PPG-economia-politica-mundial

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 36

2024

1.   2024-Atual. A geopolítica da transição e a resiliência das energias fosseis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giorgio Romano Schutte - Coordenador. Financiador(es): CNPq - Bolsa.
Membro: Giorgio Romano Schutte.
2.   2024-Atual. Mulheres e gênero na América Latina: uma análise historiográfica de obras autorais e de coletâneas norte-americanas e espanholas (1976-2012)
Descrição: Este projeto pretende realizar uma análise historiográfica de obras voltadas à história das mulheres e das relações de gênero na América Latina, partindo da hipótese de que houve uma produção significativa neste campo tanto nos Estados Unidos quanto na Espanha, o que é possível de ser constatado pelas importantes publicações acadêmicas que vieram à luz entre o último quartel do século XX e o início do XXI. Esses trabalhos focaram as mulheres e as relações de gênero na América Latina privilegiando um viés espacial abrangente, que englobava parte significativa do continente americano. Historiadoras latino-americanistas dos dois países publicaram pesquisas autorais e organizaram coletâneas que se configuraram como significativos empreendimentos editorais. Dentre os trabalhos publicados nos Estados Unidos, selecionamos aqueles escritos e/ou coordenados por June Hahner, Asunción Lavrín e Susan Socolow. Dentre as espanholas estão Pilar Gonzalbo Aizpuru, Berta Ares, Isabel Morant e Pilar Pérez-Fuentes Hernández. Os objetivos principais do projeto são: compreender a gênese e o desenvolvimento da produção em história das mulheres e das relações de gênero na América Latina desenvolvida nos Estados Unidos e na Espanha, por meio de obras referenciais do campo; estudar as trajetórias das principais historiadoras envolvidas nesses empreendimentos, analisando as motivações para a realização de suas pesquisas; verificar tendências analíticas, tanto em termos das temáticas quanto dos desdobramentos teóricos e analisar as conformações identitárias (geracionais e institucionais) e as redes sociabilidades que vincularam essas personagens e corroboraram para uma produção conjunta. As balizas cronológicas (1976-2012) estão estabelecidas pelas datas de publicação do primeiro e do último volume a serem analisados como fontes. À parte a análise dessas fontes, é também objetivo deste projeto realizar um levantamento de trabalhos em História mulheres e das relações de gênero produzidos na América Latina, incluindo aqueles que ficaram restritos a uma perspectiva nacional. Os países escolhidos são Brasil, México, Argentina, Peru e Colômbia... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Integrante / Romilda Costa Motta - Integrante / Stella Maris Scatena Franco - Coordenador / Marcela Boni Evangelista - Integrante / Eustáquio Ornelas Cota Júnior - Integrante / Suzana Lopes Salgado Ribeiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

2023

1.   2023-Atual. Artvismo dos feminismos latino-americanos: caminhos para uma educação interseccional
Descrição: O presente projeto de pesquisa visa mapear coletivos feministas latino-americanos de artivismo que têm procurando cruzar elementos artísticos e culturais para trazer à tona uma crítica à permanência das assimetrias de gênero, sexualidade, raça, classe e etnia. A proposta tem por objetivo analisar como esses coletivos têm utilizado diferentes espaços, como ruas, museus e o ciberespaço, para questionar situações que estão naturalizadas no imaginário social. Deste modo, visa compreender se esses engajamentos políticos podem construir caminhos para uma educação interseccional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador.
Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
2.   2023-Atual. Determinantes da politização feminina: uma análise da trajetória social, política e escolar das deputadas federais eleitas em 2022
Descrição: O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Regimeire Oliveira Maciel - Integrante / MARIA CARAMEZ CARLOTTO - Coordenador / Carolina Gabas Stuchi - Integrante / François Fecteau - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Regimeire Oliveira Maciel.
Descrição: O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria Caramez Carlotto - Coordenador / François Fecteau - Integrante / Carolina Gabas Stuchi - Integrante / Regimeire Maciel - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria Caramez Carlotto.
3.   2023-Atual. Dinâmicas Urbanas, Transformações Econômicas e Migração na Macrometrópole Paulista
Descrição: Chamada CNPq / MCTI N 10 /2023 - Faixa B (Grupos Consolidados), Comitê: Arquitetura,Demografia, Geografia e Planejamento Urbano e Regional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Suzana Pasternak - Integrante / Lucia Bógus - Integrante / Luis Felipe Ayres Magalhães - Coordenador / Kazuo Nakano - Integrante / Roberta Peres - Integrante / Thais Tartalha - Integrante.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
4.   2023-Atual. História e memória LGBT no ABC (1960-2020)
Descrição: O projeto História e Memória LGBT no ABC é uma proposta desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia tendo como objetivo aconstrução de uma história das pessoas LGBT na região de Santo André, São Bernardo do Campo e Caetano do Sul. Para isso, a proposta debruça-sesobre arquivos físicos já existentes, tanto de pessoas LGBT quanto outros espaços, e sobre entrevistas baseadas na metodologia da história oral. Esteprojeto justifica-se pelo silêncio da História e da Memória LGBT no Brasil, especialmente na região do ABC. Já há pesquisas que se dedicam a construçãode acervos e, portanto, de uma história e uma memória LGBT no Brasil, mas são um número ainda pequeno quando pensamos sobre a quantidade dehistórias e sujeitos ainda negligenciados. Isso torna-se ainda mais visível na região do ABC. Destacamos, ainda, que identificamos, especialmente, umainvisibilidade das lesbianidades e de pessoas trans em estudos recentes, nesse sentido temos como pressuposto maior atenção a estas identidades.Fundamentado na pesquisa em arquivos e na história oral, este projeto se propõe a construção de um acervo que irá embasar a realização de umaexposição dentro do prazo de 12 meses estabelecido no projeto. No entanto, a construção de um acervo pressupõe o estímulo a pesquisas futuras. Osresultados da pesquisa serão difundidos em eventos e publicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Integrante / Marcela Boni Evangelista - Integrante / Cintia Lima Crescêncio - - Coordenador / Bruna Mendes - Integrante / Marcos Oliveira Amorim Tolentino - Integrante / POL DEBB MIKI IRYO SILVA - Integrante / JULIANA THOMAZ BATISTA - Integrante.
Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
5.   2023-Atual. Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina
Descrição: Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina é um projeto de estudo e debate público sobre a as perspectivas e atuações da direita radical latino-americana e suas conexões transnacionais no âmbito do Sistema Multilateral Contemporâneo. Visamos a compreensão e discussão dos impactos destas atuações sobre direitos políticos e cívicos, sobre a criação e reprodução de mecanismos de inclusão social, sobre formas de participação política e sobre as instituições democráticas de uma forma geral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maringoni de Oliveira - Coordenador / Monica Herz - Integrante / Giancarlo Summa - Integrante.
Membro: Gilberto Maringoni de Oliveira.
6.   2023-Atual. Núcleo de Desenvolvimento e Sustentabilidade
Descrição: Este grupo visa nuclear pesquisas e orientações de graduação e pós-graduação na UFABC em torno de temas relativos ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental, tomados em seu sentido amplo e interdisciplinar. O grupo seria chamado de Núcleo de Desenvolvimento e Sustentabilidade (NDS), e composto por docentes e discentes da UFABC.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Lopes Ribeiro - Coordenador / Vitor Eduardo Schincariol - Integrante.
Membro: Valéria Lopes Ribeiro.
7.   2023-Atual. Resistenia e trabalho dos escravizados no Rio de Janeiro (1850-1888)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Coordenador / Milena Yumi Nakaione - Integrante / Richard de Almeida Granado - Integrante / Bruna Fernandes - Integrante / mikael servilha - Integrante.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
8.   2023-Atual. Sustainable development agenda for the Greater ABC region and German investments in value chains
Descrição: Aims to identify opportunities to improve the value chains of the Greater ABC region based on the analysis of German industrial investments and policies. Its final contribution will be the proposal of an inclusive and sustainable development agenda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Paulo Guedes Pinto - Coordenador / Cristina Fróes de Borja Reis - Integrante / Fernanda Graziella Cardoso - Integrante / Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Knut Blind - Integrante / Simone Wurster - Integrante / Soren Salomo - Integrante / Nátaly Santiago Guilmo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
Membro: José Paulo Guedes Pinto.
Descrição: Aims to identify opportunities to improve the value chains of the Greater ABC region based on the analysis of German industrial investments and policies. Its final contribution will be the proposal of an inclusive and sustainable development agenda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Jose paulo guedes Pinto - Integrante / Vitor Eduardo Schincariol - Integrante / Tatiana Berringer - Coordenador / Cristina Froes de Borja Reis - Integrante / Fernanda Graziella Cardoso - Integrante / BLIND, KNUT - Integrante / Simone Wurster - Integrante / Soren Salomo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Cooperação.
Membro: Gabriel Almeida Antunes Rossini.

2022

1.   2022-Atual. A crise política, a nova direita, Estado e o conflitos de classe no Brasil
Descrição: O objeto deste projeto de pesquisa é a ascensão da direita política - uma nova direita - ao poder governamental no Brasil a partir de 2016. Mais especificamente, pretendemos, por um lado, averiguar o tipo de crise política que resulta na ascensão da direita à Presidência da República e, por outro lado, caracterizar o Governo Bolsonaro, desdobrando a pesquisa em diversos níveis de análise: o tipo de crise política que deu origem ao Governo Bolsonaro; a força hegemônica na definição das políticas econômica, externa e social; a base social principal do movimento bolsonarista e sua expansão para outros segmentos sociais; as coalisões ministerial, parlamentar e judiciária da nova configuração do poder político. Uma primeira hipótese de pesquisa indica que as forças sociais que tomaram como alvo a destituição do governo Dilma Rousseff foram favoráveis à implementação de uma versão extremada de neoliberalismo, versão essa - e aqui reside a singularidade de nossa hipótese - que corresponde aos interesses da fração de classe dominante associada, de maneira subordinada e passiva, ao capital internacional. Uma segunda hipótese refere-se à caracterização do movimento social bolsonarista - que tem base principalmente em setores das classes médias - e do governo atual como neofascista, em razão, especialmente mas não apenas, de suas proposições de crítica autoritária à democracia, que se apresenta dissimuladamente como uma crítica à "velha política", e da busca por eliminar da competição política as forças de esquerda. Nossa hipótese fala em base principal desse movimento, porque não desconsidera o apoio ativo que ele recebe dos proprietários de terra e nem o apoio, este último passivo, que tal movimento obteve junto a segmentos populares. Por fim, a estes elementos - a ofensiva restauradora do campo neoliberal extremado, a constituição de um movimento reacionário de classe média - somaram-se outros que criaram uma crise política de tipo particular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (14) . Integrantes: Tatiana Berringer - Integrante / Armando Boito Jr - Coordenador / Angelita Matos de Souza - Integrante / caio bugiato - Integrante / Danilo Martuscelli - Integrante / Pedro Paulo Z. Bastos - Integrante / Francisco Farias - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Tatiana Berringer.
