PPG-ciencia-e-tecnologia

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização


Número total de itens: 38

2022

1.   Bruno Cezar da Silva. O ensino Maker interdisciplinar. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
2.   Carla Cristina de Gouveia. Uso de jogos digitais e metodologias no ensino da língua inglesa. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
3.   Daniel Leite de Sousa. Desenvolvimento da educação 4.0 nas escolas públicas do estado de São Paulo. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
4.   Ester Ferreira dos Santos. Ensino híbrido: formação do professor pesquisador no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
5.   Fabiana Cristina da Luz. Repositórios educacionais abertos (REA) e a educação para relações étnico-raciais. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação na Educação Mediada por Tecnologias) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
6.   Fernanda Carla Pereira Bordin. Metodologia ativa na disciplina de química no ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2022.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.

2021

1.   Adriana Aparecida dos Santos. A composição química do microplástico e o impacto ambiental nos oceanos. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
2.   Aline Augusto. A construção de jogos como forma de aprendizagem em química: uma abordagem em sala de aula para alunos do ensino médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
3.   Aline Oliveira Figueiredo. Modelos de ensino nas disciplinas de biologia e química para alunos da graduação e pós-graduação. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
4.   Claudia Gomes de Alcantara. O uso da modelagem no ensino de química para alunos do nono ano. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
5.   Cristiane Souza de Oliveira Mendes. Os desafios do ensino de química nas escolas públicas com base na prova de ciências da natureza no ENEM. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
6.   Cristina de Fatima Oestreich Silva. Utilização do software phet como ferramenta para simulações interativas: Formar moléculas e balanceamento de equações químicas. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
7.   Cristina Eri Miura Furlaneto. Concretização dos modelos atômicos: utilizando material de apoio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
8.   Cyntia Mirelli Silva Lima. A eficiência das práticas laboratoriais para o ensino-aprendizagem na disciplina de biologia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
9.   Diogo Tavares de Oliveira. As implicações que os conceitos de regra de três e proporcionalidade podem causar na aprendizagem de cálculos estequiométricos no 1o ano do ensino médio: uma revisão bibliográfica questionadora. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
10.   Edilson Malaquias. A química nos cosméticos (sabonetes e perfumes): a prática da fabricação artesanal. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
11.   Edmir Lopes Junior. O desenvolvimento da perspectiva histórica no ensino e aprendizagem de química moderna. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
12.   Eduardo Luiz Marcondes. Estudo e discussão de metodologias de avaliação para o ensino remoto. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
13.   Eric Alessandro Cava. Percepção de professores da área de ciências da natureza sobreo uso de TDIC´s na educação em ensino híbrido. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
14.   Fabiene Sodero Cruz. Energia Eólica: implicações no meio ambiente e aplicações no meio educacional. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.
15.   Fábio Luís Mariano. Ensino de química e senso comum: as concepções de estudantes do Ensino Médio. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
16.   Helvetio Nunes Junior. Gamificação nas aulas de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
17.   Ivania Juliane Ribeiro. A pandemia trouxe um interesse maior a divulgação científica?. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
18.   Jaíne Silverio. Analogia como recurso pedagógico no ensino de química. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
19.   Juliana Grosseli Benezato De Siqueira. A importância da experimentação para a aprendizagem de química: reflexões sobre os olhares de quem aprende. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
20.   Larissa Amaral Machado Faria. Desafios do ensino das ciências da natureza em tempos de pandemia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
21.   Leonardo Souza Tome. Ensino por meio de projetos com foco na história da ciência. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Janaina de Souza Garcia.
22.   Lucas Marcelino dos Anjos. A família e a educação ao longo do tempo e o papel da escola pública frente a família atual. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
23.   Marcelo Antônio Baraúna. Relato de casos sobre o ensino de evolução: Minhas experiências em sala de aula. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
24.   Michael Ferreira de Oliveira. Perspectivas sobre o uso de compostos organolemento e organometálicos como agentes antivirais para SARS-CoV-2 e outros coronavírus.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Rodrigo Luiz Oliveira Rodrigues Cunha.
25.   Patricia Ferreira de Cena. O ensino remoto na pandemia do Covid-19 e seus impasses. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
26.   Renata Florence dos Santos. METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
27.   Rute Maria Rosa. POLUENTES EMERGENTES: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
28.   Solange Gomes de Souza. JOGOS DIGITAIS: UMA POTENTE ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
29.   Wanessa Roberta da Silva. ANALISAR O USO DE CARTUNS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVAPARA ENSINAR QUÍMICA. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Hueder Paulo Moisés de Oliveira.
30.   Washington Martins dos Santos. NARRATIVA SOBRE O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM PROPOSTAS DE ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO.. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
31.   Yara Aguiar Castro. DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19: Relato de experiência no ensino remoto emergencial no ensino fundamental I. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ciência e Tecnologia (UAB)) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Paula Homem-de-Mello.
32.   Érica Gislaine Aparecida de Miranda. Estratégia de organização do professor baseado na metodologia 5S. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino a Distância - Química) - Universidade Federal do ABC, . 2021.
Orientador: Bruno Lemos Batista.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:28