PPG-ciencia-e-tecnologia-ambiental

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 55

2024

1.   2024-Atual. Desenvolvimento de catalisadores estruturados para a síntese fotocatalítica de amônia
Descrição: O avanço das mudanças climáticas decorrentes do aumento avassalador das emissões de CO2 na atmosfera trouxe consigo o desafio de repensar a indústria química no século XXI. Uma das atividades industriais de maior impacto na geração de gases de efeito estufa e no consumo energético a nível mundial é a produção de amônia. Este projeto propõe a investigação de rotas de produção dessa commodity baseadas na redução do gás nitrogênio na presença de água através de séries de reações fotoquímicas em catalisadores nanoestruturados. O projeto envolve duas frentes de trabalho: a síntese de nanopartículas de óxidos de ferro e tungstênio modificadas; e o preparo de corpos cerâmicos porosos para ancoramento desses materiais, baseados nos óxidos de titânio e estanho. Pretende-se ao fim aprofundar o conhecimento sobre o efeito da segregação de defeitos e dopantes, bem como das propriedades físico-químicas dos materiais de suporte, na atividade dos fotocatalisadores para o processo de fotorredução do N2. Processo FAPESP No. 2023/14214-4. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Bruno Ramos - Integrante / Andre Luiz da Silva - Integrante / André Avancini Bernardes - Integrante / Antonio Carlos Silva Costa Teixeira - Integrante / Douglas Gouvêa - Integrante / GEOVÂNIA CORDEIRO DE ASSIS - Integrante / João Guilherme Rocha Poço - Integrante / Juliana Mendonça Silva de Jesus - Integrante / Priscila Hasse Palharim - Integrante / Rodrigo Condotta - Integrante / Anderson Luis Barbosa - Integrante / Catia Alexandra Podence Alves - Integrante / Rebeca Palma de Oliveira - Integrante / Yasmin Casseb - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
2.   2024-Atual. Detecção e Rastreamento de Vírus emergentes de interesse em Saúde Pública em Águas Residuárias por meio de procedimentos Moleculares e Metagenômicos
Descrição: O projeto em andamento, visa a implementação e validação de protocolos de EBE para detectar e rastrear um amplo espectro de vírus emergentes e microrganismos resistentes a antibióticos em comunidades vulneráveis. Esta iniciativa é pioneira no Brasil e foca na identificação de patógenos de interesse para a saúde pública. Utilizando técnicas moleculares avançadas, o projeto buscará realizar vigilância de vírus, como SARS-CoV-2, Pólio, Chikungunya, Dengue, Enterovirus, Influenza, Monkeypox, entre outros, além de mais de 180 bactérias, 50 fungos, 40 vírus e 1200 marcadores de resistência antimicrobiana. Realizado em colaboração com a Rede de Monitoramento de COVID-19 em Águas Residuais (REMONAR-MCTI), este estudo será aplicado em diversas regiões do Brasil, representando um marco importante para a saúde pública e a epidemiologia no país. Financiado: Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Isabela Gagliardi Ortiz - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Lívia de Moraes Bomediano Camillo - Integrante / Gunther Brucha - Integrante / Israel Nunes Henrique - Integrante / AUGUSTO, MATHEUS - Integrante / DUARTE, GABRIELA - Integrante / DURAN, ADRIANA F.A. - Integrante / Juliana Mendonça Silva de Jesus - Integrante / Graziele Cristina Ferreira - Integrante.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
3.   2024-Atual. Dinâmica de comunidades microbianas em área tropical contaminada com Sulfluramida (N-etil perfluorooctano sulfonamida)
Descrição: As substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são compostos de alta estabilidade química e conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente em ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre POPs, o uso de PFAS foi limitado a fins específicos, dentre eles a fabricação de formicidas. O principal composto para essa aplicação é a Sulfluramida, manipulada como princípio ativo no controle de formigas cortadeiras no Brasil. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, tem-se as seguintes premissas: i) as formigas-cortadeiras (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas áreas; ii) a aplicação de Sulfluramida no solo é a estratégia mais utilizada na silvicultura para controle dessas formigas; iii) há pouco conhecimento sobre o impacto desses PFAS nas comunidades microbianas do solo, sedimento e água e; iv) estudos em microcosmos aliados a modelos de fugacidade ambiental podem auxiliar na compreensão da dinâmica de distribuição, biodegradação e destino ambiental da Sulfluramida emcompartimentos ambientais. Assim, este Projeto de Pesquisa parte da hipótese de que a contaminação por PFAS pode afetar as interações, a diversidade e a riqueza das comunidades microbianas em áreas expostas a estas substâncias. Os resultados deste estudo pretendem contribuir na compreensão sobre a relação entre o impacto do uso intensivo desse formicida na silvicultura, agregando informações sobre a toxicidade ambiental dos PFAS e possíveis alterações ecológicas e de biodegradação em ambientes contaminados por Sulfluramida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / WERNER SIEGFRIED HANISCH - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
4.   2024-Atual. Estimativa do balanço de carbono no reservatório de Itaipu e sua relação com a biodiversidade, com ênfase nos microrganismos
Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gunther Brucha - Coordenador. Financiador(es): Itaipu Binacional - Bolsa.
Membro: Roseli Frederigi Benassi.
Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Gunther Brucha - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Bolsa.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
5.   2024-Atual. Funções ecohidrológicas de florestas restauradas no bioma Mata Atlântica (HIDROFLORES)
Descrição: As florestas são componentes essenciais de regulação do ciclo hidrológico e esforços recentes têm sido realizados para restauração de ecossistemas alterados por atividades humanas como a Mata Atlântica em busca de recuperar seus processos e funções ecohidrológicas. Em zona ripária, o papel florestal é especialmente importante para a estrutura e o funcionamento de riachos. Neste projeto, pretende-se aplicar uma abordagem transversal e multi-escala para entender a relação entre a estrutura, processo e funções de florestas restauradas na regulação de fluxos e ecologia de riachos. O estudo será realizado na Estação Experimental de Itatinga onde experimentos de longo termo encontram-se previamente instalados a partir de investimentos em pesquisa nos últimos 10 anos. Também serão utilizados outros 25 riachos com florestas ripárias restauradas na região do alto vale do Paraíba, área de atuação do projeto Conexão Mata Atlântica. A coleta de dados será realizada por meio de parcelas experimentais instaladas em áreas ripárias e no gradiente topográfico, monitoramento hidrológico de microbacias experimentais e ampla instrumentação de monitoramento de fluxos na vegetação, solos e riachos. Análises estatísticas buscarão diferenciar processos e funções em diferentes condições de estrutura da vegetação florestal. O projeto pretende contribuir com metodologias para diagnóstico de funcionamento ecohidrológico de florestas, testando indicadores da vegetação, de protocolos de avaliação rápida de campo e derivados de imagens obtidas por VANTs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Paulo Guilherme Molin - Integrante / FERRAZ, SILVIO F. B. - Coordenador / FILOSO, SOLANGE - Integrante / BRANCALION, PEDRO H.S. - Integrante / Antonio Fernando Monteiro Camargo - Integrante / Claudia Cocozza - Integrante / Daniele Penna - Integrante / Joannes Guillemot - Integrante / Ulrik Ilstedt - Integrante / Luiz Felipe Salemi - Integrante.
Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
6.   2024-Atual. Modelo de reabilitação de áreas de inundações crônicas na região do Grande ABC com enfoque em retenção urbanística
Descrição: Propõe-se construir uma nova cultura de gestão da drenagem urbana em âmbito municipal, tendo o Consórcio Intermunicipal como protagonista principal, objetivando incorporar o modelo de vazões de restrição ao Plano Regional de Drenagem do ABC paulista, induzindo, assim, os municípios a adotarem novas práticas. O resultado esperado para o projeto é a aplicação de uma metodologia que resulte em perspectiva de reabilitação de áreas cronicamente impactadas por inundações - uma em cada município da região do Grande ABC, por meio da hierarquização de ações com horizonte de médio e longo prazos e estimativa correspondente de recursos financeiros necessários para investimento e custeio, que potencialize a captação de recursos para intervenções demonstrativas, no sentido de favorecer uma nova prática no âmbito do desenvolvimento urbano.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Gilson Lameira de Lima - Coordenador / Maria Cleofé Valverde Brambila - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
Descrição: Propõe-se construir uma nova cultura de gestão da drenagem urbana em âmbito municipal, tendo o Consórcio Intermunicipal como protagonista principal, objetivando incorporar o modelo de vazões de restrição ao Plano Regional de Drenagem do ABC paulista, induzindo, assim, os municípios a adotarem novas práticas. O resultado esperado para o projeto é a aplicação de uma metodologia que resulte em perspectiva de reabilitação de áreas cronicamente impactadas por inundações - uma em cada município da região do Grande ABC, por meio da hierarquização de ações com horizonte de médio e longo prazos e estimativa correspondente de recursos financeiros necessários para investimento e custeio, que potencialize a captação de recursos para intervenções demonstrativas, no sentido de favorecer uma nova prática no âmbito do desenvolvimento urbano... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: María Cleofé Valverde Brambila - Integrante / Vitor Vieira Vasconcello - Integrante / Gilson Lameira de Lima - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: María Cleofé Valverde Brambila.
7.   2024-Atual. Vigilância Molecular de Vírus e Patógenos Emergentes em Águas Residuais: Uma Iniciativa Inovadora da Itaipu Binacional para Aprimorar a Qualidade de Vida em Foz do Iguaçu entre outras regiões do Brasil
Descrição: Este projeto tem como objetivo a implementação de um sistema de monitoramento avançado para identificar patógenos emergentes e reemergentes, além de genes que conferem resistência microbiana, presentes em águas superficiais, corpos hídricos contaminados e efluentes de esgoto. Pretende-se, com isso, promover uma gestão proativa de surtos e pandemias, evitar o surgimento de novos agentes patogênicos e variantes de potencial pandêmico, e fomentar medidas de controle e prevenção no âmbito local, com especial atenção ao uso correto de antimicrobianos. Este projeto inovador é realizado em colaboração com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Foz de Iguaçu e a Itaipu Binacional. Financiado por: Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PTI.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Isabela Gagliardi Ortiz - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Lívia de Moraes Bomediano Camillo - Integrante / Juliana Mendonça Silva de Jesus - Integrante / Graziele Cristina Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.