2.   2022-2023. Analysis of the Potentials of a Sustainable Economic Transformation in Brazil
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Fróes de Borja Reis - Coordenador / Rafael Romao - Integrante. Financiador(es): GFA Consulting Group - Remuneração.
Membro: Cristina Fróes de Borja Reis.
3.   2022-Atual. CALEIDOSCÓPIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: AVALIAÇÕES, EXPERIÊNCIAS EALCANCES DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impacte a compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Regimeire Oliveira Maciel - Coordenador / Paulo Sérgio da Costa Neves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Regimeire Oliveira Maciel.
4.   2022-Atual. Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Trajetórias Sociais
Descrição: Desenvolvimento de estudos e pesquisas, em nível de graduação e pós-graduação, sobre Trabalho e Educação, considerando os diferentes aspectos que envolvem essas temáticas, suas expressões na vida cotidiana, e em diálogo com as dimensões de classe, raça, etnia, gênero, território, entre outras pertinentes ao campo das Ciências Humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lucieneida Dováo Praun - Coordenador / Ana Letícia de Fiori - Integrante / Amanda Silva Alves - Integrante / Manoel Messias Feitosa Soares - Integrante / Jardel Silva França - Integrante / Aline Paiva - Integrante / Beatriz Thayná Souza Brito - Integrante / Leonardo Araújo Cunha - Integrante. Número de produções C, T & A: 10
Membro: Lucieneida Dováo Praun.
5.   2022-Atual. Memória coletiva e saberes produtivos da agroecologia: história e epistemologia de três movimentos sociais camponeses em Cuba, Chile e Brasil (1990-2020)
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a realização de um estudo da história, da memória coletiva e dos saberes produtivos agroecológicos de três movimentos sociais camponeses em Cuba, no Chile e no Brasil, entre 1990 e 2020. Os movimentos investigados são a Associação Nacional de Agricultores Pequenos (ANAP) em Cuba, a Associação Nacional de Mulheres Rurais e Indígenas (ANAMURI) no Chile e o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. Tais movimentos serão estudados a partir de três eixos: (a) a história de formação de suas agendas políticas para a transição agroecológica; (b) os mecanismos de memória/criação/recriação de conhecimentos técnico-produtivos dentro dessa agenda; e (3) as epistemologias populares alternativas que fundamentam sua resistência ao modelo tecno-intensivo dominante na América Latina (o que inclui suas compreensões sobre a relação sociedade/natureza, seu campo de experiências no presente e seus horizontes de expectativas sobre o futuro).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Joana Salem Vasconcelos - Coordenador.
Membro: Joana Salem Vasconcelos.
6.   2022-2022. Neocolonialismo Tardio: Assuntos Atuais em Economia Política
Descrição: Grupo de estudos internacional dedicado à análise da atual fase do neocolonialismo. Atenção especial é dada aos mecanismos sistêmicos de apropriação e transferência de excedentes e as crescentes contradições e desafios políticos. A reflexão coletiva é fundamentada no método do materialismo histórico. São discutidos e avaliados também os debates em curso na Rede Agrarian South (Sul Agrário) e da sua revista Agrarian South: Journal of Political Economy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Issa Shivji - Integrante / Marcelo Rosa - Integrante / Dzodzi Tsikata - Integrante / Praveen Jha - Integrante / Thiago Lima - Integrante / Walter Chambati - Integrante / Lyn Ossome - Integrante / Gabriela Mendes Chaves - Integrante / Júlio Cambanco - Integrante / Archana Prasad - Integrante / Gertrude Dzifa Torvikey - Integrante / Freedom Mazwi - Integrante / Sandeep Chachra - Integrante / Max Ajl - Integrante / Twinkle Siwach - Integrante / Damian Lobos - Integrante / Angsuman Sarma - Integrante / Kai Heron - Integrante / Abeer Abazeed - Integrante / Lucas Koerner - Integrante / Kenia Antonio Cardoso - Integrante / Rafael Soriano de Brito Lira - Integrante / Luccas Bernacchio Gissoni - Integrante / Akshay Deshmukh - Integrante / Arturo Ezquerro-Cañete - Integrante / Chris Martinez - Integrante / Cuthbert Mukora - Integrante / Ebenezer Ewusie-Mensah - Integrante / Elizabeth George Matiko - Integrante / Eric Narh Tei-Kumadoe - Integrante / Fernanda Folster de Paula - Integrante / Francis Mukora - Integrante / Garcia Neves Quitari - Integrante / Giulia Magnano - Integrante / Gouri Hari - Integrante / Gyekye Tanoh - Integrante / Hibist Kassa - Integrante / Hongyu Yang - Integrante / Jemima Pierre - Integrante / Joana Salém - Integrante / Justina Namukomba - Integrante / Karim Eid-Sabbagh - Integrante / Kishor Podh - Integrante / Kranthi Nanduri - Integrante / Manuela Souza Siqueira Cordeiro - Integrante / Mariana Reinach - Integrante / Mariano Féliz - Integrante / Matheus Moreira - Integrante / Marioun Ouma - Integrante / Nicholas Odoyo - Integrante / Precious Moyo - Integrante / Rajinder Singh - Integrante / Rakhee Kewada - Integrante / Simran Sharma - Integrante / Siviwe Mdoda - Integrante / Sneha Najeeb - Integrante / Somashree Das - Integrante / Stha Yeni - Integrante / Thomas Patriota - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
Membro: Paris Yeros.
