nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Leonardo André Testoni. |
10. | Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
11. | Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
12. | Thiago Santos Guimarães. A BNCC e o currículo de Ciências. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
1. | Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Marcelo Zanotello. |
2. | Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
3. | Ana Meire de Oliveira Morais. Caminhos da elaboração e análise das potencialidade de um livro paradidático para o ensino fundamental com foco nas competências estatísticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
4. | Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022. Orientador: Fernanda Franzolin. |
5. | Isabela Nogueira Basílio dos Santos. OPINIÕES, INTERESSES E ATITUDES DE ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
6. | Jair Costa. Opiniões e Interesses de Estudantes da Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
7. | Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
8. | Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
9. | Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
10. | Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022. Orientadores: Fernanda Franzolin, Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
11. | Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
12. | Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
13. | Mariana Sales. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: materiais didáticos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Leonardo André Testoni. |
14. | Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Narrativas de professores que ensinam matemática com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
15. | Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
16. | Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
1. | Antonio Salvador Coelho. O JOGO E AS CULTURAS NA CIRCULARIDADE DO APRENDER ENSINAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
2. | Bárbara Silva Gumiero. Conhecimento do professor com tecnologias digitais em geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
3. | Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
4. | CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
5. | Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
6. | Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
7. | ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
8. | Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
9. | JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
10. | Lindeia Alves Saraiva Pavioti. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
11. | Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
12. | Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
13. | Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Natural Municipal do Estoril e seu processo de musealização: possibilidades de educação científica e estudos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
14. | Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem de professores em geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
15. | Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
16. | Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
17. | Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
18. | SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021. Orientadores: Adriana Pugliese Netto Lamas, Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
19. | Valdir Alves da Silva. Práticas de Ensino de Alta Alavancagem e desigualdades matemáticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
20. | Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Diálogos de divulgação científica entre professores, cientistas e crianças: um olhar para o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
21. | Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
1. | Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
2. | Deborah Cotta. Como Crianças dos Anos Inicias do Ensino Fundamental Relacionam Conteúdos de Produtos Midiáticos com Conhecimentos das Aulas de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Danusa Munford. |
3. | Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal. |
4. | Josilda dos Santos Nascimento Mesquita. Manifestações da sexualidade na infância: Desafios e possibilidades para a prática docente. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2020. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
5. | Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
6. | Luciana Martiliano Milena. O Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza por meio da Língua Inglesa no Contexto da Educação Superior: Um Estudo dobre Práticas Epistêmicas em uma Disciplina Experimental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Danusa Munford. |
7. | Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
8. | Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
9. | Wagner Moreira da Silva. Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão-Na-Massa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Marcelo Zanotello. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22