PPG-ciencias-humanas-e-sociais

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 62

2024

1.   2024-Atual. História e memória LGBT no ABC (1960-2020)
Descrição: O projeto História e Memória LGBT no ABC é uma proposta desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia tendo como objetivo a construção de uma história das pessoas LGBT na região de Santo André, São Bernardo do Campo e Caetano do Sul. Para isso, a proposta debruça-se sobre arquivos físicos já existentes, tanto de pessoas LGBT quanto outros espaços, e sobre entrevistas baseadas na metodologia da história oral. Este projeto justifica-se pelo silêncio da História e da Memória LGBT no Brasil, especialmente na região do ABC. Já há pesquisas que se dedicam a construção de acervos e, portanto, de uma história e uma memória LGBT no Brasil, mas são um número ainda pequeno quando pensamos sobre a quantidade de histórias e sujeitos ainda negligenciados. Isso torna-se ainda mais visível na região do ABC. Destacamos, ainda, que identificamos, especialmente, uma invisibilidade das lesbianidades e de pessoas trans em estudos recentes, nesse sentido temos como pressuposto maior atenção a estas identidades. Fundamentado na pesquisa em arquivos e na história oral, este projeto se propõe a construção de um acervo que irá embasar a realização de uma exposição dentro do prazo de 12 meses estabelecido no projeto. No entanto, a construção de um acervo pressupõe o estímulo a pesquisas futuras. Os resultados da pesquisa serão difundidos em eventos e publicações.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / Cintia Lima - Coordenador / Alberto Canseco - Integrante / Julia Glaciela - Integrante / POL DEBB MIKI IRYO SILVA - Integrante / Marcela Evangelista - Integrante / JULIANA THOMAZ BATISTA - Integrante / Marcos Oliveira Amorim Tolentino - Integrante / Monique Lima - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
2.   2024-Atual. Humor Gráfico produzido por Mulheres no Brasil (1990-2023)
Descrição: Essa pesquisa apresenta o objetivo de realizar um mapeamento das mulheres cartunistas que nos últimos trinta anos (1990-2023) ocuparam a meios de comunicação em massa (impressos e on-line) para, através de suas artes, discutir temas relacionados a política nacional e internacional, elaborar reflexões sobre as práticas sociais e culturais cotidianas, discutir e se opor às diferentes formas de opressão seja de gênero, classe, etnia, raça e/ou territorial.A partir desse mapeamento, produziremos um corpus documental reunindo dados biográficos sobre as artistas identificadas, amostras de suas produções gráficas acompanhadas da análise das linguagens e recursos visuais e discursivos adotados para conferir sentido aos seus trabalhos. Pretende-se identificar as cartunistas brasileiras contemporâneas, examinar suas trajetórias de vida e intelectuais, visibilizar suas contribuições em diferentes campos, nomear as diversas formas de opressões que enfrentaram e superaram, assinalar ações e ideias que comungam e dedicar um espaço cuidadoso de análise para suas obras. Na análise do material gráfico, propõe-se verificar a existência ou não de temas comuns nas linguagens gráficas e discursivas empregados, analisando de que forma isso corrobora para a construção de uma rede de reflexão e de ação política via humor. Com essa pesquisa, pretendemos examinar se e como o humor gráfico quadrinhos, caricaturas, charges e cartuns foi empregado por tais cartunistas como instrumento político e artístico para a produção de representações que colaboram para denunciar e criticar o sexismo, as formas essencializadas de compreensão dos homens e mulheres, aos padrões normativos impostos às mulheres e ao controle político sobre o corpo feminino, se constituindo como uma forma de promover a expansão de um pensamento crítico sobre os temas abordados, atuando, assim, como um gesto político.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Integrante / Maria da Conceição Francisca Pires - Coordenador.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
3.   2024-Atual. Paulo Freire nos EUA
Descrição: Esta pesquisa trata de uma problemática candente da perspectiva do "sul global" e da sociologia da circulação internacional das ideais. A saber: sendo mínimas as possibilidades de consagração dos intelectuais de origem no "sul global", como foi possível que alguns latinoamericanos se tornassem referências no espaço assimétrico do intercâmbio transnacional das ideias, conceitos e obras? Tendo já tratado dos casos de Fernando Henrique Cardoso e de Celso Furtado, avança-se neste projeto ao de Paulo Freire (1921-1997), iniciando pela presença de sua obra nos Estados Unidos da América - dado seu papel decisivo, afinal, o inglês é a língua franca do período.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador.
Membro: Lidiane Soares Rodrigues.

2023

1.   2023-Atual. A reconfiguração do campo das organizações sociais
Descrição: Essa pesquisa, desenvolvida conjuntamente entre o Núcleo de Pesquisa sobre Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) da Unicamp e a profa. Lívia de Tommasi (UFABC), objetiva compreender e atualizar o debate teórico e os desafios metodológicos ao estudar a heterogeneidade da sociedade civil nas suas interfaces com o Estado e o mercado. Se o debate sobre sociedade civil nos anos 70 e 80 esteve muito orientado para o papel dos movimentos sociais na democracia, hoje em dia, a multiplicação e diversidade do associativismo nos territórios exige novos olhares. São igrejas de diferentes matrizes religiosas e políticas; setores de extrema direita que atuam nas mais diferentes associações; fundações, institutos empresariais e negócios de impacto; o campo filantrópico tradicional e atual; coletivos que se organizam em redes sociais, além das tradicioanis ONGs e movimentos sociais, entre outros. Eles organizam territórios, mobilizam recursos públicos e privados, participam politícamente e influenciam eleições, atuam em diferentes campos dos direitos e do assistencialismo. Além disso, o Estado brasileiro e o mercado por meio de "parcerias" com organizações variadas em todos os níveis da federação, incorporam valores e projetos advindos das organização e, ao mesmo tempo, moldam sua atuação. Por meio de um conjunto de leituras sistemáticas e da interlocução sobre os conteúdos e as metodologias dos projetos individuais de pesquisa, buscamos responder coletivamente à questão sobre como o associativismo civil tem se transformado e transformado a sociedade. Coordenação conjunta com a profa. Ana Claudia Teixeira (UNICAMP). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) . Integrantes: Maria Livia de Tommasi - Coordenador / Sergio Haddad - Integrante / andré sobrinho - Integrante / Ana Claudia Chaves Teixeira - Integrante / Silvio Rogerio dos Santos - Integrante / Marcelo Kunrath - Integrante / Helena Wendel Abramo - Integrante / Michelle Prazeres - Integrante / Ligia Luchmann - Integrante / Marcia Schaefer - Integrante / Adriana Pismel - Integrante / Luana do Rocio Taborda - Integrante / João Rodrigo Vedovato Martins. - Integrante / Fernanda Fragoso Zanelli - Integrante / Patricia Kunrath - Integrante / Renato Almeida - Integrante / Sidnei Ferreira - Integrante.
Membro: Maria Livia de Tommasi.
2.   2023-Atual. As percepções de policiais sobre a justiça, a democracia e os direitos humanos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Integrante / Giane Silvestre - Integrante / Fernando Salla - Integrante / Marcos César Alvarez - Coordenador / Luiz Cláudio Lourenço - Integrante / CAMPOS, MARCELO DA SILVEIRA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
3.   2023-Atual. Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável e Integral: aproximações entre teologia e práxis solidária comunitária
Descrição: O projeto objetiva investigar as relações entre teologia, gênero e justiça socioambiental, com vistas ao desenvolvimento de comunidades humanas e multiespécies sustentáveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Bezerra de Souza - Integrante / VALÉRIO GUILHERME SCHAPER - Coordenador.
Membro: Carolina Bezerra de Souza.
4.   2023-Atual. DO CORAÇÃO DAS GUERRAS À POÉTICA DA PLASTICIDADE: CRIAÇÃO E ENGAJAMENTO NO PENSAMENTO ARTÍSTICO EM CONTEXTOS AFRICANOS DOS ANOS 1980 A NOSSOS DIAS
Descrição: As artes em contextos africanos despontam, desde os anos 1980 com grande força em bienais,exposições e feiras dos circuitos mundializados das artes. Quais substratos e movimentosmobilizam a criação e as formas expressivas das identidades culturais em suas dinâmicas éticoestéticase poéticas? Este questionamento inicial desdobra-se, neste projeto, em dois eixos deestudos e preocupações dentro de perspectivas de conexões e ressonâncias entre artes em suasdiversas linguagens, história, antropologia e comunicação. O primeiro eixo estuda - descreve eanalisa - as linguagens para tematizações e criações (produzidas por artistas, curadorias emovimentos de criação coletivos) no contemporâneo, suas poéticas de relações, de corpos e deimaginação. Esse eixo atenta para os itinerários criativos em diálogo com modulações coletivas dahistória e com práticas culturais combinadas a contextos sociopolíticos precisos. O segundointerroga os lugares das artes como catalisadoras do pensamento artístico e de experimentação nofazer artístico em situações de violência e ameaças à vida. Guerras, despotismo, ditadura outerrorismo geram deslocamentos, exílios e sofrimentos coletivos e desacomodam tanto a criaçãocomo a reflexão teórica e curatorial. Como caminho heurístico da investigação, propõe-se umametodologia de conexão entre autorias, criações, contextos e compreensão transdisciplinar,ancorada na pesquisa teórico bibliográfica com seminários somatórios, estudos de caso, pesquisade campo, e interação dialogada com artistas, curadores/as, historiadores/as e ativistas culturais.A reflexão sistemática alia-se à prática rigorosa de construção diferencial de dados a fim de tecerrelações entre expressões artísticas enquanto pensamento da estética da plasticidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Denise Dias Barros - Coordenador / Emi Koide - Integrante / Jane Aparecida Marques - Integrante / Lia Dias Laranjeira - Integrante / Abdoulaye NIANG - Integrante / Aghi Bahi - Integrante / Sandro José Cajé da Paixão - Integrante / Antonia Costa de Thuin - Integrante / Flávio da Silva Nogueira - Integrante / Houda Blum Bakour - Integrante / Laura Dias Porto - Integrante / Luiz Carlos Zeferino - Integrante / Manuella Vieira Reale - Integrante / Marcos Carvalho Lopes - Integrante / Marina berthet - Integrante / Marina Di Napoli Pastore - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
5.   2023-Atual. Do Serviço Social de Menores à Fundação CASA: contexto sócio-historico e práticas institucionais
Descrição: O projeto tem por objetivo reconstruir aspectos da história das instituições decontrole social no estado de São Paulo voltadas para crianças e adolescentes em doisdiferentes períodos. De 1930 a 1960, procura analisar as instituições criadas para ascrianças e adolescentes consideradas em situação de abandono ou infratoras. De 2007 a2014, busca analisar as instituições destinadas aos jovens em situação de conflito com alei que se encontravam em medida socioeducativa de internação. Para odesenvolvimento da pesquisa, a documentação fundamental a ser utilizada serão osprontuários do Serviço Social de Menores (SSM) para o primeiro período e osprontuários dos internos da Fundação CASA, para o segundo período. Constituemfontes complementares para as análises, a documentação oficial, como os ofícios,relatórios governamentais, as estatísticas, a legislação, a imprensa, bem como a amplabibliografia, acadêmica e não acadêmica, já existente sobre a temática de crianças eadolescentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Teixeira - Integrante / Alvarez, Marcos Cesar - Coordenador / Fernando Salla - Integrante / Vítor Furlan Jorge - Integrante / Bruno Toller - Integrante / Mariana Chies S Santos - Integrante / Bruna Gisi - Integrante.
Membro: Alessandra Teixeira.
