Avaliação dos esforços de propulsão (protocolo clínico SmartWheel)

A avaliação dos esforços de propulsão da cadeira de rodas (protocolo clínico SmartWheel) consiste em descrever os esforços gerados pelo cadeirante sobre o aro da cadeira de rodas por meio de um sofisticado equipamento de medição acoplado à roda da cadeira de rodas chamado SmartWheel (OutFront, EUA).

Cadeira de rodas com dinamômetro SmartWheel do BMClab.

Cadeira de rodas com dinamômetro SmartWheel.

O SmartWheel é um equipamento com dinamômetro e software dedicado que mede a velocidade e forças sobre o aro da cadeira de rodas em que ele está acoplado. Estas informações são transmitidas em tempo real e sem fio ao computador para análise. Com o SmartWheel é possível medir as forças, comprimento, frequência e velocidade de propulsão. O equipamento também tem uma interface própria para ser utilizado numa avaliação clínica e conta com uma base de dados com avaliações de centenas de sujeitos para ser utilizada como referência.

Ao realizar a avaliação dos esforços de propulsão da cadeira de rodas (protocolo clínico SmartWheel) você receberá um detalhado relatório com informações sobre  forças, comprimento, frequência e velocidade de propulsão da cadeira de rodas, uma comparação com a base de dados do SmartWheel e baseado nesta comparação o que pode ser feito para melhorar sua propulsão da cadeira de rodas.

Veja estes vídeos descrevendo o equipamento SmartWheel:

Para mais informações sobre o SmartWheel e sua utilidade clínica veja o site do fabricante: http://www.out-front.com/smartwheel_overview.php.

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.