PPG-ciencias-humanas-e-sociais

Lidiane Soares Rodrigues

Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), no Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) (desde 2022), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais nesta universidade (PCHS/ desde jan.2024) e membra ao Conselho Editorial de sua editora (EDUFABC/desde 2023). Visiting Professor Sênior na Ecole Normale Supérieure Paris-Saclay (sob supervisão de Frédéric Lebaron, com auxílio Capes-Print) (em 2023). Visiting Scholar Jr., na Brown University (Watson Institute for International Studies, como convidada de James Green e financiada por uma bolsa do Programa Capes-Print) (2021). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP) (2015-2022). Membra do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE/UFSCar). Membra do Committee Board do Grupo de trabalho em História da Sociologia da ISA (Research Committee on the History of Sociology / International Sociological Association). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Metamorfoses do Simbólico no Brasil Contemporâneo" (UFABC/UFSCar); pesquisadora dos seguintes grupos de Pesquisa/CNPQ: Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento (GPSECC/USP), Núcleo de Sociologia da Cultura (NSC/USP), "Repensando o Desenvolvimento", do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP); e do projeto Capes-Cofecub "Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas (1990-2018)". Pós-Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris). Doutora em História (USP). Desenvolvo pesquisas na área de Sociologia da Educação, da Cultura e dos Intelectuais (com ênfase nas temáticas da circulação transnacional de ideias, pessoas e bens simbólicos, do pensamento social brasileiro, da história do marxismo e da polarização política no Brasil) e na área de Epistemologia (da diferenciação disciplinar, particularmente, entre Sociologia e História). (ORCID 0000-0003-2011-9888; ResearcherID_D-6568-2018) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5343968646005766 (28/04/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13565905 Telefone: (16) 33519582 URL da Homepage: http://www.ppgpol.ufscar.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2024-Atual. Paulo Freire nos EUA
      Descrição: Esta pesquisa trata de uma problemática candente da perspectiva do "sul global" e da sociologia da circulação internacional das ideais. A saber: sendo mínimas as possibilidades de consagração dos intelectuais de origem no "sul global", como foi possível que alguns latinoamericanos se tornassem referências no espaço assimétrico do intercâmbio transnacional das ideias, conceitos e obras? Tendo já tratado dos casos de Fernando Henrique Cardoso e de Celso Furtado, avança-se neste projeto ao de Paulo Freire (1921-1997), iniciando pela presença de sua obra nos Estados Unidos da América - dado seu papel decisivo, afinal, o inglês é a língua franca do período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
    2. 2020-2023. SBS Memória
      Descrição: O projeto SBS Memória tem o objetivo de disponibilizar documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil. Consta de dois momentos simultâneos: 1a) recuperação da documentação física da SBS para digitalização. 1b) complementação das informações dos anais a partir da digitalização de documentos que estão sendo inseridos no site. 2) Criação de um acervo de bionotas e indicações bibliográficas, inspiradas e em colaboração com o blog da BVPS (Biblioteca Virtual do Pensamento Social), daqueles(as) profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, atores principais desse processo. As bionotas serão divididas temporalmente em três momentos, que serão observados de forma flexível, uma vez que os diversos atores, em suas trajetórias, em geral vivenciaram mais de um dos momentos utilizados como forma de marcar a construção do campo. O primeiro deles, chamado de Os precursores, refere-se àqueles profissionais que acompanharam, de alguma forma o surgimento da SBS e dela participaram em comissões e diretorias. Ou ainda que se destacaram enquanto sociólogos ou acadêmicos no período entre 1937 e 1964. O segundo momento, Resistências e reorganização, acompanha os 20 anos da ditadura militar, de 1965 até 1985, da repressão e suas consequências em termos de aposentadorias e exílios compulsórios, suas contradições e paradoxos, como o surgimento de centros de pesquisa e a estruturação da pós-graduação e pesquisa no país. O terceiro momento, Expansão e consolidação do campo, marca a retomada das atividades da SBS em 1986, com a pós-graduação em expansão nacionalmente, com surgimento de uma nova geração formada no país e no exterior e a consolidação da pesquisa em sociologia a partir da democratização. O ano de 1986 marca também não apenas a reorganização da SBS, mas também a regularização de seus congressos anuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Integrante / Jacob Carlos Lima - Coordenador / Helena Bomeny - Integrante / Ana Luisa Fayet Sallas - Integrante / Cristiano Fonseca - Integrante.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
    3. 2020-Atual. Sociologia do Isolamento e Temporalidade(s) da Solidão
