PPG-ciencias-humanas-e-sociais

Total de orientações em andamento


Número total de itens: 213

2024

1.   ADRIANA PADUA BORGHI. Trauma, sofrimento e insegurança: as práticas judiciárias e a invisibilização do cuidado e da responsabilização em cenas de violências com mulheres.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
2.   Amanda Luzia Recke. Memórias de homens: uma análise das transformações das masculinidades a partir dos relatos de história oral de vida de homens. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
3.   Ana Beatriz Gomes Ramos. Paradiplomacia e Governo-Eletrônico: Uma análise sobre portais e redes sociais dos estados brasileiros.. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
4.   ANA LÚCIA PEREIRA DA SILVA SOUZA. A SEGREGAÇÃO URBANA CONTEMPORÂNEA E OS TERRITÓRIOS NEGROS NA URBANIZAÇÃO DO CENTRO DA CAPITAL PAULISTA ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
5.   Andressa Lopes Chaves. Cartunistas do Brasil: uma história das mulheres no humor >> gráfico e nos quadrinhos (1970-1990) - Programa Pesquisando Desde o Primeiro Dia. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, UFABC. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
6.   Apoena Canuto Cosenza. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2024.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
7.   Bianca Sampaio Torrano. A sociedade de sobrevivência para os refugiados e a fiscalização das formas de trabalho pelo Ministério Público Federal. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: José Blanes Sala.
8.   Bruno da Rocha Rodrigues Costa. Acesso e permanência na educação superior pública brasileira: um estudo de caso na Fundação Universidade Federal do ABC.. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
9.   Bárbara Miki Higa. GÊNERO, DIÁSPORA E TRÂNSITOS: A trajetória da batchan Kazuko Higa-Kakazu a partir do conceito de genealogia feminista (1948-2020). Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
10.   Camila Micheletti Flores. Solicitação de refúgio de mulheres por perseguição baseada em gênero a aplicação da cláusula de grupo social pelo CONARE. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
11.   Camila Morgado. Vote em mulheres?: discursos de parlamentares brasileiras antifeministas no Instagram (2022-2024). Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, . Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
12.   Carolina de Castro Hess. A dificuldade da Comunidade Internacional em alcançar o status de refugiado para os deslocados ambientais. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: José Blanes Sala.
13.   Claudia Oliveira Silva. "Desigualdades de gênero e raça no trabalho: presença de mulheres negras na universidade pública".. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
14.   Cristina Toda. Elites e viabilidade nacional na obra de Hélio Jaguaribe. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
15.   Daylins Rufín Pardo. 2 Macabeos 7: hacia una teología de la resurrección en clave feminista y decolonia. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
16.   EDMILSON RICARDO RAMOS GARCI. FOME E SEGURANÇA ALIMENTAR EM ANGOLA: AGENDAS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Marilda Aparecida de Menezes.
17.   ERLIANDRO FELIX SILVA. a definir. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luiz Renato Martins da Rocha.
18.   Felipe Siqueira Minholi. a definir. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luiz Renato Martins da Rocha.
19.   Fernanda Darcie Cambaúva. LGBTIfobia institucional: a (in)visibilidade da violência experimentada pelas vivências dissidentes da ?cis-heteronormatividade?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
20.   Flávia Maroto Bergamin. CASA DE CULTURA SÃO RAFAEL E COMUNIDADE LOCAL: INTERLOCUÇÕES E ACESSO À CULTURA (2016-2023). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
21.   GILMAR CARVALHO BASTOS. DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS EM TRÊS LAGOAS/MS: REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DA DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
22.   Giovanna Mendes Carvalho. Incorporação da pessoa autista no âmbito do Direito Internacional dos Direitos Humanos e sua repercussão no Brasil. Iniciação científica (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: José Blanes Sala.
23.   GRAZIELLE DOS SANTOS CUNHA. a definir. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luiz Renato Martins da Rocha.
24.   Guilherme Manoel de Lima Viana. VIOLÊNCIA CONTRA A COMUNIDADE LGBTQIA+: A JORNADA DOS REFUGIADOS HOMOSSEXUAIS EM BUSCA DE SEGURANÇA NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: José Blanes Sala.
25.   Helen da Silva Baum. A Ruptura do Vínculo Materno-Filial pelo Sistema Prisional: Impactos na Trajetória das Mães Encarceradas. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
26.   Isabela Tabarelli Cabral. O engajamento da bancada sindical feminina no processo decisório da reforma da previdência de Fernando Henrique Cardoso. Iniciação científica (Graduando em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
27.   Isabella Cassin de Oliveira. "Babel" e a representação do impacto do colonialismo e da dominação cultural no senso de identidade nacional. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
28.   Jamille Cristina da Silva Souza. A atuação da Organização Internacional do Trabalho na promoção de políticas públicas sobre plataformas digitais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
29.   JULIANA CRISTINA BARBOSA DO AMARAL. a definir. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luiz Renato Martins da Rocha.