2023

1.   2023-Atual. Criação da Rede Pública de Monitoramento da Qualidade da Água do Município de Bauru
Descrição: Projeto em andamento desde Dezembro de 2023, coordenado pela ITE em parceria com a Unesp. Este projeto também faz parte do Edital 507/2022: Chamamento Público 30/2022 - Processo No 58835/2018 do COMDEMA/Bauru. Vários alunos de Graduação estão envolvidos e trabalhando nas análises no Laboratório de Hidráulica e Saneamento e com a coleta de água no Rio Bauru.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Giulliana Mondelli - Integrante / Graziele Ruas Lagoas da Silva - Integrante / Rodrigo Guarnetti - Integrante / gustavo henrique ribeiro da silva - Integrante / José Ricardo Scareli Carrijo - Coordenador.
Membro: Giulliana Mondelli.
2.   2023-Atual. Desenvolvimento, avaliação e diagnóstico de sistemas alternativos para soluções domiciliares de tratamento de esgoto: contribuições para o aprimoramento do programa MSD (SISal-MDS)
Descrição: Esta pesquisa visa avaliar alternativas de Projeto Padrão para os Sistemas de Tratamento propostos no Programa de MSD - Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa considerando a maximização do custo-benefício (solução de menor custo frente à atual) e maior eficiência no Tratamento dos efluentes e disposição final. Neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo realizar uma holística avaliação dos Módulos Sanitários Domiciliares (Tanque Séptico + Sumidouro) instaladas no estado de São Paulo (objetos de convênio da FUNASA), bem como implantar, avaliar e aprimorar duas alternativas de tratamento de esgoto, operando sob condições climáticas diferentes (Sudeste e Centro-Oeste), com vistas a otimizar as tecnologias para serem empregadas pela FUNASA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Adriano Luiz Tonetti - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - Auxílio financeiro.
Membro: Roseli Frederigi Benassi.
3.   2023-2024. DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE BAURU-SP: GESTÃO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS
Descrição: EDITAL 507/2022: CHAMAMENTO PÚBLICO 30/2022 - Processo número 58835/2018Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável COMDEMA/Bauru. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Giulliana Mondelli - Coordenador / Roger Augusto Rodrigues - Integrante / Johana Marcela Carmona Wilches - Integrante / Paloma Santos Wolf de Mattos - Integrante / ana paula do nascimento - Integrante.
Membro: Giulliana Mondelli.
4.   2023-Atual. Disruptores endócrinos e transtornos multifatoriais
Descrição: Como o uso e contato com disruptores endocrinos correlaciona-se com o diagnostico de transtornos multifatoriais como o transtorno do espectro autista. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Elizabete Campos de Lima - Coordenador / Rebbeca Soares - Integrante.
Membro: Elizabete Campos de Lima.
5.   2023-Atual. Ecologia e Modelagem da População do Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides, Primates) na Estação Ecológica Juréia-Itatins
Descrição: No estado de São Paulo, onde a Mata Atlântica perdeu aproximadamente 80 das sua cobertura original em decorrência principalmente da ocupação humana e atividades agrícolas. Um dos trechos de Mata Atlântica mais bem preservados é a Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI), com 84.425 ha, localizada ao longo da costa sudeste do Brasil. Apesar desta importância ocorre uma carência de estudos com espécies endêmicas ameaçadas da fauna e flora. Neste contexto, o muriqui-do-sul, (Brachyteles aracnoides) é o primata mais raro e ameaçado da unidade de conservação. Trata-se do maior primata do continente americano, além da perda de habitat, suas populações foram reduzidas também pela caça. O objetivo deste projeto é levantar as principais grupos de muriquis na unidade de conservação, realizar um estudo sistematizado de um grupo específico e através do uso de modelagem de habitat inferir sobre a distribuição da espécie na unidade de conservação. A partir dos resultados poderemos estabelecer modelos que irão ajudar a entender o padrão de ocupação das espécies na unidade de conservação, contribuir com propostas de novos estudos, e junto com a gestão da unidade propor ações de gestão de manejo, trazer dados que serão utilizados no Plano de Manejo e que irão contribuir para a conservação da espécie.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Edson Montilha de Oliveira - Integrante / Fabiano Rodrigues de Melo - Integrante / Karen Barbara Strier - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Angela Terumi Fushita.
6.   2023-Atual. Inovações na área de encapsulamento
Descrição: Esse projeto, de uma maneira geral, por conta de contrato de sigilo, tem como objetivos gerais apresentar inovações na área de encapsulamento para a agricultura, por meio do desenvolvimento e otimização de processos de obtenção de microcápsulas biodegradáveis envolvendo óleos essenciais e vegetais e encapsulamentos de microrganismos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Éder Ramin de Oliveira - Integrante / BROCCHI, MARCELO - Integrante. Financiador(es): Agrivalle Brasil Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas S.A - Auxílio financeiro.
Membro: Derval dos Santos Rosa.
7.   2023-Atual. Levantamento ocupacional e de condição socioeconômica de famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário na Fazenda Marambaia, Rancharia - SP
Descrição: O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF é um programa complementar à reforma agrária que, por meio de linhas de financiamento, promove o acesso à terra e a recursos para investimentos básicos e produtivos, permitindo a estruturação dos imóveis adquiridos. Apoia-se nos princípios da participação, controle social, autonomia e transparência.Na recente avaliação pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), o PNCF conseguiu atingir seu objetivo sobre a mais importante variável das políticas de desenvolvimento agrário a renda e valor de produção. No entanto, apesar dos resultados positivos e de sua consolidação na maioria das unidades federativas, no Estado de São Paulo, o PNCF ainda precisa ser consolidado, o que reforça a demanda por ações específicas que melhorem a sua efetividade como política de acesso à terra. Neste sentido, a presente proposta irá produzir informações e assessorar tecnicamente as 40 famílias assentadas no município de Rancharia, no imóvel denominado Fazenda Marambaia quanto ao georreferenciamento das unidades familiares, a regularização do quadro associativo da Cooperativa das Unidades Familiares beneficiárias do PNCF, e realizar o estudo socioeconômico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Ângela Terumi Fushita - Coordenador / Diego Marcochi de Melo - Integrante / Danilo Lima Zillig - Integrante / Carolina Simões Galvanese - Integrante / Thainan Tammy Tameirão - Integrante. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Cooperação.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
Descrição: O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF é um programa complementar à reforma agrária que, por meio de linhas de financiamento, promove o acesso à terra e a recursos para investimentos básicos e produtivos, permitindo a estruturação dos imóveis adquiridos. Apoia-se nos princípios da participação, controle social, autonomia e transparência.Na recente avaliação pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), o PNCF conseguiu atingir seu objetivo sobre a mais importante variável das políticas de desenvolvimento agrário a renda e valor de produção. No entanto, apesar dos resultados positivos e de sua consolidação na maioria das unidades federativas, no Estado de São Paulo, o PNCF ainda precisa ser consolidado, o que reforça a demanda por ações específicas que melhorem a sua efetividade como política de acesso à terra. Neste sentido, a presente proposta irá produzir informações e assessorar tecnicamente as 40 famílias assentadas no município de Rancharia, no imóvel denominado Fazenda Marambaia quanto ao georreferenciamento das unidades familiares, a regularização do quadro associativo da Cooperativa das Unidades Familiares beneficiárias do PNCF, e realizar o estudo socioeconômico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Diego Marcoccio de Melo - Integrante / Danilo Lima Zillig - Integrante. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
Membro: Angela Terumi Fushita.
8.   2023-Atual. Materials and fuels from biomass waste through the integration of hydrothermal, biological and catalytic treatments (HYDROWASTE)
Descrição: The project focuses on the use of hydrothermal treatments as the central axis of a waste valorization strategy. These processes are gaining interest as environmentally friendly methods for biowaste management. The proposal addresses thermal pretreatment (TP) prior to anaerobic digestion, hydrothermal co-carbonization (co-HTC) and hydrothermal liquefaction (HTL) of biomass waste for materials and energy recovery. The TP aims to improve the anaerobic digestion of food waste, pruning waste and microalgae, which will be carried out by temperature phased anaerobic digestion (TPAD) in two reactors, hydrolytic-acidogenic and methanogenic, to produce a mixture of biohydrogen and biomethane (hythane), which has environmental advantages to be used in the automobile sector.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Angel Fernández Mohedano - Coordenador / Elena Díaz Nieto - Integrante / Montserrat Tobajas Vizcaino - Integrante / Alicia Polo Díez - Integrante / María de los Angeles de la Rubia Romero - Integrante / Charles Joseph Coronella - Integrante. Financiador(es): Ministerio de Ciencia e Innovación - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
9.   2023-Atual. Open Energy Data Lake para sistemas de gerenciamento otimizado de recursos energéticos distribuídos em mercados do dia seguinte
Descrição: Um Data Lake é uma coleção de conjuntos de informações que permite acelerar a acessibilidade e a colaboração entre diversos agentes. Em geral, os Data Lakes contêm arquivos de dados brutos, relatórios científicos, mídia de suporte e links para documentos online criados pelos pesquisadores responsáveis. O acesso público do Data Lake ajuda a operacionalizar as parcerias com vários agentes do setor privado, laboratórios de pesquisa, desenvolvedores de ferramentas analíticas, empresas executoras de casos de uso, relatórios de pesquisa e muitos outros interessados. Adicionalmente, a disponibilidade e a visibilidade do Data Lake diminui as barreiras à inovação, reduzindo o custo de armazenamento e o tempo para a análise de grandes conjuntos de dados.Com o objetivo de otimizar o gerenciamento de recursos energéticos distribuídos para um mercado de energia do dia seguinte, neste projeto de pesquisa se implementará um Open Energy Data Lake. Após tal implementação, modelos de otimização para o gerenciamento dos recursos energéticos distribuídos dentro de grupos agregados de consumidores de energia elétrica serão formulados. Tais modelos têm como objetivo diminuir a energia elétrica que é demanda da rede elétrica principal, maximizando o uso de recursos energéticos distribuídos e considerando as influência dos efeitos climáticos na demanda e geração local. A ferramenta Open Energy Data Lake pode beneficiar diversos agentes envolvidos na análise da implementação de cidades inteligentes e sustentáveis no Brasil. Adicionalmente, pode contribuir a fortalecer o trabalho conjunto entre as secretarias de governo, as empresas e as instituições de pesquisa para o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: María Cleofé Valverde Brambila - Integrante / Edmarcio Antonio Belati - Integrante / Joel David Melo Trujillo - Coordenador / Igoor Morro Mello - Integrante / Jones Clemente Camilo - Integrante / LINA PAOLA GARCÉS - Integrante / JOEL VILLAVICENCIO GASTELU - Integrante / REINALDO TONKOSKI - Integrante / Mahdi Pourakbari Kasmaei - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: María Cleofé Valverde Brambila.
