1. | Abner Silva Xavier. Extensão e acessibilidade: um estudo sobre a inclusão e participação de grupos marginalizados na sociedade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
2. | Alice Oliveira da Cruz. Tendências de pesquisa em educação e os saberes tradicionais indígenas: análise da Revista Cocar. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
3. | Aline da Costa Silva. Educação ambiental escolar e os professores de ensino básico: concepções, formações e práticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
4. | Aly Cassimo Mohamade Jamal. O Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
5. | Alícia Silva. Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
6. | AMANDA RODRIGUES MOTA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA EM CIÊNCIAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
7. | ANA PAULA APARECIDA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO SEXUAL COMO INSTRUMENTO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL DAS INFÂNCIAS E ADOLESCÊNCIAS.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
8. | Antonio Jovem de Jesus Filho. Gerencialismo e performatividade na rede estadual paulista: implicações na constituição da subjetividade do coordenador pedagógico. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
9. | Arthur de Araújo. Análise das dificuldades em mecânica clássica apresentadas por estudantes ingressantes em um curso universitário. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcelo Zanotello. |
10. | Brenno Fernandes Dorte. A MEDIAÇÃO POR MEIO DE DESENHOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
11. | Bruna Alem Santinho. O Novo Ensino Médio na modalidade EJA no estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
12. | Bruno Carneiro Cândido. AVALIAÇÃO DAS ATITUDES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE PROBABILIDADE DE ALUNOS DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ? BC&T E DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS E HUMANIDADES - BC&H DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA - IPE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC ? UFABC EM 2024. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Tecnológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
13. | Bruno Maurício Batista de Albuquerque. A ?quantificação? da Eletricidade na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
14. | Bárbara de Freitas Beserra. Desigualdades científico-tecnológicas intre e entre países no PISA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
15. | Caio Vinicius de Castro Gerbelli. O laboratório da destruição: a Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo na 'ponte para o futuro' (2014-2023). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
16. | Carina Neres Farias. Pedagogia Decolonial: Uma análise dos currículos da cidade de São Paulo. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
17. | Carmen de Campos Garcia. A probabilidade contribuindo para o ensino de Genética mendeliana por meio da produção de vídeos por alunos do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
18. | Caroline Almeida Souza Silva. Conhecimento interpretativo do professor de matemática no âmbito das transformações geométricas e simetria. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual de Campinas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
19. | Catarina de Teracine Belli. A literatura no ensino de ciências: articulações entre o contexto social e a cultura.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
20. | Cintia Raquel de Andrade. ESTRATÉGIAS DESENVOLVIDAS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL I DURANTE O JOGO ?NUNCA 10? EM OPERAÇÕES DO CAMPO ADITIVO. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
21. | Claudinei Jacobucci Junior. Modelagem Matemática e Ensino Investigativo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
22. | CRISTINA DE MOURA RAMOS. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS, TRANSFORMADORAS E EDIFICANTES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
23. | Cícero Antonio dos Santos. A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental ? o ensino da Matemática: estratégias inovadoras e impacto na prática pedagógica.. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcia Aguiar. |
24. | Davi da Rosa Ramos. A ascensão do autoritarismo e o papel das ciências e da propaganda nos livros didáticos durante o Estado Novo 1937-1945.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
25. | Eduardo Toito Garcia. Diagramação e design instrucional de materiais para processos formativos em Ciência Cidadã. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
26. | Elaine Lindolfo. O uso dos jogos africanos de matemática na formação de professores dos anos iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
27. | Elza Cândido de Farias. Uma análise de imagens em livros didáticos de ciências da natureza: um olhar pelo prisma do dispositivo da racialidade. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
28. | Fernando Eduardo de Souza. O Conhecimento Especializado do Professor de Matemática Acerca da Linguagem Algébrica nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024. Supervisor: Marcia Aguiar. |
