PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 207

2024

1.   Abner Silva Xavier. Extensão e acessibilidade: um estudo sobre a inclusão e participação de grupos marginalizados na sociedade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
2.   Alice Oliveira da Cruz. Tendências de pesquisa em educação e os saberes tradicionais indígenas: análise da Revista Cocar. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
3.   Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
4.   Aly Cassimo Mohamade Jamal. O Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
5.   Alícia Silva. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
6.   AMANDA RODRIGUES MOTA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
7.   ANA PAULA APARECIDA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO SEXUAL COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL DAS INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Antonio Jovem de Jesus Filho. Gerencialismo e performatividade na rede estadual paulista: implicações na constituição da subjetividade do coordenador pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
9.   Arthur de Araújo. Análise das dificuldades em mecânica clássica apresentadas por estudantes ingressantes em um curso universitário. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcelo Zanotello.
10.   Brenno Fernandes Dorte. A MEDIAÇÃO POR MEIO DE DESENHOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
11.   Bruna Alem Santinho. O Novo Ensino Médio na modalidade EJA no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
12.   Bruno Carneiro Cândido. AVALIAÇÃO DAS ATITUDES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE PROBABILIDADE DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ? BC&T E DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES - BC&H DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC ? UFABC EM 2024. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
13.   Bruno Maurício Batista de Albuquerque. A ?quantificação? da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
14.   Bárbara de Freitas Beserra. Desigualdades científico-tecnológicas intre e entre países no PISA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
15.   Caio Vinicius de Castro Gerbelli. O laboratório da destruição: a Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo na 'ponte para o futuro' (2014-2023). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
16.   Carina Neres Farias. Pedagogia Decolonial: Uma análise dos currículos da cidade de São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
17.   Carmen de Campos Garcia. A probabilidade contribuindo para o ensino de Genética mendeliana por meio da produção de vídeos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
18.   Caroline Almeida Souza Silva. Conhecimento interpretativo do professor de matemática no âmbito das transformações geométricas e simetria. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
19.   Catarina de Teracine Belli. A literatura no ensino de ciências: articulações entre o contexto social e a cultura.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
20.   Cintia Raquel de Andrade. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I DURANTE O JOGO ?NUNCA 10? EM OPERAÇÕES DO CAMPO ADITIVO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
21.   Claudinei Jacobucci Junior. Modelagem Matemática e Ensino Investigativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
22.   CRISTINA DE MOURA RAMOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, TRANSFORMADORAS E EDIFICANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
23.   Cícero Antonio dos Santos. A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ? o ensino da Matemática: estratégias inovadoras e impacto na prática pedagógica.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcia Aguiar.
24.   Davi da Rosa Ramos. A ascensão do autoritarismo e o papel das ciências e da propaganda nos livros didáticos durante o Estado Novo 1937-1945.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
25.   Eduardo Toito Garcia. Diagramação e design instrucional de materiais para processos formativos em Ciência Cidadã. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
26.   Elaine Lindolfo. O uso dos jogos africanos de matemática na formação de professores dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
27.   Elza Cândido de Farias. Uma análise de imagens em livros didáticos de ciências da natureza: um olhar pelo prisma do dispositivo da racialidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
28.   Fernando Eduardo de Souza. O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Acerca da Linguagem Algébrica nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024.
Supervisor: Marcia Aguiar.
29.   Franciele da Silva. Formação continuada com professores que ensinam matemática com tecnologias digitais na escola. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
30.   Gisele Pampanini Dias. Matemática fora dos livros: da prática à teoria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
31.   Guilherme Sardinha Miguel de Lima. Estágio não obrigatório - LCNE (UFABC) e Banco Bradesco. Orientação de outra natureza. UFABC, . Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.
32.   Igor Espindola de Almeida. Natureza da ciência em prosa: prática em literatura no ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