7.   2022-Atual. Origens e destinos: uma avaliação da política de cotas universitárias e seus efeitos no mercado de trabalho
Descrição: Lei 12.711/12 visa enfrentar os problemas de discriminação e desigualdades raciais e seus prejuízos para o país. Embora no momento de sua criação, o debate público se desse em torno das desvantagens acumuladas pela parcela negra da população nas diversas esferas sociais, a Lei instituiu ação afirmativa para acesso ao ensino superior considerando não o critério étnico-racial, mas o de classe. Estaria ela apta para promover as mudanças para as quais foi criada? Avaliar a política de cotas universitárias por ela instituída mostra-se importante por múltiplas razões, dentre as quais se destacam: (1) diversos estudos nas ciências sociais revelam que há problemas na implementação dessa política e sugerem que as metas previstas na Lei estão longe de serem alcançadas, sobretudo em cursos de maior relevância social; (2) a rica produção acadêmica sobre a política contempla os seguintes temas: o argumento moral, o desempenho dos estudantes e a trajetória dos egressos; e, embora exista no país uma tradição na avaliação do sistema de ensino superior, não há estudos que se dediquem a um exame sistematizado dessa política pública. Para suprir essa lacuna, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: a política de cotas universitárias introduzida pela Lei 12.711/2012 tem-se mostrado um instrumento adequado para a promoção da igualdade racial? Será realizada uma pesquisa de avaliação multidimensional da política de cotas, seguindo o modelo oferecido por Draibe (2001). De um lado, serão examinados o desenho e o processo de implementação da política em diferentes universidades, e, de outro, seus resultados, impactos e efeitos, permitindo verificar se a política alcançou suas metas e se provocou mudanças não esperadas pelo legislador. Para alcançar seus objetivos, o estudo adota uma abordagem metodológica mista, com a pesquisa qualitativa e quantitativa, e a utilização de técnicas diversas, como a pesquisa documental, entrevistas e análise multivariada de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regimeire Oliveira Maciel - Integrante / Flávia Mateus Rios - Coordenador / edilza correia sotero - Integrante / Eliane Barbosa da Conceição - Integrante / Josiane Silva de Oliveira - Integrante / Roseli da Fonseca Rocha - Integrante / Lucia Maria Barbosa Lira - Integrante / /mariza Fernandes dos Santos - Integrante / Romenia Virginia Pimentel Borba - Integrante / Renilda Aparecida Costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Regimeire Oliveira Maciel.
8.   2022-Atual. Plataformas de Trabalho e Atividade Remunerada em Ambiente Domiciliar: flexibilização, heterogeneidade, fragmentação e dispersão do trabalho no contexto da precarização estrutural
Descrição: A pesquisa tem como objeto a atividade remunerada em ambiente domiciliar desenvolvida com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação / plataformas de trabalho, com vínculo formalizado e/ou não-formalizado. Objetiva conhecer a concretude desses processos de forma a avançar na reflexão sobre as interconexões entre o amplo leque de atividades plataformizadas e a dinâmica geral do capitalismo em sua atual fase.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lucieneida Dováo Praun - Coordenador.
Membro: Lucieneida Dováo Praun.
9.   2022-Atual. Sustainable development agenda for the Greater ABC region and German investments in value chains
Descrição: Aims to identify opportunities to improve the value chains of the Greater ABC region based on the analysis of German industrial investments and policies. Its final contribution will be the proposal of an inclusive and sustainable development agenda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . Integrantes: Cristina Fróes de Borja Reis - Integrante / Fernanda Graziella Cardoso - Integrante / vitor eduardo schincariol - Integrante / José Paulo Guedes Pinto - Integrante / tatiana berringer - Coordenador / Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / BLIND, KNUT - Integrante / Simone Wurster - Integrante / Soren Salomo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro.
Membro: Cristina Fróes de Borja Reis.