30.   Karl Albert Diniz de Souza. Políticas Públicas e Refugiados. Estudo de caso sobre a opinião pública na reformulação da política externa do Brasil em relação às pessoas em situação de refugiadas durante o governo Temer: mudança de paradigma ou fabricação de consentimento?. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
31.   Laysa Cristini Lima De Paula. Parteiras do Ribeira: a proibição da prática do parto tradicional domiciliar (IC - Ensino Médio). Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, UFABC. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
32.   Luiza Fegadolli Nunes da Silva. Ocupar, resistir e organizar: experiências populares de colonização do trabalho da reprodução social na Ocupação da Mulher Negra Helenira Preta II. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
33.   Luís Fernando Bravo de Barros. Direitos humanos e transformação evocativa de conflitos: justiça restaurativa como meio de efetivação da dignidade da pessoa humana. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: José Blanes Sala.
34.   Marcia Maria de Queiroz. Crescimento econômico nos Estados Unidos: uma análise estrutural do período pós-crise de 2008. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
35.   Marcus Vinicius Calderan Caldara. Tucanos e petistas no circuito paulistano (1978-1994). Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2024.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
36.   MARIA GABRIELLE FERNANDES VIEIRA DE SOUSA. CONHECER PARA COMBATER: Traçando Caminhos para Conscientizar e Combater a Violência Obstétrica em Diferentes Fases da Maternidade. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
37.   Natan Gomes de Lima. DO SANTUÁRIO/TEMPLO CELESTIAL VEM A RESPOSTA DE DEUS AOS QUE SOFREM: UM ESTUDO A PARTIR DE APOCALIPSE 4-6. Dissertação (Mestrado profissional em Teologia) - Faculdade EST, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
38.   Natália Miguel Blanco. COMUNICAÇÃO FEMINISTA E POPULAR EM DIÁLOGO COM O PENSAMENTO DE LÉLIA GONZÁLEZ. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
39.   Oliver Henrique Antunes Souza. Educação não escolar das Comunidades tradicionais do Médio Ribeira: um estudo sobre a fabricação de instrumentos de caça. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, UFABC. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
40.   Pamela Lacorte. A INDÚSTRIA MUSICAL DO FUNK: geração de renda, criação de riqueza e circulação de valor. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
41.   PRISCILA ARAUJO CARDOSO DOS SANTOS. PROVENDO A SI MESMAS E ABRINDO CAMINHOS: UM ESTUDO SOBRE MULHERES NEGRAS ?ARRIMO DE FAMÍLIA? NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
42.   Rachel da Mota Vieira. LGBTs têm classe: o marxismo na ltua pela libertação sexual no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
43.   Raquel Araújo de Jesús. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2024.
Supervisor: Elias David Morales Martinez.
44.   Rian Ranielli Bezerra Gonçalo. Análise das experiências migrantes dos brasileiros qualificados na Alemanha com foco nas consequências do trabalho no indivíduo que é contemplado pela reunião familiar. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2024.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
45.   Samira Rossman Ramlow. USO DA LINGUAGEM INCLUSIVA DE GÊNERO NA COMUNIDADE DE FÉ: O PODER DA PALAVRA QUE TRANSFORMA. Dissertação (Mestrado profissional em Teologia) - Faculdade EST, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
46.   Simone Bramante. Política Ambiental Global e ESG: Análise da Sustentabilidade, Responsabilidade Corporativa e Transição Energética aplicada no contexto brasileiro. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
47.   Simone Marques Sampaio. Jornal A Sapa: discussões sobre gênero e educação a partir de uma publicação feminina do Colégio Caetano de Campos (1919) - Coorientação de Julia Glaciela da Silva Oliveira. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Humanas) - UFABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Cintia Lima Crescêncio.
48.   Sofia de Francisco Rodrigues. Luta feminista na Coreia do Sul: um estudo baseado no K-Pop do grupo (G)-IDLE. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
49.   Thayna Jesuina França Yaredy. VIOLÊNCIA POLÍTICA DE GÊNERO, NANORRACISMO, MULHERES NEGRAS E SEUS OS CICLOS DE RESISTÊNCIA À VIOLÊNCIA URBANA.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Alessandra Teixeira.
50.   Thiago Lacerda Nobre. Operações Oversea e Monte Pollino: uma Análise da Cooperação Internacional entre Ministérios Públicos da América do Sul no combate ao Tráfico Internacional de Drogas.. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
51.   Vinícius dos Santos Lodetti. De colaboradores a trabalhadores: a decisão da Suprema Corte do Reino Unido que muda os paradigmas do capitalismo de plataformas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2024.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
52.   Walton Nascimento da Trindade. A capacidade estatística como fator determinante para a formulação de políticas públicas efetivas em São Tomé e Príncipe: um estudo das bases de dados disponíveis e suas limitações.. Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
53.   Yula Munhoz Francisco. Crimes contra a população Rohingya em Mianmar: a atuação da Sociedade Internacional diante do Golpe Militar de 2021. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2024.