33.   Isabela Maria Seabra Lima. Formação em ciência cidadã e aprendizagens: contribuições ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã (INCC). Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
34.   Isabela Marin Fatori. Adequação de linguagem no ensino de ciências em espaços não formais de educação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
35.   Jeferson José dos Ramos. Construção de uma Sequência Didática sobre a Evolução da Concepção Atômica da Matéria em uma Perspectiva Bachelardiana. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcelo Zanotello.
36.   Joselaine Setlik. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2024.
Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
37.   José Eurípedes Bezerra Brito. Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Marcelo Zanotello.
38.   João Pedro Nunes de Souza. Programa de Extensão ?Escola Preparatória da UFABC? como meio de engajamento e formação para a carreira docente. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
39.   João Pedro Ocanha Krizek. Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823). Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
40.   Karina Assunção de Barros José. (Título provisório) Educação Científica na perspectiva inclusiva: como os museus de ciências fazem a transposição didática das questões socioecientíficas para o público com deficiência?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
41.   Livia Reis Benedicto. Análise da atratividade e da taxa de visitação de flores em uma área verde em Santo André: as flores honestas são as mais visitadas?. . Início: 2024.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
42.   MARCOS VINÍCIUS PIRES DA SILVEIRA. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NUM PROCESSO FORMATIVO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Marcia Aguiar.
43.   Maria do Carmo Pereira Servidoni. Elaboração e análise das potencialidades de livro paradidático para o ensino de estatística: os caminhos a serem percorridos de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
44.   Mariana da Costa Peres. Menina Ciência - Ciência Menina:investigando os impactos do projeto nas aspirações acadêmicas e profissionais das meninas participantes. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
45.   Mauricio de Souza Machado. Impactos da formação colaborativa de professores de Matemática na orientação de pesquisas interdisciplinares. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
46.   Michele Machado. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo André Testoni.
47.   Monique Albuquerque Ferreira. As sociabilidades dos adolescente em contextos do tratamento oncológico: o papel das aulas de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Graciella Watanabe.
48.   Mércia Otaviana Barbosa de Sá. GÊNERO, RAÇA E PÓS-GRADUAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Leonardo José Steil.
49.   Patricia Aparecida David. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA INCLUSIVA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
50.   Paula Regina Bruschetta Nagy. Formação continuada e geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Vinícius Pazuch.
51.   Rayssa Mayarah de Campos Ferreira. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA PROFESSORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
52.   Rebeca Maria Dantas. Processos de educação científica e a comunicação pública da ciência em uma feira de ciências sobre Biotecnologia. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
53.   Renan Ostanelli Guimaraes. A educação de crianças em situação de refúgio: desafios e perspectivas. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
54.   Renan Siqueira da Silva. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2024.
Supervisor: Breno Arsioli Moura.
55.   Renata da Conceição Aquino da Silva. A dimensão sociotécnica da desdemocratização do Brasil (2004-2020): um estudo da perseguição a educadores(as) nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
56.   Renato Batista Roman. Uma leitura de mundo da questão socioambiental a partir da letra de rap "Chuva Ácida". Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.
57.   Ronaldo Spinelli Junior. A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas representações do currículo e na prática de professores/as de Ciências do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática(33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
58.   Rosemeire Dutra dos Santos. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências no contexto da educação prisional. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
59.   Sheina Koffler. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2024.
Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
60.   Silvia Lumena Lifke de Sá. Olhares docentes da perspectiva da complexidade sobre propostas de atividades ambientais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Giselle Watanabe.
61.   Vinicius dos Santos Ignácio. O uso de rubrica de avaliação como instrumento processual nas aulas de álgebra no ensino médio: um estudo de caso,. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
62.   Yuri de Oliveira Monteiro Nobre. O potencial de jogos mobile com a temática de paleontologia para promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.