6.   2023-Atual. Ensinamos a transgredir na UFABC? Reflexões para uma pedagogia engajada
Descrição: Dentro da UFABC, somos muitas/os as/os docentes que, a partir de perspectivas progressistas, buscam oferecer uma formação que siga os ideais de interdisciplinaridade, inclusão social e excelência. Comprometidas com perspectivas antirracistas e feministas, muitas de nós nos encontramos em grupos de trabalho (como NEG e NEAB) nos quais compartilhamos projetos e atividades, mas nem sempre temos a oportunidade de discutir coletivamente como esse compromisso se expressa especificamente em nossos espaços de aula e propostas didáticas.Desafiadas por essa ausência, chegamos à proposta de uma pedagogia engajada e transgressora da escritora feminista negra estadunidense bell hooks, que, em diversos textos, reflete sobre sua experiência como professora de graduação. Com base em uma pedagogia feminista e antirracista, também atravessada pela proposta de Paulo Freire, bell hooks incentiva a construção de uma comunidade de aprendizagem que entenda a educação como uma prática de liberdade.Este projeto estuda, portanto, a pedagogia engajada e transgressora de bell hooks, com vistas a organizar duas jornadas de reflexão pedagógica coletiva com professores/as da UFABC que se sintam interpeladas/as pelo convite a construir essa comunidade de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / Alberto Canseco - Coordenador / MARILIA MELLO PISANI - Integrante / NATHALIA DE OLIVEIRA - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
7.   2023-Atual. Estudo sistemático das Zonas Livres de Armas Nucleares no contexto da segurança internacional do Século XXI: contribuições, desafios e perspectivas futuras
Descrição: A era nuclear do século XXI apresenta dimensões específicas na qual interagem mecanismos de controle e proibição de armas de Destruição em Massa liderados pela maioria dos países não nuclearizados belicamente e, ao mesmo tempo, um aprofundamento tecnológico no intuito de aprimorar a sofisticação dos arsenais por parte dos países possuidores de tais armas. Com a presente pesquisa pretende-se analisar como e em que forma as Zonas Livres de Armas Nucleares (ZLAN) configuram um novo paradigma de segurança preventiva, de desarmamento e controle de armas nucleares no século XXI como estratégia direcionada ao banimento dessas armas letais. Ainda que tais zonas tenham suas origens na Guerra Fria, presenciamos a definição de antigas e novas propostas na configuração de redefinições clássicas e de percepções estratégicas e contemporâneas de geopolíticas que marcam traços específicos do atual contexto histórico. Este estudo será realizado a partir de três eixos teóricos: Desarmamento e não proliferação nuclear, Segurança Preventiva no Sistema Internacional e Emergência de Regimes Regionais. Assim, pretende-se empreender um estudo sistemático e comparado das contribuições, desafios e perspectivas futuras das ZLAN em quatro dimensões de análise: 1- as ZLAN estabelecidas e em pleno funcionamento (América Latina, Pacífico Sul, África, Sudeste Asiático e Ásia Central); 2- Os Estados autoproclamados Livres de Armas Nucleares -ELAN (Mongólia, Nova Zelândia, Filipinas Suíça Irlanda); 3- Espaços geográficos livres de armas nucleares (Antártida, Fundos Marinos e Espaço Ultraterrestre); e 4- novas propostas para desnuclearizar áreas na Europa e na Ásia (Europa Centro Oriental, Países Nórdicos, Países Balcânicos, Ártico, Meio Oriente, Sul da Ásia e Nordeste Asiático). Através da análise dos conteúdos dos tratados e normas regionais que estabelecem as ZLAN e a formulação de categorias de comparação entre os diferentes acordos regionais para identificar elementos comuns e diferenciáveis, pretende-se compreender os interesses que os diferentes atores têm para apoiar ou dificultar o aprimoramento das ZLAN formalizadas, como também o estabelecimento de novas ZLAN. De igual forma, o estudo busca identificar quais as implicações políticas e estratégicas que tais zonas representam para a segurança internacional, para o regime universal de desarmamento e não proliferação, e para o Brasil como potência regional que desenvolve tecnologia nuclear pacífica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Elias David Morales Martinez - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Elias David Morales Martinez.
8.   2023-2024. História e Memória LGBT no ABC
Descrição: O projeto História e Memória LGBT no ABC é uma proposta desenvolvida pelo Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia tendo como objetivo a construção de acervo da história das pessoas LGBT na região de Santo André, São Bernardo do Campo e Caetano do Sul. Para isso, a proposta debruça-se sobre arquivos físicos já existentes, tanto de pessoas LGBT quanto outros espaços, e sobre entrevistas baseadas na metodologia da história oral. Este projeto justifica-se pelo silêncio da História e da Memória LGBT no Brasil, especialmente na região do ABC. Já há pesquisas que se dedicam a construção de acervos e, portanto, de uma história e uma memória LGBT no Brasil, mas são um número ainda pequeno quando pensamos sobre a quantidade de histórias e sujeitos ainda negligenciados. Isso torna-se ainda mais visível na região do ABC. Destacamos, ainda, que identificamos, especialmente, uma invisibilidade das lesbianidades e de pessoas trans em estudos recentes, nesse sentido temos como pressuposto maior atenção a estas identidades. Fundamentado na pesquisa em arquivos e na história oral, este projeto se propõe a construção de um acervo que irá embasar a realização de uma exposição dentro do prazo de 12 meses estabelecido no projeto. No entanto, a construção de um acervo pressupõe o estímulo a pesquisas futuras. Os resultados da pesquisa serão difundidos em eventos e publicações, bem como por meio da exposição que tem uma proposta itinerante e pretende circular por espaços de edução formal e não formal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Coordenador / Bruna Mendes de Vasconcelos - Integrante / Julia Glaciela da Silva Oliveira - Integrante / Alberto Canseco - Integrante / Marcela Boni Evangelista - Integrante / Marcos Tolentino - Integrante / Juliana Thomaz Batista - Integrante / Pol Debb Miki Iryo Silva - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
9.   2023-Atual. Identificando Signos e símbolos ideológicos nas narrativas canônicas com mulheres
Descrição: Como continuação das pesquisas de doutorado e pós-doutorado da pesquisadora, busca-se nesta etapa identificar a construção de signos e símbolos ideológicos nas narrativas do Novo Testamento cujas personagens são mulheres. Esses objetos estão distribuídos nos quatro evangelhos canônicos e no livro de Atos dos Apóstolos. Utilizamos o referencial teórico da análise de discurso bakhtiniana somada a análise narratológica, baseada principalmente em Paul Ricoeur, como ferramentas exegéticas. Com isso, torna-se necessária a pesquisa histórica do tempo e lugar de criação destas narrativas para estabelecer uma aproximação ao contexto discursivo e conseguir analisar a presença de signos e símbolos. Com essa pesquisa, a simbologia associada às mulheres nos cristianismos primitivos pode ser resgatada, seja ela positiva, na construção discursiva de seus protagonismos, ou negativa, como o retrato das mulheres que estão contra a expansão da nova estrutura sociorreligiosa do Reino de Deus proposta por Jesus. Perscruta-se, ainda, as estratégias de silenciamento e ocultação das mulheres contidas nos textos pesquisados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Bezerra de Souza - Coordenador.
Membro: Carolina Bezerra de Souza.
10.   2023-Atual. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública
Descrição: O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS) é uma iniciativa que reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo é ser uma rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça. Esta rede possui qualificadas pesquisadoras e pesquisadores com vasta experiência nesse campo de estudo, configurando uma robusta proposta de cooperação e desenvolvimento científico de acúmulos teórico-metodológicos para compreensão, análise e crítica dos problemas de segurança pública e justiça na sociedade brasileira. O INViPS conta ainda com uma rede de consultoras e consultores internacionais que, em seu desenvolvimento, irão ajudar a ampliar o escopo dos estudos e resultados apresentados. A perspectiva metodológica que anima a proposta se fundamenta em uma abordagem multissituada e comparativa para análise dos problemas locais possíveis de serem observados em diferentes contextos. Procura entender como fenômenos da violência e do crime observados em diferentes Estados se comunicam a partir dos seus contextos, possibilitando encontrar especificidades e similitudes entre diferentes práticas. Ao congregar as informações, o INViPS visa se tornar uma referência importante na produção de conhecimento, consolidação de tipologias e mapeamentos sobre o crime e a violência, assim como disseminador de boas informações para a sociedade civil e governos brasileiros. Ao considerar a riqueza de experiências dos grupos presentes nessa proposta, o INViPS busca ainda ser o disseminador de inovações para ensino e pesquisa na área de estudos da violência e do crime no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Coordenador / Marcos César Alvarez - Integrante / Sérgio Adorno - Integrante / Luiz Fábio Paiva - Integrante / cesar barreira - Integrante / michel misse - Integrante / José Vicente Tavares dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
11.   2023-Atual. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, TECNODIVERSIDADE E SOBERANIA DIGITAL
Descrição: A pesquisa investiga as práticas de utilização e desenvolvimento das tecnologias de Inteligência Artificial (IA) pelos agentes públicos federais no Brasil. Tendo em vista os elevados custos de armazenamento e tratamento de dados em nosso país, ativo fundamental para a Inteligência Artificial, a proposta é problematizar as práticas estatais e avaliar se estão reforçando o escoamento de dados para fora do país, se incentivam ou bloqueiam a criatividade e à inventividade da inteligência coletiva local e nacional. Utilizando as noções de colonialismo digital, tecnodiversidade, soberania de dados e soberania digital, a investigação quer observar, mapear e analisar as práticas de governo para a implementação da IA. A hipótese central é que tais práticas consolidam a condição do Brasil não como inventor e desenvolvedor de tecnologias, mas como país comprador e usuário de serviços e soluções desenvolvidos pelas Big Techs, uma vez que diante da carência de infraestruturas digitais necessárias ao desenvolvimento de soluções de aprendizado de máquina, frente aos elevados custos para a criação de data centers em território nacional, da forte presença das plataformas digitais transnacionais em nosso cotidiano, a doutrina neoliberal deslegitima e ataca a ação direta do Estado para alterar esse cenário.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
12.   2023-Atual. Migrações Transnacionais de Refugiados e Outras Categorias: conceitos e experiências
Descrição: Este projeto está vinculado ao grupo de estudos e pesquisa intitulado MIGREF cadastrado no Diretório do CNPQ, coordenado pela líder Profa. Dra. Julia Bertino Moreira, vice-coordenado pela Profa. Dra. Marilda de Menezes e contando na equipe com docentes/ doutoras de outras instituições - Profas. Dras. Carolina Moulin (UFMG), Gisele Ribeiro (UFF) e Dra. Raquel Araújo (pós-doc FAPESP), além de mestres(as), mestrandos(as) e doutorandos(as). Foi contemplado com auxílio financeiro pelo edital Chamada Universal do CNPQ 2023 - Grupos Emergentes, em valor aproximado de R$ 40.000,00. RESUMO: A temática das migrações internacionais - incluindo as forçadas e de refúgio, entre outras categorias de migrantes - vem ganhando destaque e repercussão nos debates públicos no cenário global, não apenas pelo aumento do número de pessoas que se deslocam por inúmeros motivos e nas condições mais adversas, mas também pela diversificação e complexidade que movimentos migratórios vêm assumindo na atualidade. Dada essa realidade - não só internacional como também presente no Brasil - , o objetivo geral do projeto é analisar as migrações transnacionais de refugiados e outras categorias migratórias, partindo da discussão teórica sobre suas tipologias, ao problematizar conceitos centrais a esse campo de estudos (como: agência / voluntariedade / escolha x força / violência / compulsoriedade; mobilidade x imobilidade; integração/ assimilação) e enfocar realidades empíricas específicas, sobretudo no Sul Global e no Brasil. A partir de pesquisas individuais que integram a equipe, articuladas à questão central do projeto (colocada acima), os objetivos específicos buscam discutir: 1) como conceitos que compõem oposições binárias (agência/ vontade/ escolha x força/ violência/ compulsoriedade; mobilidade x imobilidade) - fundantes ao campo de estudos migratórios - podem ser tensionados a partir de realidades migratórias que se complexificam atualmente; 2) como os contornos de categorias migratórias (a exemplo de solicitante de refúgio, refugiado, deslocado interno ou ambiental, entre outras) podem ser contestados, a partir de contextos diversos vivenciados por sujeitos e grupos migrantes; 3) como o conceito de integração (em diálogo com o de assimilação) pode ser compreendido e problematizado a partir de experiências migratórias particulares; 4) como questões (especialmente tocantes a marcadores sociais da diferença, a exemplo de gênero, raça/etnia, idade/geração, sexualidade, entre outros) relacionados à diversidade de sujeitos migrantes impactam processos migratórios contemporâneos. Início do projeto: 2023 ; Fim do projeto: 2026. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . Integrantes: Julia Bertino Moreira - Coordenador / Carolina Moulin Aguiar - Integrante / ANDRESSA ALVES MARTINO - Integrante / Letícia Zamprônio Salum - Integrante / SOPHIA TEIXEIRA E SOUZA - Integrante / LIVIA MAJOR - Integrante / CAIO CESAR SERRA - Integrante / Nayara Khaly Silva Sanfo - Integrante / Mariana Silva Rangel Matthiesen - Integrante / Ariana Bazzano de Oliveira - Integrante / RAQUEL ARAUJO DE JESUS - Integrante / ÍCARO VASQUES INCHAUSPE - Integrante / João Freitas de Castro Chaves - Integrante / Vanessa Kely Domingues - Integrante / Marilda Aparecida de Menezes - Integrante / Gisele Maria Ribeiro de Almeida - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Julia Bertino Moreira.
13.   2023-Atual. Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina
Descrição: Multilateralismo e a Direita Radical na América Latina é um projeto de estudo e debate público sobre a as perspectivas e atuações da direita radical latino-americana e suas conexões transnacionais no âmbito do Sistema Multilateral Contemporâneo. Visamos a compreensão e discussão dos impactos destas atuações sobre direitos políticos e cívicos, sobre a criação e reprodução de mecanismos de inclusão social, sobre formas de participação política e sobre as instituições democráticas de uma forma geral. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Maringoni de Oliveira - Coordenador / Monica Herz - Integrante / Giancarlo Summa - Integrante.
Membro: Gilberto Maringoni de Oliveira.
14.   2023-Atual. O SISTEMA DE RELAÇÕES RACIAIS QUE SE TRANSFORMA: AS NARRATIVAS SOBRE RAÇA E RACISMO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PÓS-COTAS
Descrição: No presente projeto pretendemos abordar o tema das relações raciais no Brasil a partir de uma perspectiva dinâmica, que põe em evidência processos de mudanças que podem ser observados na atual configuração racial no país. Nesse sentido, parte-se da premissa de que, apesar de uma história marcada pela escravidão e pela permanência de formas de exclusão e de discriminação da população não branca no país, o sistema de classificação racial não é imune a transformações políticas, sociais, culturais e econômicas que estão ocorrendo desde a redemocratização nos anos 1980. Processo que ganhou uma maior envergadura a partir dos anos 2000, quando as ações afirmativas passaram a ocupar um lugar especial dentre as políticas públicas anti-racistas, gerando um debate público que dividiu o país. Nossa hipótese é que os efeitos das ações afirmativas nas universidades públicas podem ser observados em diferentes espaços sociais, extrapolando o contexto universitário de origem das mesmas.Assim, nosso interesse maior será de investigar como o tema racial é mobilizado em universidades públicas em diferentes contextos regionais (São Paulo, Rio Grande do Sul e Sergipe). Isso, a partir de algumas tendências recentes no interior dessas instituições (as comissões de heteroidentificação, os coletivos negros, em especial os coletivos feministas negros, o debate sobre a descolonização dos currículos, entre outros espaços).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
15.   2023-Atual. Paradiplomacia, Cooperação Descentralizada e Política Externa: Entes Subnacionais, Temas e Agendas Globais
Descrição: Embora a literatura sobre a paradiplomacia/cooperação descentralizada tenha se desenvolvido e ocupado mais espaços no campo das Relações Internacionais, sobretudo no âmbito regional, haja vista os regimes de integração regional europeu e sul-americano e seus mecanismos de participação subnacional, nos regimes globais há um déficit de aggiornamento no reconhecimento dos entes subnacionais como atores chaves nos temas globais e no seu direito a ocupar espaços nos processos decisórios globais. No Brasil o tema ainda é visto e tratado de forma marginal pela maioria dos especialistas da área, o que não reflete a realidade do fenômeno, nem o potencial e as projeções sobre o seu papel no multilateralismo. O projeto de pesquisa Paradiplomacia,Cooperação Descentralizada e Política Externa: Entes Subnacionais, Temas e Agendas Globais objetiva analisar o fenômeno da paradiplomacia/cooperação descentralizada na sua interface com a política externa pela atuação de entes subnacionais em temas globais. A pesquisa focará a análise de três temas globais: 1) Combate ao aquecimento global; 2) Combate à pandemia de Covid-19; 3) Migrações forçadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
16.   2023-Atual. Sustainable development agenda for the Greater ABC region and German investments in value chains
Descrição: Aims to identify opportunities to improve the value chains of the Greater ABC region based on the analysis of German industrial investments and policies. Its final contribution will be the proposal of an inclusive and sustainable development agenda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: José Paulo Guedes Pinto - Coordenador / Cristina Fróes de Borja Reis - Integrante / Fernanda Graziella Cardoso - Integrante / Gabriel Almeida Antunes Rossini - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Knut Blind - Integrante / Simone Wurster - Integrante / Soren Salomo - Integrante / Nátaly Santiago Guilmo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.
Membro: José Paulo Guedes Pinto.
17.   2023-Atual. UFABCuir. Grupo de estudo e escrita
Descrição: O grupo parte da leitura e discussão de materiais que pertenceriam ao que se costuma chamar de teoria queer. Como se sabe, essa teoria (e sua tentativa de traduzi-la no Sul global como teoria cuir) tem a ver, em princípio, com estudos de sexualidade e gênero, com uma crítica da política de identidade e uma oposição radical a uma assimilacionismo político do coletivo LGTTB.A discussão começa então com a questão do que implica o pertencimento desses materiais a essa teoria. Em outras palavras, que significados queer adquire em diferentes textos e propostas teóricas, levando em conta também as consequências que eles teriam sobre nossa própria produção de pensamento.A partir da proposta de Gloria Anzaldúa - escritora feminista chicana considerada por Aléxia Bretas (2021) como uma das primeiras a utilizar o termo na academia feminista - a UFABCuir se constituiu então como um espaço de estudo e discussão, mas também de produção e acompanhamento da escrita, na busca da construção de uma comunidade. Seguindo a proposta da referida autora, a confiança na escrita aparece como uma ferramenta política para curar feridas, não só pessoais, mas também sociais, principalmente aquelas decorrentes de normas de gênero e sexuais.Neste intuito de construção de comunidade, o grupo pretende também iniciar e aprofundar diálogos com outros grupos e agentes sociais que procuram transgredir a ordem social que exerce e procura perpetuar a violência normativa sobre os corpos.O grupo torna-se um local propício para a construção do pensamento coletivo e para a formação na produção do pensamento autônomo, principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação. Além de colaborar na articulação de espaços de debate dentro da UFABC fora do próprio grupo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / Alberto Canseco - Coordenador / Sandra (San) Momm - Integrante / kigew puri - Integrante / POL DEBB MIKI IRYO SILVA - Integrante / ADA CRISTINA FERREIRA - Integrante / ALLIE TERASSI - Integrante / MICHELE TEIXEIRA BONOTE - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
18.   2023-Atual. Uma história das artistas do traço no Brasil (1960-1990)
Descrição: O humor gráfico, os quadrinhos e a ilustração brasileiras construíram expressiva tradição no século XX e são alvo de inúmeros estudos. Apesar disso, as mulheres artistas do traço são desconhecidas. Nesse sentido, é urgente questionar: quem eram, o que produziam, onde publicavam e a que temas se dedicavam as cartunistas, quadrinistas e ilustradoras brasileiras? Qual o lugar do humor nessa produção? Este projeto tem como objetivo contar uma história das artistas do traço no Brasil entre 1960, momento do golpe, mas também de circulação de ideias feministas e efervescência da imprensa, e 1990, pós-redemocratização e quando do advento da Internet. A partir dos conceitos de gênero, arte e humor, pretende-se revelar, construir e narrar histórias de mulheres e de sua produção. O que conhecemos destas artistas é graças ao trabalho de coletivos de mulheres que procuram divulgar o que se produz hoje na Internet e fazer jus à memória das artistas do passado. Os estudos situados nos campos da história cultural do humor e da história das mulheres, seguem silenciosos. Para responder a estas ausências, pretendemos investigar e tornar visíveis trajetórias de mulheres artistas do traço que utilizavam diferentes técnicas, variadas abordagens, debatiam diversos assuntos e publicavam numa multiplicidade de veículos impressos, com muita frequência usando como recurso o humor. Iniciativas semelhantes já inspiraram a criação de obras de referência em países como Argentina e Chile. Para viabilizar a escrita de uma história das artistas do traço no Brasil, será realizado amplo trabalho de pesquisa em acervos e arquivos públicos em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, cidades que contam com coleções expressivas de jornais e revistas impressas, bem como investigação online. Este projeto, fruto de parcerias interinstitucionais e internacionais, pretende divulgar seus resultados por meio da publicação de um livro/catálogo, textos acadêmicos e da criação de um site. Este projeto conta com o apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplado pela chamada Chamada CNPq/MCTI N 10/2023, processo 403648/2023-8. Este projeto também está vinculado ao projeto Breve História das Cartunistas no Cone Sul.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Coordenador / Conceição Pires - Integrante / Gabriela Alves Fernandes Ferreira - Integrante / Nara Bretas Lage - Integrante / Gleidiane de Sousa Ferreira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.

2022

1.   2022-Atual. A Fundação Rockefeller e as Dinâmicas da Pesquisa Biomédica em São Paulo. Atores, Redes e Instituições na Constituição e Consolidação das Áreas de Fisiologia, Bioquímica e Farmacologia. (1916-1962)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho - Coordenador / Rita de Cassia Marques - Integrante / Cristina de Campos - Integrante / Ana Lucia Lana Nemi - Integrante / André Mota - Integrante / Paloma Porto - Integrante.
Membro: Maria Gabriela Silva Martins da Cunha Marinho.
