PPG-ciencia-e-tecnologia

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 66

2025

1.   MARCIO WILLIAM BRAGA DE SOUZA. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDOPLANTAS MEDICINAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2025.
Orientador: Heloisa França Maltez.

2024

1.   AMANDA DE ABREU CAMPOS. A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: IMPACTOS NO CRESCIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
2.   ANA PAULA CERVELLINI FONSECA. A IMPLEMENTAÇÃO DE BIODIGESTOR: UMA ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
3.   CRISTHIENE DE OLIVEIRA MELO. EMPREGO DE UM EXPERIMENTO COM OBJETOS SIMPLES PARA A DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EHISTÓRICO DOS MODELOS ATÔMICOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
4.   FABRÍZIO ALVES VENÂNCIO. EXPLORANDO O EMPÍRICO: O PAPEL FUNDAMENTAL DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
5.   FÁBIO DE OLIVEIRA LANDGRAF MASSARDI. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DISCIPLINA DE TECNOLOGIA E ROBÓTICA DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
6.   IVANEIDE MENDONÇA DA SILVA. O modelo atômico na química: estratégias efetivas de ensino-aprendizagem através de uma sequência didática para o ensinomédio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
7.   LIGIA APARECIDADOS SANTOS. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O TEMA COSMÉTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
8.   MARIA APARECIDA SANTOS BRITO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO, NO MUNICÍPIO DE PICOS - PIAUÍ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
9.   NATÁLIA BORGES SIMAROLI. A INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE QUÍMICA NA LITERATURA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
10.   RENATA TEIXEIRA NASCIMENTO. Xampu sólido: explorando a química e a sustentabilidade, no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
11.   ROSELAINE MARIA DONASCIMENTO SOUZA. A importância do maracujá na alimentação e na saúde: explorando seus componentes terapêuticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
12.   SOLAR ANDRÉA GOMES LEITE. EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZANDO A FLUORESCÊNCIA PARA COMPREENDER A AÇÃO DO PROTETOR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
13.   VALÉRIA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES. Ensino de Química e a Lei 10.639/2003 e 11645/2008: contribuindo na temática étnico racial, combatendo o preconceito,racismo a exclusão de tantos negros e indígenas sofreram ao longo da história do Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Heloisa França Maltez.
14.   YURI LEAL CLEMENTE FERREIRA. ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO A QUÍMICA FORENSE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.

2022

1.   Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
2.   Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
3.   Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
4.   Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
5.   Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
6.   Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.

2021

1.   Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
4.   CAMILA DE JUSTI CORSI. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APLICADAS À DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
5.   Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
6.   Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
7.   Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
8.   Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
9.   Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
10.   DAISY ALVES CARDOSO. Ensino híbrido: práticas educativas do componente curricular de química no ensino básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
11.   Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
12.   Edilson Malaquias. A química nos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
13.   Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
14.   Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
15.   Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
16.   Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
17.   Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
18.   GÉSSICA OLIVEIRA BARBOSA. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
19.   Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
20.   Ivania Juliane Ribeiro. A pandemia trouxe um interesse maior a divulgação científica?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
21.   Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
22.   JOANA D'ARC DE SOUZA BARROS. A ÁGUA COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior.
23.   JOÃO DA MATA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO DE ELETROQUÍMICA E CORROSÃO UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
24.   Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
25.   Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
26.   Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
27.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
28.   LUCIANO MORAIS OLIVEIRA. OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO E O ESTADO DE FLUXO NO ENSINO DE FÍSICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
29.   MARCELA GUARIENTO VASCONCELOS. REPELENTES NATURAIS: UMA PROPOSTA PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
30.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
31.   MARIANA DE ALMEIDA MACHADO LEAL. O ensino-aprendizagem de química a partir de metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais de informação ecomunicação (TDIC). (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
32.   MAURICIO SANCHES. Práticas experimentais nas escolas públicas e seus desafios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
33.   Michael Ferreira de Oliveira. Perspectivas sobre o uso de compostos organolemento e organometálicos como agentes antivirais para SARS-CoV-2 e outros coronavírus.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
34.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
35.   Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
36.   ROBERTO SALATIEL MENDES. COMO PRODUZIR UMA HORTA EM APARTAMENTOS, EM ESCOLAS E EM ORFANATOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
37.   ROGÉRIO LOPES RODRIGUES. TIPOS DE BRANQUEAMENTO MENOS POLUENTES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
38.   Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
39.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
40.   SOLANGE VIRGINIA DOS SANTOS RODRIGUES. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
41.   VANDERBEEK MANGUEIRA DE OLIVEIRA. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EFICÁCIA DOS PROJETOS DE COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Heloisa França Maltez.
42.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
43.   Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
44.   Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
45.   Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.


Data de processamento: 12/04/2025 21:57:34