PPG-economia-politica-mundial

Tatiana Berringer

Atualmente trabalha na equipe da trilha financeira do G20 no Ministério da Fazenda, responsável pelos diálogos com a sociedade civil. Professora Adjunta (C4) de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC. Professora do Programas de Pós-graduação em Economia Política Mundial (EPM) e do Mestrado em Relações Internacionais (PRI) da UFABC. Doutora e mestre em Ciência Política pela Unicamp, possui graduação em Relações Internacionais pela UNESP - Franca (2007). Participou de uma Missión de Travaille na Université de la Lumiére Lyon II no âmbito do Projeto Capes- Cofecub "O Brasil e a França na mundalização neoliberal" (2014). Foi Visiting Scholar na School of Oriental and African Studies (SOAS) em Londres (2016). É autora do livro "A burguesia brasileira e a política externa nos governos FHC e Lula (Ed. Appris), traduzido (e ampliado) para o inglês pela Brill Publisher e Haymarket Books com o título "Brazilian bourgeoisie and foreign policy". Integrante do grupo "Neoliberalismo e Relações de Classe no Brasil", vinculado ao Centro de Estudos Marxistas (Cemarx). Participa do Projeto Universal CNPQ 2021 - A crise política, a nova direita, o Estado e as classes sociais no Brasil". Coordena o Projeto CAPES/DAAD "Sustainable development agenda for the Greater ABC region and German investments in value chains". Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Política Externa e classes sociais (CNPQ) e do Eixo 5 do FOMERCO - Classes sociais, Estado e integração regional na periferia do sistema capitalista. Integra a Rede de Estudos de Marxismo e Relações Internacionais (RIMA) e o Grupo de Reflexão em Relações Internacionais (GRRI). Fez parte do Conselho Político do Instituto Tricontinental para Pesquisa Social (Brasil). Pesquisa nas áreas de Política Externa Brasileira, Integração sul-americana, Economia Política Internacional Contemporânea. Integra o comitê editorial da Revista Crítica Marxista e da Editora Enunciado. (Texto informado pelo autor)


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2022-Atual. A crise política, a nova direita, Estado e o conflitos de classe no Brasil
      Descrição: O objeto deste projeto de pesquisa é a ascensão da direita política - uma nova direita - ao poder governamental no Brasil a partir de 2016. Mais especificamente, pretendemos, por um lado, averiguar o tipo de crise política que resulta na ascensão da direita à Presidência da República e, por outro lado, caracterizar o Governo Bolsonaro, desdobrando a pesquisa em diversos níveis de análise: o tipo de crise política que deu origem ao Governo Bolsonaro; a força hegemônica na definição das políticas econômica, externa e social; a base social principal do movimento bolsonarista e sua expansão para outros segmentos sociais; as coalisões ministerial, parlamentar e judiciária da nova configuração do poder político. Uma primeira hipótese de pesquisa indica que as forças sociais que tomaram como alvo a destituição do governo Dilma Rousseff foram favoráveis à implementação de uma versão extremada de neoliberalismo, versão essa - e aqui reside a singularidade de nossa hipótese - que corresponde aos interesses da fração de classe dominante associada, de maneira subordinada e passiva, ao capital internacional. Uma segunda hipótese refere-se à caracterização do movimento social bolsonarista - que tem base principalmente em setores das classes médias - e do governo atual como neofascista, em razão, especialmente mas não apenas, de suas proposições de crítica autoritária à democracia, que se apresenta dissimuladamente como uma crítica à "velha política", e da busca por eliminar da competição política as forças de esquerda. Nossa hipótese fala em base principal desse movimento, porque não desconsidera o apoio ativo que ele recebe dos proprietários de terra e nem o apoio, este último passivo, que tal movimento obteve junto a segmentos populares. Por fim, a estes elementos - a ofensiva restauradora do campo neoliberal extremado, a constituição de um movimento reacionário de classe média - somaram-se outros que criaram uma crise política de tipo particular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (14) . Integrantes: Tatiana Berringer - Integrante / Armando Boito Jr - Coordenador / Angelita Matos de Souza - Integrante / caio bugiato - Integrante / Danilo Martuscelli - Integrante / Pedro Paulo Z. Bastos - Integrante / Francisco Farias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Tatiana Berringer.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (6)
        1. Berringer, T.. IV Simpósio Internacional Luta Sociais na América Latina. 2021. (Congresso).. . 0.
        2. Berringer, T.. III Semana de Relações Internacionais UNIFESP-UFABC. 2017. (Congresso).. . 0.
        3. Berringer, T.. I Semana de Relações Internacionais Unifesp-UFABC. 2015. (Congresso).. . 0.
        4. Berringer, T.. VII Colóquio Marx e Engels. 2012. (Congresso).. . 0.
        5. Berringer, T.. Cultura e Política na América Latina. 2007. (Congresso).. . 0.
        6. Berringer, T.. I Seminário Cooperação Internacional e Governos Locais. 2004. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (3)
        • Tatiana Berringer ⇔ Cristina Fróes de Borja Reis (1.0)
          1. REIS, Cristina. (Org.) ; Berringer, T. (Org.). South-North Dialogues on Democracy, Development and Sustainability. 01 ed. New York: Routledge, 2023. v. 01, p. 178.

        • Tatiana Berringer ⇔ Gilberto Maringoni de Oliveira (1.0)
          1. SCHUTTE, Giorgio Romano (Org.) ; Berringer, tatiana (Org.) ; MARINGONI, Gilberto (Org.). As bases da política externa bolsonarista : relações internacionais em um mundo em transformação. 1 ed. Santo Andre: Edufbc, 2021. v. 1, p. 262.

        • Tatiana Berringer ⇔ Ramatis Jacino (1.0)
          1. REIS, Cristina. (Org.) ; Berringer, T. (Org.). South-North Dialogues on Democracy, Development and Sustainability. 01 ed. New York: Routledge, 2023. v. 01, p. 178.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:25:44