1. | MARCIO WILLIAM BRAGA DE SOUZA. PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDOPLANTAS MEDICINAIS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2025. Orientador: Heloisa França Maltez. |
1. | AMANDA DE ABREU CAMPOS. A FEIRA DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA: IMPACTOS NO CRESCIMENTO PESSOAL E EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
2. | ANA PAULA CERVELLINI FONSECA. A IMPLEMENTAÇÃO DE BIODIGESTOR: UMA ABORDAGEM DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
3. | CRISTHIENE DE OLIVEIRA MELO. EMPREGO DE UM EXPERIMENTO COM OBJETOS SIMPLES PARA A DISCUSSÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO EHISTÓRICO DOS MODELOS ATÔMICOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
4. | FABRÍZIO ALVES VENÂNCIO. EXPLORANDO O EMPÍRICO: O PAPEL FUNDAMENTAL DAS PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
5. | FÁBIO DE OLIVEIRA LANDGRAF MASSARDI. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A DISCIPLINA DE TECNOLOGIA E ROBÓTICA DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
6. | IVANEIDE MENDONÇA DA SILVA. O modelo atômico na química: estratégias efetivas de ensino-aprendizagem através de uma sequência didática para o ensinomédio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
7. | LIGIA APARECIDADOS SANTOS. PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O TEMA COSMÉTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
8. | MARIA APARECIDA SANTOS BRITO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO, NO MUNICÍPIO DE PICOS - PIAUÍ. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
9. | NATÁLIA BORGES SIMAROLI. A INTERDISCIPLINARIDADE NAS DISCIPLINAS ELETIVAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE QUÍMICA NA LITERATURA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
10. | RENATA TEIXEIRA NASCIMENTO. Xampu sólido: explorando a química e a sustentabilidade, no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
11. | ROSELAINE MARIA DONASCIMENTO SOUZA. A importância do maracujá na alimentação e na saúde: explorando seus componentes terapêuticos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
12. | SOLAR ANDRÉA GOMES LEITE. EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UTILIZANDO A FLUORESCÊNCIA PARA COMPREENDER A AÇÃO DO PROTETOR. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
13. | VALÉRIA CRISTINA DE OLIVEIRA ALVES. Ensino de Química e a Lei 10.639/2003 e 11645/2008: contribuindo na temática étnico racial, combatendo o preconceito,racismo a exclusão de tantos negros e indígenas sofreram ao longo da história do Brasil. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Heloisa França Maltez. |
14. | YURI LEAL CLEMENTE FERREIRA. ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, NO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO A QUÍMICA FORENSE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2024. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
1. | Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
2. | Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
3. | Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
4. | Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
5. | Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
6. | Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
1. | Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
2. | Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
3. | Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
4. | CAMILA DE JUSTI CORSI. O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APLICADAS À DISCIPLINA DE QUÍMICA, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
5. | Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
6. | Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
7. | Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
8. | Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
9. | Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
10. | DAISY ALVES CARDOSO. Ensino híbrido: práticas educativas do componente curricular de química no ensino básico. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
11. | Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
12. | Edilson Malaquias. A química nos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
13. | Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
14. | Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
15. | Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
16. | Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
17. | Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
18. | GÉSSICA OLIVEIRA BARBOSA. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA EM TEMPOS DE PANDEMIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
19. | Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
20. | Ivania Juliane Ribeiro. A pandemia trouxe um interesse maior a divulgação científica?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
21. | Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
22. | JOANA D'ARC DE SOUZA BARROS. A ÁGUA COMO TEMA AMBIENTAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Vani Xavier de Oliveira Junior. |
23. | JOÃO DA MATA. SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO DE ELETROQUÍMICA E CORROSÃO UTILIZANDO A EXPERIMENTAÇÃO. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
24. | Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
25. | Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
26. | Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
27. | Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
28. | LUCIANO MORAIS OLIVEIRA. OS BENEFÍCIOS DA GAMIFICAÇÃO E O ESTADO DE FLUXO NO ENSINO DE FÍSICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
29. | MARCELA GUARIENTO VASCONCELOS. REPELENTES NATURAIS: UMA PROPOSTA PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
30. | Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
31. | MARIANA DE ALMEIDA MACHADO LEAL. O ensino-aprendizagem de química a partir de metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais de informação ecomunicação (TDIC). (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
32. | MAURICIO SANCHES. Práticas experimentais nas escolas públicas e seus desafios. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
33. | Michael Ferreira de Oliveira. Perspectivas sobre o uso de compostos organolemento e organometálicos como agentes antivirais para SARS-CoV-2 e outros coronavírus.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha. |
34. | Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
35. | Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
36. | ROBERTO SALATIEL MENDES. COMO PRODUZIR UMA HORTA EM APARTAMENTOS, EM ESCOLAS E EM ORFANATOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
37. | ROGÉRIO LOPES RODRIGUES. TIPOS DE BRANQUEAMENTO MENOS POLUENTES. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
38. | Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
39. | Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
40. | SOLANGE VIRGINIA DOS SANTOS RODRIGUES. A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
41. | VANDERBEEK MANGUEIRA DE OLIVEIRA. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EFICÁCIA DOS PROJETOS DE COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Heloisa França Maltez. |
42. | Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
43. | Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
44. | Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
45. | Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
Data de processamento: 12/04/2025 21:57:34