PPG-ensino-de-fisica-profissional

Graciella Watanabe

Doutora em Ciências (Ensino de Física) pela Universidade de São Paulo, mestre em Ensino de Ciências (Ensino de Física) e licenciada em Física pela mesma instituição. Mestre em Tecnologias Digitais em Educação pela Universidade de Lisboa. Iniciou sua carreira docente como professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e atualmente é docente da Fundação Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática na UFABC. Representante Sudeste da Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2004-2025). Coordena o grupo de pesquisa DECiDe - Desigualdade Educacional, Ciência e Democracia, onde estuda os temas: ensino de ciências e os impactos das desigualdades sociais e educacionais; sociologia da ciência e o ensino; governos totalitários e o impacto no campo científico. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0022322386442215 (23/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, Sala 647- Bloco A Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49967939 Ramal: 7939
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. Física e instrumentação de altas energias com o LHC-CERN
      Descrição: A participação ao longo dos últimos anos das instituições paulistas de pesquisa em grandes colaborações de Física de altas energias, em grande parte financiada pela FAPESP, tem apresentado resultados importantes para a Ciência brasileira, como o desenvolvimento do chip SAMPA, um produto de alta tecnologia que hoje é empregado em diversos experimentos similares pelo mundo afora, e o estudo de aspectos fundamentais da natureza, como a origem da massa das partículas. Este projeto tem como objetivo subsidiar a participação dos grupos paulistas durante os próximos cinco anos nos experimentos ALICE e ATLAS, do acelerador LHC (Large Hadron Collider), e na colaboração para pesquisa e desenvolvimento em instrumentação nuclear, RD51, todos situados no laboratório europeu CERN. Ao agregar a participação paulista em três colaborações do laboratório CERN em um único projeto, busca-se otimizar os recursos tanto financeiros como humanos, aproveitando-se do conhecimento comum e complementar presente nessas três colaborações. A partir da vasta experiência adquirida por esses grupos nos últimos anos, tanto do ponto de vista da Física como da Engenharia, nesta proposta se propõe a investigação de questões fundamentais do Modelo Padrão (MP), tanto no setor eletrofraco como da força forte, além de manifestações da Física além do MP, buscando manter o protagonismo desempenhado até agora nessas colaborações. A pesquisa e desenvolvimento em instrumentação de detetores a gás do tipo MPGD (MicroPattern Gaseous Detectors) e detectores semicondutores ultrarrápidos representa uma parte significativa deste projeto, buscando uma consolidação da participação paulista no desenvolvimento de tecnologia de fronteira nessa área. Esta proposta visa uma participação relevante no design, construção e operação de novos sistemas de detectores nas colaborações mencionadas, além de contribuir para reduzir estrategicamente a dependência do país em relação à tecnologia de ponta para detecção de radiação e processamento de sinais. Esse objetivo será buscado a partir de diversos desenvolvimentos voltados para aplicações interdisciplinares, transferindo o conhecimento criado nesses experimentos de Física de altas energias para outras áreas e atividades locais. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (50) . Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Coordenador / Ivã Gurgel - Integrante / Tassiana Carvalho - Integrante / Sergio Henrique Bezerra De Sousa Leal - Integrante / Maxwell Roger da Purificação Siqueira - Integrante / Adriana Pugliese Netto Lamas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciella Watanabe.
    2. 2020-2022. Rede de colaboração científica entre escola e universidade: as práticas das ciências na perspectiva dos estudos experimentais em raios cósmicos
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de promover a aproximação entre escola e universidade e entre escolas com o intuito de construir redes de colaboração entre estudantes, educadores e pesquisadores em Física e Ensino de Ciências. Partindo da experiência em instrumentação e ensino de grupos de 5 Institutos de Pesquisa do Brasil, visa promover a participação de alunos da rede pública de educação na produção de arranjos experimentais e instigar estudantes na prática científica. Em especial, busca-se possibilitar o engajamento em ações científicas pautadas em dados coletados a partir de instrumentos de alta tecnologia e baixo custo, que visam demonstrar os modos como a ciência é produzida hoje, ou seja, trazendo elementos da prática coletiva, análise de dados em softwares e produção de redes de colaboração em diferentes pontos geográficos, utilizando como atividade principal a análise dos dados obtidos através de detectores de raios cósmicos instalados nas escolas do ensino básico. A partir de tal experiência, explora-se a dimensão educacional através de aspectos da natureza da ciência de modo a reconhecer instrumentos epistemológicos e conceituais de mobilização da ciência contemporânea como foco na formação atualizada dos alunos da escola pública. Com isso, espera-se diminuir desigualdades educacionais por meio de processos educativos voltados à promoção da equidade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (14) . Integrantes: Graciella Watanabe - Integrante / Marcelo Gameiro Munhoz - Integrante / Ivã Gurgel - Integrante / Renan Milnitsky - Integrante / Márcia Begalli - Integrante / Eloisa Szanto - Integrante / Marco Leite - Coordenador / Marisilvia Donadelli - Integrante / Suzana Salém - Integrante / André Massefferri - Integrante / Arthur Moraes - Integrante / Gustavo Silveira - Integrante / Rafael Pezzi - Integrante / Mauro Cosentino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Graciella Watanabe.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. II Jornada Diálogos em Pierre Bourdieu.Teoria de campos para a compreensão da relação entre desigualdades e ensino de ciências. 2021. (Encontro).
      2. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Um estudo sobre o papel da divulgação científica para os processos democráticos. 2021. (Simpósio).
      3. I Jornada - Diálogos em Pierre Bourdieu.Exclusão, estigmatização e superseleção: um estudo analítico sobre a UFABC. 2020. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Watanabe, Giselle ; Studart, Nelson ; Autreto, Pedro Alves da Silva ; Reis, Danielle Aparecida ; Watanabe, Graciella ; Sarmento, Carla ; Carvalho, Fernanda ; Carvalho, Patrícia. XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - XXIV SNEF. 2021. Congresso
      2. Watanabe, Graciella; Silveira, Gustavo Gil ; Gurgel, Ivã ; Munhoz, Marcelo Gameiro ; Begalli, Márcia ; Siqueira, Maxwell Roger da Purificação. I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas. 2020. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:15