PPG-biotecnociencia

Mateus Jose Sudano

Docente do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua no Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv, UFSCar). Jovem Pesquisador FAPESP no DGE-UFSCar. O foco da sua carreira científica é o entendimento dos fatores determinantes do desenvolvimento embrionário, do sucesso da obtenção da gestação, e de um produto viável. A sua atual linha de pesquisa é elucidar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na aquisição da competência embrionária para o estabelecimento de tecnologias que otimizem a aplicação do embrião na reprodução. Tem experiência na área de Reprodução Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia de Embriões, Produção in vitro de Embriões, Fisiologia da Reprodução, Biologia Celular e Molecular da Reprodução, Genética, Desenvolvimento embrionário inicial, Tecnologias Ômicas, Biologia Reprodutiva, Criobiologia. Contato: mjsudano@ufscar.br / mjsudano@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1945811068525845 (14/01/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCAR, Departamento de Genética e Evolução. Universidade Federal de São Carlos Jardim Guanabara 13565905 - São Carlos, SP - Brasil Telefone: (16) 33518377 URL da Homepage: www2.ufscar.br
  • Grande área: Ciências Agrárias
  • Área: Medicina Veterinária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2021-2024. Metabólitos do balanço energético negativo em gametas, folículo e endométrio: caracterização do estresse oxidativo, sensibilidade à insulina, transporte de lipídios e função celular em bovinos
      Descrição: A pecuária de leite enfrenta a redução da fertilidade pós-parto em vacas de alta produção, causada principalmente pelo balanço energético negativo (BEN) durante o pós-parto. Nesse período, as concentrações plasmáticas dos ácidos graxos não esterificados (NEFAs) e b-hidroxi-butirato (BHBA) estão elevadas. Dados recentes dos proponentes demonstraram o efeito dos NEFAs e BHBA sobre gametas, células foliculares e endometriais. No entanto, os mecanismos desses metabólitos nesses tecidos ainda não são conhecidos. Trabalhos sugerem uma interação, entre os diferentes ácidos graxos na função celular. Resultados preliminares, utilizando sequenciamento de RNA e mapas de ontologia gênica e enriquecimento funcional, demonstram que vacas com maior mobilização de gordura possuem expressão diferencial de genes relacionados com sensibilidade à insulina e estresse de retículo endoplasmático. Assim, a hipótese da presente proposta é que os metabólitos do BEN são transportados para o meio intracelular, causam estresse de retículo endoplasmático, o que altera a sensibilidade à insulina e a função celular. Para testar essa hipótese, diferentes eixos temáticos serão conduzidos, utilizando modelos experimentais bem estabelecidos pelo grupo proponente. Esses resultados deverão fundamentar a proposta de uma nova tecnologia. Colaborador da proposta é um dos autores de patente de suplementação com ácidos graxos para melhorar a qualidade do leite. Também, nossos dados recentes demonstram que alguns ácidos graxos reduzem o efeito do ácido palmítico em relação ao acúmulo de lipídios, níveis de ROS e abundância de RNAm para genes envolvidos na regulação da apoptose, transporte de glicose, metilação de DNA (DNMT1) e trimetilação de H3K9. Com base nessas fortes evidências e no fato de ser um grupo consolidado, o objetivo de desenvolver um novo um processo com suplementação de ácidos graxos específicos para melhorar a eficiência reprodutiva, tem alta possibilidade de ser atingido. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mateus Jose Sudano - Integrante / Fernando Silveira Mesquita - Integrante / Francielli W Santos Cibin - Integrante / Fabio Gallas Leivas - Integrante / Paulo Bayard Dias Gonçalves - Coordenador / Daniela dos Santos Brum - Integrante / Camila Cupper Vieira - Integrante / Dimas Estrasulas de Oliveira - Integrante / Monique Tomazele Rovani - Integrante / Raj Duggavathi - Integrante / Rogério Ferreira - Integrante / Ana Paula Agostini - Integrante / Daniele Missio - Integrante / Juliana Germano Ferst - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mateus Jose Sudano.