10.   2023-Atual. Rede de vigilância da resistência antimicrobiana com base no esgoto (ReViRAE)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / MARIA DE LOURDES FLORENCIO DOS SANTOS - Integrante / Maria de Lourdes Aguiar Oliveira - Integrante / André Bezerra dos Santos - Integrante / César Rossas Mota Filho - Coordenador / Ramiro Gonçalves Etchepare - Integrante / Maria Ines Zanoli Sato - Integrante / Daise Rossi - Integrante / Fábio Miyajima - Integrante / Dalia Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
11.   2023-Atual. URBAN JUNGLE: USO DA VEGETAÇÃO PARA MELHORAR O CONFORTO AMBIENTAL E A GESTÃO DO ESCOAMENTO PLUVIAL NO MEIO URBANO
Descrição: Urban jungle (é composta por floresta urbana e os demais elementos da biodiversidade urbana). Contudo, o presente projeto trata apenas de árvores que compõem a floresta urbana e plantas ornamentais do ambiente interno dos edifícios, sendo que ambas desempenham papel preponderante na provisão de serviços ecossistêmicos para as cidades. De entre os serviços destacam-se: o armazenamento de carbono; redução da poluição do ar; provisão do conforto térmico pela atenuação da temperatura ambiente; redução do escoamento superficial resultante da precipitação; provisão de habitat; redução do ruído e provisão do lazer. Tais serviços são benéficos para a saúde e bem-estar dos residentes em áreas urbanas e, considerando as mudanças climáticas, a relevância das árvores urbanas e plantas ornamentais no ambiente interno do edifício, aumenta também como elemento de conforto térmico. As árvores de propriedade pública e privada compõem a flores urbana. O modo como esse status de propriedade afeta as características das florestas urbanas nas áreas de estudo, tais como estrutura, composição, conforto térmico, balanço hídrico e saúde, não é bem conhecido. Pretende-se usar banco de dados de árvores para comparar os elementos privados e públicos de florestas urbanas e coletar novas informações (incluindo no interior dos edifícios) para determinar a influência da vegetação também no conforto do ambiente interno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Herlander da Mata Fernandes Lima - Coordenador / Helenice Maria Sacht - Integrante / Julia Abatti Stopassoli - Integrante / Isabelle Stranburguer Correia - Integrante.
Membro: Herlander da Mata Fernandes Lima.
12.   2023-Atual. VALORIZAÇÃO GEOAMBIENTAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE BAURU-SP
Descrição: O presente projeto prevê realizar um diagnóstico dos pontos de geração de RCC no município de Bauru, assim como do seu processamento no município, a fim de propor soluções mais sustentáveis desde a sua geração, até sua reciclagem e/ou reuso nas obras civis do município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Giulliana Mondelli - Coordenador / Roger Augusto Rodrigues - Integrante / Graziele Ruas Lagoas da Silva - Integrante / Daniel Rinaldo - Integrante / Johana Marcela Carmona Wilches - Integrante / Paloma Santos Wolf de Mattos - Integrante. Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Auxílio financeiro.
Membro: Giulliana Mondelli.

2022

1.   2022-Atual. Acordo de Cooperação em Pesquisa entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a Columbia University
Descrição: O presente Acordo de Cooperação tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições na área de biologia molecular com foco na Vigilância Epidemiologia Baseada no Monitoramento de Águas Residuais. Este é um esforço conjunto de integração entre instituições nacionais e internacionais do Comitê Técnico Científico CT-4 da REDE DE MONITORAMENTO DE COVID-19 EM ÁGUAS RESIDUAIS MCTI (REMONAR). Processo CNPq: 400284/2022-7.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Matheus R Augusto - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / JJ Miranda - Integrante / Lívia de Moraes Bomediano Camillo - Integrante.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
2.   2022-Atual. Aprimoramento da gestão local de riscos ambientais-urbanos para cenários multirrisco frente à emergência climática: instrumentos inovadores e participação social
Descrição: Desenvolver, de forma participativa, indicadores para análise multirriscos frente à crise climática e espacialização cartográfica em escala de detalhe a partir da vulnerabilidade e seus limiares críticos para adoção de procedimentos preventivos e antecipatórios a desastres, em 3 localidades no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / NOGUEIRA, FERNANDO ROCHA - Coordenador / Samia Nascimento Sulaiman - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Rodolfo Baêsso Moura - Integrante / Klaus Frey - Integrante / Lutiane Queiroz de Almeida - Integrante / Leonardo Andrade de Souza - Integrante / Caroline Barros de Sales - Integrante.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
3.   2022-Atual. Caracterização de sistemas sinóticos associados a eventos extremos e seus impactos sobre o Brasil.
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo de sistemas atmosféricos de escala sinóptica e suas implicações na ocorrência de eventos extremos no Brasil, assim como, as suas interações com as múltiplas escalas da circulação geral da atmosfera.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: María Cleofé Valverde Brambila - Coordenador / Ricardo Brambila - Integrante / Marcelo Barbio Rosa - Integrante / Nadja Marinho Batista - Integrante / Nelson Jesuz Ferreira - Integrante / Gabriel Lúcio Paulino de Oliveira - Integrante / Mary Kayano - Integrante.
Membro: María Cleofé Valverde Brambila.
4.   2022-Atual. CRIAÇÃO DA REDE MCTI DE MONITORAMENTO DE COVID-19 EM ÁGUAS RESIDUAIS (REMONAR - MCTI)
Descrição: A REDE DE MONITORAMENTO DE COVID-19 EM ÁGUAS RESIDUAIS MCTI (REMONAR - MCTI). Tem como missão integrar e promover, de forma interdisciplinar, a produção e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos nas ações de vigilância epidemiológica baseadas no monitoramento de águas residuais, superficiais e de abastecimento público, como alternativa de detecção precoce de surtos virais entre outros patógenos; e definir prioridades de pesquisa nesta área de conhecimento, tendo como visão a busca da excelência do saneamento básico e promoção da saúde em todo território nacional. A REMONAR conta com a colaboração de diversas instituições renomadas no Brasil e no exterior. Maiores informações sobre a atuação da rede podem ser obtidas em remonar.com.br e redes sociais. A REMONAR é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), REDE VÍRUS - MCTI, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ministério da Saúde do Brasil (MS), Recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e CNPq. Processo: 400284/2022-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (40) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Júlia Kersul Faria - Integrante / Milena Montier - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Matheus Ribeiro Augusto - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Claudio Roberto Caldereiro - Integrante / Guilherme Santos Sousa - Integrante / Diego Fernandes Maia - Integrante / Gilmara Barros de Lima - Integrante / Karine Mirelle Rodrigues da Silva - Integrante / Simone Frederigi Benassi - Integrante / DIEGO ALBERTO TAVARES - Integrante / Bianca do Amaral - Integrante / Adriana Cristina da Silva Nunes - Integrante / Dorisvalder Dias Nunes - Integrante / Michel Watanabe - Integrante / Najla Benevides Matos - Integrante / RAYSA SENA DE MELO - Integrante / João Paulo Assis Gobo - Integrante / Gabriel da Silva Nunes - Integrante / Filipe Vieira Santos de Abreu - Integrante / Lívia de Moraes Bomediano Camillo - Integrante / Danilo Bretas de Oliveira - Integrante / Deusilene Souza Vieira Dall?Acqua - Integrante / Taís Browne de Miranda - Integrante / Jeancarlo Pereira dos Anjos - Integrante / Gunther Brucha - Integrante / Francisco Ivam Castro do Nascimento - Integrante / Roberta Torres de Melo - Integrante / Daise Aparecida Rossi - Integrante / Juliana Kawanishi Braga - Integrante / Rafael Brito de Moura - Integrante / Andréa Pereira da Costa - Integrante / Gabriela de Oliveira - Integrante / Fernando Fabriz Sodré - Integrante / Maria de Lourdes Aguiar Oliveira - Integrante / Cristina Celia Silveira Brandão - Integrante / Carla Simone Vizzotto - Integrante / Alexandre Silveira - Integrante / Rafaella Silveira Sousa - Integrante / Carla Patrícia Pereira Alves - Integrante / GABRIELA RODRIGUES MENDES DUARTE - Integrante / Leonardo Henrique Soares Damasceno - Integrante / Israel Nunes Henrique - Integrante / Marcos Prado Lima - Integrante / Juliana Mendonça Silva de Jesus - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
5.   2022-Atual. Desenvolvimento e avaliação de fotobiorreator com membrana submersa acionado por gravidade (GdMPBR): novas oportunidades para a recuperação sustentável de recursos no tratamento descentralizado de esgoto
Descrição: The integration of membranes in photobioreactors (MPBR) represents a milestone in wastewater resource recovery. However, the energy consumption associated with the membrane process needs to be addressed to improve the sustainability and feasibility of the new technology. The discovery of the phenomenon of biofilm-controlled flow stabilization, also known as Gravity-driven Membrane (GdM) filtration, have opened up interesting possibilities for the use of membrane technology in the context of decentralized wastewater treatment for resource recovery. The GdM operates with low transmembrane pressure, resulting in low energy consumption, as well as the need for few/no auxiliary equipment. Despite this, the use of the GdM system is recent and the potential for application is still at an early stage of development. This is the case with the membrane photobioreactor (MPBR) that has not yet been studied in the biofilm-controlled flow condition. In this regard, the hypothesis of this research is that operating the MPBR in a GdM condition, known as GdMPBR, is an option capable of reducing the MPBR's energy demand, with simplified operation and competitive costs, as well as easy integration with existing small sewage treatment plants (WWTP). To achieve the objective of the proposal, the GdMPBR will be assessed according to the type of porous membrane, the characteristics of secondary effluent (aerobic and anaerobic) and the application of non-intensive physical fouling control methods.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gidiane Scaratti - Integrante / Joan García - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
6.   2022-Atual. Desenvolvimento, avaliação e diagnóstico de sistemas alternativos para soluções domiciliares de tratamento de esgoto: contribuições para o aprimoramento do programa MSD (SISal-MDS)
Descrição: Esta pesquisa visa avaliar alternativas de Projeto Padrão para os Sistemas de Tratamento propostos no Programa de MSD - Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa considerando a maximização do custo-benefício (solução de menor custo frente à atual) e maior eficiência no Tratamento dos efluentes e disposição final. Neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo realizar uma holística avaliação dos Módulos Sanitários Domiciliares (Tanque Séptico + Sumidouro) instaladas no estado de São Paulo (objetos de convênio da FUNASA), bem como implantar, avaliar e aprimorar duas alternativas de tratamento de esgoto, operando sob condições climáticas diferentes (Sudeste e Centro-Oeste), com vistas a otimizar as tecnologias para serem empregadas pela FUNASA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Humberto Carlos Ruggeri Júnior - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Adriano Luiz Tonetti - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
Descrição: Esta pesquisa visa avaliar alternativas de Projeto Padrão para os Sistemas de Tratamento propostos no Programa de MSD - Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa considerando a maximização do custo-benefício (solução de menor custo frente à atual) e maior eficiência no Tratamento dos efluentes e disposição final. Neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo realizar uma holística avaliação dos Módulos Sanitários Domiciliares (Tanque Séptico + Sumidouro) instaladas no estado de São Paulo (objetos de convênio da FUNASA), bem como implantar, avaliar e aprimorar duas alternativas de tratamento de esgoto, operando sob condições climáticas diferentes (Sudeste e Centro-Oeste), com vistas a otimizar as tecnologias para serem empregadas pela FUNASA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Humberto Carlos Ruggeri Júnior - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Adriano Luiz Tonetti - Integrante / Paulo Sérgio Scalize - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
7.   2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: modelagem, microcosmos e monitoramento
Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante.
Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / JESUS, T.A - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Roseli Frederigi Benassi.
Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Tatiane Araujo Jesus - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Alexandre Uezu - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
8.   2022-Atual. Emulsões Pickering de óleos essenciais estabilizadas com biopolímeros com atividades antibacteriana, antifúngica e antiviral
Descrição: Desenvolvimento de emulsões Pickering de óleos essenciais estabilizadas com biopolímeros com atividades antibacteriana, antifúngica e antiviral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Denise Freitas Siqueira Petri - Integrante / DE SOUZA, ALANA G - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Derval dos Santos Rosa.
9.   2022-Atual. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto
Descrição: O INCT ETEs sustentáveis tem como objetivo tornar-se um centro de referência internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto doméstico, notadamente para países em desenvolvimento, ancorado em cinco pilares: i) nucleação de competências na área de tratamento de esgoto; ii) formação de recursos humanos de alto nível para atuar na área; iii) realização de pesquisas que propiciem o desenvolvimento de sistemas integrados e sustentáveis de tratamento de esgoto, com recuperação e valoração dos subprodutos do tratamento; iv) transferência de conhecimento para a sociedade; e v) transferência de conhecimento para o setor empresarial e governo. Esses cinco pilares conferem as bases de atuação do INCT, tendo sido estabelecidos vinte objetivos associados a um Programa de Pesquisa arrojado e que possibilitará o desenvolvimento de investigações que estão na fronteira do conhecimento, mas sem deixar de lado a abordagem de temas que são de importância estratégica para o país. Para a consecução dos objetivos previstos, foi definida uma arrojada estrutura organizacional e funcional para o INCT, visando o compartilhamento de responsabilidades e um efetivo e rico trabalho em rede cooperativa de pesquisa. Além do desenvolvimento do componente de pesquisas básicas e aplicadas, o Programa de Pesquisa do INCT ETEs sustentáveis prevê diversos mecanismos e ações de formação de pessoal e de transferência de conhecimento, todos com metas e indicadores muito bem estabelecidos. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / MARIA DE LOURDES FLORENCIO DOS SANTOS - Integrante / André Bezerra dos Santos - Integrante / César Rossas Mota Filho - Integrante / Ramiro Gonçalves Etchepare - Integrante / Paula Loureiro Paulo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
10.   2022-Atual. Mapeamento de áreas resilientes a mudanças climáticas nos biomas brasileiros
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Angela Terumi Fushita - Integrante / Edson Santiami - Integrante / Milena Rosenfield - Integrante / Andrea Sanchez Tapia - Integrante. Financiador(es): The Nature Conservancy do Brasil - Bolsa.
Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
11.   2022-Atual. Mitigação do fouling e remoção de compostos emergentes em um sistema híbrido: Biorreator com Membrana Fotocatalítica Submersa
Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa é reduzir as limitações dos BRMs ao unir esta tecnologia com uma tecnologia sustentável, membranas fotocatalíticas, compondo um sistema híbrido, Biorreator com Membranas Fotocatalíticas Submersas (BRMF). Na primeira etapa da pesquisa, fotocatalisadores serão sintetizados e caracterizados para, posterior, síntese de membranas fotocatalíticas com diferentes dosagens de fotocatalisador, pelo método de inversão de fase. As membranas fotocatalíticas obtidas serão caracterizadas e avaliadas em ensaios de filtrabilidade, remoção de compostos emergentes e identificação dos radicais livres produzidos na presença de luz visível. A membrana fotocatalítica que apresentar os melhores resultados nos ensaios de filtrabilidade será utilizada na segunda etapa da pesquisa, onde o sistema híbrido BRMF irradiado com fitas de LED será avaliado na mitigação do fouling e qualidade do efluente produzido. Como resultado, espera-se contribuir cientificamente no uso de membranas fotocatalíticas em sistemas de BRMs, aumentando a eficiência do sistema em termos de mitigação do fouling e remoção de compostos emergentes, além de aumentar a vida útil das membranas e a obtenção de um efluente produzido adequado para o reúso de água. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Pierre Le-CLech - Integrante / Gidiane Scaratti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
12.   2022-Atual. Mudança de uso da terra, resiliência ecossistêmica e risco de doenças zoonóticas
Descrição: A perda e a degradação de habitat são apontadas como as principais causas da perda de biodiversidade. O declínio da biodiversidade resulta em efeitos cascata na abundância, na composição e na ecologia de espécies da fauna e da flora, afetando as interações entre espécies, as funções ecológicas e os serviços ecossistêmicos. Estas alterações podem afetar negativamente a saúde e o bem estar humano como consequências de mudanças nos serviços ecossistêmicos de controle de doenças. As mudanças nas comunidades biológicas podem afetar o risco de eventos de ocorrências de doenças zoonóticas por diferentes mecanismos: alteração na densidade, na distribuição ou na suscetibilidade de roedores reservatórios ou alterações na estrutura das redes de interação entre espécies. Além disso, a sequência em que as espécies são perdidas, devido a perda de habitat, ou são recuperadas em uma paisagem, em decorrência da restauração, podem afetar o risco de ocorrência de eventos de doenças zoonóticas. Entretanto, existem poucos estudos e pouco conhecimento a respeito das relações entre alterações na diversidade funcional e o risco de ocorrências de doenças zoonóticas. Ainda mais escassos são os estudos que avaliam as mudanças nas redes de interação patógeno-hospedeiro como consequência das dinâmicas de perda ou de restauração florestal. Além de ser considerada um hotspot de biodiversidade a Mata Atlântica é considerada também um hotspot de diversidade de roedores, sendo que a maior parte destas espécies de roedores são consideradas reservatórios ou hiper-reservatórios de patógenos. Tal situação faz com que a Mata Atlântica seja considerada também um hotspot potencial de doenças infecciosas emergentes. Além disso, a cobertura florestal da Mata Atlântica apresenta uma intensa dinâmica, com milhares de hectares desmatamento e de restauração a cada ano, sendo o cenário ideal para estudar os efeitos das mudanças da estrutura da paisagem sobre as comunidades de pequenos mamíferos e suas consequências para o risco de ocorrência de doenças zoonóticas. Nós adotaremos uma abordagem de ecologia de paisagem integradora para estudar os efeitos sobre a diversidade funcional e o risco de doenças zoonóticas em contextos de perda e de recuperação de florestas. O projeto busca compreender como a reorganização das comunidades biológicas em um contexto de mudanças ambientais podem afetar a saúde humana. Para isso, elaboramos os seguintes objetivos principais: 1) avaliar os efeitos da estrutura da paisagem sobre a diversidade funcional (composição da comunidade e estrutura da rede de interações patógenos-hospedeiros) e como estes efeitos afetam o risco de ocorrência de doenças no bioma Mata Atlântica; 2) avaliar o efeito da restauração florestal sobre a recuperação da diversidade funcional de pequenos mamíferos e sobre o risco de doenças zoonóticas, bem como avaliar como a estrutura da paisagem influencia a recuperação do serviço de controle de doenças em paisagens restauradas. Para isso nós utilizaremos dados sobre a comunidade de pequenos mamíferos e sobre as redes de interação patógeno-hospedeiro, previamente obtidos em campo em paisagens fragmentadas. Tais dados serão complementados por coletas de campo em paisagens restauradas em diferentes gradientes de restauração florestal e de estrutura da paisagem. Estas abordagens permitirão avaliar as mudanças na composição das comunidades, nas redes de interação e no risco de ocorrência de doenças zoonóticas em função da estrutura da paisagem e da restauração florestal. Os resultados permitirão aumentar nossa compreensão sobre a ecologia de doenças em paisagens fragmentadas e auxiliarão na elaboração de estratégias de conservação e restauração que favoreçam tanto a conservação da biodiversidade quanto o controle de doenças. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / Marcio Roberto Costa Martins - Integrante / MARIANA MORAIS VIDAL - Integrante / PAULA RIBEIRO PRIST - Integrante / Ricardo Jannini Sawaya - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Paulo Guilherme Molin - Integrante / Florencia Sangermano - Integrante / Cecilia Siliansky de Andreazzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
Descrição: A perda e a degradação de habitat são apontadas como as principais causas da perda de biodiversidade. O declínio da biodiversidade resulta em efeitos cascata na abundância, na composição e na ecologia de espécies da fauna e da flora, afetando as interações entre espécies, as funções ecológicas e os serviços ecossistêmicos. Estas alterações podem afetar negativamente a saúde e o bem estar humano como consequências de mudanças nos serviços ecossistêmicos de controle de doenças. As mudanças nas comunidades biológicas podem afetar o risco de eventos de ocorrências de doenças zoonóticas por diferentes mecanismos: alteração na densidade, na distribuição ou na suscetibilidade de roedores reservatórios ou alterações na estrutura das redes de interação entre espécies. Além disso, a sequência em que as espécies são perdidas, devido a perda de habitat, ou são recuperadas em uma paisagem, em decorrência da restauração, podem afetar o risco de ocorrência de eventos de doenças zoonóticas. Entretanto, existem poucos estudos e pouco conhecimento a respeito das relações entre alterações na diversidade funcional e o risco de ocorrências de doenças zoonóticas. Ainda mais escassos são os estudos que avaliam as mudanças nas redes de interação patógeno-hospedeiro como consequência das dinâmicas de perda ou de restauração florestal. Além de ser considerada um hotspot de biodiversidade a Mata Atlântica é considerada também um hotspot de diversidade de roedores, sendo que a maior parte destas espécies de roedores são consideradas reservatórios ou hiper-reservatórios de patógenos. Tal situação faz com que a Mata Atlântica seja