1. | 2023-Atual. A Development of the CFD-based Icing Analysis System for Rotary Wing Aircraft Descrição: Este projeto foi aprovado pelo Escritório de Pesquisa Naval dos EUA (ONR) Global que concede a bolsa de pesquisa para este projeto. Eu, pesquisador principal, estudei e trabalhei com formação de gelo em aeronaves desde meu doutorado. Tenho plena experiência no desenvolvimento de código de dinâmica de fluidos computacional (CFD) e publiquei muitos artigos relacionados à formação de gelo em aeronaves. Além disso, este projeto apoiará com bolsas um aluno de mestrado e um pesquisador de pós-doutorado. Além disso, o programa CFD a ser desenvolvido através deste projeto pode servir como uma ferramenta para analisar o desempenho aerodinâmico da Mobilidade Aérea Urbana como um dispositivo de transporte num futuro próximo, para garantir a segurança de voo em condições de gelo atmosférico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: SungKi Jung - Coordenador / Diego Paolo Ferruzzo Correa - Integrante. Financiador(es): US Office for Naval Research Global - Auxílio financeiro. Membro: SungKi Jung. |
2. | 2023-Atual. BIOCOMBUSTÍVEIS GASOSOS: ESTUDO DE PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS DE COMBUSTÃO UTILIZANDO A TÉCNICA DE CANAL DIVERGENTE E A OXI-COMBUSTÃO EM ELEVADAS TEMPERATURAS E PRESSÕES Descrição: O objetivo da presente pesquisa é a obtenção de dados experimentais confiáveis de propriedades fundamentais das chamas de biogás e de gás de síntese em condições próximas das condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás necessários para o desenvolvimento dos mecanismos de combustão destes combustíveis na queima em ar e sob condições de oxi-combustão.Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Loreto Pizzuti - Coordenador / Alexandre Alves - Integrante / Gilberto Martins - Integrante / Antonio Garrido Gallego - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Loreto Pizzuti. Descrição: O objetivo da presente pesquisa é a obtenção de dados experimentais confiáveis de propriedades fundamentais das chamas de biogás e de gás de síntese em condições próximas das condições operacionais de motores a pistão e turbinas a gás necessários para o desenvolvimento dos mecanismos de combustão destes combustíveis na queima em ar e sob condições de oxi-combustão.Para realização das medidas experimentais será utilizada a técnica inovadora de chama plana em queimador com geometria de canal divergente, externamente aquecido, em uma bancada que será montada e validada ao longo do projeto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Integrante / Gilberto Martins - Integrante / Loreto Pizzuti - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Antonio Garrido Gallego. |
3. | 2023-Atual. Características de Combustão de Combustíveis à Base de Parafina com Aditivos Metal- Energéticos em Foguetes Híbridos Descrição: This project aims to advance hybrid rocket propulsion technology and establish a sustainable cooperative network. The main objective of this project is to conduct experimental and numerical investigations into the liquid film behavior and combustion mechanism of paraffin-based fuels with metal energetic additives that can be applied to hybrid rockets. Through this research, we aim to develop a profound understanding of the combustion characteristics of paraffin-based fuels and establish a combustion model for metal particle-enhanced fuels suitable for practical and high-performance applications, leading the innovation in hybrid propulsion technology that goes beyond the mere application of existing theories and techniques. This innovative research is not only applicable to actual launch vehicles but also contributes to the development of space technology by providing new insights and technological advancements to hybrid systems utilizing paraffin-based fuels. The international collaborative research project involves expertise from various fields, including the universities of UnB, USP, and UFABC in Brazil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: SungKi Jung - Integrante / Jungpyo Lee - Coordenador / song won park - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Membro: SungKi Jung. |
4. | 2023-Atual. OTIMIZAÇÃO TERMO-HIDRÁULICA E EXERGOECONÔMICA DE AQUECEDORES DE AR SOLARES PLANOS UTILIZANDO TÉCNICAS DE INTENSIFICAÇÃO DE CALOR TIPO VENEZIANAS COM POTENCIAL APLICAÇÃO NO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO Descrição: Na primeira etapa do projeto, a validação da modelagem numérica do aquecedor com venezianas é realizada através da comparação dos resultados numéricos com resultados experimentais obtidos na Pennsylvania State University, cujo aparato experimental está em fase final de desenvolvimento. Para a segunda etapa, simulações numéricas tridimensionais do canal do aquecedor com duas aletas com venezianas independentes são realizadas para obtenção de correlações para número de Nusselt e fator de atrito em função dos seguintes parâmetros geométricos: ângulos das venezianas, larguras das venezianas, espaçamento entre as venezianas (louver pitch), o espaçamento entre as aletas (fin pitch) e número de Reynolds. Ainda, a segunda etapa do projeto contempla a utilização de métodos de desenhos de experimentos computacionais, em conjunto com métodos de análise de sensibilidade para investigação estatística dos efeitos principais e de interação entre as variáveis na transferência de calor e perda de carga, e de processos de otimização via técnicas de aprendizagem de máquinas para maximização da relação entre a taxa de transferência de calor e potência de bombeamento para o canal. Na etapa seguinte, um modelo numérico unidimensional de