Orientador: Elias David Morales Martinez.

2023

1.   Aline Germano Fonseca Coury. As Publicações Matemáticas na Royal Society do Século XIX: uma análise histórico-sociológica. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
2.   Aline Nóbrega Rodrigues da Silva. Canadá e Futebol: políticas imigratórias como influência no desenvolvimento do esporte. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
3.   Ana Cátia de Albuquerque Santo. Processo legislativo para regulação do trabalho de plataforma. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
4.   Ana Lage Martins. COLONIALIDADE DE GÊNERO E AUPAIRING - TRABALHO DOMÉSTICO DE MULHERES LATINO-AMERICANAS NA ALEMANHA. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
5.   ANA LUIZA ALMEIDA PASSOS. O trabalho das mulheres negras no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
6.   Andrea Alves Pinto. Faltas disciplinares e a manutenção do encarceramneto em massa.. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
7.   ANDRÉA MARIA LEITE ALBUQUERQUE. ?ERAM AS MULHERES QUE SUSTENTAVAM ELES AQUI? : ALICERCES DA LUTA PELA TERRA EM ALAGOAS. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Marilda Aparecida de Menezes.
8.   Antônia Costa de Thuim. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.
9.   ARIANA BAZZANO DE OLIVEIRA. Uma leitura interseccional do crime de tráfico de pessoas no Brasil.. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Elias David Morales Martinez, Julia Bertino Moreira.
10.   Arnaldo de Santana Silva. REFÚGIO LGBTI+ NO ATLÂNTICO SUL: analisando as fronteiras e o papel do Brasil enquanto modelo para acolhimento da comunidade LGBTI+.. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
11.   Arthur Porto Pereira da Silva. O Nacional-Desenvolvimentismo na obra de Ignácio Rangel. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
12.   Beatriz de Paula Azevedo. Negros de Direita no Tweeter. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
13.   Bianca Pessoa Tenório Wanderley. Comunicação feminista e popular: construção de comunicação contra-hegemônica a partir dos movimentos feministas latino-americanos. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
14.   Bruna Ferreira da Silva. Coleção Brasiliana de artes e o um projeto de Brasil para poucos: representação e ausência indígena na nação brasileira. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
15.   Bruno Amaral Alves de Oliveira. Pós-Abolição: A inserção do negro no mercado de trabalho em São Paulo (1888-1930). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
16.   Carlos Eduardo Capestrani. Além das arquibancadas: etnografia das Torcidas Organizadas na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: José Blanes Sala.
17.   Daniel de Almeida Soares. Inflação no pensamento de Joan Robinson. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
18.   Débora Pereira de Almeida. Mães precariadas no Grande ABC: a flexiblização do trabalho como forma de resistência. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientadores: Sidney Jard da Silva, Marilda Aparecida de Menezes.
19.   Edinei Pereira da Silva. Cinema Marginal: Estado, censura e arte cinematográfica durante o AI-5 (1968-1978). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Cintia Lima Crescêncio.
20.   Eduarda Viviane Müller. TRANSFORMANDO AMBIENTES E MOLDANDO UM MUNDO MAIS JUSTO. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Faculdade EST, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
21.   Erika Andrea Butikofer. Hay que emigrar, pero sin perder la esperanza jamás: um estudo de caso sobre a migração cubana em São Paulo.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
22.   Fabio Sousa Mendonça de Castro. A via boliviana: Um projeto de transição, da guerra da água ao golpe do lítio. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Paris Yeros.
23.   Fernando Martins Ustariz. O processo de desenvolvimento recente da Bolívia: trajetórias e perspectivas. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Vitor Eduardo Schincariol.
24.   FREDERICO FRANZ LOPES BASTOS. QUEM SE IMPORTA COM A SINBIODIVERSIDADE? Como a Embrapa decide sobre preservação de sementes. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
25.   Gabriel Boscardim de Moraes. As Big Techs, a empresa pública e a soberania digital. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Ciẽncias Humanas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
26.   Gabriel Medina de Toledo. VIolência extrema contra as escolas no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
27.   JONAS LUIZ DE SOUZA. O Reino de Deus na Obra de Walter Rauschenbusch. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
28.   JONATA DA SILVA MARTINS. ?PORQUE, ONDE ESTIVEREM DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM MEU NOME, ALI ESTOU NO MEIO DELES? (MT. 18:20): O deslocamento do físico para o virtual, do templo para a rede (web). O Caso do Jesus.net. Dissertação (Mestrado profissional em Teologia) - Faculdade EST, . Início: 2023.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
29.   Julen de Oliveira Muller. A securitização das Mudanças Climáticas: a importância do agente securitizador. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
30.   Jéssica Alves de Lima Germine. Dinâmicas de tensão e contradição entre trabalho remunerado e trabalho reprodutivo no Brasil: uma análise das diferenças por gênero e raça entre 2018-2024. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Orientadores: Roberta Guimaraes Peres, Marilda Aparecida de Menezes.