2021

1.   2021-Atual. Economia Política das fomes contemporâneas
Descrição: A Fome é, historicamente, causa de sofrimento humano e de danos econômicos duradouros, maisaté do que Guerras. Contudo, o tema não é devidamente explorado pelo campo de RelaçõesInternacionais no Brasil. A Fome é fenômeno multidimensional, com causas em diversos níveis deanálise, e um deles é o internacional. Para suprir essa lacuna, que é ampla na comunidade deRI, pretende-se abordar as efêmeras conquistas alimentares e a volta da Fome na América Latinano século XXI. De modo geral, perguntamos: quais elementos da ordem econômica internacionalpermitem entender a oscilação da Fome na América Latina e, particularmente, a ampliação daFome no contexto da pandemia da COVID-19? Por ser uma região com enorme capacidade de produçãode alimentos, como entender o aumento concomitante da Fome e das exportações de alimentos?Compreender essas relações é fundamental para que a região ou seus países consigam ter êxitoduradouro na superação deste flagelo. Para tanto, este projeto será desenvolvido em trêspartes: 1) Perspectivas Teóricas sobre Fomes Contemporâneas. Os pesquisadores doutores desteprojeto se engajarão na revisão de teorias relevantes, buscando extrair proposições que seaplicam ao quadro específico da América Latina. 2) Estudos de Caso. Conduzidos porpesquisadores doutores, e idealmente em parceria com orientandos de mestrado e doutorado estas pesquisas específicas 3) Síntese e conclusões.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Andrea Santos Baca - Integrante / Thiago Lima - Coordenador.
Membro: Andrea Santos Baca.
2.   2021-2021. Formações Sociais, Passado e Presente
Descrição: Grupo de estudos internacional dedicado à análise de formações sociais de perspectiva histórica e comparada. Atenção especial é dada às contradições relativas às relações centro-periferia, de classe, raça, casta, gênero e à ecologia. O método do materialismo histórico fundamenta a reflexão coletiva. Os debates atuais dentro da Rede Sul Agrária também são discutidos e avaliados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Sammer Dahir Siman Magalhães - Integrante / Júlio Cambanco - Integrante / Weber Lopes Góes - Integrante / Gertrude Dzifa Torvikey - Integrante / Sabatho Nyamsenda - Integrante / Manish Kumar - Integrante / Gurpreet Singh - Integrante / Freedom Mazwi - Integrante / Bernard Baha - Integrante / Twinkle Siwach - Integrante / Preksha Mishra - Integrante / Adwoa Yeboah Gyapong - Integrante / Damian Lobos - Integrante / Petronella Munemo - Integrante / Deivison Mendes Faustino - Integrante / Kenia Antonio Cardoso - Integrante / Rubilson Velho Delcano - Integrante / Rafael Soriano de Brito Lira - Integrante / Eric Narh Tei-Kumadoe - Integrante / Hibist Kassa - Integrante / Joana Salém - Integrante / Karim Eid-Sabbagh - Integrante / Angeline Annesteus - Integrante / Ashish Kajla - Integrante / Charity Rusere - Integrante / Elisa Greco - Integrante / Faustina Obeng Adomaa - Integrante / Gustavo Rodrigues Lemos - Integrante / Kavita Kabeer - Integrante / Keisha Williams - Integrante / Leiyo Singo - Integrante / Mazibuko Jara - Integrante / Namrata Daniel - Integrante / Noaman G. Ali - Integrante / Santosh Varma - Integrante / Soundarya Iyer - Integrante / Srishti Yadav - Integrante / Steven Mberi - Integrante / Sudeep Shrestha - Integrante / Tina Mfanga - Integrante / Umesh Yadav - Integrante. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
Membro: Paris Yeros.
3.   2021-2023. Gênero e classe na imprensa feminista argentina: uma análise do periódico La voz de la Mujer (1896-1897)
Descrição: A pesquisa visa analisar o jornal La Voz de las Mujeres, um impresso feminista anarcocomunista, que circulou em Buenos Aires entre 1896 e 1897. A imprensa, especialmente a alternativa, foi um importante espaço de luta política para as mulheres e uma ferramenta de divulgação das demandas feministas. Portanto, visando contribuir para uma compreensão da história das mulheres na América Latina, essa pesquisa pretende analisar o projeto político feminista expresso pelo jornal, representante de uma das primeiras vertentes do movimento no Cone Sul. Para isso, intentamos compreender o contexto social e político argentino do final do século XIX que resultou na constituição de um jornal editado por operárias e voltado para a defesa dos ideais feministas e do anarcocomunismo. O projeto objetiva, ainda, construir ferramentas de aprendizagem para o ensino comparado dos movimentos sociais e feministas na América Latina no final do século XIX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador / Natan Gonçalves Fraga - Integrante / Brayan Agio de Miranda Andrade - Integrante / Kailaine Kovalski - Integrante / Renata Chicalski - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
4.   2021-Atual. Outro Brasil que surge: mudanças no sistema global e possibilidades de reposicionamento dinâmico na terceira década do século XXI
Descrição: Compreensão da problemática atual do desenvolvimento brasileiro frente às novas fronteiras de futuro abertas neste início do século XXI como na análise das possibilidades de enfrentamento do subdesenvolvimento e da dependência ao sistema global permeado por constrangimentos à democracia, crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcio Pochmann - Coordenador.
Membro: Marcio Pochmann.
5.   2021-2022. Plano ABDE 2030
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristina Fróes de Borja Reis - Integrante / Karin Costa Vazquez - Coordenador / Luma Ramos - Integrante / João Prates Romero - Integrante / Fernanda Cimini Salles - Integrante / Marcio Alvarenga Junior - Integrante. Financiador(es): Associacao Brasileira de DEsenvolvimento Economico - Remuneração. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Cristina Fróes de Borja Reis.