aquecedores de ar solares é implementado em termos de análises energética, exergética, econômica e exereconômica. Análise de sensibilidade e otimização termo econômica serão consideradas neste contexto com o intuito de quantificar o impacto das condições ambientais, geométricas e operacionais dos aquecedores com venezianas na energia útil anual disponibilizada pelo sistema, e da maximização deste mesmo parâmetro, tendo como restrição a maximização do parâmetro exergoeconômico (𝝃𝒆𝒙). Por fim, na quarta etapa do projeto, o modelo computacional completo é usado para estudos de viabilidade termo econômica da aplicação dos aquecedores aqui propostos no agronegócio brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Daniel Jonas Dezan - Coordenador / Wallace Gusmao Ferreira - Integrante / Antonio Garrido Gallego - Integrante / Tamara Guimarães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Daniel Jonas Dezan. Descrição: Na primeira etapa do projeto, a validação da modelagem numérica do aquecedor com venezianas é realizada através da comparação dos resultados numéricos com resultados experimentais obtidos na Pennsylvania State University, cujo aparato experimental está em fase final de desenvolvimento. Para a segunda etapa, simulações numéricas tridimensionais do canal do aquecedor com duas aletas com venezianas independentes são realizadas para obtenção de correlações para número de Nusselt e fator de atrito em função dos seguintes parâmetros geométricos: ângulos das venezianas, larguras das venezianas, espaçamento entre as venezianas (louver pitch), o espaçamento entre as aletas (fin pitch) e número de Reynolds. Ainda, a segunda etapa do projeto contempla a utilização de métodos de desenhos de experimentos computacionais, em conjunto com métodos de análise de sensibilidade para investigação estatística dos efeitos principais e de interação entre as variáveis na transferência de calor e perda de carga, e de processos de otimização via técnicas de aprendizagem de máquinas para maximização da relação entre a taxa de transferência de calor e potência de bombeamento para o canal. Na etapa seguinte, um modelo numérico unidimensional de aquecedores de ar solares é implementado em termos de análises energética, exergética, econômica e exereconômica. Análise de sensibilidade e otimização termo econômica serão consideradas neste contexto com o intuito de quantificar o impacto das condições ambientais, geométricas e operacionais dos aquecedores com venezianas na energia útil anual disponibilizada pelo sistema, e da maximização deste mesmo parâmetro, tendo como restrição a maximização do parâmetro exergoeconômico (#120643;#119942;#119961;). Por fim, na quarta etapa do projeto, o modelo computacional completo é usado para estudos de viabilidade termo econômica da aplicação dos aquecedores aqui propostos no agronegócio brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Coordenador / DANIEL JONAS DEZAN - Integrante / Wallace Gusmão Ferreira - Integrante / Tamara Guimarães - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Antonio Garrido Gallego. |
5. | 2023-Atual. Recuperação energética de resíduos do setor citrícola brasileiro Descrição: Descrição: Este trabalho propõe a valoração dos resíduos do setor citrícola a partir da caracterização e da realização de análises energética, exergética, técnico-econômica, ambiental e de ciclo de vida do emprego de blendas de bagaço de laranja com bagaço de cana-de-açúcar em sistemas térmicos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Integrantes: Reynaldo Palacios Bereche - Integrante / Ana Maria Pereira Neto/Antonio Gallego - Coordenador / Rodolfo Sbrolini Tiburcio - Integrante / Rafael Augusto Sotana de Souza - Integrante / Lais Galileu Speranza - Integrante / Washington Souza - Integrante / Gabriela Pereira Lima Dias - Integrante / João Santos - Integrante / Ygor Batista Quelhas - Integrante / Isabela de Fatima Fernandes Monti - Integrante / Ana Beatriz Calidonna Stabelin - Integrante / Laisa Emanuelle Vieira Saraiva - Integrante / Victor Oliveira Bispo - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Integrante / Ana Maria Pereira Neto - Integrante / BERECHE, REYNALDO PALACIOS - Integrante / Rodolfo Sbrolini Tiburcio - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Antonio Garrido Gallego. |
1. | 2022-Atual. 2do Projeto ROTA2030 - Motor bi-fuel de alta eficiência a etanol e biometano para aplicação em veículos comerciais leves: testes experimentais, hibridização, dual-fuel com H2 verde e análise da pegada de carbono (FPT Industrial / MAHLE) Descrição: Realizar revisão bibliográfica de motores bicombustível com aplicação de veículos comerciais utilizando biocombustíveis e de respectivas estratégias de hardware, tecnologias (considerando dual-fuel com H2 verde) e calibração;Desenvolver modelos matemáticos (0D e 1D) para prever características de desempenho (consumo, eficiência) e emissões do motor protótipo com base no motor F1C a gás natural da empresa FPT Industrial. Realizar alterações no motor original (relação volumétrica de compressão, pistões (MAHLE), injetores, velas etc.);Reposicionar os bicos injetores visando otimizar a operação com etanol através de simulações computacionais (CFD)Conduzir testes experimentais baseline (motor a gás natural) e com o motor protótipo bi-fuel (a etanol e biometano);Calibrar os mapas do motor para operação bi-fuel (etanol e biometano) buscando aumento de eficiência de conversão de combustível;Conduzir testes experimentais de emissões e ciclos transientes do motor protótipo nos Laboratórios da MAHLE;Analisar os dados experimentais com simulações para diferentes aplicações de demandas reais da FPT Industrial, com estudos de viabilidade de hibridização e análise da pegada de carbono;Testar experimentalmente a configuração dual-fuel com H2 verde no motor protótipo;Produzir artigos científicos de relevância e elaborar relatórios técnicos sobre o projeto... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: José Luz Silveira - Coordenador / Ana Paula Mattos - Integrante / Tulio A. Z. Souza - Integrante / João Andrade de Carvalho JR - Integrante / Fagner Luis Goulart Dias - Integrante / DA COSTA, ROBERTO BERLINI RODRIGUES - Integrante / Andreas Nascimento - Integrante / Luis Pedro Vieira Vidigal - Integrante / Nelly Vanessa Pérez Rangel - Integrante / Vítor Brumano Andrade Cardinali - Integrante / Davi José Souza Ferreira - Integrante / Lucas Pamplona Cardozo Costa - Integrante / Christian Jeremi Rodriguez Coronado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Auxílio financeiro. Membro: José Luz Silveira. |
2. | 2022-Atual. Estudo da Transferência de Calor em Motores de Bombeio Centrífugo Submerso Submarino (S-BCSS)) Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Damiani Rocha - Coordenador / Gustavo Lousado Silva - Integrante. Membro: André Damiani Rocha. |
3. | 2022-Atual. Gaseificação de Resíduos Sólidos Urbanos - Análise Técnica, Econômica e Ambiental - Revitalização dos Gaseificadores do Grupo de Otimização de Sistemas Energéticos Descrição: Processo No 406038/2021-0. O presente projeto de pesquisa propõe a revitalização e modernização dos gaseificadores atualmente existentes no Laboratório de Otimização de Sistemas Energéticos (LOSE) da UNESP Guaratinguetá ? SP. Com isso, serão possíveis análises experimentais e estudos de aspectos técnicos, ambientais e econômicos da gaseificação da biomassa disponível nos RSU do município de Guaratinguetá, para a produção de syngas rico com a possibilidade de purificação, para a produção de hidrogênio, o qual poderá ser aproveitado em diferentes ciclos termodinâmicos, bem como em célula a combustível também disponível na UNESP de Guaratinguetá. Com os resultados dessas análises de caráter teórico e experimental, propõe-se o desenvolvimento de metodologias para a escolha das melhores opções do aproveitamento da biomassa de RSU municipal para geração de hidrogênio verde e eletricidade, visando a fundamentação de políticas públicas voltadas a geração de energia com sustentabilidade, ainda com benefícios para a questão do saneamento urbano. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) . Integrantes: José Luz Silveira - Integrante / Celso Eduardo Tuna - Coordenador / Pedro Magalhãe Sobrinho - Integrante / Eliana Vieira Cannettieri - Integrante / Ronney Mancebo Boloy - Integrante / Wendell de Queiróz Lamas - Integrante / MAROTTA CASSULA, AGNELO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: José Luz Silveira. |
4. | 2022-2023. Integração dos efeitos dos gases de proteção para investigação da integridade das peças e previsão da tensão residual superficial na manufatura aditiva LPBF Descrição: Fusão em Leito de Pó a laser (FLPL) é uma técnica de manufatura performada camada a camada com a ação de um feixe de laser como fonte térmica para dar forma ao produto desejado. É importante monitorar o gás de proteção durante esse processo para evitar elementos indesejáveis e fumaças que podem afetar a integridade e performance do material. Nesse sentido, estratégias que permitem monitoramento da manufatura em tempo real pode estimular a aplicação industrial da técnica FLPL devido à maior previsibilidade sobre os resultados do processo Assim, o presente estudo objetiva vincular a produção de fumaças e simulação térmica durante a FLPL sob diferentes gases de proteção e posicionamentos da amostra na plataforma de construção com os atributos das amostras manufaturadas, especialmente em termos de qualidade superficial. Adicionalmente, o estudo irá investigar um modelo térmico para previsão da tensão residual superficial, considerando sua criticidade para aplicações típicas de peças metálicas. Dois materiais serão considerados para o estudo, o Inconel 718 e o aço maraging 300, considerando a relevância deles na área de manufatura aditiva. O monitoramento da FLPL será realizado com sensores que permitem a obtenção de imagens e medição de ações mecânicas durante o processo em camadas. Ainda, uma ferramenta de simulação térmica da temperatura local vai auxiliar este monitoramento. Sob uma perspectiva experimental, as técnicas de microscopia, medição de rugosidade e difração de raios X irão permitir a determinação de propriedades-chave da investigação: porosidade, rugosidade e tensão residual superficial, respectivamente. Os resultados experimentais serão correlacionados aos sinais resultantes da manufatura FLPL para explicar os efeitos principais do posicionamento e diferentes gases de proteção na estabilidade da poça de fusão, integridade das peças, controle de mudanças nas taxas de fluxo laminar e tensão residual dos produtos. Portanto, o estudo será uma estratégia promissora para entender melhor como os parâmetros monitorados, relacionados ao histórico térmico e à atmosfera do processo, podem afetar os produtos da FLPL, resultando em um modelo de previsão da tensão residual superficial. Estas descobertas podem auxiliar a impulsionar a eficácia da técnica de manufatura aditiva metálica FLPL, contribuindo para seu uso na indústria.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Erik Gustavo Del Conte - Coordenador / Sylvain Lavernhe - Integrante / Amanda Rossi de Oliveira - Integrante / Kévin Godineau - Integrante. Membro: Erik Gustavo Del Conte. |