31.   Júlia Luvizotto Nóbrega. FEMINISMO NEGRO E A LUTA PELA IGUALDADE (1970 ? 1980). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
32.   Júlia Sabino Rodrigues Cunha. Desafios dos ?refugiados ambientais? no Kiribati diante da falta de reconhecimento legal: uma análise do caso de Ioane Teitiota. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
33.   Kareen Regina Terenzzo. DESFAZENDO E REFAZENDO O FEMINISMO Articulações e Ativismos Feministas na Cultura Digital. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
34.   Letícia Nogueira Sousa. Punks não morreram! O movimento punk e as políticas públicas culturais em São Paulo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
35.   Luciana Elena Vasquez. Novas tecnologias, controle migratório e direito a migrar: uma análise sobre o processo de informatização dos sistemas de cadastro de controle migratório no Brasil.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
36.   MANUELA LEAL SANTULLO. GOVERNANÇA, ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS E SOCIEDADE CIVIL: A INDÚSTRIA DA MIGRAÇÃO E O MERCADO HUMANITÁRIO NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
37.   Mariana Bomfim Sousa Ferreira. Solidão da Mulher Negra. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
38.   Marisa de Fátima Morais. Mercados legais na ilegalidade: o contrabando de cigarros na fronteira Brasil-Paraguai e a atuação do Primeiro Comando da Capital. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
39.   Michele Ferreira de Oliveira. A organização política de mulheres egressas do sistema prisional na agenda nacional pelo desencarceramento. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
40.   Michelle Baggio. As dinâmicas territoriais do bairro do Glicério: um desenvolvimento marcado por processos de exclusão e apagamento da memória. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento Territorial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
41.   Milena Mateuzi Carmo. . Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.
42.   NATÁLIA PEREIRA VERONEZE. Desafios atuais no combate às violações dos Direitos Humanos das mulheres no modelo obstétrico hegemônico de parto, puerpério e abortamento. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
43.   Reginaldo Avelino Vilela Junior. Política fiscal no Brasil durante a Lei do Teto de Gastos, 2016-2022: uma análise empírica. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. Início: 2023.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
44.   Sarah Henrique. Mulheres negras no Instagram. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Estudos Africanos e Afro-brasileiros) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
45.   Tamillys Lirio da Silva. Autocuidado em Audre Lorde. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2023.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
46.   THOBIAS DE SOUZA FERREIRA ESTANISLAU. DESLOCAMENTO FORÇADO POR ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO PARA O BRASIL. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, UFABC. Início: 2023.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
47.   Tiago Pavinato Klein. Uso da Bíblia em Comunidades CAtólicas de Porto Alegre. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
48.   Umaro Bassem. MIGRAÇÃO ESTUDANTIL AFRICANA NO BRASIL: RACISMO CONTRAESTUDANTES AFRICANOS (AS) NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS NO NORDESTE BRASILEIRO. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Carrefour. Início: 2023.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
49.   Victor Albuquerque Felix da Silva. A implementação da política brasileira para refugiados (1997 ? 2022). Tese (Doutorado em Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2023.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
50.   VITÓRIA CANTO SUTER LINS DA SILVA. TAMBORZÃO: O FUNK PRA XANGÔ DANÇAR. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, . Início: 2023.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
51.   Yuri Costa Moraes SIlva. No toque do Desenvolvimento: do Atlântico ao Pacífico, no ritmo dos tambores. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2023.
Supervisor: Luciana Xavier de Oliveira.
52.   Éliane Alves da Silva. . Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.. Início: 2023.
Supervisor: Paulo Sergio da Costa Neves.

2022

1.   Alice Helena Heil de Borba. Estratégias Inside Out: um estudo de caso comparado das agendas paradiplomáticas do estado da Renânia do Norte Vestefália (Alemanha) e de Santa Catarina (Brasil). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
2.   Amanda Hildebrand Oi. Justiça criminal e branquitude: o papel da defesa na perpetuação do racismo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
3.   ANA CAROLINA PATE CARDOSO UCHOA. FAMÍLIAS COM CRIANÇAS ACOLHIDAS E PODER JUDICIÁRIO: QUE RELAÇÃO É ESSA?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
4.   Ana Cristina Carvalhaes Machado. Novo-desenvolvimentismo, via chinesa, Bem-Viver, ecossocialismo: limites e possibilidades de velhos e novos projetos de superação do atraso brasileiro CANDIDATA: Ana Cristina Carvalhaes Machado OPÇÃO DE ORIENTADOR/A: José Paulo Guedes, Cristina Froes de Borja Reis LINHA DE PESQUISA: Trajetórias do Sul: África, Ásia e América Latina/Caribe TEMA DE. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
5.   ANA CRISTINA GREIN MARRA. OS FEMINISMOS MARXISTA E DECOLONIAL, AS PERSPECTIVAS INTERSECCIONAIS, E OS DILEMAS SOCIAIS EM TORNO DA PUNIÇÃO DAS MULHERES. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
6.   Ana Jullia Pereira Ribeiro. Dinâmicas Criminais no Nordeste: uma análise a partir de produções acadêmicas?. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
7.   Ana Lucia Caetano. Trabalho e Encarceramento Feminino na Capital Paulista. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
8.   Ana Paula do Val. Mapeamentos Culturais: seus usos e apropriações no campo das políticas culturais. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
9.   Carla Mangueira da Silva. (In) Visibilidade da Política Socioeducativa: Estudo comparativo entre os Municípios de Diadema e São Bernardo do Campo a partir do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: José Blanes Sala.