      Descrição: Este projeto de pesquisa analisará as respostas de cerca de 7000 brasileiros em regime de isolamento social a um questionário que lhes foi aplicado no mês de abril e maio de 2020. Tal questionário tinha como objetivo, entre outras coisas, identificar os sentimentos ligados ao isolamento social e à Pandemia Mundial, caracterizar arranjos domésticos e estratégias alternativas diante das privações abruptas às quais as pessoas foram submetidas. Acima de tudo, trata-se de compreender o que as pessoas consideram isolamento social de quais práticas não abriram mão e de quais práticas abriram mão, de quais vínculos abriam mão e de quais vínculos não abriam mão; No Brasil, diferentemente de outros países, não se adotou protocolos rígidos de controle do isolamento social: preenchimento de formulários justificando a saída de casa, a aplicação de multas ou mesmo a prisão de pessoas circulando em grupos não foram adotadas como medidas de controle e punição predominantes. O país encontra dificuldade de centralizar as diretivas sanitárias, numa comissão federal de direção da crise, e não são coordenadas as ações do Ministério da Saúde, as atitudes do Presidente da República, as medidas dos governadores dos estados e dos prefeitos. No estado de São Paulo, que liderou em certa medida, na oposição ao governo federal, a defesa do isolamento social como recurso preventivo à difusão do vírus, a diretiva do governo consiste em se puder, fique em casa sem uma discriminação precisa do que seja poder/não poder ficar em casa. Por conta disso, a definição do que seja isolamento social ficou a cargo das unidades domésticas, do chamado bom senso dos indivíduos. Estas atitudes, contudo, são condicionadas por fatores sociais, tais como: gênero, grau de instrução, perfil socioeconômico, capital cultural, etc. Além disso, utilizamos os testemunhos dos "quarentenados", a fim surpreender os lances da experiência e dos sentimentos que nosso questionário não conseguiu coletar.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador / Beatriz Martins - Integrante / Daniel Sakano - Integrante / Gabriela Chini - Integrante / Julia Mariani Pires - Integrante.
      Membro: Lidiane Soares Rodrigues.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. "Circulations internationales et (sorties de) Guerre froide".« Brazilian political scientists and the Cold War: Soviet hearts, North-American minds (1966?1988) ». 2023. (Seminário).
      2. 47o Encontro da Anpocs - GT Pensamento Político. Uma agenda negociada: o financiamento e a avaliação do Cedec (1976-1992). 2023. (Congresso).
      3. 47o Encontro da Anpocs - Mesa Redonda. As razões do sucessona pós-graduação: gestores, professores, editores. 2023. (Congresso).
      4. 47o Encontro da Anpocs - Mesa Redonda - MR47. Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas. O periodismo lá e cá. 2023. (Congresso).
      5. Congrès de l'Association Française de Sociologie. 2023. (Congresso).
      6. V Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP.Mesa 10. 2023. (Encontro).
      7. 46o Enccontro da Anpocs.Professores, estudantes, editores: quem faz Sociologia no Brasil hoje?. 2022. (Encontro).
      8. Colloque international L'Actualité de la critique littéraire brésilienne: le centre en perspective.Les pas du schema. 2022. (Seminário).
      9. 20o Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia. Sessão Especial.. SE08 - Sociologia Brasileira e Francesa em perspectiva: edições e editores acadêmicos dos dois lados do Atlântico. 2021. (Congresso).
      10. 45 Encontro Anual da Anpocs. Ciências sociais brasileiras: dinâmicas contemporâneas à luz de discussões históricas (Mesa Redonda). 2021. (Congresso).
      11. IV Forum International Sociological Association (ISA). How does an author became a classic? Karl Marx no Brasil: a case study. 2021. (Congresso).
      12. 44o Encontro Anual da ANPOCS / Mesa Rendonda. A Coleção Grandes Cientistas Sociais. 2020. (Congresso).
      13. America Latina Fente al Gobierno y el COVID-19. Uma sociologia do isolamento social no Brasil. 2020. (Congresso).
      14. II Seminário de Pensamento Social Brasileiro. Marxismo e teoria crítica nas interpretações do Brasil. 2020. (Congresso).
      15. Semana Acadêmica do PPGS da UFPB.Sociologia e Sociedade diante da Pandemia de 2020. 2020. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (8)
      1. RODRIGUES, L. S.. 45 Anpocs. Coordenacão do GT07 - Ciências Sociais: contextos sociais, institucionais e desafios em perspectiva global, nacional e local.. 2021. (Congresso).. . 0.
      2. RODRIGUES, L. S.. 20a SBS. Coordenação do GT 14 Sociologia da Sociologia nos contextos global e nacional. 2021. (Congresso).. . 0.
      3. RODRIGUES, L. S.. Session Brazilian Sociology: history and present state in local and global context. 2021. (Congresso).. . 0.
      4. RODRIGUES, L. S.; MARTINS, C. B.. Coordenação do GT08 Ciências Sociais em perspectiva local, nacional e global. 2020. Congresso
      5. RODRIGUES, L. S.; CARAVACA, J. ; ARRIAGADA, P.. 5o Congresso de HIstória Intelecutual da América Latina. Mesa Redonda "Problemas metodológicos". 2020. Congresso
      6. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Metamorfoses do Simbólico no Brasil contemporâneo". 2019. (Congresso).. . 0.
      7. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Métodos na Sociologia da Cultura". 2017. (Outro).. . 0.
      8. RODRIGUES, L. S.. Mesa "Entre campos". 2016. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 16/11/2024 16:25:34