5. | 2022-Atual. Investigação Experimental sobre o Efeito da Rigidez Geométrica na Dinâmica Não Linear de Estruturas Descrição: Este projeto pretende estender as investigações experimentais em curso, pelo autor e colaboradores (vide lista de publicações nas páginas 12, 13 e 14 deste projeto), sobre a influência da rigidez geométrica, função do carregamento, no comportamento dinâmico de estruturas, e a interação entre as fontes de energia e as estruturas.Com a disponibilidade de materiais mais eficientes e ferramentas de análise mais poderosas, estruturas modernas tendem a ser mais esbeltas e, portanto, mais suscetíveis a alterações em suas propriedades dinâmicas devido à presença do carregamento.Utilizando recurso dos auxílios (grants) MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 Processo 443044/2014-7, FAPESP - Processo 2017/06076 e FAPESP Processo 2018/03425-6, foram adquiridos equipamentos de aquisição de dados, e construídos, nos laboratórios da Universidade Federal do ABC, modelos reconfiguráveis de vigas e pórticos esbeltos em que se podem aplicar cargas axiais de compressão nos membros na intenção de diminuir a rigidez geométrica e, em consequência, as frequências de vibração.Já se realizaram várias campanhas de ensaios para detecção desses efeitos. Por exemplo, a não linearidade conhecida como Efeito Sommerfeld é possível quando um motor acelera para chegar perto da condição ressonante com a estrutura de suporte. Uma parte considerável de sua energia de saída é consumida na geração de movimentos de grande amplitude da estrutura, sem aumento na velocidade de rotação. O motor pode não ser capaz de superar essa ressonância para atingir velocidades mais altas ou pode saltar para uma rotação muito mais alta.Nesta proposta, este pesquisador e seus colaboradores pretendem utilizar esses equipamentos e modelos para aprofundamento do conhecimento desses efeitos, com vistas à estabelecer métodos de correção de problemas em estruturas de suporte de máquinas reais e concepção de estratégias de controle de vibrações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil - Coordenador / Marcelo Araujo da Silva - Integrante / Alexandre de Macedo Wahrhaftig - Integrante / Robert Samuel Birch - Integrante / JEAN HERMES CARVALHO VASCO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil. |
6. | 2022-Atual. Modelagem e Controle de Veículos Aéreos de Asa rotativa em Ambiente de Simulação Virtual Descrição: O interesse nos veículos aéreos não tripulados (VANT) de asa rotativa tipo qua- drirrotor vem aumentando nos últimos anos devido às diversas aplicações que estas aeronaves de pequeno porte encontram nos mais diversos âmbitos da sociedade como na engenharia civil, na agricultura, na vigilância, na supervisão de estruturas e lo- cais de difícil acesso, e no transporte de carga especialmente no transporte de última milha. Contudo, projetar os sistemas de controle para voo autônomo que garantam o sucesso das missões em presença de distúrbios como rajadas de vento ou varia- ções nos parâmetros é um desafio técnico e tecnológico importante uma vez que os VANTs são sistemas eletro-mecânicos sub-atuados, altamente não lineares, sensíveis a distúrbios aerodinâmicos e sujeitos as incertezas paramétricas. Parte indispensável do processo de projetar um sistema de controle de voo autô- nomo para a execução de missões específicas é a análise comparativa do desempe- nho de diferentes estratégias de controle. Nesse sentido, a plataforma ROS (Robot Operating System) junto com software Gazebo permitem rápida prototipagem e simulação em ambientes 3D de diferentes configurações de veículos e de diversas estratégias de controle sem a necessidade de colocar em risco a integridade física de protótipos reais. Uma vez que as estratégias de controle são testadas e verificadas a implementação em sistemas físicos pode ser feita de forma rápida e sem esforço. A Plataforma ROS/Gazebo é amplamente utilizada no meio acadêmico voltado à engenharia e na indústria de veículos autônomos, pois, além de ser software livre, permite reprodutibilidade e rápida disseminação dos resultados. Neste projeto de pesquisa é apresentado o modelo dinâmico de um veiculo aéreo não tripulado do tipo quadrirrotor junto ao projeto de diferentes técnicas de controle lineares e não lineares com objetivo de garantir o sucesso de missões de voo que envolvem a decolagem, a etapa de cruzeiro e o pouso do veículo em presencia de distúrbios aerodinâmicos e incertezas paramétricas. O desempenho do sistema é testado num ambiente de simulação 3D baseado na plataforma ROS/Gazebo. Os produtos técnicos/tecnológicos gerados como contribuição neste projeto in- cluem o modelo do VANT na plataforma ROS/Gazebo e os algoritmos de controle linear e não linear, assim como uma plataforma virtual de desenvolvimento e pro- totipagem baseada em software livre.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Diego Paolo Ferruzzo Correa - Coordenador / Pedro Henrique Anjos da Costa - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Membro: Diego Paolo Ferruzzo Correa. |