2023

1.   Amanda Moreira Magalhães. A construção de espaços de agência por formadores de ciências em um contexto de reforma curricular.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023.
Supervisor: Danusa Munford.
2.   Ana Regina de Oliveira Hungaro. A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
3.   Catiéle Kurz. Produção de Vídeos Autorais Como Possibilidade para Construção de Conhecimento Matemático e Desenvolvimento da Autonomia de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
4.   Daniel Ruy Pereira. Professores e seus portfólios e quadros teóricos: Experiências narrativas na formação de professores.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
5.   Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva.
6.   Davidson Gogora de Paulo. Modelagem e impressão 3D de células como ferramenta para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2023.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
7.   Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
8.   Eduardo Murakami da Silva. Formações Continuadas em Educação Ambiental e Espaços Educativos não tradicionais sob a óptica docente: possibilidades para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica?. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
9.   Fábio Gomes Lagoeiro. A Multidimensionalidade dos saberes docentes: uma investigação sobre a experiência dos professores de matemática de um Instituto Federal.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
10.   Gabriel Akira Pinheiro Akioka. CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RPG (ROLEPLAYING GAME) PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
11.   GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
12.   Gabriela Farias Secco. Interfaces da Etnobotânica, concepções docentes e outros espaços educativos. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
13.   Giovanna Ravazi. Práticas Experimentais nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo André Testoni.
14.   Guilherme Sanches Corrêa do Nascimento. Avaliação teórica do potencial de impacto da precisão de georreferenciamento de dados quantitativos e espaciais em coleta de registros de ocorrência de espécies. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
15.   Janaína Dutra Gonzalez. Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) sobre a biodiversidade no jardim da escola e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
16.   Jeniffer Alessandra Supplizi. 10 ANOS DA LEI N°12.711: ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Leonardo José Steil.
17.   Jessica Bueno da Silva. Desenvolvimento de noções de análise combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
18.   Joelma Iamac Nomura. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023.
Supervisor: Elisabete Marcon Mello.
19.   João Victor Andrade Lacerda. A Ciência Cidadã feita pelo INMA: o foco também é nas pessoas!. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
20.   Julia Amélia Costa Cominatto. A atuação das palestrantes no MCCM: Um mundo de possibilidades entre as mulheres na ciência. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
21.   Juliana Renovato Vizza. A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
22.   Jussara Almeida Bezerra. Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) com o tema Alimentação Sustentável e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
23.   LEON BARETA LOBO. A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO ENVOLVENDO CIÊNCIA E ARTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
24.   Letícia Mendonça Soares Badanai. OS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
25.   Livia Paschoal Machado. Narrativas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Grande ABC. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
26.   MÁRCIA RODRIGUES SANTOS. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS - ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO 7º ANO.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Marcia Aguiar.
27.   Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Rafael Cava Mori.
28.   Natasha Andrade Hamada. Sentimentos de jovens durante um projeto de extensão envolvendo Ensino por Investigação. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
29.   Natasha Paris da Silva Pinheiro. Análise de Sequências Didáticas no ensino de Biodiversidade e evolução: Explorando estratégias para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Fernanda Franzolin.
30.   Otávio Sanches dos Santos. Gênero e percepções no ensino de física: uma análise das barreiras e atitudes no ensino médio?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
31.   PAOLA MILUSSKA SANDOVAL CERRON. JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA LINGUAGEM RECEPTIVA EM CRIANÇAS COM TEA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
32.   Pedro Sérgio Pereira. História das Ciências Africanas: aproximações e possibilidades nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo André Testoni.
33.   Raissa Bispo Bastos. O ensino da física sob uma perspectiva Freiriana. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
34.   Ricardo Campos De Sousa. A transição do Ensino Médio ao Ensino Superior: dificuldades com a linguagem Matemática. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
35.   Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
36.   ROBERDAN PEDROSA DA SILVA. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
37.   Rosana Maria Luvezute Kripka. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023.
Supervisor: Alessandro Jacques Ribeiro.
38.   Rosângela Rodrigues Garbin. POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO JOGOS PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
39.   Sabrina Bianca da Silva Araujo. Promovendo o protagonismo feminino na Ciência: Menina Ciência - Ciência Menina e projetos similares. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - E.E. PEI Gregório Bezerra, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
40.   Sâmela da Silva Recla. Divulgação Científica das pesquisas produzidas no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
41.   Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
42.   Thiago Ribeiro Bastos. A Interdisciplinariedade no Ensino Entre a Arte e a Matemática: Como a Geometria Influencia na Arte Concreta No Ensino dos Alunos Cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Elisabete Marcon Mello.
43.   Thiago Santos Guimarães. A BNCC e o currículo de Ciências. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
44.   Valéria Cristina da Silva. Reflexões sobre o papel da educação midiática no ensino de ciências: reconhecendo a importância da igualdade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
45.   Vanessa Elena Bomfim. Diversidade Cultural na Escola: Relevância da herança sociocultural no processo de aprendizagem da matemátic. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
46.   Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo. Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e o currículo do ensino fundamental da rede pública de Peruíbe- SP. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
47.   Vinícius Perez da Silva. Alfabetização científica em museus de Microbiologia. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
48.   ÂNGELA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. Como as atividades exploratórias podem contribuir para ajudar o professor a resgatar o interesse dos alunos para utilizar o raciocínio matemático em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Marcia Aguiar.