2.   2022-Atual. Breve história das cartunistas no Brasil e no Cone Sul: mulheres, memória e humor feminista (1970-2020)
Descrição: Este projeto tem como objetivo contar uma história das cartunistas brasileiras e do Cone Sul, contribuindo com iniciativas isoladas, individuais e fragmentárias que tem procurado dar visibilidade para cartunistas de ontem e de hoje. A partir do conceito de humor feminista, pretende-se narrar histórias de cartunistas mulheres e de sua produção, tendo como pano de fundo os efeitos do feminismo em charges, cartuns, tiras e quadrinhos produzidos por elas. A ausência de registros de cartunistas mulheres na tradicional história do humor gráfico no Cone Sul tem motivado esforços de construção de uma história das mulheres no humor gráfico. Tais esforços são evidenciados por escassas dissertações e teses, e iniciativas de coletivos de mulheres que procuram, através de eventos e publicações, divulgar não apenas o que se produz hoje por mulheres cartunistas que foram impulsionadas pelas possibilidades de uso livre da Internet, mas também fazer jus à memória das artistas do passado, com frequência chamadas de ?pioneiras?. Estas, em geral, são conhecidas por terem conseguido destacar-se na grande imprensa ou na imprensa alternativa. Pesquisadoras do Cone Sul, de maneira individual, vem empenhando-se nesta missão que objetiva construir uma história de cartunistas mulheres que, apesar de inegável talento, foram excluídas de dicionários, coletâneas, enciclopédias, filmes, exposições, eventos, e uma série de outros aparatos que buscam contar uma história do humor gráfico e marcar memórias. Argentina e Chile, em especial, avançaram um pouco neste propósito, tendo publicado obras em formato de catálogo que visam divulgar a história e a memória das mulheres cartunistas do passado e do presente. No Brasil, embora vivamos um cenário bastante efervescente, de vasto uso da Internet para promoção do trabalho de cartunistas jovens, seguimos sem pesquisas sólidas e extensas que busquem inventariar as produtoras de humor gráfico que deixaram registros no século XX e que fazem história no século XXI. Carecemos, ainda, de iniciativas que busquem sistematizar o que se produz atualmente, dada a efemeridade das redes sociais na produção de registros. De maneira informal, várias cartunistas e pesquisadoras sugerem que as mulheres são maioria produzindo humor gráfico e quadrinhos hoje. Para viabilizar a escrita da história das cartunistas no Brasil e no Cone Sul, tendo o humor feminista enquanto fio condutor, serão utilizados como fontes: 1. Jornais e revistas da grande imprensa; 2. Jornais e publicações da imprensa alternativa; 3. Jornais e publicações feministas; 4. Dicionários, coletâneas, catálogos, coleções e enciclopédias que se dedicam ao humor gráfico (com e sem perspectiva de gênero); 5. Entrevistas orais; 6. Sites, portais e redes sociais dedicados ao humor gráfico produzido por mulheres no Brasil e no Cone Sul. Este projeto individual integra o projeto coletivo "Mandonas: memórias, políticas e feminismos no Cone Sul (1980-2020)", financiado pelo CNPq, Processo nº: 404662/2021-8, e coordenado por Joana Maria Pedro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Coordenador / Gabriela Alves Fernandes Ferreira - Integrante.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
3.   2022-Atual. CALEIDOSCÓPIO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS: AVALIAÇÕES, EXPERIÊNCIAS EALCANCES DAS POLÍTICAS DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Descrição: Nessa pesquisa pretende-se realizar uma série de estudos de casos sobre as transformações sociais provocadas, direta ou indiretamente, pela introdução de ações afirmativas no país. Visa-se, portanto, investigar e avaliar as consequências dessas políticas públicas, sobretudo o modo como elas afetaram a compreensão da questão racial em nossa sociedade. A ideia inicial é de proceder a uma reflexão sobre os efeitos e impasses das ações afirmativas, tanto no interior das universidades como fora delas. Serão abordados temas, tais como: 1) a expansão das ações afirmativas para outros grupos que não os negros de escolas públicas (quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência, etc.); 2) avaliação do desempenho de cotistas e não-cotistas; 3) especificidades das ações afirmativas em universidades estaduais; 4) as ações afirmativas na pós-graduação e seus impactos nas pesquisas; 5) as demandas por mudanças nos currículos (virada decolonial); 6) os impactos na composição do alunado; 7) os coletivos e o feminismo negro que se fortalecem; 8) situação dos egressos cotistas no mundo do trabalho; 9) bancas de heteroidentificação e o jogo das classificações raciais;- os efeitos no ensino médio; 10) a história da África como espaço para contextualizar o racismo no Brasil; 11) o modo como o debate público se tornou mais aberto aos temas ligados às desigualdades raciais, etc. Essa lista não exaustiva dialoga com alguns dos temas que são desenvolvidos pelos membros da equipe em pesquisas anteriores e que serão aqui reatualizadas em uma perspectiva dialógica e comparativa. Esse esforço conjunto se torna possível pelas parcerias já existentes entre os membros do grupo e serão reforçadas pelas possibilidades de organização de encontros, simpósios e de divulgação conjunta dos resultados obtidos (livros, dossiês em revistas, podcasts, homepages, etc.). Além disso, espera-se que essa pesquisa impacte a compreensão atual sobre o tema das ações afirmativas nas ciências humanas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Edinéia Tavares Lopes - Integrante / LAURA MOUTINHO - Integrante / Maria Nilza da Silva - Integrante / Paula Cristina da Silva Barreto - Integrante / Acácio Sidinei Almeida Santos - Integrante / Dulcilei da Conceição Lima - Integrante / Pedro Lopes - Integrante / Gilson Barbosa Dourado - Integrante / Givânia Maria da Silva - Integrante / Henrique da Rosa Müller - Integrante / Andrea Lopes da Costa - Integrante / Isabel Teresa Cristina Taukane - Integrante / Janaina Damaceno Gomes - Integrante / Joaze Bernardino Costa - Integrante / Laila Thaise Batista de Oliveira - Integrante / Lidia Carla Araujo dos Anjos - Integrante / Luciana Garcia de Mello - Integrante / Raimunda Maria Rodrigues Santos - Integrante / Ramon de Oliveira Santana - Integrante / Sergio Henrique da Conceição - Integrante / Suely Aldir Messeder - Integrante / Milena Mateuzi Carmo - Integrante / Pedro Jaime de Coelho Jr. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
4.   2022-2023. Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado De SP
Descrição: O projeto Construção do Conhecimento Agroecológico no Grande ABC Paulista: Saberes, Movimentos e Práticas para a Transição Agroecológica no Cinturão Verde do Estado De SP é uma ação conjunta entre o Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade Federal do ABC (NEA-UFABC), movimentos sociais ligados à agroecologia e economia solidária, coletivo Fórum da Agenda Ambiental Regional do ABCDMRR e gestões públicas municipais do Grande ABC Paulista, com apoio institucional da Associação Brasileira de Agroecologia. O objeto do projeto é a criação de condições concretas para produção de conhecimento e fortalecimento da agroecologia na região e sua consequente reprodução continuada a longo prazo. O projeto se articula em quatro grandes linhas de atuação: levantamento de ações, políticas e publicações em agroecologia na região do ABCDMRR; realização de um diagnóstico socioambiental e territorial em Diadema, Santo André e Ribeirão Pires, como substrato para formulação de políticas públicas regionais em agroecologia; realização de eventos dentro e fora da Universidade para mobilização, formação e articulação de agentes trabalhando com agroecologia no território; comunicação e difusão dos temas trabalhados ao longo do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Coordenador / LUCIANA TRAVASSOS - Integrante / Roberta de Assis Maia - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
5.   2022-2022. Democracia em perigo no Brasil? Estudo dos ataques ao sistema eleitoral brasileiro
Descrição: Monitoramento do debate no Twitter sobre o sistema eleitoral brasileiro no ano de 2022. Em um contexto no qual as mídias sociais assumem uma centralidade no debate político, principalmento no Twitter, o projeto tem por finalidade identificar: a) os atores mais atuantes; b) as principais formações discursivas mobilizadas no debate; c) formação de comunidades (clusters) ideológicos; d) existência de ataques as instituições eleitorais; e) atuação de perfis automatizados (bots); e f) formação de recursos humanos para pesquisa interdisciplinar no ambiende digital. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudio Luis de Camargo Penteado - Coordenador / Paulo Roberto Elias de Souza - Integrante / DI GENOVA, DANIEL - Integrante / RAMOS, DIOGO - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante.
Membro: Claudio Luis de Camargo Penteado.
6.   2022-Atual. Dinâmicas de violência e políticas de segurança nas regiões brasileiras - a atuação da facções brasileiras
Descrição: ? Objetivo Geral: Elaborar um diagnóstico da violência nas diversas regiões brasileiras tendo como foco as facções criminais e a forma como se inserem nestas dinâmicas, as relações que estabelecem entre si e com outros atores da sociedade, as conexões que estabelecem entre as prisões, os mercados ilícitos e as dinâmicas criminais e, por fim, os efeitos diferenciais que produzem no fenômeno da violência, especialmente, o homicídio, considerando as especificidades de cada região, e em cada macroregião brasilera, dos Estados que as compõem e de territórios específicos nesses estados. ? Objetivos específicos: - Mapear as facções atuantes em cada Estado brasileiro (ou região dos Estados, a depender das especididades locais), produzindo um diagnóstico de cada macroregião do país; - Descrever, de maneira sistemática, a participação desses grupos nos mercados ilícitos e nas dinâmicas criminais dos estados, considerando cada as macroregiões brasileiras; - Situar a posição de cada um dos grupos (facções) nas diversas redes criminais existentes na região, caracterizando suas relações com outros atores e identificando as formas de colaboração, competição ou de conflito que se configura em cada localidade; - Mapear e descrever, em cada região/estado/localidade, as conexões que se estabelecem entre as prisões e as atividades criminais e os mercados ilícitos que se desenvolvem nas ruas (inclusive conexões entre prisões e ruas em localidades diferentes); - Compreender os efeitos sociais que as facções produzem nesses diversos territórios, principalmente, em termos da intensidade e da forma de expressão da violência; - Diagnóstico de cada uma das cinco macroregiões brasileiras, destacando as especificidades de cada uma e, ao mesmo tempo, as diferenças existentes nos estados que a compõem e a diversidade eventualmente existente numa mesma unidade federativa; - A partir do diagnóstico específico e local, elaborar um diagnóstico geral sobre a presença, atuação e os efeitos das facções nas dinâmicas criminais e nos mercados ilícitos brasileiros, considerando o fenômeno em sua translocalidade, transversalidade e a fluidez e complexidade que caracteriza esses fenômenos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Coordenador. Financiador(es): Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF - Bolsa.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
7.   2022-2023. Egressos cotistas da UFABC
Descrição: A pesquisa busca mapear o nível de inserção profissional de egressos da UFABC que foram cotistas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador / Regimeire Maciel - Integrante / Ramatis Jacino - Integrante.
Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
8.   2022-Atual. Impacto da COVID-19 no modo de vida, mobilidade e acessibilidade dos grupos marginalizados (ICOLMA)
Descrição: A mobilidade é mais do que movimento. Ela determina o sustento das pessoas nas cidades - como elas têm acesso a vários serviços e oportunidades sociais e econômicas necessárias. O surto da pandemia COVID19 mostrou a grande dependência da mobilidade como meio de acesso a locais de subsistência, mas a pandemia também mostrou opções para uma maior resiliência na forma de acesso virtual. Enquanto a acessibilidade é tradicionalmente entendida como consistindo em quatro componentes inter-relacionados ligados a características individuais, características espaciais, características do modo de transporte, bem como características temporais de modo e disponibilidade de atividade, durante a pandemia e além, um quinto componente do acesso virtual está ganhando terreno. Esta na inter-relação e na complementaridade destas cinco dimensões que reside a resiliência, mas para quem? As primeiras percepções sugerem que os grupos marginalizados foram os que mais sofreram com a pandemia e as regras de bloqueio relacionadas. No entanto, o conhecimento sobre as formas complexas pelas quais as regras pandêmicas e de lock-down afetaram seus modos de vida, tanto por meio de restrições de mobilidade direta quanto dos efeitos indiretos da mobilidade reduzida no funcionamento de outras infra-estruturas e serviços, assim como no acesso a atividades geradoras de renda, é em grande parte inexistente. O mesmo se aplica às formas específicas que os grupos marginalizados têm sido capazes de lidar com esses efeitos, por exemplo, através de tecnologias virtuais. Portanto, este projeto interdisciplinar irá explorar e comparar o impacto da pandemia COVID19 sobre a mobilidade, acessibilidade e subsistência de grupos marginalizados na Cidade do Cabo (África do Sul), Área do Ruhr (Alemanha) e São Paulo (Brasil) por meio de uma abordagem de métodos mistos. O objetivo é compreender a mudança dos papéis do acesso físico para grupos marginalizados urbanos em tempos de pandemia em seu modo de vida e o papel do acesso virtual nele. Com base nestas análises, recomendaremos medidas para uma acessibilidade equitativa que apoiem e melhorem a resiliência dos grupos marginalizados em uma perspectiva global. Essas medidas serão discutidas e divulgadas para um público abrangente. (AU).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / LUCIANA TRAVASSOS - Integrante / Sandra (San) Momm - Coordenador / Silvana Zioni - Integrante / Mark Zuidgeest - Integrante / Sophie Schramm - Integrante / Stefan Greiving - Integrante / maria fernanda terra - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
9.   2022-Atual. MANDONAS: memórias, políticas e feminismos no Cone Sul (1980-2020)
Descrição: A História das Mulheres é recente, data da segunda metade do século XX. Embora seja um sucesso editorial na disciplina História, é rara a presença de mulheres protagonistas. Mulheres que assumem liderança, são costumeiramente chamadas de Mandonas. Este termo pretende desqualificá-las, questionando a sua feminilidade. Quem são estas mulheres que chamamos de Mandonas? São lideranças? A pesquisa pretende narrar a trajetória de mulheres que se tornaram lideranças em diferentes campos no Cone Sul (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai): na política, na religião, na educação, na arte, nos movimentos sociais, nas universidades, no campo (no sertão) e nas cidades, na arte, no feminismo e no anti-feminismo. Perceber sua atuação nas eleições, nas igrejas, nos diversos tipos de feminismos e de anti-feminismos, nas redes sociais e no ensino de História. Acompanhá-las nos espaços considerados de direita, de centro e de esquerda. Construir verbetes com seus nomes, divulgar suas trajetórias, trazer novas personagens para a História e, também, novas fontes para a História das Mulheres, através da implementação do acervo do LEGH ? Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC. As fontes serão buscadas na internet, em bibliotecas, livrarias de livros antigos e usados, acervos e arquivos públicos e privados; além da realização e transcrição de entrevistas utilizando a metodologia da história oral. Memórias, políticas e feminismos são categorias centrais deste projeto, desdobrando-se nas seguintes categorias de análise: mulheres, interseccionalidades, religiosidades, artivismos, anti-feminismos, movimento de mulheres, emoções e netnografias. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (9) . Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Integrante / Joana Maria Pedro - Coordenador / Cristina Scheibe Wolff - Integrante / gleidiane ferreira de sousa - Integrante / Ana Veiga - Integrante / Janine Gomes da Silva - Integrante / Gabriela Alves Fernandes Ferreira - Integrante / Gabrieli Hernandes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
10.   2022-2022. Migrações forçadas e refúgio no Brasil e na América Latina durante (e após) a pandemia de Covid-19
Descrição: O objetivo geral do projeto era compreender as migrações forçadas e o refúgio no Brasil e na América Latina, em suas diversas facetas, no período da (e após a) pandemia de Covid-19. Derivam de tal temática mais ampla, questões de caráter específico e, para tanto, foram pensadas 4 linhas de pesquisa: (1) Migrações e refúgio no Brasil e na América Latina na atualidade; (2) Impactos da pandemia de Covid-19 para migrantes e pessoas em situação de refúgio; (3) Políticas públicas voltadas a integração de migrantes e pessoas em situação de refúgio; (4) Migrantes e pessoas em situação de refúgio à luz das interseccionalidades. O projeto se inseriu nas áreas de concentração das Ciências Sociais, da Ciência Política, das Relações Internacionais, do Direito e outras afins a#768; interdisciplinaridade das linhas de pesquisa descritas acima.O projeto se pautou pela seleção de pesquisas em andamento em nível de doutorado e pós-doutorado que versassem sobre questões pontuadas acima (elaboração do edital em Abril, encerramento em Maio e processo seletivo realizado em Junho). As/os bolsistas selecionadas/os foram orientadas/os e supervisionadas/os pela Pesquisadora Sênior de modo remoto a fim de conduzirem suas pesquisas durante 4 meses (Julho/Agosto/Setembro/ Outubro) e, ao final do período, produzirem um artigo acadêmico. Todos os trabalhos foram reunidos para compor uma publicação em formato de livro (lançamento da obra previsto para Dezembro 2022 / Janeiro 2023). Bolsistas e pesquisas contempladas pelo projeto: (1) FLÁVIA RODRIGUES DE CASTRO - Racismo e migração internacional na pandemia: cenários latino-americanos; (2) RAQUEL ARAUJO DE JESUS - Imobilidade forçada no Pacífico colombiano (2020-2021): comunidade étnicas em meio a um cenário de crise humanitária e pandemia de Covid-19; (3) ANA MARIA GOMES RAIETPARVAR - O que é ser bem-sucedido? Religião, família e prosperidade econômica na integração de refugiados iranianos bahais no Brasil; (4) DENISE MARINI PEREIRA - A gestão da migração venezuelana em Roraima: entre o emergencial e a agenda política; (5) LIDIA GURGEL NEVES HORA - Refugiados e Covid-19: uma análise do discurso digital na rede social Facebook.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . Integrantes: Julia Bertino Moreira - Coordenador / Alexandre Barbosa - Integrante / Luciana Latarini Ginezi - Integrante / FLÁVIA RODRIGUES DE CASTRO - Integrante / RAQUEL ARAUJO DE JESUS - Integrante / ANA MARIA GOMES RAIETPARVAR - Integrante / DENISE MARINI PEREIRA - Integrante / LIDIA GURGEL NEVES HORA - Integrante. Financiador(es): Fundação Memorial da América Latina - Bolsa.