considerada também um hotspot potencial de doenças infecciosas emergentes. Além disso, a cobertura florestal da Mata Atlântica apresenta uma intensa dinâmica, com milhares de hectares desmatamento e de restauração a cada ano, sendo o cenário ideal para estudar os efeitos das mudanças da estrutura da paisagem sobre as comunidades de pequenos mamíferos e suas consequências para o risco de ocorrência de doenças zoonóticas. Nós adotaremos uma abordagem de ecologia de paisagem integradora para estudar os efeitos sobre a diversidade funcional e o risco de doenças zoonóticas em contextos de perda e de recuperação de florestas. O projeto busca compreender como a reorganização das comunidades biológicas em um contexto de mudanças ambientais podem afetar a saúde humana. Para isso, elaboramos os seguintes objetivos principais: 1) avaliar os efeitos da estrutura da paisagem sobre a diversidade funcional (composição da comunidade e estrutura da rede de interações patógenos-hospedeiros) e como estes efeitos afetam o risco de ocorrência de doenças no bioma Mata Atlântica; 2) avaliar o efeito da restauração florestal sobre a recuperação da diversidade funcional de pequenos mamíferos e sobre o risco de doenças zoonóticas, bem como avaliar como a estrutura da paisagem influencia a recuperação do serviço de controle de doenças em paisagens restauradas. Para isso nós utilizaremos dados sobre a comunidade de pequenos mamíferos e sobre as redes de interação patógeno-hospedeiro, previamente obtidos em campo em paisagens fragmentadas. Tais dados serão complementados por coletas de campo em paisagens restauradas em diferentes gradientes de restauração florestal e de estrutura da paisagem. Estas abordagens permitirão avaliar as mudanças na composição das comunidades, nas redes de interação e no risco de ocorrência de doenças zoonóticas em função da estrutura da paisagem e da restauração florestal. Os resultados permitirão aumentar nossa compreensão sobre a ecologia de doenças em paisagens fragmentadas e auxiliarão na elaboração de estratégias de conservação e restauração que favoreçam tanto a conservação da biodiversidade quanto o controle de doenças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / Marcio Roberto Costa Martins - Integrante / VIDAL, MARIANA MORAIS - Integrante / PRIST, PAULA RIBEIRO - Integrante / Ricardo Jannini Sawaya - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Angela Terumi Fushita - Integrante / Paulo Guilherme Molin - Integrante / Florencia Sangermano - Integrante / Cecilia Siliansky de Andreazzi - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / National Science Foundation - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
13.   2022-Atual. Tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas: remoção de poluentes, geração de energia, formação de depósito e análise da comunidade microbiana
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante.
Membro: Roseli Frederigi Benassi.
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.

2021

1.   2021-Atual. Acordo de Cooperação em Pesquisa Entre a Universidade Federal do ABC (UFABC) e a University of Waterloo
Descrição: O presente Acordo de Cooperação tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Instituições. Através de suas futuras ações de mobilidade e cooperação, ambas as instituições se esforçarão para construir uma parceria estratégica no futuro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Sushanta Mitra - Integrante.
Membro: Derval dos Santos Rosa.
2.   2021-Atual. Desenvolvimento de módulos de ultrafiltração com mebranas de fibra oca de matriz mista, polietersulfona e nanopartículas inorgânicas, para tratamento de água e esgoto
Descrição: Trata-se de um projeto em rede com participação de 3 instituições nacional (USP, UFABC e SENA) e duas internacional (University of New South Wale e University of Surrery) com o objetivo de desenvolver módulos de fibra oca de ultrafiltração compostos por membranas poliméricas de matriz mista, utilizando nanopartículas inorgânicas, para aplicação no tratamento de água e de esgoto. Ao final do projeto, espera-se que seja disponibilizada uma solução de membranas de fibra oca nanocompósita com elevada capacidade de separação e baixo potencial de formação de depósito, tornando a tecnologia de membranas mais atrativa e competitiva para aplicação em diferentes contextos. Também se espera que os resultados da pesquisa proposta resultem na nacionalização da produção de módulos de membranas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / José Carlos Mierzwa - Coordenador / Pierre Le-CLech - Integrante / Devendra Saroj - Integrante / Augusto Teruo Morita - Integrante / Daiana Kotra Deda Nogueira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
3.   2021-Atual. EXSTREAM BRASIL: ENTENDENDO OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DA INTENSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA EM RIACHOS TROPICAIS
Descrição: No Brasil, os ecossistemas aquáticos enfrentam múltiplas pressões antropogênicas, como por exemplo, a intensificação agrícola, urbanização e os efeitos das mudanças climáticas. Para esclarecer esses efeitos, a pesquisa de estressores múltiplos procura analisar a variedade de estressores que atuam simultaneamente para esclarecer como os organismos, comunidades e ecossistemas são afetados. O objetivo deste projeto é conduzir o primeiro experimento investigando os efeitos interativos das mudanças climáticas e dos estressores agrícolas em organismos aquáticos no Brasil através de ensaios em mesocosmos. Os experimentos analisarão os efeitos individuais e combinados da intensificação agrícola e das mudanças climáticas usando a comunidade de macroinvertebrados bentônicos como modelo. A compreensão de como o clima e os estressores agrícolas impactam de forma individual e interativa os organismos aquáticos irá ajudar na mitigação de impactos e melhores práticas de manejo agrícola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Integrante / PIGGOTT, JEREMY J. - Integrante / MATTHAEI, CHRISTOPH D. - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / PAULA, FELIPE ROSSETTI DE - Integrante / LEAL, CECÍLIA GONTIJO - Integrante / Victor Satoru Saito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
4.   2021-Atual. INSERÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE RESÍDUOS E USO RACIONAL DA ÁGUA E ENERGIA
Descrição: O projeto integra aspectos inerentes à pesquisa científica e tecnológica na área de gestão de resíduos sólidos domésticos e uso racional e eficiente da água e e energia. Trata-se ainda de um projeto que reflete a preocupação com iniciativa de curricularização da extensão na graduação na medida em que preconiza a aplicação de um conjunto de técnicas que envolvem o contato direto com a comunidade iguaçuense (e.g. questionários e entrevistas semi-estruturadas) com o intuito de caracterizar a sua percepção relativamente aos desafios da sustentabilidade urbana, bem como o auxílio na adoção de condutas e práticas sustentáveis na vida cotidiana. Link: https://www.fappr.pr.gov.br/sites/fundacao-araucaria/arquivos_restritos/files/documento/2022-02/unila_-_lista_de_projetos_aprovados.pdf. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Herlander da Mata Fernandes Lima - Integrante / Herlander Mata Fernandes Lima - Coordenador / Helenice Maria Sacht - Integrante / Egon Vettorazzi - Integrante / Deborah Wollmann Silva - Integrante / Jazmin Lopez Ayala - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Herlander da Mata Fernandes Lima.
5.   2021-2023. Investigação do SARS-Cov-2 em esgotos nas cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari - RO: subsídios para ações de vigilância em saúde ambiental
Descrição: A pandemia acelerou os esforços da ciência na busca de alternativas para cura do vírus SARS-Cov-2. Essas pesquisas objetivaram e objetivam uma melhor compreensão do cenário atual e de médio prazo, por meio de análises epidemiológicas devido ao seu alto grau de letalidade e de sua rápida disseminação espaço-temporal. Em dezembro de2019 registrou-se o primeiro caso de COVID-19 na cidade de Wuhan?China, identificado como novo corona vírus 2019(2019-nCoV). Em janeiro de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) denominou a doença causada pelo SARS-Cov-2 de COVID-19 (WHO - https://www.who.int/gho/publications/world_health_statistics/2020/en/). O objetivo do projeto é Identificar e analisar por meio de estudo comparativo a ocorrência da carga viral do SARS-Cov-2 em esgoto nas cidades de Porto Velho e Candeias do Jamari-RO, suas concentrações físico-químicas considerando a sazonalidade regional como subsídio para ações de vigilância em saúde ambiental. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Matheus R Augusto - Integrante / Adriana Cristina da Silva Nunes - Coordenador / Dorisvalder Dias Nunes - Integrante / Michel Watanabe - Integrante / Najla Benevides Matos - Integrante / RAYSA SENA DE MELO - Integrante / Jensen Sales de Lima - Integrante / João Paulo Assis Gobo - Integrante / Gabriel da Silva Nunes - Integrante / IAGO GOMES DOS SANTOS - Integrante.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
6.   2021-Atual. Materiais porosos ambientalmente amigáveis para recuperação e revalorização de metais obtidos de águas contaminadas
Descrição: A água é um recurso natural de elevada importância, sendo que a sua qualidade é uma das maiores preocupações da humanidade. A poluição antropogênica de recursos hídricos com íons metálicos tem gerado efeitos catastróficos para o ser humano e o ambiente, resultando em uma busca contínua por métodos eficientes e sustentáveis de remoção desses contaminantes metálicos. O presente projeto interdisciplinar envolve diferentes áreas do conhecimento, e visa desenvolver materiais porosos biodegradáveis a partir de metodologias de baixo custo ambientalmente amigáveis, analisadas por Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), e aplicáveis em larga escala. Serão estudadas suas eficiências de adsorção e dessorção, ou seja, de recuperação de diferentes íons metálicos (Cd2+, Cr6+, Cu+2, Mn2+, Ni2+, Zn2+) e que após seu uso e descartado, possa reduzir impactos ambientais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Maria Inês Bruno Tavares - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Alexandre Tadeu Paulino - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Sushanta Mitra - Integrante / Daniella Regina Mulinari - Integrante / Artur J. M. Valente - Integrante / Vijay Rangari - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
Membro: Derval dos Santos Rosa.