2022

1.   Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Marcelo Zanotello.
2.   Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
3.   Alex Sandro Rosa de Campos. Educação financeira para minorias: avaliação do impacto social de uma iniciativa de educação financeira em um grupo de adultos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
4.   Ana Meire de Oliveira Morais. Caminhos da elaboração e análise das potencialidade de um livro paradidático para o ensino fundamental com foco nas competências estatísticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
5.   Caio Matheus Manzi Teixeira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
6.   Caique Iamonico dos Santos. Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
7.   Camila Santos da Silva. Etnomatemática: uma trajetória do oprimido à autonomia. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
8.   Daiana Damasceno Costa. Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
9.   Daniela de Cássia Duarte. A perspectiva do professor que ensina matemática sobre o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Robson Macedo Novais.
10.   Débora de Cássia Gomes Cruz. LIGA DE INICIAÇÃO DE MULHERES NA CIÊNCIA ? LIMC: Mulheres fazendo ciência e mudando histórias.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
11.   Felipe Bezerra da Silva. Divulgação científica no mundo digital e os limites da democratização do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
12.   Felipe Munerato. Territórios desiguais e o ensino das ciências: uma análise sobre a desigualdade no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Graciella Watanabe.
13.   Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022.
Orientador: Fernanda Franzolin.
14.   Gabriel Henrique Silva Magalhâes. Uso dos recursos do smartphone em aulas investigativas de física. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
15.   Gislene Moysés Rodrigues. EMC nos anos finais do EF. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Evonir Albrecht.
16.   Ihsa Paulla Rosa Ferreira. Gênero e o Ensino de Matemática: Um olhar para a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
17.   Isabela Nogueira Basílio dos Santos. OPINIÕES, INTERESSES E ATITUDES DE ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
18.   Jair Costa. Opiniões e Interesses de Estudantes da Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022.
Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
19.   Josevaldo Lago. Processos formativos e trigonometria: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
20.   Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
21.   Juliana Imenis Barradas. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2022.
Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
22.   KAUE NOGUEIRA DE CARVALHO MARIANO. Da didática-artista ou sobre a experiência que emancipa e (de)forma conhecimentos científicos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
23.   Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
24.   Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
25.   Laura Braga de Oliveira. Borboletas de Santa Teresa, ES: ampliando o conhecimento através da ciência cidadã. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2022.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
26.   Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Orientadores: Fernanda Franzolin, Nelio Marco Vincenzo Bizzo.
27.   LUCIANA DO NASCIMENTO DANTAS DE CESAR. Análise da liberdade intelectual em sequências didáticas presentes nos Cadernos de Saberes e Aprendizagem da Cidade de São Paulo do Ensino Fundamental Anos Finais. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
28.   Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
29.   Luis Gabriel Rocha Aurélio. Evolução das concepções de licenciandos sobre a experimentação no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Robson Macedo Novais.
30.   Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
31.   Mariana Sales. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: materiais didáticos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Leonardo André Testoni.
32.   Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Narrativas de professores que ensinam matemática com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Vinícius Pazuch.
33.   Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
34.   Renato Ferreira Lemos da Silva. EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO AMBITO SOCIOCULTURAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
35.   Rodrigo Reis de Oliveira. A Influência da Formação Inicial e das Experiências Educacionais na Intencionalidade Pedagógica: Construção de uma Ferramenta para a Obtenção de Dados e Análise a Partir do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Leonardo José Steil.
36.   Sabrina Paulino de Souza Maciel. Dimensões da alfabetização científica: Uma análise das possibilidades do uso de objetos museais em aulas de Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira.
37.   Tereza Inês Rodrigues de Souza. Competências Socioemocionais na sala de aula: concepções e perspectivas de professores de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Robson Macedo Novais.
38.   Tiffany Guimarães. Espaços museais na perspectiva CTSA: questões sociocientíficas e temas controversos nas exposições de museus de ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
39.   VALÉRIA CRISTINA GAIA DE OLIVEIRA. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA: PERSPECTIVAS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
40.   Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
41.   Vinícius André Junqueira. As Histórias de Vida de Professores em Formação nos Cursinhos Populares para uma Educação Libertadora. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022.
Orientador: Leonardo José Steil.

