PPG-ciencias-humanas-e-sociais

Sidney Jard da Silva

Professor Titular do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (CECS/UFABC). Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Departamento de Ciência Política do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e licenciado em Sociologia pela Faculdade de Educação (FE/USP). Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais (PCHS/UFABC). Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado em Políticas Públicas (BPP/UFABC). Coordenador do grupo de pesquisa Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3 PAC) e da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar). Membro do Conselho Editorial da EdUFABC. Foi coordenador da área temática Estado e Políticas Públicas da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Integrou a equipe pro tempore de implantação da UFABC. Áreas de atuação: Trabalho, sindicalismo, ação coletiva, reforma da previdência, bancada sindical. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4946313851783901 (20/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (011) 23206120 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2025-Atual. Sindicalismo e Reforma da Previdência no Brasil: Executivo, Legislativo e Sindicatos
      Descrição: Existe uma relevante produção acadêmica sobre a relação entre o Estado e os sindicatos no Brasil. Contudo, parte significativa dessa literatura se concentra na interação entre o Poder Executivo e as entidades sindicais. São relativamente escassas as pesquisas que analisam a relação entre o Poder Legislativo e o sindicalismo brasileiro. Este projeto faz parte de uma agenda de pesquisa mais ampla, cujo objetivo principal é realizar um balanço do ciclo de reformas previdenciárias realizadas no país nas últimas duas décadas e meia (1995-2019), com foco na participação dos parlamentares sindicalistas (deputados e senadores) no processo decisório de mudança da política previdenciária. A pesquisa busca compreender como o governo e os grupos de interesse são capazes de explorar, ou até mesmo suplantar, os arranjos políticos institucionais existentes para viabilizar um processo negociado de reforma da previdência. Para tanto, propõe-se o seguinte conjunto de questões: I) Em quais condições político-institucionais é mais provável que as entidades sindicais sejam incluídas em um processo negociado de reforma da previdência?; II) Por que e quando governos considerados adversários do movimento sindical decidem negociar sua agenda reformista com os atores sindicais?;III) Inversamente, em contextos político-institucionais em que governos considerados aliados enviam ao Congresso Nacional projetos que contrariam os interesses de importantes setores do movimento sindical, qual é a posição predominante da bancada sindicalista? Defender as demandas de sua base de representação social ou seguir a orientação do partido e/ou da coalizão partidária da qual faz parte?. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Sidney Jard da Silva - Coordenador / Ariane Mantovan da Silva - Integrante / Luciano Palhano Guedes - Integrante / Sandra dos Santos Brumatti - Integrante / Isabela Tabarelli Cabral - Integrante.
      Membro: Sidney Jard da Silva.
    2. 2021-2024. Sindicalismo, bancada sindical e reforma da previdência
      Descrição: O principal objetivo deste projeto é realizar um balanço do ciclo de reformas previdenciárias realizadas no Brasil nas últimas duas décadas, com foco na participação dos parlamentares sindicalistas (deputados e senadores) no processo decisório de mudança da política previdenciária. A participação sindical no interior do trâmite legislativo das reformas previdenciárias tem sido pouco explorada pela literatura acadêmica. Em termos gerais, os trabalhos sobre o tema se concentram na resistência dos sindicatos à alteração da política previdenciária, mas são frágeis no que se refere à análise da atuação dos representantes sindicais no interior da própria arena legislativa. Esta pesquisa pretende preencher parte desta lacuna nos estudos sobre sindicalismo e políticas públicas. Diante da copiosa quantidade de trabalhos sobre reforma dos sistemas previdenciários, o estudo se concentrará em três momentos: I) análise do trâmite parlamentar das propostas de emendas constitucionais de reforma da previdência enviadas pelo Executivo e aprovadas pelo Legislativo; II) estudo do comportamento da bancada sindical no processo decisório das reformas previdenciárias no Congresso Nacional; e, III) identificação do padrão predominante de interação sindicalismo-governo na política previdenciária dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Vana Rousseff (2011-2016) e Jair Messias Bolsonaro (2019-).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sidney Jard da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 3
      Membro: Sidney Jard da Silva.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (11)
      1. XIV Encontro de Iniciação Científica.Políticas públicas e educação. 2024. (Encontro).
      2. O conservadorismo negro nas ex-colónias portuguesas. 2022. (Seminário).
      3. 100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie.Freire, Marxismos e Feminismos. 2021. (Outra).
      4. 100 Anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie.Territórios freirianos e lutas sociais contemporâneas. 2021. (Outra).
      5. Conferência Brasil em Coimbra. 2021. (Outra).
      6. Conversando sobre a nossa história: as referências que nos marcam - Paulo Freire - UFABC 15 anos7. 2021. (Outra).
      7. Educação como prática de liberdade, pesquisa como prática transformadora: camadas populares na pós-graduação. 2021. (Oficina).
      8. XX Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociologia do Trabalho. 2021. (Congresso).
      9. Audiência Pública.O impacto da reforma da previdência para as mulheres. 2020. (Outra).
      10. Mostra de Cinema."Divina Previdência" e "Eu, Daniel Blake". 2020. (Outra).
      11. Visões Cruzadas sobre à Contemporaneidade.Desafio(s) à Democracia. 2020. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Sidney Jard da Silva ⇔ Marilda Aparecida de Menezes (3.0)
          1. SILVERIO, C. ; MENEZES, MARIILDA APARECIDA DE ; JARD, S.. Família, trabalho e militância sindical: uma visão feminina do mundo do trabalho no ABC Paulista. HISTÓRIA ORAL. v. 25, p. 155-176, issn: 2358-1654, 2022.
          2. SILVA, K. M. ; SILVA, E. A. ; MENEZES, MARILDA APARECIDA DE ; JARD, S.. Capoeira: balanço bibliográfico de produções acadêmicas (2008-2021). REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS). v. 27, p. 97-113, issn: 1414-0594, 2022.
          3. NASCIMENTO, E. C. S. ; MENEZES, M. A. ; JARD DA SILVA, Sidney ; MARINHO, M. G.. AMA-A ABC: uma história de luta por reparação, verdade, memória e reconhecimento de metalúrgicos vítimas da ditadura brasileira,. Em: XVII Encontro Nacional da ABET- Crises e horizontes do trabalho a partir da periferia, v. 1, 2021.




      Data de processamento: 12/04/2025 21:57:40