10.   Carlos Augusto Pereira de Almeida. Das bocas às lojinhas: as dinâmicas comerciais do tráfico de drogas no sistema varejista em São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
11.   Diógenes Pereira Sgarbi. Os Institutos Federais: pensamento e ação política de seus mentores. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, . Início: 2022.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
12.   Débora Corrêa de Siqueira. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2022.
Supervisor: José Blanes Sala.
13.   ELISANGELA APARECIDA RODRIGUES. POLÍTICAS AFIRMATIVAS EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE SÃO PAULO - PUC E MACKENZIE. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
14.   ERIK RODRIGUES DAS DORES. Masculinidades em jogo ? representações masculinas no futebol de várzea do ABC paulista.. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
15.   Fabíola Perez Corrêa. Sujeição criminal e resistências ? continuidades e rupturas em trajetórias de vida de meninas e mulheres punidas pelo Estado. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
16.   Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes. As Comissões Universitárias da Verdade: disputas simbólicas por memória e verdade (Brasil, 2012-2015). Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Lidiane Soares Rodrigues.
17.   Flaviana Maria Goggin de Assis. Movimentos sociais e educação informal em Santos: autonomia e protagonismo entre ações e reações (1890-1945). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
18.   Gabriella Santos da Silva. O que pode nos ensinar as mães pretas. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
19.   Giovanna Ferrari. LAVAGEM DE DINHEIRO E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS: A SUBSISTÊNCIA DAS REDES CRIMINAIS. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
20.   Gisele dos Santos Netto. Refúgio e Migração nos EUA: Uma Análise Conjuntural da Resposta dos EUA ao Deslocamento Forçado na Fronteira Sul no Governo de Donald Trump. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
21.   Guiherme Afonso Gomes dos Santos. Aliança Estratégica China-Rússia: da Organização para a Cooperação de Xangai às Novas Rotas da Seda e União Econômica Eurasiática. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
22.   HELOISA GABRIELA GREGÓRIO. DO USO DE DADOS E INDICADORES SOCIAIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Roberta Guimaraes Peres.
23.   Isadora Jardim Salazar. K-pop: Uma estratégia de Estado, Cultura e Soft Power. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
24.   João Freitas de Castro Chaves. Proteção jurídica à infância migrante desacompanhada no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
25.   Kaio Oliveira da Silva. Dinâmicas criminais e mercados ilícitos: características de uma cidade transfronteiriça (Tabatinga- AM). Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
26.   Kenny Bastos. Educação antiracista nas escolas públicas. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
27.   Leonardo José Ostronoff. . Universidade Federal do ABC., . Início: 2022.
Supervisor: Camila Caldeira Nunes Dias.
28.   Letícia Santos Ferreira. Símbolos do sangue: significações da menarca e menstruação segundo adolescentes. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Bruna Mendes de Vasconcellos.
29.   Luciano Palhano Guedes. (Contra)Reforma da previdência: o sequestro da constituição pelo projeto neoliberal. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
30.   Luiza Fernandes e Silva. Elas por Elas: O Papel das Redes de Acolhimento Femininas da Garantia De Direitos a Mulheres Migrantes Egressas da Prisão na Cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2022.
Orientadores: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues, Camila Caldeira Nunes Dias.
31.   Luiza Paschoal Moreira. Análise da dinâmica criminal na Região Sul do Brasil: uma análise sobre o funcionamento das facções da região. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
32.   Maria Eduarda Brito Barbosa. Mercados ilícitos e redes criminais na Região Sudeste. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
33.   MARIA FERNANDA DEGAN BOCAFOLI. Pedagogia Waldorf e poder-saber: uma abordagem foucaultiana Mestrado Acadêmico Stricto Sensu Linha 01: Direitos Humanos, Diversidade e Violência Tema de pesquisa: Poder, genealogia e memória Primeira indicação. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Alessandra Teixeira.