Membro: Julia Bertino Moreira.
11.   2022-2022. Neocolonialismo Tardio: Assuntos Atuais em Economia Política
Descrição: Grupo de estudos internacional dedicado à análise da atual fase do neocolonialismo. Atenção especial é dada aos mecanismos sistêmicos de apropriação e transferência de excedentes e as crescentes contradições e desafios políticos. A reflexão coletiva é fundamentada no método do materialismo histórico. São discutidos e avaliados também os debates em curso na Rede Agrarian South (Sul Agrário) e da sua revista Agrarian South: Journal of Political Economy.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Issa Shivji - Integrante / Marcelo Rosa - Integrante / Dzodzi Tsikata - Integrante / Praveen Jha - Integrante / Thiago Lima - Integrante / Walter Chambati - Integrante / Lyn Ossome - Integrante / Gabriela Mendes Chaves - Integrante / Júlio Cambanco - Integrante / Archana Prasad - Integrante / Gertrude Dzifa Torvikey - Integrante / Freedom Mazwi - Integrante / Sandeep Chachra - Integrante / Max Ajl - Integrante / Twinkle Siwach - Integrante / Damian Lobos - Integrante / Angsuman Sarma - Integrante / Kai Heron - Integrante / Abeer Abazeed - Integrante / Lucas Koerner - Integrante / Kenia Antonio Cardoso - Integrante / Rafael Soriano de Brito Lira - Integrante / Luccas Bernacchio Gissoni - Integrante / Akshay Deshmukh - Integrante / Arturo Ezquerro-Cañete - Integrante / Chris Martinez - Integrante / Cuthbert Mukora - Integrante / Ebenezer Ewusie-Mensah - Integrante / Elizabeth George Matiko - Integrante / Eric Narh Tei-Kumadoe - Integrante / Fernanda Folster de Paula - Integrante / Francis Mukora - Integrante / Garcia Neves Quitari - Integrante / Giulia Magnano - Integrante / Gouri Hari - Integrante / Gyekye Tanoh - Integrante / Hibist Kassa - Integrante / Hongyu Yang - Integrante / Jemima Pierre - Integrante / Joana Salém - Integrante / Justina Namukomba - Integrante / Karim Eid-Sabbagh - Integrante / Kishor Podh - Integrante / Kranthi Nanduri - Integrante / Manuela Souza Siqueira Cordeiro - Integrante / Mariana Reinach - Integrante / Mariano Féliz - Integrante / Matheus Moreira - Integrante / Marioun Ouma - Integrante / Nicholas Odoyo - Integrante / Precious Moyo - Integrante / Rajinder Singh - Integrante / Rakhee Kewada - Integrante / Simran Sharma - Integrante / Siviwe Mdoda - Integrante / Sneha Najeeb - Integrante / Somashree Das - Integrante / Stha Yeni - Integrante / Thomas Patriota - Integrante. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
Membro: Paris Yeros.
12.   2022-Atual. Para além de São Paulo: expansão e práticas do Primeiro Comando da Capital (PCC) como rede nacional e transnacional.
Descrição: Desde a década de 1970, estudos das áreas de Ciências Sociais retratam o fenômeno de criação de coletivos conhecidos como facções no interior do sistema penitenciário de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Comando Vermelho (CV) ofereceu, em escala nacional, os primeiros contornos dessa experiência de relação entre presos, com repercussões fora das prisões. Em seguida, o Primeiro Comando da Capital (PCC) aperfeiçoou uma série de metodologias e criou, no interior do sistema prisional paulista, uma forma de organização peculiar e relevante para qualquer preso em cadeias daquele estado. Embora tenha iniciado seus trabalhos em prisões de São Paulo, os efeitos das ações do PCC são sentidos hoje em todo o Brasil. Ao considerar esse fenômeno, a proposta pretende compreender como o PCC expandiu suas práticas, aprendeu novos esquemas e modelou sua conduta para fazer o crime fora do estado de São Paulo, afetando e sendo afetados por relações sociais em prisões e comunidades de outras regiões do Brasil. A pesquisa se divide em três etapas, envolvendo trabalho de campo, com conversações, entrevistas e grupos focais, além de levantamento de matérias de jornal e documentos estatais. Interessa a pesquisa compreender dinâmicas de funcionamento do PCC em outros estados, investigando áreas portuárias, periferias, territórios transfronteiriços e prisões. A intenção também é conhecer a visão de atores estatais sobre a maneira como enxergam o trabalho do PCC em seus respectivos Estados. É importante ainda entender como essas dinâmicas criminais se constituem por meio de relações que, em toda sua extensão, envolvem marcadores de gênero em que diferentes pessoas atuam em esquemas importantes para a mobilidade e sucesso das ações do grupo. A hipótese central do projeto consiste na ideia de que ao expandir suas ações o PCC transforma e é transformado pelo contato com outras realidades para além das dinâmicas típicas enfrentadas pelo grupo no Estado de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Integrante / Luiz Cláudio Lourenço - Integrante / Juliana Gonçalves de Melo - Integrante / Luiz Fábio Paiva - Coordenador / ALBUQUERQUE, JOSÉ LINDOMAR C. - Integrante / Rochelle Fachineto - Integrante / Ludmila Ribeiro - Integrante / Jania Perla de Aquino - Integrante / Lucas Amaral de Oliveira - Integrante / Pedro Henrique Coelho Rapozo - Integrante / Thaís Duarte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
13.   2022-Atual. Por que se encarceram mulheres? Crime, controle e reprodução social
Descrição: Pesquisa desenvolvido no âmbito da Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ2) concedida pelo CNPq. Objetiva investigar as causas do aumento exponencial do encarceramento de mulheres nas últimas décadas no país, levando em conta sua relação com as mudanças mais estruturais ocorridas no plano econômico, social e político no período, e seus respectivos impactos nas relações de gênero. Interessa conhecer os contextos que circundam a vida das mulheres antes e depois da experiência prisional, de modo a compreender como o crime e as atividades criminais se conectam às suas trajetórias ocupacionais, socioafetivas e familiares, e também como a prisão atua para reforçar ou não desigualdades e discriminações baseadas nos marcadores sociais de raça, classe e sexualidade, além do próprio gênero. A metodologia proposta inclui, além de levantamento bibliográfico e estado da arte, estudo de trajetória de mulheres egressas do sistema prisional, através de entrevistas abertas e semiestruturadas, acrescidas de observação participante em espaços de convivência como cooperativa de egressas. Pretende-se realizar ainda um extenso levantamento documental a fim de produzir uma sistematização de informações existentes sobre o sistema carcerário feminino coletadas nas últimas três décadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Alessandra Teixeira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Alessandra Teixeira.
14.   2022-2024. Tráfico de Pessoas como fenômeno global: análise do enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração laboral e sexual no Brasil e Espanha (2000-2023)
Descrição: O presente projeto parte dos achados da pesquisa de Doutorado desenvolvida no PPG-CHS por Veronica Teresi, concluída em fevereiro de 2021, tomando em conta os novos direcionamentos de uma agenda de pesquisa que assume a necessidade e a relevância científica e social de analisar as políticas públicas desenvolvidas no Brasil e na Espanha com relação ao enfrentamento ao tráfico de pessoas com fins de exploração sexual e laboral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador / Veronica Teresi - Integrante.
Membro: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
15.   2022-Atual. Últimas memórias: novas narrativas
Descrição: O presente projeto tem como objetivo resgatar e divulgar histórias de imigração para o Brasil em tempos distintos, tanto as migrações históricas, que ocorreram no passado, quanto histórias de migração mais recentes. Tais narrativas, passado e presente, a partir de casos particulares de migrantes dos mais diversos pontos do globo, quando postas lado a lado, podem nos conduzir a novos olhares sobre esses processos migratórios, sobre o significado de estar fora de seu lugar de pertença e sobre a subjetividade humana. Ainda, na maior parte das histórias que serão trabalhadas neste projeto, há um ponto em comum entre si, de grande dor para a humanidade como um todo, e que costuram as nossas narrativas aqui apresentadas. Em algum nível e sentido, elas envolvem dimensões de guerras e conflitos ou perseguições e violações aos direitos humanos. Saíram de suas nações de origem Japão, Alemanha, Rússia, Itália, Espanha, Líbano, Síria, Coréia, China, Colômbia, Angola, Haiti, Cuba, República Democrática do Congo em momentos de grande angústia, em meio a crises e guerras, e se encontram todos hoje no Brasil. Esta pesquisa tem como prática metodológica, por excelência, a história oral, trabalhando tais relatos de forma escrita e audiovisual. Este projeto está vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PCHS) nas Linha 3: Trabalho, migrações e políticas sociais e Linha 4: História e memória, identidade e interseccionalidade; e é um projeto do Grupo de Estudos e Pesquisas em Migrações Internacionais (MIGREPI).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Adriana Capuano de Oliveira - Coordenador / BUTIKOFER, ERIKA ANDREA - Integrante / Danielle Yura - Integrante / TÁCITO YURI DUTRA CHIMATO - Integrante / DÉBORA DE GODOY VASCONCELLOS - Integrante / GABRIELA FERNANDES GALLIETA - Integrante / FLÁVIA ABUD LUZ - Integrante / ANA JULIA MARTINS DIAS FELIZARDO - Integrante / JAQUELINE GALDINO DA SILVA - Integrante / LUCIANA AKEMI FUJITA - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
Membro: Adriana Capuano de Oliveira.