29. | Franciele da Silva. Formação continuada com professores que ensinam matemática com tecnologias digitais na escola. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Vinícius Pazuch. |
30. | Gisele Pampanini Dias. Matemática fora dos livros: da prática à teoria. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
31. | Guilherme Sardinha Miguel de Lima. Estágio não obrigatório - LCNE (UFABC) e Banco Bradesco. Orientação de outra natureza. UFABC, . Início: 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
32. | Igor Espindola de Almeida. Natureza da ciência em prosa: prática em literatura no ensino de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
33. | Isabela Maria Seabra Lima. Formação em ciência cidadã e aprendizagens: contribuições ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã (INCC). Orientação de outra natureza. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Cidadã. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
34. | Isabela Marin Fatori. Adequação de linguagem no ensino de ciências em espaços não formais de educação. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
35. | Jeferson José dos Ramos. Construção de uma Sequência Didática sobre a Evolução da Concepção Atômica da Matéria em uma Perspectiva Bachelardiana. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcelo Zanotello. |
36. | Joselaine Setlik. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2024. Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
37. | José Eurípedes Bezerra Brito. Astrobiologia no ensino de física com ênfase em uma abordagem CTSA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Marcelo Zanotello. |
38. | João Pedro Nunes de Souza. Programa de Extensão ?Escola Preparatória da UFABC? como meio de engajamento e formação para a carreira docente. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
39. | João Pedro Ocanha Krizek. Das Vacas Leiteras Aos Consultórios Médicos: Uma Tradução Comentada De ?An Inquiry Into The Causes And Effects Of Variolae Vaccinae? De Edward Jenner (1749-1823). Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
40. | Karina Assunção de Barros José. (Título provisório) Educação Científica na perspectiva inclusiva: como os museus de ciências fazem a transposição didática das questões socioecientíficas para o público com deficiência?. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
41. | Livia Reis Benedicto. Análise da atratividade e da taxa de visitação de flores em uma área verde em Santo André: as flores honestas são as mais visitadas?. . Início: 2024. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
42. | MARCOS VINÍCIUS PIRES DA SILVEIRA. EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NUM PROCESSO FORMATIVO SOBRE O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Marcia Aguiar. |
43. | Maria do Carmo Pereira Servidoni. Elaboração e análise das potencialidades de livro paradidático para o ensino de estatística: os caminhos a serem percorridos de uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
44. | Mariana da Costa Peres. Menina Ciência - Ciência Menina:investigando os impactos do projeto nas aspirações acadêmicas e profissionais das meninas participantes. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
45. | Mauricio de Souza Machado. Impactos da formação colaborativa de professores de Matemática na orientação de pesquisas interdisciplinares. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
46. | Michele Machado. Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Leonardo André Testoni. |
47. | Monique Albuquerque Ferreira. As sociabilidades dos adolescente em contextos do tratamento oncológico: o papel das aulas de ciências. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Graciella Watanabe. |
48. | Mércia Otaviana Barbosa de Sá. GÊNERO, RAÇA E PÓS-GRADUAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE A PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Leonardo José Steil. |
49. | Patricia Aparecida David. DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA INCLUSIVA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
50. | Paula Regina Bruschetta Nagy. Formação continuada e geometria dinâmica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Vinícius Pazuch. |
51. | Rayssa Mayarah de Campos Ferreira. O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE UMA PROFESSORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO CONTEXTO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Iniciação científica (Graduando em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
52. | Rebeca Maria Dantas. Processos de educação científica e a comunicação pública da ciência em uma feira de ciências sobre Biotecnologia. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
53. | Renan Ostanelli Guimaraes. A educação de crianças em situação de refúgio: desafios e perspectivas. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
54. | Renan Siqueira da Silva. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2024. Supervisor: Breno Arsioli Moura. |
55. | Renata da Conceição Aquino da Silva. A dimensão sociotécnica da desdemocratização do Brasil (2004-2020): um estudo da perseguição a educadores(as) nas redes sociais Twitter, Instagram e Facebook. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
56. | Renato Batista Roman. Uma leitura de mundo da questão socioambiental a partir da letra de rap "Chuva Ácida". Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
