PPG-economia

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 22

2024

1.   2024-Atual. AVALIAÇÃO DAS DIRETRIZES DE REGULAÇÃO DE SERVIÇOS DE DRENAGEM E RESÍDUOS SÓLIDOS EM SÃO PAULO.
Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP. Tem como instituição parceira a ARSESP - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo. O objetivo do projeto é estabelecer um fluxo de informações e de tomadas de decisões, que permita otimizar as ações da ARSESP, no que compete a proposição de diretrizes regulatórias para a prestação de serviços públicos de manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem urbana, bem como o aprimoramento do planejamento, acompanhamento e controle de processos de regulação desses serviços.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mônica Yukie Kuwahara - Coordenador / Vladimir Fernandes Maciel - Integrante / Frederico Araújo Turolla - Integrante / Yan Nonato Cattani - Integrante / Andre Domingos Goetzinger - Integrante / Anny Karine de Medeiros - Integrante / Caroline Gabriela Hoss - Integrante / Demétrius Jung Gonzalez - Integrante / Françoise Méteyer Zeldine - Integrante / Gabriel Godofredo Fiuza de Bragança - Integrante / Luis Fernando Filardi Ferreira - Integrante / Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes - Integrante / Rafael Igrejas da Silva - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Yukie Kuwahara.
2.   2024-Atual. Diagnóstico Situacional em Empresas que não acessam os Incentivos Fiscais para PD+I
Descrição: Pretende-se mapearas razões e os impactos para a ausência de acesso aos incentivos da Lei do Bem em empresas instaladas no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Anapatrícia Morales Vilha - Coordenador / Carlos Gamboa - Integrante / FERREIRA, FÁBIO DANILO - Integrante / CANO, CATARINA - Integrante / Reinado Diniz dos Santos - Integrante. Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - Auxílio financeiro.
Membro: Anapatrícia Morales Vilha.
3.   2024-Atual. Três ensaios sobre política fiscal: expectativas, dominância fiscal e custos das compromissadas
Descrição: O projeto de pesquisa analisa a política fiscal brasileira. Como recorte temporal, a pesquisa trabalha com o período pós-2001, dado que em maio de 2000 foi publicada a Lei de Responsabilidade Fiscal, marco normativo central das finanças públicas brasileiras. Três sãoos objetos pesquisados no bojo da política fiscal brasileira pós-2001, quais sejam: (1) a relação entre expectativas e o custo médio da dívida pública brasileira. Expectativas serão apreendidas em sentido amplo, envolvendo expectativas sobre inflação, Selic, resultado primário, dívida pública, PIB, taxa de câmbio e, inclusive, índices de expectativas e confiança, como do consumidor e do empresário. Neste objeto, a pergunta a ser respondida é: como as expectativas se relacionaram com o custo médio da dívida no Brasil pós-2001? O objeto (2) debaterá dominância fiscal no Brasil. Em particular, analisar-se-á se a situação fiscal corrente e as expectativas sobre as futuras condições fiscais se relacionam com a dinâmica da taxa de câmbio. Como pano de fundo da análise estará a hipótese da dominância fiscal. A pergunta a ser respondida é: a política fiscal foi significante na explicação da variação da taxa de câmbio no Brasil pós-2001? O objeto (3) investigará as interações entre as políticas fiscal e monetária. Em específico, se pesquisará se as operações compromissadas do Banco Central, que saíram de 0,50 para 19,3 do PIB entre 2000 e 2020, impactaram o custo médio da dívida pública brasileira. As compromissadas são realizadas com títulos públicos federais emitidos pelo Tesouro Nacional. Logo, sempre que o Banco Central faz compromissadas, ele coloca dívida pública em mercado. Assim sendo, a pergunta a ser respondida pela pesquisa do objeto (3) é: as operações compromissadas, ao fazerem variar o endividamento público ainda que não por razões fiscais, afetam a percepção de risco fiscal e, assim, impactam o custo médio da dívida pública? Os objetos (1) a (3) serão pesquisados com o uso de econometria de séries temporais, notadamente os modelos Autorregressivos de Defasagens Distribuídas (ARDL).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio Henrique Bittes Terra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 2
Membro: Fábio Henrique Bittes Terra.