2021

1.   2021-2024. A internet como campo de disputas pela igualdade de gênero
Descrição: Este projeto tem como objetivo central a compreensão da Web como um espaço público de construção e discussão de cidadania a partir dos feminismos contemporâneos no Brasil. A Web, através da internet, com seus recursos, tem se constituído tanto como uma tecnologia que permite a formação e manutenção de redes, a organização de movimentos sociais e manifestações, como também alterou significativamente a própria dinâmica dos movimentos sociais e dos feminismos. Ao mesmo tempo, os feminismos também trazem aportes para as dinâmicas da Web e da Internet, especialmente para discussões éticas e políticas que a envolvem. Esta pesquisa parte de uma perspectiva da História do Tempo Presente, para uma análise das dinâmicas entre feminismos e a internet, buscando também um debate interdisciplinar que dialoga especialmente com as ciências sociais e as ciências da computação, para a construção de uma metodologia de análise de dados coletados em vários espaços da Web, como as redes sociais, sites, blogs e demais canais. O problema que se coloca é quais são os discursos e como se colocam no campo da cidadania e dos direitos humanos, especialmente na perspectiva feminista, e que embates são possíveis de serem percebidos na dinâmica da Web. Busca-se, também, reconhecer os principais pontos de embate entre os discurso feministas e os discursos antifeministas, analisando quais são os temas e direitos em maior disputa na esfera pública. On-line. Para a coleta de dados, serão utilizadas tanto técnicas informatizadas, como também a netnografia e história oral. Serão escolhidas para isso algumas páginas web, e perfis públicos em redes sociais como o twitter, o facebook, o youtube e o instagram, que apresentem discursos feministas e/ou antifeministas, para proporcionar a análise. Como método de análise, serão trabalhadas perspectivas quantitativas e qualitativas, com auxílio de ferramentas da história oral, da análise de conteúdo e da análise de discurso. Este projeto também comporta a articulação da pesquisa científica com a produção jornalística e a divulgação científica, a partir da colaboração com o Portal Catarinas, um veículo de jornalismo independente de Santa Catarina. A partir de temáticas que incluem os debates dos feminismos recentes será construído um arquivo digital para a análise das dinâmicas entre feminismos e internet. A partir da análise e produção de artigos, livro, teses, seminários e outras produções acadêmicas, serão elaboradas cartilhas, videoaulas, podcasts e outros instrumentos didáticos voltados para professores, estudantes, ativistas e público em geral, agrupados em uma plataforma on-line.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Integrante / PEDRO, Joana Maria. - Integrante / Cristina Scheibe Wolff - Coordenador / Renata Cavazzana - Integrante.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
2.   2021-2022. A ordenação de mulheres nas igrejas protestantes históricas no Brasil
Descrição: Pesquisa de campo através de formulários online com as ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Unida, Igreja Presbiteriana Independente, Igrejas Batistas. Pretende conhecer algumas vivências da caminhada ao ministério, da atuação e sobre a questão da justiça de gênero em âmbito eclesial. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Carolina Bezerra de Souza - Coordenador / Márcia Blasi - Integrante / Marli Brun - Integrante / Sabrina Senger - Integrante.
Membro: Carolina Bezerra de Souza.
3.   2021-Atual. Disinformation flows, polarization and crisis of media intermediation (Disflows)
Descrição: El objetivo de este proyecto (Disflows) es analizar y comprender los discursos que se generan a propósito de la desinformación en el espacio público español, que se han intensificado en los últimos años como consecuencia de la polarización afectiva y la crisis de la intermediación de los actores sociales clásicos. Considera cuatro niveles: (1) los discursos mediáticos que generan los medios de comunicación (incluyendo a los fact-checkers) sobre desinformación; (2) los discursos políticos (con especial énfasis en partidos políticos); (3) los discursos ciudadanos obtenidos de conversaciones en espacios virtuales y no-virtuales; y (4) los discursos académicos, canalizados a través de publicaciones científicas. Como metodología, se aplica un enfoque de métodos mixtos, donde se combinan los métodos computaciones mediante la aplicación de los Digital Methods (Rogers, 2013 y 2019) para el análisis de los discursos en redes sociales, y métodos propios de la investigación social, como las entrevistas en profundidad, análisis del discurso, grupos de discusión y observación no participante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (21) . Integrantes: Claudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Eva Maria Campos-Dominguez - Coordenador / Guillermo López García - Integrante / Lance Bennett - Integrante / Gianpietro Mazzoleni - Integrante / Raquel Tarullo - Integrante / Laura Iannelli - Integrante / Emilia Palonen - Integrante / Susana Salgado - Integrante / Rodrigo Browne - Integrante / Jörg Hassler - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Ciencia e Innovación - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
Membro: Claudio Luis de Camargo Penteado.
4.   2021-2021. Formações Sociais, Passado e Presente
Descrição: Grupo de estudos internacional dedicado à análise de formações sociais de perspectiva histórica e comparada. Atenção especial é dada às contradições relativas às relações centro-periferia, de classe, raça, casta, gênero e à ecologia. O método do materialismo histórico fundamenta a reflexão coletiva. Os debates atuais dentro da Rede Sul Agrária também são discutidos e avaliados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Sammer Dahir Siman Magalhães - Integrante / Júlio Cambanco - Integrante / Weber Lopes Góes - Integrante / Gertrude Dzifa Torvikey - Integrante / Sabatho Nyamsenda - Integrante / Manish Kumar - Integrante / Gurpreet Singh - Integrante / Freedom Mazwi - Integrante / Bernard Baha - Integrante / Twinkle Siwach - Integrante / Preksha Mishra - Integrante / Adwoa Yeboah Gyapong - Integrante / Damian Lobos - Integrante / Petronella Munemo - Integrante / Deivison Mendes Faustino - Integrante / Kenia Antonio Cardoso - Integrante / Rubilson Velho Delcano - Integrante / Rafael Soriano de Brito Lira - Integrante / Eric Narh Tei-Kumadoe - Integrante / Hibist Kassa - Integrante / Joana Salém - Integrante / Karim Eid-Sabbagh - Integrante / Angeline Annesteus - Integrante / Ashish Kajla - Integrante / Charity Rusere - Integrante / Elisa Greco - Integrante / Faustina Obeng Adomaa - Integrante / Gustavo Rodrigues Lemos - Integrante / Kavita Kabeer - Integrante / Keisha Williams - Integrante / Leiyo Singo - Integrante / Mazibuko Jara - Integrante / Namrata Daniel - Integrante / Noaman G. Ali - Integrante / Santosh Varma - Integrante / Soundarya Iyer - Integrante / Srishti Yadav - Integrante / Steven Mberi - Integrante / Sudeep Shrestha - Integrante / Tina Mfanga - Integrante / Umesh Yadav - Integrante. Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
Membro: Paris Yeros.
5.   2021-2022. Grupo Local INCT Proprietas
Descrição: A presente proposta visa institucionalizar a participação dos membros do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Proprietas que constituem a equipe composta na UFMS, Campus de Três Lagoas, e promover as reflexões, atividades e os projetos referentes ao grupo local, previstos no projeto geral (anexo no Sigproj). O INCT, em âmbito geral, constitui um canal para debate e reflexão sobre a temática da história social da propriedade e do direito de acesso, para produção e divulgação de pesquisas, bem como para intercâmbio e interação entre pesquisadores cujos trabalhos zelam pela preservação e defesa de bens comuns e interesses coletivos. No que se refere ao projeto dentro da UFMS/CPTL e seu grupo, cabe destacar que, dentre outras metas, a Rede Proprietas previu e aprovou a constituição de um Mestrado em História que, inicialmente, seria na UFF (sede do INCT) mas, face aos desdobramentos conjunturais e sociais, definiu-se por ser construído em região com demanda, isto é, que não tivesse o mestrado em História. Nesse sentido, a UFMS, campus de Três Lagoas, por comportar parte do grupo e não sediar programa de pós-graduação em História, foi reconhecida pelo Proprietas como sede prioritária à construção e implementação do curso de mestrado, com aporte de recursos do INCT aos seus pesquisadores para tal fim. Esse fato justifica o reconhecimento e institucionalização da pesquisa do grupo local do INCT e registro de seus colaboradores laterais no empenho à constituição de APCN, tarefa primordial para a qual o grupo se dedicará, mas também de outros projetos convergentes a serem vinculados também nos âmbitos de PIBIC e PIBIV a impulsionar reflexões, pesquisas e diálogos acerca dos temas centrais e tangentes à história social da propriedade, permitindo abarcar uma ampla gama de propostas, porquanto dialoguem e se desdobrem em temáticas como de conflitos rurais e urbanos, movimentos sociais, experiências do trabalho, e outras manifestações que politizam e pluralizam demandas por direitos de acesso. Os temas tangentes da pesquisa já despontam aqui pois os primeiros esforços realizados pelo grupo na construção desta APCN já identificaram as convergências entre os objetivos primordiais do INCT, a experiência acadêmica do grupo local e as demandas regionais. Resultante disso, a área de pesquisa que intersecciona estas variáveis é: ?História e Movimentos Sociais?. As linhas de pesquisa que atravessam a área são: Trabalho, Experiências e Conflitos (Linha 1) e ?Sujeitos, Saberes e Afetividades? (Linha 2). Os projetos que dialoguem com estas temáticas devem ser estimulados no âmbito deste projeto aqui proposto. Para subsidiar empiricamente a construção do ambiente das pesquisas, lembramos também que objeto central do Proprietas, os temas tangentes e as linhas de pesquisa da APCN encontram profunda ressonância nos acervos presentes no Núcleo de Documentação Histórica Honório de Souza Carneiro, arquivo/laboratório do Curso de História do CPTL, permitindo que os/as pesquisadores/as que compõem o grupo fortaleçam suas produções científicas em torno da agenda do projeto e da demanda social observada, e consolidem o arquivo da unidade como referência para a pesquisa histórica no Mato Grosso do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cintia Lima Crescêncio - Integrante / Leandro Hecko - Integrante / Mariana Esteves de Oliveira - Coordenador / Luiz Carlos Bento - Integrante / Maria Celma Borges - Integrante / Rafael Athaides - Integrante / Vitor Wagner de Oliveira Neto - Integrante / Dolores Puga - Integrante / Marcia Maria Menendes Motta - Integrante.
Membro: Cintia Lima Crescêncio.
6.   2021-2021. Justiça de Gênero: tecendo redes e alianças
Descrição: Alcançou instituições baseadas na fé e movimentos sociais da América Latina que são parcerias da ACT Igreja Sueca, a financiadora do Programa de Gênero e Religião. O objetivo principal reunir dados, elementos ou informações para delimitar temas e linhas de atuação do PGR (período 2022-2025), além de fortalecer relações e alianças com as organizações participantes da consulta. Foi desenvolvida de julho a setembro de 2021, contando com a assessoria técnica da Dra. Simone Imperatore, sua metodologia utilizou questionário e entrevistas, tanto individuais e como em grupos focais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Carolina Bezerra de Souza - Integrante / Marli Brun - Coordenador / Sabrina Senger - Integrante / Simone Imperatore - Integrante.
Membro: Carolina Bezerra de Souza.
7.   2021-Atual. MEMÓRIAS DE CAMPONESES (AS) DO SERTÃO PARAIBANO E TRABALHADORES (AS) DA REGIÃO DO ABC PAULISTA: TRABALHO, GÊNERO E FAMÍLIA
Descrição: Analisar as memórias de homens e mulheres referentes aos espaços das relações de trabalho e família no campo e na cidade tem como pressuposto que não só as experiências são sexuadas como também as memórias e as narrativas. O conteúdo das memórias e a forma narrativa que elas assumem é marcado pela posição de gênero, mas a ela não se restringe, uma vez que podem convergir para um projeto comum que é a família. Utilizaremos a metodologia da história oral de modo a contemplar as diferentes formas de narrar sobre as relações de trabalho, família e relações de gênero. As histórias de vida e entrevistas semi-estruturadas oferecem uma forma privilegiada de se aproximar das experiências vividas pelos sujeitos e dos sentidos a ela atribuídos, sem abrir mão da integração das percepções individuais e sociais ancoradas no tempo. Os personagens da pesquisa são camponeses e camponesas (pequenos proprietários, moradores, foreiros e rendeiros) da região do Sertão de Cajazeiras, Estado da Paraíba e trabalhadores e trabalhadoras que migraram do Sertão Paraibano para a região do ABC Paulista, especialmente nas décadas de 1960-70.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilda Aparecida de Menezes - Coordenador / Giovana Almeida Nascimento - Integrante / Jurani O. Clementino - Integrante / Jaime Santos Junior - Integrante / COVER, MACIEL - Integrante / Eliane Carvalho Meza - Integrante / Thiago Romeu de Souza - Integrante.
Membro: Marilda Aparecida de Menezes.