7. | 2022-Atual. Otimização do Projeto e Avaliação Experimental de Compressores Centrífugos para CO2 e Misturas de CO2-CH4 em Condições Supercríticas. Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivos (1) desenvolver uma ferramenta computacional para otimizar compressores centrífugos operando com CO2 puro e com misturas CO2-CH4 em condições supercríticas, (2) projetar e fabricar um compressor de teste para avaliar seu desempenho e validar a ferramenta computacional e (3) desenvolver e construir um aparato experimental capaz de caracterizar o desempenho do protótipo de compressor centrífugo operando com CO2 puro em condições próximas ao ponto crítico. A otimização visa minimizar os custos operacionais e o impacto ambiental e irá considerar o compressor centrífugo como um todo, incluindo o rotor, o difusor com vanes, a voluta, além de considerar as interações fluido-estrutura. O rotor do compressor será acionado diretamente por um motor elétrico de alta velocidade. O aparato experimental permitirá a validação das simulações realizadas no projeto anterior e a comparação do desempenho de rotores projetados com diferentes geometrias. O aparato irá, também, possibilitar a avaliação da influência da geometria do difusor no desempenho do compressor e sua interação com o rotor. Através de ensaios no aparato, será possível avaliar o mapa do compressor: a razão de pressões para diferentes vazões e rotações, a condição de surge, o consumo de potência e a eficiência... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Jonas Dezan - Integrante / SALVIANO, LEANDRO OLIVEIRA - Integrante / Jurandir Itizo Yanagihara - Coordenador / Ali Allahyarzadeh Bidgoli - Integrante / Paulo Eduardo Batista de Mello - Integrante / Wallace Gusmao Ferreira - Integrante / Emílio Carlos Nelli Silva - Integrante / Fábio Saltara - Integrante / Mauricio Silva Ferreira - Integrante / Eloy E. Gasperin - Integrante / Luis Fernando Garcia Rodriguez - Integrante / João Roberto Barbosa - Integrante / Renato Picelli Sanches - Integrante / Rodrigo Lima Stoeterau - Integrante. Membro: Daniel Jonas Dezan. |
8. | 2022-Atual. Otimização em dinâmica e estabilidade de estruturas Descrição: Otimização em dinâmica e estabilidade de estruturas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil - Coordenador. Membro: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil. |
1. | 2021-Atual. Chemical Looping Combustion (CLC) and Oxy-fuel combustion with NG and Biogas Descrição: Descrição: Objetivos do projeto: Este projeto se concentra em dois tópicos principais que têm um único propósito: a investigação de processos de combustão que não requerem nenhum processo de separação de gases de combustão para permitir a captura de CO2. Especificamente, duas tecnologias são escolhidas para realizar essa tarefa: a combustão do tipo Chemical Looping (CLC) e a oxi-combustão. Resultados esperados: Com a conclusão deste projeto, queimadores serão construídos e validados, bem como dados abrangentes sobre materiais e gases para a visualização da técnica nesses queimadores estarão disponíveis. Serão avaliadas novas técnicas de instrumentação para esta aplicação, as quais deverão contribuir para melhorias no desenvolvimento do modelo. Em relação às técnicas de modelagem, novas estratégias devem ser propostas tanto para a CLC quanto para a oxi-combustão. O projeto Combustão do tipo chemical looping (CLC) e oxi-combustão com GN e biogás é coordenado pelo Prof. Dr. Guenther Carlos Krieger Filho e Prof. Dr. Fernando Luis Sacomano Filho (vice-Coordenador). Este projeto é desenvolvido dentro do centro: FAPESP - SHELL CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA, que tem como objetivo ser um centro de classe mundial para estudos avançados com foco em inovação para sustentabilidade e mitigação de emissões de gases de efeito estufa. O Centro complementa a experiência da Fapesp no apoio à pesquisa científica de alto nível e ao desenvolvimento de tecnologia nessas áreas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Integrante / Guenther Carlos Krieger Filho - Coordenador / Fernando Luiz Sacomano Filho - Integrante / Antonio Luiz Pacifico - Integrante. Membro: Antonio Garrido Gallego. |
2. | 2021-Atual. Estudo de estabilidade em escoamento multifásico aplicado a industria do petróleo e automobilistica Descrição: No contexto de engenharia de petróleo deseja-se que o escoamento do poço até o sistema de produção oceânico seja a grosso modo um regime permanente (em escala de tempo acima das flutuações que se percebe em escoamento multifásico devido ao vários padrões de escoamento ao longo da linha), mas para situações de baixa vazão de liquido e/ou gás e com linha que apresenta trechos descendentes seguidos de trechos ascendentes, um regime permanente não é possível, e comportamento periódico ou quase-periódico é observado. O regime permanente no contexto da teoria de sistemas dinâmicos nada mais é do que um estado estacionário, que sempre pode ser avaliado numericamente, mas que existe na realidade física quando este é estável a pequenas perturbações. Quando o estado estacionário é instável, a dinâmica do sistema evolue para solução periódica ou quase-peri[odica observada na realidade física. Logo, ferramentas de simulação do escoamento multifásico ao longo da linha e de previsão da estabilidade do estado estacionário ,e modelo reduzido para a evolução da instabilidade hidrodinâmica são de interesse no projeto de sistemas oceânicos de exploração de petróleo. No contexto da industria automobilistica, o problema de parada prematura de abastecimento pode ser abordado via teoria de estabilidade. Estado quase-estacionário existe e pode representar a solução quase estacionária que ocorre após transiente inicial. A principal hipotese é que quando a solução quase-estacionária é estável face a pequenas perturbações, esta existe na realidade física e representa a solução do problema de abastecimento após o transiente inicial. Quando essa solução quase-estacionária não é estável, não há comportamento quase estacionário após transiente inicial e parada prematura é possível. Logo, modelagem adequada, desenvolvimento de ferramenta de simulação numérica de modelo adequado e análise de estabilidade da solução quase-estacionária são de interesse no projeto de sistemas de abastecimento veicular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1 Membro: Karl Peter Burr. |
