↑ Voltar para Serviços

Avaliação Biomecânica do Cadeirante

O BMClab oferece um serviço de avaliação biomecânica de usuários de cadeira de rodas manual gratuito para a comunidade mediante encaminhamento por profissional de saúde especializado na área. 

Nós oferecemos três tipos de avaliação biomecânica do cadeirante:

  1. Avaliação cinemática da técnica de propulsão
  2. Avaliação dos esforços de propulsão (protocolo clínico SmartWheel)
  3. Avaliação da demanda músculo-esquelética

Como realizar a avaliação biomecânica do cadeirante

A avaliação biomecânica do cadeirante é um serviço gratuito oferecido pelo BMClab a qualquer indivíduo usuário de cadeira de rodas manual que atenda alguns critérios incluindo (mas não apenas):

  • Ser capaz de movimentar-se com uma cadeira de rodas manual (com rodas tamanho 24″) de forma independente em uma distância mínima de 10 metros cerca de 10 vezes.
  • Ser capaz de colaborar e atender a ordens simples durante a avaliação.

Caso você atenda os requisitos acima ou tenha dúvidas a respeito, entre em contato pelo e-mail bmc.ufabc@gmail.com.

Orientações para realizar a avaliação biomecânica do cadeirante

Caso você tenha agendado uma avaliação biomecânica do cadeirante conosco, aqui vão algumas recomendações:

  • Não fazer atividade física intensa em até 24 horas antes do teste;
  • Não passar creme ou algum produto oleoso na pele no dia do teste.

Relatório da avaliação biomecânica do cadeirante

Todo participante que realizar a avaliação biomecânica do cadeirante receberá um relatório com os resultados dependendo do tipo de avaliação realizada.

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.

 

Avaliação cinemática da técnica de propulsão

A avaliação cinemática da técnica de propulsão do usuário de cadeira de rodas consiste em descrever o padrão do movimento da mão do cadeirante no plano sagital durante a locomoção com a cadeira de rodas manual.

Esta descrição é importante porque permite avaliar aspectos da técnica de propulsão que podem estar relacionados a eficiência da propulsão e lesões no sistema músculo-esquelético.

Ver página »

Avaliação dos esforços de propulsão (protocolo clínico SmartWheel)

A avaliação dos esforços de propulsão da cadeira de rodas (protocolo clínico SmartWheel) consiste em descrever os esforços gerados pelo cadeirante sobre o aro da cadeira de rodas por meio de um sofisticado equipamento de medição acoplado à roda da cadeira de rodas chamado SmartWheel (OutFront, EUA).

Ver página »

Avaliação da demanda músculo-esquelética

A avaliação da demanda músculo-esquelética do usuário de cadeira de rodas consiste em estimar as forças e troques articulares do punho, cotovelo e ombro (de um ou ambos os membros superiores) do usuário de cadeira de rodas durante a locomoção com cadeira de rodas.

 

Ver página »