2023

1.   2023-Atual. Dinâmicas Urbanas, Transformações Econômicas e Migração na Macrometrópole Paulista
Descrição: Chamada CNPq / MCTI N 10 /2023 - Faixa B (Grupos Consolidados), Comitê: Arquitetura,Demografia, Geografia e Planejamento Urbano e Regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Suzana Pasternak - Integrante / Lucia Bógus - Integrante / Luis Felipe Ayres Magalhães - Coordenador / Kazuo Nakano - Integrante / Roberta Peres - Integrante / Thais Tartalha - Integrante.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
2.   2023-Atual. O campo do planejamento e a finança em tempos de austeridade fiscal. Uma investigação teórica e metodológica para o caso brasileiro.
Descrição: Esta proposta investiga as transformações no campo do planejamento considerando o seu crescente entrelaçamento com os produtores e financiadores privados do espaço urbano. Trata de dois recortes temáticos complementares. O primeiro é o reescalonamento e a reestruturação das narrativas e práticas de austeridade no sentido de mobilizar o papel das cidades no cumprimento das metas para equilíbrio fiscal no país. O segundo analisa o papel das modelagens financeiras utilizadas pelos planejadores com o objetivo de antecipar recursos financeiros, aumentar a margem de manobra para efetuar despesas discricionárias e viabilizar investimentos para transformar as cidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Letícia Moreira Sigolo - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Marcelo Ignatios - Integrante / Marlon Altavini de Abreu - Integrante / Marcos Thimoteo Dominguez - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / FELIPE CARVALHO ARAUJO - Integrante / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Amanda Ribeiro - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Ângela Cristina Tepassê - Integrante / Estevão Sabatier - Integrante / Bruno Avellar - Integrante / Endrielli Roso - Integrante / João Vítor Araujo Trindade - Integrante / Bruno Barcella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jeroen Johannes Klink.
3.   2023-Atual. Por uma nova agenda em Economia Política: por um reenquadramento da Economia considerando as questões ambientais, de gênero e de raça
Descrição: Por uma nova agenda em Economia Política: por um reenquadramento da Economia considerando as questões ambientais, de gênero e de raçaDescrição: A crise ambiental contemporânea e, mais especificamente, a emergência climática, converteram-se em temáticas incontornáveis no meio acadêmico, no debate público e na agenda dos governos. No campo da Economia, a Economia Política (Eco Pol) pode contribuir de forma significativa para o enfrentamento das difíceis tarefas pela frente. Na boa tradição da Eco Pol, as alternativas que se abrem para o futuro, a necessidade de adaptações e/ou transformações de nossas formas de organização e as questões de gênero e raça podem ser cotejadas e discutidas. O problema geral a ser abordado consiste em atualizar a reflexão que se faz no campo da Eco Pol, trazendo à tona as contribuições recentes desta área que se debruçam sobre as questões da mutação ambiental, de gênero e de raça. O intuito é que essa observação da fronteira do conhecimento transborde para a sala de aula e para as atividades de pesquisa, de orientação e de extensão. A hipótese é que a produção mais recente no campo da Eco Pol contempla contribuições decisivas para a reorientação das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia compreende uma revisão de escopo da literatura em Eco Pol, em suas vertentes marxistas, institucionalistas originais, polanyianas e foucaultianas. Serão organizados novos conteúdos e bibliografias para disciplinas de graduação e pós-graduação e extensão, com debate e publicação dos resultados em progresso.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Manuel Ramon Souza Luz - Coordenador / Roberto Simiqueli - Integrante / Fernando Krauzer - Integrante / Fabio Otheguy Fernandes - Integrante / João Gabriel Nascimento de Almeida - Integrante / Simone de Deos - Integrante / Alex Wilhans - Integrante / Paulo Sérgio Fracalanza - Integrante / Márcia Maria Tait Lima - Integrante / Lilian Gorresio Roizman - Integrante / Marilane Oliveira Teixeira - Integrante / Daniel Pereira da Silva - Integrante / Beatriz Simonetti de Mattos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Manuel Ramon Souza Luz.
