PPG-engenharia-e-gestao-da-inovacao

Mara Silvia Pasian

Docente do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação PPGINV da Universidade Federal do ABC. Coordenadora de Tutoria dos cursos de Especialização da Educação a Distância da UFABC. Docente da Fundação Santo André (FSA) nos cursos de Pedagogia e Psicologia. Docente e Tutora em cursos de Especialização EaD na UFABC e na UFSCar. Atuou como professora visitante na UFABC entre 2020-2022. Pós-doutorado em Psicologia na Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Canadá. Pós-doutorado em Educação Especial pela FAPESP - UFSCar. Doutora em Psicologia pela USP. Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialização em Libras e Especialização em Educação e Tecnologias. Atua em pesquisas nas áreas de: educação a distância, formação de professores, educação especial e inclusão, Libras, desenvolvimento infantil e aprendizagem, comportamento, maus-tratos infantis, e orientação familiar. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0624600497905372 (31/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49660001
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-Atual. CENTRE D?ÉTUDES INTERDISCIPLINAIRES SUR LE DÉVELOPPEMENT DE L?ENFANT ET LA FAMILLE
      Descrição: O Centro de Estudos Interdisciplinares sobre o Desenvolvimento Infantil e a Família (CEIDEF) é uma entidade da Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR) cuja missão é estabelecer laços estreitos entre teoria, pesquisa e prática na área de família e desenvolvimento infantil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Silvia Pasian - Integrante / CARL LACHARITÉ - Integrante / Tristan Melot - Coordenador.
      Membro: Mara Silvia Pasian.
    2. 2021-Atual. Psicologia clínica aplicada no contexto da dependência química e comportamental: Avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas em situações de dependência
      Descrição: CÁTEDRAS FRANCO-BRASILEIRAS NO ESTADO DE SÃO PAULO EM PARCERIA COM O CONSULADO GERAL DA FRANÇA Título do Projeto: ?Psicologia clínica aplicada no contexto da dependência química e comportamental: Avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas em situações de dependência?. Grupos de pesquisa vinculados da FFCLRP/USP, da UFABC e das Universidades estrangeiras. Pesquisadora ? proposta - articular os grupos de pesquisa das Universidades envolvidas de modo a favorecer a elaboração de projetos, reunindo experiências internacionais neste campo. Relação das PCDs e grupos vulneráveis para dependência quimica e comportamental... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Silvia Pasian - Integrante / Sonia Regina Pasian - Coordenador / Priscila Benitez - Integrante / Renata Franco - Integrante / Clarissa Mendonça Corradi Webster - Integrante.
      Membro: Mara Silvia Pasian.
    3. 2021-Atual. O Uso da Telessaúde em Escolas para Promover o Bem-Estar dos Estudantes: um Experimento de Saúde Digital no Município de Santo André
      Descrição: O objetivo do projeto é criar um serviço de telessaúde que permita a promoção da saúde de crianças e adolecentes diretamente no ambiente escolar. Especificamente será feito o design, desenvolvimento, implementação e avaliação de um serviço piloto que contemple as demandas de estudantes no âmbito do Programa Saúde na Escola, uma ação interminsiterial do Ministério da Educação e da Saúde, a prtir da atuação dos agentes de saúde do Sistema Único de Saúde nas escolas públicas mais vulneráveis localizadas na cidade de Santo André, com a propagação dos ensinamentos nos respectivos núcleos familaires e comunitários. Para entender melhor sobre o escoo do projeto, consultar o material disponiblizado e as apresentações realizadas no âmbito do curso ?Inovação Social e Telessaúde no SUS? no link: https://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/inovacao-social-no-combate-a-pandemia-de-covid-19/cursos/inovacao-social-e-telessaude-no-sus/ Este projeto é financiado pela Emenda Parlamentar 32280009 de autoria do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP) com a finalidade de financiar Educação de insituiçoes federais nas suas modelaidades de Ensino, Pesquisa e Extensão... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Silvia Pasian - Coordenador / Luciana Pereira - Integrante.
      Membro: Mara Silvia Pasian.
      Descrição: O objetivo do projeto é criar um serviço de telessaúde que permita a promoção da saúde de crianças e adolescentes diretamente no ambiente escolar. Especificamente será feito o design, desenvolvimento, implementação e avaliação de um serviço piloto que contemple as demandas de estudantes no âmbito do Programa Saúde na Escola, uma ação interministerial do Ministério da Educação e da Saúde, a partir da atuação dos agentes de saúde do Sistema Único de Saúde nas escolas públicas mais vulneráveis localizadas na cidade de Santo André, com a propagação dos ensinamentos nos respectivos núcleos familiares e comunitários. Para entender melhor sobre o escoo do projeto, consultar o material disponibilizado e as apresentações realizadas no âmbito do curso ?Inovação Social e Telessaúde no SUS? no link: https://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/inovacao-social-no-combate-a-pandemia-de-covid-19/cursos/inovacao-social-e-telessaude-no-sus/ Este projeto é financiado pela Emenda Parlamentar 32280009 de autoria do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP) com a finalidade de financiar Educação de instituições federais nas suas modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Franciane Freitas Silveira - Coordenador / Luciana Pereira - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Santo André - Auxílio financeiro.
      Membro: Franciane Freitas Silveira.
