PPG-economia-politica-mundial

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 214

2024

1.   ALEXANDRE APOLINÁRIO GOMES DOS SANTOS. ANCESTRALIDADE E CULTURA: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA TERREIROS DE CANDOMBLÉ E ENFRENTAMENTO DO RACISMO RELIGIOSO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
2.   Allane Damião Moreira. 10 ANOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS NO FUNCIONALISMO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM PANORAMA DA ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DA CIDADE DE SÃO PAULO. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
3.   Andre da Silva Muniz (Kigew Puri). Os intelectuais indígenas e a esfra públcia no Brasil2024. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
4.   Andre G. Vasconcelos R. Natal. Relações Cuba-China na história cubana recente: encontros e desencontros entre dois projetos (1991-2022). Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
5.   Andressa Almeida Belo da Silva. Os Programas de Aceleração do Crescimento (PAC) no Brasil em perspectiva comparada: uma análise das prioridades de investimento dos PAC 1, PAC 2 e Novo PAC. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
6.   ANDRESSA SEVERA ROMERO GONÇALVES DE SOUZA. Parlamentares negras e proposição de políticas: o impacto do princípio do bem viver. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
7.   ANDRÉ DE OLIVEIRA CARDOSO. A Petrobras e as multinacionais no contexto das cadeias globais de produção: uma análise das políticas e estratégias adotadas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
8.   Apoena Canuto Cosenza. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2024.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
9.   Beatriz Schonwitter Moreira. Impactos da guerra na Ucrânia sobre a segurança energética da Alemanha. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Igor Fuser.
10.   Caio Vinicius Higa. A Petrobras e as políticas brasileiras de integração regional sul-americana. Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Igor Fuser.
11.   Cecília Setti. Respostas à crise do cuidado na atualidade. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
12.   Cristina Toda. Elites e viabilidade nacional na obra de Hélio Jaguaribe. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
13.   Ester Regina Vilela Andrade. A agenda feminista negra na atuação da Secretaria de Políticas para as Mulheres (2003 e 2016). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
14.   Flávia Silva Pinto. "A emergência das afro-latinidades andinas: mapeamentos e narrativas historiográficas (1980-2020)".. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
15.   Gina Viviane Mardones Loncomilla. Socialismo, economia planificada e transformações no mundo do trabalho em Cuba. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (PPG EPM)) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2024.
Supervisor: Joana Salem Vasconcelos.
16.   Giovanna Pimenta de Castro. Gênero e Classe na imprensa feminista: uma análise do jornal La Voz de La Mujer (Buenos Aires, 1896-1897)".. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
17.   Heloísa Reami. TRABALHO DOMÉSTICO REMUNERADO E DESEMPREGO NO CONTEXTO PANDÊMICO: O PARADIGMA ECONÔMICO DOMINANTE SOB AS LUZES DA ECONOMIA FEMINISTA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
18.   Jade Coelho Alves. Impactos Econômicos do Programa Bolsa Família: Estudo Comparativo entre Unidade Federativas Brasileiras. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
19.   Julia Almeida Reis. Uma história do Acordo entre União Europeia e Mercosul: diretrizes, debates e limites (1999-2023). Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas (BCH)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
20.   Julia Alves Guerra. Articulação Política do MST na Dinâmica Agrária Mundial Contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais (BRI)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
21.   Júlio César Goulart. Controle de uma gaiola de Helmholtz para testes de dispositivos magnéticos de aplicações em Cubesats. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
22.   Lucas Faustino de Oliveira. A DISTOPIA DO PROTOCAPITALISMO NO SÉCULO XXI: OS DESAFIOS DA PLATAFORMIZAÇÃO DO TRABALHO. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
23.   Marcia Maria de Queiroz. Crescimento econômico nos Estados Unidos: uma análise estrutural do período pós-crise de 2008. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
24.   Marcos Vinicius Monteiro Dias. O trabalho pedagógico do MTST em sua luta por transformação social: estudo de caso em Santo André/SP. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC. Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
25.   Maria Eduarda da Silva Raia. O IFood e o Novo Ensino Médio: um caso de empresariamento da educação. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciências Humanas (BCH)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
26.   Matheus da Cruz. Entregadores por aplicativo e questão racial. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
27.   Matheus da Cuz. RAÇA, RACISMO E PLATAFORMAS DE TRABALHO: OS IMPACTOS DA CRESCENTE UBERIZAÇÃO DO TRABALHO NA VIDA DE JOVENS NEGROS DE SÃO PAULO E ABC. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
28.   Pedro Paulo Lannes Frigato. A dinâmica da indístria no estado de Sã Paulo: o caso do ABC paulista (2003 - 2021). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
29.   Rafael Souza Dos Anjos Dallal. A transformação do poder de compra no Brasil pós Plano Real. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.