57. | Ronaldo Spinelli Junior. A Base Nacional Comum Curricular e suas implicações nas representações do currículo e na prática de professores/as de Ciências do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática(33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
58. | Rosemeire Dutra dos Santos. A abordagem interdisciplinar no ensino de ciências no contexto da educação prisional. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
59. | Sheina Koffler. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2024. Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
60. | Silvia Lumena Lifke de Sá. Olhares docentes da perspectiva da complexidade sobre propostas de atividades ambientais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024. Orientador: Giselle Watanabe. |
61. | Vinicius dos Santos Ignácio. O uso de rubrica de avaliação como instrumento processual nas aulas de álgebra no ensino médio: um estudo de caso,. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2024. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
62. | Yuri de Oliveira Monteiro Nobre. O potencial de jogos mobile com a temática de paleontologia para promoção da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2024. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
1. | Amanda Moreira Magalhães. A construção de espaços de agência por formadores de ciências em um contexto de reforma curricular.. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo. (Coorientador).. Início: 2023. Supervisor: Danusa Munford. |
2. | Ana Regina de Oliveira Hungaro. A construção de feiras de ciências em escolas paulistas: contribuições para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
3. | Catiéle Kurz. Produção de Vídeos Autorais Como Possibilidade para Construção de Conhecimento Matemático e Desenvolvimento da Autonomia de Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
4. | Daniel Ruy Pereira. Professores e seus portfólios e quadros teóricos: Experiências narrativas na formação de professores.. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
5. | Danilo Cardoso da Silva. Redes empresariais nas políticas educacionais de Pernambuco: as relações entre o público e o privado na gestão da educação básica. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Fernando Luiz Cássio Silva. |
6. | Davidson Gogora de Paulo. Modelagem e impressão 3D de células como ferramenta para o ensino de ciências. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2023. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
7. | Eduardo Dantas Leite. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade & Ambiente na formação superior brasileira: uma análise curricular de Bacharelados Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
8. | Eduardo Murakami da Silva. Formações Continuadas em Educação Ambiental e Espaços Educativos não tradicionais sob a óptica docente: possibilidades para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica?. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
9. | Fábio Gomes Lagoeiro. A Multidimensionalidade dos saberes docentes: uma investigação sobre a experiência dos professores de matemática de um Instituto Federal.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
10. | Gabriel Akira Pinheiro Akioka. CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RPG (ROLEPLAYING GAME) PARA DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Iniciação científica (Graduando em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
11. | GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO. POR UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, ANÁLISE DOS LIVROS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO PNLD 2021. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
12. | Gabriela Farias Secco. Interfaces da Etnobotânica, concepções docentes e outros espaços educativos. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
13. | Giovanna Ravazi. Práticas Experimentais nos Anos Iniciais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Leonardo André Testoni. |
14. | Guilherme Sanches Corrêa do Nascimento. Avaliação teórica do potencial de impacto da precisão de georreferenciamento de dados quantitativos e espaciais em coleta de registros de ocorrência de espécies. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
15. | Janaína Dutra Gonzalez. Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) sobre a biodiversidade no jardim da escola e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
16. | Jeniffer Alessandra Supplizi. 10 ANOS DA LEI N°12.711: ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO SOB A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Leonardo José Steil. |
17. | Jessica Bueno da Silva. Desenvolvimento de noções de análise combinatória na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
18. | Joelma Iamac Nomura. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2023. Supervisor: Elisabete Marcon Mello. |
19. | João Victor Andrade Lacerda. A Ciência Cidadã feita pelo INMA: o foco também é nas pessoas!. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
20. | Julia Amélia Costa Cominatto. A atuação das palestrantes no MCCM: Um mundo de possibilidades entre as mulheres na ciência. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