3. | 2021-2023. Manufatura Avançada: investigação sobre o efeito dos gases do processo nas propriedades magnéticas e mecânicas de amostras do aço maraging 300 produzidas por fusão em leito de pó Descrição: A manufatura aditiva de peças metálicas tem se expandido à medida em que os defeitos intrínsecos ao processo, que podem interferir na performance do material, têm sido gerenciados. O processo de fusão em leito de pó é caracterizado pela sucessiva consolidação de camadas por meio da energia proveniente de um laser. Durante a fusão do pó e estruturação das camadas, o material é exposto a ciclos térmicos com altas taxas de resfriamento que podem promover a reação de oxidação por meio do nível de oxigênio residual presente na atmosfera do processo. Assim, os gases utilizados na câmara de construção têm a finalidade de proteger a solidificação da poça de fusão da contaminação de outros elementos (ex: O2). Os gases também têm a função de retirar possíveis subprodutos do processo (fumaça, fagulhas, partículas de pó) que podem ficar na trajetória do feixe de laser e atenuar a energia incidente sobre o material, causando defeitos na peça fabricada. Diversos parâmetros do processo podem alterar as propriedades do material metálico produzido por fusão em leito de pó, porém, os efeitos do uso de diferentes gases de proteção e posicionamentos das peças na plataforma de construção sobre as propriedades magnéticas e mecânicas dos produtos ainda requer investigações. Nesse contexto, compreender a interação de diferentes tipos de gases com diferentes locais de construção pode promover descobertas inovadoras sobre o comportamento das propriedades magnéticas e mecânicas dos corpos de prova. Ensaios para caracterização das propriedades mecânicas e magnéticas possibilitam evidenciar os fenômenos que acontecem nesse contexto de fabricação e correlacioná-los com o intrincado sistema de causa e efeito inerente ao processo. Considerando a relevância do aço maraging 300 para aplicações de manufatura avançada, o presente projeto visa investigar os efeitos da utilização dos gases de proteção em peças de aço maraging 300 posicionadas em diferentes localizações da plataforma de construção por fusão em leito de pó, em especial, quanto à performance mecânica e magnética.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Erik Gustavo Del Conte - Coordenador / Julio Carlos Teixeira - Integrante / André Luiz Jardini - Integrante / Amanda Rossi de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Erik Gustavo Del Conte. |
4. | 2021-Atual. Modelagem da interação de ondas de interface e internas com batimetria não uniforme variável no tempo e espaço. Descrição: Previsão de ondas e o estudo do clima de ondas em regiões costeiras ainda não é um assunto bem estabelecido devido a dificuldades na modelagem da interação não linear entre o swell incidente, entre ondas internas devido e estratificação de densidade e a batimetria variável. A geração de pacotes de ondas devido a terremotos subaquáticos ou deslizamento de encostas costeiras ainda apresentam desafios quanto a sua modelagem. O tema principal dessa proposta é a modelagem e estudo da interação entre ondas de interface e ondas internas e de ambas com a batimetria não uniforme no espaço e no tempo. Para batimetrias unidiemsnionaos formulação não-local das equações de governo é construída em domínio canônico via transformada conforme. Análise assintótica dessa formulação nos limites linear,fracamente não-linear, fracamente não-linear e dispersivo é efetuada para obter-se modelos reduzidos, úteis na melhor compreensão do fenômeno de espalhamento de ondas e de mecanismos de ressonância onda-fundo e onda-onda não-linear. Para validar esses modelos e determinar suas limitações, assim como indicar a existência de outros fenômenos ainda não bem compreendidos, método de simulação numérica exata da interação de pacotes de ondas de superfície e/ou de interface e internas com a batimetria não uniforme e variável no tempo é implementado. Essa abordagem numérica é baseada na formulação das equações de governo em domínio canônico cuja imagem via composição de mapeamentos conformes. Para batimetrias bidimensionais, as mesmas técnicas podem ser utilizadas, exceto pela transformações conformes, que serão substituidas por transformações mais gerais. Modelos reduzidos podem ser obtidos para essa situação mais geral via formulação não-local e a abordagem numérica para batimetrias unidimensionais pode ser aplicada a batimetrias bidimensionais com algumas modificações necessárias.Os modelos reduzidos e o método numérico proposto são ferramentas fundamentais na aplicação do fenômeno de localização, na compreensão das ressonâncias onda-onda e onda-fundo, da atenuação do espectro de onda via interação onda de superfície-onda interna e no desenho da batimetria para suprimir/filrae espectros de ondas incidentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador / Leandro Farina - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 Membro: Karl Peter Burr. |
5. | 2021-Atual. Modelos computacionais de interação fluido-estrutura para tubos rígidos e flexíveis de aplicação offshore Descrição: Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido pelos integrantes do Laboratório de Interação Fluido-Estrutura da UFABC, e visa o desenvolvimento e implementação de modelos computacionais para 1) estabilidade e comportamento dinâmico de tubos flexíveis descarregando, ou aspirando, fluido interno monofásico, 2) dinâmica de risers com escoamento interno bifásico padrão slug-flow), 3) vibração induzida por vórtices de cilindros rígidos suportados elasticamente na proximidade de superfícies planas e, 4) vibrações induzidas pelo escoamento de dois cilindros rígidos montados elasticamente em tandem pela abordagem de osciladores de esteira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Juan Pablo Julca Avila - Coordenador / MILTON APARICIO DE OLIVEIRA - Integrante / Rafael Fehér - Integrante / Jorge David Joaquin Apaza - Integrante / Lenin Lee Huaman Valdivia - Integrante / Bernardo Brambila Marques de Medeiros - Integrante / THIAGO PIMENTA MURER - Integrante / Henrique Marques Ferreira - Integrante. Membro: Juan Pablo Julca Avila. |
