PPG-ciencia-da-computacao

Jesús Pascual Mena Chalco

Professor Doutor na UFABC e Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e do Bacharelado em C&T da UFABC. Atua nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, com ênfase em: Reconhecimento de Padrões (graph mining), Prospecção de dados acadêmicos (Bibliometria/Cientometria). Seus projetos de pesquisa atuais estão relacionados à descoberta de conhecimento sobre grandes volumes de dados acadêmicos. Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Universidade Nacional de San Agustín (2000), mestrado (2005), doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho de mestrado ganhou o Primeiro lugar no XIII Concurso Latino-americano de "Tesis de Maestria do CLEI/UNESCO-2006". Seu trabalho de doutorado foi selecionado entre as 10 melhores da área de Computação Gráfica e Processamento de Imagens no SIBGRAPI-2011. Atualmente é pesquisador associado da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE).

  • http://lattes.cnpq.br/4727357182510680 (01/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados 5001 Bairro Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967950 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~jesus.mena
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. HumaniDados: uma ferramenta de apoio à pesquisa e à gestão pública na área das humanidades brasileira
      Descrição: A construção do portal web prevê seis módulos que permitam a: (i) coleta de dados, (ii) padronização e criação da base de dados, (iii) deduplicação e harmonização de dados, (iv) criação de redes de colaboração, (v) caracterização e enriquecimento de dados, e (vi) geração de relatórios web. O portal deverá ser dinâmico e personalizável para que qualquer usuário com acesso à internet possar ter a autonomia para consultas dados segundo suas questões a serem descobertas. A construção do portal será coordenada por pesquisadores de três universidades (UFPE, UFRGS, UFABC) que trabalharam na área de Ciência da Informação e Ciência da Computação e contam com experiência no desenvolvimento de sistemas especializados em dados científicos e na análise de dados da produção acadêmica. Esta proposta é inovadora e relevante para a ciência brasileira, pois permitirá estudar, caracterizar e analisar a área das humanidades. Finalmente, é importante destacar que esta proposta será um piloto base para implementação em áreas também sub-representadas nas bases bibliográficas e outras usadas como fonte para a avaliação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / FABIO MASCARENHAS E SILVA - Coordenador / Rene Faustino Gabriel Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    2. 2022-2024. Laguna - Infraestrutura Informacional Aberta e Lago de Dados
      Descrição: O projeto Laguna é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em colaboração com pesquisadores de quatro instituições federais de ensino superior brasileiras. O objetivo principal é a criação de uma infraestrutura informacional aberta para dados do ecossistema de informações brasileiro em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O projeto organiza sua infraestrutura computacional com base em um lago de dados, um modelo de repositório centralizado que permite armazenar dados estruturados, semiestruturados e não estruturados em qualquer escala e extraídos de diferentes fontes. O projeto foi aprovado e a sua implementação já iniciada, com conclusão estimada em 36 meses. A equipe é composta por analistas de rede, programadores e cientistas da computação e da informação. Uma infraestrutura baseada em um cluster de servidores on-premises foi montada e os primeiros testes de coleta e de processamento de dados estão sendo realizados. O projeto também foi recentemente contemplado em uma chamada de créditos para um serviço de computação em nuvem (AWS), o que irá potencializar a capacidade de armazenamento e de processamento de dados... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Adilson Luiz Pinto - Integrante / Thiago Magela Rodrigues Dias - Integrante / Washington Luís R. de Carvalho-Segundo - Coordenador / Fabio Lorensi do Canto - Integrante / Daniel Sundfeld Lima - Integrante / Flávio Roberto Cruz Silva - Integrante.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    3. 2022-2024. Sistema de Informação sobre o Ecossistema da Pesquisa Científica no Distrito Federal
      Descrição: A disponibilização de dados sobre a produção científica nacional e internacional tem crescido expressivamente e, em perspectiva às especificidades de campos disciplinares distintos, esta produção que se revela diversa quanto a sua tipificação, tanto em termos quantitativos como qualitativos, e se materializa em forma de artigos, livros, teses e dissertações, além de produtos como: softwares, patentes, obras e instalações artísticas, entrevistas e projetos cinematográficos. Nos últimos anos, várias iniciativas que visavam a criação de mecanismos de monitoramento da produção acadêmica de uma instituição, país ou área de conhecimento têm recebido atenção. Em especial, técnicas de organização da informação e métodos computacionais avançados são aplicados de forma a se automatizar o processo de extração de indicadores sobre uma massa de dados agregada. Neste contexto, sistemas de informação sobre o Ecossistema da Pesquisa Científica têm como objetivo agregar e organizar as informações de bases de dados diversas e heterogêneas, para se obter serviços e dados consolidados a pesquisadores e gestores que necessitam tomar decisões com base nas informações extraídas destes dados. Portanto, a presente Proposta apresenta a criação de um sistema que contemple agregação da informação de todo o ecossistema da pesquisa científica do Distrito Federal, tendo como fonte dados científicos abertos e dados governamentais abertos, com o objetivo final de oferta de serviços de identificação de especialistas em diversas áreas do conhecimento e de recuperação de patentes potenciais geradoras de inovação no contexto do Distrito Federal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Thiago Magela Rodrigues Dias - Integrante / Washington Luís R. de Carvalho-Segundo - Coordenador / André Luiz Peron Martins Lanna - Integrante / Sérgio Antônio Andrade de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    4. 2022-Atual. Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é identificar, desenvolver e empregar abordagens, metodologias e indicadores que gerem evidências sobre como a pesquisa nas principais áreas do conhecimento pode ser melhor planejada, financiada, avaliada e comunicada, de forma a gerar mais e maiores impactos positivos para a sociedade. O projeto está estruturado em 4 frentes principais de pesquisa: (i) Conectando funding aos impactos da pesquisa; (ii) Novas formas de priorização, seleção e decisão no financiamento da pesquisa; (iii) Trajetória profissional e mobilidade de pesquisadores; e (iv) Indicadores e metodologias de análise de instituições de ensino superior (IES) e outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Ana Carolina Spatti - Integrante / Fernando Antonio Basile Colugnati - Integrante / BIN, ADRIANA - Integrante / Ana Maria Alves Carneiro da Silva - Integrante / Sérgio Luiz Monteiro Salles Filho - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    5. 2022-Atual. Contribuição da Diáspora Científica Brasileira na cooperação internacional do país
      Descrição: O projeto aborda o impacto internacional da produção científica brasileira sobre COVID-19, articulado com a nacionalidade dos atores que estabelecem as cooperações. Pretende-se investigar se parte do bom desempenho do país na produção científica no referido tema resulta da cooperação entre brasileiros situados no Brasil e membros da diáspora brasileira de CTI no exterior. Diáspora é entendida na perspectiva profissionais expatriados que trabalham nos campos científico, técnico/tecnológico e de ensino superior. O projeto visa cobrir duas lacunas no conhecimento. A primeira refere-se a como identificar a mobilidade internacional dos cientistas brasileiros, sua fixação em outros países e a cooperação destes com cientistas no Brasil. A segunda trata de analisar em profundidade casos de sucesso e insucesso de contribuição dos diasporados na pesquisa em COVID-19, incluindo-se a participação destes atores na mudança de padrão das parcerias de cooperação internacional. Em relação ao primeiro desafio científico, a forma de superá-lo envolve o desenvolvimento de uma metodologia para a identificação da nacionalidade dos co-autores de trabalhos científicos, entendendo a co-autoria de trabalhos como proxy de cooperação e a informação da afiliação para rastrear a migração científica de um país para outro. Este formato, entretanto, não é totalmente adequado para analisar a diáspora, pois o país refere-se à localização geográfica onde o autor estava trabalhando durante o tempo no qual desenvolveu o artigo e não à sua nacionalidade ou país de nascimento. Frente a isso, elaborou-se um passo a passo metodológico que envolverá 5 etapas. A primeira é a busca por artigos no tema da COVID-19 incluindo a afiliação do autor a uma instituição de pesquisa no Brasil. A segunda etapa é a seleção dos artigos realizados em co-autoria internacional, usando a filiação dos autores. A terceira etapa é a elaboração da listagem de todos os autores destes artigos para acompanhar trajetórias de migração. A quarta etapa é envolve a identificação dos países de nascimento de todos os autores da amostra selecionada. Para isso, serão utilizadas bases de dados complementares, como bases de currículos (CV Lattes) e outras estratégias a serem desenvolvidas. A quinta e última etapa será a seleção de artigos entre autores brasileiros situados no país estrangeiro e membros da diáspora. Em relação ao segundo desafio, o projeto inova ao utilizar metodologia inédita no estudo de diásporas de alta qualificação, qual seja, a análise comparativa qualitativa - Qualitative Comparative Analysis (QCA), com os diasporados e suas contrapartes no Brasil, com vistas a mapear as condições de sucesso/fracasso dessas experiências e se a participação destes atores ajudou a tornar as parcerias de cooperação internacional mais simétricas. O objetivo é reconstituir, com rigor e profundidade, essas experiências de interação e avaliar seus resultados, para em seguida proceder à uma análise comparada dos casos, com auxílio da metodologia QCA que permita identificar diferentes configurações de condições que sejam suficientes para explicar sucesso e fracasso dessas interações. Especificamente, buscar-se-á identificar a contribuição dos diasporados nestas condições. Para isso, será selecionada uma amostra composta por casos que envolvem cooperação internacional com membros da diáspora e cooperação internacional sem membros da diáspora. A escassez de estudos sobre as diásporas de CTI a nível internacional dificulta tanto o avanço das análises feitas sobre o fenômeno, bem como a elaboração de políticas públicas sobre o tema. O projeto pretende, portanto, contribuir internacionalmente com esse debate, considerando a inexistência de publicações internacionais sobre a diáspora brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jesús Pascual Mena Chalco - Integrante / Ana Maria Alves Carneiro da Silva - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Quarto lugar na premiação dos melhores trabalhos do IX EBBC. Artigo "A identificação de áreas do conhecimento do CNPq usando o GPT", EBBC.. 2024.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    2. Homenageado pela contribuição na construção da Plataforma CpE: http://plataforma-cpe.org/, Rede nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).. 2023.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    3. (como orientador de Doutorado de Wellington Barbosa Rodrigues) Segunda melhor apresentação de trabalho do GT-7, ENANCIB, Enancib.. 2021.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.
    4. (como orientador de Doutorado de Wellington Barbosa Rodrigues) Third place in the Early-Career Researcher Forum on Open Science, Authorship and Research Culture, BRISPE - ABEC- Elsevier Award on Publi, BRISPE - ABEC.. 2021.
      Membro: Jesús Pascual Mena Chalco.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. MENA-CHALCO, J. P.. São Paulo advanced school of computing 2010 - Image processing and visualization. Comitê auxiliar. 2010. (Outro).. . 0.
      2. MENA-CHALCO, J. P.. 15th Iberoamerican Congress on Pattern Recognition (CIARP-2010). Comitê auxiliar. 2010. (Congresso).. . 0.
      3. MENA-CHALCO, J. P.. IV Simposio de Computación Gráfica y Procesamiento de Imágenes (SCGI-2010). Co-chair. 2010. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 12/04/2025 21:57:18