30.   Simone Marques Sampaio. "O jornal "A Sapa": discussões sobre gênero e educação a partir de uma publicação feminina do Colégio Caetano de Campos (1919)".. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
31.   Yasmin Silva Gasperini. Henry Dunning Macleod e a contraposição à economia política: novos significados para riqueza e moeda na Inglaterra de 1850. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial (PPG EPM)) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Joana Salem Vasconcelos.

2023

1.   ANA CRISTINA DE OLIVEIRA MÉLO. ENTRE A PRECARIZAÇÃO E A DÍVIDA: DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS TRABALHADORAS INFORMAIS DA COMUNIDADE SANTA CLARA ? JOÃO PESSOA. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
2.   Ana Julia Felizardo. A extração de lítio em territórios indígenas no triângulo do ouro branco na América do Sul: o caso da Bolívia.. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
3.   ANDRÉ DE JESUS TORRES. DENEGRINDO OS CLÁSSICOS DA ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO: Limites teóricos impostos às teorias do desenvolvimento por suas perspectivas raciais. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
4.   Arthur Porto Pereira da Silva. O Nacional-Desenvolvimentismo na obra de Ignácio Rangel. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
5.   Besna Mane. Estado e a Questão Ambiental na Guiné-Bissau: uma análise da Política Estatal de Preservação da Biodiversidade. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
6.   Bruna Spina Papaleo. O mercado interno de escravos no Rio de Janeiro entre 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
7.   CIMERE TATIANE DOS SANTOS KLAUK. PLATAFORMIZAÇÃO E TRABALHO DIGITAL: o Teletrabalho e suas repercussões entre Servidores Federais Técnicos Administrativos da Reitoria e Campus São Paulo do IFSP. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
8.   CÉSAR ANTÔNIO LOCATELLI DE ALMEIDA. O pesquisador em Marx. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
9.   Daniel de Almeida Soares. Inflação no pensamento de Joan Robinson. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
10.   Daniela Sanches Tavares. Violências relacionadas ao trabalho na ótica de chefes intermediários. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Lucieneida Dováo Praun.
11.   Debora Gabriel Benites (indígena Guarani). Diagnóstico preliminar dos problemas e desafios presentes no processo de educação escolar indígena numa escola indígena de Ensino Médio em São Paulo.. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
12.   EMILIA MORI SARTI FERNANDES. DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL: A RELAÇÃO ENTRE A ABUNDÂNCIA DE MICROPLÁSTICOS E O GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
13.   Fabio Sousa Mendonça de Castro. A via boliviana: Um projeto de transição, da guerra da água ao golpe do lítio. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paris Yeros.
14.   Fernando Martins Ustariz. O processo de desenvolvimento recente da Bolívia: trajetórias e perspectivas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
15.   GABRIELA NEGRISIOLO FERREIRA. INTEGRAÇÃO LOCAL DOS REFUGIADOS DOS SÍRIOS NO BRASIL: A QUESTÃO ALIMENTAR. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
16.   Giovanni Ferreira Marques. A constante busca da política externa francesa por uma relativa autonomia estratégica. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
17.   GRACIELLE MARIA DA SILVA. E se fossem livres? Avaliação econômica da expropriação de renda de trabalhadores negros escravizados a partir da análise da economia cafeeira no Sudeste brasileiro. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ramatis Jacino.
18.   GUILHERME PRADO ALMEIDA DE SOUZA. Decrescer a produção de comida alimentando o mundo: sistemas alimentares pós-capitalistas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
19.   Gustavo Botão. A burguesia brasileira, o capital europeu e o Mercosul (2014-2022). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
20.   Isabele Carvalho Maia. Efeitos da pandemia da COVID-19 na Segurança Alimentar do estado do Ceará, Brasil.. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
21.   JOABSON CRUZ SOARES. Participação da China nas Operações da Paz da ONU. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
22.   Kayque Ferraz Costa. Burguesias brasleiira e argentina e o Mercosul. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Tatiana Berringer.