1. | 2020-2022. 1ro Projeto ROTA 2030 - ESTUDO EXPERIMENTAL DA TECNOLOGIA DUAL-FUEL EM MOTORES DE IGNIÇÃO POR COMPRESSÃO UTILIZANDO DIESEL RENOVÁVEL (HVO/FARNESANO) COM ETANOL, HIDROGÊNIO OU BIOGÁS Descrição: O projeto possui caráter inovador com o objetivo de estudar a tecnologia dual-fuel utilizando diferentes biocombustíveis com impacto direto na matriz energética brasileira: HVO, farnesano, etanol, H2 e biogás. Serão 18 meses de duração, divididos em duas etapas. A 1 Etapa consiste na caracterização experimental completa do desempenho, combustão e emissões de um motor monocilindro de pesquisa em bancada de teste instrumentada, disponível na UNIFEI, utilizando diesel/HVO/farnesano-etanol, diesel/HVO/farnesano-H2 e diesel/HVO/farnesano-biogás. Além disso, será feita a aquisição de equipamentos e instrumentação para uma nova sala de teste de motores. A 2 Etapa consiste na instalação de um motor da FPT Industrial no novo laboratório de motores e no estudo experimental de diferentes estratégias de calibração dual-fuel para uma análise da viabilidade de aplicação direta no produto da empresa... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: José Luz Silveira - Coordenador / Tulio A. Z. Souza - Integrante / João Andrade de Carvalho JR - Integrante / Christian Jeremi Rodriguez Coronado - Integrante / ANDRADE, JOSÉ C. - Integrante / BERLINI RODRIGUES DA COSTA, ROBERTO - Integrante / HERNÁNDEZ, JUAN J. - Integrante / Otávio Oliveira Raats - Integrante / Ana Júlia Antunes Cintra Rosa - Integrante / Beatriz Marques Oliveira - Integrante / Luís Filipe de Almeida Roque - Integrante / WILLIAN ALEXANDRE JUSTEN - Integrante / Pedro Maranhão - Integrante / Marcos Henrique da Silva - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Auxílio financeiro. Membro: José Luz Silveira. |
2. | 2020-Atual. Abordagem variacional em aerodinâmica Descrição: No contexto de escoamento irrotacional é posível escrever os esforços aerodinâmicos (força de sustentação e momentos aerodinâmicos) como valores estacionários de funcionais bem definidos. Logo, uma aproximação grosseira (erro de ordem delta < 1) da soução do problema aerodinâmico implica em uma boa aproximação (erro de ordem delta^2 << 1) para os esforços aerodinâmicos. O objetivo desse projeto é explorar a abordagem variacional para vários problemas de interesse em aerodinâmica. Como ponto de partida, abordagem variacional foi desenvolvida para aerofólio. Essa primeira abordagem será estendida para asas esbeltas via teoria da linha de sustentação e posteriormente para asas de geometria mais geral e pequeno raio de aspecto utilizando combinação, por exemplo, do método dos vórtices discretos em ferradura com uma formulação variacional. Outro aspecto interessante de uma abordagem variacional é a convergência do método na norma L2 de espaço funcional apropriado, que possibilita maior flexibilidade na construção da solução do problema aerodinâmico, o que não ocorre quando utilizada a norma usual, baseada na convergência nos pontos de colocação do método numérico utilizado, como por exemplo, o método dos paineis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Karl Peter Burr - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1 Membro: Karl Peter Burr. |
3. | 2020-Atual. Análise dinâmica de estruturas resistentes à explosões Descrição: Neste projeto se estuda a verificação de estruturas resistentes a explosões, tais como "blast walls". As explosões consideradas podem ser originadas de produtos químicos manuseados em industrias ou atentados terroristas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil - Coordenador / Marcelo Araujo da Silva - Integrante. Membro: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil. |
4. | 2020-2024. BIOCOMBUSTÍVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS: COMBUSTÃO, ENERGIA E CICLOS NÃO CONVENCIONAIS. (Proc. CNPq N 305741/2019-5) Descrição: 1.Combustão convencional e sem chama visível utilizando óleo pirolítico de pneus usados, biodiesel de óleo de fritura e diesel S10.2.Estudo do desempenho, combustão, emissões e tecnologias para maximização da eficiência global de um motor diesel utilizando óleo pirolítico de pneu usado, biodiesel de óleo de fritura e biogás (dual-fuel)3.Estudo e Análise Experimental da produção de biocombustíveis de 2DA geração e de Eletricidade utilizando Microturbina a Gás de 30 kW e Gaseificador Downdraft de duplo estagio utilizando H2O e O2 como agente gaseificante.4.Disseminação de conhecimento através de cursos de curta duração no Dimensionamento e Planejamento de sistemas fotovoltaicos on e off grid. 5.Limites de Inflamabilidade de Biocombustíveis. Testes com novos biocombustíveis aeronáuticos e misturas com diluentes... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: José Luz Silveira - Integrante / Tulio A. Z. Souza - Integrante / João Andrade de Carvalho JR - Integrante / Christian Jeremi Rodriguez Coronado - Coordenador / Jose Carlos dos Santos - Integrante / Ely Vieira Cortez - Integrante / Rudy H. Perez - Integrante / CHUMPITÁZ, GERMÁN A. - Integrante / SOTOMONTE, CÉSAR ADOLFO RODRIGUEZ - Integrante / Gabriel Pinto - Integrante / Bruno Bunya - Integrante / Tatiane Caetano Silva - Integrante / ANDRADE, JOSÉ C. - Integrante / BERLINI RODRIGUES DA COSTA, ROBERTO - Integrante / Fernando Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: José Luz Silveira. |