21. | Juliana Renovato Vizza. A metacognição no processo de aprendizagem: regiões cerebrais ativadas durante uma atividade metacognitiva e possíveis conexões. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
22. | Jussara Almeida Bezerra. Coprodução de sequência de ensino por investigação (SEI) com o tema Alimentação Sustentável e co-construção de plataforma de ciência cidadã escolar. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
23. | LEON BARETA LOBO. A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO ENVOLVENDO CIÊNCIA E ARTE PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROFESSORAS. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
24. | Letícia Mendonça Soares Badanai. OS INSTRUMENTOS ÓPTICOS DE AMPLIAÇÃO DE IMAGEM NA CONSTRUÇÃO DE SABERES CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
25. | Livia Paschoal Machado. Narrativas da Educação de Jovens e Adultos em uma escola do Grande ABC. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
26. | MÁRCIA RODRIGUES SANTOS. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS FINAIS - ANÁLISE A PARTIR DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO 7º ANO.. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023. Supervisor: Marcia Aguiar. |
27. | Natalia da Silva Galvão. O ensino da história das ciências orientado pelos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Rafael Cava Mori. |
28. | Natasha Andrade Hamada. Sentimentos de jovens durante um projeto de extensão envolvendo Ensino por Investigação. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Fernanda Franzolin. |
29. | Natasha Paris da Silva Pinheiro. Análise de Sequências Didáticas no ensino de Biodiversidade e evolução: Explorando estratégias para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem.. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Fernanda Franzolin. |
30. | Otávio Sanches dos Santos. Gênero e percepções no ensino de física: uma análise das barreiras e atitudes no ensino médio?. Dissertação (Mestrado em Ensino, História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
31. | PAOLA MILUSSKA SANDOVAL CERRON. JOGOS DIGITAIS NO PROCESSO DE ASSIMILAÇÃO DA LINGUAGEM RECEPTIVA EM CRIANÇAS COM TEA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
32. | Pedro Sérgio Pereira. História das Ciências Africanas: aproximações e possibilidades nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Leonardo André Testoni. |
33. | Raissa Bispo Bastos. O ensino da física sob uma perspectiva Freiriana. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
34. | Ricardo Campos De Sousa. A transição do Ensino Médio ao Ensino Superior: dificuldades com a linguagem Matemática. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
35. | Ricardo Luís de Souza. Afetividade na relação professor-aluno na disciplina de Matemática e o uso de estratégias metacognitivas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
36. | ROBERDAN PEDROSA DA SILVA. TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO DANTE ALIGHIERI. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
37. | Rosana Maria Luvezute Kripka. . Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.. Início: 2023. Supervisor: Alessandro Jacques Ribeiro. |
38. | Rosângela Rodrigues Garbin. POTENCIALIDADES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA UTILIZANDO JOGOS PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
39. | Sabrina Bianca da Silva Araujo. Promovendo o protagonismo feminino na Ciência: Menina Ciência - Ciência Menina e projetos similares. Iniciação científica (Graduando em Ensino Médio) - E.E. PEI Gregório Bezerra, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
40. | Sâmela da Silva Recla. Divulgação Científica das pesquisas produzidas no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2023. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
41. | Tatiane da Cunha Puti de Souza. Formação de Professores de Matemática e Aprendizagem Profissional. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
42. | Thiago Ribeiro Bastos. A Interdisciplinariedade no Ensino Entre a Arte e a Matemática: Como a Geometria Influencia na Arte Concreta No Ensino dos Alunos Cegos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2023. Orientador: Elisabete Marcon Mello. |
43. | Thiago Santos Guimarães. A BNCC e o currículo de Ciências. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2023. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
44. | Valéria Cristina da Silva. Reflexões sobre o papel da educação midiática no ensino de ciências: reconhecendo a importância da igualdade de gênero. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
45. | Vanessa Elena Bomfim. Diversidade Cultural na Escola: Relevância da herança sociocultural no processo de aprendizagem da matemátic. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
46. | Verônica Pineiro Bouzas do Espirito Santo. Questões Sociocientíficas no ensino de Ciências e o currículo do ensino fundamental da rede pública de Peruíbe- SP. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
47. | Vinícius Perez da Silva. Alfabetização científica em museus de Microbiologia. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
