1. | Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
2. | Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
3. | Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
4. | Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
5. | Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
6. | Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
1. | Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
2. | Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
3. | Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
4. | Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
5. | Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
6. | Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
7. | Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
8. | Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
9. | Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
10. | Edilson Malaquias. A química nos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
11. | Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
12. | Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
13. | Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
14. | Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
15. | Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
16. | Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
17. | Ivania Juliane Ribeiro. A pandemia trouxe um interesse maior a divulgação científica?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
18. | Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
19. | Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
20. | Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
21. | Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Janaina de Souza Garcia. |
22. | Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
23. | Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
24. | Michael Ferreira de Oliveira. Perspectivas sobre o uso de compostos organolemento e organometálicos como agentes antivirais para SARS-CoV-2 e outros coronavírus.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha. |
25. | Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
26. | Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
27. | Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
28. | Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
29. | Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira. |
30. | Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
31. | Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Paula Homem-de-Mello. |
32. | Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021. Orientador: Bruno Lemos Batista. |
Data de processamento: 16/11/2024 16:25:28