    2. 2021-Atual. EMU: MICROSCÓPIO INVERTIDO DE FLUORESCÊNCIA E CONTRASTE DE INTERFERÊNCIA DIFERENCIAL (DIC) E ACESSÓRIOS
      Descrição: Auxilio pesquisa programa Equipamento Multiusuário (EMU) concedido no processo 2018/21496-8. Resumo: As vias e processos biológicos associados à determinação da competência, e sucesso da obtenção da prenhez embrionária ainda permanecem desconhecidos. A presente proposta tem como objetivo elucidar estratégias e entender os mecanismos envolvidos na competência de embriões bovinos produzidos in vitro (PIV) em uma abordagem de investigação holística. Em uma série de três experimentos, buscaremos: 1) identificar genes diferencialmente expressos (GDE) entre as células da massa celular interna (MCI) e do trofoectoderma (TE) oriundas de embriões que resultaram em prenhezes positivas e negativas para o estabelecimento do perfil transcricional e de vias facilitadoras da prenhez de acordo com o tipo celular; 2) entender o papel funcional de genes facilitadores da prenhez de acordo com o do tipo celular (MCI e TE) ao longo do desenvolvimento embrionário inicial; e 3) Elaborar um meio de cultivo embrionário que favoreça a ativação de moléculas e vias facilitadoras da prenhez para aperfeiçoar o sistema de produção in vitro de embriões. Para análise estatística, modelos uni e multivariados de dados serão utilizados com o auxílio de softwares estatísticos robustos capazes de avaliar uma grande quantidade de dados e fornecer respostas contundentes as hipóteses testadas. Será adotado o nível de significância de 5 (P<0,05). Ao final do projeto, uma análise compreensiva e reflexiva dos resultados será realizada para o estabelecimento dos caminhos moleculares determinantes da competência embrionária assim como o estabelecimento de estratégias para o aumento da eficiência da biotécnica de produção in vitro visando garantir o sucesso da obtenção da prenhez embrionária, ampliar a disseminação do uso do embrião PIV no manejo reprodutivo de fazendas, e potencializar a produção de proteína animal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mateus Jose Sudano - Coordenador / Machado, Rui - Integrante / Kelly Annes - Integrante / Roniele Santana Valente - Integrante / Thamiris Vieira Marsico - Integrante / Janine de Camargo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mateus Jose Sudano.
    3. 2021-Atual. Caminhos para prenhez embrionária (Jovem Pesquisador - JP, FAPESP)
      Descrição: As vias e processos biológicos associados à determinação da competência, e sucesso da obtenção da prenhez embrionária ainda permanecem desconhecidos. A presente proposta tem como objetivo elucidar estratégias e entender os mecanismos envolvidos na competência de embriões bovinos produzidos in vitro (PIV) em uma abordagem de investigação holística. Em uma série de três experimentos, buscaremos: 1) identificar genes diferencialmente expressos (GDE) entre as células da massa celular interna (MCI) e do trofoectoderma (TE) oriundas de embriões que resultaram em prenhezes positivas e negativas para o estabelecimento do perfil transcricional e de vias facilitadoras da prenhez de acordo com o tipo celular; 2) entender o papel funcional de genes facilitadores da prenhez de acordo com o do tipo celular (MCI e TE) ao longo do desenvolvimento embrionário inicial; e 3) Elaborar um meio de cultivo embrionário que favoreça a ativação de moléculas e vias facilitadoras da prenhez para aperfeiçoar o sistema de produção in vitro de embriões. Para análise estatística, modelos uni e multivariados de dados serão utilizados com o auxílio de softwares estatísticos robustos capazes de avaliar uma grande quantidade de dados e fornecer respostas contundentes as hipóteses testadas. Será adotado o nível de significância de 5% (P<0,05). Ao final do projeto, uma análise compreensiva e reflexiva dos resultados será realizada para o estabelecimento dos caminhos moleculares determinantes da competência embrionária assim como o estabelecimento de estratégias para o aumento da eficiência da biotécnica de produção in vitro visando garantir o sucesso da obtenção da prenhez embrionária, ampliar a disseminação do uso do embrião PIV no manejo reprodutivo de fazendas, e potencializar a produção de proteína animal.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Mateus Jose Sudano - Coordenador / Marcos Aurélio C. M. Bergamaschi - Integrante / Machado, Rui - Integrante / Kelly Annes - Integrante / ANNES, KELLY - Integrante / VALENTE, RONIELE S. - Integrante / MARSICO, THAMIRIS V. - Integrante / Mara Viana Silva - Integrante / Alexandre Rossetto Garcia - Integrante / Cintia Righetti Marcondes - Integrante / Verônica Schinaider do Amaral Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mateus Jose Sudano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. Embryonic cryoresistance is nuclear size dependent. 2024. (Congresso).
      2. XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. TNFa on the viability of cumulus-oocyte complexes. 2023. (Congresso).
      3. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões. Cellular and apoptotic status monitoring during embryo post-cryopreservation development. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. Sudano, M. J.. Chair of the Workshop in Cryobiology of gametes and embryos in the International Congress on Animal Reproduction. 2016. (Congresso).. . 0.
      2. SUDANO, M.J.. XIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões ? SBTE.. 2005. (Congresso).. . 0.
      3. SUDANO, M.J.. IX Jornada de Integração dos Alunos de Graduação e Pós-Graduação em Reprodução Animal. 2005. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (1)
      • Mateus Jose Sudano ⇔ Marcella Pecora Milazzotto (1.0)
        1. ANNES, KELLY ; DE LIMA, CAMILA BRUNA ; ISPADA, JÉSSICA ; DOS SANTOS, ÉRIKA CRISTINA ; FONTES, PATRÍCIA KUBO ; NICHI, MARCÍLIO ; NOGUEIRA, MARCELO FABIO GOUVEIA ; SUDANO, MATEUS JOSÉ ; MILAZZOTTO, MARCELLA PECORA. Insulin-like growth factor-1 (IGF-1) selectively modulates the metabolic and lipid profile of bovine embryos according to their kinetics of development. THERIOGENOLOGY. v. 204, p. 1-7, issn: 0093-691X, 2023.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:57:13