5. | 2020-Atual. Comportamento a fadiga e impacto de liga de titânio fabricada por manufatura aditiva Descrição: No Brasil morrem mais de vinte mil jovens por ano em acidentes de motocicletas. Ao mesmo tempo, lançamos no mercado anualmente mais de um milhão de novas motocicletas. Um dos itens de segurança mais importantes para os motociclistas é o capacete, compulsório em todo o país. Os capacetes brasileiros devem todos ser testados para avaliação de seu desempenho ao impacto, segundo normas brasileiras. Neste cenário, este projeto objetiva desenvolver um modelo de elementos finitos de capacete para analisar a resposta global deste sistema a cargas de impacto, como as especificadas nos testes de norma e como as que ocorrem em cenários de acidentes reais. Deste estudo se obterá, por meio de técnicas de otimização e de projeto de experimento, DoE, um capacete otimizado na sua função de absorver forças de impacto. Será feito uso de metamateriais e geometrias inovadoras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Celeghini Santiago - Integrante / Marcilio Alves - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Rafael Celeghini Santiago. |
6. | 2020-Atual. Estudo da Taxa de Regressão Em Motores Foguetes a Propelente Híbrido Utilizando Uma Ferramenta de CFD Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Loreto Pizzuti - Coordenador / Matheus Henrique Pacheco - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Membro: Loreto Pizzuti. |
7. | 2020-Atual. Localização de modos Descrição: Localização de modos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil - Coordenador. Membro: Reyolando Manoel Lopes Rebello da Fonseca Brasil. |
8. | 2020-2023. Pirólise dos resíduos lignocelulósicos da cana-de-açúcar para produção de biocombustíveis líquidos Descrição: O presente projeto visa a avaliação do processo de pirólise dos resíduos lignocelulósicos da cana de açúcar visando a produção de combustíveis líquidos e sua integração ao processo convencional de produção de açúcar, etanol e bioeletricidade. Para o desenvolvimento deste trabalho a metodologia adotada inclui o levantamento bibliográfico, modelagem e simulação dos processos através de balanços de massa e energia, integração térmica dos casos selecionados através do Método Pinch, avaliação exergética e de custo exergético, e avaliação ambiental através da Avaliação do Ciclo de Vida. Como resultado da execução do projeto espera-se de maneira geral determinar o potencial de produção de biocombustíveis líquidos a partir da pirólise dos resíduos lignocelulósicos da cana-de-açúcar e avaliar os impactos da integração destes processos produtivos à usina convencional de produção de etanol desde o ponto de vista energético e ambiental.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Antonio Garrido Gallego - Integrante / Silvia Azucena Nebra - Integrante / Reynaldo Palacios Bereche - Coordenador / PALACIOS BERECHE, MILAGROS CECILIA - Integrante / Edgar Fernando Cortes-Rodríguez - Integrante / Fernando Henrique Salinas - Integrante. Membro: Antonio Garrido Gallego. |
9. | 2020-Atual. Utilização de Correlação Digital de Imagens para inspeção não destrutivas e caracterização mecânica de compósitos Descrição: Este projeto almeja explorar a utilização da técnica de Correlação Digital de Imagens (ou DIC, em inglês) em aplicações de inspeção não destrutiva e caracterização mecânica de compósitos. O DIC é uma técnica de medições de deformações a partir do uso de imagens de alta resolução, capaz de realizar medições de campo completo em superfícies tridimensionais complexas, sem contato. Dessa forma, objetiva-se a fabricação de painéis com inclusão de defeitos internos controlados, sendo avaliada a capacidade da técnica em identifica-los, assim como o procedimento experimental necessário para este fim. Em estudos anteriores, a técnica do DIC já foi capaz de localizar e medir efeitos estruturais oriundos de pequenos orifícios e impacto de baixa energia em compósitos, sendo necessário o estudo aqui proposto para avaliação do uso comercial da técnica. Como objetivo secundário, serão desenvolvidos procedimentos utilizando DIC de forma a complementar às técnicas padronizadas para caracterização mecânica de compósitos em ensaios de tração, compressão e cisalhamento. Tais procedimentos possibilitam a obtenção de mais informações do comportamento do material, resultados com mais confiabilidade e demandar menor quantidade de experimentos; sendo assim um diferencial do serviço a ser oferecido no mercado. Este procedimento tem sido largamente utilizado em estudos científicos atuais, sendo atualmente necessárias definição de boas práticas experimentais, acreditações e avaliação de aplicabilidade em possíveis clientes. A Lynx Comércio e Importação Ltda é uma empresa de pequeno porte Brasileira, que representa produtos de tecnologia para uso em indústrias e laboratórios de pesquisa. Entre seus produtos estão sistemas de DICs, softwares, sistemas de aquisição e câmeras de alta resolução. Com o projeto aqui proposto, a Lynx almeja iniciar atividades de pesquisa com objetivo prover serviços de caracterização mecânica e inspeção de materiais avançados. Dessa forma, o projeto PIPE, assim com a FAPESP, assumem posições fundamentais para sucesso dessa iniciativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rafael Celeghini Santiago - Coordenador / Abrao Zatz - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Membro: Rafael Celeghini Santiago. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:26:12