PPG-engenharia-de-producao

José Carlos Curvelo Santana

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho, atuando também nos cursos de graduação em Engenharia da Diretoria de Ciências Exatas. Tem experiência na área das Engenharias de Produção e Química, com ênfase em Processos Bioquímicos e Químicos, Tratamento de Efluentes, Desenvolvimento Sustentável, Modelagem, Simulação e Otimização de Processos, Controle Estatístico da Qualidade, Validação de Métodos, Garantia da Qualidade, Planejamento Fatorial, Projeto e Desenvolvimento de Novos Produtos. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Estudo da viabilidade econômica, ambiental e social da produção de hidrogênio no Brasil
      Descrição: Os órgãos internacionais de monitoramento das emissões de gases efeito estufa (GEE), indicaram um aumento de 5% na demanda por eletricidade, o que elevará as emissões de CO2 e conseuquentemente a um aumento de 1,5°C na temperatura terrestre. Ua da soluções para esse problema é a substituição das fontes fósseis e poluentes de energia pelas renováveis e menos poluentes. Atualmente, houve um aumento no interesse na produção do hidrogênio (H2), devido ao fato desse combustivel ter emissão direta zero. Entretanto, a maioria do H2 produzido é derivada de fontes de energia ou matérias-primas poluentes. Essas técnicas embora reduzam seus custos de produção, geram um H2 sujo, reduzindo a sua contribuição para minimizar as emissões GEE. Assim, a substituição das formas poluídas de hidrogênio pelo H2 verde (H2V), que usa fontes de energia solar e fotovoltaica em sua obtenção seria um incentivo a descarbonização da economia e redução do GEE. Assim, esse projeto visas identificar qual(is) o(s) processo(s) de produção de hidrogênio no Brasil é o mais viável economicamente, socialmente e ambientalmente. Para tanto, será criado um banco de dados onde será possível identificar e classificar as produções de hidrogênio no Brasil, verificando se é possível a aplicação das normas dos sistemas internacionais de certificação de H2V no Brasil. Depois, serão quantificadas a produção de hidrogênio, seus subprodutos e emissões em toda a sua cadeia de produção, para as diversas técnicas de produção, para possibilitar a medição dos impactos causados durante os diversos níveis do ciclo de vida da produção de hidrogênio brasileira. A partir dessa quantificação será possível aplicar a teoria da contabilidade dos custos ecológicos para cada um dos tipos de hidrogênios obtidos no Brasil e por fim comparar as viabilidades econômica, ambientais e sociais dos tipos de hidrogênio produzidos no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Curvelo Santana - Coordenador / Celma de Oliveira Ribeiro - Integrante / Cláudio Augusto Oller do Nascimento - Integrante.
      Membro: José Carlos Curvelo Santana.
    2. 2022-Atual. Estudo da viabilidade técnico-econômica do processo de separação do lítio e bário de água produzida
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: José Carlos Curvelo Santana - Coordenador / Celma de Oliveira Ribeiro - Integrante / Cláudio Augusto Oller do Nascimento - Integrante. Financiador(es): PETRONAS - Auxílio financeiro.
      Membro: José Carlos Curvelo Santana.
