PPG-engenharia-e-gestao-da-inovacao

Kate Mamhy Oliveira Kumada

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Educação Especial na área da Deficiência Auditiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), Aprimoramento e Especialização em Surdez: desenvolvimento e inclusão pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2009), Especialização em Libras pela Faculdade Itaquá (2016), Mestrado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC e Professora no programa de Pós-Graduação Engenharia e Gestão da Inovação pelo UFABC. Também é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Surdos e Libras - SueLi". Atua principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue para surdos, língua de sinais caseira, libras, produção de materiais didáticos para surdos, tradução, tecnologias para surdos, letramento e multilinguismo. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2746290295878975 (07/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968363 URL da Homepage: https://katekumada.com.br/
  • Grande área: [sem-grandeArea]
  • Área: [sem-area]
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2020-2021. Representações de Codas sobre o contexto sociolinguisticamente complexo da surdez
      Descrição: Sabe-se que cerca de 90 a 95% da população surda nasce em famílias ouvintes e por isso têm dificuldades no acesso à Língua Brasileira de Sinais, geralmente aprendida ao ingressarem na vida escolar. Por sua vez, filhos ouvintes de pais surdos são popularmente conhecidos como Codas (Children of Deaf Adults) e aprendem a língua de sinais como primeira língua naturalmente em seu próprio ambiente familiar. Entendidos como sujeitos bilíngues, os Codas apresentam uma situação linguística e identitária peculiar nas comunidades ouvintes e surdas. Diante disso, este projeto tem por objetivo investigar as representações de Codas sobre o contexto sociolinguisticamente complexo da surdez. Para isso, esta pesquisa de cunho etnográfico será alinhada com a abordagem qualitativa e utilizará questionários com roteiro semiestruturado para entrevistas junto a filhos ouvintes de pais surdos. Por meio de uma análise interpretativista, espera-se que os resultados favoreçam uma educação bilíngue (Libras/Português) que considere suas múltiplas facetas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Kate Mamhy Oliveira - Coordenador / Gustavo Gonzalez do Nascimento - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
    2. 2020-2021. Inclusão Escolar em Tempos de Pandemia
      Descrição: Com o avanço da Pandemia causada pelo novo Coronavírus em vários países do mundo, o Brasil vem assumindo diversas estratégias sanitárias preventivas ao avanço da Covid-19, dentre elas o distanciamento social. A suspensão das aulas presenciais, em qualquer nível de ensino, em todo território nacional representa, possivelmente, uma das ações de maior impacto no regime de excepcionalidade que estamos vivendo. O uso de tecnologias para realização de aulas remotas tem se efetivado como a atual realidade de nossas escolas, deixando-nos em alerta para as consequências, riscos e alterações das dinâmicas escolares para o processo de aprendizagem, bem como para o acirramento das desigualdades. Preocupados com os alunos público-alvo da educação especial (PAEE), esta pesquisa de abordagem metodológica mista (quantitativa-qualitativa), propõe um estudo exploratório e descritivo, a partir da aplicação de um questionário on-line, direcionado aos professores da educação básica, das redes públicas e privada, que atuam no atendimento educacional especializado e/ou com o PAEE na classe comum. Objetiva-se identificar, na visão dos professores quais são os desafios enfrentados para se garantir o acesso e a participação desse alunado nas aulas remotas, assim como as estratégias propostas com vistas a garantir o direito à educação na perspectiva inclusiva.palavras-chave: Educação Especial, Educação Inclusiva, Pandemia, Ensino remoto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Kate Mamhy Oliveira Kumada - Coordenador / Adriana Pagaime - Integrante / PRIETO, ROSÂNGELA GAVIOLI - Integrante / Douglas Christian Ferrari de Melo - Integrante / Silvana Lucena dos Santos Drago - Integrante / Amélia Cristina Abreu Artes - Integrante.
      Membro: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
    3. 2020-2021. Videoaulas de matemática como uma proposta de material didático bilíngue libras/português para o ensino médio.
      Descrição: O ensino da matemática tem se mostrado muito desafiante para, principalmente, alunos surdos e seus professores. A pouca quantidade de materiais acessíveis em Libras dificulta ainda mais a assimilação de conceitos matemáticos para estes estudantes, escancarando a necessidade de produção de materiais didáticos bilíngues libras/português que favoreçam a aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Nesse sentido, o presente projeto de iniciação científica adota uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa com o objetivo geral de produzir quatro videoaulas de matemática acessíveis para alunos surdos e ouvintes do ensino médio. Os temas das videoaulas são: 1) Regra de 3 e aplicações; 2) Cálculo de área e perímetro de quadrados e retângulos; 3) Cálculo de área e perímetro de circunferências; 4) Cálculo de área e perímetro de triângulos. A análise dos dados será orientada pela análise de conteúdo. Como contribuições deste projeto, espera-se ampliar a divulgação destes conceitos matemáticos por alunos surdos e ouvintes e auxiliar professores de matemática que enfrentam o desafio da ausência de materiais didáticos bilíngues Libras/Português.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Kate Mamhy Oliveira - Coordenador / Lucca Polo Gianotti - Integrante.