4.   2023-Atual. Resistenia e trabalho dos escravizados no Rio de Janeiro (1850-1888)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Coordenador / Milena Yumi Nakaione - Integrante / Richard de Almeida Granado - Integrante / Bruna Fernandes - Integrante / mikael servilha - Integrante.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
5.   2023-Atual. Sustainable development agenda for the Greater ABC region and German investments in value chains
Descrição: Aims to identify opportunities to improve the value chains of the Greater ABC region based on the analysis of German industrial investments and policies. Its final contribution will be the proposal of an inclusive and sustainable development agenda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Jose paulo guedes Pinto - Integrante / Vitor Eduardo Schincariol - Integrante / Tatiana Berringer - Coordenador / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / Fernanda Graziella Cardoso - Integrante / BLIND, KNUT - Integrante / Simone Wurster - Integrante / Soren Salomo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Cooperação.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
6.   2023-Atual. Transformações econômicas recentes das metrópoles brasileiras: diversidade, heterogeneidade e novas dinâmicas.
Descrição: Os dados preliminares do Censo de 2022 reafirmam o debate das últimas décadas sobre a interiorização e desconcentração populacionale econômica no Brasil. Também são recolocadas as questões sobre a dinâmica metropolitana, especialmente se somarmos a essesprocessos a desindustrialização, financeirização e reprimarização da economia, que alteram não só a dinâmica da produção, comotambém dos serviços e da inserção externa e sua relação com o território. Assim, pretende-se investigar as transformações da estruturaeconômica metropolitana entre 2010 e 2022 indagando como, em crescente contexto de austeridade fiscal, os elementos supracitadosalteram a divisão territorial do trabalho nacional e o poder de comando das metrópoles sobre o processo de acumulação. Busca-seproblematizar não apenas o confronto entre áreas metropolitanas e não metropolitanas como pontuar as diferenciações regionais eheterogeneidades internas das metrópoles. A hipótese é de que há, na última década, um aprofundamento dos processos dedesconcentração produtiva regional, desindustrialização e reprimarização da economia e que isso, embora tensione a hegemonia das metrópoles sobre os processos econômicos nacionais, mantém nesses espaços elementos que reafirmam seu poder de polarização e seulugar de destaque na hierarquia nacional. As evidências disso são notadas a partir da avaliação da diversificação econômica em termos daprodução de bens por intensidade tecnológica, da importância na participação dos serviços de maior intensidade de conhecimento e deuma maior capacidade fiscal dos principais municípios metropolitanos. Esses recortes refletem-se na metodologia que opta por analisarempiricamente a estrutura produtiva e o mercado de trabalho e renda, desenvolvendo classificação específica das atividades porintensidade tecnológica e de conhecimento, segundo o recorte de municípios metropolitanos e não metropolitanos e metrópolesselecionadas (São Paulo, Natal, Belém, Recife e Goiânia). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Integrante / Maria do Livramento Clementino - Coordenador / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Juliana Bacelar de Araújo - Integrante / Raul Ventura Neto - Integrante / Diego Mozem Minatogawa - Integrante / Cassioano Bezerra Trovão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Jeroen Johannes Klink.

2022

1.   2022-Atual. Aspirações e escolhas dos jovens brasileiros sobre família, trabalho e relação com suas origens e contexto socioeconômico
Descrição: CAPES. Edital Família e Políticas Públicas no Brasil II. O objetivo central do projeto é mapear e analisar o efeito do contexto socioeconômico e familiar nas aspirações e preferências profissionais e familiares dos jovens brasileiros por meio de mapeamento do território nacional com dados secundários e pesquisa qualitativa em três regiões metropolitanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Mônica Yukie Kuwahara - Integrante / Arlene Martinez Ricoldi - Integrante / Izete Pengo Bagolin - Coordenador / Ana Cláudia Polato e Fava - Integrante / DANILO ARAUJO FERNANDES - Integrante / SILVIO HONG TIING TAI - Integrante / CAMILA DE MOURA VOGT - Integrante / Letícia Alves de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Membro: Mônica Yukie Kuwahara.
2.   2022-Atual. Biotecnologia como vetor de competitividade e de desenvolvimento sustentável no agronegócio
Descrição: A pesquisa tem o objetivo de investigar os mecanismos para intensificação da complexidade tecnológica, produtiva e inovativa do agronegócio brasileiro baseada na biotecnologia, com vistas a ampliação da sua competitividade e simetria aos pressupostos do desenvolvimento sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anapatrícia Morales Vilha - Coordenador / marcela milazzotto - Integrante / amedea seabra - Integrante / natalia setta - Integrante / wagner souza - Integrante / Livia Seno - Integrante / Danilo Centeno - Integrante.
Membro: Anapatrícia Morales Vilha.
3.   2022-2022. Fintechs, Brickless Banks, and the Gender Wage Gap in Brazil
Descrição: This project studies the emerging area of Financial Technology (Fintechs) companies and Digital Banks (DBs) in Brazil and the role these firms play in employing female workers.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Bruno de Paula Rocha - Integrante / Camila de Freitas Souza Campos - Integrante / ana abras - Coordenador / Antonio Caluz - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Bruno de Paula Rocha.
4.   2022-Atual. Forest citizenship for disaster resilence: learning from COVID-19.
Descrição: This project is funded by the Trans-Atlantic Platform (T-AP) for the Social Sciences and Humanities, specifically the ESRC (UK), NSF (USA) and FAPESP (São Paulo, Brazil). The UK-Brazil-USA researchers aim to: (1) quantify linkages between forest citizenship and COVID-19 resilience; (2) understand practices of forest citizenship in relation to COVID-19 experiences; and (3) understand and disseminate learning on conditions for promoting forest citizenship and enhancing disaster resilience across Amazonia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva - Integrante / PARRY, LUKE - Coordenador / James Fraser - Integrante / Peter Newton - Integrante / Andreza Souza Santos - Integrante / Rodrigo Martins - Integrante / Gabriela Spanghero Lotta - Integrante / Lorena Barberia - Integrante / Rafael Carletti Marcolino da Silva - Integrante / Colleen Scanlan Lyons - Integrante.
Membro: Thiago Fonseca Morello Ramalho da Silva.
5.   2022-Atual. Planejamento e financeirização urbana em tempos de austeridade. Uma exploração teórica e metodológica para o caso brasileiro
Descrição: São objetivos desta pesquisa:i.Levantar e sistematizar a literatura sobre o reescalonamento das narrativas e práticas de austeridade e a emergência de um urbanismo de austeridade; ii.Analisar as referidas literaturas no que se refere à contribuição para compreender às relações imbricadas entre a financeirização e o planejamento urbano-metropolitano, com ênfase na disseminação dos modelos financeiros no campo do planejamento urbano-metropolitano; eiii.Desenvolver estudos de caso de natureza metodológico-heurística que exemplificam como a reconstituição e o acompanhamento da utilização de modelos financeiros pelos planejadores pode contribuir para uma reflexão crítica assim como a elaboração de projetos alternativos no campo do planejamento em tempos de austeridade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
Membro: Jeroen Johannes Klink.
6.   2022-Atual. Pragmatismo e Economia Evolucionária: As conexões teóricas entre Charles Peirce e Thorstein Veblen
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Manuel Ramon Souza Luz - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Manuel Ramon Souza Luz.
7.   2022-2024. Reconversão Industrial no Grande ABC: Diagnóstico, Capacitação e Plano de Implementação na Região
Descrição: Este projeto tem o intuito de realizar ações de pesquisa, capacitação e análise do potencial e dos mecanismos requeridos para implementar ações de reconversão industrial na região do Grande ABC, já que a região tem apresenta o desafio de se reposicionar no cenário produtivo e tecnológico para fortalecer sua capacidade de atrair investimentos, gerar empregos, desenvolver tecnologia e inovação e ampliar seus níveis de competitividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Anapatrícia Morales Vilha - Coordenador / Luis Paulo Bresciani - Integrante / Fabio Danilo Ferreira - Integrante / Jaqueline Mangabeira Martins - Integrante / Daniel Fontoura - Integrante / Leonardo Ferreira - Integrante / Pedro Rangel - Integrante / Reinado Diniz dos Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
Membro: Anapatrícia Morales Vilha.

