HISTÓRIA

Historicamente, as provas de saltos horizontais tem proporcionado bons resultados ao Brasil sendo Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico e tricampeão pan-americano do salto triplo, o melhor atleta brasileiro de todos os tempos na modalidade. Entretanto, nenhum estudo biomecânico foi realizado com esse atleta naquela época, impossibilitando um maior conhecimento da técnica empregada por ele durante as provas de saltos. 

Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, o terreno destinado ao salto em distância apresentava regiões específicas como a área de impulso e a de aterrissagem. A área de impulso, local onde o saltador desprendia o último pé de apoio, considerada firme e dura, era conhecida como “bater”, e a área de aterrissagem, especialmente preparada para amortecer a queda, media aproximadamente 15m, e era chamada de “skamma” (Ward-Smith, 1995). A melhor marca olímpica desta prova data de 664 D.C. atingida nos XXIX Jogos Olímpicos e manteve-se em poder de Quionis de Esparta, que registrou 16,66 metros. Phayllos teria saltado, posteriormente, a extraordinária distância de 16,76 metros (Ward-Smith, 1995). Ambos os resultados jamais foram igualados em nenhuma versão dos jogos gregos e originaram estudos com o objetivo de comprovar a veracidade dos feitos (Ward-Smith, 1995). Uma corrente de opinião defende a idéia de que as marcas atingidas teriam sido resultado de uma espécie de salto triplo, uma variante que integrava os Jogos Olímpicos (Ward-Smith, 1995). 

Pinturas em vasos antigos ilustravam a participação dos atletas do pentatlo durante provas do salto em distância nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Nessa época já existia a preocupação com a melhora da performance, pois estes atletas carregavam pares de halteres nas mãos para melhorar a distância dos saltos. Posteriormente um estudo realizado com simulações computacionais encontrou que a massa ideal dos halteres para aumentar a distância dos saltos correspondia rigorosamente àquelas utilizadas durante os Jogos da Antiguidade (Minetti e Ardigo, 2002).

Home  |  Fundamentos  | Análises  |  Videos/Imagens História  |  Links