7.   2021-Atual. Materiais porosos ecológicos para a recuperação e reavaliação de metais recuperados de água contaminada
Descrição: A água é um recurso natural crucial e sua qualidade é uma das preocupações mais significativas da humanidade. A poluição antrópica dos recursos hídricos com íons metálicos tem gerado efeitos catastróficos para o homem e o meio ambiente, resultando em uma busca contínua por métodos eficientes e sustentáveis de remoção desses contaminantes metálicos. Este projeto interdisciplinar envolve diferentes áreas do conhecimento e visa o desenvolvimento de materiais biodegradáveis porosos com base em metodologias de baixo custo e ecologicamente corretas, analisadas por Life Cycle Assessment (LCA), e aplicáveis em larga escala. Serão estudadas suas eficiências de adsorção e dessorção, ou seja, a recuperação de diferentes íons metálicos (Cd2 +, cromo total - principalmente Cr6 +, Cu + 2, Mn2 +, Ni2 +, Zn2 +). Após o uso e descarte dos materiais, eles podem reduzir os impactos ambientais relacionados à contaminação do metal. Para aumentar sua capacidade de adsorção, aerogéis, hidrogéis e membranas, preparados a partir de matérias-primas biodegradáveis e / ou renováveis, serão incorporados com nanocelulose e nanoargila com alta capacidade de adsorção. Suas diferentes propriedades, desempenhos, biodegradação e ecotoxicidade serão caracterizadas, buscando investigar seus impactos ambientais do início ao fim na cadeia produtiva. Os materiais atuais usados no tratamento de água não removem totalmente os metais e são incinerados após o uso. Assim, este projeto visa desenvolver materiais porosos com alta capacidade de purificação de águas residuais, recuperação de metais de águas contaminadas e reaproveitamento desses materiais desenvolvidos pós-consumo para aplicação agrícola, minimizando graves problemas ambientais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Derval dos Santos Rosa - Coordenador / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Elisabete Frollini - Integrante / Lucia Helena Innocentini Mei - Integrante / Alexandre Tadeu Paulino - Integrante / Artur José Monteiro Valente - Integrante / Daniella Regina Mulinari - Integrante / Maria Ines Bruno Tavares - Integrante / Sushanta Mitra - Integrante / VIJAYA RANGARI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
8.   2021-Atual. OTIMIZAÇÃO DA CONCEPÇÃO E DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ESGOTO POR LODO ATIVADO PARA FUTURAS INSTALAÇÕES DE RECUPERAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo a produção de elementos para a avaliação da viabilidade de se agregar novas tecnologias a uma estação de tratamento de esgoto sanitário pelo processo de lodo ativado. O estudo será desenvolvido em escala real na ETE Itatinga, localizada no Município de São Sebastião do Estado de São Paulo. No subprojeto 1 será estudada a remoção biológica de nitrogênio via nitrificação e desnitrificação simultâneas, controlando-se a idade do lodo e o sistema de fornecimento de ar por sensores de concentração de oxigênio dissolvido (OD), nitrogênio amoniacal (N-NH4+) e nitrato (N-NO3-), e de potencial de óxido-redução instalados nos tanques de aeração. No controle do processo serão incluídas determinações de DQO rapidamente biodegradável, nitrogênio, sólidos em suspensão voláteis (SSV), biologia molecular para os grupos de bactérias nitritantes, nitratantes e desnitrificantes e acumuladoras de fósforo, dentre outras variáveis. Espera-se com este subprojeto, contribuir para o desenvolvimento de uma forma diferenciada de controle operacional que leva à economia de energia para a aeração e que resulta no importante benefício da remoção de nitrogênio do esgoto sanitário. O subprojeto 2 consiste na remoção biológica de fósforo de fluxo lateral agregada a nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDSRP). Espera-se com este subprojeto avaliar as condições de alternância necessárias para a remoção de nitrogênio e fósforo e as principais condições operacionais de possibilidade de nitrificação, desnitrificação e remoção de fósforo em um único sistema biológico. Essa alternativa mostrou-se promissora em estudos na Europa para enfrentar os desafios usuais dos processos convencionais de remoção de fósforo. O subprojeto 3 abordará a linha de tratamento de lodo da mesma ETE, procurando-se determinar as melhores condições para adensamento gravitacional assistido quimicamente do excesso de lodo ativado. Serão realizados ensaios de aplicação de polímeros, tendo-se por referência o teor de sólidos a ser obtido no lodo desidratado em decanters centrífugos. Estes lodos das centrífugas serão aplicados em estufas, cujo delineamento experimental foi definido para determinação das melhores condições operacionais para a obtenção de um lodo com um teor de sólidos substancialmente superior. Assim, o volume final a ser transportado e disposto é menor, reduzindo-se custos operacionais. Além disso, será investigado o fato desse tratamento adicional resultar em lodo classe A de acordo com a Resolução CONAMA 375/2006, tornando-o apto para uso agronômico. Projeto Financiado pela FAPESP e SABESP. Processo Número: 2020/12244-5.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roque Passos Piveli - Integrante / Fábio Campos - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Matheus Ribeiro Augusto - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Aline Kaori Siqueira - Integrante / Claudio Roberto Caldereiro - Integrante / Guilherme Santos Sousa - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo a produção de elementos para a avaliação da viabilidade de se agregar novas tecnologias a uma estação de tratamento de esgoto sanitário pelo processo de lodo ativado. O estudo será desenvolvido em escala real na ETE Itatinga, localizada no Município de São Sebastião do Estado de São Paulo. No subprojeto 1 será estudada a remoção biológica de nitrogênio via nitrificação e desnitrificação simultâneas, controlando-se a idade do lodo e o sistema de fornecimento de ar por sensores de concentração de oxigênio dissolvido (OD), nitrogênio amoniacal (N-NH4+) e nitrato (N-NO3-), e de potencial de óxido-redução instalados nos tanques de aeração. No controle do processo serão incluídas determinações de DQO rapidamente biodegradável, nitrogênio, sólidos em suspensão voláteis (SSV), biologia molecular para os grupos de bactérias nitritantes, nitratantes e desnitrificantes e acumuladoras de fósforo, dentre outras variáveis. Espera-se com este subprojeto, contribuir para o desenvolvimento de uma forma diferenciada de controle operacional que leva à economia de energia para a aeração e que resulta no importante benefício da remoção de nitrogênio do esgoto sanitário. O subprojeto 2 consiste na remoção biológica de fósforo de fluxo lateral agregada a nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDSRP). Espera-se com este subprojeto avaliar as condições de alternância necessárias para a remoção de nitrogênio e fósforo e as principais condições operacionais de possibilidade de nitrificação, desnitrificação e remoção de fósforo em um único sistema biológico. Essa alternativa mostrou-se promissora em estudos na Europa para enfrentar os desafios usuais dos processos convencionais de remoção de fósforo. O subprojeto 3 abordará a linha de tratamento de lodo da mesma ETE, procurando-se determinar as melhores condições para adensamento gravitacional assistido quimicamente do excesso de lodo ativado. Serão realizados ensaios de aplicação de polímeros, tendo-se por referência o teor de sólidos a ser obtido no lodo desidratado em decanters centrífugos. Estes lodos das centrífugas serão aplicados em estufas, cujo delineamento experimental foi definido para determinação das melhores condições operacionais para a obtenção de um lodo com um teor de sólidos substancialmente superior. Assim, o volume final a ser transportado e disposto é menor, reduzindo-se custos operacionais. Além disso, será investigado o fato desse tratamento adicional resultar em lodo classe A de acordo com a Resolução CONAMA 375/2006, tornando-o apto para uso agronômico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Fabio Campos - Integrante / Matheus Ribeiro Augusto - Integrante / Roque Passos Piveli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo a produção de elementos para a avaliação da viabilidade de se agregar novas tecnologias a uma estação de tratamento de esgoto sanitário pelo processo de lodo ativado. O estudo será desenvolvido em escala real na ETE Itatinga, localizada no Município de São Sebastião do Estado de São Paulo. No subprojeto 1 será estudada a remoção biológica de nitrogênio via nitrificação e desnitrificação simultâneas, controlando-se a idade do lodo e o sistema de fornecimento de ar por sensores de concentração de oxigênio dissolvido (OD), nitrogênio amoniacal (N-NH4+) e nitrato (N-NO3-), e de potencial de óxido-redução instalados nos tanques de aeração. No controle do processo serão incluídas determinações de DQO rapidamente biodegradável, nitrogênio, sólidos em suspensão voláteis (SSV), biologia molecular para os grupos de bactérias nitritantes, nitratantes e desnitrificantes e acumuladoras de fósforo, dentre outras variáveis. Espera-se com este subprojeto, contribuir para o desenvolvimento de uma forma diferenciada de controle operacional que leva à economia de energia para a aeração e que resulta no importante benefício da remoção de nitrogênio do esgoto sanitário. O subprojeto 2 consiste na remoção biológica de fósforo de fluxo lateral agregada a nitrificação e desnitrificação simultâneas (NDSRP). Espera-se com este subprojeto avaliar as condições de alternância necessárias para a remoção de nitrogênio e fósforo e as principais condições operacionais de possibilidade de nitrificação, desnitrificação e remoção de fósforo em um único sistema biológico. Essa alternativa mostrou-se promissora em estudos na Europa para enfrentar os desafios usuais dos processos convencionais de remoção de fósforo. O subprojeto 3 abordará a linha de tratamento de lodo da mesma ETE, procurando-se determinar as melhores condições para adensamento gravitacional assistido quimicamente do excesso de lodo ativado. Serão realizados ensaios de aplicação de polímeros, tendo-se por referência o teor de sólidos a ser obtido no lodo desidratado em decanters centrífugos. Estes lodos das centrífugas serão aplicados em estufas, cujo delineamento experimental foi definido para determinação das melhores condições operacionais para a obtenção de um lodo com um teor de sólidos substancialmente superior. Assim, o volume final a ser transportado e disposto é menor, reduzindo-se custos operacionais. Além disso, será investigado o fato desse tratamento adicional resultar em lodo classe A de acordo com a Resolução CONAMA 375/2006, tornando-o apto para uso agronômico. Projeto Financiado pela FAPESP e SABESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Dácio Roberto Matheus - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roque Passos Piveli - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Membro: Dácio Roberto Matheus.
