PPG-biossistemas

Ana Carolina Santos de Souza Galvão

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002), doutorado em Biologia Funcional e Molecular (2007) e pós-doutorado (2008) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, ocupa o cargo de professor adjunto (área Bioquímica Metabólica) na Universidade Federal do ABC (UFABC). Trabalha em linhas de pesquisa voltadas para o estudo dos mecanismos moleculares e celulares associados a emergência do fenótipo MDR (Multidrug Resistance) em células tumorais, metabolismo tumoral e, também, identificação e caracterização molecular de morte celular programada. (Observação: Esteve em licença maternidade no período de junho-dezembro de 2017) (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6754539529058927 (07/03/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados 5001 Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968376 Ramal: 8376
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Bioquímica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2021-Atual. Desenvolvimento de compósito multifuncional injetável para tratamento de câncer ósseo por hipertermia e braquiterapia associado à reparação óssea
      Descrição: O câncer ósseo é um tipo de neoplasia que ocorre no tecido ósseo e pode ser ocasionado por desbalanço da homeostase do tecido ósseo, bem como ser resultado de uma metástase. De forma geral, os efeitos colaterais do crescimento do tumor geram dor e diminuição da qualidade de vida do paciente. Este projeto propõe o desenvolvimento de um material multifuncional que alia hipertermia, braquiterapia e uso do fármaco ácido zoledrônico para o tratamento de câncer ósseo. A proposta deste projeto consiste no desenvolvimento de uma matriz de hidrogel a base de polímero tribloco de PEO-PPO-PEO o qual será utilizada para carrear vidros biocompatíveis contendo Hólmio-166 (166Ho), nanopartículas de magnetita e o fármaco ácido zoledrônico. As nanopartículas de magnetita visam ser utilizadas para tratar o câncer por hipertermia magnética. Os vidros biocompatíveis contendo 166Ho visam ser utilizados para braquiterapia e auxiliar na regeneração do tecido ósseo. O ácido zoledrônico visa também auxiliar no reparo ósseo, além da indução da morte de células cancerígenas. Os vidros serão obtidos pelo processamento sol-gel e caracterizados por difração de raios X (DRX), espectroscopia fotoeletrônica de raios X (XPS), ressonância nuclear magnética (NMR), microscopia eletrônica de varredura acoplada com espectroscopia dispersiva de raios X (MEV-EDS). As nanopartículas de magnetita serão obtidas por decomposição térmica e caracterizadas por DRX, espalhamento de luz dinâmico (DLS) e suas propriedades magnéticas serão avaliadas em um magnetrômetro de amostra vibrante (VSM). Os sistemas contendo hidrogel, fármaco, vidro biocompatível contendo 166Ho e nanopartícula de magnetita serão caracterizados por DLS, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e sua reologia avaliada em um reômetro de geometria cone-placa. As propriedades de braquiterapia serão testadas por ativação neutrônica e as propriedades de hipertermia serão avaliadas sob efeito de campo magnético. Ensaios de liberação do fármaco serão realizados e a concentração do fármaco será determinada por HPLC. A viabilidade celular dos sistemas será avaliada por coloração em MTT e Vermelho Neutro. A atividade osteogênica do sistema será determinada utilizando vermelho de alizarina e a expressão de genes relacionados à formação óssea por qRT-PCR. Ao final deste projeto, espera-se obter um sistema funcional com propriedades adequadas para tratamento de câncer ósseo com reparação óssea.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Carolina Santos de Souza Galvão - Integrante / Giselle Zenker Justo - Integrante / Juliana Marchi - Coordenador / Guilherme Soares Zahn - Integrante / Mitiko Saiki - Integrante / Roger Borges - Integrante / Francesco Baino - Integrante / Joel Machado Junior - Integrante / Samantha Cristina da Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Carolina Santos de Souza Galvão.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. Metodologias Ativas para o Ensino de Biologia Celular. 2021. (Simpósio).
      2. Ensinando Bioquímica em tempos de COVID-19 - Casos bem sucedidos de aulas teóricas virtuais. 2020. (Simpósio).
      3. Ensinando Bioquímica em tempos de COVID-9 - Casos bem sucedidos de aulas práticas virtuais. 2020. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Ana Carolina Santos de Souza Galvão ⇔ Tiago Rodrigues (1.0)
          1. LOPES, RAYSSA M. ; SOUZA, ANA CAROLINA S. ; OTR'BA, MICHA' ; RZEPECKA-STOJKO, ANNA ; TERSARIOL, IVARNE L.S. ; RODRIGUES, TIAGO. Targeting autophagy by antipsychotic phenothiazines: potential drug repurposing for cancer therapy. BIOCHEMICAL PHARMACOLOGY. v. 222, p. 116075, issn: 0006-2952, 2024.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:24:44