↑ Voltar para Serviços

Avaliação de parâmetros espaço-temporais e pressão plantar da marcha

O BMClab oferece um serviço de avaliação de parâmetros espaço-temporais e pressão plantar da marcha gratuito para a comunidade mediante encaminhamento por profissional de saúde especializado na área. 

Como realizar esta avaliação

Esta avaliação é um serviço gratuito oferecido pelo BMClab a qualquer indivíduo saudável, com deficiência ou com mobilidade reduzida e que atenda alguns critérios incluindo (mas não apenas):

  • Ter entre 4 e 80 anos de idade*;
  • Ser capaz de andar uma distância mínima de 10 metros sem uso de dispositivos auxiliares (ex: muletas, bengalas, andadores, etc.).
  • Ser capaz de colaborar e atender a ordens simples durante a avaliação

*Indivíduos menores de 18 anos devem obter autorização prévia dos pais ou responsáveis (i.e. assinatura do termo de assentimento) para realizar a análise.

Caso você atenda os requisitos acima ou tenha dúvidas a respeito, entre em contato pelo e-mail bmc.ufabc@gmail.com.

Orientações para realizar a avaliação

Caso você tenha agendado uma avaliação conosco, aqui vão algumas recomendações:

  • Não fazer atividade física intensa em até 24 horas antes do teste;

 Relatório da avaliação

Todo participante que realizar esta avaliação receberá um relatório com os resultados de ambos os lados direito e esquerdo e de um conjunto de dados normativos (veja um exemplo no final desta página).

É importante ressaltar que esta avaliação é meramente descritiva e não tem finalidade diagnóstica sendo recomendável recorrer a um profissional de saúde com experiência em biomecânica para que os resultados sejam interpretados de forma apropriada.

Exemplo de relatório da avaliação biomecânica do andar: