PPG-economia-politica-mundial

Júlia Glaciela da Silva Oliveira

Possui graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/2006), mestrado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2013) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP/2019), com tese premiada pela Associação Nacional de Professores e Pesquisadores de História das Américas (ANPHLAC). ) Foi diretora executiva da Revista Eletrônica da ANPHLAC (2022-2024) e coordenadora do Grupo de Estudos em História e Gênero (GRUPEG-Hist) da Universidade de São Paulo (2018-2021). Atualmente, é professora adjunta da Licenciatura de História (LH) e da Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (EPM) da Universidade Federal do ABC (UFABC). Coordena o Grupo de Pesquisa de Gênero e América Latina (GAL/UFAB) e tem atuado nos seguintes temas de pesquisa: História da América Latina Contemporânea; Movimentos Feministas e Sociais Latino-americanos, História das Mulheres e das Relações de Gênero. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5802593909624026 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206120 URL da Homepage: https://ccnh.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2024-Atual. Mulheres e gênero na América Latina: uma análise historiográfica de obras autorais e de coletâneas norte-americanas e espanholas (1976-2012)
      Descrição: Este projeto pretende realizar uma análise historiográfica de obras voltadas à história das mulheres e das relações de gênero na América Latina, partindo da hipótese de que houve uma produção significativa neste campo tanto nos Estados Unidos quanto na Espanha, o que é possível de ser constatado pelas importantes publicações acadêmicas que vieram à luz entre o último quartel do século XX e o início do XXI. Esses trabalhos focaram as mulheres e as relações de gênero na América Latina privilegiando um viés espacial abrangente, que englobava parte significativa do continente americano. Historiadoras latino-americanistas dos dois países publicaram pesquisas autorais e organizaram coletâneas que se configuraram como significativos empreendimentos editorais. Dentre os trabalhos publicados nos Estados Unidos, selecionamos aqueles escritos e/ou coordenados por June Hahner, Asunción Lavrín e Susan Socolow. Dentre as espanholas estão Pilar Gonzalbo Aizpuru, Berta Ares, Isabel Morant e Pilar Pérez-Fuentes Hernández. Os objetivos principais do projeto são: compreender a gênese e o desenvolvimento da produção em história das mulheres e das relações de gênero na América Latina desenvolvida nos Estados Unidos e na Espanha, por meio de obras referenciais do campo; estudar as trajetórias das principais historiadoras envolvidas nesses empreendimentos, analisando as motivações para a realização de suas pesquisas; verificar tendências analíticas, tanto em termos das temáticas quanto dos desdobramentos teóricos e analisar as conformações identitárias (geracionais e institucionais) e as redes sociabilidades que vincularam essas personagens e corroboraram para uma produção conjunta. As balizas cronológicas (1976-2012) estão estabelecidas pelas datas de publicação do primeiro e do último volume a serem analisados como fontes. À parte a análise dessas fontes, é também objetivo deste projeto realizar um levantamento de trabalhos em História mulheres e das relações de gênero produzidos na América Latina, incluindo aqueles que ficaram restritos a uma perspectiva nacional. Os países escolhidos são Brasil, México, Argentina, Peru e Colômbia... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Integrante / Romilda Costa Motta - Integrante / Stella Maris Scatena Franco - Coordenador / Marcela Boni Evangelista - Integrante / Eustáquio Ornelas Cota Júnior - Integrante / Suzana Lopes Salgado Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    2. 2023-Atual. Artvismo dos feminismos latino-americanos: caminhos para uma educação interseccional
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa mapear coletivos feministas latino-americanos de artivismo que têm procurando cruzar elementos artísticos e culturais para trazer à tona uma crítica à permanência das assimetrias de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia. A proposta tem por objetivo analisar como esses coletivos têm utilizado diferentes espaços, como ruas, museus e o ciberespaço, para questionar situações que estão naturalizadas no imaginário social. Deste modo, visa compreender se esses engajamentos políticos podem construir caminhos para uma educação interseccional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    3. 2023-Atual. História e memória LGBT no ABC (1960-2020)
