PPG-engenharia-mecanica

Diego Paolo Ferruzzo Correa

Possui graduação em Ingeniería Electrónica - Universidad Nacional Del Callao (1998), mestrado em Engenharia Elétrica (Sistemas de Controle) pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor adjunto a da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sincronismo de osciladores, atuando principalmente nos seguintes temas: bifurcation, oscillators networks, phase-locked loop, fully-connected networks e delay differential equation. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada a Sistemas de Controle aplicados a Veículos Aéreos Não-Tripulados do tipo Quadrirrotor e na determinação de atitude de nanossatélites do tipo CubeSat. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2816552458165024 (09/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Arcturus (Jd Antares), 3 Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206397 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Elétrica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2024-Atual. Controle preditivo de modelo não linear e controle servo visual baseado em posição aplicados em veículo aéreo não tripulado para o rastreamento de estruturas
      Descrição: O problema a ser tratado nesta proposta diz respeito ao desafio à utilização de veículos aéreos não tripulados, do tipo asa rotativa, combinado com o uso de visão computacional (sistema de servo visual baseado em posição) com o controle preditivo de modelo não linear. O veículo deve ser capaz de identificar e seguir objetos/estruturas pré-definidos.A integração do algoritmo de controle com o algoritmo servo visual passa por três etapas. A primeira é a formulação do problema de otimização do controle preditivo, onde deve-se considerar as restrições de movimento do veículo, pois o objeto a ser seguido deve sempre estar dentro do campo de visão da câmera e a saturação dos atuadores. A segunda é o desenvolvimento do servo visual (PBVS), identificação dos parâmetros da câmera e validação dos resultados obtidos. Por fim, a integração das duas técnicas PBVS com o NMPC.Vencer tal obstáculo atenderia algumas aplicações como rastreamento de linha de transmissão de energia para manutenção preventiva de avarias (ARAAR; AOUF, 2014), identificação de possíveis vazamentos de gasodutos (CARDOSO, 2023) (caso subterrâneos mudança da coloração da vegetação próxima (ROLDÁN et al., 2015)) e por fim, algumas atividades autônomas como pouso em em uma estação de controle para trocas ou recargas de baterias, aplicação semelhante de alguns veículos subaquáticos (RANNNESTAD; WALDUM; LUDVIGSEN, 2023).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Coordenador / Reginaldo Cardoso - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa.
    2. 2022-Atual. Modelagem e Controle de Veículos Aéreos de Asa rotativa em Ambiente de Simulação Virtual
      Descrição: O interesse nos veículos aéreos não tripulados (VANT) de asa rotativa tipo qua- drirrotor vem aumentando nos últimos anos devido às diversas aplicações que estas aeronaves de pequeno porte encontram nos mais diversos âmbitos da sociedade como na engenharia civil, na agricultura, na vigilância, na supervisão de estruturas e lo- cais de difícil acesso, e no transporte de carga especialmente no transporte de última milha. Contudo, projetar os sistemas de controle para voo autônomo que garantam o sucesso das missões em presença de distúrbios como rajadas de vento ou varia- ções nos parâmetros é um desafio técnico e tecnológico importante uma vez que os VANTs são sistemas eletro-mecânicos sub-atuados, altamente não lineares, sensíveis a distúrbios aerodinâmicos e sujeitos as incertezas paramétricas. Parte indispensável do processo de projetar um sistema de controle de voo autô- nomo para a execução de missões específicas é a análise comparativa do desempe- nho de diferentes estratégias de controle. Nesse sentido, a plataforma ROS (Robot Operating System) junto com software Gazebo permitem rápida prototipagem e simulação em ambientes 3D de diferentes configurações de veículos e de diversas estratégias de controle sem a necessidade de colocar em risco a integridade física de protótipos reais. Uma vez que as estratégias de controle são testadas e verificadas a implementação em sistemas físicos pode ser feita de forma rápida e sem esforço. A Plataforma ROS/Gazebo é amplamente utilizada no meio acadêmico voltado à engenharia e na indústria de veículos autônomos, pois, além de ser software livre, permite reprodutibilidade e rápida disseminação dos resultados. Neste projeto de pesquisa é apresentado o modelo dinâmico de um veiculo aéreo não tripulado do tipo quadrirrotor junto ao projeto de diferentes técnicas de controle lineares e não lineares com objetivo de garantir o sucesso de missões de voo que envolvem a decolagem, a etapa de cruzeiro e o pouso do veículo em presencia de distúrbios aerodinâmicos e incertezas paramétricas. O desempenho do sistema é testado num ambiente de simulação 3D baseado na plataforma ROS/Gazebo. Os produtos técnicos/tecnológicos gerados como contribuição neste projeto in- cluem o modelo do VANT na plataforma ROS/Gazebo e os algoritmos de controle linear e não linear, assim como uma plataforma virtual de desenvolvimento e pro- totipagem baseada em software livre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Coordenador / Pedro Henrique Anjos da Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (1)
          • Diego Paolo Ferruzzo Correa ⇔ Luiz de Siqueira Martins Filho (1.0)
            1. MATEUS R. DA SILVA ; DIEGO P. F. CORREA ; LUIZ S. MARTINS-FILHO. Unmanned Aerial Vehicle Position and Attitude Estimation Using Computer Vision. Em: XV Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, v. 1, 2022.




        Data de processamento: 12/04/2025 21:58:19