2021

1.   ALESSANDRA GOMES DE SALES HIRSCH. VULNERABILIDADES ÀS IST POR PARTE DE ALUNOS DA EJA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANDRÉ. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
2.   Amanda Sarmento Mirasierras. Educação em Saúde na formação de professores: concepções e vivências de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
3.   AMANDA SEGANTIN SURITA. Educação em direitos humanos nas tenras idades: pensando a valorização de identidades de mulheres negras pela literatura infanto-juvenil de origem africana. . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
4.   Antonio Salvador Coelho. O JOGO E AS CULTURAS NA CIRCULARIDADE DO APRENDER ENSINAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
5.   BEBIANA CAROLINE MORENO. A construção discursiva da argumentação em uma sequência Didática no 7o ano do Ensino Fundamental: Relações de poder e a formação cidadã. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Danusa Munford.
6.   Bárbara Silva Gumiero. Conhecimento do professor com tecnologias digitais em geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
7.   Camila Rodrigues Buscarioli Tressino. Como engajar escola e família em Educação Sexual na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando sua real importância educacional e social. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
8.   Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Solange Wagner Locatelli.
9.   CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
10.   Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
11.   Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021.
Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro.
12.   ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Virgínia Cardia Cardoso.
13.   Fernanda Barletta Martins. ANÁLISE DO DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DOS CORPOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
14.   Fernanda de Almeida Souza. Os modismos educacionais no ensino de ciências: variações do estatuto do saber pedagógico nos anos 2000-2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Allan Moreira Xavier.
15.   Francisco Guilherme Leon de Oliveira Scaquetti. ?TERRITÓRIOS, REDES E RESISTÊNCIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: o caso do ?Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades?, projeto de extensão da UFABC. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
16.   Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
17.   Gabriela de Carvalho Azevedo. A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Robson Macedo Novais.
18.   INGRIDE SANTOS REIS. Contação de Histórias ligadas a lendas de origem africanas: uma estratégia para a educação em direitos humanos na educação básica. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIBIC ufabc. Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
19.   JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda.
20.   João Vítor Gonçalves. Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Breno Arsioli Moura.
21.   Jéssica Aparecida Camargo de Oliveira. A metodologia do ensino de Matemática nas séries iniciais e a formação do professor polivalente da rede municipal de Santo André Jéssica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
22.   Karen Kimie Bonani Sakumoto. ?CIÊNCIA COMO ARGUMENTO? E ?CIÊNCIA COMO EXPLORAÇÃO?: Interações entre Licenciandos e Estudantes da Educação Básica ao longo de uma Atividade Investigativa com Foco na Argumentação. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Danusa Munford.
23.   Lara de Amaral Sibo. Uma análise histórico-crítica dos conteúdos de educação alimentar e nutricional em livros didáticos de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Rafael Cava Mori.
24.   Lindeia Alves Saraiva Pavioti. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maisa Helena Altarugio.
25.   Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
26.   Luiz Carlos Rodrigues de Medeiros. Projetos Interdisciplinares e o novo currículo paulista nas áreas de Ciências e Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi.
27.   Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
28.   Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Natural Municipal do Estoril e seu processo de musealização: possibilidades de educação científica e estudos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