23.   Leonardo Barboza Farias Severo. A movimentação das classes dominantes do brasil após a crise de 2008. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
24.   LETICIA CAROLINA DA SILVA SOUZA. ENTRE A DESIGUALDADE DE GÊNERO E A FOME: Impactos da Pandemia na Segurança Alimentar de Mulheres Urbanas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
25.   Levi Manoel dos Santos. POLÍTICAAMBIENTAL E MEGA MINERAÇÃO NO MATOPIBA. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
26.   Luan Pereira Vargas. Controle de manobras orbitais de formação em constelações de satélites artificiais. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
27.   Lucas de Araújo Leite. BOLSONARISMO EM AÇÃO: OS ATAQUES AOS POVOS YANOMAMI. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Olympio Barbanti Junior.
28.   Luciana Paula Benetti. A luta pelos comuns desde a america Latina indigena e feminista. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
29.   Luis Mathias dos Santos Ferreira. A mídia e a política economica da alimentação: da hierofania ao fetichismo da mercadoria na América Latina. Ano de ingresso: 2023. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
30.   Marcela Leal. O ?Ser Periférico? e seus dilemas sociais e culturais a partir da leitura da obra ?Sobrevivendo no Inferno? (1997) dos Racionais MC 'S.. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
31.   Maria Eduarda Lins Mendes. Revisitando o ISEB: uma análise das semelhanças e diferenças da concepção de ?situação semicolonial? brasileira. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
32.   Maria Fernandes Mendes Marcelo. A acupuntura urbana como instrumento de revitalização da região central de São Paulo: um estudo de caso da região da Luz (ou Bom Retiro). Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
33.   Mariane Yamoto. Fome e Desenvolvimento : dialogo entre A. Sen e J. Robinson. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Andrea Santos Baca.
34.   Mikael Servilha. ASPECTOS ECONÔMICOS E DEMOGRÁFICOS DO COMÉRCIO DE ESCRAVIZADOS QUALIFICADOS NO RIO DE JANEIRO, ENTRE 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
35.   MILENA YUMI NAKAIONE. A dinâmica das fugas dos escravizados no Sudeste do Império do Brasil (1850-1888). Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
36.   Rebeka Pnaffo do Santo. Mito é Lenda? Uma aproximação à temática indígena a partir da cosmovisão de alguns povos indígenas brasileiros.. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
37.   Reginaldo Avelino Vilela Junior. Política fiscal no Brasil durante a Lei do Teto de Gastos, 2016-2022: uma análise empírica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
38.   Renata Salmaso. Dimensões geopolíticas da transição energética na América do Sul. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Igor Fuser.
39.   Richard de Almeida Granado. O Mercado Interno de Escravizados no Sudeste do Império do Brasil, entre 1870-1880. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
40.   Rui da Costa Sanha. Da Racionalidade Econômica Capitalista ao Ecossocialismo na Guiné-Bissau: Tiniguena e os dilemas do desenvolvimento inclusivo e sustentável nas zonas rurais. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
41.   Tatiane Anju Watanabe. Golpe na Bolívia em 2019: dependência e imperialismo. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
42.   Vacir Karai Alves (indígena Guarani). Diagnóstico preliminar dos problemas e desafios presentes no processo de educação escolar indígena numa escola indígena de Ensino Médio em São Paulo. (Projeto 2). Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
43.   Victor Maciel. Impactos socioambientais e perspectivas econômicas da extração de lítio na Bolívia. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Igor Fuser.
44.   Wagner Dumont Carver Asao Cruz. Desenvolvimento no Brasil e na China. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Valéria Lopes Ribeiro.
45.   YURI COSTA MORAES DA SILVA. No toque do Desenvolvimento: do Atlântico ao Pacífico, no ritmo dos tambores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Ramatis Jacino.