9.   2021-Atual. Tradeoffs entre processos hidrológicos em áreas de restauração florestal
Descrição: A cobertura vegetal interfere nos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, de acordo com a sua estrutura, influenciando na entrada, aumento ou diminuição e distribuição da água oriunda da precipitação. A floresta, pela sua estrutura de copa e raízes representa o maior potencial de alteração destes processos, sendo reconhecida como controladora de processos hidrológicos, incluindo a redução da produção de agua devido à elevada evapotranspiração. Na região da Mata Atlântica, o desmatamento histórico reduziu as áreas de florestais naturais e muitos programas de restauração têm se dedicado a reverter esse quadro, principalmente com objetivo de garantir o abastecimento hídrico. No entanto, pouco se sabe do efeito da restauração florestal sobre o regime hidrológico das bacias. Este projeto pretende responder questões sobre o uso da água pela floresta nativa, seus efeitos na infiltração de água no solo e recarga do lençol freático e por fim, no regime hidrológico de microbacias. O estudo será realizado em 3 microbacias no município de Itatinga-SP, utilizando o modelo hidrológico distribuído de base física MIKE SHE, para o qual será necessário levantar dados meteorológicos e fluviométricos, bem como realizar o mapeamento das características físicas da microbacia que permitirão determinar parâmetros físico-hídricos a serem incluídos no modelo hidrológico da microbacia. Os cenários serão estabelecidos alterando parâmetros físico-hídricos considerados como critérios de decisão e que representam as variações estruturais da floresta restaurada. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão dos efeitos que os diferentes estados de desenvolvimento da floresta em restauração exercem sobre os processos hidrológicos e o regime hidrológico de riachos, subsidiando assim o aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos, do uso do solo e da vegetação nativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Coordenador / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Solange Filoso - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante.
Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

2020

1.   2020-2023. Avaliação de tecnologias de redução de massa visando o aumento da vida útil dos aterros sanitários do município de São Paulo
Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) - Chamada CNPq n.º 06/2019. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Giulliana Mondelli - Coordenador / Ednei Rodrigues Silva - Integrante / Lucas Beozzo Diniz de Paiva - Integrante.
Membro: Giulliana Mondelli.
2.   2020-2023. COVID-19: Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica na detecção precoce do vírus nas unidades da Usina Hidrelétrica de Itaipu e bairros de Foz do Iguaçu
Descrição: Aplicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Aline Diniz Cabral - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Auxílio financeiro.
Membro: Roseli Frederigi Benassi.
Descrição: Aplicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados pré-triagem para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Matheus R Augusto - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
Descrição: plicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
Membro: Eduardo Lucas Subtil.
3.   2020-Atual. Desafios para a conservação de anfíbios e répteis escamados, com ênfase na fauna brasileira: de informações básicas às ações de conservação
Descrição: O Brasil possui cerca de 2.000 espécies de anfíbios e répteis, várias delas ameaçadas, o que implica em uma enorme responsabilidade de nosso país para conservá-las. Neste projeto, como forma de contribuir para a conservação dos anfíbios e répteis Squamata, com ênfase no Brasil, desenvolveremos, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN-ICMBio), pesquisas e outras atividades visando (1) obter dados básicos sobre populações, espécies e comunidades; (2) explorar processos potencialmente responsáveis por padrões de diversidade; (3) diagnosticar vulnerabilidades e ameaças, lacunas de conhecimento e lacunas de conservação; e (4) detectar áreas prioritárias para a conservação e restauração. Além disso, desenvolveremos ações visando disseminar os conhecimentos obtidos por meio de divulgação científica e educação ambiental. Todos os resultados deste projeto serão compartilhados com o RAN-ICMBio, para que sejam utilizados em atividades voltadas à conservação. Este projeto representa uma parceria ampla, fortemente colaborativa, entre um grupo de acadêmicos especialistas nos grupos taxonômicos e/ou com grande experiência em biologia da conservação, e o órgão público brasileiro responsável pela produção das listas de espécies ameaçadas e pela elaboração e implementação de planos de ação de conservação para anfíbios e répteis, o RAN-ICMBio. Assim, pode-se prever que esta parceria sem precedentes contribuirá de maneira efetiva para a conservação dos anfíbios e répteis Squamata brasileiros. Outro aspecto que torna esta proposta original é que ela integra várias abordagens de conservação ao mesmo tempo, incluindo diagnósticos, planejamentos e ações, concentradas em dois grupos taxonômicos megadiversos na Região Neotropical.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Mariana Morais Vidal - Integrante / Laura Rodrigues Vieira de Alencar - Integrante / Paula Hanna Valdujo - Integrante / Marcio Roberto Costa Martins - Coordenador / Ricardo Jannini Sawaya - Integrante / otavio augusto vuolo marques - Integrante / ALEXANDRO MARQUES TOZETTI - Integrante / Carlos Eduardo Guidorizzi de Carvalho - Integrante / Monika Bohm - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
4.   2020-2022. Dinâmicas de desenvolvimento dos municípios integrantes dos COREDES Paranhana-Encosta da Serra e Hortênsias
Descrição: No Brasil, a crise fiscal do Estado e os processos de descentralização, desde o final do século XX, impulsionaram uma tendência de valorização dos governos locais como agentes de renovação das políticas públicas. Isso levou a uma mudança de atitude em favor de um enfoque que não privilegiasse somente a atração de recursos externos, mas, que também buscasse mostrar as possibilidades e iniciativas de modelos de desenvolvimento socioeconômico endógeno-local. Por isso são necessários estudos que forneçam subsídios para políticas públicas de desenvolvimento municipal-local, articuladas com a sociedade civil organizada, com metas e indicadores para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) no estado do Rio Grande do Sul e com monitoramento e acompanhamento dos resultados. Este estudo busca responder quais são os fatores e características potenciais que podem dar início a processos locais-municipais de desenvolvimento e/ou que podem estimular dinâmicas de desenvolvimento local já iniciadas. O objetivo do estudo é construir uma tipologia das dinâmicas socioeconômicas e ambientais de desenvolvimento e dos processos de diferenciação das estruturas municipais do território formado por dois COREDEs, Paranhana-Encosta da Serra e Hortênsias, território de abrangência deste estudo, com base em variáveis ou indicadores de desenvolvimento regional-local.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Victor Fernandez Nascimento - Integrante / Dilani Silveira Bassan - Coordenador / Marcos Paulo Dhein Griebeler - Integrante / Jorge Luiz Amaral de Moraes - Integrante / Roberto Tadeu Ramos Morais - Integrante / Patricia Ines Schwab - Integrante / Maurício Wamms Luz - Integrante / Natália Lehn - Integrante / Joel Fonseca - Integrante / Jober Keitel - Integrante.
Membro: Victor Fernandez Nascimento.