2021

1.   2021-Atual. BRICS E CHINA: uma análise da política internacional contemporânea
Descrição: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul formam o BRICS. Diferentes em inúmeros aspectos, esses países têm mantido reuniões regulares desde 2009 para tratar pautas da agenda internacional. As diferenças não impedem que consensos sejam criados no BRICS, como também não geram quaisquer constrangimentos para iniciativas individuais e paralelas de seus membros. Alguns exemplos são: o Fórum de Diálogo IBAS, a Organização para Cooperação de Xangai (SCO), a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) e a Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI). A China tem destaque nos três últimos sendo promotora da BRI. Ora, a multiplicidade de iniciativas concomitante ao BRICS e, sobretudo, a participação da China nelas, suscita questionamentos acerca da interação entre os cinco membros e as ambições envolvidas. Especialmente o fato de que, apesar da não formalização, o BRICS permanece uma arena política para interação de seus membros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho - Integrante / William Daldegan de Freitas - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho.
2.   2021-2024. Expectativas, compromissadas e orçamento de guerra: uma análise da política monetária brasileira
Descrição: O objetivo desta pesquisa é fazer uma análise da política monetária brasileira. Seu recortetemporal inicia-se com a implementação do Regime de Metas de Inflação em julho de1999. Três serão os objetos específicos pesquisados no bojo da política monetáriabrasileira pós-1999, quais sejam: (1) a relação entre expectativas e a definição da taxabásica de juros brasileira, a Selic, sendo que as expectativas serão apreendidas em umsentido amplo, envolvendo as expectativas sobre a inflação futura, a Selic futura, ocrescimento do PIB, a taxa de câmbio futura e, inclusive, índices de confiança econômica,como do consumidor e do empresário. Neste tema, a pergunta a ser respondida é: comoas expectativas influenciaram a definição da taxa Selic no Brasil pós-1999? O objeto (2)envolverá o principal instrumento de consecução da taxa Selic efetiva no Brasil, asoperações compromissadas. Estas são a forma pela qual as operações de mercado aberto se efetivam, não somente no Brasil, mas também em diversos países, seja sob vigênciado Regime de Metas de Inflação ou não. Contudo, o Brasil possui um volume decompromissadas sobre o PIB (19,3 em junho de 2020 (BCB, 2020c)) bastante dísparem relação aos demais países. Assim, a pergunta a ser respondida é: quais oscondicionantes da dinâmica das compromissadas no Brasil? Os objetos (1) e (2) serãopesquisados com o uso de econometria de séries temporais, notadamente os modelosAutorregressivos de Defasagens Distribuídas (ARDL). O último objeto da pesquisa (3) éa análise da política monetária não-convencional que o Banco Central do Brasil foiautorizado a realizar para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus.A emenda constitucional 106/2020, chamada de Orçamento de Guerra, autorizou o BancoCentral a realizar políticas de balanço voltadas à aquisição de ativos de instituiçõesfinanceiras e a atuar no mercado de dívida pública, em ambos os casos no mercadosecundário. Neste ínterim, a pergunta a ser respondida é: o que é a política monetária nãoconvencional do Banco Central do Brasil e quais seus efeitos? A pesquisa econométricano objeto (3) pode não ser possível, por conta da disponibilidade de dados. No entanto,realizar-se-á um abrangente estudo desta política, que é uma novidade no país, paramostrarem-se quais as ações tomadas pelo Banco Central e quais os efeitos delas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio Henrique Bittes Terra - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Fábio Henrique Bittes Terra.
3.   2021-Atual. Neoliberalismo e Extinção: Diagnósticos e alternativas para uma Economia Substantiva
Descrição: Este grupo de pesquisa tem como objetivo oferecer um outro olhar econômico para compreender os problemas da sociedade contemporânea a partir de uma perspectiva que compreende a Economia como o estudo dos sistemas de provisionamento das sociedades. Esta perspectiva mais alargada do objeto da disciplina econômica nos parece de fundamental para superar os limites da economia mainstream em relação ao neoliberalismo. Assim, a atividade deste grupo de pesquisa tem como objetivo buscar compreender como a governamentalidade neoliberal, manifestação última da sociabilidade capitalista, se estrutura em termos de (i) avanço da predação do espaço natural; (ii) aprofundamento exploração do capital sobre o trabalho; (iii) constituição de subjetividades que justificam e perpetuam a estratificação social contemporânea. O grupo é constituído por professores e estudantes de de diferentes universidades, realizando encontros para discussão, elaboração de trabalhos, artigos e atividades de divulgação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Manuel Ramon Souza Luz - Coordenador / FRACALANZA, P. S. - Integrante / Fernando Krauzer - Integrante / Artur Bento Botarelli - Integrante / Derik Melchior - Integrante / Fabio Otheguy Fernandes - Integrante / Ramon Bilha Azenha - Integrante / João Gabriel Nascimento de Almeida - Integrante.
Membro: Manuel Ramon Souza Luz.