2022

1.   Ana Cristina Carvalhaes Machado. Novo-desenvolvimentismo, via chinesa, Bem-Viver, ecossocialismo: limites e possibilidades de velhos e novos projetos de superação do atraso brasileiro CANDIDATA: Ana Cristina Carvalhaes Machado OPÇÃO DE ORIENTADOR/A: José Paulo Guedes, Cristina Froes de Borja Reis LINHA DE PESQUISA: Trajetórias do Sul: África, Ásia e América Latina/Caribe TEMA DE. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
2.   Ana Lucia Caetano. Trabalho e Encarceramento Feminino na Capital Paulista. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
3.   Ana Maria Nunes Vieira. ESG e o papel social dos bancos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
4.   Andréa Elaine Sechini. Persona idealizada versus o trabalhador precarizado: o caso Uber no capitalismo de plataforma. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
5.   BEATRIZ GOMES CORNACHIN. O combate à fome em uma economia planificada: Cuba, do Período Especial à 2015 e a busca pela soberania alimentar.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
6.   Carlos Eduardo Boaretto Pereira. A atuação econômico-política da empresa de consultoria educacional Hoper Educação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
7.   Chaiane Santos de Sousa. As relações de dependência no USMCA. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
8.   Cássia Fernandes de Lima. Questões globais e dinâmicas locais: a política de mudanças climáticas no estado de São Pauloicas. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Olympio Barbanti Junior.
9.   Cássio Cardoso Carvalho. Impactos socioambientais da implantação das energias eólica e solar no Nordeste brasileiro. Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Igor Fuser.
10.   DIEGO NOVELI VALADARES. A ÁSIA CENTRAL NAS RELAÇÕES SINO-RUSSAS. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
11.   Eduardo Rodrigues de Lara. A modernidade de Freud. Dissertação (Mestrado profissional em FILOSOFIA) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
12.   ESTER FRANCISCO DA SILVA. A AUTODETERMINAÇÃO DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
13.   Felipe Zmoginski. A formação de Baidu, Alibaba e Tencent (BAT) e sua aliança informal com o Estado chinês. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
14.   Fernanda Oliveira Forgerini. A PDVSA no contexto da crise venezuelana e das sanções impostas pelos EUA. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Igor Fuser.
15.   Fernando Henrique Damasio. Integração produtiva em perspectiva comparada na América Latina: Mercosul e Aliança do Pacífico. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
16.   FERNANDO MARTINS USTARIZ. O processo de desenvolvimento recente da Bolívia: trajetórias e perspectivas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
17.   Gabriel Lara Danta Dias. A trajetória dos trabalhadores desempregados com a desindustrialização do ABC.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
18.   Guiherme Afonso Gomes dos Santos. Aliança Estratégica China-Rússia: da Organização para a Cooperação de Xangai às Novas Rotas da Seda e União Econômica Eurasiática. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
19.   Guilherme Ginjo. O ensino superior brasileiro e a divisão internacional do trabalho contra o desenvolvimento nacional. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
20.   Gustavo Garcia Lochter. Orientador de Estágio discente ? Gustavo Garcia Lochter. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
21.   Igor Gonçalves Pereira. Neoliberalismo chileno: um estudo de caso dos impactos da crise de um modelo econômico sobre o ensino superior. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
22.   ISABEL LOMBARDI DE MORAES SCOTTO. Mulheres no poder: um estudo sobre o modelo político-econômico de países com liderança feminina. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
23.   Isadora Jardim Salazar. K-pop: Uma estratégia de Estado, Cultura e Soft Power. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
24.   Jade Menrez. Causas e consequências dos conflitos ambientais na Amazônia. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental e Urbana) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Olympio Barbanti Junior.
25.   Jaqueline Mangueira Martins. A RECONVERSÃO INDUSTRIAL NO SETOR METAL MECÂNICO: Um estudo sobre a Política Industrial brasileira para o setor.. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
26.   José Augusto Pires de Abreu. Pobreza energética em comunidades quilombolas do Maranhão. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Igor Fuser.
27.   Julia Nogueira da Silva. A desaceleração econômica russa, marcadamente após a crise de 2008, e sua relação com o conflito na Ucrânia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
28.   Júlio Sani Lopes. Política externa de cooperação para o desenvolvimento de China e Índia na África: uma análise comparada de projetos 1990-2019. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
29.   Kennedy Beer. A influência do pensamento cepalino no Brasil entre 1948 e 1963. Dissertação (Mestrado profissional em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
30.   Lorenzo Gomes Santiago. Relações China- Brasil e China- Argentina (Título Provisório). Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
31.   Luiz Sérgio Pereira Canário. Novas formas de acumulação do capital: aplicativos e plataformas de serviços. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Lucieneida Dováo Praun.