6.   2021-2023. RESPONSABILIDADE DE EMPRESAS POR VIOLAÇÕES A DIREITOS DURANTE A DITADURA: O CASO PETROBRAS
Descrição: Pesquisa vinculada ao Projeto A responsabilidade de empresas por violações a direitos durante a ditadura, do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que tem como objeto a empresa Petrobras e sua atuação no referido contexto. Pretende-se, como objetivo principal, investigar as violações de direitos, em suas múltiplas formas, praticadas pela Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras) durante o período do regime ditatorial (1964-1985) no Brasil. Do ponto de vista do metodológico, trata-se de um estudo de caso, desenvolvido em base à pesquisa que tipo documental, com uso de fontes primárias, disponíveis em acervos públicos e pessoais, que também fará uso de metodologias da história oral, a partir de depoimentos e testemunhos de trabalhadores e trabalhadoras da categoria petroleira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lucieneida Dováo Praun - Coordenador / Claudia de Lima Costa - Integrante / Marcos de Almeida Matos - Integrante / Alex de Souza Ivo - Integrante / Carlos Eduardo Soares de Freitas - Integrante / Vitor Góis - Integrante / Márcia Costa Misi - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 12
Membro: Lucieneida Dováo Praun.
7.   2021-Atual. Scici - Science in Circulation
Descrição: O Grupo de Estudo e Pesquisa ?SciCi - Science in Circulation? iniciou suas atividades em janeiro de 2021 e está inserido no Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp. Assim como os diversos grupos de pesquisa dos Institutos de Estudos Avançados alocados nas mais renomadas universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras, o SciCi objetiva a articulação entre diversas áreas de pesquisa, sendo o seu enfoque estudos que adotam a perspectiva da sociologia histórica das ciências ou da história social das ciências. As pesquisas do grupo focalizam as grandes áreas do conhecimento científico - ciências humanas, ciências exatas e ciências naturais - a fim de identificar os condicionantes sociais e intelectuais da produção, da circulação e da difusão científica. Para isso, a produção científica é considerada a partir dos campos de produção e de difusão, o que implica o estudo de instituições que desenvolvem, divulgam, aplicam ou financiam atividades de pesquisa, bem como a consideração de trajetórias dos agentes sociais envolvidos nesses processos. Cabe destacar ainda que o SciCi é composto por pesquisadores e colaboradores nacionais e estrangeiros, a fim de estabelecer um diálogo que avance por meio de estudos comparados entre campos científicos nacionais distintos, um desafio que permitirá equacionar o papel das respectivas culturas acadêmicas no âmbito do próprio projeto coletivo. O grupo está organizado em duas linhas de pesquisa. A Linha 1 investiga os espaços de produção, circulação e difusão científica nacionais e internacionais ? universidades, laboratórios, revistas, associações científicas etc. - a partir das lutas simbólicas envolvendo a imposição legítima de categorias, práticas científicas, especialidades, bem como as transformações da produção científica associadas à circulação de pessoas, recursos e textos. A Linha 2 investiga as memórias dos produtores científicos e das populações atingidas pelas suas ações no campo da saúde, especialmente considerando as ações em hospitais, historicamente determinadas pelas escolhas políticas de governos e pelos resultados das pesquisas científicas. Ambas as linhas buscam mapear as trajetórias de agentes sociais e suas estratégias por reconhecimento científico, entre pares e na sociedade mais ampla, bem como as modalidades de circulação, difusão e recepção de conhecimento científico no espaço transnacional, que envolvem condicionantes de ordem local, nacional, regional ou transnacional. 1. Expor e debater as pesquisas em andamento dos membros do grupo através de seminários e outras atividades internas, bem como organizar publicações coletivas a partir dos resultados desses encontros. 2. Organizar mesas redondas e atividades afins voltadas ao público acadêmico sobre questões relevantes da produção, circulação e difusão da ciência no mundo contemporâneo, reunindo pesquisadores em torno de temas transversais às suas respectivas pesquisas. 3. Divulgar para o público mais amplo material informativo relativo a práticas, instituições e agentes do campo científico, de modo a aproximar os diversos grupos sociais das formas e critérios de legitimidade da produção acadêmica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Caramez Carlotto - Integrante / Elisa Klüger - Integrante / MARCIA CONSOLIM - Coordenador / Miguel Palmeira - Integrante / Adriano Codato - Integrante / Helena Sampaio - Integrante / Ana Maria Almeida - Integrante / João Marcelo Ehlert Maia - Integrante / Breno Bringel - Integrante / Rogerio Monteiro Siqueira - Integrante.
Membro: Maria Caramez Carlotto.