34.   Maria Luiza Cavazotto Guilherme. A condição de refúgio no Brasil: políticas de ações afirmativas no trabalho e no ensino superior. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
35.   MARIA LUÍSA SADER TEIXEIRA. ATUAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO LOCAL DOS REFUGIADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
36.   marli palomares tambara. PURPOSE E O SENTIDO DA VIDA: NARRATIVAS DE MULHERES JOVENS E ADULTAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUAS FAMÍLIAS. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
37.   MATHEUS MOREIRA SILVA REBOUÇAS DOS SANTOS. As Big Tech e a sua expansão no Brasil. Tese (Doutorado em Economia Política Mundial) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
38.   Maurício Tavares de Oliveira. Passando pela escola em branco: estudo sobre branquitude e instituição escolar. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Luciana Aparecida Palharini.
39.   MICHELE PEREIRA DE SOUSA. A atuação das Mães da Periferia em meio a ditadura militar. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
40.   Naomy Faleiros. Imigração Galega na Bahia e no Brasil. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
41.   OSVALDO DO NASCIMENTO VERAS. A HOSPITALIDADE NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, . Início: 2022.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
42.   Paulo Gustavo Lima dos Santos. ?A expansão nacional dos grupos de base prisional: uma cartografia sobre o crime organizado?. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
43.   Robinson Nicácio de Miranda. Paradiplomacia Ambiental e Mudanças Climáticas: sobre a emergência de um regime internacional inclusivo frente às migrações forçadas e a promoção dos direitos humanos. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
44.   Rodrigo Perpetuo. Redes Internacionais de Cidades e a Agenda Global para o Desenvolvimento Sustentável: Uma Análise do ICLEI-Governo Locais pela Sustentabilidade. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental-PROCAM) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
45.   Rodrigo Silva de Lima. O PAPEL DO ESTADO DURANTE A PANDEMIA NO BRASIL E SEU REFLEXO NA ECONOMIA. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
46.   Rumano Regna. As Elites Políticas e a Sociedade Civil no Desenvolvimento da Guiné-Bissau. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Paris Yeros.
47.   Sarah Mariane Rodrigues Nunes. Faccionalização do sistema prisional brasileiro a expansão nacional dos grupos de base prisional na região Sudeste. Iniciação científica (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2022.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
48.   TAIANA LUISA WISCH. A CASA COMO HETEROTOPIA PARA AS MULHERES: UMA ANÁLISE A PARTIR DO EVANGELHO DE LUCAS. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2022.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
49.   Vanessa Kely Domingues. Nas tramas do ñanduti: trajetórias, redes sociais e papéis de gênero nas migrações de paraguaias para São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2022.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
50.   Veridiana Beatriz Zurita. INFLUENCIADORES-MIRINS E A PRODUÇÃO DE UMA SUBJETIVIDADE-HEGEMÔNICA NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2022.
Supervisor: José Paulo Guedes Pinto.
51.   Yamilka Hernández Guzmán. O EMPODERAMENTO PARA A LIDERANÇA ECLESIAL DA MULHER: UTOPIA OU DESAFIO. Tese (Doutorado em Teologia) - Faculdade EST, . Início: 2022.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.

2021

1.   Alexandre Becker. SOBRE OS SONHOS, LEIS E AMIGOS DE HEFESTO Como as motivações, ideologias e redes de cooperação dosdesenvolvedores de ferramentas IA e Big Data moldam a era da informação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
2.   Andrea Fernandes de Lima. O BUROCRATA DE MÉDIO ESCALÃO - PERFIL E ATUAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM TRÊS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
3.   Bruna dos Santos Gonçalves. PADECENDO NO PARAÍSO - A (NÃO) REALIZAÇÃO DA MULHER ATRAVÉS DA MATERNIDADE. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
4.   CAROLINE BARBOSA SILVÉRIO. OS TEMPOS DA MEMÓRIA METALÚRGICA NO ABC PAULISTA: A MULTIPLICIDADE NARRATIVA SOBRE O REGIME DE EXCEÇÃO DO BRASIL CONTEMPORÂNEO (1964-1985). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Marilda Aparecida de Menezes.
5.   Daniele Rodrigues. Branquitude e o debate de cotas raciais nas redes sociais de internet (provisório). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
6.   Dennis Pacheco Lopes da Silva. INTERSTÍCIOS ENTRE GOVERNO E CRIME NA REGULAÇÃO DAS MORTES VIOLENTAS INTENCIONAIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
7.   Diego Monteiro Gomes de Campos. Segurança Humana e pessoas LGBTQIA+ com deficiência física: Estudo comparado de políticas públicas em São Paulo e Londres. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Elias David Morales Martinez.
8.   Débora de Godoy Vasconcellos. ?Vinhedo: terra de imigrantes e de quem mais? O enquadramento da memória e relações de poder?. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Adriana Capuano de Oliveira.