48. | ÂNGELA DE FÁTIMA ALVES RODRIGUES. Como as atividades exploratórias podem contribuir para ajudar o professor a resgatar o interesse dos alunos para utilizar o raciocínio matemático em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023. Orientador: Marcia Aguiar. |
1. | Adriana de Andrade. As representações sociais de futuros professores de física em relação à automatização da coleta de dados e ao pensamento computacional: uma análise comparativa entre discursos discentes e projetos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Marcelo Zanotello. |
2. | Alessandra Marques Ferreira dos Santos. NOVA ABORDAGEM DO ESTUDO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA ARTICULADA A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
3. | Alex Sandro Rosa de Campos. Educação financeira para minorias: avaliação do impacto social de uma iniciativa de educação financeira em um grupo de adultos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
4. | Ana Meire de Oliveira Morais. Caminhos da elaboração e análise das potencialidade de um livro paradidático para o ensino fundamental com foco nas competências estatísticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
5. | Caio Matheus Manzi Teixeira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E MÍDIAS SOCIAIS. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
6. | Caique Iamonico dos Santos. Os itinerários de Spix e Martius por São Paulo: geografia, população e as impressões de europeus sobre o território paulista. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
7. | Camila Santos da Silva. Etnomatemática: uma trajetória do oprimido à autonomia. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
8. | Daiana Damasceno Costa. Dificuldades e possibilidades no ensino de sistemática filogenética nas imagens dos livros didáticos. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Fernanda Franzolin. |
9. | Daniela de Cássia Duarte. A perspectiva do professor que ensina matemática sobre o papel das emoções no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Robson Macedo Novais. |
10. | Débora de Cássia Gomes Cruz. LIGA DE INICIAÇÃO DE MULHERES NA CIÊNCIA ? LIMC: Mulheres fazendo ciência e mudando histórias.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
11. | Felipe Bezerra da Silva. Divulgação científica no mundo digital e os limites da democratização do conhecimento. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Graciella Watanabe. |
12. | Felipe Munerato. Territórios desiguais e o ensino das ciências: uma análise sobre a desigualdade no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Graciella Watanabe. |
13. | Flávia Martho Landinho. Nutrindo com a biodiversidade: proposta de uma transposição didática para o ensino das plantas alimentícias não convencionais (PANC). Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Início: 2022. Orientador: Fernanda Franzolin. |
14. | Gabriel Henrique Silva Magalhâes. Uso dos recursos do smartphone em aulas investigativas de física. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
15. | Gislene Moysés Rodrigues. EMC nos anos finais do EF. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Evonir Albrecht. |
16. | Ihsa Paulla Rosa Ferreira. Gênero e o Ensino de Matemática: Um olhar para a prática dos professores. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
17. | Isabela Nogueira Basílio dos Santos. OPINIÕES, INTERESSES E ATITUDES DE ESTUDANTES SOBRE CIÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
18. | Jair Costa. Opiniões e Interesses de Estudantes da Amazônia Ocidental. Tese (Doutorado em 33002010001P6) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Início: 2022. Orientador: Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
19. | Josevaldo Lago. Processos formativos e trigonometria: uma revisão sistemática da literatura. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
20. | Julia Alice Vila Furgeri. O ABC da EJA: Proposições didáticas para a alfabetização e o letramento científicos de estudantes da EJA dos anos finais do Ensino Fundamental no ABC Paulista à partir da Ecologia dos Saberes e das Pedagogias Decoloniais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
21. | Juliana Imenis Barradas. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2022. Supervisor: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
22. | KAUE NOGUEIRA DE CARVALHO MARIANO. Da didática-artista ou sobre a experiência que emancipa e (de)forma conhecimentos científicos. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
23. | Kátia Cristina MIstro Priolli. ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NA NARRATIVA DE PROFESSORES PARTICIPANTES DO "CIÊNCIA É 10!". Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
24. | Larissa Gehrinh Borges. Uma viagem em busca de uma Educação Financeira: Currículo e a Prática na Formação de Professores de Matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
25. | Laura Braga de Oliveira. Borboletas de Santa Teresa, ES: ampliando o conhecimento através da ciência cidadã. Orientação de outra natureza. Instituto Nacional da Mata Atlântica. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, . Início: 2022. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
26. | Lucas Marino Vivot. O interesse dos estudantes pela biodiversidade: atitudes e articulações entre as questões de conservação ambiental e o conhecimento local.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022. Orientadores: Fernanda Franzolin, Nelio Marco Vincenzo Bizzo. |