8.   2021-Atual. Tecnologia e desenvolvimento nas relações internacionais
Descrição: O projeto investiga o papel da tecnologia no desenvolvimento das nações e seu impacto sobre as relações internacionais, com especial atenção ao papel da tecnologia nas conformação das relações centro-periferia. Metodologicamente, o projeto adota uma abordagem comparativa por meio da qual se investiga sincrônica (isto é, casos coetâneos) e diacronicamente (ou seja, casos situados em diferentes momentos históricos), por estudos de casos comparados, o papel da tecnologia em momentos chave das trajetórias de desenvolvimento de nações selecionadas. Em termos temporais, o projeto aborda casos dos séculos XIX ao XXI. Do ponto de vista da seleção dos períodos e casos investigados, o projeto investiga duas das mais importantes conjunturas críticas nas trajetórias de desenvolvimento nacional: os processos de catching-up tecnológico nacional e as corridas tecnológicas contrapondo duas ou mais nações que disputam a liderança da fronteira tecnológica. São examinados casos tanto de países centrais (corridas tecnológicas) como de países periféricos (processos de catching-up).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Demétrio Gaspari Cirne de Toledo - Coordenador.
Membro: Demétrio Gaspari Cirne de Toledo.
9.   2021-2022. Trotula de Ruggiero: ciência e saúde feminina na Alta Idade Média
Descrição: O projeto visa analisar médicos de Trotula de Ruggiero, médica italiana, que viveu em Salerno, no século XI. A escola de medicina, aceitava a presença feminina entre seus mestres e estudantes, formando um grupo que ficou conhecido como ?As Damas de Salerno?. Entre estas esteve Trotula de Ruggiero, médica e professora, que escreveu dois tratados médicos direcionados à compreensão da saúde feminina, sobretudo às questões relacionadas aos campos da ginecologia, da obstetrícia e da sexualidade. No entanto, por muito tempo, a trajetória de Trotula de Ruggiero foi apagada na história e a autoria dos seus escritos questionada e atribuída a outros médicos de seu tempo.Logo, este projeto visa ofertar um repertório documental para pensar, no campo do Ensino de História, as relações de gênero e ampliar o conhecimento sobre a História das Mulheres no período Europa Medieval, apresentando referências de agenciamentos femininos no mundo do trabalho e da ciência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Júlia Glaciela da Silva Oliveira - Coordenador / Angélica Antonechen Colombo - Integrante / Maria Luiza Jaszczerski - Integrante / Thais Fernanda de Andrade - Integrante / Emily Eduarda Barausse - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
Membro: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

2020

1.   2020-Atual. Ação Interdisciplinar Covid-19
Descrição: Grupo de pesquisadores, de várias disciplinas, dedicados a estudar a evolução da Covid-19 no cenário da desigualdade extrema do Brasil. Criamos um modelo de simulação para o avanço das infecções de acordo com a densidade demográfica e o desenvolvimento humano de cada área. Buscamos angariar e elaborar medidas de combate à pandemia, tendo em vista a disparidade de condições sociais e econômicas no país. O projeto é liderado por José Paulo Guedes Pinto e Patricia Camargo Magalhães. Redes Sociais Instagram - https://www.instagram.com/acao_covid/ Twitter - @AcaoCovid Facebook - https://www.facebook.com/AcaoCovid19 Website - https://acaocovid19.org/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José Paulo Guedes Pinto - Coordenador / Alexis Saludjan - Integrante / Patrícia Camargo Magalhães - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / Maira Begalli - Integrante / Bruna Gaudencio Guimarães - Integrante / João Pedro Braga - Integrante / Maria Carolina Mazivieiro - Integrante / Guilherme Prado Almeida de Souza - Integrante / Diego Soares Viana de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Outra / Escola Nacional de Administração Pública - Outra / Universidade Federal do ABC - Bolsa / Fundação Tide Azevedo Setubal - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 27
Membro: José Paulo Guedes Pinto.
2.   2020-Atual. Covid-19, Multilateralism and International Cooperation
Descrição: The research project: Covid-19, Multilateralism and International Cooperation is a collective initiative of the Graduate Program in International Relations' faculty members that aims to produce analysis and research on the impacts and consequences of the COVID-19 pandemic, as well as the new international architectures that will emerge from its outcomes, from a perspective of the South, regarding the roles of multilateralism as well as South-South and North-South international cooperation in a new global and regional governance. Integrantes: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador / Ana Tereza Lopes Marra de Sousa - Integrante / Cristine Zanella - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Diego Azzi - Integrante / Elias David Morales Martinez - Integrante / Flávio Rocha de Oliveira - Integrante / Giorgio Romano Schuttle - Integrante / Julia Bertino Moreira - Integrante / Lucas Taschetto - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Valeria Lopes Ribeiro - Integrante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Giorgio Romano Schutte - Integrante / Elias David Morales Martínez - Integrante / Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador / Flavio Rocha de Oliveira - Integrante / Valeria Lopes Ribeiro - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Diego Araujo Azzi - Integrante / Ana Tereza Marra - Integrante / Cristine Koehler Zanella - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Julia Bertino Moreira - Integrante / Lucas Taschetto - Integrante.
Membro: Giorgio Romano Schutte.