8.   2021-Atual. Mercados ilícitos, redes criminais: dinâmicas e configurações locais, perspectiva histórica e abordagem comparativa de três áreas críticas da região da fronteira brasileira
Descrição: Na presente proposta, busca-se dar continuidade às pesquisas anteriores envolvendo a compreensão das dinâmicas criminais e dos mercados ilíctos em regiões da fronteria brasileira, incluindo os efeitos das dinâmicas prisionais sobre as conformações das redes que atuam nestas áreas. Através de dois eixos teórico-metodológicos - análise de redes sociais e histórico-processual - pretende-se observar e compreender as particularidades de três àreas de fronteira brasileira, todas elas constituídas por cidades-gêmeas e localizadas cada uma das quais em um dos Arcos em termos dos quais é dividida a faixa de fronteira brasileira: Brasil (MS) e Paraguai (Amambay), com ênfase nas cidades-gêmeas Ponta e Porã e Pedro Juan Caballero; 2. na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e que envolve as cidades de Foz do Iguaçu (Brasil-Paraná), Ciudad del Este (Paraguai) e Porto Iguazu (Argentina); 3. tríplice fronteira entre Brasil Colômbia e Peru e que envolve as cidades de Tabatinga (Brasil-Amazonas), Letícia (Colômbia) e Santa Rosa (Peru). Cada uma delas apresenta similaridades e significativas diferenças em termos da configuração dos seus mercados ilícitos e das dinâmicas criminais que as caracterizam e são consideradas áreas críticas para a segurança pública. Através do eixo da análise de redes sociais pretende-se descrever os atributos e as dinâmicas das principais redes criminais que atuam nas três regiões de fronteira, dando especial atenção à eventuais vínculos com o sistema carcerário, além de compreender a configuração que tais redes apresentam. O segundo eixo analítico consiste em adotar uma perspectiva histórica para reconstituir os processos de formação e expansão de algumas das redes criminais mais relevantes para os termos da análise aqui proposta e dos mercados ilícitos preponderantes nas três regiões da análise, incluindo uma análise específica do PCC cuja atuação parece transcender as dinâmicas locais, embora perpasse também as regiões aqui analisadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
9.   2021-Atual. Sindicalismo, bancada sindical e reforma da previdência
Descrição: O principal objetivo deste projeto é realizar um balanço do ciclo de reformas previdenciárias realizadas no Brasil nas últimas duas décadas, com foco na participação dos parlamentares sindicalistas (deputados e senadores) no processo decisório de mudança da política previdenciária. A participação sindical no interior do trâmite legislativo das reformas previdenciárias tem sido pouco explorada pela literatura acadêmica. Em termos gerais, os trabalhos sobre o tema se concentram na resistência dos sindicatos à alteração da política previdenciária, mas são frágeis no que se refere à análise da atuação dos representantes sindicais no interior da própria arena legislativa. Esta pesquisa pretende preencher parte desta lacuna nos estudos sobre sindicalismo e políticas públicas. Diante da copiosa quantidade de trabalhos sobre reforma dos sistemas previdenciários, o estudo se concentrará em três momentos: I) análise do trâmite parlamentar das propostas de emendas constitucionais de reforma da previdência enviadas pelo Executivo e aprovadas pelo Legislativo; II) estudo do comportamento da bancada sindical no processo decisório das reformas previdenciárias no Congresso Nacional; e, III) identificação do padrão predominante de interação sindicalismo-governo na política previdenciária dos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), Dilma Vana Rousseff (2011-2016) e Jair Messias Bolsonaro (2019-).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Sidney Jard da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 6
Membro: Sidney Jard da Silva.

2020

1.   2020-Atual. A contribuição histórica dos objetos científicos nas ciências biomédicas para a generificação e medicalização dos corpos
Descrição: Proposta de pesquisa epistemológica e empírica, a partir da perspectiva de gênero enquanto categoria de análise, e da análise do discurso enquanto ferramenta teórico-metodológica. O objetivo é analisar historicamente a relação entre a construção dos objetos científicos pelas ciências biomédicas e a generificação e medicalização dos corpos, e suas repercussões para o campo das Ciências Biológicas e para a educação de jovens em idade escolar na atualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Glenda Lanzoni Bolzan - Integrante.
Membro: Luciana Aparecida Palharini.
2.   2020-Atual. Ação Interdisciplinar Covid-19
Descrição: Grupo de pesquisadores, de várias disciplinas, dedicados a estudar a evolução da Covid-19 no cenário da desigualdade extrema do Brasil. Criamos um modelo de simulação para o avanço das infecções de acordo com a densidade demográfica e o desenvolvimento humano de cada área. Buscamos angariar e elaborar medidas de combate à pandemia, tendo em vista a disparidade de condições sociais e econômicas no país. O projeto é liderado por José Paulo Guedes Pinto e Patricia Camargo Magalhães. Redes Sociais Instagram - https://www.instagram.com/acao_covid/ Twitter - @AcaoCovid Facebook - https://www.facebook.com/AcaoCovid19 Website - https://acaocovid19.org/. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: José Paulo Guedes Pinto - Coordenador / Alexis Saludjan - Integrante / Patrícia Camargo Magalhães - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / Maira Begalli - Integrante / Bruna Gaudencio Guimarães - Integrante / João Pedro Braga - Integrante / Maria Carolina Mazivieiro - Integrante / Guilherme Prado Almeida de Souza - Integrante / Diego Soares Viana de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Outra / Escola Nacional de Administração Pública - Outra / Universidade Federal do ABC - Bolsa / Fundação Tide Azevedo Setubal - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 27
Membro: José Paulo Guedes Pinto.
3.   2020-2024. COVID-19 Pandemic, Multilateralism and International Cooperation
Descrição: The research project Covid-19, Multilateralism and International Cooperation is a collective initiative of the Graduate Program in International Relations faculty members that aims to produce analysis and research on the impacts and consequences of the COVID-19 pandemic, as well as the new international architectures that will emerge from its outcomes, from a perspective of the South, regarding the roles of multilateralism as well as South-South and North-South international cooperation in a new global and regional governance.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador / Flávio Rocha de Oliveira - Integrante / Giorgio Romano Schuttle - Integrante / Julia Bertino Moreira - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Lucas Taschetto - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Ana Tereza Lopes Marra de Sousa - Integrante / Diego Azzi - Integrante / Elias David Morales Martinez - Integrante / Cristine Zanella - Integrante / Valeria Lopes Ribeiro - Integrante.
Membro: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
Descrição: The research project ?Covid-19, Multilateralism and International Cooperation? is a collective initiative of the Graduate Program in International Relations? faculty members that aims to produce analysis and research on the impacts and consequences of the COVID-19 pandemic, as well as the new international architectures that will emerge from its outcomes, from a perspective of the South, regarding the roles of multilateralism as well as South-South and North-South international cooperation in a new global and regional governance. The COVID-19 pandemic has challenged the world as a global event that has drastically changed how nations, societies and individuals should behavior one to another. The new coronavirus that first appeared in China in 2019 and then was diffused to all over the world in the beginning of 2020 has produced a new global crisis that has been affecting the international relations in a such deep way that has been compared to the Second World War challenges. A great tension between global institutions such as the World Health Organization -WHO, under the Science paradigm, and far-right nationalistic approaches such as those of the USA and Brazil goverments, is part of the international politics uncertainty and insecurity. The most affected regions and countries are and would be those with less infrastructure and social welfare and more socioeconomic inequalities. The need to reflect, discuss and investigate the problems and possible solutions for Global South challenges regarding the COVID-19 pandemic is a key argument leading the project?s initiative to frame different analysis based on scientific research under the UFABC Graduate Program in International Relations?s three lines approach, which encompasses Human Rights and Migration, International Security and Geopolitics and Regional Integration and Brazil?s Foreign Policy.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (15) . Integrantes: Elias David Morales Martinez - Integrante / Giorgio Romano Schutte - Integrante / Gilberto Marcos Antônio Rodrigues - Coordenador / Julia Bertino - Integrante / Cristine Koehler Zanella - Integrante / Flávio Rocha - Integrante / Ana Tereza Lopes Marra de Sousa - Integrante / Diego Azzi - Integrante / Ismara Izepe de Sousa - Integrante / Daniel Campos de Carvalho - Integrante / Lucas Tasquetto - Integrante / Alexandre Hage - Integrante / Tatiana Berringer - Integrante / Valeria Ribeiro - Integrante.
Membro: Elias David Morales Martinez.
4.   2020-Atual. Gestação, parto e violência obstétrica: a importância da educação em sexualidade de jovens em idade escolar
Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a presença/ ausência do tema da gestação, parto, violência obstétrica e direitos sexuais e reprodutivos nas práticas de professores e concepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A finalidade da pesquisa é não apenas diagnóstica, mas de construção de um processo de formação de professores e ações pedagógicas de intervenção para transformação da realidade encontrada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Giovanna Borges Bonfim - Integrante / Luiza de Oliveira Rocha Patricio - Integrante / Sophia Ribeiro Santos - Integrante / Lara Manesco - Integrante.
Membro: Luciana Aparecida Palharini.
5.   2020-2021. Impact of Implementation of Brazil?s Immigration Law 13,445 on Children Family Unity.
Descrição: In 2016 Brazil implemented Immigration Law Number (LN) 13,445, effecting concrete procedures that decriminalized the act of migration in the country. Almost immediately after its implementation, thousands of Venezuelan families began migrating to Brazil, testing this pro-immigrant policy. Brazil?s approach to immigration policy through LN 13,445 differs from other nations? immigration systems. It decriminalizes the act of migrating across borders and emphasizes family unity. Other nations use detention to process irregular immigrants and discourage irregular migration, criminally prosecuting those who cross borders without proper documents. Specialists argue that these criminal justice tools traumatize children and families. Brazil touted the importance of its immigration laws during the Global Compact on Migration (GCM) negotiations at the UN and it continues to advocate for the best interest of the child at the UN. The effectiveness of the implementation of LN 13,445 is of particular interest because recent uprisings in Brazil have protested migration by Venezuelans to Brazil. Thus, LN 13,445?s implementation tests the social and political impact of less punitive migration policies.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues - Coordenador / Sarah Elizabeth Baranik - Integrante. Financiador(es): Fulbright International Educational Exchange Programs - Bolsa.
Membro: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
6.   2020-2022. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, POLÍTICA E ATIVISMO
Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender os processos de apropriação política das tecnologias reunidas sob a denominação de Inteligência Artificial (IA) pelos ativistas, coletivos, comunidades tradicionais, organizações e movimentos sociais da América do Sul. Reúne referenciais teóricos sobre o desenvolvimento e controle democrático das tecnologias de inteligência, bem como, sobre as possibilidades e limites de sua elaboração e utilização como um bem comum. Busca ainda encontrar as condições políticas, culturais e sociais indispensáveis para o desenvolvimento e uso da IA pelas comunidades e movimentos. A hipótese central da pesquisa é a de que os vieses, classificações, pontuações, ordenamentos hierárquicos, modulações operadas pelos sistemas algorítmicos de IA, que afetam de modo negativo os segmentos pauperizados da população, tem chamado a atenção de lideranças dos movimentos e comunidades da região. Essa percepção de risco das lideranças abre espaço para tentativas de apropriação tecnológica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Sérgio Amadeu da Silveira.
7.   2020-Atual. Legitimacy of state institutions on the border regions: a comparative approach between Brazilian Triple Border and Northern Ireland
Descrição: This project builds on the work of the FAPESP funded research project BUILDING DEMOCRACY DAILY: HUMAN RIGHTS, VIOLENCE, AND INSTITUTIONAL TRUST. This research program focuses on the way in which laws, rules and procedures are implemented over time and how this defines the legitimacy of institutions key to democracy. The purpose of this research program is to analyse the daily construction of the legitimacy of key institutions, by exploring how the contacts between citizens and civil servants affect social and institutional trust, willingness to obey laws and their implications for democracy, human rights and violence. In order to answer these questions, the research focused on three different perspectives: community, civil servants, and youth. This research program has been developed since 2013, from which dozens of publications have been produced. In 2018, the project was renewed, with a deepening of the themes already developed and the introduction of some new issues, among which the thematic line in which this proposal of collaboration is inserted, CITIES, ORGANIZED CRIME, AND PRISONS. The aim of this thematic line is to seek to interconnect urban spaces, illegal markets, security policies, and the institutions of criminal justice and prison systems with elements that compose perceptions about the territory, the law, social order, and its institutional dimensions. In this proposal, we are seeking to preliminarily explore how the perceptions of citizens and civil servants living and working in border regions will deepen the reflections on the legitimacy of state institutions, exploring key issues that are being developed within the FAPESP funded project, but, in a completely different context, which will allow comparisons to be drawn, deepening the reflection on the results that are already being produced within the research applied in urban contexts of large cities, such as São Paulo. The adoption of a comparative perspective involving data collection in two different geographical, cultural, social and political boundary regions will make it possible to elaborate more robust hypotheses about the conditions for building and maintaining the legitimacy of institutions in different regions, enhancing the work of the FAPESP funded research. In addition, this proposal will also build on the research expertise at QUB by building on its criminological and Brexit related research to examine how the implementation of border controls in the context of Brexit may affect the legitimacy of key institutions and willingness to obey the law, potentially contributing to organized crime, violence and civil unrest.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Caldeira Nunes Dias - Coordenador / Fernando Salla - Integrante / Marcos César Alvarez - Integrante / Gustavo Higa - Integrante / Michelle Butler - Integrante / Siobhan McAlister - Integrante / Shadd Maruna - Integrante.