    3. 2022-Atual. Simulação e Otimização dos Efeitos das Emissões de Poluentes Gasosos sobre a Saúde da Respiratória da População Paulistana
      Descrição: Esse projeto é continuação da pesquisa anterior, onde se propôs fazer a correlação entre as emissões gasosas e as internações e seus custos e, em sequência propor uma solução para a redução das emissões usando o biodiesel de óleo de fritura da cidade de São Paulo. O qual gerou publicações em congressos e revistas cientificas e orientações de alunos (ver apêndice). Assim, esse projeto objetiva o uso de técnicas computacionais para simular e otimizar as condições de emissões gasosas que gerem a menor quantidade possível de pacientes internados por doenças respiratórias; focando, principalmente, numa proposta de substituição do óleo diesel da frota (ônibus, caminhões e máquinas) da cidade de São Paulo pelo biodiesel de óleo de fritura usado. Pretende-se aplicar o método dos mínimos quadrados para obter uma função que relacione todos os gases poluentes com a quantidade de internações por doenças respiratórias (e seus custos) e então aplicar algumas técnicas meta-heurística, como o AG, AS e a Busca Tabu, para obter as condições de possam reduzir a quantidade de internações de pacientes por doenças respiratórias na cidade de São Paulo e assim, auxiliar os governos e o SUS em suas tomadas de decisões. Redes neurais artificiais também serão utilizadas para simular o comportamento das emissões gasosas sob efeito do tempo e umidade relativa do ar. E, baseado em comparações com os padrões estabelecidos pela legislação CONAMA e a OMS, prever a quantidade de pessoas que deixariam de ser internadas devido à redução das emissões e, conseqüentemente, obter a redução dos custos com as internações devido às doenças respiratórias. O biodiesel será usando como uma das possíveis soluções para reduzir as emissões gasosas e um modelo que correlacionem o seu volume consumido com as emissões também serão obtidos para auxiliar na tomada de decisão a partir da simulação das substituições (parcial ou total) de volumes de óleos diesel consumido na cidade de São Paulo. Então, uma combinação de equações, algoritmos e redes neurais também pode ser empregada. Ao final, pretende-se apresentar uma tabela comparativa contendo os ganhos econômicos, ambientais e sociais devido à substituição do óleo diesel pelo biodiesel, e os possíveis redução dos impactos ambientais e a melhoria na qualidade de vida devido à redução dos poluentes no ar e da manutenção da saúde da população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: José Carlos Curvelo Santana - Coordenador / Amanda Carvalho Miranda - Integrante / Fernando Tobal Berssaneti - Integrante.
      Membro: José Carlos Curvelo Santana.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (18)
        1. J. C. C. SANTANA. Congresso Científico da Moda 2021 - 8˚ CONTEXMOD. 2021. (Congresso).. . 0.
        2. J. C. C. Santana. Coordenação da Área Desenvolvimento Sustentável do ENEGEP 2018. 2018. (Congresso).. . 0.
        3. J. C. C. SANTANA. Coordenação da Área Desenvolvimento Sustentável do ENEGEP 2017. 2017. (Congresso).. . 0.
        4. J. C. C. SANTANA. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do ENEGEP2016. 2016. (Congresso).. . 0.
        5. Curvelo-Santana, J. C.. Co-ordenado de Área do ENEGEP 2016- GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2016. (Congresso).. . 0.
        6. J. C. C. SANTANA. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do ENEGEP2015. 2015. (Congresso).. . 0.
        7. Santana, J. C. C.. Co-ordenado de Área do ENEGEP 2015- GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2015. (Congresso).. . 0.
        8. SANTANA, J. C. C.. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do ENEGEP2014. 2014. (Congresso).. . 0.
        9. SANTANA, J. C. C.. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do ICIEOM 2014. 2014. (Congresso).. . 0.
        10. SANTANA, J. C. C.. Co-ordenado de Área do ENEGEP 2014- GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2014. (Congresso).. . 0.
        11. Curvelo-Santana, J. C.. 22nd INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH (ICPR22). 2013. (Congresso).. . 0.
        12. Curvelo-Santana, J. C.. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do ENEGEP2013. 2013. (Congresso).. . 0.
        13. J. C. C. Santana. Co-ordenado de Área do ENEGEP 2013- GESTÃO AMBIENTAL DOS PROCESSOS PRODUTIVOS. 2013. (Congresso).. . 0.
        14. J. C. C. Santana. Avaliação de Trabalhos para o SIMPEP 2013. 2013. (Congresso).. . 0.
        15. J. C. C. Santana. Consultor Ad Hoc para Avaliação de Trabalhos do XV Semana de Pesquisa/SEMPESq. 2013. (Congresso).. . 0.
        16. SANTANA, J. C. C.. Coordenador de Área - Desenvolviimento sustentável. 2012. (Congresso).. . 0.
        17. J. C. C. Santana. Consultor Ad Hoc - Avaliação de Trabalhos para o SIMPEP2012. 2012. (Congresso).. . 0.
        18. J. C. C. Santana. Consultor Ad Hoc - Avaliação de Trabalhos para o SIMPEP 2012. 2011. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • José Carlos Curvelo Santana ⇔ Geraldo Cardoso de Oliveira Neto (1.0)
          1. OLIVEIRA NETO, Geraldo Cardoso de; NAKAMURA, SERGIO YOSHIYUKI ; PINTO, LUIZ FERNANDO RODRIGUES ; SANTANA, JOSÉ CARLOS CURVELO. Environmental Compliance through the Implementation of Effluent Treatment Plant at a Company in the Cosmetics Sector. Water. v. 15, p. 400, issn: 2073-4441, 2023.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:02