9.   Elane Jesus da Conceição Desidério. Empreendedorismo Negro. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
10.   Eliana Loureiro. Influenciadores digitais e conflitos online (provisório). Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
11.   Enio Taniguti. Políticas Públicas Municipais para o atendimento e cuidado de pessoas idosas que dependam do uso de Instituições Públicas de Longa Permanência Para Idosos (ILPIS) na região do ABC paulista.. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
12.   Fabio de Paiva Gonçalves. A Relação entre Instituições e Desenvolvimento Econômico: A Abordagem Institucionalista de Thorstein Veblen e a Economia Política Institucionalista de Ha-Joon Chang. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Ramon Vicente Garcia Fernandez.
13.   Gina Viviane Mardones Loncomilla. A economia cubana e as reformas econômicas depois de 2011: uma avaliação. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Vitor Eduardo Schincariol.
14.   Giovanna Olinda dos Santos Bernardino. Amores da Terceira Margem: um estudo sobre memórias de amor dos que fazem da rua sua morada. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
15.   Gracielle Cruz Souza. CONTROLE SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: A RELAÇÃO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO PORTAL DO SERTÃO DA BAHIA COM O PODER PÚBLICO. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
16.   Isabela Pereira de Sena. MULHERES NEGRAS FAZEM HISTÓRIA? Movimento de Mulheres Negras e disputa pela memória. Dissertação (Mestrado profissional em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
17.   Jaqueline Galdino da Silva. (Re)valorizando práticas de participação social: uma análise da advocacy como estratégia de atuação em prol do trabalho decente. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Sidney Jard da Silva.
18.   João Victor Lourenço Castro. Leandro Konder: estudos sobre sua trajetória intelectual e a renovação do marxismo brasileiro. Dissertação (Mestrado profissional em História Social) - Universidade de São Paulo. (Coorientador)., . Início: 2021.
Supervisor: Lidiane Soares Rodrigues.
19.   Juliana Mastrascusa. Campanhas eleitorias e disputas de narrativas (provisório). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
20.   Júlio Cambanco. Financeirização de Commodities Agrícolas e a Teoria da Dependência: O Caso da África Ocidental. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
21.   Lucas Mathias Ribeiro. Uberização do Trabalho e Sofrimento Subjetivo. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
22.   Lys Rodrigues Ribeiro. DESCOLONIZAR A AJUDA HUMANITÁRIA: A ATUAÇÃO DE ALÍVIO DO SISTEMA HUMANITÁRIO INTERNACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS EM EMERGÊNCIAS HUMANITÁRIAS COMPLEXAS. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
23.   LÍVIA MARÍLIA BARBOSA GUIMARÃES. Homem sem H: diálogos sobre representações estereotipadas das masculinidades negras. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Alessandra Teixeira.
24.   Mariana Eunice Alves de Almeida. OS DIREITOS LINGUÍSTICOS DE MIGRANTES FORÇADOS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O ESTADO DE SÃO PAULO E A COMUNIDADE AUTÔNOMA DA CATALUNHA A PARTIR DE SUAS POLÍTICAS REGIONAIS. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: José Blanes Sala.
25.   Mônica Peralli Broti. A verbo-visualidade da mulher brasileira muçulmana: realidade e imaginário, representação e reconhecimento. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
26.   Nathanael Pericles. Lè m pati (quando eu partir), um estudo sobre as experiências de migração e o desejo de partir dos haitianos (2010-2019).. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
27.   Nayara Khaly Silva Sanfo. INFÂNCIAS EM TRÂNSITO: A SALVAGUARDA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS NEGRAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NO BRASIL. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Julia Bertino Moreira.
28.   Ricardo Lima da Silva. Assassinatos de Jovens Negros na Periferia de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
29.   Ricardo Queiroz Pinheiro. População de rua e Espaço Público. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
30.   Rubilson Velho Delcano. Terra e Trabalho na África: Uma Análise dos Impactos Neoliberais nas Relações Fundiárias e Produtivas Baseadas em Gênero na Guiné-Bissau. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Paris Yeros.
31.   Sidnei Ferreira da Silva. Periferia em disputa: entre pandemias e antidotos. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2021.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
32.   VICTÓRIA ERMANTRAUT GANDOLFI. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DE 2020: REDES DE ATORES E IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRACIA. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
33.   Vinícius de Oliveira Bessi. Mercantilização por Dataficação ? O desenvolvimento capitalista da subsunção real do trabalho criativo com a tecnologia da inteligência artificial. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
34.   Ícaro Vasques Inchauspe. O TEMPO DE SÃO PAULO NA TRAJETÓRIA DO NORTISTA: MEMÓRIAS, DESLOCAMENTOS E SOCIABILIDADES. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2021.
Orientador: Marilda Aparecida de Menezes.

2020

1.   André Yan C. Silvério. No corpo do correria: uma cartografia intra-institucional de um presídio de segurança máxima brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Camila Caldeira Nunes Dias.
2.   EDNAN SILVA SANTOS. Corpo em Disputa: construção discursiva, controle políticas públicas e gestão de comunidades terapêuticas sobre corpos de dependentes químicos.. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Início: 2020.
Orientador: Alessandra Teixeira.