Membro: Camila Caldeira Nunes Dias.
8.   2020-Atual. Migrações contemporâneas no Brasil do século XXI
Descrição: Diante da complexificação dos processos migratórios do Brasil contemporâneo, faz-se necessário ampliar o escopo dos objetos de pesquisa, bem como reforçar a interdisciplinaridade para seu entendimento e interpretação. Nesse sentido, o presente projeto tem como principal objetivo o estudo dos processos migratórios contemporâneos no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo e na região do ABC paulista. Para isso, tem se preocupado em captar os novos imigrantes internacionais em suas diferentes modalidades migratórias, bem como estudar a emigração de brasileiros para o exterior, a partir de diferentes estratégias e trajetórias migratórias.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Roberta Guimaraes Peres - Coordenador / Giovanna Miron - Integrante / Gabriel Colin - Integrante.
Membro: Roberta Guimaraes Peres.
9.   2020-Atual. Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia da UFABC
Descrição: O Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia da Universidade Federal do ABC - NEG/UFABC, constitui-se como Unidade Acadêmica Interdisciplinar, criado por meio de Portaria da Reitoria n 1557 de 08 de março 2021 e vinculado à Reitoria. O NEG/UFABC, organiza- se nos eixos de pesquisa, ensino, extensão e intervenção, tendo por objetivo atuar no âmbito da interdisciplinaridade, da inclusão e da excelência na área de feminismos, gênero e sexualidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Coordenador / Mariana Sombrio - Integrante / REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL - Integrante / ALESSANDRA TEIXEIRA - Integrante / Cintia Lima - Integrante / Alberto Canseco - Integrante / Rena Orofino - Integrante / michele satto - Integrante / Julia Glaciela - Integrante / roberta peres - Integrante / luciana palharine - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
10.   2020-2022. Observatório de Conflitos na Internet
Descrição: Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Claudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Emerson Urizzi Cervi - Integrante / Carlos Kamienski - Coordenador / de França, Fabrício Olivetti - Integrante / Goya, Denise Hideko - Integrante / Eva Maria Campos-Dominguez - Integrante / Flávio Eduardo Aoki Horita - Integrante / Marcus Abilio Gomes Pereira - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Victor Marchezini - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2
Membro: Claudio Luis de Camargo Penteado.
11.   2020-Atual. Padrões de Acumulação em Transição na África
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as transformações nos padrões de acumulação na África após a crise geral dos anos 1970. Busca verificar como as macrorregiões econômicas do herdadas do colonialismo têm evoluído em função das políticas de abertura comercial e financeira. Inclui um projeto de pós-doutorado e e pesquisas de doutorado em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Paris Yeros - Coordenador / Júlio Cambanco - Integrante / Rubilson Velho Delcano - Integrante. Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2
Membro: Paris Yeros.
12.   2020-2023. SBS Memória
Descrição: O projeto SBS Memória tem o objetivo de disponibilizar documentos que marcaram a história da Sociedade Brasileira de Sociologia e sua atuação na institucionalização e consolidação do campo da Sociologia no Brasil. Consta de dois momentos simultâneos: 1a) recuperação da documentação física da SBS para digitalização. 1b) complementação das informações dos anais a partir da digitalização de documentos que estão sendo inseridos no site. 2) Criação de um acervo de bionotas e indicações bibliográficas, inspiradas e em colaboração com o blog da BVPS (Biblioteca Virtual do Pensamento Social), daqueles(as) profissionais, acadêmicos ou não, que se destacaram na construção do campo da Sociologia no Brasil e de sua institucionalização. As bionotas pretendem celebrar a memória e a trajetória desses profissionais, atores principais desse processo. As bionotas serão divididas temporalmente em três momentos, que serão observados de forma flexível, uma vez que os diversos atores, em suas trajetórias, em geral vivenciaram mais de um dos momentos utilizados como forma de marcar a construção do campo. O primeiro deles, chamado de Os precursores, refere-se àqueles profissionais que acompanharam, de alguma forma o surgimento da SBS e dela participaram em comissões e diretorias. Ou ainda que se destacaram enquanto sociólogos ou acadêmicos no período entre 1937 e 1964. O segundo momento, Resistências e reorganização, acompanha os 20 anos da ditadura militar, de 1965 até 1985, da repressão e suas consequências em termos de aposentadorias e exílios compulsórios, suas contradições e paradoxos, como o surgimento de centros de pesquisa e a estruturação da pós-graduação e pesquisa no país. O terceiro momento, Expansão e consolidação do campo, marca a retomada das atividades da SBS em 1986, com a pós-graduação em expansão nacionalmente, com surgimento de uma nova geração formada no país e no exterior e a consolidação da pesquisa em sociologia a partir da democratização. O ano de 1986 marca também não apenas a reorganização da SBS, mas também a regularização de seus congressos anuais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Integrante / Jacob Carlos Lima - Coordenador / Helena Bomeny - Integrante / Ana Luisa Fayet Sallas - Integrante / Cristiano Fonseca - Integrante.
Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
13.   2020-Atual. Sociologia do Isolamento e Temporalidade(s) da Solidão
Descrição: Este projeto de pesquisa analisará as respostas de cerca de 7000 brasileiros em regime de isolamento social a um questionário que lhes foi aplicado no mês de abril e maio de 2020. Tal questionário tinha como objetivo, entre outras coisas, identificar os sentimentos ligados ao isolamento social e à Pandemia Mundial, caracterizar arranjos domésticos e estratégias alternativas diante das privações abruptas às quais as pessoas foram submetidas. Acima de tudo, trata-se de compreender o que as pessoas consideram isolamento social de quais práticas não abriram mão e de quais práticas abriram mão, de quais vínculos abriam mão e de quais vínculos não abriam mão; No Brasil, diferentemente de outros países, não se adotou protocolos rígidos de controle do isolamento social: preenchimento de formulários justificando a saída de casa, a aplicação de multas ou mesmo a prisão de pessoas circulando em grupos não foram adotadas como medidas de controle e punição predominantes. O país encontra dificuldade de centralizar as diretivas sanitárias, numa comissão federal de direção da crise, e não são coordenadas as ações do Ministério da Saúde, as atitudes do Presidente da República, as medidas dos governadores dos estados e dos prefeitos. No estado de São Paulo, que liderou em certa medida, na oposição ao governo federal, a defesa do isolamento social como recurso preventivo à difusão do vírus, a diretiva do governo consiste em se puder, fique em casa sem uma discriminação precisa do que seja poder/não poder ficar em casa. Por conta disso, a definição do que seja isolamento social ficou a cargo das unidades domésticas, do chamado bom senso dos indivíduos. Estas atitudes, contudo, são condicionadas por fatores sociais, tais como: gênero, grau de instrução, perfil socioeconômico, capital cultural, etc. Além disso, utilizamos os testemunhos dos "quarentenados", a fim surpreender os lances da experiência e dos sentimentos que nosso questionário não conseguiu coletar.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Lidiane Soares Rodrigues - Coordenador / Beatriz Martins - Integrante / Daniel Sakano - Integrante / Gabriela Chini - Integrante / Julia Mariani Pires - Integrante.
Membro: Lidiane Soares Rodrigues.
14.   2020-2023. Tecnologias para outra forma de construção: a experiência construtiva das mulheres em movimentos populares
Descrição: Este projeto de extensão se propõe a repensar os canteiros de obras e tecnologias aplicadas em habitações ou espaços de trabalho populares auto-construídos por meio de processos participativos de concepção e construção arquitetônica. Os participantes serão pessoas envolvidas em grupos populares e movimentos de luta por moradia compostos na sua maioria por mulheres.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Mendes de Vasconcellos - Integrante / Diana Helene - Coordenador / kaya Lazarini - Integrante / Flavia de Sousa Araújo - Integrante / Eva Rolim Miranda - Integrante / Amanda Azevedo Nunes - Integrante / Jessica Helena de Lima - Integrante.
Membro: Bruna Mendes de Vasconcellos.
15.   2020-Atual. Transformações e horizontes futuros para o Ensino de Ciências da Natureza no contexto da pandemia do Covid-19
Descrição: O visa um mapeamento sobre a implementação do ensino remoto em algumas redes públicas de educação básica que atendem os municípios de São Paulo e da Grande ABC. O objetivo é investigar a experiência de ensinar ciências da natureza em instituições escolares no contexto da pandemia de Covid-19 com a implementação de medidas de distanciamento social e quarentena, e ensino remoto. A proposta é estruturada em três frentes de trabalho: (1) investigar a percepção de gestoras e professoras de redes públicas da educação básica em relação aos principais desafios identificados por elas para a implementação do ensino a distância durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19, considerando o papel da educação científica nas propostas governamentais, bem como os desafios advindos do isolamento, luto e expectativas quanto ao retorno às aulas presenciais; (2) A análise de documentos oficiais e propostas curriculares, incluindo incluindo os tipos de materiais adotados, para a implementação do ensino a distância de algumas redes públicas que atendem a educação básica no município de São Paulo e em alguns municípios da Grande ABC; e (3) A proposição de articulação entre a Universidade e as escolas para criação de ações que dêem suporte às escolas, educadoras e famílias atendidas, além do fortalecimento de ações e projetos em andamento na UFABC que se aproximem das demandas que possam surgir das professoras e gestoras a partir dos dados coletados. Salientamos também a potencialidade de articulação com outros projetos em andamento na UFABC, relacionados aos diversos contextos impactados pela pandemia de covid-19, que possuem relação com o campo da educação direta ou indiretamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Renata Orofino - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Bruno Ávila Pereira - Integrante / Alessandra Sabino Pereira - Integrante / Pietro Hessel - Integrante / Vanessa Matos dos Santos - Integrante / Beatriz Ribeiro Zanon - Integrante / Karin Salmazzi Guedes - Integrante / Fernanda Gonçalves Furtado - Integrante / Joice Teixeira Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa / Universidade Federal do ABC - Outra.
Membro: Luciana Aparecida Palharini.
16.   2020-Atual. UNIVERSIDADES E NAÇÕES EM TRANSE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS EFEITOS DAS AÇÕES AFIRMATIVAS SOBRE AS UNIVERSIDADES NO BRASIL E NA ÁFRICA DO SUL
Descrição: Em 09 de março de 2015 centenas de estudantes iniciaram um movimento na prestigiosa University of Cape Town (UCT) para a retirada da estátua de Cecil Rhodes, representante do colonialismo inglês no século XIX, do campus. Isso vai provocar um intenso debate na maior parte das universidades sulafricanas sobre o lugar da memória do passado colonial do país e, também, sobre as dificuldades para ampliar o número de negros no ensino superior. Nesse mesmo ano, em maio, a Universidade Federal de Goiás foi a primeira universidade do país a implementar de forma sistemática reserva de vagas para indígenas, afro-descendentes e deficientes em todos os cursos de pós-graduação, o que vai incitar outras universidades a fazer o mesmo. Isso se dá no bojo de manifestações de diferentes atores visando tornar as universidades brasileiras mais plurais tanto ao nível da composição do alunado quanto ao nível do conhecimento produzido. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa comparada sobre os debates e ações em torno do papel das universidades no Brasil e na África do Sul, tomando como foco as demandas estudantis por maior democratização do espaço universitário. Nesse sentido, buscar-se-á compreender esses fenômenos em suas dimensões global e local, mostrando como demandas decoloniais e democratizantes das universidades são meios para entender processos sociais complexos que atravessam diversas sociedades na contemporaneidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Paulo Sergio da Costa Neves - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Paulo Sergio da Costa Neves.
17.   2020-2020. Violência contra a mulher em tempos de COVID 19: ações para mitigar o efeito do isolamento social e a dificuldade de acesso à rede de apoio
Descrição: Esse projeto busca atuar no combate à violência contra a mulher em tempos de COVID-19 no município de Mauá, a partir da constatação de que os efeitos da pandemia causada pelo Coronavírus ampliaram significativamente o risco a que estão submetidas as mulheres, especialmente aquelas dos estratos mais vulneráveis da sociedade.Além das ações de produção e divulgação de informações às mulheres por meios de fácil disseminação e em pontos estratégicos do território, o projeto irá analisar o quadro de violência contra a mulher no município, através da coleta, sistematização e análise de dados, e sugerir recomendações para que a política de combate à violência contra a mulher se torne mais efetiva, especialmente no contexto de isolamento social. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Alessandra Teixeira - Coordenador / Roberta Guimarães Peres - Integrante / MARIA LUIZA LEVI PAHIM - Integrante / CAROLINA GABAS STUCHI - Integrante / REGIMEIRE OLIVEIRA MACIEL - Integrante. Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
Membro: Alessandra Teixeira.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:34