32.   Luís Filipe de Souza Porto. Política Externa chinesa (Título Provisório). Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
33.   MAMADU SEIDI. A INTERAÇÃO DA UA E CEDEAO NA RESOLUÇÃO DA CRISE POLÍTICA NO OESTE AFRICANO E AS MISSÕES DEPAZ DA CEDEAO NA GUINÉ-BISSAU E GÂMBIA (2012-2021). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
34.   MAriane Machado de Oliveira. A representatividade das mulheres dos paises lusofonos nos organismos internacionais. Orientação de outra natureza. ETEC CEPAM. ProReitoria de Pesquisa UFABC, . Início: 2022.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
35.   MATEUS ANDRADE DE SOUSA. Cadeia produtiva e regularização da cannabis para uso medicinal no Uruguai. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luis Roberto de Paula.
36.   MATHEUS MOREIRA SILVA REBOUÇAS DOS SANTOS. As Big Tech e a sua expansão no Brasil. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
37.   Miguel Huertas. Distribuição funcional da renda. Dissertação (Mestrado em economia) - INSTITUTO DE ECONOMIA (UNICAMP), . Início: 2022.
Orientador: Marcio Pochmann.
38.   Naila Guimarães dos Santos. A onda azul na América do Sul: as possibilidades do feminismo sob governos conservadores. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
39.   NATHIELE AMPARO. As Relações Sino-Russas. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Giorgio Romano Schutte.
40.   Patrick Araújo. Interiorização da educação superior pública federal no seminárido nordestino: paradigmas da expansão no período 2003-2014. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
41.   PIETRO BARRETO JOSÉ. MST da ocupaçao à agroecologia. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
42.   Piter Indami. A cooperação entre Brasil e Guiné-Bissau nos governos Lula e Rousseff. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Igor Fuser.
43.   Rafael Arosa Prol Otero. ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO E DAS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E RENDA. ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE SÃO PAULO.. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
44.   Rafael Batista Lopes. Relações China América Latina (Título Provisório). Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
45.   RAUL GARCIA SIMÕES. Da revolução do imaginário: O EZLN. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Andrea Santos Baca.
46.   Rumano Regna. As Elites Políticas e a Sociedade Civil no Desenvolvimento da Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
47.   Simone Andreia Martins Elicker. A ausência de mulheres em processos de ruptura política nos livros didáticos. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pos graduação em História) - Universidade Federal do Paraná, . Início: 2022.
Orientador: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.
48.   TAHIRÁ ENDO GONZAGA. Economia Política do Desenvolvimento em Angola: Ideologias e Operadores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
49.   Thiago Horácio dos Santos. A arena de disputa e o novo trabalhador: Análise da demanda por qualificação e o papel da educação. ". Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
50.   Thomas Arman Ferreira. Orientação estágio. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
51.   Tuany Alves do Nascimento. Política Externa e Meio Ambiente no Governo Bolsonaro e o Acordo Mercosul-União Europeia. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Tatiana Berringer.
52.   Veridiana Beatriz Zurita. INFLUENCIADORES-MIRINS E A PRODUÇÃO DE UMA SUBJETIVIDADE-HEGEMÔNICA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: José Paulo Guedes Pinto.
53.   Vladimir Sa. CRISES ECONÔMICAS NOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA: um estudo a partir dos impactos de Programas de Ajustamento Estrutural em Angola e Guiné-Bissau: 1990-2010. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.
54.   WAGNER DUMONT CARVER ASAO CRUZ. Superando as armadilhas do subdesenvolvimento: o caso chinês. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.

2021

1.   ALEX JULIANO DE ANDRADE. A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: como Marketplaces podem influenciar positiva e negativamente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
2.   Alexandra Paulino de Aguiar. Estado e desenvolvimento: as demandas sociais no centro do debate para superação da condição de subdesenvolvimento.. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Orientadores: Cristina Fróes de Borja Reis, Fernanda Graziella Cardoso.
3.   Alexandre Becker. SOBRE OS SONHOS, LEIS E AMIGOS DE HEFESTO Como as motivações, ideologias e redes de cooperação dosdesenvolvedores de ferramentas IA e Big Data moldam a era da informação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
4.   Aline Nobrega Rodrigues da Silva. Orientação estágio UFABC. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
5.   André de Jesus Torres. Arthur Lewis - Raça e desenvolvimento no pensamento econômico de um nobelista negro. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Ramatis Jacino.
6.   BERGMAN DE PAULA PEREIRA. O TRABALHO DOMÉSTICO NA SÃO PAULO DA ERA VARGAS (1930-1945): condições de trabalho, legislação social e racismo. Dissertação (Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Ramatis Jacino.