      Descrição: O projeto História e Memória LGBT no ABC é uma proposta desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia tendo como objetivo aconstrução de uma história das pessoas LGBT na região de Santo André, São Bernardo do Campo e Caetano do Sul. Para isso, a proposta debruça-sesobre arquivos físicos já existentes, tanto de pessoas LGBT quanto outros espaços, e sobre entrevistas baseadas na metodologia da história oral. Esteprojeto justifica-se pelo silêncio da História e da Memória LGBT no Brasil, especialmente na região do ABC. Já há pesquisas que se dedicam a construçãode acervos e, portanto, de uma história e uma memória LGBT no Brasil, mas são um número ainda pequeno quando pensamos sobre a quantidade dehistórias e sujeitos ainda negligenciados. Isso torna-se ainda mais visível na região do ABC. Destacamos, ainda, que identificamos, especialmente, umainvisibilidade das lesbianidades e de pessoas trans em estudos recentes, nesse sentido temos como pressuposto maior atenção a estas identidades.Fundamentado na pesquisa em arquivos e na história oral, este projeto se propõe a construção de um acervo que irá embasar a realização de umaexposição dentro do prazo de 12 meses estabelecido no projeto. No entanto, a construção de um acervo pressupõe o estímulo a pesquisas futuras. Osresultados da pesquisa serão difundidos em eventos e publicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Integrante / Marcela Boni Evangelista - Integrante / Cintia Lima Crescêncio - - Coordenador / Bruna Mendes - Integrante / Marcos Oliveira Amorim Tolentino - Integrante / POL DEBB MIKI IRYO SILVA - Integrante / JULIANA THOMAZ BATISTA - Integrante.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    4. 2021-2023. Gênero e classe na imprensa feminista argentina: uma análise do periódico La voz de la Mujer (1896-1897)
      Descrição: A pesquisa visa analisar o jornal La Voz de las Mujeres, um impresso feminista anarcocomunista, que circulou em Buenos Aires entre 1896 e 1897. A imprensa, especialmente a alternativa, foi um importante espaço de luta política para as mulheres e uma ferramenta de divulgação das demandas feministas. Portanto, visando contribuir para uma compreensão da história das mulheres na América Latina, essa pesquisa pretende analisar o projeto político feminista expresso pelo jornal, representante de uma das primeiras vertentes do movimento no Cone Sul. Para isso, intentamos compreender o contexto social e político argentino do final do século XIX que resultou na constituição de um jornal editado por operárias e voltado para a defesa dos ideais feministas e do anarcocomunismo. O projeto objetiva, ainda, construir ferramentas de aprendizagem para o ensino comparado dos movimentos sociais e feministas na América Latina no final do século XIX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador / Natan Gonçalves Fraga - Integrante / Brayan Agio de Miranda Andrade - Integrante / Kailaine Kovalski - Integrante / Renata Chicalski - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    5. 2021-2022. Trotula de Ruggiero: ciência e saúde feminina na Alta Idade Média
      Descrição: O projeto visa analisar médicos de Trotula de Ruggiero, médica italiana, que viveu em Salerno, no século XI. A escola de medicina, aceitava a presença feminina entre seus mestres e estudantes, formando um grupo que ficou conhecido como ?As Damas de Salerno?. Entre estas esteve Trotula de Ruggiero, médica e professora, que escreveu dois tratados médicos direcionados à compreensão da saúde feminina, sobretudo às questões relacionadas aos campos da ginecologia, da obstetrícia e da sexualidade. No entanto, por muito tempo, a trajetória de Trotula de Ruggiero foi apagada na história e a autoria dos seus escritos questionada e atribuída a outros médicos de seu tempo.Logo, este projeto visa ofertar um repertório documental para pensar, no campo do Ensino de História, as relações de gênero e ampliar o conhecimento sobre a História das Mulheres no período Europa Medieval, apresentando referências de agenciamentos femininos no mundo do trabalho e da ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador / Angélica Antonechen Colombo - Integrante / Maria Luiza Jaszczerski - Integrante / Thais Fernanda de Andrade - Integrante / Emily Eduarda Barausse - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. 1º e 3º Lugares na Categoria "Pesquisa em Ciências Humanas", XI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiencias)/ Foz do Iguaçu- Paraná.. 2022.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    2. I Prêmio de Melhor Tese em História da América Independente (séculos XX e XXI), Associação Nacional de Professores e Pesquisadores de História das Américas (ANPHLAC).. 2020.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
    3. Menção Honrosa - Prêmio de História Social 2020, Programa de Pós-Graduação em História Social (FFLCH/USP).. 2020.
      Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (19)
    1. ?Fazendo Gênero 13 Contra o fim do mundo: anticolonialismo, antifascismo, justiça climática.Perspectivas históricas dos artvismos feministas latino- americanos. 2024. (Simpósio).