3.   2020-2022. Escola e atividade docente em um mundo em transformação
Descrição: A pesquisa busca, por meio das trajetórias biográficas de professores/as da rede estadual de ensino do Acre, conhecer e problematizar os sentidos assumidos pelo trabalho no contexto da atual fase de desenvolvimento capitalismo. Parte-se da premissa de que as mudanças impingidas pelo neoliberalismo, com repercussão importante no ambiente escolar e nos sujeitos cujas relações o constitui, vêm alterando as formas de ser do trabalho e a percepção individual e social de seus sentidos. Busca-se, nesse contexto, conhecer a percepção destes/as acerca do lugar ocupado pela atividade docente em suas vidas, assim como sobre os sentidos assumidos pelo trabalho ao longo de suas trajetórias pessoais. Ao salientar essas trajetórias, a pesquisa objetiva desvelar das singularidades das experiências vivenciadas à luz das condições sociohistóricas que as perpassam de forma a revelar seu significado social. Do ponto de vista metodológico, trata-se de investigação bibliográfica e documental com desdobramento em pesquisa de campo, com uso de técnicas qualitativas de constituição de base de dados. Projeto institucionalizado UFAC (DESPACHO N 205/2020).. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucieneida Dováo Praun - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
Membro: Lucieneida Dováo Praun.
4.   2020-2022. Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global
Descrição: A pesquisa investiga as recepções da Teoria Crítica desde o Sul Global. Neste sentido, não abordaremos apenas as pesquisas vinculadas aos autores e autoras da Escola de Frankfurt, mas também experiências intelectuais e culturais que se avizinham da proposta da teoria crítica enquanto diagnóstico do presente. Consideramos que, assim, poderemos abordar os diversos modos pelos quais temas centrais da teoria crítica são articulados às experiências do Sul Global, compreendendo nesse campo as investigações no campo das Artes e Humanidades. Com efeito, o grupo visa a interdisciplinaridade em um horizonte de extimidades, tensão constitutiva entre o que é extrínseco e o intrínseco nas relações, ou seja: notando elementos comuns nos diversos diagnósticos do presente e preservando também as singularidades de cada território de experiências. Assim, evidenciaremos as extimidades nos diversos níveis de tensões como centro/periferia, Oriente/Ocidente e seu impacto em conceitos centrais para a filosofia política e a teoria das ciências humanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Andrea Santos Baca - Integrante / SILVIO RICARDO GOMES CARNEIRO - Coordenador.
Membro: Andrea Santos Baca.
5.   2020-Atual. Financeirização, rentismo e dependência: considerações teóricas e o caso brasileiro
Descrição: O presente projeto de pesquisa é parte de uma sequência de projetos que vêm sendo financiados pelo CNPq desde 2007. Buscou-se com eles: a) afirmar a financeirização do capitalismo e a existência de um dinheiro mundial inconversível como resultados lógicos de um processo de autonomização das formas sociais que está inscrito em sua própria configuração categorial; b) mostrar o fortalecimento da feição rentista do sistema, que vem correndo em paralelo ao citado processo; c) aprofundar teoricamente a discussão sobre a relação entre financeirização e rentismo; e d) investigar de que forma essa transformação pode estar se refletindo numa economia periférica como a brasileira. Os dois últimos itens foram objeto das bolsas PQ 2012 e PQ 2015, tendo sido cumpridas boa parte das tarefas a eles associadas. O que se propõe agora é dar continuidade a essa linha de pesquisas, porém colocando o foco, seja teórica, seja empiricamente, na questão das novas formas de dependência que, no bojo da atual configuração rentista do sistema, o avanço do processo de financeirização acaba por produzir. Apesar do foco na questão da dependência, que tem como objeto último o Brasil, a questão teórica strictu senso continuará também a ser desenvolvida. Assim, o presente projeto contemplará: a) a continuidade da pesquisa teórica sobre as formas contemporâneas que assumem os diferentes tipos paradigmáticos de rendimento do capital (lucro, juros e renda); b) o resgate das teorias clássicas do imperialismo e da dependência e o aprofundamento da discussão sobre o novo caráter da dependência nos marcos da teoria do valor; e c) o estudo dessa nova dependência no caso brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leda Maria Paulani - Coordenador.
Membro: Leda Maria Paulani.
6.   2020-Atual. Grupo de Trabalho CLACSO - China y el mapa del poder mundial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valéria Lopes Ribeiro - Coordenador.
Membro: Valéria Lopes Ribeiro.
7.   2020-Atual. O campo do político nas filosofias de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe ou sobre como descrever a economia interna da política do século XXI com Kant, Hegel e Lacan
Descrição: Partindo da tese da sinonímia entre populismo e o campo do político, Laclau e Chantal Mouffe oferecem um conjunto de categorias analíticas extremamente potentes para compreendermos o fenômeno do político no século XXI em escala global. No diálogo com a tradição mais clássica da filosofia moderna e com a psicanálise os filósofos negam pilares conceituais da esquerda marxista (sem rechaçar totalmente Marx) e retomam pontualmente Kant para pensar o campo do político. Uma ontologia da política é feita explicitando mecanismos psicossociais de identificação das massas em torno da satisfação de suas demandas e da conversão ou não destas em problemas políticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Suze de Oliveira Piza - Coordenador / Izabela Loner Santana - Integrante.
Membro: Suze de Oliveira Piza.
8.   2020-Atual. Padrões de Acumulação em Transição na África
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as transformações nos padrões de acumulação na África após a crise geral dos anos 1970. Busca verificar como as macrorregiões econômicas do herdadas do colonialismo têm evoluído em função das políticas de abertura comercial e financeira. Inclui um projeto de pós-doutorado e e pesquisas de doutorado em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Júlio Cambanco - Integrante / Rubilson Velho Delcano - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Paris Yeros.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:44