27. | LUCIANA DO NASCIMENTO DANTAS DE CESAR. Análise da liberdade intelectual em sequências didáticas presentes nos Cadernos de Saberes e Aprendizagem da Cidade de São Paulo do Ensino Fundamental Anos Finais. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
28. | Ludmylla Ribeiro dos Santos. A importância das discussões sobre cientistas mulheres na formação inicial de licenciandos em Ciências da Natureza. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
29. | Luis Gabriel Rocha Aurélio. Evolução das concepções de licenciandos sobre a experimentação no Ensino de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Robson Macedo Novais. |
30. | Marcelo Eduardo Pereira. Formação Inicial de Professores e o Conhecimento Matemático para o Ensino. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
31. | Mariana Sales. Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: materiais didáticos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Leonardo André Testoni. |
32. | Natalia Nascimben Delmondi Munhóz. Narrativas de professores que ensinam matemática com tecnologias digitais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Vinícius Pazuch. |
33. | Paula Aparecida Borges de Oliveira Nascimento. Propostas de intervenção diante desafios e potencialidades das questões de Sexualidade nas práticas docentes nos anos iniciais. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
34. | Renato Ferreira Lemos da Silva. EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE NO AMBITO SOCIOCULTURAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
35. | Rodrigo Reis de Oliveira. A Influência da Formação Inicial e das Experiências Educacionais na Intencionalidade Pedagógica: Construção de uma Ferramenta para a Obtenção de Dados e Análise a Partir do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Leonardo José Steil. |
36. | Sabrina Paulino de Souza Maciel. Dimensões da alfabetização científica: Uma análise das possibilidades do uso de objetos museais em aulas de Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Bruno Rafael Santos de Cerqueira. |
37. | Tereza Inês Rodrigues de Souza. Competências Socioemocionais na sala de aula: concepções e perspectivas de professores de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022. Orientador: Robson Macedo Novais. |
38. | Tiffany Guimarães. Espaços museais na perspectiva CTSA: questões sociocientíficas e temas controversos nas exposições de museus de ciências. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
39. | VALÉRIA CRISTINA GAIA DE OLIVEIRA. A CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (ATPC) NA IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO PAULISTA: PERSPECTIVAS E IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE PAULISTA. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
40. | Vanderson Cristiano de Sousa. PROFESSORES ORIENTADORES E ALUNOS MULTIPLICADORES DOS SABERES DAS CIÊNCIAS EM SUAS COMUNIDADES: INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS E EM DIVULGAÇÕES CIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ensino, História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
41. | Vinícius André Junqueira. As Histórias de Vida de Professores em Formação nos Cursinhos Populares para uma Educação Libertadora. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2022. Orientador: Leonardo José Steil. |
1. | ALESSANDRA GOMES DE SALES HIRSCH. VULNERABILIDADES ÀS IST POR PARTE DE ALUNOS DA EJA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SANTO ANDRÉ. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
2. | Amanda Sarmento Mirasierras. Educação em Saúde na formação de professores: concepções e vivências de professores de Ciências e Biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
3. | AMANDA SEGANTIN SURITA. Educação em direitos humanos nas tenras idades: pensando a valorização de identidades de mulheres negras pela literatura infanto-juvenil de origem africana. . Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
4. | Antonio Salvador Coelho. O JOGO E AS CULTURAS NA CIRCULARIDADE DO APRENDER ENSINAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
5. | BEBIANA CAROLINE MORENO. A construção discursiva da argumentação em uma sequência Didática no 7o ano do Ensino Fundamental: Relações de poder e a formação cidadã. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Danusa Munford. |
6. | Bárbara Silva Gumiero. Conhecimento do professor com tecnologias digitais em geometria. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
7. | Camila Rodrigues Buscarioli Tressino. Como engajar escola e família em Educação Sexual na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, demonstrando sua real importância educacional e social. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
8. | Carla Patrícia Araújo Florentino. A metavisualização na construção do conhecimento químico com estudantes surdos por meio de atividades investigativas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Solange Wagner Locatelli. |
9. | CECÍLIA DE OLIVEIRA PRADO. BULLYING, EDUCAÇÃO CIDADÃ E DIREITOS HUMANOS, PRÁTICAS ESCOLARES.. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