    2. ?Fazendo Gênero 13 Contra o fim do mundo: anticolonialismo, antifascismo, justiça climática.Mesa Redonda 10: Artvismos. 2024. (Simpósio).
    3. II Congresso GEMO - ?Género y movilidades. El Artivismo: senderos políticos de los feminismos latinoamericanos (1990-2000).. 2024. (Congresso).
    4. V Seminário MarIas - O gênero nas Relações Internacionais: As Resistências Constroem Alternativas.Movimentos Sociais e de luta das mulheres no Sul Global. 2024. (Seminário).
    5. XVI Encontro Internacional da ANPHLAC.Artivismo: estratégias e engajamentos dos feminismos latinoamericanos. 2024. (Simpósio).
    6. Imprensas Feministas.Militância ou profissionalização de gênero? Análise comparativa da imprensa feminista no Brasil, Argentina e Chile. 2023. (Encontro).
    7. V Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada.De frente ou de ?espaldas?? Uma análise compara8va das relações dos feminismos do Brasil e da Argen8na com o Estado (1980-1990). 2023. (Outra).
    8. V Workshop Argentino-Brasileño de Historia Comparada.De frente ou de ?espaldas?? Uma análise compara8va das relações dos feminismos do Brasil e da Argen8na com o Estado (1980-1990). 2023. (Outra).
    9. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 - Lugares de Fala, Direitos e Afetos."Entre autonomia e a institucionalização: a imprensa feminista do Brasil e da Argentina (1981-1996)". 2022. (Seminário).
    10. XV Encontro Internacional da Anphlac - Esperança e Resistência na América Latina,."Novos tempos? Negociações e resistências ao neoliberalismo na imprensa feminista da Argentina e do Chile". 2022. (Encontro).
    11. XV Encontro Internacional da Anphlac - Esperança e Resistência na América Latina,.Mesa Redonda "Histórias e memórias de mulheres nas Américas". 2022. (Encontro).
    12. XV Encontro Internacional da Anphlac - Esperança e Resistência na América Latina,.Mesa Redonda "Representação do feminino e do feminismo em perspectiva transnacional". 2022. (Encontro).
    13. "Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021 e suas mudanças - Projetos Integradores e de Vida". 2021. (Outra).
    14. Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos?.Simpósio Temático "Feminismos transnacionais: engajamentos políticos, escrita e arte na América Latina". 2021. (Seminário).
    15. Voz Mulheres: Segunda Edição."Arte, Ancestralidade e Reparação", com Cláudia Lara. 2021. (Outra).
    16. I Congresso de Resistência LGBTQI. De Chanacomchana a Um Outro Olhar : as transformações na imprensa lésbico-feminista brasileira (1981-1997). 2020. (Congresso).
    17. II Semana de Estudos Afro brasileiros e Indígenas (IFPR).?Cotidiano de libertos no Pós-Abolição". 2020. (Outra).
    18. II Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFPRPR).Três gerações de feminismos negros no Brasil. 2020. (Outra).
    19. IV Encontro Nacional do GT Estudos de Gênero - ANPUH - 'Espaços e caminhos dos Feminismos: História, diversidade e resistências.¿Nuevos tiempos? Impactos do neoliberalismo e da onguização na imprensa feminista latino-americana. 2020. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. FRANCO, Stella Maris Scatena ; SILVA, Cleusa G. ; OLIVEIRA, JULIA GLACIELA DA SILVA. Mesa Temática: ?Olhares sobre a história das mulheres na América Latina: atuações políticas, profissionais e artísticas". 2024. Congresso
    2. OLIVEIRA, JULIA GLACIELA DA SILVA; FRANCO, Stella Maris Scatena ; GIORGI, Ana Laura. Simpósio Temático: História das mulheres, gênero e feminismos na América Latina. Reflexões sobre pesquisa, teoria e historiografia. 2024. Outro
    3. OLIVEIRA, Júlia G. Silva; CRUZ, F. L.. II Semana de Estudos Afro brasileiros e Indígenas. 2020. Outro
    4. OLIVEIRA, J. G. S.. XXIII Simpósio Nacional de História - História Guerra e Paz. 2005. (Congresso).. . 0.
    5. OLIVEIRA, J. G. S.. XIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:25:44