7.   Boris Kássimo Cunha. Desenvolvimento das fontes sustentáveis de energia em Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Igor Fuser.
8.   Bruna Basille Jacyntho. Benefícios do Operador Econômico Autorizado (AEO) e sua representatividade no comércio internacional brasileiro nos últimos anos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
9.   BRÁULIO SEBASTIÃO ANDRÉ. CORPORAÇÕES EMPRESARIAIS BRASILEIRAS EM ÁFRICA: Política Externa, Incentivos do Governo e Atrações Locais. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
10.   Bárbara Vazquez. Serviço e trabalho imaterial. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Instituto de Economia Unicamp. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Marcio Pochmann.
11.   Caique Djehdian Barbosa. O papel do Partido Comunista Chinês no crescimento econômico da China a partir de 1978. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
12.   Dario Rodrigues da Silva. História do pensamento econômico (título provisório). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
13.   David Samuel Martini Martins. Descaminhos do Ensino Superior Privado: o caso da LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES NO BRASIL E MÉXICO (2007-2016). Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
14.   Domenico Bertin Rinaldelli. Controle de atitude de nanossatélites utilizando controle MPC. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Luiz de Siqueira Martins Filho.
15.   Everson Jose Camilo de Souza. Indústria 4.0 e o desenvolvimento sustentável: impacto da manufatura aditiva nos processos e na cadeias produtivas frente à necessidade de um desenvolvimento sustentável.. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
16.   Fatima Abdul Karim Abdouni. Estágio graduação - BCH. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
17.   Felipe Neves. Notas sobre a a tendência de queda da taxa de lucro e a dinâmica de desenvolvimento capitalista. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
18.   Fábio Fonseca. Desindustrialização do Brasil e a sua participação nas cadeias globais de valor. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
19.   Gina Viviane Mardones Loncomilla. A economia cubana e as reformas econômicas depois de 2011: uma avaliação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
20.   Gustavo Salvador Ferreira. orientação estágio UFABC. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
21.   ITELVINA JOSÉ FERNANDES. ?ORGANIZAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DO POVO BIJAGÓ: PODER E GÊNERO. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
22.   JOSÉ NETO OLIVEIRA AMORIM. O MOVIMENTO DO CAPITAL FINANCEIRO NO AGRONEGÓCIO E SUAS IMPLICAÇÕES ECOLÓGICAS. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Andrea Santos Baca.
23.   João Daniel Villa. Planificando o mercado: o papel da SASAC na estratégia de desenvolvimento econômico da China rumo à transição ao socialismo. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
24.   Juliana Duffles Donato Moreira. Desenvolvimento e política social no Brasil. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) - Instituto de Economia Unicamp, . Início: 2021.
Orientador: Marcio Pochmann.
25.   Jéssica Yume Nagasaki. PARADIGMAS DO SUBDESENVOLVIMENTO NO SÉCULO XXI PARA A AMÉRICA LATINA. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Fernanda Graziella Cardoso.
26.   Júlio Cambanco. Financeirização de Commodities Agrícolas e a Teoria da Dependência: O Caso da África Ocidental. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
27.   Lais Corsi Blota. Orientação estágio UFABC. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
28.   Leonardo Fidelis Toledo. Os Impactos da Pandemia nas Cadeias Globais de Valor de Semicondutores. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
29.   LUANA MARIA DE LIMA OLIVEIRA. A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NEGRAS:ATUAÇÃO DO COLETIVO ?NEGRA SIM ? MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS DE SANTO ANDRÉ. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
30.   Lucas Mathias Ribeiro. Uberização do Trabalho e Sofrimento Subjetivo. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
31.   Magnusson da Costa. PAN-AFRICANISMO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO MERCADO COMUM AFRICANO. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
32.   Mariana Benavalli Bastos. MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A INTENSIFICAÇÃO DA POBREZA NO SUL GLOBAL: O CASO DA ÍNDIA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
33.   Marlon de Souza. Socialismo com característica chinesa: Estado, Partido, Poder Político e Classes Sociais na China de Xi Jinping. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Tatiana Berringer.
34.   Natalia Ferrarini Giopato. O pensar em Hannah Arendt e suas relações com a Educação: uma intelectual guiada pelo desejo de compreender. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
35.   Natália de Sena Alves. O sistema de justiça como agente protagonista da política: os casos do Brasil, da Argentina e do Equador.. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Maria Caramez Carlotto.