5.   2020-2022. Epidemiologia baseada no monitoramento de esgoto sanitário como alternativa de detecção precoce de surtos virais
Descrição: O objetivo principal do estudo é aplicar um método alternativo de mapeamento epidemiológico, baseado em biomarcadores de vírus no esgoto sanitário, com a finalidade do mapeamento da ocorrência do COVID-19, em regiões específicas da cidade de Santo André - São Paulo, de forma a se obter subsídios para tomadas de ações em conjunto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Como objetivos específicos, o estudo desenvolverá um método analítico de detecção de baixo custo, preciso e de rápida resposta que poderá ser aplicado diretamente no ponto de coleta de esgoto. Com base nos resultados obtidos serão elaborados mapas georreferenciados para o acompanhamento da evolução espacial e temporal da ocorrência do vírus, identificação de regiões de vulnerabilidade e boletins informativos. Pretende-se ainda, colaborar com projetos e ações de diversas instituições do país, de forma a somar esforços ao enfrentamento de surtos virais presentes e futuros. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ? MCTIC, e o Ministério da Saúde ? MS, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde ? Decit/SCTIE Nº 07/2020 - Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves - Número do Processo: 402432/2020-7.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Matheus R Augusto - Integrante / Marcia Aparecida Speranca - Integrante / Fernando Luiz Affonso Fonseca - Integrante / Raquel Santana da Cruz - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Aline Kaori Siqueira - Integrante / Claudio Roberto Caldereiro - Integrante / Guilherme Santos Sousa - Integrante / Diego Fernandes Maia - Integrante / Gilmara Barros de Lima - Integrante / Karine Mirelle Rodrigues da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
6.   2020-Atual. Geovisualização de topofilia, topofobia e lugaridade em espaços de ensino superior
Descrição: Os diferentes espaços em instituições de ensino possuem distintos potenciais de gerar sentimentos nos estudantes. Este estudo tem como objetivo mapear e analisar os graus de empatia/conexão (topofilia) e medo/ aversão (topofobia) aos lugares existentes no campus de São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). Os resultados espacializados serão sintetizados em níveis de lugaridade (potencial de causar sentimentos). Os resultados serão úteis para refletir sobre melhorias nas estratégias de gestão do espaço da UFABC e de instituições de ensino superior, para prover lugares mais agradáveis e acolhedores aos estudantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Coordenador / Douglas Stefanello Facco - Integrante / Bruna Carolina Lima Soares - Integrante / Sabrina da Costa Gusmão Barbosa - Integrante / Érika Gonçalvez dos Santos - Integrante / Mayra Rosana da Silva Siqueira - Integrante.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
7.   2020-2021. How much does your landscape cost to maintain? Increasing consumer awareness and developer incentive to promote early adoption of sustainable landscaping
Descrição: We propose a project that will lead to the development of an innovative landscaping design program aimed at maximizing a balanced supply of ecosystem services in urban landscapes. This program would make our research group a leader in mitigating the environmental impacts of rapid urbanization occurring worldwide. Through combined remote sensing (LiDAR) and field data collection, our team will quantify the physical structure and species composition of plant communities and their association with key ecosystem services (cooling, soil fertility, pest regulation, aesthetics, and property value) at multiple spatial scales within 16 neighborhoods across northern and southern Florida. This nested design will allow us to identify those aspects of plant communities most strongly related to ecosystem services, and how these relationships vary across spatial scales ranging from portions of yards to entire neighborhoods. These findings will inform revenue enhancing Extension programs and other marketable products (e.g. guidebooks) that target stakeholders working with urban landscaping at different spatial scales (i.e. homeowners, homeowners associations ? HOAs ?, land developers, and municipalities).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Basil Iannone III - Coordenador / Eben Broadbent - Integrante / Adam Dale - Integrante / Jiangxiao Qiu - Integrante / Wendy Wilber - Integrante / Jennison Kipp Searcy - Integrante / Ricky Telg - Integrante / Nick Taylor - Integrante / Jesse Jones - Integrante / Kacey Russo - Integrante / Olesya Malakhova - Integrante. Financiador(es): University of Florida - Auxílio financeiro.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
8.   2020-2022. MAPEAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DO NOVO CORONAVÍRUS-2019: Um método alternativo para tomadas de decisão em regiões vulneráveis do município de Santo André
Descrição: O objetivo geral da presente pesquisa é o monitoramento epidemiológico do COVID-19 no esgoto de regiões vulneráveis de Santo André e da Universidade Federal do ABC (Campus Santo André e São Bernardo do Campo) como medida de alerta precoce de surtos virais na retomada das atividades. (EDITAL-UFABC. Nº 41/2020 - REIT - 11.01).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Júlia Kersul Faria - Integrante / Thiago Mauricio Andrade - Integrante / Marcia Aparecida Speranca - Integrante / Fernando Luiz Affonso Fonseca - Integrante / Raquel Santana da Cruz - Integrante / Beatriz da Costa Aguiar Alves Reis - Integrante / Glaucia Raquel Luciano da Veiga - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Matheus Ribeiro Augusto - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Aline Kaori Siqueira - Integrante / Claudio Roberto Caldereiro - Integrante / Guilherme Santos Sousa - Integrante / Diego Fernandes Maia - Integrante / Gilmara Barros de Lima - Integrante / Karine Mirelle Rodrigues da Silva - Integrante.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
9.   2020-Atual. Modelagem de cenários a partir de parâmetros biológicos, físicos e de paisagem na área de visitação do Parque Estadual Caverna do Diabo
Descrição: O Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD) faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e está localizado no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, em uma região com os maiores remanescentes de Mata Atlântica no Brasil. O PECD recebe cerca de 40 mil visitantes por ano e foi a primeira caverna do Estado de São Paulo a ter infraestrutura voltada o turismo. Esta proposta objetiva identificar a capacidade de provisão do sistema ambiental Parque Estadual Caverna do Diabo em escala local e regional, por meio de estudos de fauna subterrânea e de microclima e de capacidade de carga turística (localmente) e de modelagem de cenários de uso e cobertura da terra (regional). Os resultados deste projeto poderãoa subsidiar ações e políticas públicas do Estado de São Paulo relacionado ao Parque Estadual Caverna do Diabo, como a revisão do Plano de Manejo Espeleológico da Caverna do Diabo, e a proposição de um zoneamento ambiental da região, para a fiscalização e o licenciamento ambiental das atividades nessa região. O projeto enquadra-se no CONVÊNIO FAPESP/BIOTA - SIMA - FF. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Jonas Eduardo Gallão - Integrante / Heros Augusto Santos Lobo - Integrante / Tamires Zepon - Integrante / Ives Arnone - Integrante / Gabriela Crestana Rabello - Integrante / Jovenil Ferreira de Souza - Integrante / Maria Elina Bichuette - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
Membro: Angela Terumi Fushita.
10.   2020-2021. Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) dos municípios de Franco da Rocha e São Bernardo do Campo, SP
Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de proposta metodológica para a execução de mapeamento e setorização de riscos para a elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) dos municípios de Franco da Rocha e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, com a indicação de obras e serviços para a redução de riscos de desastres, de acordo com a Lei nº 12.608/2012, artigo 22). As atividades consistem em: a) realização do mapeamento das áreas de risco de assentamentos urbanos, suscetíveis aos movimentos gravitacionais de massa e correlatos; b) concepção de intervenções estruturais para os setores de risco e estimativa de recursos financeiros; c) proposta de ações e de medidas não estruturais; d) elaboração dos Planos Municipais de Redução de Riscos; e e) realização de cursos de capacitação e audiências públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Kátia Canil - Coordenador / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / Fábio de Santis Campos - Integrante / Leonardo Santos Salles Varallo - Integrante / Samia Nascimento Sulaiman - Integrante / Rafael Costa e Silva - Integrante / Lucas Rangel Eduardo Silva - Integrante / Flávio Eduardo Aoki Horita - Integrante / Rodolfo Baêsso Moura - Integrante / Luene Pizzi Mantovani - Integrante / Guilherme Santos Sousa - Integrante / Marília de Azevedo Baptista Leite - Integrante / Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida - Integrante / Danielle Blazys Correa - Integrante / Isabella Berloffa Alho - Integrante / Gustavo Lopes Urbani - Integrante / André Luiz Martins Cotting - Integrante. Financiador(es): Ministério das Cidades - Cooperação.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
11.   2020-Atual. Remote sensing analysis of riverbank erosion (fallen lands ? ?terras caídas?) in the Amazon
Descrição: The riverside population of the Amazon River basin, the largest river in the world in terms of volume of water and very peculiar for its hydrodynamic characteristics, faces a continuous risk because of the processes of riverbank erosion where houses, plantations and buildings are carried away from large blocks of land that are submerged by the river. This phenomenon is called ?fallen lands? (terras caídas) by the local population, and the factors that lead to these erosions still require further research. This study carried out a spatial kernel analysis to identify the areas of greatest susceptibility to river erosion in the Brazilian Amazon. Then, historical series of high-resolution satellite images were analyzed to evaluate the different contexts of greater fluvial erosion: braided rivers in depressions of extensional faults, abandonment of meanders, concave margins of meanders, upstream erosion in river islands, and estuarine erosion due to tidal fluctuations. Possible strategies for managing and reducing the risks of river erosion in the Amazon are discussed, based on each of these cases studied.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Coordenador / Beatrice Mika Saito - Integrante / Iris Celeste Nascimento Bandeira - Integrante / Sheila Gatinho Teixeira - Integrante / Dianne Danielle Farias Fonseca - Integrante.
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.
12.   2020-2022. Soluções para o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos após Proliferação da COVID-19
Descrição: Propor soluções para o gerenciamento dos resíduos sólidos domiciliares após o surgimento da contaminação por COVID-19, sem que haja perdas excessivas às cooperativas e indústrias de reciclagem, de modo a manter a segurança de todos os operadores nas diferentes fases de geração e destinação desses resíduos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Giulliana Mondelli - Coordenador / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Ednei Rodrigues Silva - Integrante / Beatriz Rocha Sachini - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Lucas Beozzo Diniz de Paiva - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Nicoly Kamile Gianezi da Cunha - Integrante / ANA BEATRIZ BERNAL GUNIA - Integrante.
Membro: Giulliana Mondelli.
13.   2020-Atual. Tratamento de lixiviado de aterro sanitário: Remoção conjunta de material orgânico e nitrogênio por meio de bactérias anaeróbias oxidadoras de amônia (Anammox)
Descrição: Produzir subsídios baseados no emprego de bactérias anaeróbias oxidadoras de amônia (Anammox) aplicado ao tratamento de lixiviado de aterro sanitário, afim de contribuir para a consolidação desta opção no rol das alternativas para tratamento de efluentes em países de clima tropical. Identificar as principais condições operacionais necessárias à ocorrência e manutenção das bactérias Anammox no sistema; Identificar os principais grupos de microrganismos atuantes nos processos bioquímicos envolvidos por meio de técnicas de biologia molecular; Avaliar o desempenho do processo Anammox em relação a remoção de material orgânico e nitrogênio e Avaliar o crescimento da biomassa em diferentes meios suportes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Fábio Campos - Integrante / Júlia Kersul Faria - Integrante / Thiago Mauricio Andrade - Integrante / Vitor Silva Liduino - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante.
Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
14.   2020-Atual. Uma investigação global sobre o conforto em relação ao clima
Descrição: A busca pelo conforto climático no ambiente, influenciando bem-estar humano e produtividade, pode se dar pela climatização artificial de ambientes fechados, mas gera impactos ambientais e uma artificialização da experiência de vida humana. Neste projeto, busca-se pensar sobre quais seriam os lugares do mundo com melhor conforto climático natural, ao ar livre. Será realizada uma pesquisa de abrangência global para avaliar como as pessoas se sentem confortáveis em relação à umidade relativa do ar, à temperatura percebida e à radiação solar onde vivem. Os resultados serão modelados por meio de modelos generalizados aditivos de feitos mistos, para criar indicadores de conforto climático. Esses modelos serão utilizados, junto a bases de dados climáticas espaciais globais para mapear o conforto climático em escala global. Os resultados são discutidos frente à distribuição espacial da população atual e os cenários passados, atuais e futuros de dinâmicas demográficas e climáticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Vitor Vieira Vasconcelos - Coordenador / Camila Mayumi Nakata Osaka - Integrante / Helenice Maria Sacht - Integrante / Ferdinando Salata - Integrante / Ana Carla Rizzo Mendes - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
Membro: Vitor Vieira Vasconcelos.


Data de processamento: 16/11/2024 16:25:21