3.   Eliza Odila Conceição Silva Donda. Migração forçada do povo Rohingya: uma perspectiva a partir das Relações Internacionais. Dissertação (Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Gilberto Marcos Antonio Rodrigues.
4.   Heloisa Coli Bizzoto. Quem são as mulheres eleitas? Uma análise do perfil das vereadoras e prefeitas eleitas em 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
5.   Iara Schiavi. Tecnologia e urbanidade: os reflexos do digital na experiência urbana. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira.
6.   Jonilson Laudelino Evangelista da Silva Felizardo. otivos que fazem o homem fracassar na fé na caminhada com Deus baseado no livro do Êxodo 32.1-8. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bíblia) - Faculdade EST, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
7.   Juliana Serzedello Crespim Lopes. ?Quando Zumbi chegar: a construção do Dia da Consciência Negra nas cidades de São Paulo e Salvador (1978-2018)?. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
8.   Kenia Antonio Cardoso. Fragilidades e Limitações do Ciclo de Econômico Brasileiro entre 1999 e 2020: Uma Análise Estrutural. Dissertação (Mestrado profissional em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Paris Yeros.
9.   KENNEDY MACIEL DA SILVA. A RODA, O RITMO E O RITO: A TRADIÇÃO ORAL DA CAPOEIRA E SEUS CONFLITOS EM UMA SOCIEDADE QUE LUTA PELO PODER DE FALA (RODA DA PRAÇA DA REPÚBLICA 2008-2018). Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. (Coorientador)., . Início: 2020.
Supervisor: Marilda Aparecida de Menezes.
10.   MARIA ANGÉLICA FERNANDES. ÀS MULHERES, QUE PODER? A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ESFERA PÚBLICA COMO ELEMENTO DE LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Marilda Aparecida de Menezes.
11.   MARIANA SILVA RANGEL MATTHIESEN. A IMIGRAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS BRASILEIROS PARA O CANADÁ DOS ANOS 2000 A 2020. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Marilda Aparecida de Menezes, Julia Bertino Moreira.
12.   Marlos Dick Hermes. CUIDADO, MASCULINIDADE FRÁGIL! Uma análise normativa em relação à (de ou re)construção da masculinidade a partir da ótica dos estudos feministas. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Arlene Martinez Ricoldi.
13.   PEDRO AUGUSTO CALIXTO. A TROPICÁLIA E SEU MOVIMENTO MUSICAL: A CRIAÇÃO DA IDENTIDADE BRASILEIRA DE DENTRO PRA FORA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Luciana Xavier de Oliveira.
14.   Rafael Soriano de Brito Lira. Trajetórias do Campo na Periferia do Capitalismo: Um Olhar sobre a Práxis de Movimentos Camponeses no Subcontinente Indiano. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paris Yeros.
15.   Raimunda Cilene Bastos. Nem migalhas, nem ofensas: o desafio do favoritismo nos tempos de Jesus. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bíblia) - Faculdade EST, . Início: 2020.
Orientador: Carolina Bezerra de Souza.
16.   Renato Souza de Almeida. Juventude e as mudanças culturais no Brasil pós 2013. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: Maria Livia de Tommasi.
17.   Taís Silva Oliveria. Cartografia das controvérsias no Movimento Negro: um estudo sobre as redes sócio-técnicas no Brasil, Estados Unidos e África do Sul. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2020.
Orientadores: Paulo Sergio da Costa Neves, Claudio Luis de Camargo Penteado.
18.   Thiago Henrique Desensi. Impactos das redes digitais no processo de formulação de políticas públicas da Assembléia Legislativa de São Paulo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Claudio Luis de Camargo Penteado.
19.   Thiago Pellegrini Valverde. Efeitos da sub-representação de negros e mulheres no Congresso Nacional Brasileiro. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Blanes Sala.
20.   Thiago Sales Barbosa. cooperação brasileira em educação no domínio da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa ? CPLP. Tese (Doutorado em CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: Paulo Sergio da Costa Neves.
21.   Valéria Tenorio de Almeida. CRIMINALIZAR E PUNIR A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E CRIME NO BRASIL NEOLIBERAL LINHA DE PESQUISA: CONHECIMENTO, PRODUÇÃO E TRABALHO (1). TEMA DE PESQUISA: ANÁLISE MARXISTA APLICADA ORIENTADOR: JOSÉ PAULO GUEDES PINTO SÃO BERNARDO DO CAMPO 2020. Dissertação (Mestrado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
22.   Vinícius Azevedo Bastos. A live já vai começar: uma análise sobre a Twitch e a exploração das transmissões audiovisuais de jogos digitais. Tese (Doutorado em ECONOMIA POLÍTICA MUNDIAL) - Universidade Federal do ABC, . Início: 2020.
Orientador: José Paulo Guedes Pinto.
23.   William Vinicius Pinto. A PRESENÇA DA JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO NA REGIÃO DO GRANDE ABCD. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2020.
Orientador: José Blanes Sala.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:34