36.   Paulo Henrique Oliveira Lima. Cuba e as independências de Guiné-Bissau, Moçambique e Angola (1966-1988).. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
37.   Pedro Asafe de Souza Araujo. Orientação estágio UFABC. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
38.   Renata Filinto da Silva. A POLÍTICA DE AUSTERIDADE FISCAL VERSUS A RETOMADA ECONÔMICA PÓS PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
39.   Rita de Cássia Scagliusi do Carmo. As estratégias de inclusão e superação de barreiras para as pessoas surdas no ambiente de trabalho e os impactos sobre o indivíduo e sobre a relação de emprego. Dissertação (Mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico) - Instituto de Economia Unicamp, . Início: 2021.
Orientador: Marcio Pochmann.
40.   Robério Honorato dos Santos. A racionalidade totalitária. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
41.   Rodrigo Santana de Almeida. Orientação estágio. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
42.   Rubilson Velho Delcano. Terra e Trabalho na África: Uma Análise dos Impactos Neoliberais nas Relações Fundiárias e Produtivas Baseadas em Gênero na Guiné-Bissau. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
43.   Thayná Oliveira. Orientação estágio UFABC. Orientação de outra natureza. UFABC, . Início: 2021.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
44.   Vinícius de Oliveira Bessi. Mercantilização por Dataficação ? O desenvolvimento capitalista da subsunção real do trabalho criativo com a tecnologia da inteligência artificial. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
45.   WILTON PEDRO SERROTE. A INTEGRAÇÃO REGIONAL NA ÁFRICA AUSTRAL: UMA ANÁLISE AO PAPEL DA SADC COMO MECANISMO DE PROMOÇÃO DE DESENVOLVIMENTO. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.

2020

1.   Antonio José Azuaje Villasmil. Economia Social e do Trabalho. Dissertação (Mestrado profissional em economia) - INSTITUTO DE ECONOMIA (UNICAMP), . Início: 2020.
Orientador: Marcio Pochmann.
2.   Augusto Braz Silva. O mito da democracia racial ainda vive?. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
3.   Bernardo Schirmer Muratt. O engajamento político da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) durante os mandatos presidentes de Luis Inacio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
4.   Carlos Renato do Amaral. Governo Lula: populismo ou neodesenvolvimentismo?. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
5.   Daniel Morais Angelim. O neoliberalismo autoritário e o enfrentamento ao movimento sindical no Chile e no Brasil. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
6.   Daniel Zangelmi. A disseminação das formulações cepalinas no Brasil, entre 1948 e 1954, e suas consequências. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
7.   Dario Rodrigues da Silva. PENSAMENTO ECONÔMICO CONTEMPORÂNEO E O DESAFIO DA REINDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL: limites do mainstream economics e as contribuições da economia política crítica no capitalismo contemporâneo. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Fernanda Graziella Cardoso.
8.   Edison Menezes Urbano da Silva. Iimpacto da elevação da produtividade e da renda média salarial na China (2003-2019). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
9.   FELIPE GOMES FERNANDES. A Integração do Negro na Economia Política do Conhecimento no Brasil.. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
10.   Gabriella Aparecida Gomes dos Santos. A desigualdade e o racismo como bases da políticas de Estado: uma análise da distribuição dos investimentos com educação na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
11.   GABRIELLY ALMEIDA SANTOS DO AMPARO. POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA NO COMEÇO DO GOVERNO BOLSONARO (2019-2020). Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Tatiana Berringer.
12.   Giovanna Malfi. Analise comparada da dinamica de integracao regional Brasil e MExico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
13.   Givan Aparecido Fortuoso da Silva. A CONTRIBUIÇÃO DOS SERVIÇOS OFERECIDOS PELA AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS (APEX-BRASIL) PARA O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR MÉDICO-HOSPITALAR NO CONTINENTE AFRICANO. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Cristina Fróes de Borja Reis.
14.   Hugo Allan Matos. Nos identificamos? O conceito de identificação a partir da filosofia de Enrique Dussel. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Suze de Oliveira Piza.
15.   Jackson Silva Ribeiro. Nuestra América: um estudo da "economia política" do Foro de São Paulo. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
16.   José Antonio Burato. A Coreia do Songun: uma política militarista para um projeto socialista. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
17.   José Leidiano Peixoto Farias. Concepções do desenvolvimento econômico e interesses de classes no Brasil entre 2003 e 2019. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
18.   Kenia Antonio Cardoso. Fragilidades e Limitações do Ciclo de Econômico Brasileiro entre 1999 e 2020: Uma Análise Estrutural. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Paris Yeros.