      Membro: Kate Mamhy Oliveira Kumada.
    4. 2020-2021. O uso de recursos visuais na educação matemática: uma proposta de material didático bilíngue (libras/português)
      Descrição: Após a promulgação da Lei 10.436/2002, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi oficializada e, consequentemente, as pessoas surdas foram reconhecidas como bilíngues, tendo o direito de ter seu processo educacional pautado na valorização da Libras como sua primeira língua e do português como segunda língua. O ordenamento jurídico brasileiro passou a reconhecer o surdo como um sujeito visual, sendo, portanto, benéfica as práticas pedagógicas que utilizam de recursos didáticos de natureza visual. Vale salientar que o uso desses recursos, estão também sendo recomendados pela base nacional comum curricular (BNCC) relativa ao ensino de matemática, embora, concentre maiores insumos no ensino fundamental, com a finalidade de concretizar o conhecimento nos alunos para devida abstração posterior, no ensino médio. Foi levantado que os alunos surdos apresentam algumas barreiras de comunicação durante a sua jornada escolar o que pode implicar em um ensino não satisfatório. Considerando que os alunos surdos (e também os ouvintes) podem ser beneficiados de estratégias e recursos visuais ao longo de toda sua formação na educação básica matemática, o presente projeto se trata da continuidade da pesquisa da revisão de literatura referente à iniciação científica realizada em 2019, e tem por objetivo elaborar um protótipo de material didático para o ensino de matemática de estudantes surdos, que possa ser futuramente aproveitado para o suporte com o uso de realidade aumentada. Para essa tarefa, esta pesquisa aplicada de abordagem qualitativa será distribuída em cinco etapas, a saber: 1) Levantamento das competências e habilidades presentes na BNCC para direcionar o conteúdo do material; 2) Pesquisa bibliográfica; 3) Elaboração do protótipo do material didático; 4) Redação do relatório final. Espera-se contribuir com a área da educação matemática de surdos e ouvintes, incentivando o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para o ensino de matemática na perspectiva do bilinguismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Kate Mamhy Oliveira - Coordenador / Leonardo dos Santos Batista - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Kate Mamhy Oliveira Kumada.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Menção Honrosa pela apresentação do trabalho ?Representações de Codas sobre o contexto sociolinguisticamente complexo da surdez?, Universidade Federal do ABC.. 2021.
      Membro: Kate Mamhy Oliveira Kumada.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (11)
    1. VII Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa (ENCEP). 2024. (Encontro).
    2. Seminário do CCNH: Curricularização da extensão. 2023. (Seminário).
    3. IV ISTB - International Symposium of Technological Business.Inovar na Educação: pesquisas em inclusão e acessibilidade. 2022. (Simpósio).
    4. Lançamento Plataforma Libras Acadêmica - UFF. 2021. (Outra).
    5. Live Surdocegueira: um jeito Janine de ser. 2021. (Outra).
    6. V Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação; VI Colóquio do Grupo de Pesquisa O Corpo e a Imagem no Discurso e II Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos.Políticas Linguísticas e formação de professores em contextos de minorias. 2021. (Simpósio).
    7. Colóquio de Experiências e Pesquisas em Ensino de Ciências (CEPEC).Mesa-redonda 4 - Inclusão e acesso no ensino de Ciências: pesquisas e propostas (pesquisadores). 2020. (Outra).
    8. II Workshop Diversão Séria & Dias da Ada.Jogos digitais como materiais didáticos para educação bilíngue e inclusiva de estudantes surdos. 2020. (Outra).
    9. Tremelengueplh: aprender português do brasil como língua de herança - atividades linguísticas e musicais. 2020. (Outra).
    10. Webinar ?Diferenciação e Acessibilidade Curricular na Educação Superior: Operacionalidades e Desafios?. 2020. (Outra).
    11. XXXV Encontro Nacional da ANPOLL - ENANPOLL - Letras ao Norte: Linguagens e Pós-Graduação. 2020. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (22)
    1. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. LAB DE INOVAÇÃO DA UFABC: A INCLUSÃO ACADÊMICA NO MESTRADO E DOUTORADO - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DISCENTES E REFLEXÕES PARA ACESSO, PERMANÊNCIA E CONCLUSÃO. 2023. (Outro).. . 0.