29.   Nathália Binder Damasceno. Produção de material didático como instrumento de apoio para propostas de ensino de ciências naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
30.   Paola Leal Nosella. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP, DE 2018 A 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
31.   Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem de professores em geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
32.   Renata Silene Silva. Garantia de direitos de aprendizagem e ampliação de oportunidades de trabalho: Mapeamento de processos para o desenvolvimento de competências gerais da BNCC em instituições de educação profissional.. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
33.   Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
34.   Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Marcia Helena Alvim.
35.   Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
36.   Sarah Moutinho Engelmann. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando possibilidades profissionais da edição 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021.
Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues.
37.   SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Adriana Pugliese Netto Lamas, Maria Candida Varone de Morais Capecchi.
38.   Valdir Alves da Silva. Práticas de Ensino de Alta Alavancagem e desigualdades matemáticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vinícius Pazuch.
39.   Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Diálogos de divulgação científica entre professores, cientistas e crianças: um olhar para o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas.
40.   Vanessa da Silva Tanajura. (Em definição) Pesquisa dentro do Projeto: Meninas adolescentes e seu envolvimento com as Ciências: possibilidades e desafios utilizando o ensino por investigação. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernanda Franzolin.
41.   Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.

2020

1.   Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
2.   Deborah Cotta. Como Crianças dos Anos Inicias do Ensino Fundamental Relacionam Conteúdos de Produtos Midiáticos com Conhecimentos das Aulas de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
3.   Débora Arakaki. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICABILIDADE E ANÁLISE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
4.   Erika Romanholo Silva Lemos. Concepções e desempenho de estudantes do ensino fundamental, sobre a biodiversidade em município com alto índice de desenvolvimento humano municipal.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Fernanda Franzolin.
5.   Francisco Ribas Rodrigues. Conflitos em sala de aula: coompreensão da dimensão emocional e uma proposta de intervenção. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.
6.   Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal.
7.   Josilda dos Santos Nascimento Mesquita. Manifestações da sexualidade na infância: Desafios e possibilidades para a prática docente. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2020.
Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht.
8.   Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Evonir Albrecht.
9.   Luciana Martiliano Milena. O Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza por meio da Língua Inglesa no Contexto da Educação Superior: Um Estudo dobre Práticas Epistêmicas em uma Disciplina Experimental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Danusa Munford.
10.   Marcelo Guerra. Alfabetização científica e Alfabetização cartográfica: articulações no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Patricia da Silva Sessa.
11.   Marcos Henrique Assunção Ramos. O ensino de matemática para surdos-cegos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Vivili Maria Silva Gomes.
12.   Natasha Lima Reis Silva. Violências, infâncias e juventudes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ana Maria Dietrich.
13.   Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: João Rodrigo Santos da Silva.
14.   Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
15.   Wagner Moreira da Silva. Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão-Na-Massa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marcelo Zanotello.


Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22