10. | Diego Marques de Carvalho. Interfaces entre as linguagens de programação R e Wolfram no ensino de estatística e probabilidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
11. | Eduardo Generoso Tiago Macie. Práticas de futuros professores na promoção do raciocínio dos alunos: uma experiência com o ensino das operações aritméticas e do pensamento algébrico em Moçambique. Tese (Doutorado em Doutoramento em Educação - Didática da Matemática) - Universidade de Lisboa, . Início: 2021. Orientador: Alessandro Jacques Ribeiro. |
12. | ELTON MORAIS BARBOSA. As questões de matemática em obras da Academia Real Militar do Rio de Janeiro: uma análise de Hermenêutica de Profundidade. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Virgínia Cardia Cardoso. |
13. | Fernanda Barletta Martins. ANÁLISE DO DISCURSO DA REPRESENTAÇÃO DOS CORPOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
14. | Fernanda de Almeida Souza. Os modismos educacionais no ensino de ciências: variações do estatuto do saber pedagógico nos anos 2000-2015. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Allan Moreira Xavier. |
15. | Francisco Guilherme Leon de Oliveira Scaquetti. ?TERRITÓRIOS, REDES E RESISTÊNCIAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: o caso do ?Africanidades, Literatura Infantil e Circularidades?, projeto de extensão da UFABC. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino e História das Ciências) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
16. | Fátima Aparecida Kian. A contação de histórias como ferramenta de aprendizagem de probabilidade nos anos iniciais do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
17. | Gabriela de Carvalho Azevedo. A influência das emoções na prática educativa: concepções e vivências de professores de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Robson Macedo Novais. |
18. | INGRIDE SANTOS REIS. Contação de Histórias ligadas a lendas de origem africanas: uma estratégia para a educação em direitos humanos na educação básica. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, PIBIC ufabc. Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
19. | JOELMA RAMOS SANTANA. A abordagem da reprodução e contracepção nos Livros Didáticos de Ciências/Biologia. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda. |
20. | João Vítor Gonçalves. Frankenstein de Mary Shelley e a ciência do século 19: articulações entre educação científica, sociedade e cultura. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Breno Arsioli Moura. |
21. | Jéssica Aparecida Camargo de Oliveira. A metodologia do ensino de Matemática nas séries iniciais e a formação do professor polivalente da rede municipal de Santo André Jéssica. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
22. | Karen Kimie Bonani Sakumoto. ?CIÊNCIA COMO ARGUMENTO? E ?CIÊNCIA COMO EXPLORAÇÃO?: Interações entre Licenciandos e Estudantes da Educação Básica ao longo de uma Atividade Investigativa com Foco na Argumentação. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Danusa Munford. |
23. | Lara de Amaral Sibo. Uma análise histórico-crítica dos conteúdos de educação alimentar e nutricional em livros didáticos de Química. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Rafael Cava Mori. |
24. | Lindeia Alves Saraiva Pavioti. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM ENSINO INVESTIGATIVO NA PESPECTIVA LÚDICA. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Maisa Helena Altarugio. |
25. | Luciene dos Santos Silva. Validação e Avaliação das Atitudes de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Relação ao Ensino de Estatística e sua interface com a Educação Financeira. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
26. | Luiz Carlos Rodrigues de Medeiros. Projetos Interdisciplinares e o novo currículo paulista nas áreas de Ciências e Matemática. Dissertação (Mestrado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Regina Helena de Oliveira Lino Franchi. |
27. | Luzia Roseli da Silva Santos. VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
28. | Nathalie de Freitas Alvaide. O Parque Natural Municipal do Estoril e seu processo de musealização: possibilidades de educação científica e estudos pedagógicos. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
29. | Nathália Binder Damasceno. Produção de material didático como instrumento de apoio para propostas de ensino de ciências naturais. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
30. | Paola Leal Nosella. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS, NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO/SP, DE 2018 A 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
31. | Rafael Enrique Gutiérrez-Araujo. Aprendizagem de professores em geometria dinâmica. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
32. | Renata Silene Silva. Garantia de direitos de aprendizagem e ampliação de oportunidades de trabalho: Mapeamento de processos para o desenvolvimento de competências gerais da BNCC em instituições de educação profissional.. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
33. | Robson Rodrigues de Almeida. Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas) no ensino médio técnico: aproximando jovens estudantes à ciência e tecnologia. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