      Descrição: A transformação digital refere-se ao uso de tecnologias digitais no contexto da produção e entrega de um produto ou serviço. No caso dos sistemas de saúde, as tecnologias digitais permitem com que os serviços sejam organizados, produzidos e entregues de novas maneiras. Essas tecnologias possibilitam, por exemplo, o design de um sistema ciber-físico que permite a promoção da saúde de crianças e adolescentes diretamente no ambiente escolar, incluindo o uso de teleconsulta, a realização de trabalhos de prevenção de doenças e a promoção da saúde. Esse contexto da saúde digital e, mais especificamente, a sua promoção, é também um processo de transformação cultural e organizacional, que deve ter como princípio iniciativas que incorporem o desenvolvimento da comunidade local a partir da sua plena participação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky - Integrante / Luciana Pereira - Coordenador. Financiador(es): Câmara dos Deputados - Auxílio financeiro.
      Membro: Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky.
      Descrição: O objetivo deste projeto é criar um sistema ciber-físico que permita a promoção da saúde de crianças e adolecentes diretamente no ambiente escolar. Serão incluídas atividades relacionadas ao acompanhamento por telemediciana, trabalhos de prevenção de doenças e de promoção à saúde das crianças e adolescentes. Especificamente será feito o design, desenvolvimento, implementação e avaliação de um sistema de telessaúde piloto que contemple as demandas de estudantes de escolas públicas localizadas na cidade de Santo André. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Alessandra Cristina Santos Akkari - Integrante / Igor Polezi Munhoz - Integrante / Luciana Pereira - Coordenador / Franciane Freitas Silveira - Integrante / Ana Paula Romani - Integrante / Anderson Orzari Ribeiro - Integrante / Andréa Paula dos Santo O. Kamensky - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Harki Tanaka - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Leonardo Rossato Queiroz - Integrante / Ligia de Fátima Nobre Reato - Integrante / Mara Silvia Pasian - Integrante / Mauro Zilbovicius - Integrante / Mohammad Masoumi - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Priscyla Waleska T. Azevedo Simões - Integrante / Renato Basso Nabuco - Integrante / Ricardo Suyama - Integrante / Silmara Conchão - Integrante.
      Membro: Alessandra Cristina Santos Akkari.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (2)
        1. PASIAN, M. S.. Encontro Apresentação TCC do EDUTEC UFSCar. 2019. (Outro).. . 0.
        2. PASIAN, M. S.. V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2012. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Mara Silvia Pasian ⇔ Priscila Benitez (8.0)
          1. BATISTA, LEONARDO DOS SANTOS ; CHIPPARI, MARIANTONIA ; BENITEZ, PRISCILA ; Pasian, Mara Silvia ; FONSECA, FERNANDA CARDOSO FRAGA. ESTRATÉGIAS AVALIATIVAS DE COMPORTAMENTO TALENTOSO E INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS. REVISTA PSICOPEDAGOGIA. v. 41, p. 382-396, issn: 2179-4057, 2024.
          2. SOARES, A. A. ; BENITEZ, PRISCILA ; ROCHA, L. R. M. ; PASIAN, M.. ANÁLISE DO PERFIL E DOS DIREITOS DE USUÁRIOS ATENDIDOS NO SERVIÇO ATENDE+ DE SÃO PAULO. Cadernos da FUCAMP. v. 22, p. 61-80, issn: 1678-1243, 2023.
          3. SILVA, ELENIR LINDAURA DA ; BENITEZ, PRISCILA ; MIZAEL, TÁHCITA MEDRADO ; Pasian, Mara Silvia. Retrato das Narrativas de Mães Universitárias no Contexto Acadêmico. REVISTA DE ENSINO, EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS. v. 24, p. 275-283, issn: 2447-8733, 2023.
          4. ALVES, R. ; Benitez, Priscila ; MELLO, E. M. ; PASIAN, M. ; FONSECA, G. F.. FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL E CONTINUADA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS AOS RELATOS. Revista de Ensino e Cultura. v. 6, p. 190-218, issn: 2595-7643, 2023.
          5. OLIVEIRA, V. M. B. ; Benitez, Priscila ; PASIAN, M.. Formação docente inicial e continuada em Química na perspectiva inclusiva. REIN! Revista Educação Inclusiva. v. 7, p. 182-204, issn: 2594-7990, 2022.
          6. Benitez, Priscila; LINDAURA, E. ; ARAUJO, F. A. B. ; BUENO, E. D. S. ; FARAH, S. ; LERIA, L. ; ALMEIDA, T. ; ALMEIDA, A. C. ; FERRAO, D. J. ; OLIVEIRA JUNIOR, A. ; PASIAN, M.. COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM EEDUCAÇÃO ESPECIAL:ANÁLISE DE ATITUDES SOCIAIS RELACIONADAS À INCLUSÃO. https://doi.org/10.36942/revincluso.v1i1.880. v. 1, p. 1-15, issn: 2764-4537, 2022.
          7. PASIAN, M. ; Benitez, Priscila ; LACHARITE, C.. CHILD NEGLECT AND POVERTY: A BRAZILIAN STUDY. CHILDREN AND YOUTH SERVICES REVIEW. v. 108, p. 104655, issn: 0190-7409, 2020.
          8. OLIVEIRA, V. M. B. ; Benitez, Priscila ; VIEIRA, C. R. ; PASIAN, M.. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS. Em: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL- IX CBEE, 2021.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:05