Blog

Pra que Universidade?

Neste episódio contamos com a presença do Reitor da UFABC, o Prof. Dr. Dácio Matheus e o Prof. da Universidade de São Paulo (USP), Gildo Magalhães.

Uma conversa muito elucidativa e propositiva do porquê nos quatro cantos do mundo e durante milhares de anos, as culturas consideram importante investir em universidade.

Coordenação:

Pedro Alves da Silva Autreto

Uma Pauta de:

Pedro Alves da Silva Autreto
Graciella Watanabe

Participantes Ciencion

Rafael Paiva
Graciella Watanabe
Pedro Alves da Silva Autreto

Convidados especiais:

Dácio Matheus
Gildo Magalhaes

Edição:

Graciella Watanabe
Nahtan Klejman
Gildo Magalhaes
Dacio Matheus
Mariella Mian
Pedro Alves da Silva Autreto

Edição Final:

Nathan Klejman
Pedro Alves da Silva Autreto

Agradecimentos:

PROEC/UFABC
Estúdio UFABC (NETEL)

Roteiro para sala de aula disponível para “Buraco Negro no Horizonte”

Já está no ar na página do episódio “Buraco Negro no Horizonte” um roteiro detalhado para aplicação do áudio em sala de aula. Em breve teremos muitas novidades com um roteiro extra, experimental sobre Buracos Brancos. Não perca! http://pesquisa.ufabc.edu.br/ciencion/2019/08/02/buraco-negro-no-horizonte/

Buraco Negro no Horizonte

Coordenação:

Pedro Alves da Silva Autreto

Uma Pauta de:

Pedro Alves da Silva Autreto

Convidados:

Maurício Richartz

Edição:

Célio Angolini
Graciella Watanabe
Nathan Klejman
Maurício Richartz

Edição Final:

Nathan Klejman
Pedro Alves da Silva Autreto

Agradecimentos:

PROEC/UFABC
Estúdio UFABC (NTE)

Guia da Divulgação Científica

“Quem não se comunica, se trumbica” – diria o velho Guerreiro, Chacrina, um dos mais populares apresentadores de TV do século passado. Tal afirmação parece ser bastante válida no mundo da Ciência.

Mas como comunicar bem a pesquisa científica sem cair em diversas armadilhas como a má interpretação ou simplificação extrema.

As professoras Paula Homem de Melo e Adriana Pugliese debatem esse assunto com a bancada do Ciencion e contam com grande riqueza de detalhes sua grande experiência.

Animado e informativo, este episódio certamente vai retirar de ti boas risadas e buscará conscientizar da importância da boa comunicação científica

Mulheres na Ciência: Trajetórias atinge 100 downloads

O primeiro episódio da série “Mulheres na Ciência” atingiu hoje a marca de 100 downloads únicos. Parabéns e muito obrigado a todas as convidadas.

Ciencion está no Spotify

Estreamos hoje, dia 18 de junho, no Spotify. Uma maneira a mais para você seguir todos os nossos episódios. Vá em busca e nos adicione por lá!

Estamos com “Como Funciona a UFABC” ON!

Corre lá e ouça o nosso episódio #8! Clique aqui: http://pesquisa.ufabc.edu.br/ciencion/2019/06/07/como-funciona-a-ufabc/

Como funciona a UFABC

Fundada em 26 de julho de 2005, a Universidade Federal do ABC tem se destacado, entre outras características, por seu sistema inovador de graduação. Neste episódio conversaremos com a Pró-reitora de Graduação, a Professora Paula Tiba, e com o Professor Cedric Leão, participante do PEAT (Programa de Ensino e Aprendizagem Tutorial). Venha aprender como funciona uma das mais inovadoras e diferentes universidades brasileiras.

Nosso time, quase completo do Ciencion, abordará os mais diferentes temas, desde como se ingressa até os diferentes tipos de formação que você pode ter ao cursar a UFABC. Curta, compartilhe e comente.

É amanhã: Como funciona a UFABC

Já temos capa, já temos áudio e agora só falta você. Amanhã, dia 07/06 às 11:06 temos o novo episódio do Ciencion: “Como funciona a UFABC”. Venha conhecer como funciona uma das mais inovadoras universidades brasileiras. Participação especial da Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Paula Tiba e Prof. Dr. Cedric Leão. Coloque já no seu…
Leia mais

Ciencion também é um “Entusiasta da Ciência”

Quer se divertir e aprender ao mesmo tempo? Que aprender se divertindo? Com uma linguagem super acessível, mas sem perder o rigor científico, o “Guia dos Entusiastas da Ciência” é um site/blog super interessante e que vale a pena ser seguido. Nós do Ciencion apoiamos, somos parceiros e grandes leitores das notícias deste site. Corre…
Leia mais