34. | Rosângela Rodrigues de Oliveira. A História das mulheres na ciência: subsídios para superação do estereótipo de gênero na formação de professores de ciências. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Mat) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Marcia Helena Alvim. |
35. | Sandra Félix Santos. Alfabetização oceânica inclusiva: um estudo sobre linguagem multimodal na perspectiva do desenho universal de aprendizagem para elaboração de material didático acessível em língua portuguesa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes. |
36. | Sarah Moutinho Engelmann. Menina Ciência - Ciência Menina: investigando possibilidades profissionais da edição 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2021. Orientador: Maria Inês Ribas Rodrigues. |
37. | SHEILA MOURA SKOLAUDE. ESTADO DA ARTE SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EJA: DESDOBRAMENTOS E LEVANTAMENTO DE POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO SOCIAL. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021. Orientadores: Adriana Pugliese Netto Lamas, Maria Candida Varone de Morais Capecchi. |
38. | Valdir Alves da Silva. Práticas de Ensino de Alta Alavancagem e desigualdades matemáticas. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Vinícius Pazuch. |
39. | Vanessa Aparecida do Carmo Mergulhão. Diálogos de divulgação científica entre professores, cientistas e crianças: um olhar para o projeto Universidade das Crianças na Universidade Federal do ABC. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Adriana Pugliese Netto Lamas. |
40. | Vanessa da Silva Tanajura. (Em definição) Pesquisa dentro do Projeto: Meninas adolescentes e seu envolvimento com as Ciências: possibilidades e desafios utilizando o ensino por investigação. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Fernanda Franzolin. |
41. | Érika de Sousa Azevedo. O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAS: UM OLHAR PARA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
1. | Davi Gustavo Sanches Silva. Estudo do Ensino de Sexualidade e gênero por meio de projetos de formação de professores e profissionais da área de saúde. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
2. | Deborah Cotta. Como Crianças dos Anos Inicias do Ensino Fundamental Relacionam Conteúdos de Produtos Midiáticos com Conhecimentos das Aulas de Ciências. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Início: 2020. Orientador: Danusa Munford. |
3. | Débora Arakaki. INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: APLICABILIDADE E ANÁLISE. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
4. | Erika Romanholo Silva Lemos. Concepções e desempenho de estudantes do ensino fundamental, sobre a biodiversidade em município com alto índice de desenvolvimento humano municipal.. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: Fernanda Franzolin. |
5. | Francisco Ribas Rodrigues. Conflitos em sala de aula: coompreensão da dimensão emocional e uma proposta de intervenção. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington. |
6. | Joelma Maria Lopes Rodrigues Ruano. Metodologias ativas como coadjuvante no ensino de biologia: um olhar para o modelo TPACK na prática docente no cenário da escola pública. Tese (Doutorado em Ensino) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Sergio Henrique Bezerra de Sousa Leal. |
7. | Josilda dos Santos Nascimento Mesquita. Manifestações da sexualidade na infância: Desafios e possibilidades para a prática docente. Tese (Doutorado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemá) - UFABC. Início: 2020. Orientador: Mirian Pacheco Silva Albrecht. |
8. | Lilian Santos Leite Menezes. Astronomia e a Formação de Prtofessores. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Evonir Albrecht. |
9. | Luciana Martiliano Milena. O Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências da Natureza por meio da Língua Inglesa no Contexto da Educação Superior: Um Estudo dobre Práticas Epistêmicas em uma Disciplina Experimental. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Danusa Munford. |
10. | Marcelo Guerra. Alfabetização científica e Alfabetização cartográfica: articulações no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC. Início: 2020. Orientador: Patricia da Silva Sessa. |
11. | Marcos Henrique Assunção Ramos. O ensino de matemática para surdos-cegos. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Vivili Maria Silva Gomes. |
12. | Natasha Lima Reis Silva. Violências, infâncias e juventudes. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado de Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Ana Maria Dietrich. |
13. | Poliana Friolani. Makerspace: quem é o educador? Um estudo entre a prática docente, crenças e o conhecimento científico. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: João Rodrigo Santos da Silva. |
14. | Sabrina Saito. Ensino de Análise Combinatória: construção de um percurso de estudo e pesquisa para a formação de granduandos de licenciatura em matemática. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Ailton Paulo de Oliveira Júnior. |
15. | Wagner Moreira da Silva. Movimento Maker em Análise: Avaliação de Processos Educacionais em Atividades Mão-Na-Massa. Tese (Doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020. Orientador: Marcelo Zanotello. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22