PPG-economia

Leonardo André Paes Müller

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2016). Possui um pós-doutorado em filosofia (FFLCH-USP; 2016-2020). Foi bolsista FAPESP e CAPES. É membro do Laboratório "A imaginação econômica" (FFLCH-USP). No momento, é Economista-chefe da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (PPGEco-UFABC). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4229449250600553 (21/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Rua Amália de Noronha Pinheiros 05410010 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 56279090 URL da Homepage: https://www.aberje.com.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Economia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2024-Atual. Os economistas e a comunicação
      Descrição: Projeto de abrangência internacional que analisará o modo como os economistas lidam com a comunicação passou por transformações radicais ao longo da história dessa ciência. Em meados do século XVIII, a então nascente economia política formulou dois modelos de comunicação: o catecismo econômico da fisiocracia, no qual o economista aparecia como o portador de um saber de ordem superior que precisaria ser unidirecionalmente transmitido para a população, e a concepção das transações mercantis como manifestação da natureza comunicativa dos seres humanos, formulação de Adam Smith nas páginas iniciais de sua obra prima, a Riqueza das nações, de 1776. Um século depois, na década de 1870, a revolução marginalista estabelece uma ruptura radical, formulando o que Karl Menger um dos principais expoentes dessa revolução e fundador da escola austríaca chamou de economia de Robinson Crusoé. Trata-se de um arcabouço conceitual no qual o econômico da vida social é inteiramente localizado no processo decisório (concebido como um cálculo de otimização) de um agente isolado, sem qualquer comunicação com outros agentes. Será apenas nas décadas de 1960 e 1970, momento no qual a ciência econômica incorpora a noção de informação advinda da teoria matemática da comunicação, as vertentes mainstream do pensamento econômico voltará a incorporar o tema da comunicação, em um processo ainda em curso. O objetivo dessa pesquisa é mapear esse trajeto de longa duração da comunicação na ciência econômica através da análise de autores-chave nesse processo. Participa da pesquisa pesquisador integrante da Global Alliance for Public Relations and Communication Management/Media University of Applied Sciences.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo André Paes Müller - Integrante / Paulo Nassar - Coordenador.
      Membro: Leonardo André Paes Müller.
    2. 2022-Atual. A circulação do dinheiro e a circulação do dinheiro como capital
      Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto pretende desdobrar o desenvolvimento conceitual iniciado por Marx, focando nas categorias de capital de comércio de dinheiro e de capital portador de juros. Pretende-se demonstrar que o arcabouço conceitual de Marx não apenas é consistente com o fato de que as transações comerciais em economias capitalistas são geralmente mediadas por dinheiro de crédito emitido por bancos, mas também explica por que o dinheiro de crédito tende a deslocar o dinheiro mercadoria da circulação conforme o capitalismo se desenvolve. Quando plenamente desenvolvida, a categoria de capital de comércio de dinheiro permite uma compreensão rigorosa das diferenças entre bancos e intermediários financeiros não bancários, desvelando as razões que levam tais intermediários a se tornarem progressivamente mais importantes à medida que o capitalismo evolui.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Leonardo André Paes Müller - Integrante / Bruno Höfig - Integrante / Iderley Colombini - Coordenador.
      Membro: Leonardo André Paes Müller.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. VII Semana de Economia.O Brasil na Riqueza das nações de Adam Smith. 2022. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (0)



        Data de processamento: 12/04/2025 21:57:45