2020

1.   2020-Atual. Adding Grossbard to Grossman: A Model of Demand for Health with Household Production and Marriage Markets
Descrição: Projeto de pesquisa com a professora Shoshana Grossbard da Universidade de San Diego. Abstract: According to the Grossman model the demand for health-related goods or services such as medical care varies with the cost of their substitutes produced in the household. This paper contributes to the literature on the demand for health-related products by simultaneously considering substitution between household-produced items and commercial health-related products and substitution between goods produced at home by oneself and by one?s spouse or partner. New variables that can help explain demand for medical care and other health products are identified, including sex ratios in marriage markets and exogeneous parameters that influence sex ratios such as gender differences in mortality and incarceration. It is argued that laws about marriage or divorce may affect demand for health-related inputs and health outcomes such as good health or good nutrition. We examine how demand for health-related inputs may vary according to many traits of men and women who may marry each other and produce goods on each other?s behalf. New insights are gained regarding the determinants of the price elasticity of demand for health-related goods such as medical services.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lorena Hakak Marçal - Coordenador / Shoshana Grossbard - Integrante.
Membro: Lorena Hakak Marçal.
2.   2020-2022. SERS-Based detection of peptide hormone hepcidin for fast Covid-19 hyperinflammation screening
Descrição: This project aims to overcome these limitations by developing and testing nanostructured substrates for SERS-based determination of hepcidin in saliva enabling it as a point-of-care clinical test.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Anapatrícia Morales Vilha - Integrante / Herculano da Silva Martinho - Coordenador / Nicholas Stone - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Auxílio financeiro.
Membro: Anapatrícia Morales Vilha.
3.   2020-Atual. Termo de Longo Prazo e Análise Preditiva
Descrição: A pesquisa propõe comparar métodos econométricos de previsão baseados adaptações da metodologia ARIMAX utilizados por instituições financeiras com modelos econométricos formais, desenvolvidos a partir do cumprimento da condições estabelecidas pelas Teorias Estatística e Econométrica enfocando a Teoria da Cointegração. A pesquisa baseia-se em modelos de simulação de Monte Carlo como forma de comparar a capacidade preditiva das duas classes de modelos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Guilherme de Oliveira Lima Cagliari Marques - Coordenador / Thiagodo Carmo Nunes - Integrante.
Membro: Guilherme de Oliveira Lima Cagliari Marques.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:39