PPG-engenharia-mecanica

Karl Peter Burr

Possui graduação em Engenharia naval e oceanica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Ocean Engineering pelo Massachusetts Institute of Technology (2001). Atualmente é professor adjunto nivel III na Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em mecânica de fluidos, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento multifásico em sistemas oleoduto-riser, estabilidade hidrodinâmica e modelagem numérica de ondas de mar e comportamento de corpos flutuantes em ondas. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5700899403685673 (07/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 49963166
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Naval e Oceânica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. Estudo de estabilidade em escoamento multifásico aplicado a industria do petróleo e automobilistica
      Descrição: No contexto de engenharia de petróleo deseja-se que o escoamento do poço até o sistema de produção oceânico seja a grosso modo um regime permanente (em escala de tempo acima das flutuações que se percebe em escoamento multifásico devido ao vários padrões de escoamento ao longo da linha), mas para situações de baixa vazão de liquido e/ou gás e com linha que apresenta trechos descendentes seguidos de trechos ascendentes, um regime permanente não é possível, e comportamento periódico ou quase-periódico é observado. O regime permanente no contexto da teoria de sistemas dinâmicos nada mais é do que um estado estacionário, que sempre pode ser avaliado numericamente, mas que existe na realidade física quando este é estável a pequenas perturbações. Quando o estado estacionário é instável, a dinâmica do sistema evolue para solução periódica ou quase-peri[odica observada na realidade física. Logo, ferramentas de simulação do escoamento multifásico ao longo da linha e de previsão da estabilidade do estado estacionário ,e modelo reduzido para a evolução da instabilidade hidrodinâmica são de interesse no projeto de sistemas oceânicos de exploração de petróleo. No contexto da industria automobilistica, o problema de parada prematura de abastecimento pode ser abordado via teoria de estabilidade. Estado quase-estacionário existe e pode representar a solução quase estacionária que ocorre após transiente inicial. A principal hipotese é que quando a solução quase-estacionária é estável face a pequenas perturbações, esta existe na realidade física e representa a solução do problema de abastecimento após o transiente inicial. Quando essa solução quase-estacionária não é estável, não há comportamento quase estacionário após transiente inicial e parada prematura é possível. Logo, modelagem adequada, desenvolvimento de ferramenta de simulação numérica de modelo adequado e análise de estabilidade da solução quase-estacionária são de interesse no projeto de sistemas de abastecimento veicular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
      Membro: Karl Peter Burr.
    2. 2021-Atual. Modelagem da interação de ondas de interface e internas com batimetria não uniforme variável no tempo e espaço.
      Descrição: Previsão de ondas e o estudo do clima de ondas em regiões costeiras ainda não é um assunto bem estabelecido devido a dificuldades na modelagem da interação não linear entre o swell incidente, entre ondas internas devido e estratificação de densidade e a batimetria variável. A geração de pacotes de ondas devido a terremotos subaquáticos ou deslizamento de encostas costeiras ainda apresentam desafios quanto a sua modelagem. O tema principal dessa proposta é a modelagem e estudo da interação entre ondas de interface e ondas internas e de ambas com a batimetria não uniforme no espaço e no tempo. Para batimetrias unidiemsnionaos formulação não-local das equações de governo é construída em domínio canônico via transformada conforme. Análise assintótica dessa formulação nos limites linear,fracamente não-linear, fracamente não-linear e dispersivo é efetuada para obter-se modelos reduzidos, úteis na melhor compreensão do fenômeno de espalhamento de ondas e de mecanismos de ressonância onda-fundo e onda-onda não-linear. Para validar esses modelos e determinar suas limitações, assim como indicar a existência de outros fenômenos ainda não bem compreendidos, método de simulação numérica exata da interação de pacotes de ondas de superfície e/ou de interface e internas com a batimetria não uniforme e variável no tempo é implementado. Essa abordagem numérica é baseada na formulação das equações de governo em domínio canônico cuja imagem via composição de mapeamentos conformes. Para batimetrias bidimensionais, as mesmas técnicas podem ser utilizadas, exceto pela transformações conformes, que serão substituidas por transformações mais gerais. Modelos reduzidos podem ser obtidos para essa situação mais geral via formulação não-local e a abordagem numérica para batimetrias unidimensionais pode ser aplicada a batimetrias bidimensionais com algumas modificações necessárias.Os modelos reduzidos e o método numérico proposto são ferramentas fundamentais na aplicação do fenômeno de localização, na compreensão das ressonâncias onda-onda e onda-fundo, da atenuação do espectro de onda via interação onda de superfície-onda interna e no desenho da batimetria para suprimir/filrae espectros de ondas incidentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador / Leandro Farina - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Karl Peter Burr.
    3. 2020-Atual. Abordagem variacional em aerodinâmica
      Descrição: No contexto de escoamento irrotacional é posível escrever os esforços aerodinâmicos (força de sustentação e momentos aerodinâmicos) como valores estacionários de funcionais bem definidos. Logo, uma aproximação grosseira (erro de ordem delta < 1) da soução do problema aerodinâmico implica em uma boa aproximação (erro de ordem delta^2 << 1) para os esforços aerodinâmicos. O objetivo desse projeto é explorar a abordagem variacional para vários problemas de interesse em aerodinâmica. Como ponto de partida, abordagem variacional foi desenvolvida para aerofólio. Essa primeira abordagem será estendida para asas esbeltas via teoria da linha de sustentação e posteriormente para asas de geometria mais geral e pequeno raio de aspecto utilizando combinação, por exemplo, do método dos vórtices discretos em ferradura com uma formulação variacional. Outro aspecto interessante de uma abordagem variacional é a convergência do método na norma L2 de espaço funcional apropriado, que possibilita maior flexibilidade na construção da solução do problema aerodinâmico, o que não ocorre quando utilizada a norma usual, baseada na convergência nos pontos de colocação do método numérico utilizado, como por exemplo, o método dos paineis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
      Membro: Karl Peter Burr.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. 19th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering. Stability Approach for Automotive Fuel Tank System Premature Shutt-Off Prediction. 2022. (Congresso).
      2. 4th Latin American Symposium on Water Waves.Weakly Nonlinear Fully Dispersive Water Wave Model. 2022. (Simpósio).
      3. 18th Brazilian Congress of Thermal Sciences and Engineering. PREMATURE SHUT OFF POSSIBILITY PREDICTION FOR AUTOMOTIVE FUEL TANK SYSTEM. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 16/11/2024 16:26:12