PPG-biossistemas

Fabio Mitsuo Lima

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica (2005) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2011). Realizou pós-doutorado em genômica pela UNIFESP (2013) e em proteômica pelo Grupo Fleury (2015). Atualmente, atua como Coordenador de Pesquisa e como docente do Centro Universitário São Camilo, como pesquisador parceiro do setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury e como orientador do Programa de Biossistemas da Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, ensino e gestão universitária. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2949452791604297 (27/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Centro Universitário São Camilo. Avenida Nazaré - 1501 Ipiranga 04263200 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 25884057 URL da Homepage: https://saocamilo-sp.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Bioquímica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. Avaliação da capacidade aeróbica de mulheres transgêneros atletas (bem treinadas) submetidas ao teste de esforço máximo: uma coorte prospectiva
      Descrição: Atualmente, há progressivo aumento da busca dos serviços de saúde por pessoas transgênero, que desejam realizar o processo de redesignação de gênero, o qual consiste em seguimento psicoterápico, terapia hormonal e procedimentos cirúrgicos, e objetiva uma melhor adequação social e qualidade de vida dos indivíduos com disforia de gênero. A presença de mulheres transgênero no esporte, mais frequente nos últimos anos, acompanhou-se de muitos questionamentos quanto a possíveis vantagens no seu desempenho em relação a mulheres cisgênero. A hormonioterapia causa alterações nos indivíduos submetidos à redesignação de gênero. No entanto, pouco se sabe a respeito das alterações globais no metabolismo que tal tratamento enseja além daqueles quanto a fatores de risco cardiovascular clássicos. Uma maneira eficiente de estudar o metabolismo é por meio da metabolômica, uma ciência ômica surgida no início do século XXI e que visa identificar e quantificar, de modo abrangente, os metabólitos (moléculas < 1200 Da) de um sistema biológico em experimentos comparativos. Desta forma, os objetivos do presente projeto são determinar o perfil metabolômico de mulheres transgênero, mulheres e homens cis gênero e avaliar a adaptação crônica e aguda ao exercício por meio da comparação dos perfis metabolômicos entre os três grupos. Para isso, amostras de plasma de 20 mulheres transgênero atletas, 20 mulheres e 20 homens cis gênero atletas serão coletadas no tempo zero, seis meses e doze meses após o início do tratamento hormonal (grupo de mulheres transgênero) e início do estudo. Os metabólitos serão identificados empregando-se a técnica da cromatografia líquida, em fase reversa e/ou interação hidrofílica, e espectrometria de massas de alta resolução. Ao fim do projeto, pretende-se identificar potenciais moléculas, vias ou redes de biomarcadores relacionados aos diferentes grupos quando submetidos a atividade física intensa e regular. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fabio Mitsuo Lima - Coordenador / CARVALHO, VALDEMIR MELECHCO - Integrante / Andrea Tedesco Faccio - Integrante / Beatriz Picolo Bortolin - Integrante / Maria Izabel Chiamolera - Integrante / Leonardo Azevedo Mobilia Alvares - Integrante. Financiador(es): Santander Universidades - Auxílio financeiro / Fleury Medicina e Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    2. 2020-Atual. Análise proteômica dos efeitos da restrição de sono no desenvolvimento de melanoma murino
      Descrição: O câncer tem se tornando uma doença muito comum na atualidade e o aumento de sua incidência se deve à diversos fatores ambientais como o aumento da expectativa de vida, hábitos não saudáveis, tabagismo, maior exposição ao sol, dentre outros. Fatores relacionados a distúrbios do sono também aumentam a chance do desenvolvimento e progressão de cânceres, entre eles os melanomas, a forma mais agressiva das neoplasias de pele. Modelos murinos ao serem inoculados com células de melanomas, apresentam a progressão da doença e quando submetidos a protocolos de restrição de sono, desenvolvem-na rapidamente e com maiores probabilidades de metástase, em decorrência da alteração hormonal, principalmente relacionada a liberação de cortisol, como também a redução na atividade do sistema imunológico. Para a detecção precoce de melanoma existem técnicas genômicas que permitem a identificação dos genes relacionados a proliferação descontrolada de células, contudo, essas técnicas apresentam a limitação de analisarem somente o DNA do indivíduo. Processos como modificações pós-transcricionais e traducionais alteram as proteínas proveniente de um único gene, aumentando a diversidade de produtos formados. Com isso novas técnicas têm sido utilizadas para o desenvolvimento de métodos de detecção e acompanhamento de tumores, como as técnicas proteômicas, as quais analisam as proteínas presente no sangue ou no microambiente tumoral, aumentando a chance de identificação precoce de biomarcadores. A restrição de sono modula alterações na expressão de proteínas o que favorece a progressão da doença. Desta forma, o objetivo deste projeto é identificar e quantificar, por espectrometria de massas, tais alterações e relacioná-las com o estado de doença, a fim de se conhecer em detalhes a biologia tumoral, bem como o estabelecimento de novos biomarcadores para o diagnóstico precoce. O projeto conta com parceria com grupos de pesquisa do Centro Universitário São Camilo e do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Fabio Mitsuo Lima - Coordenador / Ygor Amaral Camossato - Integrante.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (6)
    1. Professor Homenageado, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 1° semestre.. 2023.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    2. Paraninfo, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 2° semestre.. 2023.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    3. Paraninfo, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 1° semestre.. 2022.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    4. Paraninfo, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 2° semestre.. 2022.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    5. Professor Homenageado, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 1° semestre.. 2021.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.
    6. Professor Homenageado, Curso de Biomedicina - Centro Universitário São Camilo - 2° semestre.. 2021.
      Membro: Fabio Mitsuo Lima.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Pint of Science.Trilhando os caminhos da proteômica: uma aventura da exploração à aplicação. 2024. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. LIMA, F. M.. III Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo. 2018. (Congresso).. . 0.
    2. LIMA, F. M.. II Congresso Multiprofissional do Centro Universitário São Camilo. 2017. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:44