19.   Kethelyn Ribeiro Freire Santos. Análise Interseccional dos Direitos Humanos das Mulheres Negras do Brasil a partir das Convenções sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e de Discriminação Racial (CERD). Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
20.   LEONA LOPES DOS SANTOS. Para além do identitário: As implicações entre gênero-sexualidade-raça e o capitalismo tardio. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
21.   Lucas Gustavo de Souza Ferreira. ESTATAIS MULTINACIONAIS: VEÍCULOS DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL OU DO IMPERIALISMO?. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
22.   Luiza Gil Nieto Paggianella Benamor. A Relação entre o Capitalismo e o Valor do Trabalho Feminino. Iniciação científica (Graduando em economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Leda Maria Paulani.
23.   Maicon Michel Vasconcelos da Silva. A Organização Sindical Setorial e sua importância para a classe trabalhadora segundo seus articuladores. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
24.   MARCILIA BARROS BRITO. RETOMADA DA CULTURA DE ALIMENTOS TRADICIONAIS DOS GUARANI MBYA NAS ALDEIAS DE CONTEXTO URBANO DA TERRA INDÍGENA DO JARAGUÁ. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Andrea Santos Baca.
25.   Maria Paula Teixeira Silva. A QUARTA ONDA FEMINISTA NO BRASIL: DIN MICA E FORMAS DE LUTAS. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
26.   Mariana Fontes Alves. O empoderamento feminino através do arquétipo das Iyabás. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
27.   MATHEUS DA CRUZ. A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E OS TRAÇOS DA COLONIZAÇÃO – uma leitura sobre as novas formas de trabalho a partir de Fanon.. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
28.   Mayara Magalhaes. Cadeia global de valor do CSP (Concentrated Solar Power).. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Cristina Fróes de Borja Reis.
29.   MELINA SOFIA KURIN. Feminismo ao Sul da Fronteira: Implicações entre neoliberalismo e o feminismo popular. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Regimeire Oliveira Maciel.
30.   Pedro Irio Angulo Ferreira de Mendonça. A via americana para o imperialismo. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
31.   Pedro Luiz de Toledo Cataldo Freitas. As origens do capitalismo sob uma perspectiva marxista: um debate entre a perspectiva clássica versus uma perspectiva contemporânea. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gabriel Almeida Antunes Rossini.
32.   Rafael Soriano de Brito Lira. Trajetórias do Campo na Periferia do Capitalismo: Um Olhar sobre a Práxis de Movimentos Camponeses no Subcontinente Indiano. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paris Yeros.
33.   Sara Aparecida de Paula. Migrações Ambientais no Século XXI: Sul Global e os Limites Planetários e Sociais do Antropoceno. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Leonardo Freire de Mello.
34.   Solange Sueli de Sales Guimarães. Uberização do trabalho e "empreendedorismo" precário no Brasil no início do século 21: inclusão no mercado de trabalho ou inclusão perversa?. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valter Ventura da Rocha Pomar.
35.   Uri Stiubiener. Implantação de placas fotovoltaicas em cursos aquáticos da transposição do Rio São Francisco. Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Energia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2020.
Orientador: Igor Fuser.
36.   Valéria Tenorio de Almeida. CRIMINALIZAR E PUNIR A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E CRIME NO BRASIL NEOLIBERAL LINHA DE PESQUISA: CONHECIMENTO, PRODUÇÃO E TRABALHO (1). TEMA DE PESQUISA: ANÁLISE MARXISTA APLICADA ORIENTADOR: JOSÉ PAULO GUEDES PINTO SÃO BERNARDO DO CAMPO 2020. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
37.   Vinícius Azevedo Bastos. A live já vai começar: uma análise sobre a Twitch e a exploração das transmissões audiovisuais de jogos digitais. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
38.   Vivian Valério Dias. O CIRCUITO DO COLTAN NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO E OS FLUXOS MIGRATÓRIOS PARA O BRASIL. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Muryatan Santana Barbosa.
39.   Wanderson Carvalho Pinheiro. CHINA: EXPORTAÇÃO DE CAPITAIS, MILITARIZAÇÃO E CONTRADIÇÕES IMPERIALISTAS. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Valéria Lopes Ribeiro.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:44