    2. BRITO, M. L. A. ; CARVALHO, Z. V. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Seção de Trabalhos Inovar na Educação: pesquisas em inclusão e acessibilidade, apresentação de trabalhos do IV ISTB - International Symposium on Technological Business. 2022. Outro
    3. MAMHY OLIVEIRA KUMADA, KATE; BENITEZ, P. ; BATISTA, L. S. ; LEITE, D. M. ; CARVALHO, KARINA VANESKA PEREIRA DE ; MARQUEZANI, A. M. ; SILVA, Emely Pujólli ; FARIAS, M. A. ; ROQUE, G. D.. Live de lançamento do Ebook Fundamentos da Educação Especial. 2022. Outro
    4. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BATISTA, L. S.. Live de lançamento do Ebook Noções em Braille, Guia-Vidente e Orientação e Mobilidade. 2022. Outro
    5. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; CARVALHO, KARINA VANESKA PEREIRA DE ; BATISTA, L. S.. Live de Lançamento do Ebook Libras para Iniciantes. 2022. Outro
    6. MAMHY OLIVEIRA KUMADA, KATE; LEITE, D. M. ; CARVALHO, K. V. P. ; BATISTA, L. S. ; SILVA, Emely Pujólli. Live Produção de material didático para surdos e Propostas para a criação de legendas. 2022. Outro
    7. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BENITEZ, P.. Live Conversa sobre Políticas Públicas em Educação Especial. 2021. Outro
    8. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BENITEZ, P.. Live Família e Pessoa com Deficiência. 2021. Outro
    9. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BENITEZ, P.. Live Conversa com Surdos Oralizados. 2021. Outro
    10. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BENITEZ, P.. Live Inclusão Escolar em Tempos de Pandemia. 2021. Outro
    11. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; BENITEZ, P.. Live Vamos Falar de Capacitismo?. 2021. Outro
    12. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; SILVA, I. R.. Rede Libras: inserção, validação e divulgação de sinais de forma colaborativa. 2021. Outro
    13. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; SILVA, I. R.. Rede Libras: inserção, validação e divulgação de sinais de forma colaborativa - A terminologia na Língua de Sinais Brasileira. 2021. Outro
    14. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; SILVA, I. R.. Rede Libras: inserção, validação e divulgação de sinais de forma colaborativa - Lexicografia da Língua de Sinais: de dicionários impressos às tecnologias digitais. 2021. Outro
    15. OLIVEIRA, K. M.; KUMADA, K.M.O. ; BATISTA, L. S.. EV001-2021 - UFABC PARA TODOS 2021. 2021. Outro
    16. OLIVEIRA, K. M.; KUMADA, K.M.O. ; SILVA, Emely Pujólli ; BATISTA, L. S. ; LEITE, D. M. ; NAVARRO, A. M. ; SILVA, C. S.. Live Brincando na Surdina: Proposta de Jogos Digitais em Libras. 2021. Outro
    17. PEREIRA, P. C. A. ; KUMADA, K.M.O. ; OLIVEIRA, K. M.. Live As especificidades do dicionário de configuração de mãos em Libras. 2021. Outro
    18. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Live Diálogos e reflexões sobre o ensino de português para surdos. 2021. (Outro).. . 0.
    19. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Questões atuais para uma educação inclusiva. 2019. (Outro).. . 0.
    20. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. IV Seminário de Políticas Públicas: Gênero e Raça em interlocução com a Área de Educação Especial. 2019. (Outro).. . 0.
    21. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Encontro UFABC - UFPI: Computação Inclusiva. 2019. (Outro).. . 0.
    22. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Sessão "Questões atuais para uma educação inclusiva". 2019. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (1)
    • Kate Mamhy Oliveira Kumada ⇔ Priscila Benitez (6.0)
      1. BATISTA, L. S. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA ; BENITEZ, P.. Levantamento de Produções Científicas sobre o uso de Recursos Visuais no Ensino de Matemática para Alunos Surdos.. REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO. v. e0042, p. e0042, issn: 1984-3178, 2023.
      2. SALVADOR, S. M. F. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA ; MARSURA, N. R. ; BENITEZ, P.. Escolarização de estudantes surdos e com autismo:: estratégias educacionais mapeadas na literatura. Revincluso - Revista Inclusão & Sociedade. v. 2, p. 1-17, issn: 2764-4537, 2023.
      3. FREITAS, M. C. ; BENITEZ, P. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA ; ROCHA, L. R. M.. IMPLICAÇÕES NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO AUTISMO NO DSM-5 E CID-11. IMAGENS DA EDUCAÇÃO. v. 13, p. 105-127, issn: 2179-8427, 2023.
      4. BATISTA, L. S. ; KUMADA, K.M.O. ; OLIVEIRA, K. M. ; BENITEZ, P.. Rastreamento ocular e a educação especial inclusiva: uma revisão sistemática. Olhar de Profesor. v. 26, p. 1-22, issn: 1984-0187, 2023.
      5. OLIVEIRA, R. N. R. ; BELARMINO, G. D. ; RODRIGUEZ, C. ; GOYA, D. ; ROCHA, R. V. ; VENERO, M. L. F. ; BENITEZ, P. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA USABILIDADE E ACESSIBILIDADE DE UM PROTÓTIPO DE JOGO EDUCACIONAL DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1413-6538, 2021.
      6. BATISTA, L. S. ; KUMADA, K.M.O. ; OLIVEIRA, K. M. ; GOMES, V. M. S. ; BENITEZ, P.. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO DO VISUAL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS DO ENSINO MÉDIO. Em: Congresso Brasileiro de Educação Especial e 12º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, v. 1, p. 1-12, 2021.




Data de processamento: 16/11/2024 16:26:05